Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

*** ATENÇÃO - Atualize seus dados e concorra a ingressos para jogos na Toca III ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

28/05/2018 | Joao Duarte
Contra o Palmeiras para escalar na classificação

Alguns jogos cravam marcas nos times, são as partidas contra grandes adversários. Este é o caso deste jogão contra o Palmeiras

Mundo Azul,


O momento atual do Cruzeiro O Cruzeiro vem crescendo de produção desde a vitória sobre a La U do Chile por 7 x 0 no dia 26/04.
O engraçado foi eu ter feito uma previsão nestes moldes antes da grande goleada contra a La U e o cidadão ter me chamado de falso profeta em um dos grupos de WhatsApp.
Quem me conhece sabe que eu sempre procuro ver as coisas pelo lado do copo cheio e conspiro a favor do Cruzeiro. Na última coluna, a gente com um pontinho no Brasileiro e eu dizendo que a gente terminaria o mês com 11-12 pontos após a 8ª rodada (rs, rs, rs).
O cidadão sumiu do grupo...
De lá para cá, cumpre dizer que o time reserva foi usado nos empates contra o Inter em Porto Alegre (0 x 0) e contra o Atlético-MG no Horto (0 x 1), visando dar descanso aos jogadores titulares de acordo com os limites traçados em conjunto com a área médica / preparação física do clube.
Com os titulares em campo, foram os seguintes jogos :
- 26/04 - C - 7 x 0 - La U (Chile)
- 02/05 - F - 4 x 0 - Vasco
- 06/05 - C - 1 x 0 - Botafogo
- 13/05 - C - 2 x 0 - Sport
- 16/05 - F - 2 x 1 - Atlético-PR (Copa do Brasil - ida)
- 22/05 - C - 2 x 1 - Racing (Argentina)
- 27/05 - F - 1 x 0 - Santos
Portanto, o time atingiu a marca expressiva de 7 vitórias em 7 partidas, fazendo 19 gols e sofrendo apenas 2.
Após a entrada de Dedé na defesa do Cruzeiro foi nítida a melhora, mas, também importa dizer que Lucas Silva deu outra dinâmica ao nosso meio-campo, com posicionamento inteligente em campo, marcando bem, fazendo poucas faltas e também é preciso se dizer que Henrique se achou em campo nesta formatação.
O Cruzeiro passou a marcar mais à frente, muitas vezes fazendo pressão no campo do adversário, nos termos da moda, marcação com linha alta.
Foi neste tempo que vimos o time praticar o seu melhor futebol, dentro e fora de casa, mas, fisicamente é impossível se manter este tipo de marcação por longo tempo. O normal é 15 a 20 minutos por jogo.
O time tem permitido pouco aos adversários e muito embora tenha um dos ataques menos efetivos do Brasileiro, tem a defesa menos vazada.
Mas, também é fato que o Cruzeiro tem criado muitas chances claras de gol, porém, não está tendo felicidade nas conclusões.
Ontem, por exemplo, Robinho recebeu um doce de Raniel, após uma jogada sensacional, em velocidade e com visão de jogo, mas, parou em Vanderlei.
Sóbis recebeu um presente de Henrique, lance em que Raniel fez um cora-luz preciso, mas, chutou para fora.
Ainda no primeiro tempo, Lucas Silva e Robinho deixaram Sóbis em condições de marcar, mas, o goleiro Vanderlei evitou os gols.
A bola vai começar a entrar também no Brasileiro, como aconteceu no Mineiro e na fase de grupos da Libertadores, quando o time teve o ataque mais positivo. Agora é a vez de melhorar o desempenho do ataque que marcou 4 gols em 7 rodadas, sendo melhor apenas que o Paraná.

Tudo indica que Mano vai repetir de novo a escalação contra o Palmeiras com Fábio, Edílson, Dedé, Léo e Egídio; Henrique e Lucas Silva; Robinho, Thiago Neves e Sóbis; Sassá.
Há jogadores que começam a mostrar futebol e pedirem passagem casos do Raniel, Lucas Romero e também do Bruno Silva.
Na zaga, o grupo ainda tem Manoel, Murilo e Digão capazes de sustentar a performance sem desafinar.
Nas laterais, o grupo vai receber para o lado direito o Vitinho (que está com a Seleção completando o grupo em virtude da contusão de Fágner e tem encantado ao treinador com seu futebol dinâmico), além do Ezequiel que teve uma queda acentuada no nível de atuações este ano. Para o lado esquerdo além de Marcelo Hermes, o grupo tem o Patrick que veio do Tupi.
Para a função de volantes, a gente tem Romero, Ariel Cabral, Bruno Silva e até Mancuello, além do garoto Vânder da base.
Na ligação entre meio e ataque, além de Thiago Neves e Robinho, o Cruzeiro poderá usar Raniel, Mancuello, Bruno Silva na armação de jogadas.
E nos próximos dias, receberá o David, que foi uma das contratações mais caras deste temporada como opção de velocidade, mas, que em função de contusões sequenciais, praticamente nem jogou.
Nas funções ofensivas, foi muito ruim ver o grupo perder Fred (contusão grave), Arrascaeta (Copa do Mundo) e Rafinha (contusão leve, mas, que deve tirá-lo dos próximos jogos), mas, ainda assim, podemos ter boa resposta com o garoto Marcelo que tem muita velocidade e já está no grupo, em fase de adaptação. Se for confirmada a saída de Arrascaeta, uma peça de reposição deverá ser contratada.

Palmeiras - sempre um osso duro de roer - A situação de Roger Machado se complicou um pouco, embora o Palmeiras tenha se classificado como o melhor desempenho em todos os primeiros colocados da fase de grupos da Libertadores. Pesam contra ele a perda do título paulista no Allianz Park, após ter ganho a partida de ida das finais na casa do Corinthians e pior de tudo a perda do título para o seu rival maior localmente.
Na Copa do Brasil passou pelo América MG com dificuldade inesperada: uma vitória injusta em BH de 2 x 1 e o empate em casa por 1 x 1.
No Brasileiro a campanha do Palmeiras teve 1 x 1 com o Botafogo (fora), 1 x 0 contra o Inter (casa), 0 x 0 com a Chapecoense (casa), 3 x 1 contra o Atlético-PR (fora), 0 x 1 contra o Corinthians (fora), 3 x 0 Bahia (casa) e 2 x 3 contra o Sport (casa).
Mas, não bastasse a perda do título estadual, o empate contra a Chapecoense e a derrota para o Sport em casa, mexeram com as estruturas da turma do amendoim, que anda indócil e pedindo caça a cabeças importantes do elenco.
Então, não resta dúvidas que virão ao Mineirão muito pressionados e desta forma, isto tornará o jogo muito perigoso para o Cruzeiro.
Entretanto, se o Cruzeiro sair na frente, além da vantagem técnica, terá a seu lado a componente psicológica, pois, seguramente o estado emocional dos palmeirenses os tem feito sentir demais os gols sofridos.
O Palmeiras deverá mandar a campo : Jaílson (Fernando Prass), Marcos Rocha, Edú Dracena, Antônio Carlos (Luan) e Diogo Barbosa; Felipe Melo, Bruno Henrique e Lucas Lima; Keno, William do Bigode e Dudú.
Como opções de banco : Fernando Prass e Weverton (gol), Mayke, Luan, Emerson Santos e Victor Luis (defesa); Thiago Santos, Tche Tchê e Hyoran (meias); Papagaio, Deiverson e Artur (ataque).
Neste momento estão fora de combate Moisés e Guerra (contusões) e Borja (Copa do Mundo com a Colômbia).
Todos tecem muitos elogios ao elenco palmeirense, mas, sincera e honestamente, o nosso grupo de jogadores não fica tão abaixo do deles, de forma alguma e seguramente custa muito menos.
O prognóstico é de um jogo muito disputado, difícil para ambos, no qual quem errar menos deverá sair de campo com a vitória.
Mas, como o jogo é no Mineirão acredito que o Cruzeiro vai vencer a partida e desta forma deixar a crise para os lados do Parque Antarctica, diria assim até alguns anos atrás.
Alguns jogos cravam marcas nos times, são as partidas contra grandes adversários. Este é o caso deste jogão contra o Palmeiras. Uma vitória representará não apenas uma subida importante na tabela de classificação, mas, imporá ainda mais respeito aos adversários em relação à nossa camisa.
Isto conta muito numa competição longa como o Brasileiro.

☻ A História de Cruzeiro x Palmeiras - Até hoje foram disputadas 91 partidas desde que ambos se chamavam Palestra Itália de Minas e São Paulo.
♦ Vitórias do Cruzeiro: 33 (21 pelo Brasileiro)
♦ Empates : 27 (12 pelo Brasileiro)
♦ Vitórias do Palmeiras : 31 (14 pelo Brasileiro)
♦ Gols Marcados pelo Cruzeiro = 132 (74 pelo Brasileiro)
♦ Gols Marcados pelo Palmeiras = 137 (65 pelo Brasileiro)

♦ 1º jogo do confronto em 18/05/1930 terminou com vitória do Palmeiras por 4 x 2, no estádio do Barro Preto. Os gols foram anotados por Osses, Carrone, Heitor e Lara para o Palmeiras, descontando Ninão (pênalti) e Bengala para o Cruzeiro.
♦ Maiores goleadas :
- 02/09/2007 - Cruzeiro 5 x 0 Palmeiras - Mineirão - Brasileiro
- 22/10/1999 - Palmeiras 7 x 3 Cruzeiro - Pq Antártica - Copa Mercosul

♦ As decisões mais importantes :
◘ 1969 - Campeonato Brasileiro - Quadrangular Final com a participação de Botafogo e Corinthians.
Rodada 1 - Botafogo 2 x 2 Cruzeiro + Palmeiras 0 x 0 Corinthians
Rodada 2 - Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras + Corinthians 1 x 0 Botafogo
Rodada 3 - Cruzeiro 2 x 1 Corinthians + Palmeiras 3 x 1 Botafogo
Palmeiras foi o campeão por ter um gol a mais de saldo que o Cruzeiro.

◘ 1973 - Campeonato Brasileiro - Quadrangular Final com a participação de Internacional e São Paulo.
Rodada 1 - Cruzeiro 0 x 1 Palmeiras + São Paulo 4 x 1 Internacional
Rodada 2 - Cruzeiro 1 x 0 São Paulo + Palmeiras 2 x 1 Internacional
Rodada 3 - Internacional 1 x 0 Cruzeiro + Palmeiras 0 x 0 São Paulo
Palmeiras foi campeão com 5 pontos ganhos.

â—˜ 1996 - Copa do Brasil
Ida - Cruzeiro 1 x 1 Palmeiras
Volta - Palmeiras 1 x 2 Cruzeiro.
Cruzeiro de Levir Culpi vence o Palmeiras em São Paulo, com uma atuação sobrenatural de Dida e os gols de Roberto gaúcho e Marcelo Ramos, contra o gol de Luizão para os palmeirenses, calando a imprensa paulista.

â—˜ 1998 - Copa do Brasil
Ida - Cruzeiro 1 x 0 Palmeiras
Volta - Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro.
Palmeiras se valeu de um gol praticamente sem ângulo de Oséias no final do jogo, num lance que Paulo César Borges não conseguiu segurar a bola, campo escorregadio, e espalmou para o lado, o centroavante do Palmeiras chutou sem ângulo e venceu ao nosso goleiro.

â—˜ 1998 - MERCOSUL
Ida - Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras
Volta - Palmeiras 3 x 1 Cruzeiro
Jogo Desempate (29/12/98) - Palmeiras 1 x 0 Cruzeiro

☻ As homenagens desta coluna hoje vão para : Drª Celeste, MRR, Ronito, Hélio Sangue Azul, PHMG, Carlos H. C. Campos, Aloísio Mendes, Jorge Angrisano Santana, Is@ac Mirai, Harry Assaf, Alysson Guimarães, Márcio Yguer, Rômulo Rodrigues Jr. e Clemenceau Chiabi Saliba Jr.
E para técnico deste time convoco Marcelo Mendicino, sobrinho do grande craque do Cruzeiro nos anos 50, Pampolini, uma baita center-alf.

☻ De Conceição do Mato Dentro e Região : Leandro Nunes, Maria Inês Generoso Ribeiro e seu filho Luiz, o baby (Serro-MG), Alysson e Douglas Duarte Andrade (Lagoa Santa-MG), Fábio, Flávio, Anacleto e Maria Luíza Martini Ribeiro, tutti cuore celesti (Conceição), Ieda Generoso Tomazzi, Romeu Madureira, além dos craques da terra : Eliezer de Souza Mattos, Pico Lima Guimarães, Robertinho Alves Freire e João Salvador Ribeiro dos Santos.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 LUIZ ANTONIO | SAMPA | 29-05-18 10h09min
Grande abraço mestre João. Ano muito interessante para o nosso cruzeirão e suas sábias palavras não podem ficar fora do PHD. Cruzeiro.org. Esses embates com o Palmeiras realmente foram sensacionais. Nesta quarta 30.05.18 com certeza será novamente. Parabéns pela coluna. Zeiroooooooo
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 29-05-18 10h26min
João Duarte, obrigado pela homenagem. Vejo a campanha do nosso Cruzeiro com otimismo. Vou receber críticas, mas também prefiro o lado cheio do copo. Nosso time está se firmando no Brasileirão e se Arrascaeta continuar, vamos disputar na parte de cima da tabela. Outros times estão perdendo jogadores e isto será o diferencial na reta final, após a Copa. Vamos aguardar e torcer.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 29-05-18 14h42min
João, parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem. Você é um eterno otimista.Acho que estou aprendendo um pouco com você...Que amanhã o Cruzeiro encerre o mês com um show na Toca III.
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 29-05-18 14h44min
A propósito, manhã o TN vai marcar um gol.O sujeito parece talhado para jogos difíceis.
 Marco | Curitiba | 29-05-18 20h18min
Caro JD, como de costume concordo em quase tudo com seu texto. Onde discordo é de que B. Silva pede passagem. Apesar do gol no último jogo ele ainda precisa melhorar muito para justificar sua contratação. Jogo difícil contra o Palmeiras. Vamos torcer por uma boa vitória.
 heliosangueazul | São Paulo | 04-06-18 09h11min
Bom dia João e todos colegas cruzeirenses. Como sempre ótima coluna. Obrigado pela homenagem. Estou bastante contente com os últimos resultados do nosso time, ontem mesmo contra o Ceará, apesar de um placar magro, o time quase não correu riscos, nosso sistema defensivo está ótimo. Só falta nossos atacantes melhorarem um pouco a pontaria, pois chances estão sendo criadas. Tivemos um mês de maio ótimo, ganhamos jogos difíceis, tudo indica que vamos estar entre o quatro primeiros na parada da copa.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/09 - 03h35 [11 coment.]
Insólita expulsión por medio del VAR 

19/09 - 12h45 [1 coment.]
Cruzeiro enfrenta seu grande rival na Libertadores, na Argentina  

17/09 - 21h03 [2 coment.]
Cruzeiro embarca para enfrentar Boca Juniors sem Arrascaeta 

17/09 - 18h14 [1 coment.]
Cruzeiro apresenta a lista dos jogadores na sequência da Lib´18 

17/09 - 09h22 [0 coment.]
Atletismo consegue bons resultados na Europa e em provas no Brasil 

17/09 - 08h26 [4 coment.]
Atlético Mineiro emite nota de repúdio a cântico de sua torcida 

17/09 - 07h45 [2 coment.]
Cruzeiro empata com rival, atuando com seus jogadores reservas 

16/09 - 18h30 [0 coment.]
Sada Cruzeiro é superado pelo Fiat Minas no tie-break 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2018 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster