Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

02/12/2015 | Joao Duarte
Cuca mexe na China e Cruzeiro perde no Brasil

Além da escolha do novo treinador, com a adesão ao PROFUT, o ajuste dos gastos do futebol é impreterível. Racionalização do elenco já.

Mundo Azul,

☻ Coisas de um Mundo Globalizado – O Cruzeiro estava feliz da vida se preparando para ter um 2016 de muita esperança. Contava com um treinador que havia encontrado uma forma de jogar, sempre respeitando a escola de jogar bola do clube, marcada pelo toque de bola em progressão e velocidade, com alta posse de bola e todos se preparavam para terminado o Brasileiro de 2015, fazer a seleção das peças disponíveis, fazer uma limpeza no elenco, que conta com 78 jogadores sob contrato, reduzir os custos da folha e a partir da boa base já existente, fazer 5 a 6 contratações cirúrgicas para fazer o Cruzeiro ter condições de brigar na cabeça por todos os títulos que fosse disputar.
Com diria Joseph Climber, a vida é uma caixinha de surpresas, não é um mar de rosas. O Shandong Luneng resolve não aguentar mais as coisas e trejeitos do Cuca (que foi suspenso por 7 meses este ano, após revidar a agressão de um bandeirinha), que estava se oferecendo e negociando com meio mundo no Brasil e resolve fazer uma proposta mirabolante para o nosso treinador. Algo como US$ 500 mil mensais ou R$ 2 milhões, por um contrato de 3 anos. É claro que o treinador ficou balançado ao ouvir a oferta e hoje durante o dia deverá dar uma resposta ao Cruzeiro.
É Cuca, mais uma vez, atrapalhando as coisas para o nosso lado. A torcida e a diretoria do Cruzeiro, que contavam com Mano para 2016, tiveram que voltar o planejamento e o sonho para agora definir quem virá para substituir o treinador, caso ele saia.

☻ Quais seriam as possibilidades do mercado neste momento ? – Para não dizer que foram analisados apenas medalhões, também busquei informações de alguns técnicos emergentes que foram citados por colegas cruzeirenses nos últimos dias.
A situação após a saída de Mano Menezes, caso a mesma se configure não vai ficar confortável para Bruno Vicintin exatamente porque muitos clubes grandes neste momento estão avaliando novos treinadores e já estavam passando por este processo há mais tempo, casos de Flamengo e São Paulo. Outro demitiu treinador recentemente como é o caso do time de Vespasiano, mas, já vinha costurando acordos há mais tempo haja vista o desgaste de Levir Culpi com parte dos torcedores. E existem os casos de Palmeiras (Marcelo Oliveira pode cair caso não conquiste a Copa do Brasil) e Inter (Argel está na corda bamba) que demonstram insatisfação com os trabalhos que vem sendo desenvolvidos nos clubes pelos treinadores.
Mas, vamos aos nomes :
♦ Muricy Ramalho – Técnico campeoníssimo, que vem de um ano sabático, no qual após se curar de problemas médicos, passou uma temporada no Barcelona, revendo conceitos, se atualizando e que volta aos 60 anos com o gás todo. Muricy é treinador versátil, que sabe organizar bem defensivamente seus times e tem bom feeling para escolher e adaptar as peças que façam seu time ter boas variações ofensivas. Certamente, acoplou novas formas de treinamento e onde for, montará time competitivo. Mas, já está acertado com a situação do Flamengo e deve ir para a Gávea.

♦ Cuca – Está há 2 anos na China, sempre foi um estudioso. Gosta de implementar variações táticas, marcação alta, estilo de jogo aguerrido, sanguíneo como é seu temperamento. Bom de relacionamento com seu grupo de trabalho, costuma fazer os seus times jogarem por ele. Tem também uma boa visão para buscar jogadores desconhecidos e fazer bons times, sem quebrar os clubes por onde passa. Tudo indica que ao voltar para o Brasil fechará com São Paulo (proximidade com Juvenal Juvêncio e Leco), Palmeiras (por causa do ótimo relacionamento entre Eduardo Uram e Alexandre Mattos, caso Marcelo Oliveira saia) ou Atlético-MG (de onde saiu um pouco arranhado por causa do efeito RAJA, mas, pela ligação com o antigo presidente).

♦ Marcelo Oliveira – Técnico bicampeão brasileiro (2013/2014) e disputando a sua 4ª final de Copa do Brasil em 5 anos. Enfrenta no Palmeiras os mesmos problemas que passou no Cruzeiro em 2015, ao perder os jogadores de meio-campo que conseguiam dar fluidez ao sistema tático de sua predileção (4-2-3-1). Vem sendo contestado pela turma do amendoim, famosa no clube paulista, que dizem negocia abertamente com Cuca pelas costas do treinador, que no conceito do presidente faz bom trabalho. A verdade é que a imprensa paulista não engoliu Alexandre Mattos chegar ao Palmeiras e contratar jogadores que iriam para os clubes de sua predileção (no caso Corinthians e São Paulo), chapelar algumas contratações, formar um grupo forte no Palmeiras e fazer o número de sócios do time palestrino disparar... Machucou o ego de muita gente lá. Marcelo chegou em julho ao Palmeiras, não faz um trabalho que encanta à maioria, mas, já fez o Palmeiras ter algumas grandes atuações como por exemplo ganhando do São Paulo por 4 x 0 e dando um baile de bola. Gosta do futebol ofensivo, marcação alta, volantes com boa qualidade de passe e que saibam chegar à frente. Aposta muito nas jogadas de bola parada e sendo assim de ter centroavante de boa estatura e beques com condição de fazer valer a altura, nos lances de bola parada. Deu falta de sorte e indicou alguns jogadores que foram muito mal como Leandro Almeida. Tudo indica que deverá ser o próximo treinador do Atlético-MG.

♦ Levir Culpi – Depois de sua última passagem pelo Japão, com independência financeira garantida, voltou ao Brasil e montou um bom time no Atlético-MG. Manteve a sua fama de vice, mas, também de burro com sorte. Não é um primor na parte tática, mas, é bom selecionador, sabe respeitar as escolas de jogar bola dos times onde dirige e normalmente faz boas campanhas por onde passa. Consegue extrair o máximo de jogadores medianos e faz o grupo se sentir à vontade com ele. Compartilha o que vai fazer e explica as razões das mudanças que faz, ganha os jogadores desta forma. Mas, também carrega o estigma de cabeça dura e de comprar briga com os jogadores nas horas mais erradas. Tudo indica que Levir irá acabar no Internacional, uma vez, que não voltaria a BH para trabalhar do outro lado da Lagoa pela 4ª vez, agora. Outra opção seria ir para o São Paulo, caso Cuca se acerte mesmo com o Palmeiras.

♦ Oswaldo de Oliveira – Vendo que não ficaria no Flamengo, que negociava com Muricy em suas costas, pediu para sair faltando 2 rodadas para o fim do Brasileiro. Antes era ferrenho defensor do 3-5-2, mas, não conseguia fazer seus times desenvolverem um futebol campeão. Nos últimos clubes por onde passa, sempre começa bem, mas, depois se perde por problemas de relacionamento com as diretorias e também com o elenco. É estranho isto pois é um gentleman no trato das pessoas. Fez trabalhos de curta duração no Santos, Palmeiras e Flamengo, com fases que seus times chegaram a jogar um futebol mais vistoso, atuando no 4-4-2 tradicional com suas variantes. Também tem bons olheiros associados ao seu trabalho e consegue garimpar bons jogadores para os times onde passa. Mas, há muito sem fazer um trabalho de grande destaque. É visto como plano B pelos chineses caso Mano Menezes não aceite a proposta.

♦ Celso Roth – A sua marca é montar times com solidez defensiva. Teve passagens fracas nesta última temporada, no auge da crise do Vasco. Mas, sempre deixa boa herança para os que lhe sucedem em todos os times pelos quais passa. Dizem que seus relatórios sobre os atletas do elenco são ricos em detalhes e que sempre faz boa leitura. Tem bons conceitos táticos, conhece de futebol, é estudioso, porém, um de seus maiores problemas parece ser o do relacionamento com os grupos de jogadores. Sempre começa bem, mas, tem curto prazo de validade e se desgasta rapidamente, especialmente com os líderes do elenco, talvez por sua rigidez no comando. Para dirigir um grupo com muitos jogadores jovens é recomendado.

♦ Abel Braga – Uma de suas características marcantes é trazer o elenco pro seu lado, criar um ambiente de família, fazer com que os jogadores joguem por ele. É estudioso e sempre gostou de começar a organizar os seus times pela cozinha, afinal foi zagueiro. Na frente, sempre gostou de jogar com uma referência na área adversária. Moderno, gosta do 4-1-4-1 como sistema básico e de ter pelo menos um zagueiro, um volante, um meia de referência e um centroavante para a partir destas peças promover o encaixe no sistema tático mais conveniente. Atualmente está no Al Jazira nos Emirados Árabes e poderia trazer consigo Thiago Neves que vem atuando com ele lá. É um treinador vitorioso, experiente e que monta times raçudos. Sempre será lembrado no Inter, de onde saiu desgastado em sua 6ª passagem pelo clube.

♦ Adilson Batista – Sempre será lembrado pelo bom trabalho que fez no clube entre 2008 e 2010, mas, também será contestado por alguns torcedores que não gostam de seu trabalho e que dizem que ele é treinador de time pequeno, tanto assim que não deu certo em time nenhum depois que saiu do Cruzeiro e passou por Corinthians, São Paulo, Santos, Vasco, Atlético-PR, Atlético-GO e Joinville. Por onde passou tentou implementar o seu 4-3-1-2 com a trinca de volantes, apostando sempre mais no sistema que nas peças que tem à disposição. Mas, é cruzeirense e tem simpatia de boa parte da torcida, porque peitou com força os órgãos de comunicação e o lado atleticano da imprensa mineira. A sua volta ao Cruzeiro seria vista como última oportunidade de retomar a carreira.

♦ Jorginho – Chegou ao Vasco com o clube virtualmente rebaixado com 13 pontos conquistados após 19 rodadas. E fez um grande trabalho conquistando 27 pontos em 18 partidas. O time comandado por Jorginho mostra um futebol aguerrido, marcação forte, porém, com menos ligações diretas e com mais posse de bola. Variações táticas que permitem explorar o potencial de seus jogadores. Montou um time cascudo para tentar tirar o Vasco do sufoco e chega à última rodada ainda sonhando. Fez uma boa dupla com Zinho, que conseguiu ganhar o grupo de jogadores. Entretanto, ainda não fez nenhum trabalho que resultasse em conquista nos clubes pelos quais passou. Mesmo o Vasco sendo rebaixado poderá ser opção para clubes sem treinador no momento.

♦ Guto Ferreira – Fez carreira em times de pequeno investimento após ter tido muito sucesso com a base no Inter e São Paulo. Bom gestor de grupo, atualizado e capaz de fazer seus times produzirem resultados inesperados (goleada de 5 x 1 no Palmeiras, vitória sobre o Grêmio no Olímpico, vitória sobre o São Paulo em Campinas) . Fez bom trabalho na Ponte e também na Chapecoense. Gosta da transição rápida pelas laterais e de ter uma referência na área do adversário. Nos jogos como local sempre adianta a marcação e se vale das jogadas de contra-ataque, quando está sem a posse de bola. Varia o sistema tático de acordo com os adversários. É um treinador emergente.

♦ Léo Condé – Depois de bons trabalhos em clubes do interior mineiro, especialmente Tupi e Caldense (vice-campeã mineira de 2015), foi para o Sampaio Corrêa e manteve o time maranhense próximo do acesso até nas rodadas finais da Série B. É um treinador muito jovem (37 anos), porém, que iniciou a sua vida como técnico de times da base do América-MG e Atlético-MG muito cedo, aos 23 anos de idade. Estudioso, capaz de montar bons sistemas defensivos (talvez por ter sempre trabalhado em equipes menores), trabalha conceitos táticos versáteis como a marcação em bloco e principalmente nos jogos como local, gosta de marcar pressão, sufocar o time adversário. Sinceramente, ainda não o considero pronto para pegar um time grande.

◘ Treinadores do exterior - Além deste time (11) de técnicos ainda existe a opção de buscar um treinador estrangeiro. Os nomes mais falados pelos clubes nacionais são : Alejandro Sabella, Edgar Bauza, Jorge Sampaoli e Marcelo Bielsa. Todos estes treinadores possuem conceitos táticos interessantes e terão contra si a adaptação ao futebol e costumes do Brasil, mas, a hora de trazer um técnico estrangeiro é esta, porque terá tempo para se adaptar à cultura, conhecer melhor o grupo de atletas (e no caso do Cruzeiro, uma vantagem de poder fazer estender a pré-temporada até o fim de março, pois, as competições que serão disputadas não imporão grau de dificuldade elevado para a classificação, considerando os amistosos de janeiro (2 jogos), a fase de classificação do campeonato mineiro (11 jogos), o torneio Sul-Minas-Rio (3 jogos) e as fases preliminares da Copa do Brasil (4 jogos no máximo). Ou seja, o treinador terá um universo de 20 jogos para montar o time, testar as suas variações táticas, podendo até perder alguns jogos que serão considerados como fase de adaptação. Mas, não poderá vacilar na fase final do Mineiro, porque sempre isto terá consequências. Como Thiago Scuro e Bruno Vicintin falam de manter conceitos, a opção por Bielsa ou Sampaoli seria a mais ajustada ao Cruzeiro.

◘ Opinião – Considerando o momento atual do clube, seria a hora de ir até o Al Jazira e trazer Abel Braga, ou caso dê zebra e a oposição vença as eleições no Flamengo, trazer o Muricy Ramalho. O momento do Cruzeiro não é para fazer experiências. E muito embora o grupo de jogadores goste do Deivid, que ele seja um profissional dedicado e que trabalha muito, que já tenha dado provas de que conhece, creio que seria um atropelo fazer queimar etapas e deixar de lado um ótimo trabalho que faz como membro fixo da comissão técnica do clube para ser o treinador do clube, que vem de uma temporada ruim em que houve grande desgaste da diretoria do clube (Dr. Gilvan) com a nossa torcida. Como plano B eu apostaria em Adílson Batista.

Agora eu deixo esta árdua missão com vocês. Considerando todas as nuances e a situação de mercado, qual seria a escolha para treinador do Cruzeiro (planos A e B) ?

◘ A adesão ao PROFUT e a redução dos gastos com futebol no Cruzeiro - Em função destas necessidades o Cruzeiro já avisou que não irá renovar os contratos de Júlio Baptista (R$ 450 mil), Ceará (R$ 250 mil), Charles (R$ 150 mil), Leandro Damião (R$ 400 mil) e de Dagoberto (R$ 300 mil), configurando uma expressiva redução na folha salarial do clube a partir de janeiro de 2016. De todos estes jogadores experientes lamento a saída de Ceará que tem um caráter sensacional, liderança positiva e bom futebol, embora com muitas contusões musculares. O Cruzeiro mesmo com a saída destes profissionais ainda possui mais de 70 jogadores sob contrato e precisará fazer um grande ajuste, para sanear as contas e adequar a gestão do clube ás práticas mais modernas. Sairão muitos jogadores, alguns que os nobres torcedores gostam, mas, o importante é se ter o grupo de 34 jogadores à disposição do treinador no início de temporada, se possível contando com as novas contratações. É o momento do trio Vicintin, Scuro e Sérgio Rodrigues mostrar serviço e a competência. Deus os inspire nesta árdua missão.

☻ E o time de homenageados desta coluna hoje tem : Evandro Oliveira, ZMaria, PHDF, Força Azul, Aloísio Mendes, S@muel, Marcelo Brasileiro, Dr. Magno, Carlos Almeida, Estrelado Campeão e Ronito. O treinador do escrete é o grande Raposão do Brasil.
☻ E de Conceição do Mato Dentro- MG : Antônio Lélis Rajão Costa, Antônio Augusto de Barros, Ricardo Rajão, Helder Carvalho Ferreira, Eliezer de Oliveira Mattos, Leonardo de Souza Mattos, Xisto Guerra da Silva Neto, Carlos Tomazzi, João Batista Lazzarini da Silveira e Anderson Silva e Silva (Maninho do Nurico). O treinador é Sávio Luiz Ferreira de Oliveira.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido ...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 denicruz | Brasilia | 02-12-15 08h59min
JD, esta do Mano poder sair pegou todos de surpresa... tipo um banho de agua fria na torcida que imaginava já um planejamento para 2016. Frustante... Muricy acho que já ta fechado com os urubus, Cuca acho que vai pra frangas, apesar dos boatos que iria pra SP. situação ficou complicada, visto muitos clubes à procura de treinador. Que Deus ilumine nossa diretoria.
 Dr.Magno | BH | 02-12-15 09h19min
João Duarte, uma correção sobre o Muricy Ramalho
Muricy ficou somente uma (01) semana no Barcelona a convite do Neymar e não 1 mês citado acima na matéria. Isso não é estagio, uma semana não acrescenta em nada no aprendizado de ninguém.
Muricy perdeu uma excelente oportunidade de ter ficado 1 ano em Barcelona.
 Dr.Magno | BH | 02-12-15 09h22min
"passou uma temporada no Barcelona"
João Duarte, foi somente 1 semana que Muricy Ramalho ficou no Barceona. Corrija isso na matéria meu amigo
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 02-12-15 10h08min
João Duarte, torço para que Mano Menezes continue e caso isto não se concretize, aí vai ser complicado. Minha preferência é pelo Cuca, mas vejo que será muito difícil, pois alguns times estão na frente. Deivid ainda não está pronto para assumir o cargo e realmente estaria pulando etapas. Estamos numa sinuca de bico, mas torço mesmo é para que Bruno Vicentim acerte na contratação e traga alguém que faça esse time jogar e conquistar títulos.
 carlos_Almeida | Vitória | 02-12-15 10h57min
JD, por que você não incluiu na lista o professor do Mano Menezes? Nada a temer, o esboço pra 2016 já está pronto, é só passar o lápis por cima.
 carlos_Almeida | Vitória | 02-12-15 11h09min
JD, você incluiu o Deivid em "Opinião"(rsrsrs). Na minha opinião, Deivid já está pronto.
 S@muel | Jaboticatubas | 02-12-15 11h29min
"...e a partir da boa base já existente, fazer 5 a 6 contratações cirúrgicas para fazer o Cruzeiro ter condições de brigar na cabeça por todos os títulos que fosse disputar." Uai, com 5 a 6 contratações, meio time, até o Joinville pode ter condições de disputar títulos. Rsrsrsrs
 mrr | Natal | 02-12-15 13h04min
Discordo de muitos aqui. Acredito que o Deivid tenha condições e assumir o controle, ou alguém aqui acredita que o mérito dos primeiros resultados na chegada de Mano deve ser creditado ao gaúcho???? Por favor né?! Os primeiros resultados tem participação direta e decisiva do Devid, tanto é que os jogadores o pedem agora como substituto.Parece que alguns aqui não leram a matéria onde Vincitin disse que o clube manterá a forma de jogar, trazer Abel ou Muricy contraria todo esse planejamento.
 mrr | Natal | 02-12-15 13h12min
Concordo Carlos_almeida! O Deivid vai aprimorar, mas já mostrou que pode dirigir o time, e olha que o mesmo assumiu o time em situação de pressão, poucos novatos conseguem êxito e Deivid foi lá e fez,e não foi só em um partida como muitos aqui acreditam...
 Dr.Magno | BH | 02-12-15 15h04min
mrr
Efetivar Deivid trará varias interrogações (?)
Deivid saberá conduzir o grupo quando os maus resultados aparecerem. Como ele suportará a pressão e administrará o grupo?
Deivid tem noção e conhecimento sobre fundamentos de treinos e jogos? Tem a comissão técnica dele?
Trabalha com filmagem e sofwtares nos treinos e jogos? Saberá conduzir os medalhões quando e estiverem na reserva da equipe?
 Dr.Magno | BH | 02-12-15 15h09min
Não concordo em efetivar DEIVID nesse momento
É muito cedo, o correto é Deivid ir para Europa e realizar um curso de treinadores oferecido pela UEFA, aprimorou o idioma e assistiu muito futebol para se atualizar e aprender.
Mano Menezes grava todos treinamentos e depois mostrava ao grupo, explicando posicionamento e espaço em campo.
Deivid para o futuro e não para o presente ;)
 Dr.Magno | BH | 02-12-15 15h13min
O Correto é buscar um treinador que realizou o Curso de treinadores oferecido pela UEFA
 Celeste  | Sorocaba-Itajub� | 02-12-15 16h02min
É assustador o número de jogadores sob contrato. E quanto ao técnico, eu gostaria de ver o Murici dirigindo o time. Não vejo outra opção. Não gosto do Abel.David precisa de rodagem.Cuca é muito visceral. Talvez o ABap possa sera segunda opção.
 marco | Curitiba | 02-12-15 16h18min
Fato consumado, Mano não será técnico do Cruzeiro em 2016. Um ano que parecia tão promissor, agora vira uma incógnita. Espero que a nova diretoria saiba escolher alguém que nos ponha de novo no caminho dos títulos importantes.
 marco | Curitiba | 02-12-15 16h18min
Fato consumado, Mano não será técnico do Cruzeiro em 2016. Um ano que parecia tão promissor, agora vira uma incógnita. Espero que a nova diretoria saiba escolher alguém que nos ponha de novo no caminho dos títulos importantes.
 webber | Belo Horizonte | 02-12-15 17h14min
Perda lamentável, mas a pensar na grana que vai entrar com a multa rescisória, vá lá. Pensando no Cruzeiro! Mas há que se contratar um técnico de peso. O Cruzeiro é grande!
 carlos_Almeida | Vitória | 02-12-15 17h26min
Defendo Deivid pela sua inteligência e bagagem, pouca rodagem não foi empecilho para alguns técnicos que foram diretos para grandes equipes e se deram bem. A mudança de posições no jogo contra Ponte Preta me lembrou Ayrton Moreira em inverter as posições de Tostão com Dirceu Lopes(ler Voz da Arquibancada 25/10/2015 Plínio, Um Azul de Coração Verde, Branco e Vermelho). O clube oferecendo ferramentas sofisticadas, bom auxílio técnico, embarcando medalhões, ele terá que se preocupar em fazer...
 mrr | Natal | 02-12-15 17h32min
Me preocupa muito a a pedida por Muricy iríamos contra tudo que a nova diretoria está implantando n clube, uma identidade de jogo, pois todo nós sabemos que Muricy é retranqueiro, futebol de resultado, "...bico pra frente por que é decisão...". Então pensando nisso, já querem etiqueta, na minha opinião, por que não o Sampaoli?
 carlos_Almeida | Vitória | 02-12-15 17h35min
um bom trabalho ou acontecerá com ele o que acontece com 90% dos treinadores brasileiros, com ou sem etiqueta. Até aqui não concordei com nenhum nome dos apontados mas disponível dentro de um responsável orçamento, que seja melhor do que ele.
 Marcbsb | Brasília | 02-12-15 20h32min
Eu acho que essa é a hora pra trazer um bom técnico estrangeiro. Esses técnicos brasileiros defasados, que vão mais na base da motivação (como o citado Abel Braga) são um dos motivos da decadência do futebol brasileiro). Aproveita a grana da rescisão do Mano e tragam o Sampaoli.
 João Duarte | Vit�ria | 02-12-15 23h06min
Carlos Almeida, Não sou contra o Deivid . Apenas, conhecendo nossa torcida, bastariam 3 resultados negativos consecutivos para pedirem a cabeça do rapaz e falarem que o time de meninos estaria jogando o Cruzeiro na vala... Repito... Os riscos são grandes. Mas, teria a vantagem de conhecer o grupo de jogadores e de dar sequencia no uso de uma conformação tatica à qual este elenco se acoplou bem. Se não tem como trazer um nome consagrado, Deivid é aposta válida...muito válida.
 PHDF | Brasília | 02-12-15 23h18min
- Lamentável a saída do Mano, já que, além do bom trabalho inicial, estava ajudando a montar a equipe para 2016. Qualquer novo técnico levará mais tempo para conhecer o elenco e escolher os comandados. O David poderá ajudar na escolha, mas o novo treinador terá que confiar muito ou perderá os primeiros meses de 2016 para selecionar.
- O lado positivo é a grana extra, podendo ser utilizada para contratar um top.
- João, entre os estrangeiros faltou o Osório. Valeu pela lembrança.
 PHDF | Brasília | 02-12-15 23h33min
- Pela ordem, minha preferência seria Guardiola (rs rs), Sampaoli, Tite, Muricy, Cuca e Abel.
 pyxis | BHZ | 02-12-15 23h49min
É muito interessante ver as cornetadas sobre nomes de técnicos.
1) Não quero o Deivid... MAS, se os nomes forem estes medalhões sugeridos pelo JD, PREFIRO o Deivid;
2) Nunca vi gostar de etiquetinha e figurinha repetida como o João Duarte;
Deu CALAFRIOS ao ler a análise de alguns nomes do JDuarte. Fiquei pensando... JDuarte de Diretor e estes nomes estariam sendo avaliados... VADE RETRO !
 pyxis | BHZ | 02-12-15 23h50min
3) Não respeito NENHUM torcedor que, neste momento do Cruzeiro e do país, fica falando de Sampaoli e outros... Na boa? Ou são fanfarrões ou são frangas...
 pyxis | BHZ | 02-12-15 23h53min
P.S.
Falar no nome do Levice para treinar o Cruzeiro, depois desta passagem dele pelas frangas, beira a estupidez. Só quem não prestou atenção em TODOS os discursos dele ou quem não o viu chorando por sair do galinheiro é que pensaria nele no Cruzeiro.
E APOSTO que são os mesmos que acusam M.Oliveira de ser franga e prejudicar o Cruzeiro. Bando de retardado pedir Levice de volta ao Cruzeiro.
 PHDF | Brasília | 03-12-15 01h11min
- Depois desta fiquei aqui imaginando como seria uma lista de treinadores ainda sem estrela.
1 - Eduardo Batista, Kleina, Doriva, Ney Franco, Condé, Hélio dos Anjos?
2 - Givanildo, Guto Ferreira, Marcelo Fernandez, Vinicius Eutropio, Hermerson Maria, Nedo Xavier?
 mrr | Natal | 03-12-15 09h21min
Qual o problema com Deivid? O cara já mostrou tecnicamente que é bom, o resto vem como dia a dia, os atletas gostam do cara.
 pyxis | BHZ | 03-12-15 09h52min
Ainda bem que o M.Oliveira ganhou a CopaBr e, MUITO PROVAVALEMENTE, estará treinando os suínos no ano que vem... UM MONTE de especulação (se isto, se aquilo...) cai por terra... (e muto boquirroto que detonou MO e A.Mattos vai ter que ficarna miúda... SE FERRARAM !!! Agora passem um tempo calados... Os dois ganharam TRÊS TÍTULOS NACIONAIS em dois anos que poderiam ser quatro ou cinco. M.Oliveira esteve nas últimas 4 finas em 5 possíveis da CopaBr... #CHUPACORNETATOLO!
 pyxis | BHZ | 03-12-15 09h54min
PH, quando você faz uma lista destas que fez (1 e 2) para tentar justificar a sua opinião (que deve ser preferência por um etiquetinha), PROVA CABALMENTE TUDO que estou falando... Cita estes nomes por citar e deprecia todas as opiniões e possíveis definições sobre treinador NÃO ETIQUETINHA...

Parabéns... !!!!
 Dr.Magno | BH | 03-12-15 11h57min
Evandro
Se não fosse alguns vices recentemente do Marcelo Oliveira(Copa do Brasil 3x), ele poderia ser considerado o Josep Guardiola do Brasil. RSRS
 PHDF | Brasília | 03-12-15 14h16min
- Nada Evandro. Esta lista são de técnicos q estão dirigindo times da série A e B. Não há alternativas. Ou são consagrados, ou são conhecidos e medianos ou apostas. Se não fosse a questão do tempo que levam para conhecer os jogadores preferiria um estrangeiro. Acho que estão em um nível acima dos brasileiros. Vide Libertadoras qdo conseguem nivelar jogos com elencos ruins.
- Mas há surpresas, tipo estava sendo o Mano. Felizmente hoje a diretoria está bem tecnicamente p/ escolher melhor.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 03-12-15 15h06min
PHDF, é isso que me deixa mais tranquilo: A DIRETORIA ESTÁ MELHOR TECNICAMENTE PRA FAZER AS ESCOLHAS.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 03-12-15 15h10min
Veja a última fala do Scuro: "vamos priorizar a filosofia, o trabalho e não a pessoa". Ou seja, não trarão um medalhão só por ser um medalhão.
Isso transparece uma postura inteligente.
O discurso da diretoria está afinado e estão trabalhando em silêncio, o que é muito bom.
Nada daquela show de horrores e contradições da época Benecy/Valdir.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 03-12-15 15h10min
Veja a última fala do Scuro: "vamos priorizar a filosofia, o trabalho e não a pessoa". Ou seja, não trarão um medalhão só por ser um medalhão.
Isso transparece uma postura inteligente.
O discurso da diretoria está afinado e estão trabalhando em silêncio, o que é muito bom.
Nada daquela show de horrores e contradições da época Benecy/Valdir.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 03-12-15 15h14min
Dos que não estão empregados e "teoricamente" seriam opção temos hoje:
Cuca
Osvaldo de Oliveira
Levir
Murici (parece já fechado com o Flamengo)
Fora esses, acho que é consenso que ninguém gostaria de ver um dos antigos dinossauros com Roth, Geninho, Leão...
E também acho que, se for pra apostar em um novato como os citados, Condé, Guto Ferreira e etc, é melhor ficar com o Deivid.
Fora tudo isso, tem os de fora do país, que são uma incógnita.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 03-12-15 15h14min
Dos que não estão empregados e "teoricamente" seriam opção temos hoje:
Cuca
Osvaldo de Oliveira
Levir
Murici (parece já fechado com o Flamengo)
Fora esses, acho que é consenso que ninguém gostaria de ver um dos antigos dinossauros com Roth, Geninho, Leão...
E também acho que, se for pra apostar em um novato como os citados, Condé, Guto Ferreira e etc, é melhor ficar com o Deivid.
Fora tudo isso, tem os de fora do país, que são uma incógnita.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 03-12-15 15h18min
Na minha opinião, desses todos citados, o que mais se aproxima da filosofia do clube hoje, é o Cuca.
Mas estou certo (e apoio) que a diretoria não fará nenhuma loucura baseada na fortuna que ele ganhava na China.


Deivid é um excelente coadjuvante no momento. Fará e bem a ponte entre técnico e elenco.
Mas pra técnico prefiro guarda-lo pro futuro.
Vejamos o que vai acontecer. Ideal seria que fosse ainda em dezembro pro "professor" ajudar a formatar o elenco.
 João Duarte | Vit�ria | 03-12-15 21h32min
Evandro,
Eu sugeri a contratação do Abel Braga.
E citei como plano B o Adílson Batista.
Onde foi que eu pedi Levir ? Sobre o Deivid tenho a seguinte opinião. É um cara antenado, trabalhador e que em minha visão foi até quem sugeriu as mudanças de posição de jogadores (William e Henrique) além de encaixar o Ariel no time. Seria uma pena colocar o Deivid no comando e a torcida após uma sequência ruim queimá-lo... E não adinat dizer que não há este risco, porque há.
 João Duarte | Vit�ria | 03-12-15 21h34min
Enxergo em Deivid um grande potencial, mas, também há que se considerar que ele tem apenas UM ANO que trabalha como assistente técnico, se não me falha a memória. Ele não teve a experiência de passar pela base de um clube, ralar, testar as coisas com pressão menor. O Cruzeiro é grande e tem uma torcida das mais enjoadas e se o time não render bem de cara, poderia pedir a cabeça dele e a gente perder um grande potencial.
 João Duarte | Vit�ria | 03-12-15 21h37min
Considero que foi uma das melhores coisas desta gestão do BBV a oficialização do Deivid na comissão técnica fixa do clube... seria uma pena ver este trabalho descontinuado.
Mas, se o BBV e Scuro após fazerem as suas entrevistas decidirem pela oficialização do Deivid, fecho com eles no ato e pedirei à torcida que tenha calma e paciência e dê ao rapaz as chances que pedimos para qualquer profissional que aporta no clube.
 pyxis | BHZ | 04-12-15 02h06min
JDuarte, como já lhe disse diretamente, várias vezes, volto a repetir: você faz algumas interpretações impossíveis. CUIDADO!
Eu não escrevi para VOCÊ dizendo que VOCÊ defendeu LEvice. Escrevi no geral... pelo que tenho lido em redes sociais e ouvido nas ruas.
SE, em algum Lugar do que escrevi, você entendeu que fiz alusão a você sobre isto, você está vestindo alguma carapuça jogada de grila... EU NÃO QUIS DIZER ISTO QUE VOCÊ ENTENDEU!
 mrr | Natal | 04-12-15 11h18min
João Duarte tenho uma pergunta, esta situação toda criado pelo escorregadio Mano Menezes, controverso para não dizer hipócrita! Esta situação só cômoda par o técnico, em que o Cruzeiro ganha em manter o treinador nesta zona de conforto???? Parece que o clube está refém desse! As coisas estão invertidas, a carroça está puxando o cavalo, ou fantasma das atrapalhadas da dupla V e B esta de volta na toca...
 mrr | Natal | 04-12-15 11h20min
É no mínimo óbvio que o Mano não estará focado para esta partida! Além do fato de alguns jogadores estarem balançados com toda esta reviravolta... O melhor mesmo seria o afastamento do técnico, e colocar o Deivid para treinar o time. Assim o Mano perceberia que o Cruzeiro não é casa da mãe Joana...
 estrelado campeão  | N�o definido | 04-12-15 23h19min
Boa noite João Duarte. De todos, ficaria com Sampaoli, entretanto, pelo momento dele à frente do Chile, dificilmente viria. Creio que o Pacote não sairá do Palmeiras, exceto para Seleção, pois é melhor que o Dunga, nem tem que ver. Deve estar ganhando títulos há 5 anos seguidamente. Eu gostaria de ver o Cuca novamente, pois tem uma maneira de jogar que coaduna com a nossa filosofia de jogo. E só não foi campeão brasileiro, por conta da entregada dos paulistas para prejudicar o Gambá.
 estrelado campeão  | Ubá | 04-12-15 23h19min
Boa noite João Duarte. De todos, ficaria com Sampaoli, entretanto, pelo momento dele à frente do Chile, dificilmente viria. Creio que o Pacote não sairá do Palmeiras, exceto para Seleção, pois é melhor que o Dunga, nem tem que ver. Deve estar ganhando títulos há 5 anos seguidamente. Eu gostaria de ver o Cuca novamente, pois tem uma maneira de jogar que coaduna com a nossa filosofia de jogo. E só não foi campeão brasileiro, por conta da entregada dos paulistas para prejudicar o Gambá.
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 05-12-15 15h04min
Chiabi, concordo plenamente com Adílson de plano B. Mas agora Abelão discordo radicalmente, nem de longe está entre meus treinadores preferidos, nem mesmo em seu auge no Inter. Há que se avaliar no cenário nacional nomes como Léo Condé, Enderson, Milton Mendes, F. Diniz e Guto Ferreira. No exterior ainda existem outros nomes interessantes dentre eles Pedro Caixinha (pupilo do Mourinho), Fernando Jubero, Ricardo Ferretti e Eduardo Berizzo.
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 05-12-15 15h06min
Algo que eu nunca entendi no futebol brasileiro é a ausência de oportunidade para a excelente escola de treinadores portugueses. Acadêmicos do futebol e com grande conhecimento tático, nossos irmãos de idioma já são sucesso reconhecido na Europa. Pedro Caixinha, por exemplo, tem todos os certificados da UEFA, discípulo e pupilo do Mourinho, foi durante anos coordenador da base do Sporting, recentemente se desligou do Santos Laguna. Excelente nome.
 Dr.Magno | BH | 05-12-15 16h36min
João Duarte
Quando indicar um treinador, indique um técnico que tem o Curso da UEFA nível 4 que trabalhe em equipe com Filmagens, programas de softwares em treinos e jogos.
Jorge Sampaoli e Mano Menezes trabalhão com esses recursos, encurtamento de espaços, jogadas ensaiadas, relatórios de tudo de treinos e jogos e partidas em andamentos.
No futebol mundial, não há mas espaços para PRANCHETAS. Tudo é bem estudado.
 PHDF | Brasília | 06-12-15 19h26min
Seerdof não, né? O cara tá começando como técnico e não deve ser barato. A favor só para ele só o marketing internacional. Se for estrangeiro, na América do sul há vários bem qualificados.
 Raposão do Brasil | Não definido | 06-12-15 20h44min
Boa noite a todos,muito obrigado JD pela homenagem em sua coluna,quero que saiba que é uma grande honra participar e fazer parte de nossos debates.Falando de perdas no CRUZEIRO João,não vejo como perda a saída do Mano, ele era o treinador conservador que precisávamos para brigar naquele momento ruim que passávamos,agora já não é tão importante assim.Como diria o grande Muricy(meu preferido pra assumir o lugar de Mano),"futebol anda muito chato".Os caras falam dos outros e cometem as mesmas...
 Raposão do Brasil | Não definido | 06-12-15 20h45min
Boa noite a todos,muito obrigado JD pela homenagem em sua coluna,quero que saiba que é uma grande honra participar e fazer parte de nossos debates.Falando de perdas no CRUZEIRO João,não vejo como perda a saída do Mano, ele era o treinador conservador que precisávamos para brigar naquele momento ruim que passávamos,agora já não é tão importante assim.Como diria o grande Muricy(meu preferido pra assumir o lugar de Mano),"futebol anda muito chato".Os caras falam dos outros e cometem as mesmas...
 Raposão do Brasil | Não definido | 06-12-15 20h53min
...besteiras 2 meses depois.O caráter está cada vez mais escasso,as pessoas usam várias maneiras para maquear a falta dele,mundo globalizado,oportunidade financeira,proposta irrecusável,economia do exterior melhor que a nossa,indepencia financeira e por aí vai.Pra mim é falta de CARÁTER,o cara fala dos outros,exige contrato longo,fala em deixar um bom legado a longo prazo e depois faz isso???Vá e não volte nunca mais Mano Menezes, o CRUZEIRO MERECE MAIS QUE ISSO.
 Raposão do Brasil | Não definido | 06-12-15 21h01min
Tbm acho João que as dispensas são mais importantes que os reforços, afinal temos que nos enquadrar logo na regra.A montagem dessas"Barcas"é difícil,tem que se esforçar ao máximo pra não ser injusto com os dispensáveis.Lista grande é o que não falta pra nós, acho que cada Cruzeirense tem uma lista em sua cabeça,a grande maioria diferente de outros. Parada dura pra Vicentin e Thiago Scuro,e espero que no próximo ano o Gilvan não apareça pra atrapalhar,de preferência que fique longe,bem longe...
 Raposão do Brasil | Não definido | 06-12-15 21h10min
No do novo treinador João,meu preferido sempre foi o Muricy, mas me parece que não vai dá, que pena. Não tenho plano B João,mas o novo treinador vai ter que trabalhar em condições dificeis,regras de enquedramento, pouco dinheiro e uma torcida chata e impaciente.Mas gostaria muito que fosse Alguém que desse mais chances reais para a base,mas chance verdadeira,continuidade nos jogos,trabalho próximo das categorias da base.Tomara que seja um bom nome,vamos torcer.
 Raposão do Brasil | Não definido | 06-12-15 21h12min
Me perdoe pela demora pra comentar, a vida tá muito corrida ..Grande Abraço e boa noite a todos.
 pyxis | BHZ | 07-12-15 21h02min
Só para efeito de atualização, UM MONTE de nomes de técnicos poderiam ser retirados pois tem compromissos. E os que não tem compromissos para 2016 dá arrepios só de pensar que fossem treinar o Cruzeiro no ano que vem...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [3 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster