Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

01/07/2008 | Evandro Oliveira
(Re) Aprendendo a torcer – A Revanche

Vou continuar batendo na mesma tecla. O torcedor do Cruzeiro precisa aprender a torcer para o Cruzeiro. Precisa conhecer momentos difíceis...

Algumas temporadas atrás, mais precisamente em 2004, quando a diretoria dispensou o novato técnico PC Gusmão, depois de ter ganho o campeonato rural e ter sido eliminado na Libertadores para um time de “menor expressão”, como queriam alguns cruzeirenses, escrevi uma coluna em que passava a idéia de que o ano de 2003, à época com a torcida comemorando o título, devia ficar guardado na história pelos títulos conquistados, não pela forma como foram conseguidos e nem pela intervenção da torcida.

Escrevi que a torcida do Cruzeiro tinha que (re)aprender a torcer. Alguns teriam que aprender, outros teriam que reaprender. A temporada de 2004 após a dispensa do PC Gusmão foi digna de se apagar pra sempre na memória do Cruzeirense. Parece que foi apagada, pelo menos de uma maioria que segundo dizem, deve oscilar por volta de 90% da torcida com margem de erro de 3% que é perfeitamente aceitável para os bons institutos de pesquisa, que se comporta de maneira pior do que em 2003.

Argumentava ainda que, o time estava mais oscilante do que gangorra de parque de diversão e mais indecifrável do que escritos de ruínas das cavernas pré-históricas. Pouco mudou. Nada evoluiu.

Os sábios torcedores de resultados imediatos conseguiram o que queriam naquela temporada. Derrubaram o técnico que, mesmo inexperiente, tinha conhecimento e certo controle sobre o elenco e trocaram de técnico uma, duas, três vezes. Parecia não ter fim. Escrevi que estava muito difícil interpretar as motivações e desejos de cada uma das pessoas que decidem e encaminham as ações no Cruzeiro. Além disso não entendia a torcida e o comportamento de uma parte, minoria naquele momento, que começava a vaiar o time quando vencia, atuava como torcida adversária dentro do Mineirão.

Não se assustem. 2003 acabou. 2004 também. Estamos em 2008 e está tudo igual. Mesma diretoria, mesmos torcedores, técnico inexperiente, time se desmanchando no meio da temporada. Mas o que aconteceu de diferente?

A maioria dos torcedores não reaprenderam a torcer, ficaram com o sonho de 2003 para sempre e desconhecem que é o espírito crítico que sempre teve a torcida do Cruzeiro (que a mídia define como exigente), que sempre levaram os dirigentes a fazerem as coisas da melhor maneira possível, mudou o perfil da atualidade. E alguns têm a cara-de-pau de dizer que este nível de exigência é que determina o número de títulos, como se a qualidade, vontade, determinação e garra do elenco e comissão técnica fossem meros detalhes.

Ô Coitados!

O Cruzeiro teve uma difícil escalada, caiu muito fácil e o torcedor não teve a disposição de reaprender a torcer. Parece que esta disposição só acontece quando a tragédia é grande. Os torcedores de times que têm visitado a a segundona que o digam. Aliás, parece que tem torcedor cruzeirense pedindo para que isso aconteça. A profusão de conquistas ofusca esta visão de necessidade do reaprendizado. Ficamos apreensivos pelo tempo que seria necessário para o recomeço, lá se vão quatro temporadas completas e a coisa ficou pior. Esperávamos uma transição em 2004, as temporadas de 2005 a 2007 presenciaram as mais bizarras apresentações do Cruzeiro e lamentáveis situações nos confrontos com adversários tradicionais.

Começou 2008, muitas esperanças e as surpresas não param. Aquela torcida que vaiava o time, após o jogo, quando ganhou em nosso domínios, agora atua durante o jogo.

Mas tudo tem sentido.

O que motivou-me a escrever (reescrever é verdade) esta coluna foi poder estar cercado de colunistas que estão, neste momento, falando da mesma coisa que eu com outro foco. A bola da vez é o técnico. Não presta é o mínimo, ofensas sobram aos montes (alguns defendem a teoria de que chamar outra pessoa de covarde não é ofensa). Estes torcedores aprendizes acreditam piamente que a demissão do treinador, substituído por qualquer um, dará melhores condições para o time chegar ao título.

Mas o que me chamou a atenção é a postura "morde e assopra" dos colunistas que aqui me ladeiam. Um morde e diz que tá somente fazendo observações e esperando para ver como fica. Outro se diz cansado de defender algo ou alguém que jamais defendeu. Outro, mais reformista, admite que o técnico erra e suscita o direito da torcida chamá-lo de burro, vaiar jogador e torcer contra o time durante o jogo. Impressionante!

Vou continuar batendo na mesma tecla. O torcedor do Cruzeiro precisa aprender a torcer para o Cruzeiro. Precisa conhecer momentos difíceis. Torcedor que avoca pra si a pecha de exigente e que vai torcer contra o time só porque o técnico não colocou aquele jogador que ele, provavelmente, nunca viu jogar só pode estar muito decepcionado com o time, não deveria nem ir ao estádio ou ver jogos pela TV. Futebol é diversão, mas o olhar do torcedor não pode ser o olhar dos outros e vice-versa. Alguma coisa o torcedor tem que definir como arbítrio seu.

Em 2005 achei que este torcedor ia cair na realidade ao NÃO comemorar rebaixamento de adversário em lugar de título na galeria. Perdemos uma sequência de 15 anos consecutivos de títulos que talvez nunca mais volte. E a torcida não aprendeu.

Sou dos que não se contenta com título rural, deixar os rivais locais sem ganhá-los é o melhor da história, entretanto, não entendo (pra falar a verdade, entendo e sei o que se passa, mas é melhor deixar pra lá) o que acontece com a torcida e o técnico. Alguns chegam ao delírio de imaginar que o técnico tá afrontando a torcida de propósito. Mas como estes torcedores devem ter muita experiência e vivência é possível que estejam certos. Só não está certo torcedor que vai vaiar, xingar jogadores e comissão técnica durante um jogo.
Imperdoável e, tenham certeza, será usado contra nós muito em breve. Aí não haverá o que lamentar sobre este enorme "tiro no pé".

Vou continuar torcendo, continuar desejando que todos (re)aprendam rápido e passem a se preocupar com o presente do Cruzeiro, sem tirar o olho do futuro e sem esquecer as glórias do passado. Vou continuar defendendo quem trabalha em prol do Cruzeiro. Como sempre fiz, o dia que perceber que jogador ou integrante de comissão técnica trabalha no Cruzeiro sem vontade ou por "dinheiro", serei o primeiro a pedir a saída (embora minha opinião não valha de nada), mas defenderei o Adílson Batista da mesma forma como defendi o PC Gusmão mesmo depois da eliminação da Libertadores e como ficou provado, aquela sucessão de erros e contradições marcaram como uma das piores temporadas de nossa história.

A torcida tá esperando o quê para (re)aprender a torcer?


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 RaposaDaCapital | Não definido | 01-07-08 00h38min
Olá Evandro, perfeita a coluna, parabens. Admito ser um critico do técnico Adilson, várias vezes aqui apontei seus erros, não concordo por exemplo quando ele não usa o jogador da posição e fica envertendo o Paraná nas laterais, Apodi e Carlinhos já sofreram com isso, bom, mas isso tambem nunca me motivou a pagar o cartão todo mês, e pagar o ingresso pra ir no Mineirão pra vaiar o Cruzeiro, coisa que nunca fiz em epocas bem piores, Domingo alguns primeiro xiaram com o Weldon, ...cont
 zehum | Não definido | 01-07-08 00h41min
Evandro, reaprender a torcer, tudo bem. Concordo com vc sobre o PC e sua análise dos desastres seguintes, vale dizer anunciados. Agora, o que fazer em relação à substituição do Adilson diante do Palmeiras? Se com atacante isolado fica difícil, o que dizer sem atacante? A conversa no intervalo do fatídico jogo do Parque Antártica teria de ser para despertar o brio do time. O que se viu foi levar gol de bola parada, na jogada previsível do Leandro. Cadê o Jajá? Matou o Santos e está fora, pq?
 RaposaDaCapital | Não definido | 01-07-08 00h45min
até com o Guilherme xiaram baixinho, depois mandar o técnico pra aquele lugar em rede nacional é duro né galera, rompe qualquer tipo de corrente positiva, acho que é válido o toque pra torcida pois todos podemos aprender, amo muito o Cruzeiro, como todos aqui, acredito, e agora é o momento de nos unirmos e deixar o técnico fazer o trabalho dele tranquilo, ele conquistou esse crédito, um grande abraço a toda torcida Cruzeirense e no próximo jogo no Mineirão daremos show, ...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 02h13min
Concordo com muito pouco do que li. Acho mesmo que quem mais pode contribuir futuramente para q algo seja usado contra nós são os cruzeirenses q insistem em dizer q a torcida do Cruzeiro é em sua maioria constituída por torcedores q torcem contra ou q não sabem torcer. P/ falar isto e colocar isto na cabeça das pessoas em geral, já temos a imprensa galinácea q passei a acompanhar mais de perto aqui do RJ só p/ tirar a prova. Divulgar isto, até além das fronteiras de BH é o q eles querem.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 02h16min
Isto de torcer contra p/ provar q está certo é muito improvável. O cara fala bobagens na hora da raiva, xinga quem não deve, mais é só o time se colocar em vantagem q esta pulando de alegria. Pelo menos assim acontece com a maioria. Se formos partir p/ a analise do ato de vaiar ou gritar burro temos então q ter em mente duas coisas: ou entender então q todas as torcidas tem q reaprender a torcer ou aceitar q somos humanos e portanto sujeitos a esses arroubos de irracionalidade e ...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 02h20min
... instabilidade emocional, principalmente quando o assunto é futebol, quer seja a massa e o inconsciente coletivo atuando dentro da arena de batalha ou num fórum de discussão.
Pq será q a torcida do Flamengo, a do Corinthians, a do Vasco, a do SP e outras do eixão vaiam pra caramba e mesmo assim a maioria dos jogadores não se importam de ir jogar nestes clubes, mesmo muitas vezes com atrasos de salário? Pq jogador quer é aparecer, figurar na mídia, curtir o glamour q esses clubes ...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 02h21min
... oferecem e futuramente conseguir uma bela transferência p/ o exterior. Além, é claro, da mídia do eixo (da do RJ posso falar com propriedade) não ficar denegrindo imagem das torcidas. Até alertam q vaiar é jogar contra, mas não dão ibope. Procuram até compreender. No Cruzeiro não é muito diferente, jogador sabe q aqui tem grandes chances de conseguir garantir seu futuro. Somos vistos pela imprensa em geral como exportador, isto sim tem sido falado bastante atualmente na mídia fora de BH.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 02h24min
Nenhum jogador desprezará vir jogar no Cruzeiro por causa da torcida. Isto afirmo. Aqui oferecesse salário em dia e vitrine.
Todos precisam reaprender então, troca de técnico é figurinha fácil. Vaia e gritos de burro idem. Técnicos saem e voltam como se nada tivesse acontecido. No futebol nada fica inequivocamente comprovado (é o tal do SE). Quem pode garantir q com a ausência de uma vaia, um grito de burro ou uma troca de técnico tudo teria sido diferente p/ melhor. Ninguém.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 02h25min
Por fim, se porventura no Cruzeiro isto estiver acontecendo além do devido no momento, ou nos últimos anos, creio q motivos não hão de faltar, e o mal, vem da boca de pessoas de dentro do próprio Cruzeiro. Vide a última: “....não temos que dar satisfação a torcida...” (mais ou menos isto).
Ta bom, o q eu escrevo não vale muito, eu sempre saio em defesa da torcida mesmo.
 lcrocha | Não definido | 01-07-08 08h33min
Vou ser bem sincero...eh muito fácil falar qdo se assiste aos jogos de casa, sentatinh o no sofá. Mas lá no campo, vc empolgado com o time, com o jogo, vendo um São Paulo se acovardar e seu time com possibilidades de ganhar ai o técnico tira um atacante e poe um meia congestionando o meio de campo....sinceramente não dá...Não gostei da sua coluna nem do jeito irônico com que tratou a torcida ("sabio torcedores"). Vá mais no campo, viva ao vivo o momento que entenderá o calor da toricda....
 pyxis | BHZ | 01-07-08 09h16min
LCRocha,Aliás, a coluna é "revisada" pois eu estava nas arquibancadas quando a torcida vaiou o ALex e chamou-o de mercenário em 2004. quanto pediu a saída do PC Gusmão. E você quer que eu seja menos irônico?
 pyxis | BHZ | 01-07-08 09h19min
Jerônimo,
Você pode não ter gostado da abordagem. Muitos não gostam pois se vêem nos relatos. Se você ouvisse a declaração do Guilherme sem entender a "resposta" da torcida durante o jogo do SPaulo talvez mudasse de opinião. Se você ouvisse torcedores na arquibancada como eu tenho ouvido, não afirmaria que torcedor não torce contra para fazer valer sua opinião.
Uma coisa não está explícita: os interesses excusos de quem INDUZ o torcedor do Cruzeiro a se comportar assim.
 pyxis | BHZ | 01-07-08 09h23min
Zehum,
Quando o torcedor começa a questionar uma substituição aqui e acolá, quando começa a questionar porque o jogador X não foi relacionado, porque o jogador Y (que nunca fez nada em mais de 50 partidas) está sendo negociado, porque o jogador tal entra 20 minutos e não volta mais, é porque o torcedor está sendo induzido a fazer estes questionamentos e não tem muito argumento.
Torcedor quer título. Ganhamos ruralito e saímos na LIbertadores... cont
 pyxis | BHZ | 01-07-08 09h25min
... a diretoria NÃO CUMPRIU absolutamente NADA do que prometeu quando nos classificamos para a LIbertadores. Aí caem TODOS em cima do técnico que tá fazendo O MELHOR com aquilo que deram a ele.
Este tipo de injustiça desagrada técnico, jogadores e muita gente. E a diretoria sai ilesa. Zezé vai ser eleito e continua tudo a mesma coisa, só que com outro treinador pois este não aguenta até o final do ano. Ou você acha que este ELENCO é o melhor do país para ser campeão?
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 10h56min
Ehhhhh Pyxis, vamos nós outra vez.
A questão ñ é simplesmente ñ gostar da abordagem e sim ñ estar de acordo com ela e achar q muitos cruzeirenses são mestres em fazer tal tipo de abordagem, q na minha opinião acaba sendo + prejudicial ao Cruzeiro q benéfico. Sinceramente, ñ me vi retratado nela, pois defendo meu ponto d vista em tese, pelas vezes q fui ao Mineirão e pelo q observo de todas as torcidas. Vc tb não me incluiu diretamente, disse apenas q MUITOS se vêem retratados. OK.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 11h00min
Eu não ouvi a declaração do Guilherme, mas tenho absoluta certeza q fez uso do q chamamos de dissimulação. Ele entende tudo o q está se passando perfeitamente, mas tem q apoiar o “professor”, ele não é burro, e nem eu, sei ler nas entrelinhas os posicionamentos desses caras. Não é atoa q de vez em quanto um deixa a diplomacia de lado e chuta o balde.
Quanto ao torcedor, não disse q não existe os q torcem contra p/ provar sua opinião, disse q é pouco provável, mas admito q alguns poucos...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 11h02min
...podem assim proceder ocasionalmente, mas não como regra, portanto, considero este aspecto desconsiderável.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 11h04min
Agora, o principal, no último parágrafo do seu texto, quando diz q será o primeiro a denunciar jogador ou integrante da comissão técnica q trabalha no Cruzeiro sem vontade ou por dinheiro (?), combinado com sua resposta ao Zehum, onde deixa subentendido q o mal nasce na diretoria e sobra p/ o técnico, parece q deixou explicito quem é o responsável pelo comportamento q descreve da torcida.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 11h10min
Então, me parece q denuncia estes, porém sem dar nomes aos bois, apesar q todos sabermos. Talvez aqui caiba os tais interesses escusos (q vc tb não citou, possivelmente pq não seria inteligente sem as devidas provas) q induzem o torcedor cruzeirense a se comportar do jeito q vc define.
Pyxis, na boa, seus textos são um tanto quanto criptografados, fica muita coisa no ar.
 rapozaço | Belo Horizonte | 01-07-08 11h24min
Tenho ouvido cada coisa ultimamente. Uma foi num programa da TV que o Cruzeiro deveria ter ido prá cima do SP domingo pp. Pois bem, recentemente o Flamengo fêz o mesmo e o resultado a gente já sabe. Ai eu pergunto: Foi uma boa pro Flamengo? Outra é sobre a demissão (pedida pela torcida, motivada pela mídia) do treinador. Ai eu pergunto II: E colocar quem? Ney Franco?Ele mesmo demitido do Fla, do Tritiquim/PR e ainda sem time?Ou o Parreira? Ou mandar buscar o Joel Santana? Ou o Nêdo Xavier?
 rapozaço | Belo Horizonte | 01-07-08 11h26min
Portanto, eu acho que a torcida deve ter muita calma. Parar de pensar que o futebol de índio ( ir prá cima de peito aberto)é o que há e principalmente achar que nosso time é imbatível, somos o supra-sumo do futebol. Nosso time é mediano, NÃO TEMOS peças de reposição à altura (principalmente prá zaga e para o ataque). E o nosso treinador erra e acerta.Como todos os outros que abundam o futebol tupiniquim. Não tenho saudades daquele time que perdeu pro Figueirense, empatou com o Náutico,etc...
 rapozaço | Belo Horizonte | 01-07-08 11h28min
Partidas em tese ganhas, mas com o futebol ofensivíssimo ( prá frente todo mundo) deu no que deu. A mídia paulista e carioca não entende o motivo de tanta chiadeira. Não é à tôa que elegeram nossa torcida a MAIS CORNETEIRA DO BRASIL .Palmas pro Flávio Carvalho,pro Lélio Gustavo, Arthur Morais,Jr. Brasil e a mídia codornística, patética e secundina. Estão levando nossos torcedores na conversa e o resultado está ai. Em terceiro no campeonato e altamente contestados por nossa própria gente.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 12h11min
Rapozaço, me desculpe, mas e daí q é a + corneta do Brasil (ou será q isto tb é uma forma equivocada e utilizada por esta imprensa p/ tentar nos denegrir). Se é a mais corneta, é tb pq é a q mais acompanha as coisas q dizem respeito ao clube. Isto é paixão pelo clube, tanto q, nas nossas médias de público em casa estamos sempre entre os primeiros. No mais, o momento cruzeirense é propício a cornetagem mesmo. Pq? Sabe quando vc sabe q tá quase lá mas q por alguns detalhes pode não chegar. É isso.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 01-07-08 12h16min
Durante o jogo o torcedor deve apoiar sempre. O jogo de domingo passou no Brasil inteiro e foi duro escutar a torcida chamando o técnico de burro. Após o jogo é normal que se discuta a postura do time. O time faz parte do nosso cotidiano e com a internet então tudo ficou mais fácil. Quero o Adilson por um bom tempo no nosso comando. Não o trocaria por nenhum outro do futebol brasileiro.Porém não gosto quando ele substitui o centroavante. Espero estar errada.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 12h23min
Ceu, vou te fazer uma pergunta. Quantas vezes vc já ouviu na tv a torcida chamar o técnico de burro? Um monte não é mesmo. Vc acha q as torcidas destes times ligaram p/ isso? Te garanto q por ter ido para o Brasil inteiro via tv nem se importaram. Precisamos ter mais personalidade. Se nos chamam de corneteiros, viremos isto a nosso favor. Eu assumo o rótulo sem problemas, pq p/ mim, isto mostra o quanto acompanhamos as coisas de nosso clube. Não somos alienados, somos apaixonados. Rótulo bom.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 12h25min
Aliás, a palavra cornetagem está em moda, tenho lido bastante a expressão por aí, e não só com relação ao Cruzeiro. O termo é apropriado para o q é ser torcedor, e até mesmo para jornalistas em geral. A maioria, não passa disso.
 Bad Fox | Belo Horizonte | 01-07-08 12h28min
Todas as torcidas fazem o mesmo, mas quando a torcida do Cruzeiro vaia, a imprensa vem dizer que precisamos "torcer" mais assim como disse o Mario Marra domingo na Rádio Globo, o cara é um atleticano safado, só não vê quem não quer...E se somos corneteiros, todos os brasileiros devem vestir a carapuça vide o que acontece com a seleção. Não vaio quando vou ao campo, não gosto, não me sinto bem, sinto que atrapalho meu Cruzeiro, mas odeio quando colocam nossa torcida em cheque, sem necessidade.
 rapozaço | Belo Horizonte | 01-07-08 13h46min
Jeronimo, meu grande irmão. Quando digo "corneta" é sempre na forma prejudicial que esse tipo de atitude tem proporcionado, ao longo de uma temporada, a um trabalho ainda embrionário.Veja o caso do Maicossuel. Quase bateram no DJ no ano passado quando o escalava. Hoje, tá uma chiadeira sem tamanho pelo fato dele ter sido incluído em negociações pela diretoria. Ai está a corneta-mór. NADA AGRADA aos cosneteiros de plantão, capitaneados pelo sr.Flávio Carvalho (Band) e Arthur Morais (Itatigalo)
 rapozaço | Belo Horizonte | 01-07-08 13h48min
E não tem jeito. Todas as laterações que o Adilson fizer, tudo o que a diretoria fizer pode esperar que grande parcela da torcida vai chiar. Pelo simples fato do circo já estar armado. Eu , se eu fosse o Adilson, faria igual ao "02" da "Tropa de Elite"--->pedia prá sair. Nunca vi um time bem colocado no campeonato ser tão escurraçado como esse.É por isso que os comentaristas do eixo fazer esse comentário. Contra a corneta tipo " tiro no pé".O que nossa torcida(infelizmente) anda fazendo.
 rapozaço | Belo Horizonte | 01-07-08 13h51min
Leia os comentários das notícias aqui so site. Pode copiar que alguns que desciam a ripa no Maicojeca estão dizendo que ele vai ser o super-craque nas mãos do Luxa. Nem sabem se ele vai pro Palmeiras.
Estou esperando começar a chiadeira por causa do Nenê.
´ Como diz o ceguinho Geraldo Magela: " É DIFICI"...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 14h11min
Ta entendido grande Elias. Concordo inteiramente com vc no q diz respeito a cornetagem em cima do Maicossuel, é verdade, antes era o Maicojeca, agora não devia sair. Tenho uma hipótese p/ essa mudança de postura de alguns. Devem estar entendendo q p/ sair o Maicossuel seria melhor sair o Henrique ou Bruno, que entendem serem os protegidos do AB. Mas q parece ser parece mesmo. Ta meio estranho isso.
Não to nem aí p/ essas saídas q estão acontecendo, só quero q a base seja conservada. (cont.)
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 14h19min
Espero q sejam mantidos e q tb tenham mais oportunidades o Jajá e o Camilo. Tb desejo maior paciência com Jonathan q me parece q melhorou demais nos últimos tempos. Outro q pediria mais paciência com ele é o Weldon, acho q ele deve formar a dupla de ataque com Guilherme. Acredito q se for dado um tempo a ele, ainda vai render bons frutos (assim espero). Não q seja um craque, mas a nível do q temos hoje no Brasil, tenho q apostar nele. No mais, falta saber do q é capaz o Reinaldo alagoano.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 14h23min
Só mais uma coisa Elias. Vi o Gladstone jogando pelo Palmeiras e acho q seria uma boa opção para nossa zaga em caso da ausência do Espinoza ou do Heleno. Talvez nessa vacilamos em deixá-lo ir p/ o Palmeiras. Tb vi o Apodi no Santos, quase não pegou na bola, não jogou nada, mas temos q dar um desconto, o time do Santos tá uma baba.
 rapozaço | Belo Horizonte | 01-07-08 14h42min
Jeronimo
Eu tb gostaria que fosse dada mais uma chance pro Glad. Ocorre que ele ficou marcado (principalmente junto à torcida corneteira) como uma fábrica ambulante de penaltis ( Lembra?). Esse é mais um exemplo de quanto mal faz esse tipo de gente na nossa torcida.
E, cá prá nôsco,ó Gladstone não é pior que o (10a) Fortunato. Esse sim é ruim de lascar.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 14h53min
Tudo bem Elias, realmente precipitação d julgamento atrapalha mesmo. Jogadores são queimados pela torcida em todos os clubes e não podemos ficar achando q isso é privilégio dos torcedores cruzeirenses. É isso q não gosto de ouvir. Olha só um exemplo. O Roger vinha sendo criticado no Grêmio (calma, sei q ele não é prata da casa), vez nos últimos 2 jogos 4 gols, todos de penalti. Quer apostar uma caixa de cerveja? Se o Grêmio cair na classificação, o q não é difícil, vai sobrar p/ ele. Torcedor...
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 14h55min
...não é tão bobo ou burro, sabe q esse Roger é um enganador (opinião minha, tanto q não é nem cogitado p/ a seleção), de vez em quando faz uma jogadazinha de efeito e passa por craque. Mas o torcedor ta de olho, se o time cair e ele não fizer mais gols, vai pro paredão. rsrsrsrs
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 14h56min
onde se lê VEZ, leia-se FEZ.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 01-07-08 15h02min
O exemplo q dei ficou fora do contexto do q vc falou, é pq estava pensando no comportamento do torcedor, vai pedir a caveira do cara mesmo não tendo outro melhor p/ substituí-lo. Basta o Grêmio degringolar.
 silvercan | Belo Horizonte | 01-07-08 17h09min
Evandro: Respeitem os que querem ver o Cruzeiro como time GRANDE e não como timezinho do interior que entra em campo respeitando POTOSI e toma de 5. "O ADILSON precisa (se quiser permanecer no clube) mudar de postura, com URGÊNCIA!!!" Coloquei entre aspas meu amigo, pq esta frase eu ouvi de um dirigente SUPER LIGADO ao Zezé. E se ele me falou isso, vc sabe o que vai dar...
 jrgalvao | Belo Horizonte | 01-07-08 17h28min
O meu jeito de ver futebol é muito parecido com o que o Evandro mostra na sua cronica. Acho que esta ocorrendo um excesso de alguns, decorentes de varias atitutes, quer da direitoria, quer da imprensa que repercute diretamente no treinador. Tem gente que fica louco quando le uma reportagem ou escuta uma entrevista da direitoria falando qu esta atras de reforços, como os reforços que são contaratados, nao são aqueles que eles imaginariam, surge a frustação e consequentemente a cobrança indevida
 jrgalvao | Belo Horizonte | 01-07-08 17h31min
Por outro lado a imprensa meineira escolheu o Adilson como cristo do ano e todos descem a bordoada sem dó, o que faz muito torcedores a acrediarem no que estaão ouvindo pra tambem detonarem o técnico e consequentemente o time. A situação ta ficando dificil, acho que vai acontecer um conflito entre vaiadores e nao vaiadores, pois é dificil assistir um jogo com o cara do lado pentelhando o tempo inteiro. Também nao comungo com a tese que o Cruzeiro so ganha titulos porque sua torcida e exigente
 jrgalvao | Belo Horizonte | 01-07-08 17h34min
Numa boa, o que esta parte da torcida ta ficando e chata mesmo, alias isto foi apreendido com os conselheiros de plantão que costumar assistir jogos nas cativas, hoje especiais, é de la que sempre parte o primeiro zum zum zum, Espero que no final das 38 rodas do brasileirão o Cruzeiro esteja em primeiro lugar, pois acredito muito no time e no treinador. Agora uma cornetada de leve, Silverio, tu acredita mesmo que quem qeur o Cruzeiro Grande, tem que vaiar o time, acho que sua assertiva esta equi
 Raposa Velha | Belém | 01-07-08 17h45min
Tem muita gente boa aqui que gosta de inverter situações que são muito claras : 1 - quem critica, com ou sem razão esse técnico, não necessariamente é um idiota manuseado pela "imprensa"; 2 - O pessoal não reclama a falta do "Maicojeca", mas o fato de ele "dançar" e ficar o Henrique/bruno; 3 - técnico mais atrapalha do que ajuda; 4 - Esse técnico tem que comer muito feijão ainda; 5 - vamos parar de ser "coitadinhos" órfãos da imprensa. Já passou da hora de crescer!!. Falo isso pra todos nós.
 César | Belo Horizonte | 01-07-08 20h48min
Evandrão,Evandrão, o RAPOSA VELHA aí acima tem razão sô! Ninguém mais do que voce e alguns aquí sabem que as coisas não estão boas lá dentro. O problema não é mais de "torcedor teleguiado", torcedor que "não sabe torcer" etc. O Cruzeirão perdeu o bonde da história com esta direção. Teríamos condições de estabelecer estratégias mais competentes se quem está lá dentro não se isolasse propositalmente no poder. Estou preocupado com a situação e prefiro que forcem as mudanças já, custe o que custar.
 Hermes | Divinópolis | 01-07-08 21h32min
Nobre Evandro,tenho que discordar de vc.A torcida do nosso CRUZEIRO é perfeita.Chamar um burro de burro é coerencia,pior seria ver as cagadas do Adilsom e ficar aplaudindo.Temos que cobrar sempre,senão os "homis"acomodam.
 toninho | Ceilândia-DF | 01-07-08 21h40min
Torcedor quer título. Ganhamos ruralito e saímos na LIbertadores... cont pyxis | Beagá | 01-07-08 09h25min ... a diretoria NÃO CUMPRIU absolutamente NADA do que prometeu quando nos classificamos para a LIbertadores. Aí caem TODOS em cima do técnico que tá fazendo O MELHOR com aquilo que deram a ele. EVANDRO, ATÉ QUASE NÃO ESVREVO MAIS AQUI, PORQUÊ GERALMENTE, NOSSAS OPNIÕES DIVERGEM, MAS NESTE TRECCHO AQUI, CONCORDO COM VOCÊ, E INFELIZMENTE TALVEZ A SAÍDA DO TÉCNICO E CONSEQUENTEMENTE
 toninho | Ceilândia-DF | 01-07-08 21h43min
A QUEDA DE PRODUÇÃO DO TIME SEJA UM MAL NECESSÁRIO, PARA QUE ATINJA TAMBÉM A DIRETORIA, QUE É MAIOR CULPADA EM CONTRATAR UM TÉCNICO INEXPERIENTE PRA LIBERTADORES E AINDA SEM GRANDES JOGADORES, E AINDA MAIS AGORA VENDERÁ OS PRINCIPAIS JOGADORES DO ATUAL ELENCO SEM REPOSIÇÃO ADEQUADA. MAS NÃO ISENTO TOTALMENTE O ADILSON, ELE TAMBÉM TEM ALGUMAS FALHAS QUE PODERIAM SER CORRIGIDAS.
 pyxis | BHZ | 01-07-08 23h03min
Toninho,
Mal necessário????
Ficou doido??? Não chega 2004, 2005, 2006 ??? Pior do que aqueles times... aí quando técnico (que alguns falam que tem que comer grama) começa ganhando o ruralito, faz ÓTIMA campanha no Brasileiro, a torcida chama ele de burro NO MEIO DO JOGO e ainda acha que tá certa... e para piorar você sugere que tem que sair o tecnico e o time cair de produção.
Não, Obrigado!
 pyxis | BHZ | 01-07-08 23h05min
Hermes,
Quem falou que tem que ficar aplaudindo? Eu escrevi isso em algum lugar? Presta atenção. A diferença entre NAO VAIAR E NÃO JOGAR CONTRA é muito grande de TORCER para o time e xingar depois do jogo.
Mas se vocês acham que não tem nada a ver. Que um time jovem destes aguenta o tranco de 37mil pessoas xingando no meio do jogo. Vocês devem saber o que estão fazendo.
 pyxis | BHZ | 01-07-08 23h09min
É Silvério... em cima destas certezas de que se o técnico nao mudar do jeito que uma meia duzia gostaria, vai-se trocando de técnico e o resultado dos últimos quatro anos deve ter sido do jeito que estes "diretores" gostam.
Eu sou é CRUZEIRENSE. Diretor que pensa primeiro nele e em quinto lugar na torcida do Cruzeiro e no time eu DISPENSO.
Fico com o Adílson e com a vontade dele de ganhar. Desde quando torcedor tem que escolher quem vai para o banco de reservas senão derruba técnico???
 pyxis | BHZ | 01-07-08 23h12min
Raposa Velha,
Quem té invertendo situações é você. Sei que não é obrigatório NINGUÉM morar em BH e acompanhar o time para ser torcedor, mas para formar opinião convicta como a que você tem, deve ter muitas informações fiéis e consistentes.
Só lamento que o torcedor do Cruzeiro, se guie por manchetes panfletárias e quando veste a carapuça diz que é inversão de idéias. mas tudo bem apóie o torcedor que vaia o time no meio do jogo, um dia conseguiremos mostrar que isso é bom para o time.
 pyxis | BHZ | 01-07-08 23h16min
César,
Sem querer ser catastrofista, o CUSTE O QUE CUSTAR, custou segunda divisão para B0stafogo, Pamerd4, galinhas, gambás... Volte no tempo e veja como a torcida de cada um deles se comportou na temporada que caíram e na temporada anterior.
Não creio ser muito inteligente torcer contra, ficar com a politica de terra arrasada para "melhorar" as coisas na direção do Clube. Vocês estão sonhando. Muitos diretores e conselheiros CAGAM e andam para futebol.
 pyxis | BHZ | 01-07-08 23h18min
Jerônimo,
Depois você fala que estou errado...Se isso não é torcer CONTRA você chamaria de quê????
Destempero mental? Despreparo de torcedor???
E ainda vem alguém defender que a torcida tá certa.
EU NÃO FAÇO PARTE DESTA FACÇÃO DO QUANTO PIOR MELHOR SÓ PARA VER O TREINADOR CAIR.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 02-07-08 00h40min
Só vou escrever mais uma vez pq vc perguntou.
Não Pyxis, eu não quis dizer q vc está errado. Eu quis dizer q vc não está totalmente certo. Que tenho discordâncias. Considero vc pouco flexível nos seus pontos de vista, meio indisposto a enxergar as coisas por outros ângulos. Mas isto tb não considero nada demais. Acho q deve proceder assim quem acredita 100% no q fala. Deve ser o seu caso. Em algumas questões, não necessariamente ligadas ao futebol, tb sou assim.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 02-07-08 00h41min
Quanto a sua pergunta.
De que chamaria isto?
No estádio: irracionalidade coletiva perdoável (porém, como já manifestei, não sou radicalmente contra vaias, ocasionalmente as acho providas de objetivo específico, o que não é o caso no momento, pelo menos por enquanto)
Em fóruns de debates: diversidade de opiniões (entendendo q existem os moderados e os radicais, por vezes irracionais)
 AFernando | Varginha | 02-07-08 12h30min
Evandro, as burrices cometidas pelo tecnico AB são tantas que deixa qualquer torcedor doido. E suas justificativas pela derrota ou empate com este sabor, é simplesmente doloroso. Siceramente não da pra aceitar esta atitude do tecnico. E outra colocar jogador com qualidade duvidosa (e que é um numero consideravel dentro do elenco)Será que esqueceste que o Cruzeiro é time de ponta? Só que a torcida não é burra, conhece perfeitamente qualidades dos profissionais que faz parte do elenco.
 pyxis | BHZ | 02-07-08 12h47min
AFernando,
Discordo de você em gênero, número e grau.
A torcida (PARTE DELA) é burra e está sendo estúpida ao manifestar sua incompreensão com o técnico DURANTE a partida.
A torcida (e os comentaristas que influenciam a torcida de maneira MUITO PECULIAR E ESPERTA) NÃO PODE avaliar um jogador e julgá-lo de "qualidade duvidosa" com este jogador tendo atuado menos de 180min em partidas diferentes.
Será que esta torcida que você fala que não é burra, já esqueceu o que fez ... cont
 pyxis | BHZ | 02-07-08 12h49min
... com o jogador Marquinhos Paraná?
Esta é a parte inteligente da torcida que vaia um jogador com 15min de jogo sem NUNCA tê-lo visto atuar?
POr isso, REPITO, estou fora desta parte "inteligente" que julga se ver, que julga sem saber das reais condições do time e que JOGA CONTRA o time durante jogos importantes.
Se, para você isso é argumento e fundamenta a sua opinião de torcida inteligente e técnico burro. Tudo bem. Entendi a sua opinião... se a fundamentação é outra, me explique...
 pyxis | BHZ | 02-07-08 12h53min
...pois eu não estou entendendo mais nada.
Veja exemplos recentes: Maicosuel era endemonizado. Não fez absolutamente NADA. Virou ídolo e craque. Onde esta a inteligência?
Sinceramente?
Muitos reclamam que pego pesado. Mas o "inteligente" torcedor do Cruzeiro não admite que é teleguiado pela mídia e busca racionalidade em argumentos que não valem em lugar nenhum, só no Cruzeiro e contra o Adílson Batista. Nem contra a Diretoria este torcedor consegue se explicar.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 02-07-08 13h06min
É Isso Aí Grande Evandro, O Verdadeiro Torcedor Cruzeirense tem que mirar nas torcidas daqueles clubes que amargaram o descêncio às divisões inferiores e que re-aprederam a re-apoiar com mais força e ao mesmo tempo, re-torcer com mais amor. Assim, voltaram a apoiar mais ainda e viram seus times com luta e determinação, re-ascenderem à Elite do Futebol Brasileiro. O Torcedor Cruzeirense, tem fama de ser exigente, agora falta também aprender ou re-aprender a torcer e apoiar, nos momentos difíceis.
 Raposa Velha | Belém | 02-07-08 14h24min
"Só lamento que o torcedor do Cruzeiro, se guie por manchetes panfletárias e quando veste a carapuça diz que é inversão de idéias.". Agora sim, vesti a carapuça e digo-lhe apenas uma coisa ; Sem comentários.
 pyxis | BHZ | 02-07-08 15h08min
AFernando,
Vc escreveu:
"...jogador com qualidade duvidosa (e que é um numero consideravel dentro do elenco)..." e pergunta se EU esqueci que o Cruzeiro é time grande.
Penso que quem esqueceu foi a DIRETORIA. E ela é responsável por TODA esta situação. O técnico tem respondido MAIS DO QUE SATISFATÓRIAMENTE com a qualidade do elenco que deram a ele. A coisa é tão complicada que torcedor argumenta que temos um dos três melhores elencos e o pior treinador, outros que temos um elenco ,,,
 pyxis | BHZ | 02-07-08 15h10min
...mediano ou ruim e um treinador esforçado, outra parte entende que temos um elenco com "potencial" e um treinador idem.
Quem foi responsável pela contratação do técnico? Então, que o torcedor perceba que A DIRETORIA que tem responsabilidade sobre TUDO que acontece, mas, sabiamente, a diretoria deixa a torcida voltar suas flechas para o técnico... assim não vira alvo. Quando a coisa tiver voltando para a diretoria, ela demite o técnico e a torcida começa tudo de novo... a isso chamo FARSA.
 pyxis | BHZ | 02-07-08 15h12min
Raposa velha,
é uma pena que você não queira comentar... pensei que você ia querer provar que a inversão de idéias não é sua e sim de outros (EU e outros)...
Fica prá próxima.
 pyxis | BHZ | 02-07-08 15h14min
Rogério-DF,
EU nem coloco a questão de "verdadeiro" e não-verdadeiro torcedor cruzeirense. Admito que a maioria que discute e a totalidade dos que ofendem e atacam o técnico são, efetivamente cruzeirenses.
Possuem, no entanto, formas de torcer diferentes.
No momento, estas formas PREJUDICAM o Cruzeiro o que se torna A MESMA COISA que torcer contra (aliás com efeitos mais perversos).
POr isso a minha insistência que o torcedor precisa (RE)aprender a torcer para o Cruzeiro.
 lcrocha | Não definido | 02-07-08 15h45min
Repito, eh muito fácil ficar sentado de casa torcendo sem ir ao estádio e viver o calor de uma partida. EU SOU VERDADEIRO cruzeirense sim, e apesar de já ter manifestado VARIAS vezes aqui apoio ao AB, me cansei de ver algumas insistências equivocadas dele. CLARO, sei que grande parte da culpa é da atual diretoria que é excelente para fazer negocios, excelente para falar, mas esta devendo um time competitivo DESDE 2003!! Enquanto isso, o balcão continua e as negociacoes obscuras também.....
 pyxis | BHZ | 02-07-08 18h01min
LCRocha,
Quando vc escreveu, pela primeira vez, "...Vá mais no campo, viva ao vivo o momento que entenderá o calor da toricda...", entendi que não era prá mim e nem mencionei a questão.
Quando escreve pela segunda vez, passo a desconfiar que é prá mim.
Bom... se for, faço um desafio... Você não foi mais do que a jogos do Cruzeiro em Belo Horizonte este ano. Logo, de acordo com SEU raciocíni, posso falar e escrever sobre a compreensão que tenho da torcida tanto OU MAIS do que você.
 Hermes | Divinópolis | 02-07-08 20h53min
Tá bão Evandro,torcida perfeita é a das galinhas,que com o time só tomando porrada,e elas cantando hino.A torcida do CRUZEIRO está correta,tá errado,tem que chamar o técnico de burro sim,do início ao final do jogo.
 pyxis | BHZ | 02-07-08 22h19min
Hermes,
Não me lembro de ter escrito nesta coluna ou em qualquer outra, uma unica vez, qualquer comparaçao ou citação a torcidas adversárias.
Se VOCÊ quer comparar com torcidas adversárias, sinta-se à vontade. Mas NÃO TENTE colocar estas comparações ridículas como se fossem minhas.
Quando eu começa a COMPARAR comportamento de torcidas você vai ficar surpreso em ver como torcidas influenciam negativamente. Dá uma lida na revista PLacar e veja a torcida do SPORT. Vê se eles são burros.
 Cesar | Belo Horizonte | 02-07-08 23h57min
Evandro....não vou negar...tirar os caras pode significar problemas sim.....mas continuando do jeito que está...o Cruzeiro ficará ferrado com as "estratégias" atuais. O planejamento ficou da pior qualidade, focado em outros interesses. Voce vê algum nome para substituir os atuais "donos" do clube?
 pyxis | BHZ | 03-07-08 01h40min
César,
Vejo, três ou quatro nomes que poderiam assumir a alta direção do Cruzeiro (Presidência e vices), ENTRETANTO, a FORMA como deveriam assumir não é se apresentando como oposição e indo para o confronto pois a BASE de sustentação da futura administração PERRELLA está montada (lembrando que TORCEDOR não vota). Daí, estes que vejo como CAPACITADOS a assumirem tem que: 1) QUERER assumir cargos no Cruzeiro;
2) Se envolverem com o FUTEBOL;
Aproximarem do ZZP e esperarem TRÊS ANOS.
 Cesar | Belo Horizonte | 03-07-08 11h10min
Putz...tá braba a coisa hein Evandro?! Mas vamos por parte: estas pessoas já foram consultadas sobre se gostariam de assumir o Clube? Seria meio caminho andado se tiverem interêsse no processo....e se forem pessoas hábeis.....a aproximação da turma atual talvez possa ocorrer sem trauma e a "entrega do trono", sem tantas distensões políticas. QUESTÃO FINAL PARA SE PENSAR: o que podemos fazer aquí no Cruzeiro.Org para colaborar nesta mudança de direção sem trauma, sem guerra, PELO BEM DO CLUBE?
 jose eustaquio | Goiânia | 03-07-08 18h38min
Conhecer momentos difíceis, Evandro??? Você por acaso se lembra quando éramos roubados até em jogos contra siderurgica, metaluzina, sete de setembro, prá não falar nos joaquim bola-nossa, zé de assis aragalo, etc??? Cê é novo cara, passou a conhecer o cruzeiro depois de 1966, quando começamos a dar as cartas, mesmo assim vilipendiados pela midia(sic) gaylista! Agora, quando temos, depois de muito tempo, um plantel de bom para ótimo, a diretoria contrata um ***** de um aprendiz de técnico e você
 jose eustaquio | Goiânia | 03-07-08 18h41min
vem nos dizer que precisamos aprender a torcer? Qualé, cara, tá perdendo o bonde da história? Eu sou contra o técnico por causa do time e não contra o time por causa do técnico! É um babaca, que consegue até desmontar o que ele próprio criou. Me explique, do alto da sua infinita sabedoria, porque um dia ele pôe um cara para jogar, o sujeito até se sai bem, depois não aparece em nenhuma convocação? Porque ele não continuou com o time que ele botou em campo contra o Cerro (duas vezes!), contra o
 jose eustaquio | Goiânia | 03-07-08 18h45min
potosi, caracas e San lorenzo, aqui, e contra santos, gaylos, etc? Porque é um aloprado, babaca, quer disputar o estrelato com os jogadores, mesmo que para isso seja permanentemente vaiado e execrado! Fez uma besteira contra o palmeiras e a repete aqui contra o São paulo! E você com essa história de que torcedor do cruzeiro não sabe torcer! E não me venha com a história de torcedor de radinho, de itatiaia, comedor de tropeiro, etc. isso só vale lá no blog dos baba-ovos!
 jose eustaquio | Goiânia | 03-07-08 18h52min
Eu também acho que a culpa toda é dos perrelentos linguiceiros e seus asseclas, mas quem vai tirá-los de lá? Nesse país da impunidade, da falta de carater, da falta de justiça, eles ficam lá enquanto quiserem! Veja o caso do vasco, o euricão só caiu porque passou de todos os limites e o vasco tem torcedores inlfuentes até no judiciário, aqui os caras do judiciário são amigos dos perrelentos! Mas eu combato o técnico na sua incapacidade de ver a grandez do clube, não eximindo a diretoria de
 jose eustaquio | Goiânia | 03-07-08 18h56min
responsabilidade! Agora, assistir você e outros defensores do entregador de camisas dizer que quem está errada nesse caso é a torcida é duro, não, Evandro? Temos um elenco capaz até de ganhar esse título do brasileiro, pode ser até que apesar do treineiro, mas vai ser difícil aguentar o sofrimento, que você defende que a gente tenha que aguentar! Pelo nível atual do brasileiro nossos jogadores, com o Emerson Ávila, que agora voltou, ganham esse título! Não precisamos desse puxa saco da diretoria
 pyxis | BHZ | 03-07-08 21h19min
Prof.JDourado,
Sinto muito mas quem perde o trem e as estribeiras não sou eu.
Seu discurso tá muito repetitivo e até você que viveu temporadas difíceis precisava se reciclar. Não muda o discurso, faz pouco para reverter qualquer situação e se acha no direito de ofender a tudo e a todos.
reitero TUDO que escrevi, vale para você e digo que não é chamando quem está defendendo o Cruzeiro, fazendo um trabalho MUITO MELHOR do que os outros desde 2004 que você vai conseguir convencer... cont
 pyxis | BHZ | 03-07-08 21h22min
...os cruzeirenses.
Pode poupar sua metralhadora, vira ela prá lá que pra cima de mim não cola, e se acalma. Deixa essa virulência para os Lélios Gustavos e Jr Brasis que fazem este papel com melhor audiência e qualidade.
Para, respira e procura entender o que exige o futebol de hoje, que você não tá entendendo igual ao aos caras da mídia rural. Quando começar a entender procura o debate e vê se não vem com as mesmas ofensas pois não é uma boa base para discussão... cont
 pyxis | BHZ | 03-07-08 21h25min
... e TODO e qualquer torcedor que for para arquibancada e vaiar o time DURANTE a partida (ou fizer algo que seja CONTRA os interesses do time) será considerado por mim um TRAIDOR ou anti-cruzeirense.
Assim sendo, melhor você ficar vociferando no seu sofá, ouvindo a Itatigaylo e soltando os cachorros nos espaços virtuais. Você encontrará eco em muitos torcedores como você... mais novos, mas precisando REAPRENDER a torcer pelos CRUZEIRO... cont
 pyxis | BHZ | 03-07-08 21h27min
... Se quiser visitar Beagá, será um prazer recebê-lo e mostrar como se torce para um time chamado CRUZEIRO. E como se protesta, como se critica erros de qualquer técnico, como se começa movimentos para mostrar insatisfação. Esta valentia detrás de teclados é uma ótima arma para quem acusa o técnico de *****... não pisa nunca numa arquibancada.Se quiser aprender eu posso te ensinar... mas isso porque te considero muito. Outros eu não quero nem discutir o assunto.
 rapozaço | Belo Horizonte | 04-07-08 11h17min
Tá bão. Então o treinador não tem seus méritos. É só dos jogadores.
Os bônus pros jogadores. Os ônus pro treinador.. Bão tumem.
Evandro. Eu tb não concordo com várias posições do treinador. E costumo a criticá-lo, tudo dentro de uma racionalidade. Mas dai a TORCER CONTRA, pro time perder e provocar a queda do mesmo, é demais pro meu colesterol.
Coisa de corneteiros by Itatiaia, Estrago de Minas e afins. Essa atitude é normal prá quem se julga TORCEDOR?
Não creio.
 rapozaço | Belo Horizonte | 04-07-08 11h22min
A verdade é que nessa pendenga toda só tem um prejudicado: o CRUZEIRO.
´Vasculhando os sites na internet verifico que viramos chacota até da concorrência sobre essa briga torcida X treinador.
E te confesso, estou desanimado.
Se remando a favor a coisa já é dificil, imagina com as pessoas esclarecidas, inteligentes e sintonizadas, como vários comentaristas deste site, encampando essa até insana campanha contra quem dirige o time.
Ai fica impossível.
NÃO VAMOS A LUGAR ALGUM
 lcrocha | Não definido | 04-07-08 12h02min
Evandro, quem está tendo postura de ataque aqui é vc. Em momento algum quis ofender. Mas repito qtas vezes forem ncessárias. Eu NAUN CONCORDO em vaiar o time ou o treinador o q seja. Mas paciência tem limite. Fui em TODOS os jogos do cruzeiro esse ano, vi partida sensacionais, um postura ofensiva invejável...Mas os erros estão sendo seguidos, o pensamento de time pequeno está grudado em nosso técnico. Ai, nós como torcedores, como fazemos para demonstrar insatisfação, ligo para ele? Naun dá...
 jose eustaquio | Goiânia | 04-07-08 12h02min
Evandrão, meu garoto! hehehe... eu ouvindo a itatigalo? Cê ficou louco? Eu, torcendo contra o Cruzeiro? Endoidou de vez!! Eu vaiando o time, mesmo no meu sofá? Tu tá é doido! Cara, eu sofro mas não largo o osso! O Cruzeiro é a minha paixão, e como paixão traz consigo um forte teor de irracionalidade! Mas isso não me obnubila as vistas, ao ponto de achar que o treinador não está fazendo as maiores idiotices com os nossos garotos! E o pior: estamos virando chacota com essa história de inventor,
 lcrocha | Não definido | 04-07-08 12h04min
Ja fui na toca, conversei com ele e vi que ele naun eh a pessoal arrogante que a Itati***** passa, pelo contrario, um cara simples e trabalhador mas está se equivcando e a paciencia estorou. De alguma forma precisamos demonstrar insatisfação. Bom, agora que o senhor é uma pessoa sensata, que nunca vaio e tal, fala ai, como demosntrar insatisfação, mostrar que naun esta gostando. Se eh um empregado seu, vc chama e conversa, mas nesse caso o que fazer??? Eh muiiiito simples falar, mas sinceramente
 jose eustaquio | Goiânia | 04-07-08 12h06min
prof. pardal, etc. Quando é que tivemos o vexame de perder para um time boliviano por 5x0? E o nosso respeito na Argentina, que foi para o ralo? E eu não sou de me esconder atrás do teclado, não estou aí fazendo oposição e brigando de perto, única e exclusivamente pelas contingências da vida, pois você sabe que eu não sou rico, apenas um professor aposentado! Mas, não tenha dúvidas, se condições eu tivesse, estaria aí no pe´dos perrelentos linguieiros. que já deram a sua contribuição, mas agora
 lcrocha | Não definido | 04-07-08 12h07min
Não vejo nenhuma sugestão palpável, do que fazer!! Outro dia um apessoa aqui nesse site sugeriu fazermos um documento, assinado por todos demosntrando a insatisfação com a diretoria...Mas de concreto, vc uma pessoa instruida, um intelectual que naun vai, o que faz para demonstrar sua insatisfação? Naun quero brigar, quero meios alternativos para demonstrar insatisfação, soh isso. Eu por exemplo, sempre que posso envio um mail para diretoria de marketing e acessoria de imprensa e raramente
 jose eustaquio | Goiânia | 04-07-08 12h08min
ja devem entregar o bastão, pois estão transofrmando o clube em chacota nacional, com essa história de frigorifico, de armazém, o diabo! E não me venha acusar de ler e dar ouvidos a kfouris e outras peças, já sou bastante crescidinho para saber o que vale e não vale para meu julgamento! Abração procê! Breve, breve a gente se encontra!
 lcrocha | Não definido | 04-07-08 12h10min
sou respondido. Sempre vejo VARIOS cruzeirenses reclamando dos Perrellas e tal, mas nunca vi ninguem fazer nada de concreto. u por exemplo, gostaria de saber das transações do clube que na minha opniao sao muito obscuras. Gostaria de conversar com AB e mostrar o quanto estamos insatisfeitos com algumas substituicoes e postura do time, ao mesmo tempo elogiá-lo pelos momentos de lucidez(que foram muitos, concordo). Cobrar da diretoria os reforcos que ficaram soh no blabla enquanto a libertadores
 lcrocha | Não definido | 04-07-08 12h13min
foi pro brejo. Enfim Evandro, minha critica(e pelo que vi vc naun gosta muito delas) é a sua postura de criticar a torcida por vaiar, que a principio é a unica maneira dela demosntrar a insatisfação, e não dar uma solução concreta. DIzer que ja foi pior e portanto naun podemos reclamar, isso é papo de político, Ta bom, naun, mas ka esteve pior, sim, mas nem por isso posso abaixar a cabeça. Eu realmente gostaria de fazer algo mais palpável, mas que armas eu tenho. Enfim, espero que tenha entendid
 maciel | Não definido | 04-07-08 18h59min
Edson Maciel - Belo Horizonte- Estava no campo, tenho ido a todos os jogos do Brasileiro e pela primeira vez fiquei decepcionado com as vaias dada por grande parte da torcida. Parabenizo o Evandro por sua coluna. Já vi esse filme outras vezes, quem sai perdendo é o time e a gente sofrendo. Com certeza a torcida "código de barras" e sua imprensa comprada está manipulando pro Adilson cair.
 Naldo | Brasília | 07-07-08 08h43min
Evandro - É muito difícil torcer de acordo com a situação exigida pelo time naquele momento. É complicado você ir ao Mineirão ou onde quer que seja, preparado para mais uma vitória e chegar lá ver o time tomando sufoco e você ter que mudar todo o seu espírito e espectativa perante aquele jogo. Eu acho que isto só funcionaria se não houvesse espectativa, vamos lá esperar para ver o que acontece no campo e aí sim, posicionar. No decorrer da partida saber se haverá uma festa e festejar,
 Naldo | Brasília | 07-07-08 08h44min
se terá que empurrar o time e aí colher ou não o fruto, ou ver que hoje não dar mesmo e aceitar. Faz parte. Sds
 pyxis | BHZ | 07-07-08 12h22min
LCRocha,
Eu não tenho que gostar e não me manifesto sobre gostar ou não das suas críticas. Eu posso, concordar ou discordar.
Quando um torcedor, qualquer ele que seja, manifesta concordância com a vaia DURANTE a partida com o time jogando em casa, eu discordo. E escrevo neste sentido. Prá mim isso vale sob qualquer cirscunstância... seja com Adilson ou com Luxemburgo, seja com Gabiru ou com Alex10.
E é CONTRA este comportamento que me posiciono ao escrever que precisamos (RE)aprender.
 pyxis | BHZ | 07-07-08 12h25min
Maciel,
Obrigado pela consideração e acredito que você captou meu sentimento de INDIGNAÇÃO com parte da torcida (manipulada ou não) ficar se manifestando de maneira tão hostil àqueles que sção os únicos que podem mudar o quadro.
Depois jogador fica fazendo corpo mole pra cair fora e a torcida fica sem entender porquê.
E a campanha, conduzida principalmente pela Itatiaia ultrapassou qualquer limite da racionalidade. Virou imbecilidade CONTRA o Cruzeiro.
 pyxis | BHZ | 07-07-08 12h27min
Naldo,
Tenho certeza que pedir racionalidade para torcedor de futebol é pedir quase o impossível. Só que sou terminantemente contra dois tipos de irracionalidades: Aquele que usa da violência física contra torcedores adversários e contra os próprios torcedores do time e a que agride jogadores no momento que eles mais precisam de apoio.
Você está certo na questão da expectativa. E digo mais, é um dos principais eixos dos problemas da torcida hoje. A diretoria promete a contratação de... con
 pyxis | BHZ | 07-07-08 12h29min
... um jogador no nível de Seleção brasileira. Aí chega o Biro-Biro. A expectativa se frustra. Esta diretoria tem feito muito isso e "sobra" para o técnico que pediu um jogador com características X e recebeu um que não atende nem 50% do que ele precisa. Aí os torcedores ficam maginando que um Jadílson é "o cara", como se ele fosse a última coca-cola gelada do deserto. E arrumam briga com o técnico por conta disso (muito influenciados por entrevistas falaciosas e maledicentes)... cont
 pyxis | BHZ | 07-07-08 12h32min
...Jadilson (como poderia ser o Apodi, Domingues) é um jogador comum, que se fosse esta maravilha toda nao teria sido segundo reserva do improvisado Jorge Wagner no SPaulo. Mas a mídia se aproveita disso, o jogador, mal orientado e mal intencionado se aproveita e, QUEM SAI PREJUDICADO? O time, a torcida. E tudo com a VALIOSA ajuda do torcedor que se diz esclarecido e não-teleguiado mas faz o papel de incentivador das vaias, dos xingamentos, da incompreensão... cont
 pyxis | BHZ | 07-07-08 12h33min
... realmente, pedir racionalidade, quanto se eleva muito a expectativa, é dificílimo. Mas o torcedor cruzeirense deveria estar vacinado para não cair em armadilhas tão fáceis e toscas.
 PeterLennon | Belo Horizonte | 07-07-08 12h38min
Essa histotia de torcedor teleguiado, campanha da Itatiaia, é papo furado. Torcedor ve o jogo, entende de futebol, não é só o Adilson que "enxerga bola" como ele disse. Quem não percebe as idiotices que esse cara faz, complicando o time nos jogos, e porque ignora, ás vezes por falta de conhecimento, ás vezes por conveniência
 PeterLennon | Belo Horizonte | 07-07-08 12h55min
Que o Adilson é uma pessoa dedicada, trabalhadora, tem afinidade com o clube e não esta aqui por dinheiro, ninguem nega. ELe tem potencial, mas ainda está aprendendo e comete erros primários. Nao tem condições de treinar um time como o cruzeiro, principalmente em ano de Libertadores. A essa altura do campeonato, precisamos de um treinador que tenha pulso pra cobrar a diretoria, eu prefiro Renato Gaucho, mas até o Leão seria lucro.
 pyxis | BHZ | 07-07-08 12h56min
Peter,
Eu emiti uma opinião. Você não concorda com ela e, não satisfeito, acusa e me condena a uma das duas coisas, falta de conhecimento ou conveniência.
Explicite por favor em qual caso eu me encaixo. Não acredito que eu tenha falta de conhecimento para escrever TUDO que escrevi. E se for conveniência queria que você explicitasse onde e como.
Falar que a mídia não tem influência é de uma infatilidade a toda prova. Mas se você insiste nisso. Deve ter convicção do que afirma.
 pyxis | BHZ | 07-07-08 13h00min
... e você tá parecendo ser muito inocente. RGAúcho e Leão cobrariam da diretoria?
Vou te contar uma história que você não sabe (dizendo que Leão é lucro revela isso). Leão esteve aqui. Não conseguiu nem impor treinos em dois horários. Foi enxotado até quando quis iniciar treinos as 8h30 dos sábados. E você vem com discursinho de que Leão é lucro. RGaúcho é exemplo sim... ganhou O QUÊ... ne regional... E tá se "divertindo" com a lanterna do Brasileiro. MEU TIME é VICE-LÍDER com o ADílson.
 pyxis | BHZ | 07-07-08 13h03min
... e finalizando, procure se informar melhor sobre os processos que correm na justiça CONTRA Lélio Gustavo e Jr Brasil, qual é o posicionamento da Rádio Itatigaylo, qual é o posicionamento da DIRETORIA do Cruzeiro e a convição dos acusados. DEPOIS você fala que campanha da Itatigaylo é para ser desconsiderada. Primeiro se informe, DEPOIS emite opinião recheada de achismos. Vá ver como a Itatiaia tem colocado procuradores e promotores contra torcidas organizadas no afã de mostrar "serviço". cont
 pyxis | BHZ | 07-07-08 13h04min
... para fazer média com o Judiciário e ver se alivia a pena deles. AS acusações foram graves, agora eles ficam nas ilações no que têm obtido MUITA AJUDA do torcedor cruzeirense, este aí "esclarecido" e consciente como você que considera manchetes de jornais AQUI e SUPER como FATOS. Mas voc~e deve estar no caminho certo. É assim mesmo que se comporta. Lê ou ouve aqui e sai descendo o cacete. Não tem responsabildiade com nada mesmo.
 PeterLennon | Belo Horizonte | 07-07-08 13h09min
O processo do Lelio Gustavo foi porque chamou o Wagner de QI de Alface. O processo do Junior Brasil foi porque chamou o Oswaldo de Oliveira de 171, porque ele falava demais. A Itatiaia influencia, mas nao creio que apesar de totalmente parcial pro lado atleticano (estou provando isso na minha monografia), ela tenha interesse em derrubar o Adilson. Os comentaristas enxergam o mesmo jogo que a torcida vê. Esta mais do que provado que o Adilson nos complica de varios jogos.Troca de tecnico resolve?
 PeterLennon | Belo Horizonte | 07-07-08 13h13min
Ajuda, e pode resolver se o novo tecnico tiver aparato da diretoria pra trabalhar. Leão quis treinar em dois períodos e pelo que lembro, Maldonado e uma meia duzia começaram a fazer corpo mole. Se a diretoria tivesse pulso firme afastava todos do elenco. Evandro eu só queria entender porque voce defende tanto o Adilson. Claro que os mal resultados acontecem por varios fatores interligados, mas que o Adilson complica do time esta na cara. Mas como voce vive o rotina do clube deve ter seus motivos
 PeterLennon | Belo Horizonte | 07-07-08 13h27min
"diretoria NÃO CUMPRIU absolutamente NADA do que prometeu quando nos classificamos para a LIbertadores. Aí caem TODOS em cima do técnico que tá fazendo O MELHOR com aquilo que deram a ele.", VOCÊ BEBEU. CLARO QUE A CULPA MAIOR E DA DIRETORIA, INCLUSIVE POR TER CONTRATADO UM TECNICO INEXPERIENTE PRA LIBERTADORES. MAS DIZER QUE ELE ESTA FAZENDO O MELHOR, SO SE FOR DENTRO DE SUAS CAPACIDADES, POR SINAL LIMITADISSIMAS.
 pyxis | BHZ | 07-07-08 22h43min
Peter,
Parabéns... vc vai conseguir "provar" que a Itatiaia é imparcial. Emanuel Carneiro pode até te contratar.
Sobre eu "beber"... só posso afirmar que não bebi. E ainda se tivesse bebido, afirmaria que não é você que tem capacidade de avaliar o trabalho do ADilson e muito menos de criticar o que ele faz com o recurso que tem.
Você tá igualzinho aos caras da Itatiaia (quase todos), precisando ir para a escolinha de futebol para aprender alguma coisa.
Deixa prá lá. Desisto.
 PeterLennon | Belo Horizonte | 09-07-08 10h30min
Pyxis, se voce defende tanto um treinador que nos complicam em varios jogos, explicite seus motivos. Use seus conhecimentos sobre o universo do futebol, pra provar que a tatica utilizado pelo Adilson é válida. O que voc~e consegue ver, que o restante da torcida não consegue? É isso que estou tentando entender. Se tiver paciencia me explique por favor.
 pyxis | BHZ | 11-07-08 20h38min
Peter,
Sinto muito, não tenho paciência para te explicar.
Mas, se você me permite, SUGIRO duas coisas:
1) COmpre um livro do PVC (Lance!) sobre futebol;
2)Faça um curso de treinador (o Cruzeiro tem um no mês de julho).
 SOTTE | BELO HORIZONTE | 18-09-08 13h51min
EVANDRO.....Parece que pelo menos em sua coluna vc tem educação e inteligencia pra não colocar palavras que vc critica dos outros mas usa ao se dirigir à elas,espero que vc cresça meu chapa e enxergue que o mundo não gira em sua volta.E quando vc expor seus comentários em uma coluna com a do PC,não use palavras como merd@ pois o respeito deve ser mútuo,principalmente de quem o cobra!!!!!!
 pyxis | BHZ | 21-07-15 19h06min
Sotte, quem sabe um dia você tenha a coragem de escrever e assinar. E divulgar abrindo espaço para comentários que eu vou tentar te mostrar algumas coisas. TENTA...
P.S. Espero que você tenha tido os últimos anos de muita felicidade pagando pau para o PC Almeida. rsrs
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster