Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

CRUZEIRO.ORG - 25ANOS - OPEN BAR COMEMORATIVO #CalaverasBar *** CRUZEIRO.ORG - 25ANOS - OPEN BAR COMEMORATIVO #CalaverasBar ***
Cruzeiro.Org - 25 anos



Direto da Embaixada Azul
é publicada, normalmente, às sextas-feiras

06/10/2016 | Direto da Embaixada Azul
Desabafo do Cerrado

Por Raposão do Cerrado ( CLIQUE AQUI para ler e comentar ) ...


Lembro de ter escrito uma meia dúzia de colunas associadas à Embaixada Azul. Além de mim lembro de colunas do Pablo, Moisés, Meg e Francisco. Não conheci muitas pessoas na Embaixada pois, como escrevi na minha coluna, uns 3 anos atrás, participei do início, nos jogos de 2004 no Armazém do Mineiro, na 210 norte, alguns de 2003 quando vi muitos jogos com um cruzeirense de nome Sérgio, que trabalhava no TCU e que sorteou num jogo no dia das mães um celular para os cruzeirenses que viam o jogo, acho que na Asa Sul. Conheci o Pyxis através da lista-cruzeiro do Yahoo! e eu já usava o nickname Raposão do Cerrado. Tentei entrar outro dia na lista mas não consegui. Ninguém mais escreve pela Embaixada Azul. Detesto estas redes sociais. Todo mundo só usa elas?

Em 2005 me mudei e os jogos com os cruzeirenses ficaram mais raros. Eu ficava mais em Goiânia e Anápolis. Fui a vários jogos em Goiânia e encontrei com a turma da Embaixada que estava mais bem organizada. Tenho muita saudade e queria ter participado mais.

Mas o motivo para eu escrever novamente é que fiquei meio chateado quando voltei a Brasília e não vi mais movimentação dos Cruzeirenses no Armazém do Mineiro, fiquei sabendo que tem um point no final da Asa Norte e fui ver o jogo na Confraria da Meg. Fiquei surpreso em não conhecer ninguém. Muito estranho. Tenho fuçado muito e vi que o Rio de Janeiro e São Paulo estão com movimentos bem organizados. Sempre achei que a torcida do Cruzeiro poderia fazer igual aos colorados, mas não vejo chegar nem perto.

Aqui em Goiânia, não sei de nenhum lugar que possa servir de base para os cruzeirenses verem os jogos. Raramente vejo um cruzeirense com camisa na rua que não seja quando o Cruzeiro joga aqui, quando vejo pergunto onde ele vê os jogos e a resposta é quase sempre: vejo em casa. Fico pensando se os dois títulos nacionais recentes não seria motivo para a torcida ter locais para ver os jogos em todas as capitais, no mínimo. Tenho acompanhado a promoção de reduto celeste, quase fui a Brasília numa das vezes que lá esteve. Fico triste pois com os times de Goiânia fora da Série A, e quero que fiquem muitos anos longe da Série A, tão cedo não teremos um reduto aqui.

Eu fico sem entender como cruzeirenses que não moram fora de Minas ficam fazendo depoimentos e desabafos desesperados, atacando jogadores esforçados e que tentam honrar a camisa do Cruzeiro e não fazem um desabafo pedindo o Cruzeiro mais perto do torcedor. É muito ruim ver torcedor do Cruzeiro que não vê um jogo na sua cidade detonar o time. Fico imaginando se a torcida do Cruzeiro lotasse ou dividisse o estádio Serra Dourada e ficasse vaiando ou xingando os jogadores. Vejo como torcedores dos outros estados tratam o Flamengo, o Corínthians, o São Paulo e vejo os cruzeirenses tratando o Cruzeiro detonando ou time na internet e comparecendo em pequeno número em jogos importantes.

Este desabafo é para tentar mostrar que tem alguma coisa errada. A diretoria e comissões técnicas erram, pensando em acertar. Devemos apoiar o time pois nem sempre vencer é possível. Vaiar e boicotar não ajuda. Era tão bonito em 2013, se não em engano, que o time ao final do jogo agradecia a torcida em todos os jogos fora de Minas. Porque não voltamos a esta época. Tá fazendo falta.

Publiquem como se eu fosse da Embaixada Azul. Ainda me sinto um cruzeirense em Brasília.


Direto da Embaixada Azul é a coluna oficial da Confraria de Cruzeirenses em Brasília-DF.
embaixadaazul@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Direto da Embaixada Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 denicruz | Brasilia | 06-10-16 13h21min
Raposão. Sou da época da fundação da Embaixada também. logo após, em 2005, me mudei pra Aguas Claras (pra quem não sabe fica aproximadamente 25km do plano piloto) e optei por ver os jogos em Casa. O início foi uma fase muito legal, até as outras torcidas de Brasília ficavam impressionadas com nossa movimentação. Vejo muitas camisas do Cruzeiro pelas ruas mas infelizmente não tenho mais contato do pessoal daquela época.
 pyxis | BHZ | 07-10-16 10h53min
Conheci o Raposão antes de me mudar para Brasília, conheci o Denílson logo após me mudar para Brasília e agradecemos a ele o excepcional desenho que ilustra a coluna "Direto da Embaixada Azul".
Todos os citados, e muitos mais, foram decisivos para a criação da Embaixada Azul, mesmo que hoje não tenhamos mais algumas ações como antes...
Denílson, suas colaborações no site e lista poderiam ser retomadas. ;-)
 JOAO COSTA | BRASILIA | 08-10-16 19h07min
Em brasília, afora a embaixada, existem outros redutos de cruzeirenses, notadamente, o Bar do Roberto,que é um cruzeirense histórico, em Taguatinga é um point de novos e veteranos, dentre os quais eu me incluo, torcedores celestes. Fui, também, um dos que participaram da criação da embaixada azul, no antigo Bar Chico Mineiro, onde presenciei grandes eventos, e onde conheci o Evandro. Nas vezes em que escrevi sobre o Cruzeiro e a embaixada, sempre me referi ao grande trabalho feito pelos...
 JOAO COSTA | BRASILIA | 08-10-16 19h21min
... ilustres cruzeirenses do cerrado, dentre os quais destaco o Geraldo, minha colega de CEF Meg, Pablo, Olivieri, Evandro, que à época residia no DF, Batista e outros. Ocorre que, após a lei seca, cruzeirenses residentes nas chamadas cidades satélites, eu incluso, deixamos de frequentar a embaixada por motivos óbvios( ver jogo do estrelado sem beber?!!). Quanto a Goiânia, essa nunca foi reduto de cruzeirenses, onde, aliás, sempre fomos maltratados , principalmente, pelos esmeraldinos.
 PHDF | Brasília | 08-10-16 21h40min
- Confraria da Meg você quis dizer na 104 Norte (Confraria do Chico Mineiro)? Há muito este se tornou o principal ponto de cruzeirenses em Brasília.
- Decaiu um pouco nos últimos tempos, principalmente porque lá agora não se pode mais comemorar as vitórias. Aos 40 min de qualquer jogo, até mesmo de uma final de campeonato, eles te entregam a conta. Por isso, eu e alguns amigos reduzimos as idas lá.
 pyxis | BHZ | 09-10-16 11h46min
João Costa, a referência na 201Norte é "Armazém do Mineiro" e teve o primeiro evento de REDUTO CELESTE pouco tempo atrás (BSB é a única cidade que teve DOIS lugares diferentes de REDUTO).
Algumas citações que você faz omitem nomes importantes na criação da Embaixada Azul, alguns anônimos ... que fizeram muito mais do que outros que aparecem mais do que fazem de verdade.
Citando alguns (pedindo desculpas por esquecer de outros): Itamar, Willer, Kinuo, Marcelo, Sergio Bolinha, Baião, Luiz...
 pyxis | BHZ | 09-10-16 11h49min
A propósito, queria, SE POSSÌVEL com a ajuda de todos de BSB, que esta coluna chegasse a TODOS que participaram do primeiro encontro de cruzeirenses que participei quando cheguei em BSB em 2003. Foi um almoço numa pizzaria, se não me engano, no SUDOESTE.
Se alguém que lê esta coluna e participou puder resgatar o nome dos participantes daquele almoço, ficaria muito grato.
... cont
 pyxis | BHZ | 09-10-16 11h51min
...
Separadamente, reuni com Pablo, Willer e Itamar quando aí cheguei, e estou pensando em resgatar a "velha guarda" da lista-cruzeiro (lista de discussão hospedada desde 2000 no Yahoo! e que serviu de embrião para integração de cruzeirenses em todo o mundo muito antes destas redes sociais modinha - a lista existe desde 1993). Começar (velha guarda) pelo pessoal que estava naquele encontro mais o três seria uma ótima opção.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
12/12 - 08h18 [2 coment.]
Cruzeiro renova com Gabriel Brazão, melhor goleiro do Mundial Sub-17 

11/12 - 13h39 [1 coment.]
Atletismo cinco estrelas tem final de semana de muitas conquistas 

11/12 - 08h58 [1 coment.]
Wagner Pires traça linhas de ação e proposições para seu mandato 

11/12 - 08h29 [2 coment.]
Destaques e decepções marcaram a avaliação dos atletas em 2017 

10/12 - 23h29 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA é o grande vencedor do Brasil Bowl VIII da BFA 

10/12 - 12h37 [1 coment.]
Projeto ´Azul Escuro` atinge sua meta de financiamento com sucesso 

10/12 - 10h47 [1 coment.]
Wagner Pires terá desafio de manter escrita de presidentes novatos 

09/12 - 23h13 [1 coment.]
Libertadores de 2018 já tem Cruzeiro e mais 41 classificados 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster