Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

30/07/2018 | Voz da Arquibancada
Cruzeirense de Visão – Te larguei, Cruzeiro!

Por Lígia Salvador .


Sou cruzeirense desde a TV Tupi e consigo ver as coisas com uma paixão que vem desde minha infância ...



Apresentação

Primeiramente, agradeço a oportunidade de escrever no Cruzeiro.Org. Acompanho o Cruzeiro pela lista de discussão pois é mais fácil ler e-mails do que acompanhar redes sociais nas quais o pessoal escreve embolado e sem se preocupar se do outro lado as pessoas conseguem ler e entender. E, para não entrar em discussão e pedir explicações, prefiro e necessito de ler e escrever sem as modernidades de redes sociais e tecnologias moderninhas.

Meu nome é Maria Lígia Costa Salvador, sou mineira do sul, moro no Rio Grande do Sul, casada com um catarinense que torce para o ´tricolor gaúcho`. Meu time é, desde os treze anos de idade, o Cruzeiro Esporte Clube. Sou cega e sofro com as narrações das televisões e algumas rádios.

Pretendo, neste espaço, falar como é da minha visão cega quando se acompanha o time do coração à distância.


Meu Cruzeiro

Vou falar, neste espaço, de muitas coisas, especialmente do que percebo na mídia, especialmente os canais da Globo que assinam e nos obrigam a ouvir nos jogos do Cruzeiro e como nós que somos cegos percebemos o time, a torcida, os adversários. Vou contar aos poucos a minha história desde pequena em São Paulo e depois de adulta. Espero que todos gostem.

Escreverei sobre as dificuldades de se ver o que está acontecendo com este time. Tenho que assinar o Première e aqui no sul, os jogos do Cruzeiro são raros nos canais por assinatura e na TV aberta. São como cabeça de bacalhau, nem quem tem a visão perfeita consegue ver. Às 19h30 teve jogo do Grêmio contra a Chape, mas o jogo do Cruzeiro foi só no canal pago e caro.

Eu não queria iniciar minha participação da forma como está nesta coluna. Mas, hoje, tenho que falar sobre o jogo contra o São Paulo.

Faço tudo pelo Cruzeiro, e tem custado o olho da cara!


Vendo o Jogo

Não dá pra ser feliz, mesmo fazendo um pouquinho de força. Tentei mas não consegui.

É como diz uma expressão aqui no sul, " te larguei, cruzeiro ". A expressão inteira é ´te larguei para a cobras, tchê` e significa, no gauchês, que se está indignado com alguém ou com alguma coisa.

Foi o que fiz ontem, após o pênalti perdido pelo Barcos.

Além de me submeter a escutar o jogo pelo première, que tem narração e comentários até razoáveis, mas nunca são como a narração dos mineiros que aprendi a amar, tive que ouvir sobre uma grande quantidade de passes, jogadas e até um pênalti perdido que me assustaram.

Dei uma de torcedor que não quer ver a derrota. Te larguei, mas volto, como todo bom cruzeirense faz. Não tive o espírito de fair play. E isso não é bom sinal.

Tenho que manifestar uma grande preocupação. A quantidade de jogos até o final do mês, mesmo que outros times também estejam neste calendário é um perigo. O Cruzeiro é isto, tem que participar de vários torneios e não pode abrir mão de nenhum deles. Foi assim que nos qualificamos para conquistarmos a Tríplice Coroa (aqui no sul os colorados falam que são campeão de tudo, mas estiveram na segunda divisão e não foram campeões!) e meu receio é de que a parada da Copa não tenha sido aproveitada de maneira inteligente para o Cruzeiro.

Creio que derrotas em casa, ou não conquistar pontos preciosos quando tem uma sequência favorável, pode nos prejudicar em todas as competições.

Ouçam o que estou dizendo, em algum momento a conta será cobrada. Sei que muitos não pensam assim mas sou da opinião que é melhor fazer um campeonato só, e fazer com qualidade. Ficar perdendo tempo em viagens, competições que podem prejudicar as outras, rodízios (aqui no sul chamamos de espeto corrido e não tem nada a ver com futebol e serve somente quando queremos queimar uma carne) do que ficar todo o tempo viajando e nem tendo tempo para pensar pode ser fatal.

Haja físico preparo físico e mental!


Final

E para terminar, parabenizo o meu sobrinho Paulo Antônio, que fará aniversário do próximo domingo, dia que o Cruzeiro enfrentará o Vitória da Bahia e eu estarei aqui com o ouvido atento em tudo que disser o Pequetito. O Paulo é cruzeirense. mas anda meio desanimado com o time, e tem certa razão pelas últimas apresentações. Faz algum tempo que não converso com ele sobre o Cruzeiro, mas este canal será muito bom para trocarmos algumas ideias sobre o time.

Se quiserem trocar ideias comigo, estarei sempre lendo os comentários aqui, eventualmente respondendo a alguns (tenho mais dificuldades com ferramentas e editores que não conheço e que apresentam pouca acessibilidade) e na lista de discussão do Cruzeiro.Org através de e-mails.

Que nosso time volte a vencer a partir de quarta. Estarei aqui, manifestando minha opinião de vez em quando.

Um abraço da Lígia.


Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Ronito | Marilia | 30-07-18 13h35min
Parabéns pela coluna! Morei em Esteio-RS e conheço muito bem essa expressão. Rsrs Concordo com tudo inquérito você escreveu!
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 30-07-18 21h17min
Bacana Ligia. Eu também sou do Sul das Gerais, Itajubá. Moro em Sorocaba. Eu concordo com a necessidade de poupar um ou outro jogador, mas não agora, com menos de um mês do recomeço da temporada.
 JOAO COSTA | BRASILIA | 12-08-18 14h34min
Que bacana, Lígia. De imediato, assustei-me com o título da coluna. Só depois fui entender que era apenas uma expressão regional. Fiquei comovido com a sua abnegada torcida pelo nosso Cruzeiro. Espero que você continue participando ativamente desse espaço. Saudações Celestes!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
08/12 - 07h36 [3 coment.]
Cruzeiro: raio-X da situação contratual do elenco 

07/12 - 17h00 [1 coment.]
Torcida do Cruzeiro rompe 1 milhão de presentes na Toca 3 em 2018 

02/12 - 06h12 [4 coment.]
Cruzeiro enfrenta Bahia no Pituaçu em ritmo de despedida 

01/12 - 19h31 [3 coment.]
Cruzeiro anuncia que recusou proposta de negociação de Romero 

30/11 - 10h19 [1 coment.]
Tríplice Coroa - 15 anos de feito histórico no futebol brasileiro 

29/11 - 18h36 [2 coment.]
Sada Cruzeiro despede-se do Mundial de Clubes com vitória 

28/11 - 19h40 [2 coment.]
Cruzeiro cede ao Palmeiras (SP), direitos sobre o lateral Mayke 

28/11 - 18h48 [1 coment.]
Da Arquibancada - Procuram-se Sombras - Gustavo Nolasco 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster