Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

21/07/2007 | Evandro Oliveira
Os Embates Pouco Virtuais

Será uma oportunidade que, até torcedores de times adversários, usufruirão. Não é qualquer time que tem tanta história pra contar

Esta coluna trata do que acontece no mundo virtual relacionado a torcedores e ao futebol, notadamente do Cruzeiro e dos Cruzeirenses. E a importância destes torcedores-cibernéticos pode estar apenas começando, mas já demarca seu espaço que não será pequeno e terá muita importância em breve.

Numa determinada noite desta semana, após a vitória sobre o Náutico na cidade do Recife-PE, em um shopping de Belo Horizonte haveria uma noite de autógrafos do livro “Jogos Imortais – As 86 maiores partidas do Cruzeiro Esporte Clube”, com a presença de ex-jogadores, do Raposão e outros relacionados às glórias contadas no livro. Numa decisão de pouca lucidez, para dizer o mínimo, alguém entendeu que não seria bom para o shopping aquela noite de autógrafos, pois o rival local, de história não tão gloriosa e verdadeira, não poderia ser tratado de forma diferenciada. Ao invés de cuidarem de escrever a sua própria história, optaram por colocar barreiras à divulgação da nossa história.

Eis que entra em ação esta nova torcida, a torcida virtual, a torcida cibernética, a torcida real que se agiganta em todos os cantos do país e do mundo. A direção do shopping recebeu tantos questionamentos e tanta argumentação contrária à decisão equivocada que chegou a repensar o evento. Se vai acontecer em outra data não se sabe, mas outros torcedores-cibernéticos que atuam um pouco mais distante de BeloHorizonte, mas com igual determinação e garra, não terão este problema.

Será lançado fora de Minas Gerais, em primeiro lugar, no Distrito Federal, com noite de autógrafos de ex-jogadores que honraram a camisa de cinco estrelas, com a presença de ex-jogadores do Cruzeiro que moram no Distrito Federal e que mesmo não sendo os maiores ídolos do Cruzeiro, defenderam a camisa celeste e fizeram por merecer a entrar na história dos 86 anos do Cruzeiro Esporte Clube.

A Embaixada Azul, grupo de cruzeirenses que reunidos mudou o panorama e a imagem do Cruzeiro em termos de futebol em todo Planalto Central, juntamente com a Equipe Cruzeiro.Org que atua em vários locais do pais, participam a todos o lançamento do livro que não pôde ser exibido e mostrado num shopping em BH, em Brasília e terá sua noite de autógrafos em Brasília.

O evento contará com as presenças, já confirmadas, de Raul Plasmann o eterno goleiro da camisa amarela, de Joãozinho “o bailarino da Toca” imitado e nunca igualado, e de alguns ex-jogadores de décadas passadas como do zagueiro Luiz Carlos Teixeira (Caliça) que atuou no início da década de 80, do atacante Roberto César que até hoje é o único a ser artilheiro de um Brasileiro jogando pelo Cruzeiro, do também atacante Júnior Brasília que, coincidentemente, foi trocado por Raul Plasmann com o Flamengo no final da década de 70 e do zagueiro Ronaldo Feldmann, que atuou por algumas temporadas na década de 80.

Se os cruzeirenses de Brasília conhecem outros ex-jogadores, estão convocados a convidá-los também e mostrar que a força da Internet e estes torcedores virtuais podem fazer muito mais do que se imagina. Podem muito mais. Fazem muito mais.

Não poderia deixar de falar do autor do livro, Bruno Vicintin, e relatar que, assim como inúmeras outras amizades que temos construído, foi inicialmente e facilmente contactado, primeiro virtualmente e depois, bem depois, presencialmente. O livro Jogo Imortais era para ter pouco mais de 30 jogos. Virtualmente, sem que me conhecesse, fomos conversando e eu o convencendo que 30 jogos era praticamente nada para os quase 4300 jogos do Cruzeiro.
Depois de algum tempo parei de perturbá-lo e paramos nos 85 jogos para comemorar os 85 anos do Cruzeiro.

Mas o leitor desta coluna vai se perguntar: mas não são 86 jogos?

Esta e outras perguntas e curiosidades o torcedor cruzeirense do Distrito Federal e do Entorno poderá ver respondidas no dia 25 de julho próximo, a partir das 19h30, no Armazém do Mineiro, na SCL 210N (pra quem é de Brasília e adjacências não é um endereço esquisito!). Será uma oportunidade que, até torcedores de times adversários, usufruirão. Não é qualquer time que tem tanta história pra contar país afora e não faríamos esta história sem estes adversários.

Dúvidas e contatos sobre o evento podem ser dirimidos através dos e-mails:
embaixadaazul@cruzeiro.org ou
webmaster@cruzeiro.org


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Azul Celeste | Belo Horizonte | 21-07-07 09h30min
Falar que a decisão do shopping foi ditadorial e preconceituosa é o mínimo que eu posso dizer. Evandro parabéns pela coluna. Como moro muito longe não poderei presenciar tal evento, mas devido a INTERNET que você falou em sua coluna eu já adquiri os 2 livros: O Almanaque e os Jogos Imortais. Parabenizo a todos que mantem este espaço azul e aqueles que nos brindaram com os 2 livros.
 rapozaço | Belo Horizonte | 21-07-07 09h54min
Continuamos com a campanha...
"Neste Natal ( e no resto do ano tb)...
passe longe do Diamond Hall"
 rapozaço | Belo Horizonte | 21-07-07 09h55min
Quanto ao livro, leitura OBRIGATÓRIA prá todo mundo que torce pro Cruzeiro
Tenho feito o seguinte:
Tem aniversário de cruzeirense?
Tá eu chegando lá com o livro do Bruno debaixo do braço, embrulhado prá presente...
SUCESSO TOTAL DE PÚBLICO E CRÍTICA...
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 21-07-07 11h54min
Meu aniversário tá longe, mas aceito o presente adiantado \o/
 geraldo araujo | Brasília | 21-07-07 13h16min
Pessoal de UNAí-MG, vocês precisam nos ajudar a localizar aí nessa bela UNAí, o ex-jogador do Cruzeiro Luiz Cosme. Fiquei sabendo que ele está morando na cidade e tem/trabalha uma empresa de implementos agrícolas. Será uma honra muito grande para os cruzeirenses de Brasília que ele participe do evento do lançamento do livro. Evandro, a sua coluna retrata uma realidade: a torcida do Cruzeiro, em Brasília, antes e depois da Embaixada Azul. 46 anos de Brasília, sou mais cruzeirense hoje. Parabéns.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 21-07-07 17h18min
parabéns EVANDRÃO pela iniciativa, pela LUTA ETERNA pelas nossa cores e ao BRUNO plo trabalho! Aproveito o POST apenas pra endoçar a campanha do ELIS, dizendo que, sem chegar a extremos, mas considerando a habitação gaylistica que domina no ambiente diamão-mal, parei de ir lá há anos, e faço questão de ir em qualquer shopping, em qualquer lugar, mas ali...never! Num faço campanha, mas também NÃO vou lá nem pagando...
 EDU LIMA | BRASIL | 22-07-07 19h42min
Evandro, gostei muito da idéia. Que tal procurarmos por ex atletas cruzeirenses pelo país inteiro. E ainda fazer jogos para crianças, jovens e órfãos que de verdade necessitem de auxílio. E porque não começar de Brasília???? Conte comigo sempre. Um forte abraço.
 BETH MAKENNEL | Belo Horizonte | 22-07-07 20h00min
Evandro, o livro jogos imortais é simplesmente maravilhoso. Todo Cruzeirense que se preza tem que tê-lo em sua casa. Nós faz voltar no tempo e reviver momentos inesqueciveis. Ninguém nem nada conseguirá impedir que levem esta preciosidade aos Cruzeirenses de todo o mundo. Infelismente o Cruzeiro perdeu para o São Paulo. è chato! mas não podemos desesperar. O campeonato está totalmente embolado... Vamos continuar acreditanto e apoiando o nosso time. Só falta acertar a defesa. Vamos lá Zeirôôô.
 André São João | Lagoa Santa | 23-07-07 14h18min
GOSTEI DA CAMPANHA: NESTE NATAL, PASSE LONGE DO DIAMOND MALL... HEHEHEHE. ESSA VAI PEGAR.
 ACRossi | Belo Horizonte | 23-07-07 15h31min
Caro Evandro. Parabéns pela coluna bem oportuna. Temos "HISTÓRIA', por esse motivo sai obras de arte, como "Os Jogos Imortais", "De Palestra a Cruzeiro" entre outros. Por isso sempre será sucesso,em qualquer lugar que se faça eventos, BH, Brasilia ou outra capital do Brasil ou do mundo. Já as fábulas que "eles" inventam (Gelo, Comebola, ou segundona), podem ser lançadas em qualquer buteco ou sexshopping, pois acreditar é sacanagem. Saudações celestes. Antônio Carlos Rossi
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 24-07-07 18h01min
Vou adquirir o livro para minha coleção e também tirar algum tempo à fazer comparações das narrativas do mesmo, ao cd com as narrações do Grande Alberto Rodrigues! Quanto à resistência ou atitude ditatorial e arbitrária do shopping diamond mall, em não permitir o célebre lançamento do livro "jogos imortais" e seguindo à linha de indignação de alguns comentários de grande parte da torcida de BH, Região metropolitana e outras, o mesmo vai perder uma clientela de no mínimo, seis milhões de pessoas!
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 24-07-07 18h11min
Desculpem-Me por colocar o título jogos imortais, entre áspas! Sei que falhei feio nessa.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster