18ª BR: Ordem é acumular gordura Chapecó

Por Jorge Angrisano Santana | Em 30 de agosto de 2014

18ª rodada (47%) do Brasileiro 2014, disputada em 30/31go14:

Sábado, 30 de Agosto de 2014

18:30 CRUZEIRO x CHAPECOENSE, Mineirão (62 mil), Belo Horizonte, Premiere, SporTV

18:30 PALMEIRAS x INTERNACIONAL, Pacaembu (38 mil), São Paulo, Premiere

Domingo, 31 de Agosto de 2014

16:00 SPORT x CRICIÚMA, Ilha do Retiro (35 mil), Recife, Premiere

16:00 CORINTHIANS x FLUMINENSE, Itaquera (65 mil), São Paulo, Globo, Premiere

16:00 BOTAFOGO x SANTOS, Maracanã (78 mil), Rio de Janeiro, Premiere

16:00 FIGUEIRENSE x SÃO PAULO, Scarpelli (19 mil), Florianópolis,  Globo, Premiere

16:00 CORITIBA x ATLÉTICO-MG, Couto Pereira (30 mil), Curitiba, Globo, Premiere

18:30 GOIÁS x ATLETICO-PR, Serra Dourada (45 mil), Goiânia, Premiere

18:30 GRÊMIO x BAHIA, Humaitá (55 mil), Porto Alegre, Premiere

18:30 VITÓRIA x FLAMENGO, Barradão (35 mil), Salvador ,Premiere, SporTV

ARTILHARIA. [9] Ricardo Goulart (Cruzeiro) [7] Marcelo Moreno (Cruzeiro) Henrique (Porco) Douglas Coutinho (Cap), Barcos (Grêmio) [6] Pato (Bambi), Gabriel (Peixe), Guerrero (Gambá) [5] Cícero (Flu) Kardec (Bambi) Tardelli (Cocota) [4] Fred, Conca (Flu) Dátolo (Cocota) Alex (Coxa) Alecsandro (Fla) Ganso, Luís Fabiano (Bambi) Jadson (Gambá) Daniel, Emerson Sheik (Bota), Caio (Vitória), Rafael Moura (Inter) [3] Marquinhos (Cruzeiro), Dinei (Vitória) Zeballos (Bota) Wellington Paulista, Aránguiz, Dalessandro (Inter) Ceni (Bambi), André (Cocota) Tiago Luis (Chape) Sóbis (Flu) Baier (Cri), Clayton (Figueira) Neto Baiano (Sport), Marcos Guilherme, Marcelo Cirino (Cap), Eduardo da Silva (Fla) Gil, Luciano (Gambá).

18ª BR => LUGARES: 462.000. PUPAGANTE: . MÉDIA: . OCUPAÇÃO: %.

17ª BR => LUGARES: 437.000. PUPAGANTE: 156.564. MÉDIA: 17.396. OCUPAÇÃO: 36%. [Média de 9 jogos]

15ª Est/Reg => LUGARES: 433.000. PUPAGANTE: 306.873. MÉDIA: 30.687. OCUPAÇÃO: 71%.

Votar na morena pra chatear militantes da eslava

Por Jorge Angrisano Santana | Em 29 de agosto de 2014

Aranha, goleiro do Santos, é um mestiço. Sua árvore genealógica, como a minha, a sua, caro leitor, e a da maioria dos brasileiros, deve estar apinhada de europeus, índios e negros.

Mas ele tem a pele escura, logo para os padrões dos militantes “por um mundo melhor” e para os racistas rastaqueras ele é negro.

E sendo negro serve pra ser provocado por idiotas que frequentam a Geral do Grêmio e pra servir mártir para os politiqueiros da TV.

Foi o que aconteceu ontem, em Porto Alegre, e foi explorado à exaustão pela Iespien, em grande escala, e pelo SporTV, mais moderadamente.

Pois bem, o mártir da vez pode entrar em qualquer lugar público deste país. Pode exercer sua profissão em qualquer clube. Pode matricular os filhos em qualquer escola.

Pode se hospedar em qualquer hotel. Pode namorar e casar com mulher de qualquer cor. Pode se candidatar a qualquer cargo. Pode frequentar qualquer clube.

Comprar em qualquer shopping. Dirigir qualquer carro. Rezar em qualquer igreja, templo ou terreiro. Sair de baiana, pirata ou arlequim no carnaval.

Pode até fechar o gol contra o Grêmio. Clube que tem uma infinidade de aranhas em suas equipes de futebol e em sua torcida.

Apesar disto, Mauro Cezar Pereira e outros bonzinhos da Iespien consideram o Brasil um país racista.

Sendo assim, pra equilibrar o jogo “racial”, votarei na morena Marina ao invés da eslava Dilma na eleição presidencial.

Só pros idiotas da Iespien verem que o tiro deles pode sair pela culatra.

Com 95% de certeza, a maioria é cruzeirense

Por Jorge Angrisano Santana | Em 29 de agosto de 2014

MARCOS PINHEIRO

Muito barulho está sendo feito por conta da última pesquisa Ibope sobre torcidas publicada neste mês. Não havendo fraudes ou outras picaretagens do estilo, não podemos dizer que esta ou aquela pesquisa está errada porque as pesquisas informam probabilidades. O fato é que essa do Ibope não diz que a torcida do AtléticoMG é maior que a do Cruzeiro. Vamos as análises.

A margem de erro geralmente publicada nas pesquisas é a máxima esperada, que ocorre quando a estimativa é igual a 50%. A medida que a estimativa se afasta de 50%, a margem de erro diminui. Isto é lógico. Ilógico seria pensar que uma estimativa de 2% tem margem de erro de 3%, podendo variar de -1% a 5%!

Para calcularmos a margem de erro, utilizando uma aproximação pela distribuição binomial (podemos sempre fazer para populações grandes, maiores que 100 mil), considerando um intervalo de confiança de 95%, usamos a fórmula: ME = 1,96 x raiz quadrada [ p (1-p) / n ], onde p é o valor da estimativa e n é o tamanho da amostra.

Assim, no caso da pesquisa do Ibope (7.005 entrevistas), as MEs para as estimativas de Cruzeiro e AtléticoMG é de 0,4%, o que significa dizer que num nível de confiança de 95% não é possível dizer que a torcida do AtléticoMG é maior do que a do Cruzeiro nem o contrário. Configura-se, portanto, o empate técnico. Para o Ibope, há 95% do percentual real do tamanho da torcida do Cruzeiro estar no intervalo de 2,7 a 3,5% e, do AtléticoMG, de 3,1 a 3,9%. E há 5% de chance, para cada time, do percentual real estar fora dessas faixas.

Tudo é uma questão de probabilidades. Assim, 95% significa que, em média, em cada 20 pesquisas o valor real da estimativa estará dentro do intervalo de confiança e em 5%, não. É, portanto, oportuno analisarmos outras três pesquisas de torcidas publicadas recentemente, todas com menos de um ano.

Em dezembro do ano passado foram publicadas duas pesquisas: uma do Datafolha (2.588 entrevistas) e uma do Instituto Paraná Pesquisas (7.302 entrevistas).

Para o Datafolha, a estimativa do Cruzeiro foi 3,24% ou, considerando a ME com 95% de confiança, entre 2,56 e 3,92%. Já a estimativa do atlético-MG foi 1,88%, variando entre 1,36 e 2,40% com 95% de confiança. Ou seja, por essa pesquisa do Datafolha, como não há interseção entre os intervalos de Cruzeiro e AtléticoMG, podemos afirmar, com 95% de certeza, que a torcida do Cruzeiro é maior que a do AtléticoMG.

Para o Paraná Pesquisa, sempre com os mesmos 95% de confiança, os resultados foram: Cruzeiro 4,16% [de 3,70 a 4,62%] e AtléticoMG 2,24% [de 1,90 a 2,58%]. Novamente, não há interseção entre os intervalos, portanto, também podemos afirmar, com 95% de certeza, que a torcida do Cruzeiro é maior que a do AtléticoMG.

A última pesquisa do Datafolha, de junho de 2014 (4.337 entrevistados), apresenta um problema: é que o Datafolha publicou os resultados arrendondados, sem as casas decimais. Assim, deveremos acrescentar à ME o erro do arrendondamento. Os percentuais estimados de Cruzeiro e AtléticoMG foram de 3 e 2%, respectivamente. Como esses resultados foram arrendondados, o valor referente ao Cruzeiro poderia ser tanto 2,5 quanto 3,4. Assim, ao somarmos o erro de arredondamento (0,5% para baixo e 0,4% para cima) à ME, a estimativa do Cruzeiro é de 2% a 3,9% e a do AtléticoMG, de 1,1% a 2,8%. Verificamos que o erro de arrendondamento não nos permite concluir, por esta pesquisa do Datafolha de junho de 2014, se a torcida do Cruzeiro é maior que a do rival.

Mas um ponto de grande importância é que as duas pesquisas do Datafolha e a pesquisa do Paraná Pesquisas são compatíveis entre si. Há interseção entre os intervalos estimados para Cruzeiro e AtléticoMG. Mas a pesquisa do Ibope, em relação ao percentual estimado para o AtléticoMG, é incompatível com todas as outras três, mesmo considerando aquele intervalo alargado do Datafolha pelo erro de arrendondamento. Já em relação ao intervalo estimado para o Cruzeiro, a pesquisa do Ibope é incompatível apenas com a do Paraná Pesquisas.

Como já disse antes, não podemos dizer que a pesquisa do Ibope está errada por conta de sua incompatibilidade com as demais, pois a própria pesquisa afirma que há 5% de probabilidade de o valor real da estimativa está fora do intervalo de confiança.

Por outro lado, creio que nem preciso fazer muitos cálculos para percebermos que o intervalo estimado pelo Ibope para o tamanho da torcida do AtléticoMG está acima do valor real. Percebam que essa pesquisa do Ibope entrevistou pessoas a partir de 10 anos, enquanto as demais, a partir de 16 anos. Mas essa torcida do Ibope afirma que a torcida do Cruzeiro é a 4ª maior do País entre as pessoas de 10 a 15 anos, à frente do AtléticoMG. Ou seja, o centro do intervalo estimado para o AtléticoMG está acima do centro do intervalo estimado para o Cruzeiro por conta dos maiores de 16. Nesse caso do Ibope, é quase certo que deu os 5% na cabeça.

A leitura que devemos fazer, após a análise das quatro pesquisas acima, é que duas delas nos permitem afirmar, com 95% de certeza, que a torcida do Cruzeiro é maior, e as outras duas não nos permitem afirmar nada. Como conclusão, podemos continuar afirmando, com mais que 95% de certeza, que a torcida do Cruzeiro é a maior de Minas.

MARCOS PINHEIRO, 45, cruzeirense, engenheiro, economista, nasceu no Rio de Janeiro, mora em Belo Horizonte.

Lucas Silva: “Vitória digna do padrão Cruzeiro”

Por Jorge Angrisano Santana | Em 28 de agosto de 2014

Pitacos de blogueiros e protagonistas acerca do CRUZEIRO 5×0 SANTA RITA, no Mineirão, Belo Horizonte, jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2014, às 19h30 de 27ago14:

MARCELO OLIVEIRA, técnico do Cruzeiro: Além da vitória, eu destacaria a seriedade e o comprometimento dos nossos jogadores durante todo o tempo. Temos visto na história recente, equipes que perderam para adversários de menor expressão. Essa era a nossa preocupação. Destacaria a oportunidade de colocar alguns jogadores que não vêm jogando. Não só por não estarem participando das partidas, pois eles possuem condições técnicas pra isso, mas pra estarem se preparando pra oportunidades no futuro.

NEILTON, meiatacante do Cruzeiro: Não poderia ser melhor a estreia. O ambiente estava bom, o clima no estádio estava excelente, então fico feliz. Agora é dar continuidade no trabalho pra ter mais chances na equipe. Foi muito bom receber o carinho da torcida, espero poder retribuir da melhor forma, que é jogando bem.

LUCAS SILVA, volante do Cruzeiro: Foi uma vitória digna do padrão Cruzeiro de atuar de casa, junto com a nossa torcida. A gente queria, com toda humildade, fazer um bom resultado aqui pra chegar lá no segundo jogo em situação mais confortável.

EVANDRO OLIVEIRA, no PHD: Essa geração mais nova incomodou, e não foi só por vaiar jogador um time que  estava vencendo por 4×0. Um desses jovens disse algo que vou comentar numa coluna futura do site COrg. Perguntado porque não gostava de ver jogo no Setor Amarelo C Superior, ele disse: “… Lá  embaixo, mais perto do escanteio, a gente tem uma visão mais próxima do que é mostrado no game da TV de tela grande…” Estou desistindo desses fedelhos e dos teleguiados. Chega! OK, eles venceram!!!

CARFELIX, no PHD: Não houve destaque individual, o time todo foi o destaque pela seriedade, por jogar pra ganhar independentemente da fragilidade do adversário. Show de bola!!! Rumo aos títulos em 2014…

MARIANA RESENDE, no PHD: O time celeste dividiu e correu atrás do gol o jogo todo.

Moreno, Lucas e Henrique, melhores entre os bons

Por Jorge Angrisano Santana | Em 28 de agosto de 2014

Atuações dos celestes e seus adversários no CRUZEIRO 5×0 SANTA RITA, no Mineirão, Belo Horizonte, jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2014, às 19h30 de 27ago14:

TORCIDA CELESTE compareceu em quantidade inferior ao que normalmente ocorre nos jogos do Campeonato Brasileiro, mas esteve animada e foi recompensada com uma penca de gols. (Síndico)

FÁBIO assistiu ao jogo. Nem precisou orientar sua defesa. (Síndico)

MAYKE faz o futebol parecer uma brincadeira despreocupada. Joga numa grande competição como se estivesse batendo bola com amigos no terreiro de casa. Marca e ataca sem se esbaforir. Excelente, como sempre. (Síndico)

DEDÉ jogou com a vontade de sempre e ainda meteu um gl de cabeça. (Síndico)

MANOEL mostrou firmeza na marcação, jogando seriamente o tempo todo. Sempre que joga, mostra capacidade pra se tornar titular, o que pode ocorrer a qualquer momento. (Naldo Morato)

SAMUDIO atuou coletivamente, fazendo bem a linha de defesa, dando espaço para que o Mayke fosse efetivo. Só lhe falta tranquilidade, desnecessariamente. (Velloso)

HENRIQUE, além de cumprir seu papel de desarmar o adversário e começar a armar jogadas de seu time, fez um gol, sinal de que cumpriu uma terceira função, a de atacar. E como fez tudo bem, foi o melhor do jogo. (Síndico)

LUCAS SILVA foi o melhor do jogo. Sem ter a quem marcar, o jovem volante se transformou em armador. Ele participou diretamente de dois gols e de outras chances desperdiçadas, com grande movimentação, aparecendo em todos os setores do campo. Além disso, arriscou ótimas finalizações, criando chances de deixar o seu gol também. (UOL Esportes)

ALISSON é veloz, habilidoso, volta para combater, mas precisa finalizar com mais qualidade, tomar gosto pelo gol que é o que marca o jogador. (Sérgio Luiz)

JÚLIO BATISTA esteve bem durante todo o jogo, fez um gol e participou de mais três lances claros de ataque. Não chegou a ser um destaque, longe disso, mas soam exageradas algumas críticas que recebeu, até antes de começar a partida. (Velloso)

DAGOBERTO começou com preguiça, burocrático e pouco ajudou na construção do placar. No 2º tempo, mais animado, deu passes de qualidade e um chute de bom quilate. (Raher)

MARCELO OLIVEIRA  armou um time alternativo eficiente, manteve os jogadores concentrados e motivados o tempo todo. (Claudinei Vilela)

MARLONE acertou uma bomba, que quase arranca a baliza do chão. E buscou jogo. (Síndico)

NEÍLTON fez algumas firulas legais pra brindar a torcida que o pediu, aos gritos. Deu bons passes, mas faltou a fome de gol. (Síndico)

MARCELO MORENO, fez dois gols típicos do seu faro oportunista, lascou a trave, atormentou a defesa incansavelmente. Seu fôlego e seu apetite são inspiradores e compensam suas limitações, o flecheiro gosta de jogar de azul. (Razger)

CRUZEIRO jogou com seriedade, fez cinco gols, meteu três bolas na baliza, teve um gol anulado e não passou nenhum aperto. (Síndico)

SANTA RITA teve o mérito de não apelar. O lateral Edy é o batman do time, o goleiro Jeferson se divertiu bastante e o volante Adriano jogou com seriedade. (Síndico)

TIME DE ARBITRAGEM teve atuação quase perfeita. O juiz só não precisa anular o gol de Marcelo Moreno. Excesso de preciosismo. (Síndico)

Cruzeiro 1×0 Santa Rita: Milésima vitória no Mineirão

Por Jorge Angrisano Santana | Em 27 de agosto de 2014

CRUZEIRO contra Santa Rita, no Mineirão, Belo Horizonte, jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2014, às 19h30 de 27ago14.

AUSENTES no Cruzeiro: Bruno Rodrigo (B) , Borges (A), Tinga (V), Egídio (L), lesionados, e Marquinhos (M), que já atuou pelo Vitória nesta Copa do Brasil.

BANCO do Cruzeiro: Rafael Monteiro; Ceará, Léo, Nilton, Willian Farias, Everton Ribeiro, Marlone, Ricardo Goulart, Neilton e Willian.

MARCELO OLIVEIRA, técnico do Cruzeiro: “Vamos respeitar muito o adversário. E respeitar o adversário, para mim, é marcar bem e colocar a bola dentro da rede.”

AUSENTE no Santa Rita: Ninguém.

BANCO do Santa Rita: Michael; Jeferson Lima, Guêba, Gabriel, Wagner Libano, Júnior Amorim e Paulo Roberto.

EDUARDO NETO, técnico do Santa Rita: “O Cruzeiro impõe respeito contra todos os times do futebol brasileiro. É o favorito. Cumprimos nossa missão na Copa do Brasil, fizemos história, mas podemos fazer mais. Vamos trabalhar muito pra honrar a camisa e projetar esses jogadores no cenário nacional.”

RELEVANTE: A folha salarial do Santa Rita é de R$120 mil por mês.

MINEIRÃO. O Cruzeiro jogou em sua casa 1.591 vezes. Venceu 999 partidas, empatou 352 e perdeu 240. marcou 3.229 gols e sofreu 1.281.

O JOGO

19h25. Times em campo. Cruzeiro, com uniforme tradicional. Santa Rita com camisas brancas com duas faixas horizontais à altura do peito, uma preta, outra vermelha, calções e meias pretas.

19h30. Cruzeiro, à direita das cabines. Santa Rita dá a saída.

01. Cruzeiro toma a iniciativa, mas a defesa alagoana não dá espaços.

02. Santa Rita vai ao ataque, mas não arranja nada. Mayke fica com a bola e sai jogando pela direita.

03. Manoel toma bola de Reinaldo Alagoano e passa a Dagoberto, que cruza da direita. Pra ninguém.

04. Rafael Silva arranca pela esquerda e cruza pra Reinaldo Alagoano chutar de fora da área. Bola passa por cima do travessão.

05. Dagoberto passa a Samudio, que cruza da esquerda. defesa fica com a bola.

06. Dagoberto tenta tabelar com Júlio Baptista, que devolve mal.

06’30″. Júlio Baptista dribla marcador dentro da área, mas não consegue dar sequência à jogada.

07. GOL. Lucas Silva cruza da esquerda, com o pé direito, Marcelo Moreno sobe com Selmo e cabeceia de costas. Bola entra no ângulo esquerdo de Jeferson. CRUZEIRO 1×0.

08. Foi o 34º gol de Marcelo Moreno com a camisa celeste, 12º, em 2013.

09. PÚBLICO pequeno no Mineirão.

10. Cruzeiro tenta armar ataque pela direita, alagoanos impedem.

11. Reinaldo Alagoano recebe passe longo, mas Manoel protege a saída de bola pela linha de fundo.

12. CARLOS EDUARDO LINO, comentarista do SporTV: “O Santa Rita não tem força nem imposição física e o Cruzeiro só espera o passe errado pra tomar a bola e sair jogando.”

12’30″. Jeanderson, pela esquerda, joga bola alta na área celeste. Fábio cata, sem problemas.

13. DESCLASSIFICADOS pelo Santa Rita, nesta Copa do Brasil: Potiguar, Guarani e Santa Cruz. Seu artilheiro é Rafael Silva, com 4 gols.

14. Manoel desfaz ataque do Santa Rita.

15. DEFESAÇA. Alisson vai à linha de fundo e cruza por baixo. Dagoberto bate de prima, Jeferson defende milagrosamente.

16. ORGANIZADAS do Cruzeiro no Mineirão: Loucos de Belo Horizonte, Sangue Azul, FanatiCruz, Rapozama, China Azul, Geral Celeste, Pavilhão Independente, Máfia Azul, Jovem, Motozeiros, Cachazeiros.

17. GOL. Dedé escorando, de cabeça, escanteio cobrado por Dagoberto, pela direita. Bola entrou o canto esquerdo de Jeferson. CRUZEIRO 2×0.

18. DEDÉ marca seu 7º gol com a camisa celeste, 4º em 2013.

18. Alisson chapela na área, mas a defesa alagoana impede a sequência do lance.

19. Júlio Baptista chuta da entrada da área. Bola sai rente ao poste esquerdo.

20. Alagoano tenta arrancar rumo ao ataque, Henrique toma-lhe a bola, com facilidade.

21. ANULADO. Mayke cruza da direita, Moreno cabeceia pra rede, juiz diz que ele se apoiou no beque e invalida o lance.

22. FIM DE ANO EM SETEMBRO. Se for desclassificado nesta fase da Copa do Brasil, o Santa Rita fecha as portas e só as reabre em 2015, por falta de competições.

23. Dagoberto ajeita pra Júlio Baptista, que arremata fraco, de dentro da área. Jeferson defende.

24. BALIZA. Lucas Silva cruza da direita, Marcelo Moreno chega batendo de canhota e manda bola no poste direito.

25. BRINCADEIRA. Jogadores celestes tomam bolas dos alagoanos com uma facilidade constrangedora.

26. Marcelo Moreno recebe de Júlio Baptista e chuta. Jeferson encaixa.

27. Dagoberto tenta lançar Lucas Silva, atravessando a bola da esquerda pra direita. Lateral pro time de Alagoas.

28. Marcelo Moreno recebe de Alisson, mas é travado dentro da área por Júnior Carvalho.

29. Alisson chuta da entrada da área, bola acerta Júnior Carvalho e não chega ao arco alagoano.

30. CAROS EDUARDO LINO, comentarista do SporTV: “O maior inimigo do Cruzeiro é a acomodação, seja hoje, seja no Brasileiro. É contra isto que luta Marcelo Oliveira.”

31. ARAPIRACA. O Santa Rita é de Boca da Mata, a 72 Km de Maceió, mas vai mandar o jogo de volta em Arapiraca, onde esperar faturar mais.

32. DEFESAÇA. Lucas Silva chuta forte de fora da área. Jeferson defende em dois tempos.

33. Alisson recebe de Lucas Silva, mas arremata com chute chocho.

34. GOL. Júlio Baptista recebe cruzamento perfeito de Mayke e cabeceia cruzado. Bola entra à esquerda de Jeferson. CRUZEIRO 3×0.

34’30″. JÚLIO BAPTISTA fez seu 14º gol com a camisa celeste, 9º em 2014.

35. BALIZA. Luca Silva joga bola na área alagoana, Moreno cabeceia e acerta o travessão.

36. Edy cruza da direita, Dedé toma a bola de Reinaldo Alagoano dentro da área e sai jogando.

37. Cruzeiro chega pela enésima vez na área alagoana. Defesa afasta o perigo.

38. Falta a favor do Santa Rita, na meiadestra.

39. Edy cobra a falta, Dedé corta de cabeça.

40. Samudio cruza da esquerda. Júlio Baptista não consegue dominar a bola.

41. Samudio arranca pela esquerda, Edy cede escanteio.

42. Dagoberto cobra corner pela esquerda. Bola sai diretamente pra linha de fundo.

43. Mayke passa a Alisson, que cruza da direita. Júlio Baptista chega na corrida e cabeceia por cima do travessão.

44. Santa Rita tenta, mas não consegue trocar passes na intermediária celeste.

45. Alisson recebe passe na pontadestra, mas está impedido.

46. FIM de 1º tempo.

ADRIANO, volante do Santa Rita: “Estamos facilitando muito, deixando o Cruzeiro vir para cima da gente. Não pode.”

MARCELO MORENO, centroavante do Cruzeiro: “O Cruzeiro entrou no jogo focado, respeitando o rival, e vai tentar continuar nessa pegada, jogando bem.”

INTERVALO

20h30. Times voltam a campo, sem alterações.

20h33. COMEÇA o 2º tempo.

46. Samudio cruza da esquerda, bola sai pela direita.

47. Mayke recebe lançamento na direita, Rafael Silva aparece pra ceder escanteio.

48. Alisson cobra corner pela direita, Moreno cabeceia, bola sai à esquerda de Jeferson.

48’30″. Dagoberto passa de calcanhar, Alisson arremata de fora da área. Pra fora.

49. Alisson entra na área e chuta de direita. Jeferson encaixa.

50. Jeanderson tenta passar por Henrique, não consegue, e recua bola prum companheiro na meiuca.

51. Mayke faz um cruzamento, mais um!, perfeito da direita. Moreno cabeceia, bola passa raspando o travessão do arco alagoano.

52. Lucas Silva e Manoel derrubam Lucas, que corria em direção à área celeste.

53. Edy cobra falta na meiadestra, Fábio tira de soco.

54. GOL. Lucas Silva solta uma bomba de fora da área, Jeferson salta e defende à sua esquerda, mas dá rebote, que Marcelo Moreno apanha e manda a bola pra rede. CRUZEIRO 4×0.

55. TROCA. Lucas x Gabriel.

56. Alisson obra falta no bico direito da área alagoana, Bola sai por cima do travessão.

57. NEILTON. Torcida celeste pede o garoto de Nanuque.

58. Dedé cruza da direita, defesa alagona impede que Moreno conclua, cedendo escanteio.

59. TROCA. Marcelo Moreno x Marlone.

60. TROCA. Alisson x Neílton.

61. Dagoberto lança Neílton. Tiago Gomes Brígido marca impedimento. E erra, pois quem estava na banheira era Júlio Baptista.

62. Dagoberto cruza da esquerda, Edy cede escanteio.

63. Neílton para na frente de dois marcadores e, de repente, enfia bola pra Mayke, dentro da área. Na sequência defesa alagoana cede corner.

64. BALIZA. Dagoberto cobra corner na direita, Marlone pega de prima, bola explode no travessão.

65. MARCOS ALEXANDRE, no PHD: “Os destaques do Santa Rita são o goleiro e a baliza.”

66. Cristiano Fontes desrama Dagoberto, que não está nem um pouco entusiasmado com o jogo.

67. Lucas Silva chuta de longe, pra fora.

68. Edson Magal x Guêba.

69. Dedé tabela com Fábio e sai jogando com Henrique.

70. Neílton enfileira na pontadestra, mas é desarmado ao entrar na área. Dagol fica puto, porque esperava o cruzamento.

71. Mayke tenta passar a Dagoberto, mas erra o passe, que o Santa Rita não aproveita.

72. Dagoberto carrega bola na meiesquerda e passa a Marlone, que chuta a gol. Bola sai à direita de Jeferson.

73. Lucas Silva x William farias.

74. Adriano x Jefferson Lima.

74. Dagol e Mayke tabela na direita, mas defesa consegue cortar a bola cruzada pelo lateral.

75. Neílton cobra falta na pontesquerda. Bola sai à esquerda de Jeferson.

76. CANELADA. Samudio divide com Gabriel, leva a pior e sai no carromaca.

77. Edy cruza da direita, diretamente pra linha de fundo.

78. Dagol chuta de fora da área, bola sai à esquerda de Jeferson.

79. TORCIDA CELESTE pede mais um gol.

80. Samudio recebe passe de Dagol, mas conclui mal não conseguindo se safar de Jeferson.

81. Rafael tenta jogada de ataque, Samudio fica com a bola, sem dificuldade.

82. Dagoberto divide com beque do Santa Rita, ganha falta, cobra, defesa corta.

83. Samudio fora de campo cuidando da canela dolorida.

84. Edy cobra escanteio pela direita, Manoel corta de cabeça.

85. Dagoberto cobra escanteio pela esquerda, defesa cede escanteio.

86. GOL. Henrique apanha rebote dentro da área e enche o pé. Jeferson ainda toca na bola, mas não evita que ela beije sua rede. CRUZEIRO 5×0.

87. Henrique completa 220 jogos e 13 gols com a camisa azul estrelada.

88. Edy cruza da direita, Dedé, dentro da área celeste, corta de cabeça.

89. AMARELO. Rafael Silva, por falta em Mayke.

90. Dagoberto crobra falta, bola alta demais, Dedé cabeceia mal.

91. Jeanderson tenta atacar pela meiesquerda, mas para na marcação de Henrique.

91’30″. PÚBLICO: 15.048 pagantes, 16.474 presentes, R$581.895.

92. FIM de jogo. Milésima vitória do Cruzeiro no Mineirão.

MELHOR DO JOGO, segundo comentaristas do PHD => Lucas Silva [14], Marcelo Moreno [14], Henrique [12], Júlio Batista [2], Manoel [2], Mayke [2], Marcelo Oliveira [1], Jeferson [1].

CRUZEIRO 5×0 SANTA RITA, quarta-feira, 27ago14, 19h30. TEMPO bom, temperatura 25º, vento 8 Km/h, umidade 47%. LOCAL: Mineirão (62 mil), Belo Horizonte. MOTIVO: jogo de ida das oitavas de final da Copa do Brasil 2014. TRANSMISSÃO: SporTV e Fox. PÚBLICO: 15.048 pagantes, 16.474 presentes, R$581.895. ARBITRAGEM: Ranilton Oliveira de Sousa (MA), juiz;  Thiago Gomes Brigido (CE) e Marcio Gleidson Correia Dias (PA), bandeiras; Igor Junio Benevenuto (MG), 4º Árbitro; Angelo Antonio Ferrari (MG), delegado. AMARELOS: Rafael Silva (S). GOLS: Marcelo Moreno, 7, Dedé, 17, Júlio Baptista, 34, Marcelo Moreno, 54, Henrique, 86. CRUZEIRO: Fábio; Mayke, Dedé, Manoel e Samudio; Lucas Silva (William Farias) e Henrique; Alisson (Neílton), Júlio Baptista e Dagoberto; Marcelo Moreno (Marlone). T: Marcelo Oliveira. SANTA RITA: Jeferson; Edy, Selmo Lima, Júnior Carvalho e Jeanderson; Adriano (Jefferson Lima), Edson Magal (Guêba), Cristiano Fontes e Lucas (Gabriel); Rafael Silva e Reinaldo Alagoano. T: Eduardo Neto. HISTÓRICO: Foi o 1º confronto entre as duas equipes. Cruzeiro, 1 vitória, 5 gols a favor, nenhum contra.

Semana 34: Dois gols, seis pontos

Por Jorge Angrisano Santana | Em 27 de agosto de 2014

Notícias do Cruzeiro na SEMANA 34 de 2014, por MAURO FRANÇA:

SEGUNDA, 18ago14. Reapresentação do elenco após vitória sobre o Santos, à tarde. Titulares fizeram atividades regenerativas. Reservas disputaram coletivo, com uma das equipes completada por jogadores da base.  /// Sorteio na CBF definiu os confrontos das oitavas de final da COPA DO BRASIL. Cruzeiro enfrentará o Santa Rita de Alagoas, fazendo a primeira partida no Mineirão em 27ago. /// TAÇA BH DE FUTEBOL JUNIOR, 2ª rodada do Grupo B, Toca I, CRUZEIRO 0×0 VILLA NOVA. CRUZEIRO: Lucas França; Dione, Léo Boni, Bruno Viana e Kaique (Kelvin); Sávio, Bruno Edgar, Emerson Carioca (Gabriel Louzada) e Judivan (Hugo Sanches); Rodrigo Dias (Léo Lima) e Pedro Paulo (Léo Bonatini). T: Paulo Ricardo.

TERÇA, 19ago14. Jogadores fizeram atividades na academia e em seguida foram a campo para um treino leve. /// EVERTON RIBEIRO e RICARDO GOULART foram convocados para a Seleção Brasileira, para dois amistosos contra Colômbia e Equador, em 05 e 09set. Ambos falaram ao site oficial. EVERTON RIBEIRO: “Estou feliz, hoje é um dia de felicidade extrema, realização de um sonho, objetivo alcançado, não poderia ser outro sentimento. A ansiedade foi muito grande e ainda não caiu a ficha. Só tenho que agradecer ao Cruzeiro, que apostou no meu futebol e hoje estou aqui realizando esse sonho”. RICARDO GOULART: “A felicidade é única. Agradeço ao Cruzeiro por abrir as portas e dar oportunidade para mostrar meu trabalho. Espero manter o nível jogado aqui na equipe, sei que é difícil, mas vou me preparar bem para que meu ciclo na seleção dure por muito tempo”.

QUARTA, 20ago14. À tarde, MARCELO OLIVEIRA comandou coletivo. Titulares: Fábio; Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva e Henrique; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Willian; Júlio Baptista. Reservas: Rafael; Ceará, Alex, Manoel e Samudio; Willian Farias, Nilton, Tinga e Marlone; Dagoberto e Marquinhos. Marcelo Moreno, de fora do jogo contra o Grêmio por questão contratual, Alisson, Neilton e Eurico treinaram a parte./// Vinte e dois jogadores foram relacionados para a concentração: Fábio, Rafael, Ceará, Mayke, Egídio, Samudio, Dedé, Léo, Manoel, Henrique, Lucas Silva, Nilton, Tinga, Willian Farias, Alisson, Everton Ribeiro, Júlio Baptista, Marlone, Ricardo Goulart, Dagoberto, Marquinhos e Willian. /// SAMUDIO foi convocado para a seleção paraguaia, para amistosos contra Ucrânia e Emirados Árabes, em 03 e 07set, na Áustria. /// Luiz Rocha, empresário de LUCAS SILVA, revelou que foi procurado por pessoas ligadas ao Manchester United e Inter de Milão, mas não recebeu propostas oficiais. O portal de notícias inglês Talksport noticiou que Chelsea e Tottenham também estão interessados no jogador. /// GILVAN DE PINHO TAVARES descartou pedir adiamento de jogos em função da convocação de jogadores: “Só não concordaremos se a CBF liberar algum dos clubes que tiveram jogadores convocados de disputar as partidas. Se atender ao pedido de algum deles, tem que dar o mesmo direito ao Cruzeiro. A gente reclamava da CBF de não reconhecer o trabalho que o Cruzeiro vem prestando ao futebol brasileiro, então, não podemos nos queixar”. /// TAÇA BH FUTEBOL JUNIOR, 3ª rodada, Grupo B, Toca I, CRUZEIRO 2×2 FIGUEIRENSE. Gols: Judivan e Emerson Carioca. CRUZEIRO: Lucas França, Dione, Léo Boni, Bruno Viana e Kaique; Sávio, Bruno Edgar (Léo Lima), Emerson Carioca (Manoel) e Judivan; Léo Bonatini (Rodrigo Dias), Pedro Paulo (Hugo Sanches). T: Paulo Ricardo. O Cruzeiro classificou-se para as oitavas de final como 2º do grupo, com 5PG, 1V e 2E, 6GF e 3GC.

QUINTA, 21ago14. CRUZEIRO 1×0 GRÊMIO. Mineirão, Belo Horizonte, 16ª rodada do Brasileiro-14, 32.294 pagantes, 34.335 presentes, R$1.413.807,00. Arbitragem: Flavio Rodrigues Guerra, juiz; Marcelo Carvalho Van Gasse e Anderson José de Moraes Coelho, bandeiras; trio paulista. Amarelos: Edinho, Dudu, Zé Roberto (G); Lucas Silva, Henrique, Nilton, Alisson, Dedé (C). GOL: Dagoberto, 85. CRUZEIRO: FábioMaykeDedé, Leo Simões e Egídio; Henrique e Lucas Silva (Nilton); Everton RibeiroRicardo Goulart e Willian (Alisson); Júlio Baptista (Dagoberto). T: Marcelo Oliveira. GRÊMIO: Marcelo Grohe, Pará, Werley, Rhodolfo e Zé Roberto; Ramiro, Riveros (Edinho) e Fellipe Bastos; Luan, Dudu e Ronan (Fernandinho). T: Luiz Felipe Scolari. /// MARCELO OLIVEIRA comentou: “Foi uma vitória da raça, da persistência. Já sabíamos que seria difícil pela qualidade do Grêmio, pelos jogadores que tem, pelo comando do Felipão. Martelamos e conseguimos bela vitória. Sem dúvida foi o jogo mais competitivo, mais perigoso. O Cruzeiro fez o que se propõe sempre, quando vai para a frente acontece um ou outro contra-ataque do adversário, isso está calculado. Para isso, temos uma zaga muito boa e um goleiro excepcional”. /// Representantes da Olympikus se reuniram em Belo Horizonte com Robson Pires e Marcone Barbosa e apresentaram uma proposta para renovação do contrato com o clube. Gilvan de Pinho Tavares anunciou que a proposta seria examinada e que ainda não houve nenhuma definição. Ana Hochsheidt, gerente de marketing da Olympikus, declarou que “a renovação está muito bem encaminhada”.

SEXTA, 22ago14 – Jogadores se reapresentaram à tarde.  Os que jogaram contra o Grêmio fizeram atividades regenerativas. Os demais, incluindo Dagoberto, Nilton e Alisson, foram a campo para um treino técnico com ênfase em finalizações, seguido por um rachão. /// Em um lance desta atividade TINGA fraturou a tíbia e a fíbula da perna direita. O jogador deixou a Toca em uma ambulância e foi levado ao Hospital Lifecenter. /// O jornal espanhol Marca divulgou interesse do Atlético de Madrid em LUCAS SILVA. O jogador falou sobre as especulações envolvendo o seu nome: “Tenho o sonho de jogar na Europa, mas não será de qualquer forma. O Cruzeiro é um clube onde nasci e cresci para o futebol. Se não for uma coisa boa para mim ou para o Cruzeiro, não será ruim ficar aqui”. /// Realizado na Toca II o nono encontro do Movimento Futebol de Base Brasil (MFB), que reuniu dirigentes dos principais clubes do país para discutir o futuro dos trabalhos de formação de atletas no país.

SÁBADO, 23ago14. Treino recreativo encerrou a preparação para o jogo contra o Goiás. No final da manhã, delegação embarcou para Goiânia com 21 jogadores: Fábio, Rafael, Ceará, Mayke, Dedé, Léo, Manoel, Egídio, Samudio, Henrique, Lucas Silva, Nilton, Willian Farias, Alisson, Everton Ribeiro, Júlio Baptista, Marlone, Dagoberto, Marcelo Moreno, Marquinhos e Willian. Ricardo Goulart, com dores musculares, foi cortado da relação. /// TINGA passou por cirurgia no Hospital Lifecenter. O procedimento durou cerca de 75 minutos e correu dentro da normalidade, de acordo com a assessoria de comunicação do clube. A diretoria confirmou que o contrato do jogador, que venceria em maio de 2015 será prorrogado de acordo com o tempo necessário para sua recuperação. /// ESTADUAL SUB17, 4ª rodada da fase de classificação, Toca I, CRUZEIRO 1×1 JABAQUARA (Ipatinga). Gol: Higor. /// A partida do Sub15 contra o Vila Nova Pampulha, que seria disputada na preliminar, foi adiada por falta de policiamento.

DOMINGO, 24ago14. GOIÁS 0×1 CRUZEIRO. Serra Dourada, Goiânia, 17ª rodada do Brasileiro-14, 5.163 pagantes, R$207.470,00. Arbitragem: Francisco Carlos do Nascimento (FIFA/AL), juiz; Emerson Augusto de Carvalho (FIFA/SP) e Nadine Schramm Camara Bastos (FIFA/SC), bandeiras. Amarelos: Thiago Mendes, Bruno Mineiro, Jackson (G); Ceará, Samudio e Dedé (C). GOL: Marcelo Moreno, 25. CRUZEIRO: FábioCeará, Dedé, Leo Simões e Egídio (Samudio); Nilton e Lucas Silva; Everton Ribeiro, Alisson (Dagoberto) e Willian (Henrique); Marcelo Moreno. T: Marcelo Oliveira. GOIÁS: Renan; Jackson, Felipe Macedo e Valmir Lucas; Moisés (Murilo), David, Thiago Mendes, Tiago Real e Leo Veloso; Samuel (Esquerdinha) e Bruno Mineiro (Erik). T: Ricardo Drubscky. /// MARCELO OLIVEIRA comentou: “Jogo extremamente difícil. O Cruzeiro não jogou como normalmente joga, esboçou algumas boas situações de toque, mas o Goiás jogou muito também. Isso é explicável também em função da dificuldade de se jogar aqui. O campo é imenso e o clima dificulta. Eles estão mais acostumados e nós sofremos um pouquinho no final, quando faltavam 15 minutos. Mas quando não se joga bem o tempo todo, é importante ser eficiente pra ganhar o jogo. O árbitro foi até bem durante o jogo, marcou as faltas que tinha que marcar e aplicou os cartões, mas acho que ficou pressionado por algumas jogadas de corpo a corpo em que os jogadores do Goiás caíram perto da área. Tive a sensação que não houve pênalti. Os jogadores também. Seria lamentável um erro numa situação dessa, no final do jogo, sem tempo pra reagir”. /// TAÇA BH DE FUTEBOL JUNIOR, oitavas de final, campo do União, Itabirito, CRUZEIRO 1×1 CRICIÚMA. Gol: Leo Bonatini. Nos pênaltis, Criciúma, 5×4. Cruzeiro desclassificado. /// ATLETISMO: Sábado, em Recife, Marcos Antônio Pereira venceu a 39ª Corrida dos Guararapes da Polícia Militar, completando os 10 km em 29:32. Cícero Vieira foi o 4º, com 30:36, e Daniel Henrique Alves Sabino, o 5º, com 31:06. Em Lavras, Ivamar de Oliveira venceu a 3ª Corrida do Circuito Vale Verde, com 33:31. José Afonso Silva, 58 anos, conquistou a 7ª colocação da 1ª Maratona do Espírito Santo, disputada na Rodovia do Sol entre Guarapari e Vila Velha por mais de 2.000 atletas, com 2:43:02.

Sobedesce

Por Jorge Angrisano Santana | Em 26 de agosto de 2014

Pesquisa recente indica que 34% dos brasileiros são cegos, 29%, doidivanas, 19%, inteligentes e 18%, patetas.

Baseados nesses números a Consultoria Vermelho Anatnas prevê o seguinte sobedesce em 2015:

SOBEM: Natura, energia solar, energia eólica, árvores, salada de alface, pastores fundamentalistas, chá de ayahuasca, Rio Branco, porto no Rio Acre, Itaú, seringueiros, GPT, ações da Petrobras, floresta, mulé feia…

DESCEM: Friboi, hidrelétricas, termelétricas, vacas, churrasco, padres de passeata, cachaça, São Bernardo, porto em Cuba, Bradesco, sindicalistas, Kaiu, ações das empresas campeãs nacionais, cidade, mulé feia..

NA MESMA: duplicação da 381, rodoanel e anel rodoviário em BH, inflação, pibinho, juros, metade da população em idade produtiva que não trabalha, baixa produtividade, infraestrutura escangalhada, mulé bonita…

Que preguiça…

Pós arbitragem

Por Jorge Angrisano Santana | Em 26 de agosto de 2014

Cruzeiro enviou nota à CBF reclamando do pênalti marcado a favor do Goiás, no último domingo.

Em nome da preservação ambiental, espero que estas reiteradas mensagens sejam eletrônicas.

Favorito é o Sumpaulo

Por Jorge Angrisano Santana | Em 25 de agosto de 2014

Não quero estragar o carnaval antecipado de ninguém, mas há verdades que precisam ser ditas, “duela a quien duela”, como disse Fernando Collor, em seus dias de glória.

Fato é que, projetando as próximas 21 rodadas, cheguei à conclusão de que o favorito pra abiscoitar o título, ou melhor, bater campeão, é o Sumpaulo, senão vejamos:

  1. O time do Muricy já passou por seu mau momento e, finalmente, engrenou.
  2. As aves do Morumbi, Pato e Ganso, estão voando baixo.
  3. O presidente da CBF é tricolor e, certamente, pra agradá-lo, vão armar um complô contra  Cruzeiro.
  4. A torcida celeste já não aceita nem empate mais, logo, à primeira derrota haverá crise.
  5. Como todo mundo sabe, jogador convocado volta da Seleção de salto alto. E os dois melhores do Cruzeiro foram selecionados.
  6. Importante levar em conta a capacidade que a imprensa mineira tem de criar crises e desestabilizar o ambiente do Cruzeiro.
  7. Os juízes, isto é cláusula pétrea do futebol, só vieram ao mundo pra roubar do Cruzeiro.
  8. E tem a Globo, cuja prioridade sempre foi derrubar o Cruzeiro e levar times do Eixo ao pódio.
  9. Além de tudo isto, o Cruzeiro tem jogadores detestados pela torcida como JB, Leo, Egídio e Moreno, que só atrapalham.
  10. Como se não bastasse tudo isto, a BHTrans, a Minas Arena, o BMG, a Olympikus e outras organizações não sossegaão enquanto não afundarem nosso clube.

Tem mais, muito mais. Mas agora vou dormir. Amanhã, desfio o resto das contas do rosário das nossas impossibilidades.