Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

19/12/2007 | Voz da Arquibancada
O que eu gostaria de ver em 2008

Por Marco Emilio Guimarães

Após um ano que começou muito bem, com a conquista inédita da Copa SP de Jrs. e de ótimas perspectivas, 2007 terminou mais uma vez sem a conquista de nenhum título no futebol profissional (assim como já havia acontecido em 2005).

No apagar das luzes conseguimos uma classificação para disputar a pré-Libertadores, que literalmente caiu do céu, uma vez que nas últimas 11 partidas disputadas (33 pontos em jogo) ganhamos apenas 9 pontos (pouco mais de 27% de aproveitamento). E isto só aconteceu devido à incompetência do Palmeiras, que foi derrotado pelos nossos arqui-rivais em pleno Parque Antártica na última rodada.

Este desempenho pífio nas últimas rodadas culminou com a saída do técnico Dorival Junior, que demonstrou ter perdido o comando total da equipe cruzeirense. Ele foi substituído por Adilson Batista, após uma tentativa frustrada de trazer Mano Menezes.

A substituição de Dorival por Adilson foi bastante contestada pela torcida (as pesquisas apontavam cerca de 70% contra a mesma), mas eu particularmente concordo com a troca. Ora, se DJ perdeu o comando do time, o que indicava que este comando seria recuperado em 2008? Os argumentos de que AB é inexperiente e nunca ganhou nenhum título importante são facilmente rebatidos com outros tais como: Qual a experiência de DJ antes do Cruzeiro? Quais os títulos importantes que ele conquistou? Torcerei muito pelo sucesso do Adilson em 2008 e relaciono a seguir algumas coisas que gostaria de ver acontecerem no próximo ano.

1) Um time comprometido em campo, jogando com vontade durante os 90 minutos e honrando a camisa azul estrelada. Ganhar ou perder faz parte do jogo, mas a vontade de vencer e a garra são obrigações dos jogadores em qualquer circunstância.

2) Uma diretoria com foco em conquistas/títulos e não somente em ganhar dinheiro, que monte um time competitivo, capaz de realizar campanhas dignas da tradição do clube em todas as competições que disputar.

3) Um técnico com comando sobre o time, que não permita em hipótese alguma o “corpo-mole” e nem aceite pressões da diretoria e/ou empresários para escalar este ou aquele jogador. Devem jogar sempre os melhores no momento.

4) Um planejamento consistente para o ano todo (metas para cada competição, premiação previamente definidas para cada objetivo atingido, grupo de jogadores a ser utilizado em cada competição, eventuais perdas e reposições no meio do ano, etc.), com planos de contingência caso as coisa ocorram fora do planejado.

5) A eterna promessa Kerlon apresentar um futebol convincente, abandonar as atividades extra campo não condizentes com a vida de atleta profissional e finalmente fazer jus a tudo aquilo que a torcida espera dele.

6) A nova promessa Guilherme “cair na real”, entender que ainda não conquistou nada, perder a “máscara” e correr em campo, não somente ficar esperando a bola no pé e voltar a apresentar o grande futebol que é capaz de desenvolver.

7) O Cruzeiro voltar a conquistar títulos importantes (Brasileiro e Libertadores) e também o Mineiro (que não é mais do que a obrigação).

Será que é um presente grande demais para pedir para Papai Noel? Espero que não.

Marco Emilio Guimarães
41 anos, engenheiro eletrônico e cruzeirense desde sempre

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Olecram | Poços de Caldas | 19-12-07 11h08min
Excelente coluna Marco Emilio! Acredito que o que vc colocou na sua coluna é exatamente o que todos nós cruzeirenses queremos! Pena que isso não seja mais considerado prioritário pela atual administração...
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 19-12-07 12h33min
Nobre Marco Emílio, parabenizo-o por mais uma excelente coluna e se bem que a mesma deveria ser lida, pelos dirigentes do Cruzeiro! Marco, ainda bem que o ano de 2007 foi salvo pela garotada da base e pelo atletismo, uuuffffaaaaa!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 19-12-07 14h23min
MARCO EMÍLIO, seu POST resume muito do que se pensa no assunto, mas a coisas que desejo comentar, tanto complementando como vendo outro lado da coisa.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 19-12-07 14h26min
1-o item 1 depende muito do jogador/empresário envolvido não é mesmo?, então só pode-se atingir isso qdo o jogador vem pro CRUZEIRO, e não pra vitrine... Como é que se percebe isso, digamos antes? Tem jogador eito o Martinez, que é bonzinho, continua bonzinho, não briga, não fala,não é ruim, e continua "bonzinho"... 2-Para isso é preciso mudar a DF/GF, vc não acha? Se em 4 anos, isso não mudou, manter o pessoal lá, vai mudar a atitude???
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 19-12-07 14h31min
3-É mais fácil 5 fritarem um técnico, do que 1 técnico fritar 5. Isso é uma coisa de comando, acho que está mais acima. Se o Técnico diz NÂO, e alguém diz SIM, o técnico que é EMPREGADO, pode fazer o que? 4-Vc tem certeza que o DJ tinha TODA a autonomia, poderia fazer tudo que quizesse como no SANCA? Será que o PCG pode? E o OO?, será que os da base, que "não podem ser técnicos" do Cruzeiro, mesmo conhecendo da coisa, tem? Se vc garante que SIM, EU concordo com vc.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 19-12-07 14h34min
5)e 6) Será que KERLON quer ficar aqui depois do show internacional do drible da Foca? será que depois de Pato, e outos, GUIGUI vai querer ficar? Concordo com vc em g~enero, número e grau, colocaria até outros nomes(Charles, Leo Silva e até o Fernandinho) a questão é a mesma: o Cruzeiro é um Time ou um tranpolim? Sinceramente, gostaria de saber...
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 19-12-07 14h38min
Reload 4-Sobre o "planejamento consistente", ele já existe: Comprar JBB, ganhar alguma coisa, Vender JBB bem caro, encher os cofres, arrumar jogador-enganador com o dobro do salário que merece- esvaziar os cofres- esperar 2009. Quem disse que não tem planejamento? 7- Ganhar títulos? Nós ganhamos a copa SP, o Brasileiro de Sub-20, dependemos das frangas pra ir pra pré-, entregamos o mineiro pras frangas, chegamos em 5.o no Brasileiro, saímos da C.BRASIL
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 19-12-07 14h40min
O "planejamento" de 2007 foi excelente, "demos azar" de nãoter vendido o WAGNER-MARCINHO, ms foi tudo bem feito, e por enquanto não temos TÍTULO NENHUM protestado! Então está tudo como "convém!" (Desculpa a ironia, mas não resisto!Nada com vc tá!) Gde abs e parabens! ART
 Leouss | Campo Grande | 20-12-07 00h09min
Olá Marco. Em relação às suas sete sugestões de mudança para 2008, concordo com todas elas. O ponto de divergência é que a queda vertiginosa da equipe na fase final do campeonato não se deve ao fato de o Dorival ter perdido o comando do time (fato que não considero verdadeiro, porém não vem ao caso). Jogadores importantes para a nossa equipe, como o Wagner, vieram no meio do ano e não fizeram pré-temporada. Portanto, o condicionamento físico dos atletas caiu, e muito.
 Leouss | Campo Grande | 20-12-07 00h09min
Veja a equipe do Cruzeiro no jogo contra o Palmeiras no mineirão e aquela que levou um gol do Figueirense no último minuto. No jogo contra os palmeirenses, tínhamos um ataque rápido, agíamos como uma equipe que tinha vontade de ser campeã. Contra o figueira, éramos apenas personagens coadjuvantes de uma história que já se parecia saber o final. Os jogadores estavam cansados e exautos. Nada que uma pitada de RAÇA não resolvesse, porém não se pode exigir isso de um jogador.
 Leouss | Campo Grande | 20-12-07 00h10min
Isso tem de provir de seu próprio caráter e índole e não seria o Dorival Jr. que conseguiria mudar isso. Colocar os jogadores com falta de vontade no banco resolveria? Sim, se tivéssemos substitutos. Perdemos Araújo, Léo Silva, Fellype Gabriel e cia no meio do ano e não contratamos substitutos a altura, como sempre. As contusões passaram a ser rotina e perdemos na reta final jogadores importantes como Fernandinho e Martinelli. Chegamos ao CÚMULO de colocar o Fábio Santos para jogar novamente.
 Leouss | Campo Grande | 20-12-07 00h10min
Jonathan, por céus, foi colocado para jogar na esquerda e tivemos de engolir Mariano novamente. Não tínhamos jogadores, simplesmente isso. Dorival Jr. fez o que pode para segurar a equipe e tirou leite de pedra ao fazer jogadores que antes eram taxados de LERDOS e GROSSOS por boa parte da torcida jogarem muito bem, como Jonathan, Emerson e Thiago Heleno. Até Maicossuel teve seu momento de glória.
 Leouss | Campo Grande | 20-12-07 00h11min
Até Maicossuel teve seu momento de glória. A troca de Dorival por Adilson foi o maior erro cometido pela diretoria nesse ano, depois do fracasso da vinda de Fábio Luciano. Dorival conhecia o elenco, sabia os atalhos para melhorar nosso grupo e com uma boa pré-temporada poderia SIM nos dar muitas alegrias. Nossa equipe passaria a adquirir uma forma compacta e uma solidez que apenas São Paulo, Fluminense e Flamengo poderão adquirir, pois fizeram o principal: mantiveram seus técnicos.
 Leouss | Campo Grande | 20-12-07 00h11min
Reforços são apenas conseqüências de uma nova temporada. Como não dá pra voltar mais, vamos de Adilson Batista e apoiá-lo incondicionalmente será a única alternativa para lograrmos êxito nos nossos objetivos, quaisquer que sejam eles (vide coluna do Wilson Flávio hehehe). Marco, meus parabéns pela coluna. Um abraço!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster