Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

03/05/2015 | Evandro Oliveira
Observatório da Imprensa – Silêncio Obsequioso

A Igreja e os Exércitos são das organizações mais antigas da história da humanidade. Suas hierarquias são extremamente rígidas ...

A Igreja e os Exércitos são das organizações mais antigas da história da humanidade. Suas hierarquias são extremamente rígidas e a disciplina e obediência estão acima de qualquer ação ou comportamento de grupos ou indivíduos.

É da estrutura da Igreja Católica que vem a definição mais apropriada para “Silêncio Obsequioso”, que nos dias de hoje podemos chamar de hipocrisia, subserviência, conluio e desqualificações similares, dependendo do interesse entre as partes.

Causa espécie quando vemos um silêncio obsequioso no futebol, bem parecido com o que vemos na política, quando o assunto deveria ser objeto de esclarecimento, detalhamento, compartilhamento e disseminação do debate, fomentado pela mídia.

É mais estranho ainda constatar que alguns integrantes da chamada mídia esportiva, aproveitam-se de seus cargos e status e, como se estivessem retribuindo favores recebidos, se esmeram e ainda exigem o silêncio obsequioso de outros ou de seus subordinados.

Aqui em Minas Gerais (acontece no país inteiro mas devemos nos restringir a Minas pois conhecemos melhor o assunto e alguns detalhes) alguns casos que deveriam estar nas páginas policiais, não aparecem nem no rodapé de colunistas da mídia impressa, em nenhum post de blogueiro e jamais será publicado em noticiário de TV.

Tomemos o fato de que a Federação Mineira de Futebol (FMF), com atribuições explícitas de defender seus afiliados, faturou e lucrou mais do que 10 (DEZ) dos 12 (doze) times que disputaram a chamada primeira divisão do futebol mineiro.

O Cruzeiro e seu rival estadual sustentam esta farra.

Mesmo que o Cruzeiro ganhe, em termos de jogos individuais, valores superiores a de outras competições, é injusto que pague caro para sustentar gente que não traz nenhum benefício para o futebol mineiro.

POR ISSO, grande parte da mídia, que só se sustenta aqui em Minas e com o Mineiro, fique calada. É muita gente mamando nestas tetas que são proporcionadas por dois times. Os defensores deste tipo de coisa que me desculpem, ou são tacanhos além da conta ou estão se locupletando junto com estes déspotas.

Ao mínimo sinal de insatisfação do Cruzeiro, que foi prejudicado em momentos importantes, o presidente da Federação, torcedor confesso do rival, vai aos microfones obsequiosos, que se autodenominam democráticos, para recomendar que o Cruzeiro cuide de seus problemas.

Este é o papel de um presidente que deveria, até por dever estatutário, defender igualmente todos seus associados?

Qual órgão da mídia, qual profissional da mídia questionou esta situação?

NENHUM. Todos obsequiosos e calados.

É certo que o tema mereceu algumas linhas aqui e ali, sempre com dados estatísticos e nenhuma opinião ou investigação, que deveria ser hábito dos bons jornalistas e editores ciosos do juramento que fizeram quando se formaram para exercer a profissão de jornalista.

Publicar dados factuais que deveriam ser públicos, ou abrir microfone para determinado dirigente e editar o contraditório, não é democracia, é pior do que silêncio obsequioso. É pior do que fazem as altas patentes do exército ou o alto clero. É como uma inquisição branca. Não há mortos, mas há mentes dilaceradas.

A Caldense, que disputa a final do Mineiro, é um dos times que ganhou menos do que a FMF ganhou. A FMF não colocou nenhum jogador em campo e, em alguns casos, não ajudou em nada os times do interior a faturarem melhor. Deixa os times à própria sorte.

Mas temos que reconhecer, foram estes times que votaram para que este presidente fosse eleito, assim como em qualquer ambiente pseudo democrático. Mas temos que reconhecer que a mídia, na editoria esportiva, faz como na editoria política, veste a camisa de seu time mas tem vergonha de admitir para qual time torce. Usa de mecanismos como o silêncio obsequioso para se esconder e não abrir suas feridas e mostrar seu comprometimento com a causa própria.

Qual o motivo que leva a mídia mineira a ser muito ciosa em denunciar algumas coisas e a ficar calada e obsequiosa em outras? Quem é O Chefe da “igreja” a que esta mídia serve?

Assim como acontece em muitas hierarquias, a mídia mineira não vai conseguir se sustentar com este silêncio obsequioso.

Vamos aguardar !!!


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 03-05-15 13h50min
Evandro, concordo e digo mais: se essa FMF, presidida por esse canalha, fosse criticada pela imprensa, que supomos responsável por esta função, não estaríamos vivenciando essa vergonha no futebol mineiro. Temos ou não cruzeirenses em altos cargos públicos para chamar este pilantra a responsabilidade?
 Mariana_Bh | Não definido | 03-05-15 14h07min
Boa tarde, Evandro. Nesta semana que o Brasil perdeu Antônio Abujamra, Juca Kfouri postou, em seu blog, uma antiga entrevista sua, feita pelo Abu, no Provocações. Para quem ainda não viu, vale a pena ao menos ver o 1º bloco (http://blogdojuca.uol.com.br/2015/04/minha-saudade-de-abu/), no qual Juca fala um pouco sobre a exploração dos clubes por parte de gente da pior estirpe e, principalmente, sobre a promiscuidade entre imprensa e dirigentes (inclusive cita um caso aqui em MG).
 Mariana_Bh | Não definido | 03-05-15 14h10min
Independentemente de outras posições do Juca, sobre as quais se pode, num e noutro caso concordar ou não, com relação a essa questão, me parece que ele quebra o “silêncio obsequioso” e põe o dedo na ferida. E sobre Minas... tem alguém inescrupuloso sustentando este silêncio! A tendência da mídia parece que aponta para a resposta... Um abraço.
 carlos_Almeida | Vitória | 03-05-15 15h25min
Evandro, Cruzeiro e rival sustentam esta farra e sempre foram beneficiados. Nos últimos anos estão fazendo o Cruzeiro de "bobo da corte". Por que o Cruzeiro aceita tanto desaforo? Tocar o hino do rival no Mineirão foi o começo, aquilo foi surreal, daí viram que leão era gato e fizeram o que fizeram. Acabar com a engrenagem do poder requer tempo, a prioridade é o Cruzeiro parar de fazer papel de bobo, consequentemente vem o efeito dominó. Mas enquanto existir cavalo, São Jorge não anda a pé.
 abilio | Belo Horizonte | 03-05-15 20h11min
Concordo com tudo escrito acima, na minha opinião os maiores responsáveis são os mandatários do Cruzeiro, que aceitam de forma cordada tudo que vem ocorrendo. Sou radical em algumas questões.Fecharia o clube aos alguns veículos de comunicação. Não participaria e nem permitia que qualquer atleta desse entrevista ou participasse de qualquer evento patrocinado por esses veículos. Deverá haver a festa da Tvgmg, seria ótimo começar por ai.
 abilio | Belo Horizonte | 03-05-15 20h18min
Caso fosse obrigado por alguma ordem judicial, eu passaria a cobrar de rádios para transmissão de jogos (isso é normal na Europa) e cobertura jornalistica. Vcs falariam que irão prejudicar os patrocínios do clube, mais hoje nem patrocinador master temos. Mais muitos terão dificuldades de explicar a seus patrocinadores a ausência do Cruzeiro, que é o clube mais popular de Mg.
 S@muel | Jaboticatubas | 04-05-15 11h29min
Belíssimo texto, Evandro. Porém, porque temos a impressão de que você luta sozinho enquanto nossa Diretoria, quem realmente podia fazer alguma coisa, não está nem um pouco preocupada?
 helioazulceleste | São Paulo | 04-05-15 15h00min
Não moro em Minas e muito menos vivo dentro do Cruzeiro para afirmar alguma coisa, mas sei que a instituição CEC é uma potencia estadual e até nacional. Então pergunto, porque a diretoria "aceita" tantos achincalhamentos da FMF e a conivencia da imprensa? Ou será que nossa diretoria está tomando alguma providencia? Não sei...
 rodrigo - ninja | Não definido | 04-05-15 20h42min
Camarada Evandro, parabéns pela sua coragem de fazer sua parte e vir a público através da sua coluna e fazer seu protesto digno, trazendo verdades cristalinas a baila dos últimos acontecimentos. O fato é FORA TRÊS PATETAS.. vc´s são incapazes de gerir o meu CRUZEIRO. Bando de incompetentes.
 pyxis | BHZ | 04-05-15 21h09min
Aloisio,TUDO que eu NÃO quero é cruzeirenses chamando atenção deste torcedor da 6a1oucura. Quero justiça e que o presidente da FMF seja alguém honrado e honesto com seus filiados. Não precisa mostrar nada para o povão, só ser honesto com os filiados da entidade. Este que aí está NÃO É.
 pyxis | BHZ | 04-05-15 21h11min
Mariana_BH, depois que publiquei a coluna, vi o JKfouri e vi a manifestação do Mauro César da ESPN, as únicas na linha do que escrevi. Estou com MUITA VERGONHA da mídia mineira e do que fazem certos editores que não colocam a cara e estão colocando em dificuldades até os cruzeirenses da mídia rural. UM VEXAME E C0VARDI4 COMPLETA.
 pyxis | BHZ | 04-05-15 21h13min
Carlos_Almeida, NÃO responsabilize a diretoria. Ela tem limitações e está sob pressão para resolver problemas internos. Disso tem se aproveitado a CAMARILHA (que venho falando aqui há tempos, desde quando este meliante tramou a eleição dele com ajuda do Frangaliu). E fico triste quando as torcidas organizadas fazem campanha contra os jornalistas cruzeirenses e contra a diretoria. CONTRA A GLOBO e FMF, eles estão ficando caladinhos. MASSA DE MANOBRA !!!
 pyxis | BHZ | 04-05-15 21h15min
Abilio, você escreve algumas coisas que são inexequíveis. POr outro lado, você acusa a diretoria do Cruzeiro de ser ´mansa`. DISCORDO... cometeram erros INTERNOS, são assuntos INTERNOS, não dizem respeito ao que usa o achacador da FMF para se defender das acusações feitas pela diretoria do Cruzeiro. O cara é #FRANGA! #FRANGA! #FRANGA!, logo, não entre e não repita o discurso dele.
 pyxis | BHZ | 04-05-15 21h18min
S@muel, eu NÃO luto sozinho, A diretoria está preocupada. A diretoria tem que dar resposta em duas frentes, dos torcedores que os acusam de tudo e ainda tem se submeter aos mandos e desmandos da CAMARILHA. Estamos tentando ajudar O CRUZEIRO em outras frentes... mas O apoio da própria torcida é ínfimo. Preferem fazer manifestações contra a diretoria... o objetivo deles eu sei qual é: PEDIR A CABEÇA DO MARCELO OLIVEIRA E ELEVAR o VALDIR BARBOSA À CONDIÇÃO DE DIRETOR DE FUTEBOL. Vai vendo.
 pyxis | BHZ | 04-05-15 21h19min
Helio, acredito que se você ler as respostas que dei para outros comentaristas, conseguirá tirar algumas conclusões.
 pyxis | BHZ | 04-05-15 21h20min
Rodrigo-Ninja, você é mais um que tá confundindo as coisas. Inclusive injuriando e ofendendo gente do Cruzeiro, quando deveria injuriar e ofender, quem é nosso verdadeiro adversário e contra quem lutamos. Você tá no mesmo barco dos que atacam jornalistas cruzeirenses e poupam a gentalha galinácea. Sorry, não é este papel de um verdadeiro CRUZEIRENSE.
 S@muel | Jaboticatubas | 05-05-15 11h20min
Tá Ok, Evandro. Só não entendo duas coisas: Primeiro, por que toda essa preocupação com o Marcelo? Pra mim, já mostrou que não dá conta com esse elenco e não vai fazer falta nenhuma se for mandado embora. É claro que é melhor manter o técnico, um indício de que as coisas estão indo bem, mas, quando os resultados não agradam, acho legítimo mudar a comissão técnica. Todo mundo fala que é errado, mas a verdade é que dá resultado na maioria das vezes.
 S@muel | Jaboticatubas | 05-05-15 11h22min
Segundo, por que o Valdir tem tanta moral dentro do Cruzeiro? A reputação dele entre os torcedores é péssima. Agora parece que ele foi promovido a Diretor de Futebol mas antes nem sabíamos o que ele fazia.
 pyxis | BHZ | 05-05-15 11h34min
S@muel, Vamos por partes: 1) Parece que você não entende de coisas além das duas que vc cita. 2) A preocupação é exatamente esta, torcedores como você, que avaliam equivocadamente sobre a capacidade do Marcelo com ESTE ELENCO (ele fez mais com elenco do coxa por dois anos) acharem que ele deva ser demitido e é responsável pelor problemas atuais. 3) VB é protegido e mantido pelas relações com ZZP. Todo mundo sabe disso. Deve fazer parte do ACORDO para eleição do GPT, assim como OUTROS.
 pyxis | BHZ | 05-05-15 11h36min
... e, finalmente, sua posição de ´mudar comissão técnico pois AS VEZES (grifo meu) dá certo` é de uma IRRESPONSABILIDADE típica de corneteiro que não tem nenhum compromisso com nada e leva o futebol na base do achismo e da crítica desmedida sempre. É aquele cara que fala ´qualquer um é melhor`e quando qualquer um substituiu, começa a crítica. NÃO RESPEITO este tipo de opinião.
 S@muel | Jaboticatubas | 05-05-15 11h57min
Obrigado pelos esclarecimentos, Evandro. Não sabia que o Valdir é apadrinhado do ZZP. Explica muita coisa e, pelo visto, vamos ter que aguentá-lo por muito tempo. Não tem ninguém lá pra bancar o rebaixamento dele de Diretor de Futebol pra almoxarife ou encarregado de limpeza? Quanto ao Marcelo, mantenho minha opinião. Não acho que ele é o maior culpado e nem defendo que seja substituído por "qualquer um" e sim que seja feita uma mudança criteriosa, a qual pode nos trazer melhores resultados.
 pyxis | BHZ | 05-05-15 12h40min
S@muel, na boa? ´...mudança criteriosa, a qual pode nos trazer melhores resultados...` é um put4 eufemismo e hipocrisia para sua posição/opinião. E continua irresponsável...
 rodrigo - ninja | Não definido | 05-05-15 23h17min
Amigo Evandro, creio que vc não entendeu crítica direito. Meu comentário foi no sentido que Valdir Barbosa, Benecy Queiroz e Gilvan de Pinho são incapazes de conduzir o departamento de futebol. Que diferença temos hj da época do Dimas Fonseca?? Não sei se é verdadeira a informação, mas, pq vender o goulart por 15 milhões de euros e depois oferecer esse valor por 50% dos direitos de lucas lima?? amigo, sei não.. pra mim essa briga com a globo só está servindo p sabermos dessas burrices.
 rodrigo - ninja | Não definido | 05-05-15 23h22min
Pensei que esse negócio do Ronaldinho era informação plantada para gozar do cruzeiro e depois Valdir vem a público e confessa.. cara pra mim chega.. fora cambada de lixo. Brigar com Castelar, globo e etc só provou o descredito que esses *****s têm e não o cruzeiro.
 rodrigo - ninja | Não definido | 05-05-15 23h27min
Desfiliar o cruzeiro da federação mineira seria medida urgente a ser tomada. Procurar outra emissora tb. Cobrar p que as rádios transmitam os jogos, tb. Conceder cortesias para colunistas e canais c profissionais cruzeirenses tb. Porém, confiar nesses amebas esse trabalho meu estomago chega embrulha. Sinto muito amigo, mas, não defenderei esses senhores. Melhor para o cruzeiro é eles fora. Se der salvem o Gilvan e se não der que ele vá pro saco tb. Todo esse sucesso dedico ao Alexandre Mattos.
 pyxis | BHZ | 05-05-15 23h50min
Rodrigo-Ninja, suas ´conclusões`, sua abordagem, sua opinião reforçam que eu entendi tudo e minha opinião é que você está completamente errado. Se você tivesse uma empresa, ou fosse presidente do Conselho de alguma corporação com 8 milhões de acionistas e fizesse o que você está propondo para o Cruzeiro, seria destituído no dia seguinte. Quem está no comando pode errar, mas agir de forma insana, NUNCA. Mas como corneta, e CEO de fantasy game, você pode tudo... ;-)
 rodrigo - ninja | Não definido | 06-05-15 13h48min
Compatriota Evandro, sendo assim, dessa maneira, vamos ao embate de idéias: 1 - Vc confia na competência profissional do Sr. Valdir Barbosa? 2 - E na do Benecy? 3 - numa empesa com 8 milhões de torcedores, eles teriam capacidade gestora? Sim ou não? justifique sua resposta.
 AWDIAS | Não definido | 06-05-15 17h51min
Perfeita a coluna. E por incrível que pareça, na imprensa de MG só ouvi criticas diretas do Jaeci. O resto ficou caladinho. Quando muito critica-se "todos" e vem com aquele papo de união para futebol mineiro.
 pyxis | BHZ | 06-05-15 18h35min
Ninja, eu ACHAVA que você era mais perspicaz... me chama para o debate de ideias com estas duas perguntas? Me ajuda aí... parece que você NUNCA LEU nada do que escrevi nas colunas e comentários. Vamos fazer o seguinte... deixa o debate de ideias para OUTRO ASSUNTO, este debate sobre avaliação do profissionalismo e eficiência dos dois mencionados cansa minha beleza.
 pyxis | BHZ | 06-05-15 18h37min
AWDias, NÃO SE ILUDA. Jaeci adotou um posicionamento só porque ele tem a intenção (E PARECE QUE CONSEGUIU) de efetivar o VBarbosa como diretor de futebol. Assim que conseguir< você vai ver os ´furos` que o Jaeci vai protagonizar e o trabalho para derrubar o Marcelo Oliveira. Vai vendo ...
 João Duarte | Vit�ria | 08-05-15 01h58min
Grande Evandro, Verdadeira e oportuna coluna. Que se defenda na presidência da FMF alguém honrado e equilibrado, justo, que não seja capacho de clube ou dirigente algum. O fato de pessoas terem se dirigido ao Castelar Neto com o "É franga...é franga...é franga" foi motivado pelas ações do cidadão, totalmente despreparado e desequilibrado no exercício da função.
 João Duarte | Vit�ria | 08-05-15 02h03min
O Cruzeiro precisa da mídia e a mídia precisa do Cruzeiro. Mas, se algum profissional de imprensa adota uma conduta que afronta o torcedor cruzeirense, o Cruzeiro tem que ser mais firme e pragmático. Vemos nos últimos tempos um vazamento absurdo de temas de interesse interno do clube, sem uma contramedida efetiva. O Cruzeiro vem falhando sistematicamente na comunicação com o seu torcedor, passando uma imagem de clube desorganizado, que sabemos que não é...mas, o registro fica...
 João Duarte | Vit�ria | 08-05-15 02h03min
O Cruzeiro precisa da mídia e a mídia precisa do Cruzeiro. Mas, se algum profissional de imprensa adota uma conduta que afronta o torcedor cruzeirense, o Cruzeiro tem que ser mais firme e pragmático. Vemos nos últimos tempos um vazamento absurdo de temas de interesse interno do clube, sem uma contramedida efetiva. O Cruzeiro vem falhando sistematicamente na comunicação com o seu torcedor, passando uma imagem de clube desorganizado, que sabemos que não é...mas, o registro fica...
 João Duarte | Vit�ria | 08-05-15 02h08min
Então, afasta de um diretor de futebol, de uma lógica de comunicação, além de ações gerenciais mais eficazes, se torna imperativo. Como disse o Eurico Miranda com propriedade... Em primeiro lugar é preciso se recuperar o respeito interno, depois, buscar o respeito externo.. Não é terra arrasada.. De forma alguma. Mas, que precisamos endireitar o curso não há dúvida alguma
 pyxis | BHZ | 08-05-15 10h46min
João Duarte, agora o bicho pegou !!!!! Achei que você tinha dito que não tinha sofrido nenhum trauma no acidente... vejo que podemos ter ´problemas` (RSRSRS)... Quando João Duarte se espelha e se inspira em frase de Eurico Pilantra, para ´consertar` o Cruzeiro, o caso é mais sério... chamem o SAMU !!!! :-P
 carlos_Almeida | Vitória | 08-05-15 11h35min
JD, não precisava de ter recorrido ao presidente vascaíno, você encontraria uma frase de melhor efeito na própria coluna, " A prioridade é o Cruzeiro parar de fazer papel de bobo", simples e objetivo.
 rodrigo - ninja | Não definido | 08-05-15 21h23min
Evandro rsrs saiu pela tangente, João Duarte chegou de voadora!! muito bem J Duarte.. gostei!! rsrs
 pyxis | BHZ | 09-05-15 10h15min
Ninja, você ainda não entendeu muita coisa não... Se quiser, pede alguém para te explicar... vc vai encontrar alguém caridoso.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 20h40 [1 coment.]
Arrascaeta marca gol 900 no Campeonato Brasileiro por pontos corridos 

24/09 - 10h03 [8 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

24/09 - 09h32 [0 coment.]
Alisson é liberado pelo departamento médico e confirmado na decisão 

23/09 - 23h21 [0 coment.]
Sub-14 estreia no estadual com vitória sobre o América-MG 

23/09 - 23h12 [0 coment.]
Sada Cruzeiro bate Sesc RJ e começa torneio com a mão direita 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a 1a colocação da Conferência Sudeste 

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster