Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

07/12/2006 | Voz da Arquibancada
Cruzeiro 2006 - O Filme

Por Guimarães Marco

Este ano de 2006 foi novamente uma grande decepção para a torcida cruzeirense.

Começamos o ano cheio de esperanças, afinal as contratações de Araújo, Gil e Élber, as grandes perspectivas sobre as atuações de Wagner, Franscismar, André Leone, Luisinho, Anderson e Léo Silva, além do retorno de contusão de Sandro, Kerlon e Edu Dracena pareciam uma receita certa para o sucesso.

Pensando friamente, quem não se encheria de otimismo com nomes no elenco como Fábio, Edu Dracena, André Leone, Kerlon, Wagner, Sandro, Araújo, Gil e Élber. Também havia uma grande expectativa (ou seria esperança) com relação ao trabalho do técnico Paulo César Gusmão.

Mas já no Campeonato Mineiro a dura realidade começou a parecer. Araújo se machuca gravemente (não jogaria mais no ano), Gil e Élber mostram que não têm mais o futebol que os deixou famosos. Wagner, Francismar e Jonathan se envolvem no caso das garotas de programa. Alecssandro falava demais e fazia de menos. O time não apresentava um bom futebol e nem um padrão de jogo. Ganhamos o Campeonato Mineiro no “apagar da luzes”, mas com dificuldades.

A torcida tem aquela sensação de “déjà vu”, de já vi este filme (anos de 2004 e 2005), mas ainda era cedo. Todos diziam (na diretoria e comissão técnica) que disputaríamos os títulos do Brasileiro e da Copa do Brasil.

Começam os 2 campeonatos em o time, apesar das fragilidades visíveis, iniciou bem nas 2 competições. Chegamos a liderar o brasileiro por quatro rodadas e tínhamos o melhor ataque e o artilheiro da competição (Wagner).

Então veio a Copa do mundo e “nosso mundo caiu”. Saem Dracena, Gil, Leone e Alecssandro. Chegam Geovanni, Élson, André Luis, Gladstone, Leandro Silva e Gabriel (além do Bala que chegou antes). Élber vai para a Alemanha comentar a copa e parece que nunca mais voltou.

O Cruzeiro é envolvido num problema entre o ex zaqueiro do clube Moisés e a FIFA. Ficamos impossibilitados de registrar jogadores por várias semanas.

Também estoura o problema do departamento médico do clube, onde o pivô da crise foi Leandro Silva, mas depois vieram também Fábio Santos, Martinez, Sandro e outros. O caso culminou com a demissão em massa do DM.

O time fica oito partidas sem vencer e é eliminado da Copa do Brasil, cai o técnico PC Gusmão e entra Osvaldo de Oliveira. Este último não era um dos preferido pela torcida, mas veio como uma esperança para todos.

As coisas continuam mal. Somos eliminados da Copa Sul-americana e os reforços (Geovanni, Bala, André, Gabriel e Leandro) não mostram um bom rendimento. Wagner despenca de produção, Kerlon não sai da promessa de craque, todos passam a jogar mal, com exceção de Fábio que salva o time em várias ocasiões, mas infelizmente falha em alguns jogos decisivos. Para piorar, o treinador insiste no sistema 3-5-2 e na improvisação de jogadores fora de suas posições. A situação piora ainda mais.

Agora o discurso é de classificar para a Copa Libertadores da América, mas o que se vê em campo é um time mal treinado, sem vontade e sem inspiração. A classificação para a Libertadores já não é mais possível. Os mesmo discursos continuam: a culpa é das contusões, das suspensões, etc.

Agora, faltando apenas uma rodada para o final do campeonato estamos e 11º lugar e podemos ainda terminar em posição pior que em 2004, quando ficamos em 13º (em 2005 ficamos em 8º). Para isto basta perdermos o último jogo em casa, contra o Botafogo, como perdemos em 2005 para o São Caetano.

A torcida do Cruzeiro definitivamente não merece isto. Nosso time não pode limitar-se a ser apenas um “ator coadjuvante” no “filme” do futebol nacional. Temos que atuar como “ator principal”, a grande estrela do filme e no final levarmos o Oscar (que são as taças de campeão).

Espero sinceramente que para 2007 não se repitam os “filmes velhos” da falta de planejamento e contratações erradas (no mínimo duvidosas) que ocorrem no clube desde 2004 e que possamos finalmente ver um Cruzeiro campeão de novo, um verdadeiro “Block Buster” (sucesso de bilheteria).

Marco Emílio Guimarães
Curitiba-PR

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 DANIEL REINER | BELO HORIZONTE | 07-12-06 01h01min
O bom de um filme é poder assistí-lo.É insuportável quando se está na fila de ingressos e aparece aquele engraçadinho contando partes da estória.Principalmente se for a parte final.Mas esse é um detalhe chato prá nós,simples espectadores.Diretores,roteiristas e atores veem,reveem,leem,releem,gravam,regravam tudo várias vezes.
 DANIEL REINER | BELO HORIZONTE | 07-12-06 01h11min
Apesar de tudo eu confesso que se me contassem toda a estória desse filme "Cruzeiro'2006"ainda quando estava aguardando prá assistí-lo,eu teria pago prá ver.Ví e não gostei.E o amigo Guimarães Marco insiste em recontar a estória.Tudo bem,Marco!Assim como você espero que os diretores estejam revendo esse mesmo filme.E que reformulem o elenco de atores contratando outros mais competentes,efetivando os que se deram bem no estágio e dando outros perfis para atuação dos que têm talento mas que não...
 DANIEL REINER | BELO HORIZONTE | 07-12-06 01h13min
...não encenaram bem.Tudo à fim de que o script seja diferente. Parabens,Marco.
 rapozaço | Belo Horizonte | 07-12-06 11h32min
"Espero sinceramente que para 2007 não se repitam os “filmes velhos” da falta de planejamento e contratações erradas "...Eu também...só que se não mudar a MENTALIDADE MERCANTILISTA e principalmente dar num basta na força de empresários que vivem a especular no Cruzeiro a coisa tende a NÃO SE MODIFICAR. Diretoria...ERRAR É HUMANO...persistir é uma tremenda de uma burrice.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 07-12-06 16h04min
Parabéns Marco Guimarães, muito linda a crônica da retrospectiva 2006, "a crônica"!
 webber | Belo Horizonte | 09-12-06 19h54min
Deleta este filme.
 marco | Curitiba | 13-12-06 09h35min
Quero agradecer a todos que comentaram este texto e também os outros que fiz durante este ano. Aproveito para desejar a todos um Feliz Natal e um próspero Ano Novo. Que 2007 seja muito melhor para o Cruzeiro do que foram 2006, 2005 e 2004.
 cruzeiro no sangue | palmas | 14-12-06 15h58min
E O FILME COMEÇOU BOM MAIS A CADA DIA PIORA, PARECE NÃO TER FIM. ESPERO QUE NO FINAL TODOS NÓS POSSAMOS SAIR FELIZES NESTA HISTORIA...............
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster