Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

05/10/2006 | Voz da Arquibancada
Como é duro ser torcedor à distância

Por Marco Emilio Guimarães

Quando resolvi escrever este texto, pensei se não estaria sendo repetitivo, pois já tive um outro texto que tratava do mesmo tema publicado na coluna “Voz da Arquibancada", com o título de “Amor Cruzeirense”, em Março deste ano.

Porém conclui que o tema em questão, amor pelo seu time, nunca é repetitivo.

Eu, assim como milhares de torcedores do Cruzeiro espalhados pelo Brasil e pelo mundo, torcemos a distância pelo time do nosso coração, que no meu caso é o Cruzeiro Esporte Clube.

Quantas dificuldades passamos para acompanhar nosso time!

Bendita seja a Internet, que facilitou muito esta “missão”, que antigamente (nos anos de 70, 80 e 90) era quase uma missão impossível.

Todo dia faço o meu “ritual” de consulta aos sites esportivos, na busca “desesperada” por notícias do time. São seis sites esportivos diários, sem contar que no Cruzeiro.org, faço mais de um acesso por dia.

Sempre que o Cruzeiro vem jogar aqui em Curitiba vou aos jogos, só não indo em caso de alguma impossibilidade grave. Estas idas ao campo para ver o time de perto vem se tornando cada vez menos freqüentes, pois desde a extinção da Copa Sul-Minas, só restou o campeonato Brasileiro e a Copa do Brasil (que não garante jogos aqui). Este ano foi o pior ano neste sentido, pois com a queda do Coritiba para a segunda divisão, somente duas vezes será possível ver os jogos no campo.

Tive a felicidade(?) de em 2004 quando ia à Belo Horizonte em férias, pegar o mesmo avião que levava o Rivaldo para se apresentar ao clube. Meu filho, na época com 11 anos, tirou foto com ele e era só alegria. Na saída do avião ainda tiramos mais uma foto, antes que o pessoal da Máfia Azul e do Cruzeiro invadissem a pista para recebê-lo. Parecia o começo de um grande ano e que seríamos Tri campeão da Libertadores. Mal sabíamos nós o que nos esperava.

Apesar de todo o esforço que fazemos para nos mantermos atualizados e torcer pelo nosso time, às vezes somos alvo de preconceito de alguns (poucos é verdade) que não nos consideram dignos de fazer comentários e críticas ao time por não assistirmos aos treinos e não ir a todos os jogos.

Como se fosse possível medir o amor de um torcedor por seu time.

Aos que tem este tipo de preconceito digo o seguinte: felizes de vocês que tem a possibilidade de acompanhar de perto nosso querido time, mas não queiram nos tirar o direito e o prazer de ser cruzeirenses também.

Marco Emilio Guimarães
Curitiba-PR

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Azul Celeste | Belo Horizonte | 05-10-06 10h03min
Caro Marco, Nunca é muito falar do amor ao CRUZEIRO. Aos que acham que são donos do time e que só eles é que conhecem o clube e só eles tem o direito de criticar só tenho uma coisa a dizer. Nasci AZUL, Meu coração é AZUL, e quando ainda morava em BHTE sempre estive presente no jogos do CRUZEIRO e na toca I. Meu pai foi um dos primeiros associados da SEDE CAMPESTRE. Até hoje tenho a minha primeira carteirinha do clube. Infelizmente por questões profissionais tive que me afastar de Bhte,
 Azul Celeste | Belo Horizonte | 05-10-06 10h14min
mas nem por isso deixei de torcer pelo meu time. Estive presente SIM no famoso jogo do JACINTO, e com 11 anos estive na final contra o BAYER (prometi meu pai que se ele me levasse iria passar no colégio só notões). Este é o meu amor azul pelo CRUZEIRO. Conheci o CRUZEIRO.ORG e me apaixonei mas como todo AMOR me decepcionei, pois ele não foi correspondido. Fui nomeado como SECA PIMENTEIRA somente por BRIGAR pelo melhor do time. Vejo o site todo o dia mas já não dou as minha opiniões como
 Azul Celeste | Belo Horizonte | 05-10-06 10h15min
antigamente pois já fui ROTULADO!!! Mas o que os outro pensam de mim pouco importa pois o meu amor pelo CRUZEIRO só aumenta.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 05-10-06 11h47min
Marco Emílio,este também é meu problema.Saí de Minas ainda com 18 anos e não consegui mais voltar. Hoje tenho 51 anos e não tenho mais esperança de retornar, pois meus filhos nasceram aqui em Brasília e aqui criaram raízes. Procuro assistir aos jogos quando vou a Minas de férias e ir aos jogos aqui e em Goiânia. Mas não perco jogos pela TV, pois sempre compro o pacote pago.Abraços.
 Isaac | Guarapari | 05-10-06 12h30min
MARCO EMÍLIO....É um tema já tratado aqui, MAS AINDA MUITO ATUAL. Eu que moro no ES sei o que voce fala. É duro ter o maior TESÃO de ir no jogo e estar a mais de 500KM de distância. Sofremos com falta de notícias locais, Bairrismo das TVS, e por incrível que pareça até de parte de uma minoria que quer nos diminuir nos chamando de torcedor de radinho....ORA, COMO SE AMOR AO CRUZEIRO SE LIMITASSE A IDA EM ESTÁDIO DE FUTEBOL! Parabéns pela coluna e pelo tema!
 marco | Curitiba | 05-10-06 13h17min
Caro "Azul Celeste", não desanime de fazer seus comentários, mesmo que seja criticado por eles. Eu também já fui "massacrado" algumas vezes, mas não me deixo abater. Se a causa é nobre, a "luta" vale a pena.
 marco | Curitiba | 05-10-06 13h19min
Aloisio, é isto aí, continue acompanhando e torcendo pelo nosso time do coração. Eu felizmente neste Domingo poderei acompanhar de perto o Cruzeiro, que vem jogar aqui contra o Atlético Paranaense. Abraços.
 marco | Curitiba | 05-10-06 13h25min
Isaac, você está 500 Km mais perto do que eu. De curitiba à BH são 1000 Km. É coisa prá caramba. Já acompanhei vários debates acalorados seus aqui no site. É isto aí, temos que participar mesmo distantes. Domingo estarei na Arena da Baixada acompanhando nosso time contra o Atlético-PR. E vamos firmes rumo à Libertadores 2007.
 rapozaco | Belo Horizonte | 05-10-06 13h32min
Alô MARCO.... Domingo tem cRássico... AtRético X Cruzeiro...Imagino que vc já comprou seu ingresso!!!!
 Isaac | Guarapari | 05-10-06 13h33min
Pra voce ver...vc ainda mora em um estado que tem dois times na A, assim voce pode acompanhar pelo menos dois jogos...aqui tem o Serra, Vitória, e mais um monte que nem na série Z jogam....Mesmo assim, não tenho do que reclamar, porque até 1999 até com soro na veia(fugi do MATER DAI recém operado) fui ao jogo do Cruzeiro.(Foi um Cruzeiro e Bahia que ganhamos com um gol de penalti do Claudio Adão)Aqui onde moro, só se fala em futebol carioca.
 Isaac | Guarapari | 05-10-06 13h35min
Marco o grande jogo do ano aqui será semana que vem....o time do RAPOZAÇO vai enfrentar a seleção de Guarapari......todos os ingressos foram vendidos...(99 no total) com direito a trofeu, cerveja e churrasco na laje!!!! rsrsrs
 marco | Curitiba | 05-10-06 13h52min
Rapozaço, ainda não comprei meu ingresso, mas não tem erro, dá prá comprar na hora. Irei com meu filho e talvez minha esposa. Só espero que desta vez possamos quebrar o jejum de vitórias desde 2003. Ano passado quase morri de raiva naqueles 5x4, com aquela falha do Moisés que cedeu um escanteeio, que ocasionou o 5o. gol deles no final do jogo. Perdi a conta de quantas cadeiras chutei por causa disto. Rsrsrsrsrs.
 webmaster | Belo Horizonte | 06-10-06 02h49min
Azul Celeste, Marco e demais comentaristas,
A equipe que coordena e constrói o site Cruzeiro.Org e todos os seus serviços, NÃO INCENTIVA e NÃO PROMOVE nenhum tipo de discriminação, segregação, partidarização ou sectarismo. Colocamos TODOS os serviços a disposição de TODOS os torcedoresdo Cruzeiro. Se existem posições contrárias a esta linha, as mesmas devem ser debitadas, EXCLUSIVAMENTE e INDIVIDUALMENTE, aos seus autores.
Trabalhamos SEMPRE pela construção e união dos cruzeirenses.
 RAPOSÃO COME FRANGO | Brasília | 06-10-06 14h07min
Valeu MARCO, como você e os outros tenho o mesmo problema, vejo poucos jogos do CRUZEIRO, pela TV quem não tem TV paga sofre. Aos 10 anos saí do interior de Minas e a paixão AZUL com todas as dificuldades só aumentou, sou mais CRUZEIRO do que ontem e assim por diante. Lembro do começo da paixão, aos 3 anos minha avó voltando de Brasília trouxe para mim a 5 do Piazza, aí não parei mais. Hoje vivendo e com raízes fincadas em Brasília, indo a BH raramente vejo minha paixão distante...
 RAPOSÃO COME FRANGO | Brasília | 06-10-06 14h10min
...mas isso não quer dizer que o morador de BH ou Minas seja mais CRUZEIRENSE do que eu, pelo contrário acho que somos muito mais CRUZEIRENSES do que eles, pois se tivessemos a chance não perderiamos um jogo sequer, já eles ali do lado deixam que os cacarejantes se orgulhem por encher estádio, ora se somos a 6ª maior torcida do Brasil, viciados em ganhar títulos, como podemos deixar os cacarejantes pensar e agir desse modo, temos que cala-los no grito e no coração, somos os maiores de MINAS!
 Governo | BH | 07-10-06 14h50min
Após longo tempo, volto ao site, estanhando a fala do Webmaster:"a equipe que coordena e constrói o site Cruzeiro.Org e todos os seus serviços, NÃO INCENTIVA e NÃO PROMOVE nenhum tipo de discriminação, segregação, partidarização ou sectarismo." Isto porque eu mesmo fui alvo de intolerância do sr. Evandro, o que me fez abdicar de mandar comentários. Também presenciei esta mesma intolerância praticada contra diversos outros participantes do site. Contudo, espero que esta prática (continua)...
 Governo | BH | 07-10-06 14h53min
(continuando) tenha sido realmente abolida, pois isto é deveras constrangedor para os participantes, todos adeptos de uma mesma causa: o nosso grande e amado CRUZEIRO E. C. Saudações celestes!!!.
 scot | Veranópolis | 09-10-06 11h09min
Bom é muito díficil ficar longe do meu time do coração mas sempre to acompanhando seja pela tv,site ou jornais, mora aqui no sul a 4 anos, mas sempre divulgo o meu cruzeiro através das minhas camisas e agasalhos que tenho do meu cruzeirão, pois sempre que vou a BH nas Ferias eu compro para mim e para meu filho Matheus de 4 anos, mas que já um cruzeirense assim como o pai. Um grande abraço a todos...Fabiano
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 11-10-06 12h17min
Nobre Marco, como é duro ser torcedor à distância e pior ainda ser discriminado ou diminuido, por alguns que moram próximos ao Gigante da Pampulha! Pois, não acreditam em força positiva à 700km de BH, que é o meu caso! Contudo, apelo à êstes que teimam em nos tirar das estatísticas, que reflitam um pouco mais e valorizem àquêles que compõem a sexta maior do Brasil, pois uma torcida não se resume àpenas onde o time sedia-se e sim em todo o território nacional e internacional. *Saudações Celestes*
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster