Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

17/12/2008 | Voz da Arquibancada
Pode não ser diamante, mas cascalho não é!

Por Walfrido Junior

Quem me conhece, sabe que sou fã do trabalho do Adilson Batista. E sou porque, mesmo com vários erros, com muito que aprender, com algumas incongruências e teimosias, vejo nele um sujeito sério, trabalhador, do ramo, boleiro e que ainda tem muito que evoluir. Além disso, sinceramente não vejo nome melhor e acessível neste momento.

Mas a verdade é que o Wilson Flávio tem razão, o poder dos treinadores é muito menor do que se supõe e muito supervalorizado nas derrotas e minimizado nas vitórias. Não quero fazer campanha pró-Adílson, como não fiz pró-Dorival em 2007. Muito menos pró-Perrelas. Tenho muitas críticas à diretoria. Mas reconheço muitos acertos.

Meu ponto de vista é sobre continuidade, sobre planejamento a longo prazo e manutenção dos princípios básicos traçados. A campanha é para um trabalho continuado de uma boa comissão técnica, minimizando ao máximo as inevitáveis negociações de jogadores. Como? Planejando-as, e ao se planejar uma venda, planejar as reposições. Luxemburgo ensinou isso em 2003 e tenho certeza que os Perrelas, raposas matreiras que são, têm que ter aprendido, afinal, em 2003 deu certo e desde lá, nunca mais. Tá provado que tem que se vender para sobreviver, mas não pode vender sem ter reposição.

Precisamos de continuísmo técnico, sendo o AB ou outro, mas não podemos mais tentar formar um time ao longo do campeonato. Isso tá provado e comprovado que não funciona. Vejam o SPFC e Grêmio, forjaram esses times a mais de um ano, seguraram suas comissões técnicas nos momentos mais difíceis, apoiaram "intransigentemente" aquilo que planejaram.

Vejam ainda o Inter, ganhou tudo recentemente. E aí, percebeu que o plantel havia exaurido, ainda mais com a perda do Abelão pras Arábias. O que fizeram? Reformularam tudo esse ano com vistas em 2009, ano do centenário deles. Muito bem, tão formando hoje o time que vai disputar tudo ano que vem. Pode ser que não ganhará nada, mas tão planejando bem ou não? Temos que ter o pé no chão e ver o que foi feito de positivo e manter, ou aperfeiçoar. Listar o que tá errado e ajustar. Mas começar tudo de novo, é tiro no pé.

Esse nosso time de 2008, formado na bacia das almas, sob a sombra da morosidade, acabou se revelando um time de muitos valores, de muitos acertos e de alguns erros. Vamos polir esta pedra preciosa, talvez não seja um diamante, mas também não é cascalho. Talvez a chave do sucesso, aqueles 10% que nos faltaram em 2007, e os 5% que faltaram em 2008 estejam justamente nesta perseverança, nesta continuidade, nesta maturação de um time que foi longe, talvez até mais longe que o previsto e planejado.

E pra finalizar, que a torcida não se exima de sua parcela de responsabilidade. Ser conduzida e manipulada como foi esse ano pela mídia, não é papel que se preste a uma torcida que se julga, e é, acima da média intelectual. Que se considera exigente e inteligente. Temos que analisar friamente o contexto e tirarmos nossas conclusões. Não precisamos de Lélios, Flávios, Jrs e outros para nos dizer o que pensar. Vamos fazer um auto-exame de consciência e nos mobilizar para contribuir com os 5% (quem sabe mais) que somos responsáveis. Quem não se lembra das Supercopas? Vencemos várias com parcela enorme da torcida, ou vocês vão me dizer que tínhamos timaços?

Temos que desestabilizar é o adversário, o inimigo, e não nossos jogadores. Sejam eles quem forem. Vestiu o manto sagrado azul e branco mais lindo do mundo, tem que ter apoio incondicional, irrestrito, verdadeira paixão cega. Fora do estádio, nos blogs, em movimentos de rua pró e contra diretoria, pró ou contra jogadores, podemos e devemos criticar, querer melhorar, evoluir, exigir mais. Mas no Mineirão, não! Lá temos que mostrar que somos mais um lutando contra o mundo se necessário pra defender nossas cores e nossas 5 estrelas.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 wilsonflavio | China Azul | 17-12-08 21h49min
Walfrido, a base que começou 2008 eu considero até melhor que a base que começou 2003. Naquele ano houve muitas contratações e muitos acertos, o que nem sempre é fácil. Parabéns pela coluna!
 rapozaço | Belo Horizonte | 18-12-08 09h08min
100% de acordo.
Principalmente no que tange à parceria Time X Torcida, que deve e tem que ser nos moldes da época da Supercopa, onde iamos a campo sabendo que a vitória era certa. Em que pese a dita austeridade financeira, um sacrifício(?) prá trazer um jogador diferenciado é muito importante, até prá sacudir a torcida, ávida por jogadores aeroportuários.
Mas continuo na mesma balada: SEMPRE CONSPIRANDO A FAVOR.
Adversários? Já nos basta a imprensa kkrejante plantando crises...
 Oliver | Belo Horizonte | 18-12-08 14h13min
Walfrido, concordo com você. A respeito da imprensa e torcida cito o exemplo: 1 - Adilson é contratado, a imprensa por dias e dias detona ele e a direção do Cruzeiro, depois fazem uma pesquisa em que a rejeição é de mais de 80% e o treinador passa o ano todo sendo questionado. 2 - Ao ser contratado o Marquinhos Paraná é motivo de chacota para a imprensa e no primeiro jogo ele é vaiado antes mesmo de apresentar o seu futebol. (continua)
 Oliver | Belo Horizonte | 18-12-08 14h20min
(cont.) 3 - No decorrer da semana a Itatiaia detona algum jogador e no final de semana este jogador é vaiado pela torcida. Exemplos: Guilherme (o dono da rádio definitivamente não gosta dele) e Wagner foram de certa forma perseguidos por parte da imprensa durante todo o ano.
 Oliver | Belo Horizonte | 18-12-08 14h28min
JÁ QUE OS CLUBES DE RIO E SÃO PAULO TÊM APOIO FINANCEIRO E A MÍDIA DO LADO DELES, PRECISAMOS DIMINUIR ESTA DIFERENÇA COM APOIO AO TIME (APOIAR O TIME E COBRAR DA DIRETORIA). O INGRESSO DE MINAS GERAIS É O MAIS BARATO DO PAIS. SE CADA CRUZEIRENSE FIZER UM ESFORÇO PARA IR AO CAMPO AO MENOS UMA VEZ POR MÊS O MINEIRÃO ESTARÁ SEMPRE LOTADO.
 robson.lima | Não definido | 23-12-08 14h51min
PESSOAL!!!não podemos esquecer que na SELEÇÂO DE 2003, não tinha ninguém assim de luxo não, pq, O CARA ALEX já tinha uma passagem pela seleção e realmente foi mediocre, MOTTA quem era esse(joazinho era melhor), GLADSTONE um grosso, unica coisa que ele com certeza não sabe fazer é jogar futebol dentre outros, mais o apoio que nós torcedores demos foi incondicional e regido por um maestro VANDERLEI Luxa...Nós temos que valorizar mais o nosso time,pq,somos MASSACRADOS pela midia carioca e paulista.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster