Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
VBR Artes Gráficas



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

04/04/2015 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Espelho do Rebotalho

Tão ruim quanto o rebotalho da mídia, são aqueles que repercutem, dão audiência, repetem frases feitas e chavões, emanadas pela mídia desqualificada

Tão ruim quanto o rebotalho da mídia, são aqueles que repercutem, dão audiência, repetem frases feitas e chavões, emanadas pela mídia desqualificada. A disseminação dos serviços de Internet e das redes sociais, cada torcedor passou a se julgar “estudioso” de qualquer coisa no futebol e, basta ter um login para despejar aquilo que ouve para pessoas que não ouvem porcaria.

Chamo-os de Teleguiados...

Muitos anos atrás, chamei-os de “torcedores de radinho”, no sentido de que torciam, até fervorosamente, para aquilo que ouviam. Esta alcunha, pejorativa SIM, era destinada a torcedores que iam a campo e mesmo vendo com os próprios olhos o jogo, não eram (e aina não são) capazes de formar opinião por aquilo que viram, precisam de alguém falando no radinho, para eles decidirem o que seu cérebro viu... em alguns casos, mudam de opinião e desrespeitam os próprios neurônios.

O Futebol Mudou...

Na época do futebol amador, os uniformes não tinham números, os times não tinham substituições, jogos eram marcados e podiam ser adiados ou cancelados por conta de qualquer motivo. Abro um Portal e vejo um jornalista (?) dizendo que jogador ganhava X e tinha aumento de salário para Y na época do amadorismo. Pura falta de qualidade.

Mas a Coisa Piora …

Após a implantação dos números nas camisas, vários esquemas táticos foram adotados por equipes famosas, se eu fosse falar deles, dava para escrever um livro e, o mais importante, tomaria o cuidado de pesquisa muito, durante muito tempo, para colocar as coisas com uma precisão que não se vê hoje e muito menos caberia numa coluna.

A questão é que esta evolução, levou a mudanças de nomes e adaptações das posições dos jogadores. Mas a galera continuava indo nas “ondas do radinho”... o narrador ou comentarista falou, tá falado.

E Continua Deteriorando...

Com a televisão, temos um início de “revolução”... as pessoas vendo e narradores e comentaristas falando, permite que alguns (poucos é verdade) pudessem formar opinião própria, fazer a crítica, evoluir, tirar conclusões por aquilo que viam.

Ai veio a Internet e suas redes sociais, com torcedores ávidos em dar palpite, ansiosos em avaliar jogador, mesmo que este torcedor não esteja no estádio e tenha ouvido somente pelo rádio. Já vi torcedor que não viu e nem ouviu o jogo e depois, pelos "melhores momentos" chega a escolher o "melhor" e o "pior" em campo. Pode dar certo? Claro que não !

O Que vem Por Aí...

Vem por aí a completa estupidez das pessoas. Intolerância a todo custo, imbecilidade ao discutir futebol, só porque não se concorda com esta ou aquela opinião e, pior, entre torcedores do mesmo time. E vira um vale-tudo,.. bravatas, boquirrotices, ameaças, abuso de autoridade etc.

Se, por definição, internacionalmente aceita, um time tem goleiro, zagueiros, laterais, meias e atacantes (não esqueci dos volantes, neste time os volantes estão na categoria meias, é um time numa espécie de 4-4-2) e pensamos num time assim, logo aparece alguém limitado para dizer que tá faltando volante, ou que "não é lateral", "é ala" ou que é "meia-atacante" e não atacante, como se futebol, hoje em dia, fosse fossilizado e monolítico. Pobres cabecinhas !!!

Sinto revelar para estes “torcedores de radinho” metidos a expertos da própria verdade que: 1) denominações de posições mudam; 2) Posições de jogadores tem características necessárias para biotipo e função; 3) Durante uma partida de futebol, hoje em dia, jogador pode mudar de função; 4) Aquela posição tradicional de 50 anos atrás, pode ser exercida por vários jogadores; 6) Um jogador pode exercer várias opções de função e posição conhecidas há 50 anos atrás; 7) Jogadores com alguma qualidade técnica podem exercer várias funções; jogar em várias posições e tem sido valorizados por isso.

Dito isto, é recomendável que “torcedores de radinho”, teleguiados e outros menos capacitados, saiam do obscurantismo que reina entre torcedores do futebol brasileiro e comecem a pensar que existe um mundo de posições e funções no futebol bem dinâmico.

Desde a segunda metade século passado, um jogador que começa na função de lateral, pode virar ala ou meia. Outro que começa de atacante, pode virar meia e até volante (tivemos muitos destes exemplos de jogadores que passaram pelo próprio Cruzeiro).

Na minha opinião, passou da conta esta encheção de saco pedindo “cadê o meia”. Ele está na Toca, basta um pouquinho de treino e boa vontade.

Não tem nada de absurdo, basta pensar. Garanto que não dói.

P.S. Tenho pra mim que as coisas vão de mal a pior porque alguns pais, nos dias de hoje, estão adestrando seus filhos da pior maneira possível. Não faça de seu filho um mau torcedor ou péssimo perdedor, a vítima pode ser você!

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 carlos_Almeida | Vitória | 04-04-15 18h00min
Evandro, sobre esse início de "revolução", costuma o narrador impor o seu pensamento pro comentarista, o comentarista passa a falar aquilo que o narrador quer, aí dificulta essa revolução.
 carlos_Almeida | Vitória | 04-04-15 18h05min
Achei este comentário interessante "Preparar jogadores é para posições carentes Se o Profissional precisa de um lateral, zagueiro, atacante, que se prepare jogadores por posição... é o que penso..."
 carlos_Almeida | Vitória | 04-04-15 18h08min
... aí dificulta essa "revolução" porque nem o comentarista pode opinar.
 pyxis | BHZ | 04-04-15 18h33min
Carlos_Almeida, ou eu não entendi seu comentário ou você não entendeu o que escrevi. Pode opinar à vontade... sem repetir chavões e frases feitas de "profissionais".
Hoje fui ver a estreia do Sub20 no Mineiro, com olhos nas posições que precisamos, POR EXEMPLO, lateral direita... temos UM no Sub20, Ceará aposentando, Mayke sendo vendido e o Fabiano.
Como você avaliar nosso futuro na lateral direita?
Como você avalia a DISPONIBILIDADE e QUALIDADE de laterais direitos no mundo?
cont...
 pyxis | BHZ | 04-04-15 18h36min
...
Temos que preparar, na base do Cruzeiro para o profissional, jogadores por posição (é isto que estou falando e é a minha opinião) e não vejo que tem sido assim. Estamos bem servidos de volantes para as próximas duas temporadas... insistir com volantes ou laterais?
E as perspectivas que vi, não me agradaram...jogador Sub20 cai cai, reclamando do arbitragem e esquecendo de jogar, simulando e colocando a culpa nos outros dos próprios erros.. Assim No Sub20farão o que no profissional?
 carlos_Almeida | Vitória | 04-04-15 19h06min
Evandro, no sub título "E Continua Deteriorando..." você fala de um início de "revolução", que entendi que essa "revolução" é os torcedores poderem formar sua própria opinião, mas os próprios narradores impõe o seu pensamento pro comentarista que repete, não há incentivo de análise, o incentivo é da repetição do pensamento que vem de cima para baixo, o pensamento é imposto... não sei se expliquei melhor
 carlos_Almeida | Vitória | 04-04-15 19h20min
e sobre o comentário da base, na minha opinião cai bem no sub título "O Que vem Por Aí..." quando você fala em itens de mudança e melhora, achei interessante essa ideia de uma melhor preparação dos profissionais da base. A pergunta "Cadê o meia" ou de qualquer outra posição, pode vim de uma boa preparação da base. Achei interessante o assunto...
 carlos_Almeida | Vitória | 04-04-15 21h10min
Evandro, minha esposa me chamou pra ir a igreja enquanto escrevia rsrsrs. Exemplificando meu comentário, Galvão Bueno ( você pode questionar mas é o campeão de audiência e também acontece com outros narradores e radiolistas), o que vale é o pensamento dele, seus comentaristas tem que pensar como ele, é cortado no ar uma opinião diferente, é uma imposição de pensamento que chega aos telespectadores e ouvintes.
 carlos_Almeida | Vitória | 04-04-15 21h12min
Sobre a base, concordo com sua ideia de preparar os jogadores para as posições carentes. E acho um assunto muito interessante.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 05-04-15 09h40min
Bom dia e feliz Páscoa!!! Desculpe-me, mas torcedor tem o direito de torcer, de discutir, de expressar suas opiniões. Certas ou erradas, depende do ponto de vista dos sábios ou dos humanos. Minha mulher gosta de ver futebol, gosta de torcer e comentar. Eu ouço e, com respeito, converso com ela. E daí? Deixo as opiniões aos sábios, embora eu as tenha também e, muitas vezes, discordantes. Posso criticar o time, o técnico - quem vai impedir? Antes de tudo, prevaleça o respeito às opiniões.
 pyxis | BHZ | 05-04-15 20h53min
MArcos MIneiro, você não entende de mutas coisas... RESPEITAR OPINIÃO é uma delas... RESPEITAR OPINIÃO é ouvir/ler e, ABRIR O DEBATE, concordando ou não. Você é um dos muitos que acha que respeitar opinião é ouvir e ficar calado, mesmo discordando. COmo você deve fazer com a sua esposa... Se respeitasse (a não ser que ela faça o mesmo com você e opine só aquilo que você diz... para criar a falsa impressão de RESPEITO...) e discordasse, abriria o DEBATE... acredito que você ainda aprenderá. :-P
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 05-04-15 21h25min
Senhor, aos 72 anos, torcedor do Cruzeiro há mais tempo que o Sr. Tem de vida, com boa formação intelectual (pelo menos considerados os padrões brasileiros), não consigo calar-me quando sou considerado torcedor que só repete o que ouve da Globo ou Itatiaia(o que nunca acontece por não residir em BH). Reservo-me o direito de respeitar aqueles que torcem sem conhecer sequer o nome dos jogadores, que amam a bandeira e a camisa. SIMPLESMENTE. E este foi meu ultimo acesso, pela intolerância.
 pyxis | BHZ | 05-04-15 23h19min
Certamente não sabe o que é INTOLERÂNCIA... e acha que só os outros tem ... Errei? acho que não...
 carlos_Almeida | Vitória | 12-04-15 11h59min
Evandro, reli o texto e entendi melhor sobre o espelho, repercussão na internet, etc, às vezes a ansiedade atrapalha uma melhor interpretação. A leitura é de qualidade.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 20h40 [1 coment.]
Arrascaeta marca gol 900 no Campeonato Brasileiro por pontos corridos 

24/09 - 10h03 [8 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

24/09 - 09h32 [0 coment.]
Alisson é liberado pelo departamento médico e confirmado na decisão 

23/09 - 23h21 [0 coment.]
Sub-14 estreia no estadual com vitória sobre o América-MG 

23/09 - 23h12 [0 coment.]
Sada Cruzeiro bate Sesc RJ e começa torneio com a mão direita 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a 1a colocação da Conferência Sudeste 

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster