Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

16/05/2007 | Voz da Arquibancada
O árbitro é sempre o culpado.

Por Luís Cláudio de Abreu Viana

Este final de semana começou mais um Campeonato Brasileiro da Primeira Divisão ou de Série A, sei lá, o certo é que, para não perder o costume, o Cruzeiro vacilou e perdeu dois pontos líquidos e certos.

Jogando contra um Fluminense remendado, mezzo misto, Carlos Alberto perseguido pela torcida tricolor, um Rafael He Man Moura fazendo pose, e só pose de atacante, e um Lenny que disputa com Kerlon o premio de melhor promessa não cumprida, o Cruzeiro tomou sufoco, abriu o marcador, tomou um gol aos 46 minutos em um pênalti (correta a marcação dentre tantas lambanças) feito de forma infantil, se não bisonha, de nosso, agora, goleiro titular.

Dois vacilos, dois gols e um empate com sabor amargo.

Se Carlos Alberto entrou em campo e não jogou do nosso lado, Giovanni parece nem ter entrado na posição em que gostaria de jogar. Por outro lado Sua Senhoria Wallace Nascimento Valente (ES) e seus assistentes Fabiano S. Ramires (ES) e Antônio Carlos de Oliveira (ES) entrou e na véspera do dia das mães presenteou sua digníssima com o coro de algumas centenas de vozes azuis gritando `FDP`. Alguns lances podem ser creditados a má colocao do trio de apitadores de latinha, mas um dos lances, a marcação de impedimento do Araujo quando este recebeu o lançamento ainda no campo do Cruzeiro foi para coroar a atuação, digna de uma comédia pastelão, deste trio (assim como Clever, Simon, Marcio, Heber, Wilson, etc.) que faz do apito uma forma de colocar para fora o ódio que tem do futebol e de alguns clubes fora do eixo Rio - São Paulo.

Mas o árbitro e seus assistentes foram os únicos culpados? não! Quem nos garante que nos impedimentos mal marcados nossos atacantes fariam o gol se em outras situações claras não conseguiram fazê-lo ?

O Cruzeiro perdeu para sua incapacidade de jogar 90 minutos de forma consistentes. O time, assim como no primeiro jogo contras as cocotas no primeiro jogo ou contra o Brasiliense em Brasília, o Tupi em Juiz de Fora, Portuguesa e Veranopolis em Belo Horizonte o time teve lampejos de bom futebol, ou melhor, de um pouco mais de esforço e de qualidade técnica, durante cerca de 25 minutos, tempo suficiente para fazer dois gols e dar a impressão que iria se vingar do 6 x 2 ou da desclassificação da Copa do Brasil de 2006, resultados entalados até hoje na nossa garganta. Foram 15 minutos de um Fluminense correndo feito louco, depois 25 de um Cruzeiro que parecida estar no caminho certo. Ai veio o pênalti e o intervalo.

O segundo tempo começou como terminou o primeiro, os mesmo erros, o mesmo time recuado, medroso, jogando como time pequeno na tentativa de explorar os contra-ataques, os erros de marcação de impedimento e castigo. Enquanto a zaga discutia quem marcava quem, Cícero se agachou e fez o gol de empate, que selava a igualdade entre dois times que, caso nao melhorem muito, são sérios candidatos a vexames daqui até o dia 02 de dezembro. Dois times que podem ir do céu ao inferno, de futebol de brilho ao amargo da bisonhice em segundos.

Empatamos não porque o trio Pastelão errou na marcação de impedimentos, empatamos porque nosso goleiro fez um pênalti desnecessário, Maicosuel perdeu um gol que não se pode perder e porque nossa zaga não sabe a quem marcar na cobrança de um escanteio. Empatamos pela nossa incapacidade de jogar futebol 90 minutos.

E por falar em 90 minutos, nossos jogadores sabem que o jogo só acaba depois do apito final ? Vendo os jogos do Cruzeiro em 2004, 2005, 2006 e 2007 foram raros os gols feitos pelo Cruzeiro nos acréscimos (se é que houve algum, os de boa memória, por favor me relembrem). O time parece ter fôlego e vontade de jogar ate os 35/40 minutos de cada tempo, depois se entregam e se fecham, recuados, feito boxeador peso leve acuado nas cordas em luta contra peso pesado. Por outro lado nosso time tem o mesmo jogo de pernas e de cintura de um boxeador super-pesado, ou seja nenhum.

Espero que nosso DJ coloque o pessoal pra dançar e que o jogo de sábado seja só o inicio de uma caminhada que no final nos leve ao titulo...ou pelo menos a uma vaga na Libertadores...ou a Sul-americana...

Luís Cláudio de Abreu Viana

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 2003eu vi 2005 eu ri | Não definido | 16-05-07 09h08min
otimos comentarios,venho aqui protestar com relaçao a NAO DISPENSA DO LATERAL GABRIEL,QUE ANDA EM CAMPO EM TODAS AS PARTIDAS DO CRUZEIRO,A MANUTENÇAO E AINDA POR CIMA ESCALAÇO NO FIM DO JOGO DE GEOVANNI,FABIO SANTOS ATE HJ SENDO TITULAR NA LATERAL ESQUERDA E NENHUM REFORÇO VINDO ATE AGORA...PROTESTO!
 janot | Araxá | 16-05-07 14h01min
Não dá mais pra engolir Geovani no time do Cruzeiro!
 JOAO COSTA | BRASILIA | 16-05-07 18h24min
O Cruzeiro, no sábado, contra o Fluminense, titular ou não, aliás, quem disse que aquele timeco tem titulares?, poderia ter goleado, mas o time além de sofrer de apatia crônica, pareçe que se destrambelha ao levar um gol. São tantos os erros, aí incluídos os de escalação e substituição, que qualquer timezinho vira em cima do Cruzeiro.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 16-05-07 20h34min
Parabéns João Cláudio, uma belíssima coluna onde o título já resume tudo, ou seja: O árbitro é sempre o culpado. Francamente, um time que joga em função de a arbitragem "ajudar-nos" ou "prejudicar-nos" na primeira hipótese, não precisaria nem esforçar-se tanto para ganhar ou na segunda hipótese, não deveria nem entrar em campo e sim perder pelo chamado, W O!
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 16-05-07 20h36min
Digo: Luís Claúdio.
 PHDF | Brasília | 17-05-07 01h15min
Em relação às arbitragens, todo ano fico com seguinte sensação: apenas umas 05 equipes efetivamente se preparam para disputar o Brasileirão e apenas uma ou duas, de alguma forma, financiam as "despesas arbitrais". Logo, a que contribuir mais, possui 99% de ser a campeã.
É um jogo de cartas quase marcadas. Nós sempre torcemos para que nosso time esteja entre as 05 que se prepara. Em 2007, até agora não tem sido assim, mas c/ mudança do treinador, as esperanças reacenderam.
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 17-05-07 01h38min
J.CLÀUDIO -o DJ não pode fazer milagre com quem tem a CARTEIRA CHEIA! Explico: se o cara nãoqur correr, não qur produzir, o que vc faria???Banco! Melhor para eles, que ganham sem jogar, olha que maravilha!Os contratos destes jogadores deve ter algum tipo de armação ou exigência do tipo multa recisória unilateral; ou seja, SÓ quem se ferra é o CLUBE! Eos PERRELAS pelo visto "cairam" em mais alguma trapalhada do MALUF ou do jurídico só pode!!!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 17-05-07 01h41min
A lista da barca: F.SANTOS-RÔ-NULO-GEOVANI-GABRIEL já está pronta a 15 dias, podendo haver mais inclusões, mas NINGUÉM chega junto e diz: manda ver!!! Sinto que ZEZÉ deve estar amarrado!!! Com isso estamos deixando de pegar boas chances para trazer valorosos reforços, ex: DEIVID, FRANÇA, JUNIOR, MAGRÃO, etc. Pior é imaginar que o ZEZÉ pense que alguém na EUROPA vai querer estas maçãs podres...resta-nos torcer pra que a coisa resolva!!!
 lcaviana | Belo Horizonte | 17-05-07 08h17min
Independente de haver "corpo mole" ou "àrnitragem mal intecionada" o time tem de demonstrar um minímo de vontade, o que não tem se visto este ano. Técnicamente o time de hoje é melhor que o do ano passado (no geral, exceção feita a lateral esquerda com a insistência em não darem oportunidade a João Vitor ou Anderson e a meia onde o Wagner faz muita falta) e por isto deveria estar apresentando algo de melhor, o que não se tem visto. O time parece estar sempre em câmera lenta. Tem de ter vontade.
 João Duarte | Vit�ria | 18-05-07 12h30min
Que o árbitro errou ninguém tem dúvida. Que os bandeiras conseguiram ser ainda piores também não. Mas, colocar sobre o trio de arbitragem a perda destes 2 preciosos pontinhos é de uma insensatez à toda prova. O Cruzeiro começa a parecer um time com encaixe, mas, ainda defende mal na minha visão.
Gabriel é a melhor opção de lateral que nós temos (Jonathan, Afonso e Aldo ainda estão muito longe...). Então, o que se precisa é estabelecer uma cobertura para quando ele subir tomar conta da área.
 João Duarte | Vit�ria | 18-05-07 12h34min
Criar outras situações de gol excepcionais o time criou como por exemplo no lance que Maicossuel recebeu na tabela com o Araújo, meteu nas canetas do beque tricolor e chutou para defesa do Fernando Henrique...Ou na cabeçada do Araújo na trave, após bom cruzamento do Gabriel... Mas, o ponto que ainda vai demorar um pouco a melhorar é o nosso preparo físico. Você foi muito feliz ao abordar isto. O Cruzeiro não tem feito gols no final do 2° tempo, porque o time prega. Mas, vai MELHORAR.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [2 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster