Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

13/04/2008 | Evandro Oliveira
1800 Minutos Virtuais

Se a Toca III é a nossa casa. Adílson Batista comandou o time em 11 (onze) partidas com apoio da torcida.

1800 Minutos.

O Cruzeiro estará completando, neste próximo final de semana, 1800 minutos sob o comando técnico do Adílson Batista.
Chegou aqui, teve herança de vários jogadores solicitados e contratados pela Comissão Técnica anterior, pediu algumas contratações, teve êxito em algumas e outras não, recebeu jogadores para trabalhar que pediu e outros que não pediu.

E daí?

A questão é, será que o trabalho que ele propõs à diretoria para ser feito está a contento da diretoria? Os resultados estão dentro do planejado? A diretoria conseguiria atingir os resultados com outro técnico?

É parte do grande de conjunto de perguntas que poderiam ser feitas e que parte da torcida, cibernética ou não, já tem a resposta pronta. E as respostas de grande parte dos torcedores se baseiam em uma partida. É impressionante o reflexo disso nos vários espaços da Internet.

Em determinadas comunidades do Orkut, como no de uma torcida organizada que mandou representante no jogo contra o Cerro Porteño em Assunção, a opinião dos torcedores é fundamentada na parte da história na qual participaram efetivamente.

Noutro espaço virtual, de torcedores que não viajam, que moram fora de Belo Horizonte e que não participaram de nenhuma partida com a presença na arquibancada, os comentários são originados ou fundamentados a partir de outras opiniões como de comentaristas de rádios e Tvs, a partir de notas datas em sites e jornais, a partir de ouvir uma pessoa que foi ao estádio.

Na vida real a coisa é mais ou menos reproduzida da maneira acima indicada. É comum as enquetes virtuais reproduzirem exatamente a mesma opinião das arquibancadas e ruas. É notório a influência da midia, especialmente do rádio, nas opiniões dos torcedores. Em alguns casos, de torcedores que não conseguem ampliar o seu leque de informações e tem dificuldade de formar opinião própria, internalizarem o “não vi e não gostei”.

Com o Cruzeiro do Adílson Batista tem sido assim.

Os quase 1800 minutos em que dirigiu o time (estamos desconsiderando os três jogos-treino realizados na Toca II) foram 9 (nove) jogos com mando de campo e 10 (dez) jogos com mando do adversário. O próximo jogo, que completa 1800 minutos o mando é do Cruzeiro e 2 (dois) jogos realizados no Mineirão tiveram mando do adversãrio. Digamos que a vantagem do Cruzeiro é grande pois se a Toca III é a nossa casa. Adílson Batista comandou o time em 11 (onze) partidas com apoio da torcida.

Apoio da Torcida?

Sob os olhos de quase todos os cruzeirenses:
A única derrota foi com apoio da torcida.
O empate mais vexaminoso foi com apoio da torcida.
A pior apresentação foi com apoio da torcida.

Então que apoio é este?

Muita vaia, muito xingamento, muita ofensa.

Assim como muitos problemas e muitas discussões não são colocadas no mundo real, muita ofensa, muita vaia e muito xingamento não passa nem perto do banco de suplentes onde fica o Adílson. Aí, o mundo de torcedores descontentes, tem na Internet a sua melhor ferramenta para colocar sua insatisfação prá fora.

Será que estão todos fazendo a análise e avaliações corretas?

Acredito que o torcedor do Cruzeiro, deve elaborar uma listinha de 10 (dez) itens que ele julgue essenciais para fazer uma avaliação do trabalho da Diretoria, da Comissão Técnica, dos Jogadores, do conjunto daqueles que trabalham pelo Cruzeiro e para que sejamos felizes.

Por exemplo, se eu entendo que “contratações” é um tópico que deve ser analisado e avaliado, e que é de responsabilidade principal da Diretoria, então relaciono. Se entendo que escalação de jogadores é item importante, idem. Se resultado de uma partida é essencial, façamos o mesmo. Ao final, tomemos as 20 partidas (ou dezenove) e coloquemos as notas/avaliações, sem muita passionalidade (é quase impossível, mas necessário para que injustiças não sejam cometidas). Feito isso, o torcedor terá mais fundamento para avaliar o time, os resultados e o seu nível de satisfação. Se o seu nível de satisfação for baixo, que faça as críticas sem no entando endemonizar este ou aquele. É um processo mais racional.

É certo que alguns dirão. Dane-se a racionalidade, continuo com a minha opinião e sou contra o técnico, acho o jogador X uma droga e a qualquer momento o goleiro vai entregar o ouro.
É possível ter uma opinião assim? Claro.
Mas que venha complementada por “é a minha opinião e pronto”. Querer que as outras pessoas que pensam diferente, outras pessoas que torcem e apóiam mesmo com restrições, mesmo vendo falhas, e querer que as outras pessoas, após uma partida ruim ou um detalhe que desagrada a todos tenham o mesmo pensamento e opinião negativista é querer demais.

É desnecessário brigar porque os outros pensam diferente e totalmente improdutivo ficar repetindo a mesma opinião negativista sem ações propositivas. Afinal, está querendo ajudar ou sõ quer tumultuar e aparecer. A discussão e as opiniões divergentes devem ser sobre as coisas que acontecem com o Cruzeiro e não sobre os torcedores ou quem fala do Cruzeiro.
O que importa mais, discutir uma idéia ou discutir se o comentarista ou repórter torce para o Cruzeiro ou não?

Utilize a relação de jogos a seguir. Relembre de seus sentimentos em cada jogo. Reavive a situação e possibilidades do time. Alguma coisa da qual você tem opinião, boa ou ruim, será determinante para definir o futuro?

Então, você quer torcer e apoiar ou entende somente que deve criticar mal para depois falar que estava certo?

Jogos de 2008.

Cruzeiro 4 x 0 Uberaba
Cruzeiro 3 x 1 Cerro Porteño
Cerro Porteño 2 x 3 Cruzeiro
Cruzeiro 3 x 0 Democrata-SL
Cruzeiro 3 x 0 Real Potosí
Guarani 2 x 3 Cruzeiro
San Lorenzo 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 3 x 2 Villa Nova
Social 1 x 2 Cruzeiro
Cruzeiro 3 x 0 Caracas
Atlético 0 x 0 Cruzeiro
Cruzeiro 0 x 1 Rio Branco
Caracas 1 x 1 Cruzeiro
Democrata-GV 1 x 2 Cruzeiro
Ituiutaba 1 x 1 Cruzeiro
Cruzeiro 2 x 0 Ipatinga
Cruzeiro 3 x 1 San Lorenzo
Tupi 1 x 2 Cruzeiro
Ituiutaba 4 x 4 Cruzeiro

Coloquem as suas conclusões no Blog PHD (Páginas Heróicas Digitais) em www.cruzeiro.org/blog ou debatam na Lista de Discussão em http://br.groups.yahoo.com/group/lista-cruzeiro/

Boas conclusões e opiniões.

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Beth Makennel | Belo Horizonte | 13-04-08 20h20min
Ai Evandro, fico muito feliz de ter um grande Cruzeirense como você para colocar a galera azul nos eixos. Não consigo entender tanta cobrança assim! Somos o 1º em tudo e ainda aparece torcedor(????????? ) para falar mal. Será mesmo que um clube precisa de torcedor deste naipe? Só aceita 100% senão joga contra? Não entendo e nunca vou aceitar tanta hipócrisia. Eu sou é Cruzeirense e pronto.
 regisbsb | Brasília | 13-04-08 20h43min
Esta semana é muito importante para sequência do trabalho do AB em 2008.O jogo em Potosí será desgastante,independentemente do resultado,o que exigirá mais atenção no jogo do Mineiro.O Flamengo, depois de boa partida em Cuzco , andou em campo hoje. Seria o desgaste do jogo contra os peruanos ou salto alto? Que os atletas do Cruzeiro e sr. AB fiquem atentos e não sejam engolidos pela maré que eles mesmos criaram depois do jogo ontem,tem muita gente torcendo contra e só estão esperando uma chance.
 Leopoldo Moura Jr | Belo Horizonte | 13-04-08 20h53min
Evandro, estou inteiramente de acordo. Precisamos ter paciência com os impacientes. Após 2003, esse é o nosso melhor time. Acho que muito mais em função do técnico (que trouxe uma nova mentalidade) do que do elenco em sí, posto que o orçamento destinado ao futebol no Cruzeiro, parece, que tem se mantido o mesmo nos últimos 5 anos.
 lcrocha | Não definido | 14-04-08 08h47min
Olá, desculpem-me a repetição com que venho abordando esse tema, mas sinceramente não suporto mais essa imprensa mineira...não desce mais...O torcedor virtual, aquele que por um motivo ou outro não pode ir ao estádio, baseia sua opnião no que vê, ouve ou lê. Entretanto, grande parte do que se é noticiado, tem uma pontinha de "dor de cotovelo" dessa imprensa PODRE que insiste em colocar esse torcedor(que é a maioria, afinal no mineirão só cabem 80mil) contra o time, contra o clube...continua
 lcrocha | Não definido | 14-04-08 08h50min
contra o técnico...enfim, querem armar confusão. Desmerecem a todo momento nossos adversários, insistem em dizer que não emfretamos nenhum time de verdade a não ser as cocotas... parece piada, mas naun é. Enquanto isso, do outro lado, batem em palmas do TO, Nacional do AM e "dão show" como sempre é noticiado. Sabem o que eu tenho feito? Não leio mais jornais como EM, O Tempo, Diário da Tarde. Se quero saber noticias do Cruzeiro, leio o site do Cruzeiro, ou leio noticias de jornais de outros ...
 Naldo | Brasília | 14-04-08 08h53min
Caro Evandro, Eu geralmente entendo os seu comentários, mesmo que abruptos às vezes. Mas, acho que você se fêz entender para a maioria aqui a sua opinião de como nós torcedores deveríamos comportar diante das circunstância. Para isto meu prezado, em determinados jogos só depois com a cabeça fria. o Jogo contra o Iuiutaba só dar para dizer que: O jogo só acaba quando o juíz apita o final, nunca devemos subestimar ninguem e o Adilson ainda precisa muito evoluir como treinador.
 lcrocha | Não definido | 14-04-08 08h56min
estados que respeitam muito o Cruzeiro, sabem que se não fosse o Cruzeiro, Minas já tinha virado um mero coadjuvante no cenário nacional. Itatigalo não dá mais...aquilo é um galinheiro...No sul exitem duas rádios, a radio gaucho e guariba, uma é Internacional assumida e a outra Gremio doente. E aqui em Minas? Itatigalo e só. Vejo que está na hora do Cruzeiro ter uma rádio exclusiva, que transmita todos os jogos para minas inteira e para o mundo pela Internet. Campanha:"Imprensa Mineira, tô fora"
 BAD FOX | Belo Horizonte | 14-04-08 10h56min
Evandro, parabens pela coluna, Cruzeirenses como vc é q realmente fazem a força da torcida. Sinceramente não entendo grande parte da torcida q insistentemente tenta derrubar o Adilson, fiquei revoltado Domingo contra o Ituiutaba quando o xingaram. Concordo que ele errou demais, mas o cara tem crédito, pelo menos comigo e olha que no inicio do ano eu critiquei demais a vinda dele. Parte da torcida já chiava com o Guilherme, grande parte vaiou com força o Charles, p.orra que torcida é essa? FUI!
 JOAO COSTA | BRASILIA | 14-04-08 16h23min
Caro Evandro, Sua coluna está, como quase sempre, bem construída nos elementos e raciocínio apresentdos. Como senão, acho, percebe-se uma postura de advogado de defesa,defesa essa intransigente, numa espécie de "colunismo chpa-branca", o que, ao meu ver, lhe turva um pouco o raciocínio. O outro senão, pricipalmente para mim que moro fora de BH, é essa sua quase ojeriza àqueles a quem vc chama de torçedores cibernéticos. O rádio pode até enganar, baseado na forma como o jogo é contado, mas...
 JOAO COSTA | BRASILIA | 14-04-08 16h29min
... a tv mostra as imagens, que podem ser até melhor analizadas do que quem vê ao vivo, pois existe o recurso do replay. No mais, está no direito do torçedor xingar, criticar, vociferar, assim como chora, aplaude, sofre e apóia. Respeitemos as opiniões, pois elas são extremamente salutares para a construção de uma grande nação cruzeirense: democrática e apaixonada. Saudações Celestes!!
 Leouss | Campo Grande | 14-04-08 16h49min
Evandro, antes de mais nada gostaria de parabenizá-lo pela coluna e pela forma pragmática com que você expôs suas idéias. Todas elas coadunam com as minhas. É chato demais ler alguns comentário aqui do site do tipo "se você pensa assim, não é cruzeirense de verdade". Esse site, de uns tempos pra cá, deixou de ser um fórum para debater idéias e notícias para ser uma espécie de refúgio dos desafogados e chorões que não gostam de perder (evidente, ninguém gosta) e que não sabem distinguir o
 Leouss | Campo Grande | 14-04-08 17h01min
significado do significante da palavra torcedor. Creio que a maioria aqui se enquadra na segunda qualidade. Não vão com a cara do Adílson Batista, e isso já é prerrogativa para crucificá-lo por qualquer falha. Como disse o Dr. Magno noutra notícia: são profetas do acontecido. E esses mesmos, para não ser redundante, entram na lista de torcedores guiados por rádios e mesas redondas na TV que você citou em sua coluna. Mais uma vez, parabéns e obrigado por deletar alguns comentários infames
 Leouss | Campo Grande | 14-04-08 17h01min
que estavam aparecendo por aqui.
 Henrique Ribeiro | Não definido | 17-04-08 12h34min
Totalmente de acordo, Evandro. Há muito, infelizmente, observo essa maneira distorcida de parte da nossa torcida. Nem mesmo o mais fanático dos atleticanos consegue nos irritar tanto, como estes torcedores que as vezes dividem espaço conosco nas arquibancadas. O pior de tudo é arrogância. Nunca admitem que exageram ou que estão errados e tenta nos enganar justificando que são assim porque são "exigentes" ... Deviam fazer uma análise!
 pyxis | BHZ | 18-04-08 21h17min
Agradeço a todos que depositaram seus comentários e aos que leram e não tiveram ânimo para comentar.
Mesmo que muitos que não comentaram tenham opinião contrária, agradeço a oportunidade de que lessem e refletissem sobre o conteúdo do texto.
O mais importante é nos preocuparmos com a situação do Cruzeiro e digo a todos que estou MUITO preocupado com várias delas, da técnica à financeira.
Digo que devemos ter o espírito crítico pois a situação assim o exige. Mas TORCER SEMPRE!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster