Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Banda Help



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

25/10/2007 | Voz da Arquibancada
10 coisas que me espantam (e assustam) no Cruzeiro

Por Marco Emílio Guimarães

Alguns dias atrás fiz um comentário na coluna do Wilson Flávio com o título acima e ele me incentivou a aprofundar os itens, então me animei a fazê-lo. Com este texto meu objetivo não é de fazer críticas indiscriminadas ou desmerecer o time do Cruzeiro, e sim compartilhar um sentimento (ou desabafo se preferirem) de um torcedor comum como os que me lêem neste momento. Então, chega de enrolação e vamos lá:

1) Como o nosso time cai de produção no segundo tempo! É incrível a queda de produção do time no segundo tempo. Isto está cada vez mais evidente nos últimos jogos. Não sou especialista no assunto, mas fica claro que existe algo de errado na preparação física dos jogadores. O que mais me espanta é que nosso time é muito jovem (a média fica em aprox. 22 anos) e mesmo assim “morrem” no fim do jogo.

2) Como o Jonathan (quem diria) está fazendo falta! É impressionante como o Jonathan tem feito falta ao time. Nos últimos 7 jogos, onde ele não jogou, só ganhamos 2. E olha que não estamos falando de nenhum craque e sim de um jogador bastante limitado. É verdade que melhorou muito de produção este ano, mas ainda está longe de ser um grande jogador. Isto mostra a fragilidade do time.

3) Como perdemos pontos para adversários que estão ou já estiveram ameaçados pelo rebaixamento (29)! Esta é dura de engolir. Estou falando de times como Juventude (já rebaixado), Paraná (praticamente rebaixado), Náutico, Figueirense, Atlético-PR, Goiás, Corínthians e Flamengo. Nem sei mais o que comentar sobre isto a não ser que é inadmissível para um Clube do tamanho do Cruzeiro.

4) Como perdemos pontos em casa (20)! Alguns podem até dizer que alguns jogos são clássicos (como contra Santos e SP), mas também perdemos para alguns dos times citados no item anterior e isto é simplesmente inaceitável.

5) Como o Dorival Jr. substitui mal! Confesso que não pude ver todos os jogos do time, mas nos 80% que vi diria que em pelo menos 70% das vezes o DJ substituiu mal. A pior vez em minha opinião foi contra o Náutico, quando ele tirou um atacante para por um volante e depois tomou o empate. Podem falar o que quiser do Luxemburgo, mas este tipo de erro ele não comete.

6) Como o Wagner e o Roni caíram de produção! Esta queda pode ter um pouco a ver com preparação física, mas acho que não é só isto. O Wagner voltou da Arábia jogando muito e atualmente está ridículo. O Roni também piorou muito. Deve ter algo que não consigo identificar por trás disto. Quem sabe alguém aí possa nos dizer o que seria.

7) Como o Dorival não consegue mais motivar o time! Isto também é visível nos últimos jogos. Sinceramente não entendo como um time pode não ter motivação estando em segundo lugar no campeonato, tendo chances reais de chegar no líder e não se motivar. O caso mais evidente foi o jogo contra o Goiás, quando o SP já tinha perdido e o time sabia disto e nem assim se motivou. Será que não está faltando um trabalho psicológico sério no clube? Ou será falta de profissionalismo mesmo?

8) Como somos “fregueses” do São Paulo! Esta me deixa profundamente irritado, embora tenhamos ganhado em 2003 e de 5x1 em 98, também tivemos um 5x0 em pleno Mineirão (não me lembro a data) onde se a memória não me trai, o Dodô fez os 5 gols. Nas estatísticas estamos em desvantagem dentro e fora de casa, em qualquer competição. Eta pedra no sapato este SP!

9) Como perdemos títulos fáceis este ano (mineiro e Copa do Brasil)! Este é um fato recorrente desde 2004, ou alguém aí já aceitou as perdas do mineiro e Copa do Brasil em 2005, graças ao Levir, ou da Copa do Brasil do ano passado (PC Gusmão), sem falar neste ano (Autuori e DJ). Eu não aceitei e não aceitarei nunca. Existe um limite para a incompetência e acho que o clube (diretoria) já passou deste limite. Só nos resta como torcedores cobrar e exigir, pois este é o nosso direito inconteste.

10) Como as coisas (ruins) se repetem no clube desde 2003! Já falei um pouco disto no item anterior, mas alguns fatos ruins ficaram marcados neste período. Por exemplo, a saída de Luxemburgo e Alex em 2004 depois do episódio do pagamento (ou não pagamento) da premiação pelo brasileiro de forma homogênea. A política do “bom e barato” instituída em 2005. As contratações de jogadores e técnicos questionáveis e repudiadas pela torcida (Levir, Guilherme, Osvaldo Oliveira, etc.). As vendas de jogadores no meio da temporada (Fred é o caso mais notório) sem a devida reposição. A aparente falta de compromisso da diretoria com a torcida e com a conquista de título, priorizando a parte financeira do clube. E assim vai...

Como escrevi no começo, minha intenção era de expressar meu sentimento de tristeza, revolta e “impotência” em relação a tudo que está descrito acima.

Nunca deixarei de torcer pelo meu querido Cruzeiro, mas não aceito passivamente tudo de errado que lá acontece.
Espero sinceramente por dias melhores em 2008, e quiçá uma nova Libertadores e Brasileiro no ano vindouro.

Marco Emílio Guimarães
40 anos, engenheiro eletrônico e cruzeirense desde sempre.

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 wilsonflavio | China Azul | 24-10-07 22h46min
Beleza de coluna, Marco. Fico no item Dorival e substituições. Lembro-me do Fábio e dos pênaltis. Defender o Dorival e o Fábio é mamão com açúcar, pois ambos são muito competentes em seu ofício. No entanto, Fábio no quesito pênalti é uma calamidade. E o Dorival em substituições, também não me agrada. Acho que o Dorival deveria mexer mais no intervalo. Mexer aos 20, 30 do segundo tempo costuma criar ares de desespero. Quanto a escolha do substituído e do substituto, eu discordo menos.
 wilsonflavio | China Azul | 24-10-07 22h49min
Marco, falo também dos confrontos com o SP. Pelo Brasileirão, de 97 pra trás, é melhor nem consultar, pois o retrospecto é triste. Apesar disso, ganhamos aquela Copa Ouro (ou seria Master) contra eles no Morumbi, em cobrança de pênaltis (final conta mais). De 98 a 2003, nós sapecamos eles em todas, destaque pro 5x1 de 98 e pra final da Copa do Brasil em 2000. De 2004 pra cá a coisa ficou feia de novo, mas, nesse caso, não foi só contra o SP.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 25-10-07 00h35min
MARCO- o seu desabafo pode ser um retrato do que muitos posts no SITE reconhecidamente este ano, trouxeram, e também são as mesmas indagações e razões do meu abatimento com o TIME, maaaas; já nem sei se HORA da gente questionar isso tudo...se junta tudo o problema fica enorme e a solução desaparece! Vou tentar passar a vc o que minha "mente doentia" e cheia de "conspiração" pensa neste instante: 1-nossos jogadores são novos, o deslumbre pela grana, pela vida, sem dúvida ocorre, "salto alto"
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 25-10-07 00h40min
2- a baixa formação, carências desde físico a emocional! 3- a influência dos empresários, patrocinando esse e aquele 4- vaidades pessoais, super EGOs, o cara se acha (falta de humildade), conflitos de interesses; 5-contusões de toda ordem, pancadas, falta de preparação em virtude disso também; 6- pressão da torcida, da mídia,da imprensa; sobre um time que está em formação, vc disse tudo a média é 22 anos; 7- sonho pela venda ao exterior,desejo de fazer GOL a qualquer custo, como um investimento
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 25-10-07 00h43min
particular... 8- gostos e interesses particulares do treinador, da Diretoria pela escalação deste ou daquele jogador; 9- passar a mão na cabeça de nego malandro, porque quer vender o cara e ganhar milhões, o jogador deixa de ser um profissional para ser mercadoria. 10- ação ou omissão direta dos árbitros, que de maneira geralnão marcaram pelo menos 20 penaltis a nosso favor em todo ocampeonato, deram contra nós 3 sendo que 2 não foram, anularam 2 gols sob impedimento inverídico, etc.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 25-10-07 00h47min
Veja, só em linhas gerais como a coisa é complicada, então querer ter uma resposta pra isso, bem que o ZZÉ, DJ, e outros gostariam, e nem falei do principal (da Bola, do Futebol, da Torcida, da Balada)??? Não filho, da GRANA! Sem um combustível chamado DIM_DIM não tem futebol, por outra, só tem "beijinho" pra torcida qdo tem graneta na conta, fora isso mais nada! Então, não sofra tanto qto EU, não vale a pena...A gente não conhece as respostas, e se conhecesse, haveria muito pouco por fazer!!!
 JS | Não definido | 25-10-07 07h56min
Marco e Winson, parabéns.É tudo que eu queria escrever.Acredito no caso do DJ que lhe falta experiência e nome.Nome para impor quem vai ser escalado.Experiência de enxergar que cada adversário requer um esquema diferente.O que é incrível é a desistência da luta pelo título.O São Paulo não é imbatível.Tem apenas REGULARIDADE.Hoje, no inicio de cada jogo do Cruzeiro não sei o que esperar.Um time "compacto", "rápido" e "eficiente" como jogamos contra o Corinthians? Ou (essa não vou esquecer) aquele
 JS | Não definido | 25-10-07 08h00min
"bando" em campo que fui ver no maracanã contra o Flamengo? Nesse dia vi que tínhamos desistido do título.Mas, ainda insisto que deve havar mais alguma coisa que eu torcedor comum não saiba.Não seria a falta de uma "promessa de premiação"?Sei lá!É triste saber que se conseguirmos a vaga da libertadores, teremos de assistir a exibições apáticas como as últimas.Pensando assim, é até melhor repensar o time e se contentar em ser todo ano campeão mineiro.Mesmo assim precisamos mudar o nosso Cruzeiro.
 nacaba | ipatinga | 25-10-07 08h47min
CONCORDO COM TUDO QUE FOI DITO. E MAIS: 1) NOS ÚLTIMOS ANOS A MAIORIA DOS JOGADORES DE FORA VEM PARA JOGAR NO CRUZEIRO COM UMA ÚNICA INTENÇÃO: SER VENDIDO PARA O EXTERIOR. DEPOIS DE APARECEREM NA VITRINE, SIMPLESMENTE NÃO TÃO NEM AÍ PARA O CLUBE. 2) É LÓGICO QUE O TIME NÃO TEM PERNAS NO 2° TEMPO, POIS NÃO SE "CUIDAM FORA DE CAMPO". NÃO TEM PREPARDOR FÍSICO QUE CONSEGUE DAR JEITO EM NOITADAS E GOLADAS. ENTÃO FALTA COMANDO, DA DIRETORIA, DO TÉCNICO OU DE UM LÍDER DO GRUPO.
 Cruzeiro do Leste | Não definido | 25-10-07 08h59min
Marco, concordo com voce em alguns aspectos, mas acho que nem tudo está perdido, vejo por exemplo o caso do DJ ele substitui mal mesmo, mas não deixa de ser um grande treinador que assim como time tem pouca maturidade como treinador. Quanto essa de fregueisa do SP esse é um assunto pra mim pouco frutifero e não acrescenta em nada no futebol, penso que o Cruzeiro perdeu para o SP nos momentos em que realmente era inferior tecnicamente e ganhou quando estava melhor, é vc ver com seus proprios cont
 Cruzeiro do Leste | Não definido | 25-10-07 09h03min
comentarios, vencemos em 1998 quando eramos melhores tanto que fomos vice campeões, vencemos em 2003 com show no Morumbi quando eramos infinitamente melhores tanto que fomos campeões, vencemos em 2004 quando o time ainda estava motivado pelo fator Leão, e acumulamos desde de 2005 uma sequencia ruim com o SP porque eles são melhores, tanto é verdade que nesse período eles foram campeões da Libertadores, mundial e bi do brasileirão, então o resultado pratico é otica da competência, sem freguesia.
 marco | Curitiba | 25-10-07 11h05min
“Cruzeiro do leste”, também não acho que tudo está perdido. Ainda confio na classificação para a Libertadores e num ano de 2008 onde ganharemos títulos importantes (tomara). Quanto à questão do SP, acho que a questão não se resume a vencer quando é melhor e perder quando é pior. O SP este ano perdeu para as galinhas, para o Flamengo e Corínthians e é incomensuravelmente melhor que os 3. Nós também perdemos para juventude, Paraná, Figueirense e também somos melhores. Voltando a 2003, (Continua)
 marco | Curitiba | 25-10-07 11h05min
(cont.) perdemos para o Vitória, em pleno Mineirão e éramos infinitamente melhores. Portanto, perder ou vencer depende de uma combinação de vários fatores, onde o técnico pode ser o maior, mas a vontade e determinação também influem e muito. Aliás, é por isto que o futebol é tão apreciado, senão no início do ano já saberíamos antecipadamente o campeão de cada campeonato, não é mesmo?
 jadson | Contagem | 25-10-07 12h16min
EU DISCORDO DE MUITAS COISAS QUE TE ASSUSTAM E CONCORDO COM OUTRAS, MAS QUERIA SÓ ESCREVER UMA QUE VOCÊ ESQUECEU E QUE EU ACHO QUE ASSUSTA MAIS DO QUE TUDO. COMO TORCEDOR BURRO QUE SÓ FICA REPETINDO O QUE A ITATIAIA DIVULGA E QUE ADORA MESMO É APARECER NO SEU NOME SEU BAIRRO. ESTE TIPO DE TORCEDOR, QUE SÃO MUITOS, ASSUSTA MUITO MAIS DO QUE ALGUMAS COISAS QUE VOCÊ LISTOU.
 Cruzeiro do Leste | Não definido | 25-10-07 13h03min
Marco, é isso ai também acredito se a diretoria agir com prudência e um bom planejamento com certeza teremos um ano de bons resultados e conquistas em 2008. Agora o assunto SP o que tentei expressar é que essa disputa com o SP é bem particular nesse aspecto em que o melhor no momento sempre se impõe, aliás é assim também com o Fluminense, quanto a perder para times piores isso sempre acontecerá, como vc mesmo citou esse ano talvez exageramos e estamos fora da disputa por isso.
 Bernardo | São Paulo | 25-10-07 13h28min
Numero 8
Freguesia do São Paulo, verdade
Não adimito mas derrotas em casa para os Bambis, chega, quem é fregues do SÃO PAULO é o Corinthians.
Por isso, sempre lembro o Sampa, e para o CRUZEIRO se espelhar neles, e não ficar com inveja.
FORÇA CRUZEIRO
EM 2008, VÃO TER TRÊS CLUBES FORTISSIMO
CRUZEIRO,SÃO PAULO, INTERNACIONAL. Podem apostar, vão dar trabalhos
 alex | São Paulo | 25-10-07 18h02min
Marco, boa tarde. No caso do Wagner, rola aqui em SP pela boca do comentarista e ex jogador Neto que ele está vendido a Juve da Itália e se apresenta em janeiro por lá.......Abraço.
 tainha | Não definido | 28-10-07 19h40min
Caro Marco, vc fez comentários que eu gostaria de externar pois penso exatamente da mesma forma; minha indignação com as pessimas atuações do time , invariavelmente no segundo tempo, mas sobretudo a aparente apatia, descompromisso com a nação cruzeirense realmente espantam. Será que ninguém mais repara ? e esta diretoria que não mostra serviço. Já são quase 4 anos após o glorioso 2003, e parece que vamos passar mais 30 ????
 marco | Curitiba | 29-10-07 09h46min
Poderia mudar o título desta coluna para "10 motivos porque o Cruzeiro não vai para a Libertadores 2008" que ele ainda faria sentido. Infelizmente, após este último fiasco em casa contra o Atlético-PR, não acredito mais na classificação. É duro ter que admitir, mas time que perde tantos pontos em casa como o nosso, não merece disputar uma Libertadores. Lógico que ainda torço pela classificação, mas sou realista e não acredito que ela virá.
 webber | Belo Horizonte | 30-10-07 14h11min
Marcos, para explicar tudo isto, o problema é a falta de motiva$$ão. Os jogos até começam animados, com jogadores empenhados, mas quando ficam sabendo que não vai ter bicho, aí o cansaço toma conta de todo mundo. Como da boca do Alvimar deve sair muita prome$$a e pouca verdade, os mercenários já estão escaldados. Inclusive a premiação para a Libertadores eles já estão achando que é balela do Alvimar, por isto o descrédito e a queda de produção deste timinho. O DJ não vai fazer milagres. Aliás,
 webber | Belo Horizonte | 30-10-07 14h18min
Aliás, o Cruzeiro nos últimos 4 anos só faz o suficiente para não cair de divisão. Poderia aspirar até com o título, os adversários são ruins. Salva-se só mesmo o São Paulo. O resto, o resto é o resto. O Cruzeiro anda tão apático que dá vergonha. E, colegas, barbas de molho. Até a Copa no Brasil, em 2013/2014, o Cruzeiro vai ficar vendendo a alma por causa do estádio próprio (que aliás servirá à Copa). E não me venham com Teoria da Conspiração. Isto é só bom-senso.
 webber | Belo Horizonte | 30-10-07 14h38min
Enfim. o que mais me espanta no Cruzeiro é como pode manter um débil mental na presidência, um sonhador-megalomaníaco que não tem isto do Zezé Perrela. Quer construir um estádio, quando times como o Botafogo ganham um novinho em folha. É, o que falta é força política ao Cruzeiro. Vai prá casa Alvimar. Com você não vamos ver títulos nem glórias tão cedo. Daqui até a Copa do Mundo no Brasil são longínquos 7 anos. Com os 4 de resultados pífios, são 11 anos fodendo com a paciência dos Cruzeirenses.
 ribunodocruzeiro | Não definido | 30-10-07 15h33min
Torcedor não é bobo e na maioria das vezes enxerga melhor que a diretoria e o treinador. Quando o Leandro Domingues era o jogador que mais rendia, ele era reserva; Quando o Vagner caiu o rendimento, alegou que estava cansado. Todos os jogadores também se sentiram assim. Quem é reponsável pela motivação?; Todos percebem que o time vai acabar tomando um gol e o omisso não mexe; A defesa não tem conserto, ele não sabe consertar; As laterais?... meu Deus!... Título não é mais prioridade do clube.
 jose maria - vitória | Vitória | 02-11-07 11h54min
Marco, acrescento mais uma: Como o Fábio Frango é "azarado" coitado!! Parece o Rubinho Barichello!! Só toma gols por azar!!! Gols de fora da área por azar! Gol olímpico por azar! Gols de Rogério Ceni (4), por azar! Gol de costas para o jogo por azar... É sempre bom lembrar: nunca vi time com goleiro mais ou menos "bonzinho" ser campeão! O Cruzeiro com um time medíocre e uma zaga fraca foi campeão de uma Libertadores graças ao seu goleiro Dida!!! Aliás: Raul, Dida, Gomes... Saudades...
 bad fox | Belo Horizonte | 03-11-07 02h35min
FÁBIO PIRUZEIRO! SAI DO MEU CRUZEIRO!
 kratos | Campinas | 04-11-07 15h42min
É isso aí Marco, li todo o texto e concordo com tudo que tu disseste, pois coaduna com tudo aquilo que eu penso a respeito de tudo o que tem acontecido hoje no cruzeiro, e vale ressaltar o que nos revolta além de derrotas, e principalmente para times fracos e pequenos, é a apatia do time, sem brio, sem vontade, perder é sempre ruim, mais pelo menos quando vemos o time lutando até o fim, ao menos ficamos na expectiva de melhora, mais no estado atual do time fica difícil. Um grande abraço!!!
 jose maria - vitória | Vitória | 06-11-07 09h45min
Fábio Frango conseguiu mais uma "proeza" para seu livro de incríveis proezas: conseguiu ser o primeiro goleiro a tomar gol de falta do Fla no campeonato! Tem gente que acha que é implicância com o goleiro, que tem até "crista" na cabeça, mas o histórico do rapaz é de dar inveja ao goleiro do IBES (PE), que já foi considerado o pior time do mundo!! KKKKKKKKKKK!!! E vamos parar com essa história de que a culpa é da zaga! Nenhum time, fora o São Paulo, tem zaga que preste!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster