Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** Estamos com novos servidores e preparando mudanças radicais para breve - Envie sua sugestão ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Torcedor Cibernetico

A Dialetica Virtual x Real
Observatorio da Imprensa
Principe Azul

24/03/2019 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Palavras ao Vento

Agradeço de todo coração a todos que um dia deram alguma contribuição para quaisquer coisas do Cruzeiro.Org ...

Relembrando

Este espaço, que denominei ´Torcedor Cibernético` foi criado muito tempo atrás. No ano passado (2018) resolvi seguir três trilhas. Denominei, como um sub-título ´Torcedor Cibernético`, ´Príncipe Azul` e ´Observatório da Imprensa`.

Em tempos de mudanças e reformas, faz-se necessário o registro do que eram as intenções e o que se concluir de qualquer projeto, numa auto-avaliação e ao ouvir e ler as mais diversas manifestações.

Torcedor Cibernético – Espaço em que sempre procurei tratar do comportamento do torcedor de futebol após o surgimento da Internet e das redes sociais. No começo, a primeira expressão que gerou polêmica foi ´torcedor de radinho`. A maioria que se sentiu ofendida saia se defendendo e me acusando. Pobres coitados. Não entenderam nada da expressão e vestiram carapuças que nem deveriam ter pego. Continuo com a mesma visão de que o torcedor mudou muito. Eu denominaria hoje como ´torcedor de selfie` (ou adjetivação mais pejorativa) e continuaria sendo desprezado por muitos, ignorado por outros tantos e vilipendiado pelos eternos detratores.

Observatório da Imprensa – A trilha indica que o torcedor, especialmente o cruzeirense aqui em Minas Gerais, precisa ficar atento com o que ele segue, ouve, lê e compartilha (tá na moda o termo agora) originado pela mídia. Em outros tempos, o cara ouvia alguma coisa no ´coragem para dizer bobagem` e saia repetindo. Pior era que as coisas só eram ´verdades` quando publicadas no Estados de Minas, Diário da Tarde ou ditas pelos ´maiorais`. A torcida do Cruzeiro e o Cruzeiro, SEMPRE foram coisas de ´segunda categoria`. O Cruzeiro foi o primeiro time campeão brasileiro a desbancar o Santos de Pelé e o primeiro a conquistar a Libertadores depois do Santos. E o que a mídia rural fazia? Falava de ´estrelinha amarela`. E muito cruzeirense embarcou neste tipo de falácia. Agora piorou. Embora tenhamos muitas alternativas, este espaço denominado Cruzeiro.Org não tem apoio da torcida. Preferem criar seus espacinhos e fazendo proselitismo barato do que unir em torno de combater o inimigo comum.

Príncipe Azul – Este tema foi iniciado ao final do ano de 2017. Após a eleição do atual presidente Wagner Pires de Sá e as confusões, idas e vindas, informações e contra-informação que marcaram as eleições mais tumultuadas da história do clube. Imaginei que poderia fazer com que a maioria das pessoas pensassem e manifestassem. Ledo engano. Poucas se manifestaram, inclusive alguns conselheiros, de maneira tímida. Os resultados e as predições, embora não estivessem ao alcance e superficialidade de quem tá acostumado com redes sociais rasteiras de 140 caracteres (tá legal, vão dizer que aumentou para 280 letrinhas, mas alguém acha que alguma ideia ou manifestação inteligível acontece em 280 caracteres?). Desisti desta trilha quando acompanhei de perto a decisão do conselho de aceitar um empréstimo sem nenhuma garantia patrimonial. Quem reler estas colunas do Príncipe Azul, daqui alguns anos, vai ver que o tempo é senhor da razão, mesmo que seja tarde demais.


O Torcedor Cibernético

Definitivamente, não escrevo no Cruzeiro.Org, no meu blog pessoal e em outros espaços, quando manifesto minha opinião pessoal (que é diferente de quando escrevo um artigo técnico ou acadêmico) para agradar A ou B.

Escrevo o que penso e quando vejo pessoas preocupadas com a minha forma de escrever e não com o conteúdo, tenho a certeza de que estou no caminho certo.

Todos que falam da minha forma de manifestar, por escrito ou pessoalmente, não tem argumentos para nada do que escrevo. Ou não entenderam ou são ignorantes. E tem aqueles que leem e ficam sem fazer comentários para mostrar que a minha forma não é a melhor, na opinião deles.

Existem cruzeirenses de todos os tipos.

Por exemplo, tem um que ´exige` que se escreva parágrafos longos, frases longas senão ele não lê. Existe outro que me escreveu, reservadamente, ´… você não deve agredir as pessoas com palavras como faz ...`. Não respondi nada ... tempos depois, ele destratou uma advogada pelos trajes dela, mandando-a vestir adequadamente antes de ir junto ao tribunal ´dele`. Outro, mais ousado, começou a colaborar no Cruzeiro.Org por minha decisão e depois de arrumar trabalho graças ao Cruzeiro.Org, faz ameaças através de redes sociais e ainda diz que me odeia. Vocês NÃO representam a torcida do Cruzeiro e são uma VERGONHA.

Recentemente, recebi de uma pessoa um pedido inusitado (já recebi cada pedido que daria livro e série tamanha a canalhice dos pedidos). Um pai pedindo para retirar a foto e os dados do filho (nascido em 2000) que foi publicado na seção ´Torcedor do Futuro` (a seção não está sendo atualizada e nem está disponível diretamente no site). O futuro chegou e o filho (hoje com 19 anos) diz-se, segundo o pedido do pai, constrangido pelo que o pai publicou em 2003 ou 2004. Fico imaginando o que faz um torcedor ficar constrangido com seu pai ter publicado uma foto sua com camisa do Cruzeiro. É pacabá !


Futuro

Assim sendo, após a Semana Santa, ou início do Brasileiro 2019, as colunas que publico terão uma outra cara. Além do torcedor cruzeirense, serão mais comparativas e poderão ter leitores em torcedores de outros times. Percebo que o mal que assola o torcedor cruzeirense é o mesmo de torcedores de outros times e, aproveitando que tenho encontrado eco até em torcedores adversários rurais, vou escrever de forma mais ampla e, quem sabe, num canal que não seja o Cruzeiro.Org. Quem sabe assim alguns cruzeirenses acordem e parem de ficar pagando pau para coisas erradas ou criando ídolos de barro porque pagam ´pedágio` ou porque algum dirigente coloca um dinheiro na conta para ajudar no ´leitinho das crianças`.

Poderia ficar aqui avaliando cada um, não vale a pena, é perder tempo demais.

Tenho uma #Dica para vocês todos, anônimos e outros que me honram falando diretamente comigo e discordando de mim.

Vou continuar... mudando algumas coisas pois temos que evoluir, principalmente este espaço (Cruzeiro.Org) que já estava presente quando muitos nem eram gente. Quando alguém acreditar neste tipo de trabalho, teremos mais ajuda para o dia-a-dia.

Por uma coisa, peço mil desculpas. Nos últimos meses, e em outros tempos, em muitos momentos, foi difícil manter o espaço. Contei com a ajuda de cruzeirenses de verdade (e sempre fiz questão de que fossem cruzeirenses acima de tudo), ultimamente, nem estes cruzeirenses tem se disposto a ajudar, é provável que a explicação seja ´o Evandro é muito chato`... ou seja, me colocam acima da ajuda ou da colaboração que a torcida do Cruzeiro merece. Assuntos pessoais e profissionais tem me afastado (e podem afastar ainda mais) da manutenção e condução dos espaços virtuais Cruzeiro.Org.

E, finalmente, agradeço de todo coração a todos que um dia deram alguma contribuição para quaisquer coisas do Cruzeiro.Org, desde uma simples curtida em alguma coisa até uma ajuda técnica na construção do espaço. Vocês ajudaram muito a torcida do Cruzeiro.

Vamos em frente !

P. S. Quem leu a coluna a partir da ´introdução`, achando que era despedida ou canto do cisne, enganou-se... C. Q. D. rsrsrs


---
Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 24-03-19 13h10min
A coluna está reflexiva. Mudar para crescer.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 24-03-19 17h46min
Para torcedores distantes de BH como eu, creio que as questões de bastidores são as que nos preocupam. Eu não confio no tal do ITM e nem no WP. E, falando de passado, li no Uol que o Bruno Vicintim, ex diretor do clube, é empresário de jogadores. Daí pensei, desde quando...E mais, o que existe no caminho entre a Toca I e Toca II, para justificar o péssimo aproveitamento da garotada no profissional.
 pyxis | BHZ | 24-03-19 21h27min
Dra Celeste, obrigado e vamos por partes:
1) Sempre em mutação... e nem sempre agradando a todos;
2) OS bastidores do clube estão dissociados dos bastidores do futebol. Muito ruim e perspectivas complicadíssimas;
3) Confiar em pessoas Ligadas ao futebol é perigoso;
4) Conheço Bruno Vicintin muito antes dele ser conselheiro do Cruzeiro. Escrevi um pequeno texto no livro dele. Sou acusado e pago caro por isso. Somente ajudei-o com o livro naquilo que me foi pedido
cont ...
 pyxis | BHZ | 24-03-19 21h30min
cont ...
algumas pessoas atribuem a mim algo que não sou e nunca fui. O pai dele adquiriu, recentemente, um time em Portugal. Antes, ele chegou a patrocinar viagens de times de base com dinheiro do próprio bolso. A questão é que o repórter do UOL (que já me ameaçou de processo) recebe dinheiro de empresários que tiveram ´direitos` restringidos na base do Cruzeiro. O mal caráter do repórter (vendido) conta com apoio de gente de dentro do Cruzeiro.
cont ...
 pyxis | BHZ | 24-03-19 21h32min
cont...
E, infelizmente, muitas histórias deveriam ser contadas e não são (pelo menos a mídia não interessa em contar) e eu contei muitas nestes últimos nomes, preservando nomes e afins... mas certos bandidos que aqui frequentam, preferem prejudicar o site, a mim e a muitos cruzeirenses, para se locupletarem e continuarem vivendo às custas do Cruzeiro.
O caminho entre a Toca I e Toca II tem passagens subterrâneas e obscuras... e vai piorar ...
 pyxis | BHZ | 24-03-19 21h35min
onde se lê ´últimos nomes` leia-se ´últimos meses`.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 25-03-19 06h57min
Evandro,como disse acima, desconheço os bastidores do clube. Nada contra o BV a princípio. Só citei o nome dele como gancho. Acredito haver uma forte relação diretores de clube e agentes de futebol.
 pyxis | BHZ | 30-03-19 08h13min
Dra. Celeste, ninguém é imune a termos discordâncias... anormal é pessoas discordarem de outras porque tem suas ´diferenças` com outras...
Tipo assim... sou amigo de quem é inimigo dos meus inimigos... ou sou inimigo de quem é inimigo de meus amigos
Quando nossa sociedade chega neste ponto, atingimos o ápice do ódio, rancor e assemelhados... e isto tem acontecido muito quando as pessoas MISTURAM as editorias futebol, política e religião... e afloram os ´defeitos` de cada um... IMNSHO.
 pyxis | BHZ | 30-03-19 08h17min
... e tem aqueles que pregam (hipocritamente é lógico !) que ´... futebol é para fazer amizades ...` e todo aquele bla bla blargh ...
Mas basta divergir numa opinião política ou religiosa, que vira as costas e passa a falar mal ou vilipendiar o outro... só para ´justificar` opinião...
Tem muito disso... e quem mantêm opinião firma, como eu faço, nas diferentes editorias, não fica imune a covardias e canalhices.
 pyxis | BHZ | 30-03-19 08h20min
... tem um destes aí que era colaborador assíduo do Cruzeiro.Org...
Depois que discordei e manifestei opinião com alguém de relacionamento íntimo dele, ele foi ´aconselhado` assim: NÃO FALA nada mais para o Evandro, ele é um &%#%$&(* , como se estivesse fazendo para mim e não para a torcida do Cruzeiro... é disso que falo nesta coluna... colocam a antipatia que nutrem por mim (pelas minhas opiniões) acima dos cruzeirenses e do Cruzeiro.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
26/06 - 10h00 [1 coment.]
Jogadores da base ganham espaço para serem observados 

26/06 - 09h16 [1 coment.]
30 dias de crise: após denúncias, o Cruzeiro segue em ´erupção` 

25/06 - 22h57 [1 coment.]
Edu, zagueiro de 19 anos, vai aos profissionais no lugar de Murilo 

25/06 - 17h57 [1 coment.]
Primeira Liga - Crônica de uma morte mais do que anunciada 

25/06 - 16h48 [2 coment.]
Sem acordo com Real Madrid, Cruzeiro despede-se de Lucas Silva 

25/06 - 07h06 [1 coment.]
O desafio de 7 confrontos complicados em dezenove dias de julho 

24/06 - 16h43 [1 coment.]
Sada Cruzeiro inicia preparação para a temporada 2019/2020 

24/06 - 08h57 [0 coment.]
Identificação da sede administrativa é retirada em meio a polêmica 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2019 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster