Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

03/09/2015 | Evandro Oliveira
Observatório da Imprensa – A cada dia, PIOR

Sou frontalmente contra demissões de jornalistas para agradar detentores de falsos e podres poderes, isto vilipendia a verdadeira democracia ...

Nos últimos dois anos, os títulos a seguir deram título ou serviram de mote para as colunas que escrevi, categorizadas em “Observatório da Imprensa”. Mais de 80% delas são críticas ácidas ao trabalho da mídia, especialmente aquela que chamo de mídia rural. Quase nenhuma coluna foi elogiosa.

Tudo Em Casa
Silêncio Obsequioso
A Camarilha no Comando
O Rebotalho* da Mídia
Os Abutres do Futebol
O Futebol Brasileiro Agradece
Histórias Repetidas
Parabéns, Campeões !!!
Oito ou Oitenta
Podres Poderes
Imbecilidade Oficial
As Bestas do Apocalipse
Troféus e Injustiça
Futebol, Uma Viagem
O Inédito Ano de 2013
Mentiras para os Alienados
Corações e (DE)Mentes
Tribunais de Exceção

Em várias delas, perdi as estribeiras e parti para a agressão, desqualificação e até início de acusação. Assino embaixo de tudo que escrevi. Mas, infelizmente, poucos cruzeirenses dão bola para isto, preferem acreditar que “... futebol é assim mesmo ...”.

Aí caímos numa guerra de qual lado a imprensa mineira está. Estupidez suprema.

Lamentavelmente, a imprensa mineira foi adestrada para servir a interesses escusos, em todas as diretorias, o que não significa que todos os profissionais da mídia mineira, sejam venais, muito pelo contrário. Existem em todas as categorias profissionais pessoas incompetentes e pessoas competentes, exstem processos profissionais honestos e éticos, assim como existem pessoas aéticas e amadoras. E não é nenhum diploma que garante o caráter do profissional.

Então, vemos profissionais formados, de boa índole e que arrumam emprego em empresas de comunicação que tem no seu comando gente desonesta, aéticas, sem caráter. Cada pessoa, precisa de trabalho, sendo digno melhor, e quem somos nós para julgar onde o calo de cada um aperta?

Abordo isto para tentar entender o clima de comoção e o posicionamento da mídia no caso da demissão do jornalista Guilherme Guimarães.

Até onde tenho conhecimento dos fatos, relatados por terceiros sendo que nenhumas das partes (demitido, empregador, Cruzeiro) tenha vindo a público das a sua versão, sou frontalmente contra a demissão pois vilipendia a verdadeira democracia e liberdade de expressão. Paro por aqui.

Muitos cruzeirenses que NUNCA foram da mídia, nunca fizeram um curso que justificasse serem mídia e ficam posando de mídia sob a proteção de algum áulico dono de mídia estão se posicionando contra o jornal, contra o Cruzeiro e sua diretoria. Correto. Devem ter uma versão dos fatos diferente da minha.

O sindicato da categoria publicou nota se posicionando a favor de seu filiado (acho que é filiado) e contra o empregador e o Cruzeiro.

PARA !!!!

O que o sindicato dos profissionais da mídia tem que falar do Cruzeiro? Ainda mais se for para fazer ilações ou proselitismo?

Fico ainda mais indignado quando este mesmo sindicato não se posiciona com demissões EM MASSA em grandes empresas de comunicação na cidade de Belo Horizonte, quando este sindicato se omite em questões relevantes sobre o exercício da profissão.

Me causa perplexidade quando este mesmo sindicato não publicou uma notinha de rodapé sequer quando outro profissional da área esportiva foi demitido por ter realizado Seu trabalho e publicado-o com integridade e ética profissional.

Como as coisas estão pelo avesso, seria interessante o Sindicato, ou alguém com idoneidade suficiente, fazer um quadro sobre as mentiras que a mídia esportiva mineira tem publicado, as versões que a mídia tem repetido cotidianamente e transformado em verdades para torcedores alienados de forma a que a população tenha uma ideia do lixo que entra em nossas casas, passa pelos nossos olhos e ouvidos travestido como notícia ou fato.

Ouvimos verdadeiros CANALHAS atrás de microfones fazendo proselitismo ou a serviço de algum jabá que pode render votinhos mais adiante sem nenhuma crítica pu até mesmo com a proteção de algum déspota esclarecido.

Fiquei com vergonha do que ouvi do presidente do arquirrival do Cruzeiro após o jogo deles no Estádio Independência e a defesa de 99% dos profissionais da mídia sobre a FORMA com que manifestou-se a autoridade máxima do clube de Vespasiano(MG).

Não sei em qual escola a maioria frequentou, devem ter aprendido pouco ou se aprenderam alguma coisa, cederam aos “encantos” do mundo da mídia esportiva, mas os professores de cada um devem estar envergonhados da performance deste povo que se gaba de ser diplomado e não respeitam nem seus colegas de profissão.

Dizem que no Brasil de hoje, a crise não é econômica, é política, eu diria que a crise é de caráter e ética.

Cito o hermano Jorge Schulman que em sua mais recente coluna disse:
"... As ruas dos nossos corações azuis estão manchadas de vermelho. O vermelho da ira do desrespeito que hoje impera na comunicação com seu principal parceiro, nós, os torcedores..."

P.S. Para ler as colunas citadas no início deste texto, basta ir no link
Torcedor Cibernético


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 04-09-15 07h53min
Evandro, eu vivo em outro mundo, não sei quem é esse jornalista e o que aconteceu com ele? Sei, óbvio, um pouco do que faz a mídia esportiva de BH porque, vez por outra, leio o ouço algo que fazem. E, também, nas poucas idas à terrinha, acompanho os programas esportivos locais. Enfim, sempre soube que são tendenciosos e parciais. Eu acredito que nunca vão mudar. O torcedor cruzeirense, sim, deveria mudar de atitude.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 04-09-15 07h55min
É evidente que querem ver o Cruzeiro na pior e o nosso torcedor não deve embarcar nessa!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 04-09-15 09h38min
Evandro, eu ouvi críticas ao Gilvan e não entendia o motivo, pois muito pouco foi divulgado com relação a demissão do repórter Guilherme Guimarães. Sei que o repórter pertencia ao Jornal O Tempo, do Grupo Sada, presidido por Vittorio Medioli, que patrocina o time de vôlei do Cruzeiro. Guimarães fez críticas através de seu twitter e não em coluna ou cobertura jornalística. Eu gostaria de ouvir ou ler alguma declaração do Gilvan a respeito desse fato. Gostaria de ouvir os dois lados da moeda.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 04-09-15 09h47min
Fico indignado com as repercussões dos acontecimentos relacionados ao CEC. Tudo que acontece na Toca da Raposa repercute muito e normalmente procuram levar para o lado negativo. Qual foi a repercussão da demissão de Lélio Gustavo, da Rádio Itatiaia, em 2014, ao chamar Neto Berola do jogadorzinho de quinta categoria? Entendo que se deve respeitar a liberdade de expressão e por isto mesmo eu gostaria de ouvir GPT a respeito de fato. Este episódio não pode ficar sem esclarecimento.
 S@muel | Jaboticatubas | 04-09-15 09h50min
"(...) seria interessante o Sindicato, ou alguém com idoneidade suficiente, fazer um quadro sobre as mentiras que a mídia esportiva mineira tem publicado (...)" Faz a tal lista então, uai. Isso é que eu acho estranho no seu discurso. A gente sempre sabe que você está falando mal de algo mas não sabemos nunca de que ou de quem com exatidão, simplesmente porque você não diz coisa com coisa mesmo. Fantasia?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 04-09-15 09h57min
Ontem ouvi declarações do Kalil na ESPN , onde ele chamou o juiz Marcelo de Lima Henrique de vagabundo e ladrão. Fosse esses adjetivos proferidos por Gilvan, a repercussão seria grande e de forma negativa. A imprensa mineira dá cobertura para atitudes de diretores e ex-diretores desse clube e critica nossos diretores. O pior é que a imprensa do Brasil inteiro acaba indo nessa barca. O assunto é complexo e nebuloso. Você sabe muito bem e mostrou isto na sua coluna.
 carlos_Almeida | Vitória | 04-09-15 10h36min
Evandro, é válido e a manifestação do sindicato no caso da demissão do jornalista Guilherme Guimarães, você não discordou. O sindicato deveria responder sua pergunta, por que se omitiu em outros casos muito mais grave, como demissões em massa de jornalistas. É bem esclarecido a força e a má intenção de vários setores no Futebol de Mineiro.
 carlos_Almeida | Vitória | 04-09-15 10h46min
No ESPN, Kallil reclamando da arbitragem, comentando reação da torcida, proteção do campo, disse "...estamos a beira de acontecer uma tragédia...". Será que a torcida do Atlético ouviu e concorda? Se concordar vai ser difícil para um árbitro, caso erre ou a torcida ache que errou. Em Minas, Kallil é abusado e tem muito poder no Futebol Mineiro. Se Dr. Gilvan fosse uma pessoa desequilibrada, poderia ter incitado a torcida em algumas situações desagradáveis.
 pyxis | BHZ | 04-09-15 16h28min
Dra. Celeste, é bem desta maneira. Grande parte da torcida do Cruzeiro virou alienado de rede social... necessidade básica do ser humano ser ouvido, nem que seja com ele repetindo o que ouviu/leu.
Não só os cruzeirenses precisam MUDAR, nossa sociedade está trilhando caminhos perigosos.
A mídia MANIPULA pessoas descaradamente e muita gente vive alienado (E PRETENSAMENTE FELIZ !!!)
 pyxis | BHZ | 04-09-15 16h31min
Aloisio, você pegou o espírito da coluna e deu um exemplo LAPIDAR. Empresários de jogadores pediram para ele ser demito e ele foi. Estes mesmos empresários NADA falaram da postura de jornalista de outra empresa de comunicação...
A mídia esportiva mineira é uma VERGONHA. Basta ver o que o BEÓCIO do Fred Melo Paiva faz naquela POCILGA de jornal.
Sobre declarações do bocagrande, há quem goste...AUDIÊNCIA GARANTIDA de tolos...
 pyxis | BHZ | 04-09-15 16h34min
Carlos_Almeida, o sindicato não tem que responder NADA a mim, tem que responder para a própria categoria que eles dizem defender.
Já fui radialista (meu registro é válido no MTE até hoje) e sou desrespeitado por este e outros sindicatos.
Um sindicato NÃO TEM que falar nada sobre o Cruzeiro, cruzeirenses travestidos de Jornalistas (ou vice-versa) NÃO TEM que falar NADA sobre o Cruzeiro...FALEM DO ÓRGÃO DA MÍDIA que praticou o autoritarismo e censura...
PORQUE NÃO FALAM???
 pyxis | BHZ | 04-09-15 16h35min
ou melhor...

PORQUE SE CALAM ANTES DEZENAS DE CASOS IGUAIS ???
 jfabio | Pouso Alegre | 04-09-15 20h09min
Liberdade de Imprensa é uma das maiores lorotas que já inventaram. Ninguém tem o direito de falar besteiras pelo simples fato de ser jornalista. Isto não existe (ou pelo menos, nunca deveria ter existido). Parabéns ao dirigente ou gerente/administrador que botou este reporterzinho prá correr.
 pyxis | BHZ | 04-09-15 22h54min
JFábio, você NUNCA me enganou.
É um tolo que não sabe a diferença e nem o que significa ´Liberdade de expressão`, ´Livre Arbítrio` e Diretos Constitucionais INDIVIDUAIS.
É um pateta, analfabeto funcional e político que não sabe nem o que aconteceu neste caso e fica fazendo julgamento de valor (a partir da sua ignorância e psicopatia).
Se você tivesse algum amigo, ele já teria recomendado que você procurasse ajuda profissional.SE CUIDA e para de escrever MERDA.
Um dia, pessoas que você conhece vão ler suas idiotices e estupidez e terão certeza da sua ignoância.
 Raposão do Brasil | Não definido | 04-09-15 23h11min
Não tenho conhecimento sobre o assunto Evandro,mas sei que esses sindicatos normalmente defendem interesses duvidosos e com tendências de pouca confiança. Mas sei que na nossa imprensa,tanto em Minas, quanto em outros estados,esses problemas se repetem,mas em Minas existe muita parcialidade e conduções obscuras. Infelizmente essa melhora passa por formação de caráter e ética como VC mencionou, e no caso do Brasil vai demorar muito. Talvez a nossa geração não consiga ver...
 Raposão do Brasil | Não definido | 04-09-15 23h18min
...veja o caso "Copa do Mundo" ainda não assistir a imprensa assumir parcela de sua culpa pelo futebol brasileiro está tantos anos luz atrás de europeus.O resultado de BrasilxAlemanha não mudou nada essa gente,eles defendem normalmente a bola da vez,e quase sempre porque alguém quer assim. Sinceramente já perdi minhas esperanças, o pior é saber que a imprensa é o órgão mais poderoso nesse país de teleguiados e de pessoas sem opinião própria (na maioria).
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 04-09-15 23h46min
Infelizmente, meu amigo Evandro, a cada dia, PIOR. Eu não vejo perspectiva de mudança, pelo contrário, estamos reféns da mass mídia. As redes sociais estão dando verdadeiro atestado de tolismo coletivo a mega-grupos constituídos. Grupos ansiosos sem rumo. Grande abraço e excelente abordagem do tema. JFS
 cajaiba | Serra | 08-09-15 10h10min
Muito boa a coluna, Pyxis realmente estamos fe rrados, para mim que moro fora daí, as minhas fontes de informação sobre o Maior de Minas e bicampeão do Brasil, são muito exíguas, procuro utilizar a seleção do cruzeiro.org e me balizo muito pelas colunas daqui. Sugiro fazer uma coluna mapeando fontes menos contaminadas, sabemos que não há imparcialidade na informação, mas há fontes menos contaminadas pela inveja cacarejante. Hoje propositalmente não errei seu nome.
 pyxis | BHZ | 08-09-15 10h40min
Cajaíba, fico agradecido por não ter errado meu nickname... RSRS
Não existe fonte de informação confiável... e muito menos imagino que QUALQUER fonte de informação deva deixar de existir.
A questão é mais complexa... PASSA pela capacidade de CADA PESSOA em ser seletivo e saber INTERPRETAR relato de FATOS de opiniões.
Além disso, a parcialidade e interesses pessoais devem ser considerados.
... cont
 pyxis | BHZ | 08-09-15 10h43min
...
JAMAIS eu iria indicar FONTES fidedignas para as pessoas...
somente ouso recomendar CRITÉRIO na leitura e observação entre discurso e práxis.
Efetivamente, quem não mora num local, ainda mais com estas redes sociais e Internet, fica à mercê de manchetes, muitas das vezes, DESONESTAS e feitas por gente DESONESTA e pouco profissional.
Mas isto é o preço que se paga Por querer rapidez em tudo, sem se preocupar com QUALIDADE da informação.
E vale para esporte, política etc etc.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster