Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home | Noticias | Blog PHD | Charges | Colunistas | Competicoes | Especiais | 

Cruzeirenses pelo Mundo | Torcedor do Futuro | Servicos | Quem Somos 

*** AVISO - Se sua SENHA não estiver funcionando, peça uma nova que será enviada para seu e-mail - Se seu e-mail atual não estiver cadastrado, CADASTRE ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

18/08/2004 | Evandro Oliveira
(Re)Aprendendo a ser torcedor do Cruzeiro

Mais oscilante do que gangorra. Mas indecifrável do que escritos de ruínas nas cavernas existentes mundo afora


Coluna transcrita de ´Coluna do Cruzeirense`

Mais oscilante do que gangorra. Mas indecifrável do que escritos de ruínas nas cavernas existentes mundo afora. Assim está o Cruzeiro neste Brasileirão/2004.

Poucas pessoas conseguiram realmente determinar os motivos para que o Cruzeiro fique com uma performance como a que está tendo. Já se trocou de treinador, já saíram e entraram muitos jogadores, já tentaram as mais diversas aplicações e nada de se convencer o torcedor dos motivos e das tentativas de que as mudanças foram planejadas e analisadas como as melhores para o time.

Está difícil até interpretar as motivações e desejos de cada uma das pessoas que decidem e encaminham as ações no Cruzeiro.

Talvez o mais esperto tenha sido o treinador Vanderlei Luxemburgo que arrumou um jogo de cena para pular fora do barco que tinha tudo para ficar a deriva (não está à deriva mas está totalmente sem rumo) e ainda saiu argumentando que queria ficar.

Ao torcedor resta reaprender a torcer.

Torcer imaginando que os objetivos e sonhos do torcedor sejam os mesmos da direção do time e da comissão técnica.

A fase de 2003 acabou, torceremos para voltar, independente dos comandantes e das comissões técnicas.

É muito difícil a readaptação deste torcedor, até mesmo porque parcela da torcida, de tão inebriada que ficou, faz a defesa cega de inúmeros erros apresentados nesta temporada pelos majestosos títulos de 2003.

Tem muito torcedor que não quer reaprender a torcer, quer ficar com o sonho de 2003 para sempre e desconhece que é o espírito crítico que sempre teve a torcida do Cruzeiro (que a mídia define como exigente) que sempre levou os dirigentes a fazerem as coisas da melhor maneira possível, de forma a rever de tempos em tempos seus encaminhamentos e seus resultados.

A torcida do Cruzeiro ficou mal acostumada, como dizem muitos torcedores, aos títulos, as conquistas e o ápice foi o ano de 2003. Como nas parábolas e analogias, subir como o Cruzeiro subiu foi muito difícil e sofrido mas cair é muito fácil e quanto mais se sobe o tombo é mais dolorido, mais desesperador.

Mas isso tudo só acontece quando o torcedor não tem a disposição de reaprender a torcer.

O torcedor do Cruzeiro é privilegiado e torna-se natural quando ele ainda esteja na comemoração das glórias de 2003, mas pelas discussões e opiniões que vemos na lista-cruzeiro (mantida pelo site www.cruzeiro.org) ficamos apreensivos pelo tempo que a maioria dos torcedores irão reaprender a torcer.

Não se trata de mera suposição de idéias, trata-se de situação que leva estes torcedores a verem somente agora a deficiência de certos jogadores, alguns até então titulares, que não era vista no ano passado.

Os critérios de avaliação vão ficando cada vez mais diferentes e absurdos, o que tende a se acirrar e levar a extremos como a posição de torcedores pedindo dispensa de jogadores e contratação de outros sem ao menos parar e pensar no conjunto do elenco e nas metas e objetivos a serem atingidos.

Convido os torcedores cruzeirenses a ampliarem as fileiras dos que discutem as coisas do Cruzeiro a colaborarem para que reaprendamos a torcer e entender que títulos são sempre títulos e que títulos como o Brasileiro não vêem por acaso

Saudações Celestes ETERNAMENTE CAMPEÃS
Evandro Oliveira
pyxis@cruzeiro.org
Belo Horizonte - MG

---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
10/07 - 11h07 [0 coment.]
COLAPSO: ´Má Gestão x Má Fé` por Sérgio Santos Rodrigues 

10/07 - 07h07 [0 coment.]
CENTENÁRIO: CBF marca jogo contra o Cuiabá (MT) dia 2 de janeiro 

10/07 - 06h49 [0 coment.]
COLAPSO: Aumento das despesas de salários em 50% com Wagner Pires 

09/07 - 19h34 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Vinte anos do TRI na Copa do Brasil na Toca 3 

09/07 - 19h17 [0 coment.]
COVID-19: CBF define calendário. Série B encerrará em 30 de janeiro 

08/07 - 12h42 [0 coment.]
COVID-19: Cruzeiro prioriza Toca 3 mas avalia sede no interior 

07/07 - 19h29 [0 coment.]
COVID-19: FMF define retorno do Mineiro 2020 para 26 de julho 

07/07 - 09h59 [0 coment.]
CENTENÁRIO: Cruzeiro detêm a melhor média de pontos da Libertadores 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® Desde 1999 - Site Oficial da Torcida - ANO 21 - Contatos para Webmaster