Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

12/02/2006 | Evandro Oliveira
Judas celeste de cada temporada.

Falar de cada caso de contusão no Cruzeiro, especialmente depois de 2003, é impossível. Cada jogador contundido tem uma história médica diferente

Uma coluna, às vezes, é muito difícil de escrever. Dependendo do tema, a abordagem fica impossível pois pode atingir alguém que não gosta de um termo aqui ou ali. Escolher um título para uma coluna com este tipo de tema polêmico, é mais crítico ainda. Dois assuntos procuro sempre evitar pois não se pode agradar a maioria: Religião e Política Partidária. Peço desculpas àqueles que não gostaram do título mas foi o mais apropriado que encontrei.

O tema mais polêmico nas últimas semanas, tem sido a questão das contusões e do Departamento Médico do Cruzeiro, conhecido pelos boleiros como DM. Os boleiros também tem uma expressão conhecida como “chinelinho” que serve para designar aquele atleta que sempre está de chinelo (havaiana nunca esteve tão na moda!), se recuperando e nem calçar tênis para aquelas corridinhas “de migué” é possível vê-lo fazer durante muitas semanas.

Falar de cada caso de contusão no Cruzeiro, especialmente depois de 2003, é impossível. Cada jogador contundido tem uma história médica diferente.

O assunto começou a agitar o Cruzeiro quando o zagueiro Edu Dracena optou por fazer uma cirurgia com um médico que não tem vinculo com o Cruzeiro, sendo o jogador, naquele momento, um atleta que se contundiu jogando pelo Cruzeiro e com contrato em vigência no Cruzeiro. É direito de cada cidadão ter uma segunda opinião médica e usar dos serviços médicos que quiser. Um contrato de trabalho, não o obriga a usar os serviços médicos de quem o mantem sob contrato, a não ser para questões de medicina e segurança do trabalho.

A coisa foi ganhando as listas de discussões, os fóruns de debates, as mesas de boteco (virtuais e reais) e não se sabe porquê, de repente, um monte de torcedores que não tinham, e não têm, a mínima noção de medicina esportiva, de ortopedia, de processos de recuperação física ortopédica, passaram a ter certeza de muitas coisas. Ainda na seqüência de fatos ressaltados pela mídia (a “nossa” mídia rural), o torcedor cruzeirense e muitos representantes da mídia esportiva que se dizem cruzeirenses e esclarecidos começaram a pedir explicações ao DM do Cruzeiro sobre a ficha médica e tratamento de todos os jogadores. Os questionamentos são os mais variados. O que li de mensagens e comentários dizendo que tinha muita coisa mal explicada e muita coisa precisaria ser esclarecida não foi normal.

Respondam a algumas perguntas:

Fossem vocês atletas profissionais iriam deixar o tratamento seus e as suas deficiências médicas serem publicadas e divulgadas a cada dia?

A empresa em que vocês trabalham, e que fazem exames periódicos de saúde, podem divulgar dados médicos dos trabalhadores?

Mas estas perguntas não estão no eixo do que quero colocar.

Queria refrescar a memória do torcedor cruzeirense e lembrar que o goleiro Gomes e o zagueiro Gladstone (só para citar um passado recentíssimo) foram transferidos para o exterior contudidos ou voltando de contusão e ao que consta da imprensa européia os tratamentos terapêuticos não foram questionados por nenhum DM de time europeu. A propósito e para satisfazer aqueles que gostam de comparações regionais, um certo jogador do nosso adversário local, ia ser negociado com um time europeu e foi devolvido ao encontrarem alguns parafusos no pé do sujeito.

Aí a imprensa, usa e abusa do caso do Maurinho e o torcedor entra numa de horrorizar quando o Araújo se machuca. Até cobrar celeridade no diagnóstico o torcedor se julga no direito. Tudo bem que o Araújo é uma das maiores contratações de 2006 e a torcida deposita grande confiança nele. Mas um conjunto de coincidências e de não-coincidências colocou sob suspeita um trabalho de anos. O pior que a torcida, talvez influenciada pela mídia, embarca em ataques e ofensas na pessoas do principal médico do Cruzeiro, Dr. Ronaldo Nazaré.
Não quero e não tenho altura para fazer nenhuma defesa do Dr. Ronaldo Nazaré pois não sendo profissional de medicina não tenho o que falar e avaliar sobre o trabalho dele. Mas até comentários do tipo, “... estão colocando panos quentes para defender Dr. Ronaldo...” ou “... tem gente do Cruzeiro se infiltrando nos espaços virtuais para amenizar a critica...” puderam ser lidos nos espaços virtuais que o torcedor cruzeirense participa. Quanta inocência do torcedor virtual em achar que o Cruzeiro e sua diretoria iriam fazer coisas deste tipo para abaixar o tom das críticas. Se quisessem isso bastaria chamar a rede Globo e estaria tudo resolvido, pois a maioria dos críticos sem causa se satisfaz com o que a Rede Globo divulga.

Ainda não vi nenhuma reportagem séria (me corrijam se estiver errado), relatando como funciona um departamento médico de um time de futebol. Falar que o Cruzeiro tem um Diretor Superintendente Médico (Dr. Luiz Roberto Felipe) nem pensar. Não vi nenhum destes repórteres espertalhões falarem dos casos de sucesso, e dos casos em que jogadores passaram por risco de morte e amputação de membros, e estes atletas foram recuperados pelo DM do Cruzeiro (e não somente por este ou aquele profissional da medicina).

Aqui vem mais uma pergunta?

A quem interessa colocar como Judas o DM do Cruzeiro neste momento?
Essa torcida que não teve confiança no DM do Cruzeiro quando o colombiano Aristizábal fez uma proposta contratual que não colocava suas atuações como parâmetro. Queria receber antecipadamente e mostrou-se, a partir do diagnóstico do DM, um risco muito grande (que a torcida só apoiou depois que viu a performance do jogador na temporada seguinte).

O DM começou a ser fortemente questionado nos casos dos laterais Leandro e Maurinho. O primeiro, contratado com lesão e para atender a torcida que queria um lateral esquerdo de qualquer jeito depois da saída do Athirson. Eu, quando o Leandro chegou, e depois de acompanhar a trajetória dele na Europa, disse num programa de TV que ele não retornaria aos campos antes do fim do Brasileiro/05. Alguns ufanistas chegaram a ridicularizar a minha opinião (tudo bem, eles deveriam estar certos, né?). O outro, no caso do retorno (mais uma vez pressionado por uma torcida impaciente) foi precipitado. O que se vê agora é a torcida criticando o DM, a imprensa colocando “pilha” na crítica como se fosse a voz das arquibancadas azuis e um monte de “experts”, ao invés de fazerem seus trabalhos de maneira honesta, ficam criando factóides, se escondendo atrás do “...seu nome, seu bairro...” e mudando os ventos da crise.

Em resumo, Existem problemas no DM cruzeirense? Claro que existem. A quem interessa essa crise de forma pública? Aos jogadores? A Comissão Técnica? A diretoria? Aos torcedores? É preciso distribuir boletins médicos diários sobre os jogadores no DM do Cruzeiro? Isso é cobrado em algum outro time no mundo? Por que ninguém ressaltou que o DM do São Paulo, que fará a cirurgia do Maurinho, prevê um tempo de 6 a 8 meses de recuperação para uma contusão que não tem relação e nem a gravidade da contusão que ele teve no Cruzeiro? O torcedor cruzeirense continua (e deve ser assim) a ser crítico e cobrar muito. Mas é essencial que seja crítico e faça muitas perguntas antes de sair reproduzindo o que esses pasquins “...aqui e agora...” (não confundam com o grande e histórico jornal Pasquim com “P” maiúsculo) ficam repetindo igual a uns babões. Estejam certos que o DM do Cruzeiro dará todas as explicações que o torcedor quer saber agora, mas tem que ser no momento que atleta e DM assim o decidirem, faz parte do relacionamento médico-paciente. Não apressem aquilo que não interessa aos cruzeirenses. Se o Araújo precisa desinchar a área contundida para um diagnóstico preciso, e um tratamento adequado, que assim seja. Se o organismo dele não se recuperou da inflamação em três dias e levará cinco dias, qual é a do torcedor em cobrar e xingar o DM? Se este torcedor for da área médica saberá como se comportar, se não for deve se ater a comentários sem acusações levianas e rasteiras. Torcedor cruzeirense não pode se equiparar a torcedores que nem frases em faixas no estádio sabem escrever. Vamos mostrar como somos exigentes e cobradores com qualidade e inteligência e não teleguiados pela mídia esportiva mineira.

Palavrinha final: Por quê a torcida do Cruzeiro, de uns anos prá cá, tem que escolher a cada semestre e/ou temporada um Judas para malhar e amaldiçoar? Se não é treinador, é goleiro, zagueiro, atacante etc. Alguns saíram daqui quase que expulsos. O que ouvi de torcedor cruzeirense falando do Alex10 quando ele perdeu aquele penalti no Mineirão pela Libertadores/04 é impublicável. Estaria o torcedor cruzeirense confundindo ser exigente com procurar bruxas e Judas a cada perspectiva que não lhe agrade? Façam as suas listinhas dos últimos anos e vejam se cometeram alguma injustiça. Não precisam dizer para ninguém. Só pensem na listinha e vejam o estrago que a própria torcida pode fazer contra o nosso patrimônio maior: A Torcida e o Cruzeiro Esporte Clube (e não a diretoria ou os profissionais que lá atuam e que podem ser outros amanhã).
Para finalizar de verdade (para quem conseguiu chegar até aqui), seria pedir demais que um jornalista da área da saúde fizesse as perguntas ao DM do Cruzeiro ao invés destes repórteres que temos por aí?
A torcida do Cruzeiro agradeceria.

P.S. - Alguns companheiros celestes pediram que eu escrevesse sobre casos específicos que eu supostamente soubesse. Não tenho relacionamento com o Dr. Ronaldo Nazaré e ele nem me conhece pessoalmente. Pedimos desculpas àqueles que acham que alguém da Equipe Cruzeiro.Org (inclusive eu) tem relacionamento dentro do Cruzeiro. Não temos. Não somos autorizados nem a entrar nos estádios onde o Cruzeiro joga e na Toca II, para fazermos fotos ou termos nosso próprio noticiário sobre o Cruzeiro. Temos construído nos últimos anos uma forte relação com torcedores do Cruzeiro que, estes sim, confiam no nosso trabalho e nos ajudam a trazer sempre o melhor para a Torcida do Cruzeiro.

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Anacleto Neto | Itauna | 12-02-06 09h00min
Evandro Oliveira,parabens pelas colocações.Estes papagaios de piratas ficam,procurando o tempo alguma coisa para denegrir a imagen do CRUZEIRO. O torcedor do CRUZEIRO procura aqui, no nosso espaço e nas colunas dos verdadeiros cruzeirenses entendimento de todas situações referentes,ao MAIOR de MINAS.um abraço.
 Fusil Cruzeirense | Belo Horizonte | 12-02-06 09h52min
Classicamente explendorosa. Amigo Evandro, creio que para as indagaçõe feitas no seu texto têm respostas nas próprias afirmações. Não resta dúvida que tentam "mudar o vento" das crises e há muito torcedor Cruzeirense, não os culpo por isso, que ainda não conseguiu o discernimento de ler, interpretar e criar juízo do que leu nos "pasquins (minúscula bem colocada). A "manipulação" de informações ainda é grande, mas já temos voz forte e mudaremos isso. Parabéns pela clareza das suas colocações. Sds
 Isaac | Guarapari | 12-02-06 12h57min
Evandro, quando pdi que escrevesse algo sobre o DM, sabia que poderia esperar algo contundente. Nós simples torcedores apaixonados cometemos erros infantis, e eu fui um dos que sem pensar, falei um monte sobre o Dr. Roanaldo, até que recebí as informações desejadas de quem de direito e humildemente as fizeram(ninguém do site, mas do próprio DM)). Prometi sigilo e vou cumprir o prometido, mas voce colocou sabiamente, a questão e o título da coluna.Continuo
 Isaac | Guarapari | 12-02-06 13h00min
Nós simples "arquibaldos" preferimos criar um mundo de faz de conta, e é mais fácil assim, afinal as poucas vezes que me infiltrei no futebol, acabei tomando foi nojo, asco mesmo. Assim esta fritura fieta ao DM, deve ser reavaliada, pelos serviços prestados a anos pelo Dr. Ronaldo e sua equipe. Porém continuo achando que falta COMUNICAÇÃO, mas isto não é problema do DM e sim do departamento de comunicação. Sou solidário ao Dr. Ronaldo, a quem me desculpo por críticas injustas.
 Isaac | Guarapari | 12-02-06 13h02min
A VOCE EVANDRO, OBRIGADO POR ATENDER NOSSO PEDIDO, E QUE ESTEJA MELHOR DA ENFERMIDADE DOS ÚLTIMOS DIAS. SÃO MEUS VOTOS, Isaac Mirai.
 João Duarte | Vit�ria | 12-02-06 15h17min

Receba aqui os nossos parabéns. Em primeiro lugar pelo texto corajoso, conciso, coerente e justo.
Em segundo lugar, por falar deste tema polêmico, com ética e respeitando os profissionais do DM Cruzeirense.
Conheço pessoalmente o Dr. Ronaldo Nazaré, confio no grande profissional que é e sei do seu sentimento em relação ao clube, pois, é tão apaixonado como qualquer um de nós.
Defendi que faltou gerenciamento, pois, os profissionais do DM foram (cont)
 João Duarte | Vit�ria | 12-02-06 15h20min
Na minha opinião, os profissionais do DM Cruzeirense foram expostos de modo desnecessário, porque, houve falha de comunicação grave em todo o processo.
Por exemplo, no caso Leandro,quando ele foi contratado, levantaram uma expectativa de que ele estreiaria contra o Palmeiras no início de setembro. Com o clube capenga de lateral, é claro que as pressões aumentaram e o jogador entrou sem estar em perfeitas condições, agravando a lesão.
Se tivessem falado a verdade não teria desgaste...
 João Duarte | Vit�ria | 12-02-06 15h26min
Deste jeito, afirmo com todas as letras, que não sendo a Medicina uma ciência exata, sabendo que contusões envolvem também aspectos psicológicos, que tem também o tema da DOR, que é subjetiva, que se dê crédito a quem conhece. E o nosso Dr. Ronaldo Nazaré, que é uma das maiores autoridades mundiais em ortopedia, certamente não esqueceu. Que se estabeleça um padrão mais eficaz de comunicação, evitando desgaste de profissionais sérios e dedicados. Mas, que também se fixem os prazos e se cumpram...
 jadson | Contagem | 12-02-06 20h17min
Escrevo muito menos do que gostaria neste site mas um dia isso pode melhorar, entretanto, gosto de ler algumas coisas que colocam certos torcedores e o que a imprensa faz com eles no devido lugar. Palavras bem colocadas. Como seria bom se todos lessem, discordassem ou concordassem mas chegassem a alguma mudança de comportamento que evoluísse O pensamento cruzeirense. A frase mais certa é que existem problemas no DM cruzeirense e que isso acontece em qualquer DM do mundo.
 christianmarques | IPATINGA | 12-02-06 20h40min
Evandro, show de bola, eu que sou um critico severo do que escreve tenho que realmente faze contudencia de suas palavras nessa belissima coluna. Realmente concordo em genero, numero e grau do que escreveu. Criticar um profissional que tem mais de 30 anos de historia somente no Cruzeiro é MUITA INJUSTIÇA para aqueles que se acham donos da verdade. A Familia Nazare merece muito respeito e apoio, pois cada caso tem sua explicação. Parabens! Espero que muitos Cruzeirenses tenham acesso a esta coluna
 rapozaco | Belo Horizonte | 13-02-06 09h19min
Alô Evandro... Voc~e escreveu o que os assíduo queriam ler... E fim de papo!!! Agora, vou me ater à parte final do seu escu]ito. Acerca da falta de paciência da torcida celeste, notadamente quando o Alex10 perdeu aquele pênalty na Libertadores. Estava no Mineirão naquele fatídico dia. E assustado ouvi uma vaia estrondosa e xingamentos à pessoa do craque que nos deu(junto com os outros, é claro) um dos anos mais felizes da existência do CruzeiroEsporte Clube.
 rapozaco | Belo Horizonte | 13-02-06 09h22min
O Alex NUNCA mereceu aquele tratamento. Mas essa é uma característica da nossa torcida. Impaciência e cobrança excessiva. Ontem, assistindo aos programas de esportes de Sampa, eles vangloriaram o São Paulo pela aquisição do Alex Dias ( logo ele... a quem a torcida só de ouvir seu nome já ficava no zum-zum-zum).E Pasme-se, anunciaram um novo GRANDE reforço do São Paulo para esse ano, numa disputa com o todo poderoso Palmeiras... sabe quem??? SIM O LIMA, aquele que quase saiu linchado do Mineirão
 rapozaco | Belo Horizonte | 13-02-06 09h31min
Esses dois exemplos retratam uma caracteristica de nossa torcida. Se é para o bem ou não, não me cabe fazer o julgamento. Pode ser que da cobrança resultem títulos. Mas não devemos servir de massa de manobra. Ainda mais sabedores que somos da parcialidade da imprensa mineira, useira e vezeira de deturpar fatos com finalidade de tentar equiparar as forças do futebol aqui das Gerais. Talvez ai resida o problema do DM do Cruzeiro.Informações plantadas,fatos distorcidos,falsidades e mentiras
 Isaac | Guarapari | 13-02-06 13h42min
Graaaaande Rapozaço, brilhante seu comentário, mas ao contrário de voce vou emitir minha opinão sobre a torcida do Cruzeiro que na sua MAIORIA ATRAPALHA E MUITO O TIME. Fato é que quantidade passa longe de qualidade.
 Douglas Fanatico | Belo Horizonte | 13-02-06 13h56min
Evandro, parabéns pela coluna. Eu só acho que como a grande maioria dos torcedores críticos do DM não tem o formação na área médica se utiliza de comparações com outros casos de jogadores que se recuperaram em outros DM´s com menor tempo ou voltaram com maior eficiência. Agora qdo cita imprensa mineira, pode entender imprensa pateticana com raras e boas excessões como o Cruzeiro.org.
 LLG | Não definido | 13-02-06 16h55min
Parabéns pelas colocações Evandro. Percebi que pode haver um interesse da imprensa em desestabilizar o Cruzeiro. Mas continuo preocupado, havendo ou não interesse da imprensa em prejudicar o Cruzeiro, você mesmo admitiu que existe problema no DM cruzeirense. O caso de Sandro e F.Santos não estão sendo bem esclarecidos. Se o problema é a imprensa, acho que uma coletiva com os médicos do Cruzeiro poderia ter acabado com qualquer dúvida, mas eles preferiram não se pronunciar. fica sempre uma ?
 Carlos Campos | Resende | 13-02-06 20h11min
A COLUNA REFLETE O Q ALGUNS JÁ ESCREVEM AQUI HÁ ALGUM TEMPO. Os companheiros João, Rapozaço e Isaac sabem da minha posição com relação ao tema "DM". E vcs podem saber q essa "impaciência" e a criação semestral do "judas" está diretamente ligada com a "pressão" q nossa torcida sofre dos CARNICEIROS DE PLANTÃO. Os estudiosos de informação e contra-informação sabem dos efeitos do "bombardeio ' de manipulações sobre uma população. NOSSA TORCIDA É VÍTIMA DISSO! Podem ter convicção. Por isso nunca me
 Carlos Campos | Resende | 13-02-06 20h15min
NUNCA VOU PERDER MEU FOCO NOS CARNICEIROS DE PLANTÃO. A Velha Guarda sabe qual minha linha de raciocínio!!!!!Não saio dela nunca!!!!!!!O PREÇO DA LIBERDADE É A ETERNA VIGILÂNCIA...e temos q alertar os mais jovens sobre os riscos da máquina de manipulação. SER CRUZEIRENSE NÃO É O TER Q COBRAR POR COBRAR. PRA MOSTRAR Q ESTÁ ATENTO. Q É EXIGENTE. ETC..ETC..ETC Parece q alguns acham q tem q ser assim. SER CRUZEIRENSE É SABER DEFENDER A BANDEIRA SOBRE ATAQUES INCESSANTES E CRIVOS DE BALAS..CRUZEIRO!!
 webber | Belo Horizonte | 15-02-06 18h33min
Se o DM do Cruzeiro e o ilustríssimo dr. Nazaré são referências nacionais, não me interessa; mas que o Cruzeiro vgirou de uns tempos prá cá um grande estaleiro de jogadores capengas, isto virou (quem ousa contradizer?). Já falei, o Cruzeiro entrou nesta de comprar jogador bixado a preço de banana, tentar recuperar no CT Maravilha (todos falam de boca cheia da Toca II), e depois revender...um Maurinho por exemplo. Mas ficar apostando neste esquema encontra-se um São Paulo pela frente...
 webber | Belo Horizonte | 15-02-06 18h37min
e o São Paulo também é time de primeira grandeza. Agora, citar time europeu como exemplo isto não cola muito, já que, quem vai falar mal de um jogador que compraram por milhões!? Você falaria mal da casa ou do carro que querem vender? O questionamento é sobre a estratégia da diretoria na aquisição de jogadores. O Cruzeiro não é estaleiro e a torcida quer ver títulos, por que o dinheiro das transações, ISTO NÃO TE PERTENCE MAIS.....
 webber | Belo Horizonte | 15-02-06 18h44min
E observem, o Cruzeiro praticamente só compra o que ninguém quer, salvo o Gil, feliz contratação, por que não podia jogar em São Paulo por causa de alguma cláusula por aí. E assim, o São Paulo, que de bobo não tem nada, desconfiou desta lonnnnnga recuperação de Maurinho. Agora é o Araújo! Comprou bixado e não aguentou quatro jogos!? É desculpa para colocar no banco ou para esconder o mal negócio?
 eugenio | Não definido | 16-02-06 16h13min
Evandro, concordo com boa aprte do que você argumentou. Mas, falar do DM do Cruzeiro sem centrar fogo no caso Sandro, de forma detalhada e indignada, torna qualquer tipo de raciocínio incompleto.
 som da musica | Belo Horizonte | 21-02-06 09h21min
O DEPTO MÉDICO DO SÃO PAULO ESTIPULOU 8 MESES DE RECUPERAÇÃO PRO MAURINHO PORQUE O "AÇOUGUEIRO AZUL" , ENTENDA "RONALDO NAZARÉ" ´, JÁ TINHA DILAÇERADO O SEU JOELHO NA SUA PRIMEIRA CONTUSÃO NO CRUZEIRO, EM 2004. NA ÉPOCA, FOI UMA CIRURGIA MAL FEITA, PELAS METADES, INDO DE ENCONTRO AO QUE O DEPTO MÉDICO DO SÃO PAULO DISSE, QUE FEZ AGORA VÁRIOS RETOQUES NO JOGADOR, PARA QUE AGORA ELE TENHA O JOELHO COMPLETAMENTE RENOVADO, DE VERDADE.
 ptfontoura | BHTE | 24-02-06 17h29min
Cara, me desculpe a sinceridade, mas vc mais parece ter ligações compromissais com o pessoal do comando do Cruzeiro. Não procuramos judas a cada temporada, e sim responsáveis. cá entre nós, o dm do cruzeiro mais parece um açougue do seu nazaré que qualquer outra coisa... eu não sou médico, e nao entendo de medicina mesmo não, mas contra fatos nao há argumentos. o maurinho ficou 2 anos recebendo em dia, e não jogou nada em 2004 e 2005... responsabilidade de quem operou.
 ptfontoura | BHTE | 24-02-06 17h31min
o sandro opera e volta, machuca e opera, machuca e opera... o fabio santos, e tantos outros. responsabilidade d equem opera e de quem condiciona depois de uma cirurgia... um fisioterapeuta me disse que o caso do maurinho foi excesso de carga no periodo de preparação pra volta. que dm deixa isso acontecer? só um açougue mesmo... outra: o leandro é um cara que gostamos, mas ser aprovado em exames medicos mesmo estando todo bixado, é um absurdo. mais um que vai ganhar sem jogar, responsabilidade...
 ptfontoura | BHTE | 24-02-06 17h32min
responsabilidade de quem? do sr ronaldo nazaré. deveria ser feito um exame criterioso de todos que vêm pro nosso time, caso contrário agente só vai ficar gastando dinheiro a toa... como esses existem outros fatos graves, e é bom sabermos os responsáveis sim.
 pyxis | BHZ | 04-03-06 18h54min
Comentaristas,
Agradeço a cada um de vocês a leitura e manifestação sobre o que escrevi e o comportamento da torcida. Agradeço aos que concordam, aos que discordam, aos que acrescentam e aos que nada dizem relacionado ao que escrevi. Reafirmo que podemos e devemos ter opiniões divergentes, sempre.
Queria somente ressaltar que não tenho por hábito debater as opiniões pois o espaço é para se comentar o que os colunistas escrevem ou o que é publicado na mídia (no caso de notícias).
Se quiserem a minha opinião, réplica ou tréplica, recomendo a LISTA-CRUZEIRO (vejam como participar na página principal do site) ou escreverem diretamente para pyxis@cruzeiro.org.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster