Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI- Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

09/03/2006 | Voz da Arquibancada
Manauara Azul

Por Suziane Silva

Vocês não tem idéia do que é ser uma manaura azul estrelada. Mas eu explico. Meu nome é Suziane mas a galera toda me conhece como Suzy. Tenho 17 anos e torço para o Cruzeiro de Belo Horizonte. Manaura é como são conhecidas as pessoas que nascem em Manaus, no Amazonas e em 17 anos de vida eu nunca tinha visto um jogo ao vivo do Cruzeiro. Só de vez em quando pela televisão, e olha que as televisões aqui do Amazonas não costumam mostrar muitos jogos do Cruzeiro.

Eu, depois de conhecer o site e depois do jogo aqui onde pela primeira vez pude ver o meu time do coração decidi que tinha que compartilhar toda a minha emoção com torcedores do resto do mundo. Como sou uma torcedora do Cruzeiro que não nasceu em Minas creio que este sentimento não poderá ser entendido por muitos. O relato é simples mas é toda a minha emoção que coloco aqui.

Primeiro fiquei sem acreditar que o Cruzeiro viria aqui jogar pela Copa do Brasil, fiquei muito ansiosa quando o pessoal do site me confirmou a data. Eu não via a hora do Cruzeiro dar uma peia no pessoal do Naça. Na véspera do jogo fui ao estádio para ver se tinha ingresso para vender e me informaram que só numa loja no shopping. A pessoa que me deu informação estava acompanhada de uma pessoa com uniforme do Cruzeiro mas eu nem dei importância pois achei que seria outro cruzeirense procurando ingresso.

Quando cheguei em casa à noite, vi na televisão a mesma pessoa e vi que era da comissão técnica. Poxa! Eu poderia ter pedido uma camisa, uma foto, uma lembrança qualquer. Ali na minha frente e perdi a oportunidade. Como tem pouco tempo que passei a torcer e admirar o Cruzeiro depois que fiz 11 anos de idade, e pelas dificuldades de ver as coisas do Cruzeiro nos jornais e televisão, não conheço ninguém pessoalmente, nenhum jogador, nadinha. Fiquei na maior tristeza. O Cruzeiro fica 25 anos sem jogar em Manaus, vem aqui e eu do lado de alguém da comissão técnica ou jogador e eu marco uma bobeira desse tamanho, nem um autógrafo. Mas deixa isso prá lá.

O jogo foi emoção demais. Fiquei um pouquinho triste quando o Naça fez gol. Mas eu estava tão feliz vendo meu time que não liguei. Mesmo que o Cruzeiro não ganhasse o jogo eu estaria feliz pois tenho certeza que ele se classificaria de qualquer maneira. Mas no segundo tempo as coisas melhoraram e nos classificamos com muitos gols. Nem vi o último gol pois como fui ao estádio sozinha resolvi sair mais cedo para não correr o risco de enfrentar alguma confusão com os torcedores rivais, mesmo a maioria dos meus amigos sendo torcedores do Naca. Sai antes de terminar porque alguns torcedores de times do Rio e São Paulo estavam infiltrados e começavam a provocar os adversários. As cervejas, não sei se eram cervejas mesmo, começavam a voar e o que tinha de cruzeirense boca suja xingando e era melhor eu ir embora.

Na saída, encontrei um monte de colegas que me viram torcendo para o Cruzeiro e me perguntaram: Suzy, você é mineira? Não sabíamos. Mas eu dizia a todos: sou manauara e num tenho culpa de ter bom gosto!!!. Ainda bem que aqui em Manaus não tem o clima de rivalidade que existe nos estados do sul porque corria o risco de ser linchada.

Este é meu pequeno relato e não é suficiente para que vocês possam sentir a emoção que tive no primeiro dia que vi meu time do coração jogar. A partir de agora sou a Manauara Estrelada e torcedora do Cruzeiro com muito orgulho aqui em Manaus.

Queria mandar uma foto para colocar no site e o pessoal do site me recebeu bem e vou ganhar uma camisa do site que usarei com muito gosto, principalmente por ver o escudo do Cruzeiro. Vou passar a freqüentar o site e ver se aparecem outros cruzeirenses de Manaus.

Beijos para todos os cruzeirenses do mundo,

Suziane Silva
susy_the_kitty@hotmail.com


Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Olecram | Poços de Caldas | 09-03-06 09h39min
Suziane, pemite te chamar de filha? É que, pela minha idade, poderia ser seu pai, talvêz até mesmo seu avô... Filha, me emocionei tremendamente ao ler seu relato.. que coisa mais linda o seu amor pelo pavilhão azul celeste. Prova de sua inteligência e de seu bom gosto! Saiba, filha, que aquí você está na sua casa. Somos todos uma família, a grande família cruzerense, espalhada pelos quatro cantos do mundo. Continue assim, transmitindo de uma maneira tão sincera o seu sentimento. Um beijo prá vc
 Marcinho-Gv | Manhuaçu | 09-03-06 09h50min
SUZY seja bem vinda à CHINA AZUL. Voce não deve saber porque China Azul. Esse nome foi dado por poeta Mineiro, Atleticano, mas inteligente, que vendo o crescimento do Cruzeiro e sua torcida, comparou-a com a expansão da China, e chamou-a de China Azul. Voce é também muito bem recebida aqui no site Cruzeiro.Org, mas se presenciar alguma discussão, liga não, somos todos irmãos, de sangue e coração azul.
 jadson | Contagem | 09-03-06 10h59min
NÃO PODERIA TER SIDO MAIS EMOCIONANTE O RELATO QUE VOCÊ FAZ. FIQUEI EMOCIONADO E SATISFEITO EM SABER QUE O CRUZEIRO CONSEGUE CATIVAR AS PESSOAS NO MUNDO INTEIRO. UM DIA DESTES VOCÊ PODERIA ESCREVER COMO SE TORNOU CRUZEIRENSE, DEVE SER UMA HISTÓRIA MUITO EMOCIONANTE TAMBÉM, PRINCIPALMENTE AÍ ONDE OS TORCEDORES SÓ SABEM DE TIMES DO RJ E ALGUNS DE SP. MEUS PARABÉNS E ESTEJA CERTA QUE TERÁ AQUI MUITOS NOVOS AMIGOS DE SANGUE AZUL E QUE ADORAM MANAUARAS AZUIS.
 Dilson | Belo Horizonte | 09-03-06 11h00min
Suzy, bem-vinda a esta comunidade de fanáticos pelo time mais amado do mundo.E continue assim, elevando o nome do Cruzeiro, não só por Manaus, mas por todo este imenso Amazonas.E não deixe de opinar, mesmo estando tão distante.Um grande abraço.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 09-03-06 11h02min
Suzy, a estrelada ficou mais rica ainda com a sua escôlha e acima de tudo, vai escrever bão assim uai...***Saudações Celestes***
 Nadia2005 | Belo Horizonte | 09-03-06 11h23min
Parabéns Susi, adorei os seus comentários na Voz da Arquibancada. Dá para ver que nós mulheres somos minoria aqui no site, então, apareça sempre e deixe seus comentários inteligentes, afinal, nós mulheres, somos muito mais inteligentes que os homens, e por isso torcemos pelo Cruzeiro. Porque ser Cruzeirense é antes de tudo, uma questão de inteligência...Aproveite para nos contar como você se tornou Cruzeirense. Eu também não sou mineira, sou CARIOCA, mas moro em BH há bastante tempo....
 corradian | Belo Horizonte | 09-03-06 11h25min
Suzy, parabéns pelo seu relato e seja muito bem vinda ao "azul mais bonito do mundo".
 jrgalvao | Belo Horizonte | 09-03-06 12h00min
Muito bem garota, parabens, mandou ver como cruzeirense de quatro costados e fique sabendo o Cruzeiro é um vicio, que quando começa não termina nunca mais. Quem experimenta não larga de maneira alguma. Voce verá. Saudações celestes.
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 09-03-06 14h43min
Suziane. Maravilhosa sua prosa. Você me fez chorar mesmo, igual ao Jadson. Torcedor é isso mesmo, escreve com o coração. E você tem essa veia de juntar o relato do acontecido com seus sentimentos. LINDO. Por favor, coloca uma foto logo, assim quebra a monotonia.
 rapozaco | Belo Horizonte | 09-03-06 15h03min
Alô Suzy, Manauara Azul.Lendo atentamente sua coluna(escrita com o coração,diga-se de passagem)me veio uma lembrança lá dos anos de 1968.Morávamos em Acaiaca(Terra do Goivanni-aquele do golaço da Copa do Brasil)e minha família(descendência síria) era toda KKrejante.E eu e mais dois irmãos sofríamos uma pressão danada prá torcer para o time do código de barras.Mudando para Mariana,o Supremo Criador do Universo colocou no nosso caminho uma professora,como ela dizia "MAIS DOENTE QUE A DOENÇA"...
 rapozaco | Belo Horizonte | 09-03-06 15h07min
de tão cruzeirense que ela era( e é, pois está vivinha da silva e acompanhando o Cruzeiro).Pois bem... essa professora, de uma sala de 50 alunos, perdeu uns 5 no máximo, que foram para o lado de lá... e juntando com a equipe maravilhosa do final dos anos 60 e até 1976 me transformou nesse Cruzeirense que sou.Como dizem meus amigos... existem torcedores e TORCEDORES- me coloco (como penso que você também é depois de ler seu relato)nos TORCEDORES COM "T" MAIÚSCULO.Que não afina prá KKreco...
 rapozaco | Belo Horizonte | 09-03-06 15h12min
Que por pior que a coisa esteja(como na época de Tobi,Bendelaque,Dedé de Dora)sempre acha que seu time é o melhor do mundo. Que a despeito de vibrar NUNCA pede o senso crítico.Que é exigente,uma vez que a trajetória do Cruzeiro me fêz assim. QUE NUNCA TORCE CONTRA.Que se revolta e xinga palavras impublicáveis quando o Cruzeiro é desmerecido pela imprensa comprada daqui e do eixo do mal.Que quebrar(já foram vários e vários) controles de TV na hora do gol ou quando o Juiz prejudica o Cruzeiro...
 rapozaco | Belo Horizonte | 09-03-06 15h16min
Para finalizar MANAUARA AZUL...Os tempos modernos nos colocam instrumentos cuja distância passa a ser pouco ou nada. É só manter contato. O site Cruzeiro.Org. é a melhor ferramenta para quem quer se inteirar das coisas do Cruzeiro e sua torcida. Fazemos aqui amizades sinceras, desprovidas de interesses outros senão as coisas do Cruzeiro. Temos nossa ala feminina, muito bem representada pela Nádia(sabe tudo de bola),da qual você JÁ FAZ PARTE.Parabéns por sua coluna. NOS ORGULHAMOS DE VOCÊ!!!!!!
 pyxis | BHZ | 09-03-06 15h44min
Cruzeirenses,
desde o primeiro contato com Suzy, acreditamos que a emoção dela iria arrancar emoção dos cruzeirenses que aqui comentam. Ela está de parabéns e esperamos que seja a Manaura Azul que comandará a torcida do Cruzeiro nos próximos anos em Manaus-AM. Um dia ela terá a oportunidade de assistir a um jogo do Cruzeiro na Toca III.
Rapozaço, você falou um monte de coisas que a Suzy não tem nem idéia... Tobi... bendelack... vai devagar aí!!!! hehehe
 rapozaco | Belo Horizonte | 09-03-06 15h56min
Fala Evandro... Essa foi boa-hehehe- Bendelaque, Tobi, Dedé de Dora. Mas nós sabemos o que foi esse período. Agora nossa (já) querida Manauara Azul poderá acompanhar no site (principalmente) as colunas do João Duarte e CERTAMENTE ficará sabendo de todas essas minúcias que giram em torno da existência do maior de Minas e um dos maiores do Brasil. Segundo o João amanhã ele nos proporcionará ALTAS GARGALHADAS em sua coluna. Vamos ficar na expectativa???Ai você já viu, né?KKKKKKKKKKKKKKKCERES!!!!
 ROGÉRIO | BH | 09-03-06 16h08min
COMO É BOM SABER QUE ESTÃO APARECENDO NOVOS TORCEDORES EM OUTRAS PARTES DO BRASIL. AQUI EM MINAS É COVARDIA... NÃO DÁ PARA DISCUTIR SOBRE MAIOR TORCIDA... A TORCIDA DO CRUZEIRO CRESCEU TANTO QUE A PROPORÇÃO FICOU ASSUSTADORA. SOMOS MAIS EXIGENTES. RECLAMAMOS E NÃO VAMOS A CAMPO SE O TIME NÃO MERECE. ISTO SE CHAMA "PROTESTO". MAS A ALEGRIA DE SER CRUZEIRENSE E SABER QUE VOCÊ É CRUZEIRENSE É ALGO INDESCRITÍVEL. VOCÊ FEZ UMA ÓTIMA ESCOLHA. SEJA BEM VINDA... VOCÊ VIROU CRUZEIRENSE EM 2000 OU 2003?
 ROGÉRIO | BH | 09-03-06 16h14min
EM 2000 (CRUZEIRO X SÃO PAULO) FOI DEMAIS. AQUELE GOL DO GEOVANI E LOGO APÓS O GOL QUE O RAÍ PERDEU FORAM DOIS LANCES INDESCRITÍVEIS. ÀS VEZES FICO REVENDO AQUELES DOIS LANCES E PARECE QUE VAI ACONTECER O CONTRÁRIO. POUCAS VEZES NA VIDA SENTI UMA EMOÇÃO DAQUELAS. EM 2003 TAMBÉM FOI ALGO INCRÍVEL. ME LEMBRO DE UM TAL DE JORNALISTA "JOSÉ KALIL", SANTISTA DOENTE, TENTANDO INFLUENCIAR AS ARBITRAGENS CONTRA O CRUZEIRO E DANDO COM OS BURROS N'ÁGUA. NÃO ESCUTEM ESSE CARA. É DO TIPO "MILTON NEVES".
 alex | São Paulo | 09-03-06 17h15min
Suzy, boa tarde Eu faço idéia da sua emoção sim, pois eu sou um mineiro nascido em 1970 e que em 1971 ja estava morando em SP. E + ou - em 1976,77 fomos eu, meu pai e parentes de Minas assistir à CRUZEIRO X SANTOS no Pacaembu, 2x0 para nós, foi amor à primeira vista. E aqui em SP desde criança eu brigo pelo CRUZEIRO. Passei por muita coisa pelo CRUZEIRO e também o juniores na Taça SP que por causa de chuva forte tive que ir embora a pé por mais de 15 KM devido caus na cidade.Bjs, Alex
 Dilson | Belo Horizonte | 09-03-06 19h01min
Prezada Suzy, não deixe de ler a crônica do nosso Grande missivista, o João Duarte. Está logo ali ao lado da sua,onde há o relato de uma,das inúmeras páginas imortais, deste nosso glorioso Cruzeiro Esporte Clube.Você, que é ainda jovem, poderá assim, vivenciar momentos que nos enchem de orgulho, e por ser tão jovem não teve a felicidade de estar presente a momentos como aquele.Abraços.
 banu | Montes Claros / Berilo | 09-03-06 19h35min
Que emocionante, Suzy! Amor/paixão começam e se alimentam de todas as formas. Seu amor pelo Cruzeiro é lindo e, com certeza, cresceu mais depois do jogo contra o Nacional. Seja bem-vinda, garota! Enturme-se no mundo azul celeste estrelado. Valeu!
 João Duarte | Vit�ria | 09-03-06 19h57min
Grande Suzy,
Saiba que você fez uma ótima escolha e esperamos já em abril deste ano que você já encha o peito e comemore junto conosco, mais um título cruzeirense. Seja bem vinda, ao mundo azul e ao nosso site, que tem gente de todo jeito e de todo tipo, com uma coisa em comum que é amar o nosso Cruzeiro, muitas vezes acima de muitas outras coisas. O seu relato mostra o que as 5 estrelas soltas na camisa azul ou expostas dentro do círculo provocam nos seres inteligentes : Paixão à 1a vista.
 Zé dos Reis | Belo Horizonte | 09-03-06 21h40min
Oi Susy, fiquei encantado com a forma com que você nos contou essa história. Emocionante. Poucas vezes vi alguém contar algo com tanta simplicidade e competência. Que bom que você é cruzeirense. Fosse eu algum dirigente do Cruzeiro, te convidaria para vir à primeira final de campeonato. Alô pessoal da Cruzeiro.org, dê essa idéia pro Depto. de Marketing do Cruzeiro.
 susy 5 estrelas | Manaus | 09-03-06 21h53min
OI PESSOAL!!!SOW EU A MANAUARA ESTRELADA!!!OU SUSY SE PREFERIREM..QUERO Q SAIBAM Q JA ME SINTO DA FAMILIA!EU MANDEI UMA FOTO NUM SEI PQ NAO PUBLICARAM...FIKEI MUITO FELIZ COM OS COMENTARIOS!VCS SÃO D+ MESMO!QUALQUER DIA DESSES VOW ASSALTAR UM BANCO E COM O DINHEIRO VOU COMPRAR UMA PASSAGEM AI PRA MINAS!(BRINKDEIRINHA)ENFIM OBRIGADA POR TUDO,KSO A FOTO NUM SEJA PUBLICADA É SO ME PASSAR UM E MAIL Q EU MANDO!!!BJAO PRA TODOS!!
 jeronimo | Rio de Janeiro | 10-03-06 15h08min
Suziane Silva, espero que leia esta mensagem. Primeiro parabéns pela excelente escolha de seu clube do coração, fico muito feliz em cada vez mais comprovar este crescimento da torcida do Cruzeiro. Você (17 anos / Manaus - AM), o paraibanocruzeirense (14 anos / Guarabira - PB), o Miúdo (15 anos / São Paulo – SP) e o Sábio Edgar ( ? anos / Gaspar – SC) são meus torcedores favoritos, pois são jovens, não são mineiros, e demonstram todo esse amor pelo Cruzeiro, apesar de(cont.)
 jeronimo | Rio de Janeiro | 10-03-06 15h09min
tudo conspirar pelo contrário. São a prova cabal do crescimento do Cruzeiro Esporte Clube, e são vcs que mais contribuirão para esse processo fora das Minas Gerais, ostentando com orgulho a camisa estrelada pelas ruas deste brasilsão, assim como faço aqui no Rio de Janeiro. Se vc tiver um tempinho, conte-nos como foi que ocorreu esta escolha. A história do paraibanocruzeirense eu conheço, é bem legal, mais pelo que ele me contou foi fruto de o Cruzeiro ter chegado (cont.)
 jeronimo | Rio de Janeiro | 10-03-06 15h10min
a final do brasileiro de 1998 e em função disto ter sido visto em todo o Brasil pela tv. Por isto que sempre insisto, temos que ter sempre um time competitivo para estarmos sempre na mídia, pois só assim formaremos cada vez mais o maior patrimônio de um clube de futebol, vocês. Um abraço.
 jeronimo | Rio de Janeiro | 10-03-06 15h18min
Aliás Suzy, já que vc falou em bom gosto, aqui vai uma idéia para o marketing do Cruzeiro. O slogan: SER CRUZEIRO, UMA QUESTÃO DE BOM GOSTO.
 alexandre | vitoria | 10-03-06 21h34min
Suzy, que bom tê-la conosco, que bom ter alguém da maravilhosa Manaus, (terra pela qual sou apaixonado), torcendo pelo nosso Cruzeiro. Um grande abraço, Alexandre
 Isaac | Guarapari | 11-03-06 00h47min
MANAUARA....BOM ESPERO QUE O JERÔNIMO ME PERMITA COMPARTILHAR DO SEU COMENTÁRIO, POIS É MUITO PRÓXIMO DO QUE QUERIA DIZER....MAS QUERIDA MANAUARA, TAMBÉM QUERIA SEMPRE LEMBRAR DO IVAN E DO LÉO, BEM MAIS LONGE LÁ NOS STATES TORCENDO PELO NOSSO CRUZEIRO. Tenho uma filhota da sua idade, por isto minha admiração é redobrada.
 welisson | São Paulo | 11-03-06 10h18min
Olá Susy, é muito legal ler comentários feito com a emoção, principalmente quando a emoção é de uma torcedora azul estrelada. Tenho uma amiga aí em Manaus que, quando estava começando a fazê-la torcer para o Cruzeiro de tanto eu falar no time do meu coração para ela, perdi o contato com ela. Mas seu depoimento me fez lembrar a emoção de ver, pela primeira vez, uma conquista do Cruzeiro no Mineirão, me veio tudo pela cabeça como num filme. Meus parabéns, continue nos presenteando, sempre. Abraços
 ParaibanoCruzeirense | Guarabira | 11-03-06 11h46min
Puxa vida que LEGAAALLLLLL.Muito legal essa coluna, contando a emoção de uma torcedora jovem ver seu time jogar ao vivo pela primeira vez.E na única circustância em que o Cruzeiro pode jogar por aí, só pela Copa do Brasil.E isso eh q eu axo legal nessa copa, ela da a oportunidade pra alguns torcedores verem seu time jogar ao vivo.Fico na expectativa de um dia o Cruzeiro vir jogar aki na Paraíba, contra o Treze, Campinense, Botafogo, Nacional de Patos, ou até mesmo quem sabe a Desportiva(TimeLokl
 ParaibanoCruzeirense | Guarabira | 11-03-06 11h49min
cont)Time Local que voltou a primeira divisão quase chegou as semi(perdeu pro Campinense 3 x 2 na partida q podia da classificação)Parabens SUZY, sua Coluna ta show, e eh isso aí Cruzeiro se espalhan do cada vez mais, eu aki em Guarabira/Paraiba e vc em Manaus, e muitos outros em varios lugares desse pais que eh o 5ºmaior do mundo.Dále ZerrrrÔOOOO
 susy 5 estrelas | Manaus | 11-03-06 14h59min
oi de novo pessoal...keria + 1ma vez dizer q fikei muito feliz com os comentarios e os e-mails,a familia azul celeste é muito recepitiva mesmo!!!agora eu vow preparar outro texto dizendo como tudo começou(a pedidos)valew pela força e saibam q mesmo de tão longe,o meu amor por esse time nunca vai esfriar!!!bjao pra todo mundo!!!*****manauara estrelada*****
 Miudo | São Paulo | 12-03-06 02h32min
Seja bem-vinda Susy, parabéns pela sua coluna, eu também sou jovem, e moro em São Paulo sei como é, raramente um jogo do Cruzeiro é televisionado. Apesar das discusões que as vezes acontecem aqui no site, nós somos todos irmãos.Seja Bem-Vinda.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster