Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Cruzeirense de Arquibancada
Fernandão escreve preferencialmente após as apresentações do celeste cinco estrelas

23/06/2017 | Fernandão
Derrota poupando futebol

Cruzeiro não repete últimas atuações em solo campineiro e volta derrotado, operado pela arbitragem

E Campinas não fez bem ao Cruzeiro...

Ganhasse esse jogo, ainda mais após a escalação ao qual o torcedor foi submetido, e era caso de santificar o Moisés Lucarelli. Deveria o antigo estádio da Macaca, em caso de vitória, ser elevado a templo da cruzeiridade como o Mineirão e a Arena do Jacaré.

Afinal, em 2013, em jogo pela 16ª rodada do Brasileiro, com um 2x0 lá assumimos a liderança nesse jogo para não mais perder. Ultrapassando o Botafogo. Em 2015, quando o que inquietava a alma celeste era o rebaixamento, não a possibilidade de título, novo triunfo no Majestoso. 22ª rodada, Ponte 1x2 Cruzeiro, com o interino Deivid logo após a demissão do Luxa. O time estava então empatado na zona de rebaixamento e abre dois pontos. O jogo seguinte seria o 5x1 no Figueirense primeiro do Mano.

Até ano passado, pela 10ª rodada na única vez que o Paulo Bento pareceu que ia para algum lugar, a mística se manteve. Um time que alinhou com Bryan, Bruno Ramires, Riascos, entre outros contou com uma noite de gala de Arrascaeta para matar o rival. O Cruzeiro saiu da lanterna para o 16º lugar, o primeiro fora da zona de rebaixamento. Um insólito 0x4.

Para falar de ontem a noite, temos de começar pelo começo. O que de mais estranho aconteceu foi a...

Escalação Inicial

Esse tema é de debate difícil para nós, torcedores. Não vou categoricamente afirmar o que é certo ou errado. Seria leviano de minha parte. Como cruzeirense, já tinha até dito que pouparia jogadores nesse jogo, pois reconhecia a nítida vantagem física da Ponte, por ter jogado dois dias antes, como reconheço a insana maratona de jogos de todos os times.

Vou acreditar, até prova em contrário, que o departamento de fisiologia do Cruzeiro alertou a Comissão Técnica dos riscos de submeter os jogadores a essa sequência de jogos. Vou acreditar que os Professores olharam a tabela dos próximos jogos. Coritiba (casa), Palmeiras (fora – Copa do Brasil) e Alt. Mineiro em datas encavaladas. Após o clássico, a tabela dá um raro refresco para o Cruzeiro com um meio de semana sem jogos. Vou acreditar que analisando os próximos jogos, que são indubitavelmente mais importantes, preferiram correr o risco nesse jogo.

Não se poupa jogadores em casa. Explico: primeiro em respeito à torcida. Segundo porque são pontos mais difíceis de recuperar. Times campeões tem aproveitamento de mais ou menos 50% fora de casa. Em casa, algo como 85%. Perseguindo os números, a cada derrota em casa, precisamos de emendar 5 vitórias seguidas para ``recuperar´´ os pontos. Alternar derrotas e vitórias fora de casa já é satisfatório. Por esse motivo, julgo o jogo contra o Coxa mais importante. Os dois depois, dispensam comentários.

Além disso, o time visivelmente abriu o bico no jogo contra o Grêmio. Visivelmente mesmo. E aí vem aquela pergunta que todos nós nos fazemos: Mas precisava poupar todo mundo? Uns 3 ou 4 mais desgastados não seria preferível?

A essa pergunta temos duas respostas possíveis, não e sim. Depende basicamente da sua confiança no time.

Eu diria não, era melhor poupar uns 3 ou 4. Se tivesse certeza que mesmo poupando metade contra a Ponte e metade contra o Coxa, teríamos em campo um time tecnicamente e em conjunto superior aos adversários. Com a certeza de que o time entra pela vitória nos dois casos, sabendo que revezes podem acontecer – é do futebol – era preferível sim poupar aos poucos.

Agora, a resposta pode ser sim. No campeonato de pontos corridos a vitória vale 3 pontos, dois empates 2. Se vislumbramos que o time, poupando meia dúzia, fica igual ou mais fraco que o do adversário – repito, teoricamente, zebras são do jogo – é melhor concentrar forças em uma vitória do que aumentar a tendência de dois empates.

É o que eu tenho a dizer sobre isso. Estou dizendo a teoria da coisa, em sentido amplo. A realidade, quem sabe é a Comissão Técnica e a Fisiologia do Cruzeiro.

O jogo

Nada digno de nota aconteceu até o pênalti Mandrake que o Lucca arrumou em conluio com o Banana que apitava o jogo. A Ponte entrou em campo meio atordoada. Talvez o Kleina tenha passado a semana estudando encaixes de marcação, pensando em como parar o Neves, o Robinho e o Alisson. Quando viu a escalação, chamou a galera no canto e falou: Vamos lá moçada, Ponteeee.

Na verdade, o gol acabou com o jogo. Uma equipe tão desfigurada não conseguiria reagir, a não ser que pudessem ser feitas sete substituições. Mesmo assim o time tentou, foi brioso até. Élber acertou um belo chute, os Bananas que trabalham na beirada do campo inventaram dois impedimentos no nosso ataque.

Enfim, era um jogo vivo. Mais ganhável do que se traçava quando saiu a escalação. Como tenho ojeriza a jogador cai-cai, vou torcer até o fim do ano para esse time que tem Nino Paraíba, Sheik, Lucca e Rodrigo (um raro caso de cai-cai beque) cair para a segunda divisão, mesmo adorando ver o Cruzeiro trazer vitórias de lá, como nos últimos campeonatos.

Vamos às notinhas do jogo então.

De onde menos se espera, é de lá que não vem nada mesmo

1. Quando saiu a troca do Mayke pelo Rafamarques, alguns detratores do jovem comemoraram. No meu antigo blog, qualifiquei a troca de crime lesa-pátria por parte de Klauss e companhia que conduziram o negócio. Isso ficou cristalino ontem, até para o mais cego de todos, conforme as duas próximas notas.

2. Rafael Marques é um bonde à carvão. Uma Scania na Rua Direita. Estranho, sonso, desengonçado, desligado e principalmente ruim de bola. Já tinha perdido a paciência com ele nos primeiros minutos de jogo por conta de dois recuos de bola bisonhos.

3. A alternativa trazida para a reserva da lateral direita, Lennon, foi uma piada. Além de bisonho nos cruzamentos é estabanado. Seria expulso sem sequer cometer uma falta, de tão estranho que é. Lucca aproveitou-se de um cara sem pedigree nenhum e abusou de cair aos contatos não faltosos dele. O juiz caiu na conversa, o que é uma merda. Mas pra quê encostar a mão no cara?

4. A atuação do Ábila no primeiro tempo limitou-se a matar dois contragolpes. Parecia meio desinteressado ou puto com a ruindade dos pares. Devia ter saído no intervalo. Mas ele voltou. E aí, em 15 minutos entrou no jogo e deu duas assistências para finalização. Saiu em seu melhor momento pessoal, inexplicavelmente, queimando a regra 3 aos 15 da etapa complementar. Essa eu não entendi.

5. A posição do Rafinha é essa. Centralizado e tentando ajudar na armação. Nunca na ponta. Ele não é rápido e não é agressivo. Foi bem ontem.

6. Dois caras aproveitaram a chance. Lucas Silva e Élber.

7. Certamente Élber escalou algumas posições na lista de preferências para jogar onde sabe, pelas pontas.

8. Lucas foi o cara do time durante o tempo em que o Cruzeiro controlou o jogo. Apresentou-se bem para desarmes e antecipações.

9. Com as vitórias de Grêmio e Corinthians, esse campeonato praticamente ficou fora de alcance. 11 ou 12 pontos, depois de um quarto do campeonato. Só se os líderes repetirem a refugada que Palmeiras e Alt. Mineiro deram em 2009. Em 2008 o São Paulo tirou 13 pontos do Grêmio, mas então era só um time disparado.

10. Vi um bocado bom de cruzeirense deixando de exercer o ofício. Antes do pênalti, que não foi, a Ponte não tinha dado um chute a gol. É claro que a influência da arbitragem no resultado foi determinante, deixar de reconhecer isso pra poder xingar o Mano é função da Itatiaia, não nossa.

Um abraço pros safados do Grupo 5 estrelas. Eu comecei a escrever essas coisas por causa de vocês. Ficar malhando a coluna no Zap não ajuda... Faz login aí seus zé-roelas.

Saudações Celestes



Gestor público, que faz suas observações após cada partida do Cruzeiro, de forma pouco espalhafatosa e totalmente despretensiosa.
fernandao@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Cruzeirense de Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Zuim | Não definido | 23-06-17 12h05min
Fernandao, concordo com muito do que vc falou mas há de que resaltar que o departamento médico e de fisiologia do cruzeiro é inexistente é deploravel, não recuperam ninguém, gostam mesmo é de encerrar careiras precocemente, mas isso não exime a culpa do Mano pelo time reserva. Lembro do Luxa em 2003, contra times que não vão disputar o campeonato não podemos perder pontos. Ontem foi um péssimo resultado.
 pyxis | BHZ | 23-06-17 16h34min
A menos que vocês sejam preparadores físicos, ortopedistas, fisiologistas e quetais (não acreditam que sejam), deveriam baxar a bola para falar dos Profissionais...
Um exempo: Sassá não joga há quantos meses? CHegou e disseram que ele levaria de 15 a 20 dias para entrar em forma e atuar... Fez dois ou três treinos e O Mano coloca-o numa ROUBADA como a de ontem. A responsa é dos fisio/preparadores/médicos ???
Mano é prepotente, SEMPRE esnobou o Cruzeiro
cont ...
 pyxis | BHZ | 23-06-17 16h37min
...
Ainda bem que EU não queria ele aqui. Torço para que todas as M3RD4S que ele vem fazendo deem certo, e aí a patuleia que pediu o retorno dele fique me zuando porque queimei minha língua (#SQN!).
Vamos falar sério... Mano é ENGANADOR (Sempre foi), Mano gosta de jogador de empresário (FEZ ISTO NA SELEÇÃO). A diretoria foi pressionada amandar Paulo Bento embora e trazê-lo de volta PELA TORCIDA e a MÍDIA.
Quem pariu Mateus que o embale...FICA MANO !!!
Doa a quem ´due-la` ...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/09 - 08h56 [7 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

18/09 - 07h31 [2 coment.]
Carga de ingressos adicional para Sócios do Futebol esgotada 

17/09 - 09h13 [9 coment.]
Cruzeiro busca evolução na classificação diante do perigoso Bahia 

17/09 - 08h16 [2 coment.]
Sub20 vence América-MG e se posiciona na vice-liderança do estadual 

16/09 - 09h02 [1 coment.]
Sada Cruzeiro bate Minas no Riachão e lidera estadual de vôlei 

15/09 - 19h54 [1 coment.]
Torcedores esgotam carga de bilhetes da Minas Arena para final 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster