Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   NotŪcias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Cruzeirense de Arquibancada
Fernand√£o escreve preferencialmente ap√≥s as apresenta√ß√Ķes do celeste cinco estrelas

13/07/2017 | Fernand√£o
Atlético 0x2 Cruzeiro ou O papo e o jogo

Cruzeiro apresenta solidez defensiva e aproveita a crise do rival para voltar de Curitiba com 3 pontos

O Papo

(Telefone tocando)

Amigo: L√° vem voc√™, me ligando. Nem adianta encher o saco que eu n√£o vou. Fiz promessa ‚Äď voc√™ sabe.

Fernand√£o: Rapaz, deixa de ser besta... n√£o falei nada...

A: Não falou, mais vai falar! Vai dar aquela, volta... Como é que estão, as meninas, essas coisas e depois vem: Aqui... que que você vai arrumar domingo? Tenho um cartão sobrando...

F: Mas não tem nem jeito de não perguntar agora. Como é que estão as meninas?

A: √ďtimas, obrigado!

F: Tempo que a gente não toma uma, né?

A: Pois é, rapaz, esses dias tá difícil. Todo sábado a madame vai pra Pós e eu fico preso em casa, tomando conta delas...

F: E o que você vai arrumar domingo?

A: Não falei? Você é a mesma coisa... QUALQUER COISA, menos ir ao Mineirão ver o time do Mano.

F: O time do Mano √© o seu tamb√©m. O meu... √Č o nosso Cruzeiro. Deixa de ser besta!

A: Você sabe da promessa. Você estava lá. Não volto enquanto o Mano for o treinador!

F: Nem depois de duas vitórias dessas?

A: Que ``VIT√ďRIAS DESSAS¬ī¬ī? Dois joguinhos quaisquer.

F: Para meu! Um foi o campe√£o brasileiro ano passado. O time de maior investimento do Brasil. E o outro, fora de casa, do melhor mandante do Brasil, entra ano sai ano.

A: √Č, mas jogando numa retranca infernal. Dando uma sorte...

F: Bicho, já jogamos pra frente, pra trás, pra um lado, pro outro. Você devia saber que é o que dava pra fazer né? Com esse tanto de desfalque... O Atlético em crise... Tinha que segurar mesmo.

A: E o √Ābila. O melhor centralva que a gente tem em anos, e com esse cara n√£o joga...

F: O Cuca, que você ama, faz a mesma coisa no Palmeiras com o Borja. O que você acha disso?

A: Que o Cuca tá mal também!

F: Tá, pode ser. Mas isso é motivo pra não curtir o time?

A: Pode ser. √Č. Pode ser. √Č que nunca gostei do Mano... Domingo √© o mesmo esquema? Tem a feijoada antes? No jogo eu n√£o vou, mas posso ir √† feijoada e volto pra casa.

F: Mesmo esquema. A gente começa 11:00. Vê o joguinho no esquenta. Almoça e desce pro Mineirão. Se você for no esquenta já fico feliz.

A: T√°... Beleza, eu vou.

F: Abraço amigo.

A: Até.

Acho que ele vai ao Mineir√£o. N√£o tem como. Depois que a gente tomar uma, acaba de convencer ele. Ali√°s, se ele chegar ao esquenta com a camisa do Cruzeiro, nem vai dar trabalho pra convencer.

Sobre o jogo

Impossibilitado de escalar Ezequiel, Mano optou pelo √Člber para compor o meio campo. Eu via tr√™s possibilidades. √Člber, Nonoca ou Fabr√≠cio. Mano foi muito feliz. Escalando a op√ß√£o teoricamente mais ofensiva, seu time n√£o perdeu a organiza√ß√£o defensiva. De quebra ainda conseguiu premiar o √Člber, que vem aproveitando as chances que tem, quando elas aparecem.

Em resumo, o Cruzeiro fez um jogo mais conservador, embora a escala√ß√£o sugerisse o contr√°rio. √Člber e Alisson, atuaram como os wingers europeus, os pontas de linha de um 4-4-2 √† inglesa. S√≥bis e Neves √† frente. Neves joga cada vez mais solto, cada vez mais como atacante e n√£o como meia nos esquemas do Mano Menezes.

Enquanto o jogo estava 0x0, o Cruzeiro foi melhor. Atacava alternando-se com o rival, como numa partida de T√™nis. S√≥ que os golpes celestes eram mais incisivos, mais constru√≠dos. Foi assim at√© que Lucas Silva acertou um belo arremate na baliza aos 12¬ī do primeiro tempo. O lance deu uma sacudida no mandante que tentou encurralar o Cruzeiro.

Com mais espa√ßo, em novo ataque, aos 27¬ī, saiu a jogada do gol. O gol lembra muito o segundo gol do Cruzeiro contra o Palmeiras, no Allianz Parque. Uma bela trama, acelerada pelos espa√ßos cedidos pelo rival, com a participa√ß√£o de um elemento-surpresa, no caso o Romero, que saiu da lateral direita para finalizar na posi√ß√£o de atacante, quase na marca da cal.

Em vantagem no placar, cedemos a posse de bola para o advers√°rio. O Furac√£o levou algum perigo no fim do primeiro tempo, mas nenhum no segundo. O placar foi ampliado no finalzinho, em rebote aproveitado por Rafael Marques, quando o advers√°rio j√° tinha desistido do jogo.

Atua√ß√Ķes

Fábio. Foi pouco exigido, o que corrobora a tese da posse de bola estéril do adversário.

Romero. Vem jogando muito bem na lateral, melhor do que no meio-campo, ao meu ver. Sua vontade em participar do jogo proporcionou o 1¬ļ gol celeste na noite de ontem.

Há uma tese italiana que diz que o lateral direito é sempre o pior jogador do time. Porque: Os bons defensores são deslocados para o centro. Os bons atacantes, e os bons passadores vão para o meio. Os canhotos são raros e têm de ser mimados. Seguindo a tese, improvisar um lateral direito pode não ser tão ruim.

Léo e Murilo: Dada a falta de ideias do ataque adversário a defesa só precisou rebater. Teve o trabalho facilitado pelo bom trabalho da linha média.

Barbosa: Bloqueado pelo Alisson, que jogou fixamente aberto pela esquerda, teve pouca participação ofensiva. Defensivamente foi bem como todo o time.

Henrique e Lucas: Vi algum ru√≠do reclamando da aus√™ncia de desarmes da dupla de volantes. Ora, volantes bem posicionados n√£o desarmam, n√£o d√£o carrinho. For√ßam o advers√°rio a voltar a bola, descentralizar o jogo para a lateral ou a errar o passe. O fato de o Cruzeiro ter cometido menos de 10 faltas, e de o advers√°rio ter errado quase 50 passes e mais de 30 cruzamentos sem conseguir finaliza√ß√Ķes ``limpas¬ī¬ī, atesta o bom desempenho da dupla em sua fun√ß√£o primordial. Lucas ainda acertou um bala√ßo no travess√£o. A lamentar, o terceiro amarelo do Henrique.

√Člber e Alisson. Os pontas celestes jogaram mais recuados. Praticamente na mesma linha dos volantes enquanto o time defendia-se. Por esse motivo, alternaram pouco de posi√ß√£o com outros jogadores. Cumpriram bem suas fun√ß√Ķes.

Neves. Tem sido a refer√™ncia t√©cnica do time. Ontem foi o √ļnico jogador com liberdade em campo para produzir ofensivamente. N√£o decepcionou.

Sóbis. Sua doação em campo não explica a sua titularidade. Se não produzir mais ofensivamente irá perder a posição brevemente.

Nonoca, Sassá e Rafamarques: Entraram bem, com espírito colaborativo com a marcação e com vontade de mostrar alguma coisa. O segundo gol do Cruzeiro teve a participação fundamental do Nonoca e muito oportunismo do Rafamarques.

Mano. Mandou a campo um time com a proposta de segurar o Atl√©tico, em crise. Apostou na impaci√™ncia do advers√°rio e de sua torcida. Desconfio que tinha programado passar o primeiro tempo em branco e armar o bote para a etapa final. N√£o precisou. O time marcou antes. O pragmatismo do treinador se respalda em n√ļmeros.

N√£o sofrer gols, estatisticamente √© mais importante do que fazer dois gols, em campeonatos de pontos corridos. Sim voc√™ leu direito. Times que n√£o sofrem gols conseguem em m√©dia 2,5 pontos por jogo. 1 ponto j√° est√° garantido. Fazer dois gols garante 2,1 pontos por jogo, em m√©dia. Esse estudo foi feito no livro ``Os N√ļmeros do Jogo¬ī¬ī. Sofremos isso ultimamente. Em dois jogos recentes fizemos TR√äS gols, e sa√≠mos com um √ļnico ponto.

E o próximo jogo?

Mano ter√° de fazer gin√°stica para escalar o time para o pr√≥ximo jogo. Depois da vit√≥ria do Corinthians ontem (que n√£o sofre um √ļnico gol h√° 7 rodadas) nos resta disputar o segundo lugar. Se esse √© o objetivo, o grande advers√°rio √© o Flamengo.

Alheios ao infort√ļnio de olhar para o topo da tabela, devemos sim buscar fazer um grande jogo, vencer, selar nova uni√£o com a parte da torcida que voltar. Sem o Henrique, o √Člber pode ser mantido. Nonoca entrou ontem com a faca nos dentes, com vontade de mostrar alguma coisa. Pode ser op√ß√£o tamb√©m.

Prevejo um belo jogo de futebol. E você, amigo, volte.

Sauda√ß√Ķes Celestes


PROMOÇÃO

COMENTE E COMPARTILHE as notícias e colunas Cruzeiro.Org
e concorre a uma ingresso para a partida do Cruzeiro contra
o Palmeiras, no Mineir√£o, pela Copa do Brasil,
no dia 26 de julho, às 21h45.

Divulgação ganhador na segunda (24/07) às 20h.



Gestor p√ļblico, que faz suas observa√ß√Ķes ap√≥s cada partida do Cruzeiro, de forma pouco espalhafatosa e totalmente despretensiosa.
fernandao@cruzeiro.org

Leia tambťm as colunas anteriores Cruzeirense de Arquibancada

As opiniűes e declaraÁűes aqui expressas s„o de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org n„o responde por nenhuma opini„o assinada.

ComentŠrios:  Clique aqui e faÁa seu comentŠrio sobre a coluna

 brenovp | N„o definido | 13-07-17 14h17min
Boa. Tenho a mesma an√°lise t√°tica sua. Como me irrita ver o tn30 de ponta direita nas escala√ß√Ķes da tv. Sem a bola joga na linha do sobis, a ultima. Com a bola vira um 10 solto como de antigamente, sem obriga√ß√£o de recompor, mas com boa movimenta√ß√£o aparecendo em ambos os lados pra apoiar os meias abertos. O 1 gol ontem saiu assim. O bom do √Člber √© desentortar a ponta esquerda do Alisson. Rafinha e robinho n√£o fazem as mesma fun√ß√£o.
 brenovp | N„o definido | 13-07-17 14h18min
Discordo do romero. Qdo o time se defende, ele se perde. Ontem foram 3 bolas nas costas com o Sidcley. 2 com perigo. E qdo o ataque é pelo outro lado e ele é obrigado a entrar na área, cruzamento no 2o pau é um perigo com o jogo aéreo dele, aliás uma das principais deficiências do time esse ano. Não faz gol de cabeça e toma muitos. Ontem quase tomamos um no começo assim tb, com o próprio sidcley.
 pyxis | BHZ | 13-07-17 15h03min
N√£o me pauto Por ¬īforma√ß√Ķes` t√°ticas de TV ou CartolaFC... s√£o imbecis desenhando na TV.
Mano entrou defensivamente tanto que nas duas √ļltimas partidas tomamos uma SURRA de posse de bola... melhor assim... sem posse de bola e sendo objetivo quando tem.
Quando encontro cruzeirense justificando a permanência do RSóbis e entrada do RMarques, tenho a certeza... FIFA e games similares lobotomizaram o torcedor mediocre.
 pyxis | BHZ | 13-07-17 15h06min
P.S.
¬ī... do melhor mandante do Brasil, entra ano sai ano...`
√Ē LOCO MEU !!! Mentira pura... Esta ano eles valem nada em casa. E, para falar a verdade, aquilo ali t√° virando candidato a rebaixamento... Como n√£o temos NADA a ver com isto... chutou b√™bado. MANO √Č MUITO RUIM !
 pyxis | BHZ | 13-07-17 16h50min
Bom... tava demorando...
1) Eu não queria Mano de volta, isto é coisa de corno, já que ele voltou, até torci para da certo. Ainda tá longe;
2) Este time √© muito melhor do que outros que foram at√© campe√Ķes mineiros. Mano engana bem.
3)N√£o me pauto por duas vit√≥rias seguidas. Pra mim vale T√ćTULO e TROFEU, o resto √© tietagem de torcedor teleguiado e tolo;
cont ...
 pyxis | BHZ | 13-07-17 16h52min
...
4) Meu ¬īhumor` n√£o tem nada a ver com a minha capacidade de comemorar e racionalidade de avaliar. Bom humor para comemorar vit√≥ria dura at√© o apito final (a menos que valha T√ćTULO), mau humor com Patetices e estultices de torcedor e cornetarista n√£o me contaminam, pelo contr√°rio, me irritam muito.
J√° fui Muito pior... imaginava que cruzeirense era melhor do que franga de dois neur√īnios... ERREI!!! tem cruzeirense pior.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 13-07-17 16h57min
Entendi. √Č patol√≥gico mesmo. Tudo bem. Vou torcer um poquito mais pra sair o penta na Copa do Brasil pra te ver feliz. Queria ter a habilidade que voc√™ tem de detectar a intelig√™ncia das pessoas em t√£o poucos caracteres. Deve ser o m√°ximo. Abra√ßo.
 S@muel | Jaboticatubas | 13-07-17 17h17min
Discordo da avaliação dos volantes. Acho que as qualidades descritas pelo autor e, principalmente, as estatísticas apresentas decorrem da tática coletiva muitos mais do que das características de um ou outro jogador. Essa é tal marcação por zona, a qual eu acho obrigatória no futebol atual, inclusive. Acho que podemos dividir as equipes entre competitivas e peladeiras observando se aplicam bem ou não esse conceito, embora tenha gente que tenta fazer diferente, como o Cuca, por exemplo.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 13-07-17 17h27min
Boa tarde Samuel. N√£o falei que os volantes sobressa√≠ram-se por suas qualidades. Dei os m√©ritos ao Mano e √† todo o time. Escrevi inclusive que ``volantes bem posicionados n√£o desarmam, n√£o d√£o carrinho¬ī¬ī. Mas concordo com a tese que voc√™ discorda... rsrsr. De que a qualidade dos jogo dos volantes gere bons n√ļmeros, desde, claro, acompanhadas de um bom posicionamento. O Mano √†s vezes alterna a marca√ß√£o por zona. √Č poss√≠vel usar sistemas mistos. Em SP contra o Palmeiras, (continua)...
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 13-07-17 17h31min
No segundo tempo, por alguns momentos o Hudson perseguiu o Dudu, quando a casa estava caindo. Algumas vezes o Romero jogou nessa fun√ß√£o, atr√°s da linha dos meias no famoso 4-1-4-1. Geralmente esse ``1¬ī¬ī entre as duas linhas, da zaga e do meio, pode fazer a fun√ß√£o de marcar individualmente algum jogador mais talentoso do time advers√°rio.
 Celeste  | Sorocaba-ItajubÔŅĹ | 13-07-17 22h03min
Fernando, a vitória foi boa. O time parece que finalmente começa a se acertar. E, agora, com a derrota do urubu em casa, nossas chances de vitória domingo aumentaram. O time rubro-negro vem mais cansado e pressionado.
 Celeste  | Sorocaba-ItajubÔŅĹ | 13-07-17 22h06min
Evandro, o Sóbis vai mal também no Cartola Fc.
 pyxis | BHZ | 13-07-17 22h19min
Fernandão, você ainda não viu nada...
Não é habilidade em detectar inteligência (que nem sei como vc define).A experiência e muita leitura,aliada a outros atributos, me permitem detectar hipocrisia, ironias e, principalmente, falácias, como as que as pessoas usam para tentar falar da pessoa e desviar da ideia.
Preocupe-se com o CONTE√öDO que eu escrevo e pouco com a minha felicidade relacionada ao Cruzeiro... deve ser mais √ļtil para voc√™ entender
... cont
 pyxis | BHZ | 13-07-17 22h23min
...
Voc√™ me conhece a bem pouco tempo. Costumo debater com quem tem conte√ļdo (alguns acham que √© melhor eu ficar longe pois adoro gente falaciosa, normalmente sem conte√ļdo). E n√£o s√£o poucos que elegem meu humor para debater ou atacar e esquecem do conte√ļdo...
Não torço para nenhum jogador, treinador ou dirigente. E tenho nojo de cruzeirenses na mídia que querem se equiparar ao que fazem as frangas.
Voltemos ao jogo... meu humor n√£o vale nada.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 14-07-17 09h07min
√Č por a√≠ Celeste. Embora j√° tenhamos desperdi√ßado oportunidades assim antes. Pra lembrar duas, contra o Cocota, mesma situa√ß√£o, jogamos na quarta, eles na quinta. Contra o Sport, tivemos a semana cheia de trabalho, eles jogaram a final da Copa do Nordeste na quarta.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 14-07-17 09h15min
Evandro, bom dia. Queria poder deixar passar batido, mas n√£o deu... O dedo co√ßou. Poxa, Costumo debater com quem tem conte√ļdo?. A√≠ n√£o. Voc√™ tem muito a agregar em qualquer discuss√£o sobre o Cruzeiro, mas dessa vez vc foi mal. Eu trouxe o conte√ļdo. O seu contra-argumento foi: MANO √Č MUITO RUIM!. Fiz em uma brincadeira a ``grav√≠ssima¬ī¬ī acusa√ß√£o de que estavas mau-humorado. Bastou para vc agredir com: corno, tiete, tolo, pior do que franga de dois neur√īnios.
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 14-07-17 09h20min
N√£o sou seu inimigo. Mesmo se eu estiver pensando diferente de voc√™, o que no conte√ļdo, n√£o √© verdade. Concordamos que o Mano mandou a campo, acertadamente, um time defensivo, apesar dos nomes, por exemplo. Siga a pelota, me perdoe se lhe ofendi de alguma forma, mas n√£o poderia deixar de registrar meu inc√īmodo. Meu inc√īmodo, diga-se, relaciona-se com a forma como se manifesta quando minimamente fustigado, n√£o ao conte√ļdo. Abra√ßo.
 pyxis | BHZ | 14-07-17 09h42min
RSRSRS...
Vei, de boa... achei que vc j√° tava acostumado com debates via Internet...
1) Estou debatendo com você, considere-se privilegiado
2) Quando distribuo adjetiva√ß√Ķes estou generalizando;
3) Quando me dirijo a alguém com alguma consideração é papo reto, como nome e cpf;
4) Sou respons√°vel por aquilo que escrevo, n√£o sou respons√°vel pelas interpreta√ß√Ķes...
5) Não trato nada a nível pessoal em redes sociais abertas...
Sorry ! ;-)
 Fernandao_Br | Belo Horizonte | 14-07-17 09h55min
Desculpas aceitas! Nunca tive um Facebook, por exemplo. Se nas redes todo mundo se xinga, ainda bem que fiz assim! Ufa, pra mim é um peso a menos.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 NotŪcias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro L√©o lan√ßar√° livro ¬īA Quinta Estrela` sobre a CopaBr¬ī17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
L√≠der da Superliga, Sada Cruzeiro vence cl√°ssico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura tr√™s dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro come√ßam a se manifestar sobre sal√°rios 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha p√≠fia e √© eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro¬ī18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster