Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

17/12/2008 | Voz da Arquibancada
Pode não ser diamante, mas cascalho não é!

Por Walfrido Junior

Quem me conhece, sabe que sou fã do trabalho do Adilson Batista. E sou porque, mesmo com vários erros, com muito que aprender, com algumas incongruências e teimosias, vejo nele um sujeito sério, trabalhador, do ramo, boleiro e que ainda tem muito que evoluir. Além disso, sinceramente não vejo nome melhor e acessível neste momento.

Mas a verdade é que o Wilson Flávio tem razão, o poder dos treinadores é muito menor do que se supõe e muito supervalorizado nas derrotas e minimizado nas vitórias. Não quero fazer campanha pró-Adílson, como não fiz pró-Dorival em 2007. Muito menos pró-Perrelas. Tenho muitas críticas à diretoria. Mas reconheço muitos acertos.

Meu ponto de vista é sobre continuidade, sobre planejamento a longo prazo e manutenção dos princípios básicos traçados. A campanha é para um trabalho continuado de uma boa comissão técnica, minimizando ao máximo as inevitáveis negociações de jogadores. Como? Planejando-as, e ao se planejar uma venda, planejar as reposições. Luxemburgo ensinou isso em 2003 e tenho certeza que os Perrelas, raposas matreiras que são, têm que ter aprendido, afinal, em 2003 deu certo e desde lá, nunca mais. Tá provado que tem que se vender para sobreviver, mas não pode vender sem ter reposição.

Precisamos de continuísmo técnico, sendo o AB ou outro, mas não podemos mais tentar formar um time ao longo do campeonato. Isso tá provado e comprovado que não funciona. Vejam o SPFC e Grêmio, forjaram esses times a mais de um ano, seguraram suas comissões técnicas nos momentos mais difíceis, apoiaram "intransigentemente" aquilo que planejaram.

Vejam ainda o Inter, ganhou tudo recentemente. E aí, percebeu que o plantel havia exaurido, ainda mais com a perda do Abelão pras Arábias. O que fizeram? Reformularam tudo esse ano com vistas em 2009, ano do centenário deles. Muito bem, tão formando hoje o time que vai disputar tudo ano que vem. Pode ser que não ganhará nada, mas tão planejando bem ou não? Temos que ter o pé no chão e ver o que foi feito de positivo e manter, ou aperfeiçoar. Listar o que tá errado e ajustar. Mas começar tudo de novo, é tiro no pé.

Esse nosso time de 2008, formado na bacia das almas, sob a sombra da morosidade, acabou se revelando um time de muitos valores, de muitos acertos e de alguns erros. Vamos polir esta pedra preciosa, talvez não seja um diamante, mas também não é cascalho. Talvez a chave do sucesso, aqueles 10% que nos faltaram em 2007, e os 5% que faltaram em 2008 estejam justamente nesta perseverança, nesta continuidade, nesta maturação de um time que foi longe, talvez até mais longe que o previsto e planejado.

E pra finalizar, que a torcida não se exima de sua parcela de responsabilidade. Ser conduzida e manipulada como foi esse ano pela mídia, não é papel que se preste a uma torcida que se julga, e é, acima da média intelectual. Que se considera exigente e inteligente. Temos que analisar friamente o contexto e tirarmos nossas conclusões. Não precisamos de Lélios, Flávios, Jrs e outros para nos dizer o que pensar. Vamos fazer um auto-exame de consciência e nos mobilizar para contribuir com os 5% (quem sabe mais) que somos responsáveis. Quem não se lembra das Supercopas? Vencemos várias com parcela enorme da torcida, ou vocês vão me dizer que tínhamos timaços?

Temos que desestabilizar é o adversário, o inimigo, e não nossos jogadores. Sejam eles quem forem. Vestiu o manto sagrado azul e branco mais lindo do mundo, tem que ter apoio incondicional, irrestrito, verdadeira paixão cega. Fora do estádio, nos blogs, em movimentos de rua pró e contra diretoria, pró ou contra jogadores, podemos e devemos criticar, querer melhorar, evoluir, exigir mais. Mas no Mineirão, não! Lá temos que mostrar que somos mais um lutando contra o mundo se necessário pra defender nossas cores e nossas 5 estrelas.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 wilsonflavio | China Azul | 17-12-08 21h49min
Walfrido, a base que começou 2008 eu considero até melhor que a base que começou 2003. Naquele ano houve muitas contratações e muitos acertos, o que nem sempre é fácil. Parabéns pela coluna!
 rapozaço | Belo Horizonte | 18-12-08 09h08min
100% de acordo.
Principalmente no que tange à parceria Time X Torcida, que deve e tem que ser nos moldes da época da Supercopa, onde iamos a campo sabendo que a vitória era certa. Em que pese a dita austeridade financeira, um sacrifício(?) prá trazer um jogador diferenciado é muito importante, até prá sacudir a torcida, ávida por jogadores aeroportuários.
Mas continuo na mesma balada: SEMPRE CONSPIRANDO A FAVOR.
Adversários? Já nos basta a imprensa kkrejante plantando crises...
 Oliver | Belo Horizonte | 18-12-08 14h13min
Walfrido, concordo com você. A respeito da imprensa e torcida cito o exemplo: 1 - Adilson é contratado, a imprensa por dias e dias detona ele e a direção do Cruzeiro, depois fazem uma pesquisa em que a rejeição é de mais de 80% e o treinador passa o ano todo sendo questionado. 2 - Ao ser contratado o Marquinhos Paraná é motivo de chacota para a imprensa e no primeiro jogo ele é vaiado antes mesmo de apresentar o seu futebol. (continua)
 Oliver | Belo Horizonte | 18-12-08 14h20min
(cont.) 3 - No decorrer da semana a Itatiaia detona algum jogador e no final de semana este jogador é vaiado pela torcida. Exemplos: Guilherme (o dono da rádio definitivamente não gosta dele) e Wagner foram de certa forma perseguidos por parte da imprensa durante todo o ano.
 Oliver | Belo Horizonte | 18-12-08 14h28min
JÁ QUE OS CLUBES DE RIO E SÃO PAULO TÊM APOIO FINANCEIRO E A MÍDIA DO LADO DELES, PRECISAMOS DIMINUIR ESTA DIFERENÇA COM APOIO AO TIME (APOIAR O TIME E COBRAR DA DIRETORIA). O INGRESSO DE MINAS GERAIS É O MAIS BARATO DO PAIS. SE CADA CRUZEIRENSE FIZER UM ESFORÇO PARA IR AO CAMPO AO MENOS UMA VEZ POR MÊS O MINEIRÃO ESTARÁ SEMPRE LOTADO.
 robson.lima | Não definido | 23-12-08 14h51min
PESSOAL!!!não podemos esquecer que na SELEÇÂO DE 2003, não tinha ninguém assim de luxo não, pq, O CARA ALEX já tinha uma passagem pela seleção e realmente foi mediocre, MOTTA quem era esse(joazinho era melhor), GLADSTONE um grosso, unica coisa que ele com certeza não sabe fazer é jogar futebol dentre outros, mais o apoio que nós torcedores demos foi incondicional e regido por um maestro VANDERLEI Luxa...Nós temos que valorizar mais o nosso time,pq,somos MASSACRADOS pela midia carioca e paulista.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster