Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

04/05/2006 | Voz da Arquibancada
Planejamento Estratégico

Por Marco Emilio Guimarães

Embora não seja um catedrático no assunto, conheço o suficiente para afirmar que o Cruzeiro carece de um planejamento estratégico.

Como deveria ser o planejamento para um ano (não adianta nem falar em períodos maiores pois seria utopia) em um time de futebol:

1) Identificar todas as competições a serem disputadas no ano (campeonato estadual, copa do Brasil, campeonato brasileiro e copa Sulamericana).

2) Definir as metas/objetivos para cada competição (campeão disto, finalista
daquilo, classificar para Libertadores, etc.). 3) Identificar os recursos
necessários pra atingir a metas (comissão técnica, jogadores, patrocinadores, centros de treinamento, etc.). 4) Traçar um plano de ação para cada competição.

5) Priorizar a metas.

6) Traçar um plano de contingências (plano "B") para o caso de insucesso no plano original.

Ao meu ver o Cruzeiro falhou principalmente nos itens 5 e 6 (para dizer o
mínimo), senão vejamos:

5) Priorizar metas: O que seria mais importante, o bicampeonato brasileiro ou o pentacampeonato da Copa do Brasil? Confesso que fico em dúvida, mas
parece-me que o penta da Copa do Brasil seria mais importante por ser um
feito inédito no Brasil. Não deveria o Cruzeiro ter priorizado esta competição (pelo menos neste primeiro semestre) , inclusive por ser mais
fácil que o Brasileiro?

6) Plano de contingências: Vários jogadores cujo desempenho era questionável foram contratados e esperava-se pelo retorno dos contundidos Sandro, Kerlon, Leandro Silva e Fábio Santos para acertar o time.

Nitidamente temos problemas nas laterais e o Leandro dificilmente jogará
este ano. Temos problemas também no meio campo e mesmo assim, cedemos jogadores como Walter minhoca para o Flamengo. Onde está o plano B? Não adianta falar em Felipe e Gabriel, pois mesmo que venham, só poderão jogar em Agosto e a Copa do Brasil já terá terminado.

Concluo meu texto, esperando que para os próximos anos o clube realmente
haja com profissionalismo (tão carente no futebol brasileiro) e faça um planejamento correto, nos presenteando com mais alegrias, afinal a torcida
do Cruzeiro merece.

Marco Emilio Guimarães

Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 teceart | Governador Valadares | 04-05-06 13h12min
FORA RONALDO NAZARÉ. FORA ESTE DEPTO MÉDICO RIDÍCULO , ULTRAPASSADO E PRÉ-HISTÓRICO QUE ATUAM NO CRUZEIRO. ESTES CARAS SÃO VERDADEIROS AÇOUGUEIROS. O SANDRO FICOU 14 MESES PRA RECUPERAR. O ARAÚJO , SÓ DEUS SABE. O LEANDRO. ÍDEM. CHEGA DE IMCOMPETÊNCIA, AÇOUGUE, PANELINHA. SÓ DE SACO CHEIO DESTAS PRAGAS. VAMOS NOS UNIR E TIRARMOS ESTAS PESTES DO DEPTO MÉDICO DO NOSSO CRUZEIRO. QUASE ME ESQUECI DO FÁBIO SANTOS E DO MARTINÊS.
 jadson | Contagem | 04-05-06 14h39min
SE PERGUNTAR PARA A DIRETORIA ELES JURAM QUE FAZEM PLANEJAMENTO. SERÁ QUE ELES SABEM O QUE É PLANEJAMENTO? ELES PODERIAM AO MENOS DAR ALGUMAS LINHAS E IDÉIAS DO PLANEJAMENTO PARA A TORCIDA POIS ASSIM EVITARÍAMOS TER QUE LER IDIOTICES COMO AS MOSTRADAS NO COMENTÁRIO ACIMA.
O SUJEITO TEM QUE SER MUITO IRRESPONSÁVEL OU BADERNEIRO PARA FAZER AS ACUSAÇÕES E PEDIR O QUE PEDE. ALÉM DE PLANEJAMENTO, QUE DEVE SER TER SIDO FEITO, A DIRETORIA NÃO FALA A MESMA LINGUAGEM DA TORCIDA. TÁ MUITO DISTANTE.
 som da musica | Belo Horizonte | 04-05-06 23h59min
JADSON, MEU AMIGO. VC ACHA NORMAL O QUE ESTÁ ACONTCENDO NO DEPTO MÉDICO DO CRUZEIRO ? E SE ESTES MÉDICOS FIZESSEM ISTO COM VC OU COM UM FILHO TEU ? SERÁ QUE O TEU COMENTÁRIO SERIA O MESMO ? SINCERAMENTE, MEU FILHO. VC É COMO A MAIORIA DOS BRASILEIROS. FALA, RECLAMA, ESBRAVEJA. MAS NÃO AGE. FICA SÓ NA CONVERSA. A FÉ , SEM OBRAS, É MORTA. TEM QUE AGIR, MEU FILHO. NÃO SEJA ACOMODADO. MÃO A OBRA.
 jadson | Contagem | 05-05-06 01h42min
SOM DA MUSICA, NÃO SOU SEU AMIGO. ENTENDIDO? QUANTO A MINHA OPINIÃO SOBRE O DM NÃO INTERESSA E NÃO A MANIFESTEI. APENAS COLOQUEI A IDIOTICE QUE É ALGUÉM CONDENAR TODO UM CORPO DE MËDICOS E PROFISSIONAIS DA SAÚDE SEM TER QUALIFICAÇÃO PARA TAL, COMO PARECE SER O SEU CASO. NÃO SABE PORRA NENHUMA DE MEDICINA E QUER JULGAR. QUEM ÉS TÚ PARA JULGARES? SERÁ QUE VOCÊ ENTENDEU? DE MAIS A MAIS SUAS COMPARAÇOES SOBRE O QUE FAÇO OU DEIXO DE FAZER, SEM ME CONHECER, SÃO RIDïCULAS E DIGNAS DE UM PATÉTICO.
 SouVencedor | Blumenau | 05-05-06 11h35min
estou de pleno acordo com o teceart. e acredito quase todos estão. este depto medico é uma vergonha. são nos detalhes mais desapercebidos que uma empresa faz a diferença.
 visaodeaguia | Campinas | 05-05-06 14h30min
O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO INCLUI UMA REFORMULAÇÃO TOTAL NO DEPTO MÉDICO DO CRUZEIRO. ESTES CARAS QUE AI ESTÃO, SÃO ULTRAPASSADOS. CONCORDO PLENAMENTE.
 Isaac | Guarapari | 06-05-06 00h23min
PUTZ!!!! QUE BARRACO!!!!!!
 banu | Montes Claros / Berilo | 08-05-06 20h47min
O Planejamento Estratégico de uma empresa não é divulgado a quatro ventos como alguns pensam. Duvido que o Cruzeiro não tenha este tipo de planejamento. Porém, nós torcedores, não sabemos do nosso lugar, ou sabemos, querendo recriá-lo com um poder que não temos. Dentro do Planejamento Estratégico dos comandantes Perrelas a torcida é convocada em alguns momentos e desprezada em outros.Faz parte do jogo deles. O nosso Departamento Médico é um dos melhores do Brasil. É preciso, no mínimo,respeito.
 banu | Montes Claros / Berilo | 08-05-06 21h05min
João Duarte, Este assunto é como você, que é gerente de empresa de ponta na produção de ferro, e tem grande conhecimento sobre estrutura e planejamento do Cruzeiro Esporte Clube. Dê sua opinião sobre o tema. Jogar bosta no ventilador ou ficar com chutômetros não tem nada de estratégico. Achei o artigo muito primário.
 marco | Curitiba | 09-05-06 14h25min
Caro Banu, A idéia do texto foi traçar um paralelo entre um planejamento estratégico elementar e hipotético, que poderia ser de qualquer time de futebol e comparar com os fatos presenciados no Cruzeiro. Os pontos falhos que ressaltei estão evidentes, qualquer que seja o planejamento realizado (falta de priorização das competições e falta de um plano de contingências). Imagino que um time do porte do nosso tenha algum tipo de planejamento, mas assim como você eu não o conheço, pois (cont.)
 marco | Curitiba | 09-05-06 14h28min
(cont.) ...sou “somente” um torcedor. Porém, este espaço foi criado para que os torcedores possam colocar suas opiniões e o pessoal que administra os site divulga os textos que acha relevantes ou interessantes. Não existia a pretensão de apresentar o plano exemplificado, como sendo o que o Cruzeiro deveria ter, mesmo porque isto requer um detalhamento muito maior do que o ilustrado, e afinal de contas não fui pago pára fazê-lo. Note que em momento algum critiquei o departamento médico (cont.)
 marco | Curitiba | 09-05-06 14h30min
médico, mesmo porque não tenho competência para isto. Já com relação ao assunto em questão, Planejamento Estratégico, (cont.) ..me considero em plenas condições de argumentar e discutir sobre o tema, afinal sou formado em engenharia, com pós-graduação em administração industrial e atualmente coordeno a introdução de novos projetos e uma empresa multinacional mundialmente conhecida. Finalmente, concluo dizendo que as opiniões e críticas são bem-vindas. Saudações Cruzeirenses.
 Mat1113 | Não definido | 09-05-06 15h25min
Calem a boca idiotas (- vc som da musica) o Sandro ficou 14 meses sem jogar mais vocês viram o efeito???Vocês viram o último jogo do cruzeiro (X Juventude) o sandro foi um dos melhores o + rápi
 César | Belo Horizonte | 10-05-06 18h00min
Marco Emílio...parabenizo-o pela sua análise. Venho também dizendo isto...faltou planejamento ao Cruzeiro!!! Não houve nenhum foco em metas...ganhar a Copa Brasil era o que estava mais próximo e factível. Sabiam das deficiências do time e nada fizeram estratégicamente para ganhar este título. Planejamento na base do "deixa quieto como está para ver como fica" até eu faço!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [2 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [7 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [5 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [2 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [3 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster