Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

26/10/2015 | Joao Duarte
A mudança positiva com Mano Menezes

A situação exige uma campanha praticamente perfeita para que o Cruzeiro consiga chegar à vaga, mas, não é impossível

Mundo Azul,


O Cruzeiro está ainda na UTI na luta pelo G4 - A situação exige uma campanha praticamente perfeita para que o Cruzeiro consiga chegar à vaga, mas, não é impossível. Segundo o INFOBOLA as nossas chances hoje são de 1%, mas, eu prefiro só jogar a toalha depois que as possibilidades matemáticas se exaurirem. Afinal de contas, já vimos muita coisa no mundo do futebol.
Vou citar algumas viradas para avivar a memória :
a) Cruzeiro chegando ao G4 em 2009 - Arrancou de um 18º lugar após perder a final da Libertadores, para chegar à classificação ao G4 na última rodada contando com uma série de resultados improváveis.
b) Fluminense escapando do Z4 em 2009 - tinha 98% de chances de rebaixamento e enfileirou 8 vitórias e 1 empate nos últimos 10 jogos e escapou na última rodada.
c) Hexagonal Final do Campeonato Mineiro de 1996 - Faltando 3 rodadas para o fim da competição o Cruzeiro estava 7 pontos atrás do líder. Ganhou do time emplumado, da Caldense e do América. Já o time emplumado, perdeu do Cruzeiro, do América (resultado sempre improvável) e empatou com o Uberlândia... e viu o título parar na Toca da Raposa.
As projeções mostram que para se alcançar o 4º lugar na competição a pontuação mínima será de 59 pontos. Ou seja, o Cruzeiro teria que fazer 5 vitórias em 6 jogos para chegar ao objetivo.
O negócio é ir jogando e fazendo as contas jogo a jogo. Desistir, jamais. E o time anda com força mental nas alturas. TUDO É POSSÍVEL.

O que mudou no Cruzeiro de Mano Menezes ?Após 10 jogos no comando do clube no Brasileiro o aproveitamento é de 63% como resultado de uma campanha que teve : 5 x 1 Figueirense, 0 x 2 Flamengo, 1 x 1 AtléticoMG, 2 x 2 Vasco, 2 x 0 Chapecoense, 2 x 0 Coritiba, 0 x 0 Grêmio, 2 x 2 AtléticoPR, 2 x 0 Fluminense, 1 x 0 Goiás (5 V, 4E, 1D, 17 GP e 08 GC).
Como discípulo de Ênio Andrade, Mano Menezes organizou o sistema defensivo, com a trinca de meio, trazendo Henrique para a função de 1º volante, à frente da zaga, com Willians (direita) e Ariel Cabral (esquerda) no trabalho de armação. Os laterais liberados para o apoio alternado. Marcação intensa a partir dos homens de frente, cuja característica mais marcante e predominante foi a velocidade. O time encaixou e o futebol de muitos jogadores foi sendo paulatinamente recuperado.
Neste cenário vimos William do Bigode despontar não apenas como artilheiro, mas, um jogador vibrante, decisivo, importante e confiante, como em seu 1º ano com a camisa do Cruzeiro, quando foi peça fundamental na conquista do título do Brasileiro de 2013. William fez 9 gols nestes jogos e participou de vários outros. Fundamental.
Mano Menezes recuperou também o futebol de Henrique, que voltou a jogar bem. Manoel ganhou muitos pontos com a torcida do Cruzeiro, fazendo várias partidas em alto nível. Bruno Rodrigo voltou aos seus melhores tempos jogando de forma precisa, fazendo vários desarmes e jogando sem inventar, embora ainda faltem seus gols de cabeça para decidir os jogos para a gente. Arrascaeta começa a se soltar, decidir jogos, fazer boas atuações. Ceará vem jogando com a regularidade de sempre e contribuindo até com gols. Willians, mesmo atuando fora de sua região de trabalho habitual, vem conseguindo se sair bem, marcando com desenvoltura, porém, tomando cartões amarelos demais.
Mas, um jogador também tem papel importante neste processo : Ariel Cabral. A entrada dele no meio deu uma acalmada no time. Ele tem papel fundamental na transição e mesmo não tendo contribuído com gols, dá muita mobilidade e posse de bola ao time, pois, sempre se apresenta como opção de passe. Joga de cabeça elevada e normalmente não dá mais do que 2 toques na bola. Creio que já mais adaptado ao nosso futebol vá render muito mais em 2016.
Enfim, o Cruzeiro veio combinando solidez defensiva, com uma admirável eficiência nas conclusões. É importante salientar que em alguns jogos o Cruzeiro teve que atuar grande parte das partidas com um jogador a menos e conseguiu resistir bem. E que foi também um dos times que melhor aproveitou a parada de 10 dias no calendário em função dos jogos da Seleção Brasileira.
Ainda nos falta a qualidade na bola parada que tivemos em 2013, especialmente quando o "bolinho" nos deu vários gols. Mas, com Mano este tipo de lance já decidiu jogos a nosso favor.

O Goiás já não é mais aquele - Até o turno do campeonato brasileiro de 2009, o confronto entre Cruzeiro e Goiás era muito equilibrado. Eram 13 vitórias do Cruzeiro, 7 empates e 11 vitórias do time esmeraldino. Mas, de lá para cá foram 9 vitórias consecutivas celestes, com 17 gols marcados e apenas 2 sofridos... Ganhar no Serra Dourada não é mais NOVIDADE.
Mas, o jogo de ontem foi muito difícil para o Cruzeiro. Vou destacar os lances de maior perigo :
☻ 6' - Bruno Henrique desarma Fabrício, avança pela direita e cruza para Zé Love que de dentro da área chuta para grande defesa de Fábio.
☺ 8' - Arrascaeta bate córner pela direita, Bruno Rodrigo ganha a disputa pelo alto, mas, a bola é defendida por Renan.
☻ 11' - Arthur lança Bruno Henrique na diagonal, nas costas da zaga, Fábio sai bem do gol e faz a defesa, dá rebote, mas, Fabrício se recupera e tira a bola em cima da linha.
☻ 12' - Falta a favor do Goiás na entrada da área. O beque Fred pede passagem e cobra forte e no canto direito baixo de Fábio que voa e faz defesa monumental.
☺ 23' - Marcos Vinícius é lançado na esquerda, avança com a bola dominada, dribla Gimenez e cruza para William do Bigode dentro da área. Ele chuta colocado e a bola desvia na zaga e vai para fora raspando as traves de Renan. Passou perto.
☻ 27' - Patrick entra driblando na área e quando todos esperam um cruzamento chuta forte de canhota no canto direito baixo de Fábio que se estica e põe a córner.
☺ 29'- Arrascaeta cobra o córner, a zaga do Goiás se embola com a bola e a mesma sobra limpa para William do Bigode na marca do pênalti que chuta e a bola sai pela linda de fundo raspando a trave esquerda de Renan.
☻ 40'- Agora é Erik que recebe a bola de David, já dentro da área pela direita e antes da chegada de Paulo André chuta forte, para novo milagre de Fábio. Defezaça.
☺ 50' - William recebe a bola de Marcos Vinícius, avança uns 5 m com a bola e solta a direita no ângulo esquerdo de Renan que voa e espalma a bola que sobre. Arrascaeta vem na corrida e cabeceia para o gol aberto, no momento maior do futebol . Goiás 0 x 1 Cruzeiro. Para o delírio da torcida cruzeirense. Lembrei da gargalhada do Pinguim na hora.
☻ 57' - Willians derruba Erik a 9 m da entrada da área, falta frontal. Fred bate com força no canto direito alto de Fábio que voa e faz defesa espetacular. O goleiro faz grande partida e fecha a meta.
☺ 58'- Willians vira a bola da direita para a esquerda no peito de Marcos Vinícius que domina a bola e cruza na cabeça de Arrascaeta livre na entrada da pequena área, mas, o garoto erra a cabeçada perdendo chance incrível.
☺ 68'- Agora o Cruzeiro chega com Marquinhos que arremata, mas, a bola vai para fora raspando a trave direita de Renan.
☻ 72'- Falta frontal do lado direito de ataque do Goiás. Fred mais uma vez bate, a bola cobre a barreira, mas, felizmente vai para fora.
☻ 74'- A bola é levantada na área do Cruzeiro, Paulo André rebate e a bola cai nos pés de Bruno Henrique fora da área, mas, ele chuta mal.
☺ 81' - Fabrício recebe de William vai ao fundo e cruza para Arrascaeta que chega um tostãozinho atrasado e perde mais uma boa chance.
☻ 87' - O Goiás taca no desespero. Erik recebe o lançamento, mas, Fábio sai do gol e faz mais uma intervenção de destaque.
☻ 92' - Desta vez é Henrique que salva o gol, evitando a conclusão de Bruno Henrique à queima roupa. Grande desarme.
☻ 93' - Bruno Henrique arremata de dentro da área, mas, Fábio está lá e faz outra defesa importante.
Resumo da ópera : 11 x 7 para o Goiás em lances importantes. Fábio teve papel decisivo em pelo menos 7 chagadas do Goiás.
Bruno Rodrigo fez ótima partida ao lado de Ariel Cabral, Marcos Vinícius, William e do Henrique, mas, Fábio foi o nosso melhor homem em campo.
◘ Notas da partida : Fábio (9.5), Ceará (7), Paulo André (6.5), Bruno Rodrigo (8.5) e Fabrício (6); Henrique (8), Ariel Cabral (7.5) e Willians (6.5); Arrascaeta (8), William do Bigode (8) e Marcos Vinícius (8)...
Marquinhos (5), Leandro Damião (5) e Charles (5) não fizeram nada de excepcional. Mano Menezes (7.5) porque as mudanças não melhoraram o rendimento do time.

Como promessa é dívida... vai a minha lista, com base nas observações feitas até aqui (1ª etapa do vestibular) :
◘ Goleiros (4) : Fábio, Georgemmy, Allan e um entre Rafael ou Elisson.
◘ LD (2-3) : Caso Mayke seja negociado ficaria com Ceará e Fabiano. Subiria Dione.
◘ Zaga (6) : Dedé e Bruno Rodrigo + Manoel, Grolli, Bruno Viana e Léo. Lembrar que Fabiano atua na zaga.
◘ LE (2-3) : Mena e Pará. Fabrício não deverá ficar após o fim do empréstimo.
◘ Volantes (6) : Henrique, Willians e Cabral; Uiliam Corrêa ou Bruno Edgar (precisaria ver um pouco mais de ambos para não cometer injustiças), Souza (atuou bem no Bahia e tem qualidade na bola parada) e Eurico.
◘ Meias - Atacantes (9) : Arrascaeta, Marcos Vinícius, Gabriel Xavier, William do Bigode, Allano, Élber, Álisson, Joel e Ronny.
◘ Atacantes (3) : Judivan, Vinícius Araújo e Hugo Ragelli.

♦ Opinião : Recomposição do grupo com 34 a 35 atletas seria da seguinte forma : Em 1º lugar daria oportunidade a 5 dos garotos da base que estariam estourando idade (itálico). Depois, faria 3 - 4 contratações já no início do ano para iniciar a pré-temporada já como parte do grupo (entre estes uma contratação de impacto, pelo menos).
Faria a 2ª etapa do vestibular nos jogos da Sul-Minas-Rio e fase de classificação do Campeonato Mineiro.
E para o Brasileiro faria mais 3 a 4 contrações, já prevendo a saída de alguns atletas na janela de meio de ano.
Estas seriam as minhas escolhas, mas, creio que o trabalho dos homens do futebol, sob a liderança do Bruno Bello Vicintin, será realmente árduo.

♦ Homenagem Especial : Plínio Barreto que nos deixou esta semana.
♦ As homenagens desta coluna hoje vão para : Pyxis, Raposão do Brasil, S@mauel, Dr. Magno, PHDF, Céu, MRR, Marco (Curitiba), Azul Celeste, Jorge Schulman e Wilson Flávio. A técnica do time é Beth Makennel.
♦ De Conceição do Mato Dentro : Antônio Lúcio Carneiro Motta, Antônio Lúcio Carvalho Ferreira, Antônio Costa Ferreira Filho, Antônio Geraldo da Silva Neto e Antônio José da Silva Neto; Antônio Cláudio Perez Moreira, Antônio Lélis Rajão Costa, Antônio Cláudio de Rezende e Antônio Sérgio Moreira de Oliveira; Antônio José Costa Lima e Antônio Carlos Teixeira Avelar. O treinador desta constelação é Antônio Carlos Simões Utsch...
Traduzindo Marreco, Tuiú, Araken, Gato e Tonzé; Catatau, Saletinha, Dorival e Turum; Tom e Teixeirinha; Técnico : Tunico do Joaquim de Celi.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 marco | Curitiba | 26-10-15 14h15min
Caro João, novamente obrigado pela lembrança. Concordo com sua lista de jogadores, com exceção de Elber, que embora pareça estar bem no Sport, foi mal no Coritiba e nunca se firmou no Cruzeiro. Talvez aí seja uma posição para contratação. Uma ressalva é em relação ao Dedé: será que volta em 2016. Já li tanta coisa a respeito que tenho receio que ele não se recupere. No mais é sonhar com o G4, pois sonhar ainda é de graça.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-10-15 17h04min
Olá João, estava sentindo falta da sua coluna. Os intervalos estavam demasiadamente grandes...
Quanto ao G4, acho utópico.
Vejo uma melhora grande em todos os aspectos, mas nossa reação foi tardia.
Pra quem brigou na parte de baixo da tabela 2/3 do campeonato, ficar entre os 10 primeiros será lucro.
Isso não é uma derrota, pelo contrário, é positivo pro planejamento do ano que vem.
Essa era Mano Menezes já nos traz algumas conclusões importantes.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-10-15 17h08min
Fabio tem sim seu valor e apesar dos pesares faz ainda diferença
Mayke (está sendo testado no meio): boa opção pra fazer caixa.
Se Maike sai, Ceará deve ficar e Fabiano é um razoável reserva.
Paulo André´não colou.
Fabrício precisa voar o ano que vem se quiser ficar.
Henrique tem bola.
Ariel foi uma boa contratação.
Arrascaeta ainda tem muita lenha pra queimar.
Marcus Vinicius e Alano: boas perspectivas.
Damião: tchau.
Vinicius Araújo: banco, no máximo.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-10-15 17h08min
Fabio tem sim seu valor e apesar dos pesares faz ainda diferença
Mayke (está sendo testado no meio): boa opção pra fazer caixa.
Se Maike sai, Ceará deve ficar e Fabiano é um razoável reserva.
Paulo André´não colou.
Fabrício precisa voar o ano que vem se quiser ficar.
Henrique tem bola.
Ariel foi uma boa contratação.
Arrascaeta ainda tem muita lenha pra queimar.
Marcus Vinicius e Alano: boas perspectivas.
Damião: tchau.
Vinicius Araújo: banco, no máximo.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-10-15 17h16min
Mano mostrou um trabalho consistente.
Muito treino, pouca conversa!
Lida bem com a imprensa.
Me parece que vai bem com os jogadores.
Seu trabalho tem tudo pra ser melhor em 2016, mas carece de reforços, boa pré-temporada, etc.
Só fico com o pé atrás com o DM.
Acho pouco confiável, por isso Dedé é uma incógnita, mesmo Judivan.
Tá bom, pra esse ano, só de não passar aquele "perrengue" de 2011, já me alivia.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 26-10-15 17h16min
Mano mostrou um trabalho consistente.
Muito treino, pouca conversa!
Lida bem com a imprensa.
Me parece que vai bem com os jogadores.
Seu trabalho tem tudo pra ser melhor em 2016, mas carece de reforços, boa pré-temporada, etc.
Só fico com o pé atrás com o DM.
Acho pouco confiável, por isso Dedé é uma incógnita, mesmo Judivan.
Tá bom, pra esse ano, só de não passar aquele "perrengue" de 2011, já me alivia.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 26-10-15 17h33min
João Duarte, penso que a lista dos que ficarão não deve fugir muito desta apresentada por você. Mas terão que contratar algumas peças pontuais para chegar e vestir camisa de titular. Manoel não está na sua lista. Foi esquecido ou não conta com ele para 2016?
 pyxis | BHZ | 26-10-15 19h47min
Leo, ainda bem que vc leu e foi observador... é a segunda vez que JDuarte "esquece" o Manoel e faz questão de colocar o Dedé de titular, mesmo sem saber se o Dedé volta a jogar, AO MENOS, como antes.
Adiciona-se a isto o fato de que JDuarte aparece com uns nomes e opções bem heterodoxas...
Da minha parte já manifestei na coluna anterior e, muito dificilmente, mudarei algum nome...
Agora ver cruzeirense defendendo Damião, Charles, Fabrício e até P.André, é dose para cavalo...
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 26-10-15 19h58min
Alô mestre João Duarte! Esse 2045 foi dddddduuuurrrrrooooo. Pouco futebol. Nenhum título e pouca coluna do mestre aqui no cruzeiro.org. Espero uma reviravolta em 2016. Se não der Libertadores, pelo menos vamos disputar a Sulamericana. Grande abraço!
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 26-10-15 19h59min
Caramba!!! Leia-se 2015 e não 2045!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 26-10-15 22h02min
João, obrigada pela homenagem. Acho que teremos um bom final de temporada. G4: só se for na sorte! Precisamos enxugar o elenco.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 26-10-15 22h03min
Evandro, o esquecimento do Manoel foi um baita lápso de memória. O João, há muito tempo, defendia a contratação dele.
 carlos_Almeida | Vitória | 27-10-15 12h50min
JD, você listou o plantel que fica, das 3 ou 4 contratações sugeridas, tem como apontar as posições que carecem de mais reforços?
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-15 23h07min
Léo Gontijo,
Cometi um erro crasso. Manoel continua nos meus planos e espero que do Cruzeiro também. É um ótimo beque.
 João Duarte | Vit�ria | 27-10-15 23h07min
Vou corrigir a coluna, ok ?
 PHDF | Brasília | 28-10-15 08h53min
- Neste elenco, João, falta o jogador decisivo, ou melhor, o atacante. Se Hugo Ragelli não for este jogador, o time precisará contratar um atacante.
- Vinicius cumpre bem o papel de suplente, mas sempre há esperança de que um bom técnico consiga que ele aprimore a conclusão e se torne um grande jogador.
- Valeu pela lembrança.
 mrr | Natal | 29-10-15 12h19min
Agradeço a lembrança, mais uma vez! Sem querer ser repetitivo, já considero um reforço para os cofres e elenco a redução para 32 atletas em 2016. E concordo que apenas 2 ou 3 no máximo contratações pontuais, sem essa de 0800, tem que tirar o escorpião do bolso e trazer titulares, a margem para erro de contratação foi extrapolada para os próximos 10 anos rs....
 Raposão do Brasil | Não definido | 30-10-15 16h02min
Obrigado pela lembrança JD,se pudesse fazer esse "vestibular" mudaria algumas peças por falta de técnica, economia de dindin e outras observações.Não teriarenovado com o Fábio(fraco como goleiro e aproveitador de momento),Henrique(tbm fraco),Dedé(nunca mostrou nada de extraordinário no CRUZEIRO) e William Bigode que na minha humilde opinião andou fazendo muito corpo mole com o Luxa e MO,a mim ele não engana...detesto esse tipo de jogador.
 Raposão do Brasil | Não definido | 30-10-15 16h19min
Meu escolhidos seriam... Goleiros:Reforço (DIDA),Allan,Rafael. Laterais:Pará, Fabrício, Maike,Fabiano. Zagueiros:Manoel,BR,Léo,Thiago Carvalho( que até hoje não sei porquê foi emprestado),Alex,BASE. Volantes:Willians,Ariel,Reforço(Ralf,que está de saída dos gambás),Souza(ferrugem,bom passe e ótima bola parada),Eurico e BR. Meias atacantes:Alisson,Reforço(?),Elber,Arrascaeta,MV,BASE,GX. Atacantes:Judivan,Reforço(Fred,que a diretoria se esforce e consiga),HRagelli.Essa é a minha preferência.ABS.
 Força-Azul | Santos | 02-11-15 16h17min
Gol (4): Fábio, Rafael, Georgemy, Allan LD(3): Maike, Ceará, Fabiano Zaga (5): Dedé, Manoel, BR, Bruno Viana, Leo LE(3): Fabrício, Pará + contrata Volancia (6): Henrique, Ariel, Willians, Eurico, Souza, +contrata. Meia atacante (6): Arrascaeta, Marcus V, Willian, Allison, +base, +contrata Atacante (4) : Joel, Judivan, Vinicius Araujo (até jun-16), Hugo Ragelli Caso haja negociação com algum destes deverá haver reposição: base ou contrata.
 Força-Azul | Santos | 02-11-15 16h19min
Time base 2016: Fábio, Maike, Dedé, Manoel e Fabrício. Henrique, Ariel e CONTRATAÇÃO. Willian, Judivan e Allison.
 Força-Azul | Santos | 02-11-15 16h22min
Imagino o Cruzeiro com forte redução de folha de pagamento para 2016. Neste ponto não devem ficar: Damião, Júlio B e Mena
 Força-Azul | Santos | 02-11-15 16h23min
Renovaria com o Ceará. Além de ser um bom reserva pode fazer o papel de agregar o grupo e direcionar os mais jovens. Similar ao papel que o Tinga assumiu na temporada 2014/2015.
 Força-Azul | Santos | 02-11-15 16h24min
Dos que estão voltando de empréstimos, apenas o Souza (na minha ótica) poderia ser aproveitado pelo futebol que jogou este ano.
 Força-Azul | Santos | 02-11-15 16h27min
As contratações para 2016 devem ser poucas, pontuais e precisas. De preferência com um destaque para assumir a posição no meio campo. Poucas contratações abre espaço para melhor aproveitamento da base e não impacta a folha de pagamento.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster