Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

30/03/2015 | Joao Duarte
Nada acontece por acaso

A fase de testes acabou. Agora será hora de se fixar uma escalação básica com os atletas que tiveram melhor rendimento"

Mundo Azul,

Nada realmente acontece por acaso no mundo do futebol - O Cruzeiro em 2015 fez a reformulação de seu elenco, sendo as saídas dos jogadores motivadas por diferentes fatores :
- propostas irrecusáveis, afinal de contas nenhum time no Brasil pode rejeitar oferta superior a 15 milhões de euros por qualquer jogador (casos de Lucas Silva, Éverton Ribeiro e Ricardo Goulart)
- clara motivação de saída (Nilton)
- com a saída pra o futebol da Ucrânia e volta após 3 meses para o Palmeiras, Egídio foi uma grande decepção. Inicialmente se acreditava que era “a oportunidade da vida dele” e o clube teria um ressarcimento, recebendo 2 MƐ a título de compensação, mas, pode ter sido só engodo. A conferir.
- fim de contrato ou não houve interesse da continuidade dos mesmos (Marcelo Moreno, Borges, Samúdio, Marlone, Dagoberto, Anselmo Ramon)
- opção do treinador para manter o jogador emprestado por excesso de opções no elenco para a mesma função tática (Élber, Ananias, Uélinton, Souza Ruivo)

Considerando o time base do Cruzeiro que disputou o Campeonato Brasileiro do ano passado (Fábio, Mayke, Dedé, Léo e Egídio; Lucas Silva e Henrique; Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e William; Marcelo Moreno) permaneceram no elenco 6 jogadores, porém, com as contusões de Dedé e Wiliam apenas Fábio, Mayke, Léo e Henrique tem jogado regularmente.
Defensivamente o Cruzeiro melhorou o elenco com as boas chegadas de Fabiano, Paulo André, Douglas Grolli, Mena, Pará e Willians. E uma base acabou sendo mantida, o que explica o bom rendimento defensivo do time na temporada (0.4 gols sofridos / partida).

Marcelo Oliveira reclama com certa razão da falta de um meia, organizador de jogo, capaz de pisar na bola, dosar o ritmo de time, dar tempo para a passagem dos laterais no apoio e ao mesmo tempo ligar rapidamente a jogada de velocidade explorando os jogadores velozes do elenco do meio para a frente. O time mudou muito e, especialmente nas funções ofensivas, os novos jogadores não tem as características parecidas com os titulares do time de 2013/2014.
Hoje no elenco os únicos jogadores que são efetivamente meias que atuam centralizados são Marcos Vinícius e Gabriel Xavier, ambos jovens de 20-21 anos de idade que não foram contratados para serem titulares em 2015, mas, para que pudessem ir entrando aos poucos no time e se firmando. De Arrascaeta conforme sempre foi descrito é um ponta-de-lança, homem que atua atrás dos 2 atacantes, que gosta de carregar a bola e tem habilidade para deixar os colegas na cara do gol. Até pode fazer a função por dentro, mas, terá que ir se adaptando a uma forma de jogar um pouco diferente da que fazia no Defensor do Uruguai.

Todos os demais jogadores que tem sido utilizados para a composição da linha de 3 meias-atacantes, baseando-se no sistema tático vencedor dos anos anteriores, tem característica de atuar pelas pontas e são essencialmente velocistas. Nesta condição temos Judivan, Marquinhos, William, Álisson, Joel, Riascos, Neílton, sendo que também De Arrascaeta pode ser utilizado nesta função. Ou seja, opções não faltam para a composição do time. A conclusão a que chego é que temos jogadores sobrando nesta função, que permitiria uma racionalização do elenco, de forma a se gerar a possibilidade de fazer um investimento na aquisição do meia que tanto nos faz falta.
Para atuar como CENTROAVANTE o Cruzeiro contratou muito bem Leandro Damião e Henrique Dourado. Além destes Judivan, Joel e Riascos também tem condição de jogar no comando do ataque.

Um ponto importante é que o Cruzeiro perdeu todos os jogadores que tinham grande contribuição nas jogadas de bola parada ao mesmo tempo : Egídio, Samúdio, Dagoberto, Souza Ruivo, Lucca, Éverton Ribeiro, Lucas Silva e Nilton que passaram pelo clube nos últimos 2 anos mostraram competência nas bolas paradas. Hoje sobraram o William, que infelizmente está contundido e Júlio Baptista que após se recuperar da cirurgia no joelho não deverá renovar o contrato.
Até aqui nenhum dos que chegou na reposição mostrou qualidade no quesito que ajudou o time a decidir muitos jogos e isto também é um ponto que deveria ter sido considerado nas análises de montagem do elenco.

Será preciso ter paciência - Considero que o grupo montado pelo Cruzeiro é de bom nível porém, ainda há algum desequilíbrio em sua constituição. Em algumas posições há sobra de opções, enquanto em outras a carência é evidente. Quando se fala em termos numéricos isto não é identificado de cara, mas, quando um exame mais minucioso é feito em cima das carências do time, pode se constatar que houve um descompasso no planejamento de montagem do elenco.
Hoje, com os atletas que já estão no elenco é preciso escolher quem será o 3º homem da trinca de meias que se juntará a De Arrascaeta e Álisson na função. Marquinhos tem sido a melhor opção porque esbanja boa forma física e consegue desempenhar com qualidade o vai e vem. Porém, para dar o salto de qualidade que o time precisaria o ideal era ter um meia de referência, alguém de chancela comprovada, permitindo que De Arrascaeta e Álisson façam as funções pelos lados do campo e este jogador faça a organização pelo centro. Se a gente analisar os gols do Cruzeiro verá que embora o time force as jogadas pelo lado e abuse dos cruzamentos para a área, muitos gols acabaram saindo quando a triangulação central funcionou.

Seria interessante ver o time atuar com Gabriel Xavier ou Marcos Vinícius ao lado de De Arrascaeta e Álisson, isto se for mantido o sistema tático preferido de Marcelo Oliveira no 4-2-3-1. Caso o meia não venha, talvez o correto seja adotar o 4-3-1-2 com Arrascaeta atuando como um autêntico nº 1. Pode-se usar até os mesmos jogadores só que a função tática muda e o encaixe defensivo também. Então, nada mais justo que o tempo devido seja dado ao nosso treinador que está buscando com s jogadores que tem à disposição montar o time na melhor configuração possível. E isto normalmente é frente de trás para a frente.
O rendimento defensivo do Cruzeiro é bom, mesmo se considerando a qualidade dos adversários enfrentados com 5 gols em 13 partidas. Porém, quando a gente avalia a qualidade ofensiva vê que ainda estamos bem longe do que este grupo pode render. Os nossos laterais não estão tendo bom desempenho no apoio, com pouca participação nos gols e chances criadas. Os nossos meias de ligação ainda não estão atuando em alto nível, as jogadas de bola parada também estão muito aquém do desempenho dos anos anteriores, entretanto, há que se destacar que Leandro Damião vem atuando em bom nível, não apenas fazendo gols, mas, se doando pelo time e dando boas assistências para quem se aproxima, salvando o time em várias partidas. Enfim, há esperança que o time ainda vá se encaixar e que isto seja rápido, para que possamos ir avançando de fase na Libertadores (chegar às SEMIFINAIS será importantíssimo) e conseguir ganhar o Campeonato Mineiro.

URT 0 x 2 Cruzeiro : Um 1º tempo para ser esquecido, com uma atuação fraca ofensivamente, embora a URT não tenha dado um chute a gol sequer transformando Fábio em mero espectador. Mas, de fato e direito se não fosse um bom passe de Damião a Marquinhos com a conclusão raspando o poste direito do gol da URT, nada digno de registro aconteceu na etapa inicial.
Ceará e Gílson jogaram muito atrás, mal contribuindo para as ações ofensivas. A linha de 3 meias com Marquinhos, Marcos Vinícius e Judivan usou e abusou do direito de carregar demais a bola, sem conseguir vencer o amontoado de jogadores da URT que mantinha 9 atletas atrás da linha da bola. Literalmente, uma atuação tétrica que deu calo nas vistas.

Para a etapa final, Marcelo Oliveira não fez as substituições no intervalo e o Cruzeiro um pouco mais expedito em campo saiu na frente aos 6’ com uma boa jogada de Marcos Vinícius que divisou o espaço na defesa da URT e meteu a bola em direção a Damião. Este percebendo que Marquinhos estava melhor posicionado fez o corta-luz e deixou a bola na pinta para a conclusão do bom baiano para fazer 1 x 0 no placar, o gol da tranquilidade.
A URT que perigava entrar na zona de rebaixamento deveria sair de trás, mas, não mudou nada. Aos 16’ da etapa final, Marcelo Oliveira tirou Marcos Vinícius para a entrada de Joel e depois tirou Charles, cansado, para a entrada de Eurico. A meu ver errou novamente na tentativa de usar 3 meias atacantes de característica de velocidade juntos, embora fosse esperado que a URT fosse atacar abrindo espaços na sua defesa.
E o sistema não funcionou novamente.
A URT teve chances que pararam nos erros de finalização ou nas defesas do Fábio, até que Marcelo Oliveira consertasse o problema entrando Gabriel Xavier no lugar de Judivan, fazendo Joel ir para o flanco, aos 30’.
Na reta final da partida o time controlou bem as iniciativas do time de Patos de Minas e criou várias situações para definir o placar, coisa que só aconteceu no finalzinho da partida, já nos descontos, quando Gabriel Xavier lançou Marquinhos e este deu assistência perfeita a Joel que definiu o jogo.
Quem disser que gostou do que viu estará errado.
O Cruzeiro não atuou bem. E mais uma vez espero que Marcelo Oliveira se convença que usar 3 homens de velocidade como meias-atacantes não ajuda o time, pelo contrário, cria um buraco entre as linhas e abre espaços que enfrentando um time com mais qualidade será fatal. Este processo vem sendo identificado em todos os jogos desta temporada e precisa ser corrigido.

☻ CONCLUINDO : A fase de testes está chegando ao fim e agora será hora de repetir a escalação que o treinador definir como titular, para que nos próximos jogos o time possa se movimentar de modo mais uniforme, evitando a formação dos tais blocos (defensivo e ofensivo), reduzindo os espaços para os adversários, mas, principalmente conseguir confundir a marcação do oponente e criar mais chances de gol.
Hoje o time titular do Cruzeiro teria em minha opinião a seguinte formação no 4-2-3-1 com Fábio, Mayke, Léo, Paulo André e Mena; Willians e Henrique; Marquinhos, De Arrascaeta e Álisson; Leandro Damião.
É com estes que eu iria para a disputa das decisões das 8as e 4as de Finais da Libertadores (se o tal REFORÇO não vier) e para as finais do Campeonato Mineiro. E vocês, quais as mudanças sugeridas ?

O time de homenageados desta coluna tem a seguinte escalação : Aldobmf, Aloísio Mendes, Céu, Seixas, Marco de Curitiba, Carlos Almeida, Zullobas, CassioSP, Força Azul, Roni Peterson e MRR. Para comandar este time escalo o nosso baluarte da Velha Guarda Carlos H. C. Campos.
E de Conceição do Mato Dentro-MG : Antônio Sadi, Celso Cirino, Tita do Cassimiro, Bodão do Geraldo Pires e Chipanzé; Róbson Guimarães e Levi Carneiro; Beto Carneiro, Pico, Xisto Guerra e Sessé Mascarenhas de um lado e Doca Vidigal, Lolê Ribeiro, Savinho da Tunica do Guilé, Nilo Sérgio Carneiro e Olímpio José Ferreira (Tiú); Kabutê e Bigode; Chiquinho do Deca, Tripa, Dácio da Benfica e Anacleto Ribeiro... Iria sair faísca no campo.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 30-03-15 09h58min
Com este elenco que aí está, o MOliveira ainda demorará uns 60 dias ou algo entre 10 e 15 partidas para colocar o time nos eixos.
Vai demorar a ter seus "15 titulares" da mesma forma como demorou em 2013.
E a questão do meia, mesmo sendo resolvida nos próximos dias, vai assombrar o Cruzeiro.
Digo que, meste momento o MOliveira precisa resolver o problema dos VOLANTES... Willians, Henrique, WFarias, Seymour, Eurico, Bruno Edgard... tô achando que a BASE deve ser respeitada.
 marco | Curitiba | 30-03-15 11h01min
Caro JD, obrigado pela homenagem. Estou achando o MO muito “teimoso” este ano, com relação aos 3 meia atacantes. Já tentou esta formação várias vezes e nunca deu certo. Será que ainda não se convenceu que basta? Outra teimosia é usar o WF como 1º. volante reserva. Eurico e B. Edgar fazem a função com mais qualidade. Neste caso específico, WF é protegido de MO desde os tempos de Coxa, mas isto atrapalha o Cruzeiro. Torço para as “teimosias” acabarem e que ele encontre a melhor formação logo.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 30-03-15 11h03min
João Duarte, grato pela homenagem. No jogo de ontem, gostei da atuação do Marcos Vinicius e Gabriel Xavier mostrou que conhece do riscado, apesar do pouco tempo em campo. Mas se percebe que MO ainda não confia nos 2 para serem titulares em jogos da Libertadores. Se vier este reforço para a meia, quem seria? Federico Moncuello, do Independente, não seria uma boa? Não está na Libertadores e com 25 anos tem experiência bastante pra uma Libertadores. Há poucas opções no mercado.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 30-03-15 11h30min
Bom dia João e amigos.
Coluna muito lúcida.
João, eu não creio que o Marcelo vai dar liga nesse time da forma como esperamos e no tempo que esperamos.
Ele precisa de mais e diferentes peças e tempo.
Venho falando isso aqui: não boto fé neste 1o semestre.
Quem sabe façamos um time competitivo para o Brasileirão.
Não espero nada na Libertadores e espero que pelo menos não percamos o Mineiro para o rival.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 30-03-15 11h35min
Já se vê que pelo menos alguns atletas não tem a confiança do treinador e foram contratações equivocadas: Seymour, Riascos, Breno Lopes.
Por outro lado, vemos garotos bem cotados e promissores: Eurico, Judivan, Marcos Vinícius.
Ainda temos as contratações muito acertadas: Paulo André e Willians e Damião.
Então há que se equalizar esse elenco, trocar algumas peças e dar tempo e material ao treinador.
Além disso, o diretor de futebol e o patrocínio master.
Pra mim, urgetíssimo!
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 30-03-15 11h55min
Alô mestre João Duarte! Beleza de coluna e muito esclarecedora sobre o momento atual do time. Marcos Vinicius e Gabriel Xavier serão opções para o MO e serão titulares nesse time brevemente. Será uma boa dor de cabeça para o MO. Grande abraço.
 mrr | Natal | 30-03-15 12h41min
Concordo contigo JD a respeito da teimosia do MO em utilizar o esquema com três "meias-atacantes", provocando um buraco e expondo nos ainda mais aos contra-ataques adversários. O que não consegui entender foi sua escalação do time, que contrataria justamente a crítica realizada anteriormente.
 Dr.Magno | BH | 30-03-15 14h18min
João Duarte
O Cruzeiro tem um grupo fraco, com muitos atletas que não teriam vagas em nenhum clube grande do Brasil. Caso do Charles, Neilton, Gilson, Breno Lopes, Diego Renan, Riascos, Felipe Seymour, W. Faria.
Sem contar no Julio Baptista que não acrescenta em nada no clube.
João, são nove (09) atletas ocupando espaços dos jogadores da base e de grandes contratações.
Valdir Barbosa e Benecy não tem sabedoria e capacidade suficiente para serem diretores de futebol.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 30-03-15 15h33min
JDuarte, concordo em boa parte do que você escreveu sobre as mudanças e o preço que o Cruzeiro paga por elas. Acho que as vendas em si não são o problema, mas a falta de planejamento e o excesso de confiança e orgulho dos nossos dirigentes. Confio na integridade do Dr. Gilvan, que demonstrou ousadia e força no s anos anteriores, mas o sucesso parece ter subido a cabeça e essa transição sem um profissional na diretoria de futebol é uma das principais razões da dificuldade nesse início de ano.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 30-03-15 15h36min
Quanto a equipe, também sinto falta de um meia mais organizador de jogo, para ditar o ritmo e cadenciar/acelerar o jogo. A falta de alguém assim é tão grande que até mesmo a entrada do Charles no meio campo parece melhorar a saída de bola, o que é uma distorção. MO está se virando da forma que pode, até porque considero que está correto ao não se empolgar no lançamento dos jovens Marcos Vinícius e Gabriel Xavier, pois o peso pode ser maior que a força. Confio que um deles possa se firmar.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 30-03-15 15h38min
Mas isso teria o risco de queimar eles. Por isso a diretoria está sendo lenta na contratação do tal meia. Penso que das opções ventiladas ainda disponíveis a minha favorita é o Wágner, desconsiderando os estrangeiros, por já termos os cinco no elenco. Outra coisa é no caso de contratação ou sucesso de um dos garotos, quem sairia do time, ATUALMENTE. Por mais que o talento (teoricamente) seja importante, Marquinhos está acima de Arrascaeta e Alisson na temporada. Seria injustiça tira-lo.
 carlos_Almeida | Vitória | 30-03-15 16h04min
JD, o Cruzeiro tem vários jogadores promissores de 20 - 21 anos, essa é uma parte do planejamento que pode dar certo a médio prazo. No momento, quando MO fala de um meia, acredito que ele tá pedindo um craque, porque ER era um craque que atuava no lado de campo. MO prefere trabalhar com os que tem do se vier um que não seja de seu agrado. A diretoria vai passar vergonha poque ele vai continuar pedindo esse craque.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-03-15 16h41min
João, parabéns pela coluna. Creio que o MO precisa fazer a tal limonada com o que temos. Fico com seu time titular e, no banco estariam obrigatoriamente o Bruno, Eurico, Marcos Vinicius e Gabriel Xavier. Esses quatro precisam de ter mais oportunidades no time de cima.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 30-03-15 17h31min
J.D. ótimo resumo do que vem ocorrendo ultimamente no Cruzeiro , Dr. Magno assino em baixo da relação de 9 jogadores que não servem para nada ao meu ver para o Cruzeiro !! E acho que um jogador que se não machucar este ano pelo sabe jogar , pela partida dele contra a seleção do Paraguai sub-23 o Alisson vai estourar !! Dra. Celeste entre Eurico e Bruno Ramires , eu sou muito mais o Bruno !! O que a Sra. Acha ??
 paulinho | Piracicaba | 30-03-15 17h31min
JD, muito boa como sempre a sua abordagem.Acho que o sistema 4-3-1-2 proposto por você pode fazer essas peças renderem muito mais, o Marquinhos poderia ser recuado para fazer um papel semelhante ao que o Ramires exercia, pulmão bom e vontade para desempenhar a função ele tem, mas aí tenho uma dúvida, pra mim o Alisson tem mais "bola" para ser o ""1 do esquema que o De Arrascaeta, mas acho que o MO aposta no sistema com meias abertos porque foi o sistema que o consagrou,só nos resta torcer .Abs.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 30-03-15 17h36min
Grande Léo Gontijo , também acho que passou da hora de contratar um Diretor de Futebol , principalmente para blindar o M.O. !! Pois senão daqui a pouco A. Matos leva o M.O. para o Palmeiras e dai quem nós iremos contratar para técnico ??? Abraço .
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 30-03-15 18h01min
Eu falei da partida do Alisson contra o Paraguai Sub - 23 , porque o Alisson jogou uma partida de encher os olhos , deu 3 assistência que resultou em gol !! A assistência do 1º gol do Vitinho foi jogada de mestre !!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-03-15 20h31min
Rodrigo, eu também prefiro o Bruno. Ele marca bem e tem bom passe. Colocou uma bola na cabeça do Henrique no jogo contra o Tupi. Penso também que esta´na hora do MO achar dentro do elenco o jogador com capacidade para a jogada da bola parada. É preciso parar as contratações e encontrar soluções caseiras para os problemas do time.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 30-03-15 20h35min
Parece que no Cruzeiro a categoria profissional é a base não "conversam". É preciso que se forme jogadores de acordo com as necessidades do time.Pelo jeito se o ER tivesse uma contusão séria em 2014, o bi teria ido para o espaço.
 Força-Azul | Santos | 30-03-15 20h37min
Obrigado João Duarte pela homenagem e escalação para o comentário e vamos a ele. Primeiro você observou muito bem, com a grande mudança de jogadores, identificados na sua coluna, o time do Cruzeiro mudou. É outro time diferente da temporada 13/14. Os atletas que chegaram não tem o mesmo perfil. Também me parece que ganharemos, após ainda mais entrosamento, mais força defensiva com Fábio, Maike, Leo, Paulo André e Mena e a frete deles com Willians e Henrique. continua...
 Força-Azul | Santos | 30-03-15 20h40min
Comparativamente à temporada passada, no meu ponto de vista tende a melhorar. Falo tende por conta ainda de entrosamento. Willians jogou pouco e vejo Mena ainda tímido no grupo. Paulo André se encaixou bem e os demais são os mesmos. Portanto podemos esperar um time mais cascudo atrás. Na frente é que precisamos melhorar mais. A minha maior surpresa positiva até agora é Damião. Como moro em Santos e acompanhei um pouco mais de perto este jogador, sinceramente não tinha muita expectativa dele.
 Força-Azul | Santos | 30-03-15 20h43min
Mas a entrega como ele tem participado dos jogos. Fominha de bola e parece que entendeu a oportunidade, dou a mão a palmatória e hoje acho que Damião é titular deste time. O que me incomoda é a tática. Vencemos dois brasileiros e parece que o 4 x 2 x 3 x 1, bastante confortável para o Marcelo Oliveira. Com dois jogadores abertos e com boa disposição física eles tem que fazer o vai e volta ajudando bastante na marcação. Minha dúvida é que não temos dois jogadores de qualidade para esta função.
 Força-Azul | Santos | 30-03-15 20h47min
2013/14 tinhamos William de um lado e ER de outro. Hoje Alisson é titular e Marquinhos faz o papel de ER. Portanto não podemos cobrar de Marquinhos o mesmo desempenho de ER. Excelente forma física, quando vai ao ataque (vai pouco) consegue se posicionar bem e fazer gols. Arrascaeta precisa melhorar bastante. É jovem, tímido e tem que aprender muito. Tomara que esteja vendo os jogos do Brasil e vendo Neymar participando de marcação, saindo com velocidade. É jovem, pode e deve melhorar.
 Força-Azul | Santos | 30-03-15 20h51min
Finalmente acho que MO precisa testar um outro esquema (se a contratação não chegar e testaria o 4x3x1x2. Utilizaria como 1 o Arrascaeta e o trio do meio ficaria com Willians, Henrique e Joel. Sim Joel. É bom jogador, jovem, tem folego e poderia ajudar na marcação do lateral que avançar. Alison pegaria um Lateral e Joel, o Cruel outro. Triangulações com Arrascaeta, Alisson e Joel vindo de trás para concluir. Opções de banco: Judivan, Marquinhos e Willian. Que tal?
 zuloobas | varginha | 30-03-15 23h44min
Abraço, JCD. Adorei a coluna. O time titular do MO é o seu e o meu também. Para a temporada, creio que ainda precisamos de mais de um jogador. Não vou sugerir nomes para o AM contratar. Egídio foi p o Palmeiras, assim como vários jogadores q estavam sendo negociados antes com o Cruzeiro por que o AM está fazendo o trabalho dele e esses jogadores não interessavam ao Cruzeiro. Se o Cruzeiro quisesse manteria Egídio, tenho certeza. Mena está me agradando. Não era necessário vender Egídio, mas...
 rodrigo - ninja | Não definido | 30-03-15 23h46min
JD.. assim como, o companheiro Sangue azul eu tb gostaria de ver Joel ou Gabriel Xavier no luga de Marquinhos no time titular o que você acha?? Fábio, Maike, Manoel (por causa do jogo aéreo), Paulo Andre, Mena, Willians, Henrique, arrascaeta (lugar de everton Ribeiro), Joel (lugar de Ricardo goulart) Alisson e Leandro Damião. O que vc acha mestre?
 rodrigo - ninja | Não definido | 30-03-15 23h52min
Zuloobas, Egídio era o ponto fraco do Cruzeiro em se tratando de jogos de Mata-Mata. Segue as características do animal.: Péssimo na marcação, Pipoqueiro, ultimamente estava apoiando muito mal, volta e meia inventava de cruzar a bola pelo meio na saída de bola e entregava o jogo e por fim, baixava o espirito de Lionel Messi nele e ele saia driblando lá atrás e frequentemente entregava a bola e o jogo. Na boa, n sinto falta de egídio.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 06h54min
Em resposta ao POLE = Pyxis,
Creio que em relação aos volantes a dupla titular seria Willians e Henrique. Como 1ª opção de substituição eu teria os meninos da base Eurico e Bruno Edgar. E se o grupo teria que ter 6 atletas ficaria com Charles e escolheria o 6º entre William Farias e Felipe Seymour. Ainda teríamos que ver mais o chileno para se fazer uma justa avaliação, só que a fase de testes já está no fim e ele não entrou em forma. Hoje, numa reformulação ele e Tinga estariam fora.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 06h56min
Com relação aos volantes gostei muito da contratação do Willians, porém, não vejo esta premência toda em busca de um 2º volante, porque no elenco temos 2 grandes jogadores que subiram da base e nos quais confio muito para serem titulares do Cruzeiro em pouco tempo : Eurico e Bruno Edgar.
A NOSSA BASE TEM QUE SER RESPEITADA, concordo em gênero, nº e grau.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 07h00min
Prezado Aloísio Mendess,
A primeira pessoa que falou em Federico Mancuello foi o nosso grande comandante Carlos H. C. Campos. Passei a ver jogos do Independiente para observar o jogador e concordei com o Carlos Campos que é mesmo um baita organizador de jogo. Canhoto, inteligente, que marca e joga, que se aproxima dos atacantes, entra na área, tabela e faz gols. Tem 25 anos, uma idade excelente, mas, agora foi convocado pelo Tata Martino. O valor dos direitos subiu.Seria ótimo.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 07h06min
Prezado Dr. Magno,
O nº de atletas que recebem e não atuam, além de outros com baixo desempenho é grande. - Rafael Donato
- Diego Renan
- Breno Lopes
- Felipe Seymour
- Tinga (contrato termina em abril)
- Júlio Baptista (contrato termina em julho)
Entre os que estão no grupo :
- Gílson teve várias chances e mostrou muito pouco.
- Neílton jamais justificou a presença.
- Charles pode ficar no grupo
- Riascos teve poucas chances, mas, também nada mostrou.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 07h10min
Dr. Magno (cont.),
Sobre o William Farias creio que o fato do Marcelo Oliveira o conhecer bem, lhe fez ter prioridade de uso até aqui. Mas, os meninos da base pedem passagem. Hoje numa avaliação de performance em 2015 ele estaria atrás do Charles. Mas, quem o conhece de Curitiba (Alex10), me afiançou que é um bom jogador, marcador de bom nível que sabe sair para o jogo. Vimos alguns lampejos contra o Santos na Vila Belmiro. Mas, é muito pouco em quase 9 meses de trabalho.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 07h15min
MRR,
Para que fique bem claro, considerando os jogadores disponíveis no momento, acredito que os titulares do Marcelo Oliveira seriam :
Fábio
Mayke, Léo, Paulo André e Mena
Willians e Henrique;
Marquinhos, De Arrascaeta e Álisson;
Leandro Damião
Futebol é gosto e neste caso :
- Acho que Manoel ou Bruno Rodrigo podem substituir os beques titulares
- Que Pará é grande opção para soltar os laterais
- E que Marquinhos hoje merece a titularidade.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 07h18min
Mas, se vier um MEIA de primeiro nível, a tendência é que Marquinhos perca o seu lugar, com Arrascaeta atuando aberto pela direita e Álisson, que parece estar voltando aos seus melhores dias, aberto na esquerda. Deu show aqui no ES.
E quem seria este meia ?
Eu torço ardorosamente para que venha GANSO e não VALDÍVIA. Afinal de contas GANSO esteve disponíveis em mais de 90% das partidas do São Paulo e Valdívia em menos de 45%. Ganso não está na Seleção. Valdívia será convocado pelo Chile.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 07h21min
Alguns continuam insistindo em Lucas Lima que é bom jogador, mas, ele recentemente assinou novo contrato com o Santos e dificilmente viria agora para o Cruzeiro, embora possa atuar na Libertadores e Ganso não possa.
Já falamos acima sobre a hipótese do Federico Mancuello que aos 25 anos seria ótima alternativa.
Finalmente temos que lembrar que o Thiago Neves está no mundo árabe e doido para voltar ao Brasil e seria um grande nome para compor a linha de 3 meias.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 07h24min
Outros insistem em Montillo que é bom jogador, poderia sim encaixar bem com De Arrascaeta e Álisson fazendo um trio de grande movimentação, mas, contra ele vão pesar os fatos negativos que aconteceram quando de seu último ano no Cruzeiro. Poucos sabem a pressão que ele exerceu sobre o presidente. E menos gente ainda sabe que o salário dele teve que ser completado pelo Pietro Sportelli, para que ele jogasse em 2012 aqui, ele sabia que o Cruzeiro estava em crise $$$ e forçou a saída.Não vem
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 31-03-15 09h22min
Prezado amigo RODRIGO FERRARI, sim estamos há 3 meses sem diretor de futebol.
Vimos que Valdir, Benecy e Gilvan não tem competência e nem o preparo para assumir tal função.
Entrevistas desencontradas, disse que disse, troca de farpas públicas com a comissão técnica. Acho que, se o Cruzeiro quer ter um bom Brasileirão, a contratação desse profissional para equilibrar o elenco é fundamental.
Como tenho falado, Libertadores, não acredito em boa performance.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 31-03-15 09h37min
João, acho a contratação de outro meia fundamental. O time pode até dar certo sem ele e com as jovens apostas, mas é muito risco após dois anos de sucesso, o que gera expectativa e cobranças exageradas por uma parte da torcida e mídia. Só não acho que considerando o futebol de hoje deveria sair o Marquinhos, porque futebol não é só capacidade e potencial técnico, mas também merecimento. Arrascaeta e Alisson atualmente participam e são menos importantes que ele, embora possam e vão crescer.
 Filipe Braga | Belo Horizonte | 31-03-15 09h40min
Com um meia ainda acho que com todo potencial o Alisson volta para a reserva por dois motivos: questão física ser limitador para ele fazer a recomposição como Marquinhos faz, aumentando o risco de novas lesões; o fato do encaixe com o Damião em termos de assistências para gols mútuas ser grande com o Marquinhos. Idealmente ele seria o nosso 12° jogador, mas o futebol sempre surpreende e jogadores teoricamente inferiores acabam assumindo papéis de destaque em times campeões. Pode ser ele esse ano
 zuloobas | varginha | 31-03-15 10h26min
Caro Rodrigo Ninja, o Egídio era problemático na defesa, por isso disse q estou gostando de Mena e terminei meu post com uma conjunção adversativa e reticências. Mas também tinha suas qualidades (ofensivas). A questão de sua saída e da ida de outros q estavam c o pé na Toca II e foram para o Palmeiras, p mim, é a seguinte: Foi desinteresse ou omissão dos q tentam ocupar a função do AM no Cruzeiro? Parece-me q AM roubou pirulito da boca de criança.
 zuloobas | varginha | 31-03-15 10h34min
Já postei isso aqui mais de uma vez: O tal do Robinho que estava p chegar na Toca desde o meio do ano passado seria jogador com perfil muito interessante para nós, nessa reconstrução. Mudando o assunto, fecho contigo de novo, JCD: Ganso no Cruzeiro, ótima opção. 2 poréns: Não vão poder ficar parados sem marcar Ganso e Arrascaeta. 2. Não creio muito que virá pois o Cruzeiro não entra em leilão e não vence disputa com o BMG.
 Dr.Magno | BH | 31-03-15 12h52min
João Duarte
Ainda penso que precisamos de um volante e um meia de criação.
Willian farias foi titular na época do Marcelo Oliveira no Coritiba, após a saída do técnico, acabou amargando a reserva no Coxa.
João, quando o Cruzeiro contratou o Willian Farias estava na equipe reserva.
 Dr.Magno | BH | 31-03-15 13h18min
O que me preocupa são esses noves atletas caneleiros que estão ocupando espaços no elenco.
 João Duarte | Vit�ria | 31-03-15 17h11min
O negócio é arranjar colocação para quem está no come e dorme... Isto é tarefa hercúlea. Charles ficou este tempo todo no estaleiro. Farias também. E Mattos não arranjou colocação para nenhum dos dois.
Nosso antigo diretor também errou... Embora eu tenha REafirmado que ele foi a melhor contratação do Dr. Gilvan disparado.
 mrr | Natal | 31-03-15 17h46min
Em ae tratando de momento não entendo a implicância com o Charles, o cara vacilou no passado? Sim! Mas precisamos de volante Que saibam sair jogando e neste momento só temos dois meia boca que seriam o Henrique e Charles. Apostar na base na LA é burrice, poucos são os jovens acima da média que produzem algo sob pressão. Então descartaria o uso da base ao menos na LA. Mas em relação ao resto Saymour, Farias, Fabiano e Riascos bem q poderiam vazar....
 mrr | Natal | 31-03-15 17h47min
Em ae tratando de momento não entendo a implicância com o Charles, o cara vacilou no passado? Sim! Mas precisamos de volante Que saibam sair jogando e neste momento só temos dois meia boca que seriam o Henrique e Charles. Apostar na base na LA é burrice, poucos são os jovens acima da média que produzem algo sob pressão. Então descartaria o uso da base ao menos na LA. Mas em relação ao resto Saymour, Farias, Fabiano e Riascos bem q poderiam vazar....
 mrr | Natal | 31-03-15 17h53min
Jd sobre o meia que estaria vindo, de todos nomes citados o único que agrada é o Tiago que é experiente, jogador de grupo. O ganso desagregador, sempre se acha mais do que joga. O mago jogador de DEM. O Montillo possui as mesma características do Arrascaeta. E por ultimo teriamos mais uma aposta gringa argentina.
 Dr.Magno | BH | 31-03-15 19h39min
João Duarte
Pior que Alexandre Mattos conseguiu sim arrumar clubes interessados
Charles recusou a proposta por empréstimo do Botafogo, America-MG e Bahia, preferindo treinar separado e recebendo em dia.
Em tempo, recusou a renovação por produtividade no Palmeiras, pois saberia que sairia perdendo $ por conhecer seu próprio potencial.
 Dr.Magno | BH | 31-03-15 19h43min
Agora pode ser 10 atletas com futebol tecnicamente fraco se confirmar a reintegração do zagueiro Thiago Carvalho.
Elenco limitado e fraco.
Não tem potencial para disputar a Libertadores e nem Brasileirão.
Alexandre Mittos enxergava com clareza os pontos fracos da equipe e reincidia ou emprestava esses atletas.
Nesses dois anos do MITTOS no clube, simplesmente sozinho conseguiu dirigir essa maquina CRUZEIRO, hoje mal conduzida pelo GILVAN, BENECY E V.BARBOSA.
 Dr.Magno | BH | 31-03-15 19h45min
Realidade hoje do Clube
Caso do Charles, Neilton, Gilson, Breno Lopes, Diego Renan, Riascos, Felipe Seymour, W. Faria e Thiago Carvalho.
São muitos caneleiros num só elenco.
Com um diretor de futebol competente não aconteceria isso.
 carlos_Almeida | Vitória | 31-03-15 20h33min
Alexandre Mattos é competente, não tenho dúvida, mas na minha opinião o Cara é Marcelo Oliveira, ele entrou no final de 2012, montou o time bicampeão de 2013 e 2014, teve o desmanche em 2015 e a trancos e barrancos vem fazendo o que dá pra fazer. Alexandre Mattos aparece como o supra sumo porque estamos sentindo a falta de um diretor, coisa que literalmente o Cruzeiro não tem.
 pyxis | BHZ | 31-03-15 21h37min
Camarada JD, quando vejo VOCÊ contemporizando e falando nos "benefícios" de uma volta do Montillo, sinto calafrios... PRA FRENTE É QUE SE ANDA !!!
Vejo alguns comentaristas cheio de teorias mas que não as sustentam dois minutos, OU PIOR, repetem a mesma coisa à exaustão... quem sabe vira verdade...!!!
E acho engraçado ver alguns fazendo comentários de outros como se não fossem teleguiados... Tá difícil !!!
Que o MArcelo tenha força para arrumar este time... cont ...
 pyxis | BHZ | 31-03-15 21h39min
...
ver dirigente (VB), nesta altura do campeonato, prometer contratar meia "de qualidade e que a torcida vai gostar", dá uma tristeza PROFUNDA !!!
TORCER MUITO para o time ser campeão mineiro e classificar passar na segunda e terceira fase da Libertadores, e o MArcelo ter tranquilidade para trabalhar o resto da temporada. Tá um PORRE ver torcedor pedindo a cabeça do M.Oliveira.
 João Duarte | Vit�ria | 01-04-15 06h36min
Evandro,
Realmente foi um erro a forma que escrevi dizendo que Montillo poderia fazer um trio de movimentação com Alisson e De Arrascaeta, poderia soar como se eu também quisesse a volta de Montillo, o que não é a verdade.
Para mim o que ele fez com o Cruzeiro em 2011/2012 forçando a barra para ir para o Corinthians e depois fazendo pressão diuturna para ir jogar com o Neymar (e tomando ferro depois nos 1 x 8 contra o Barcelona), não tem nem chance de reabrir negociação.
 João Duarte | Vit�ria | 01-04-15 06h40min
Quanto ao Marcelo Oliveira para mim está fazendo o correto. Tem usado a fase de classificação do Mineiro como uma espécie de extensão da pré-temporada : dando chance aos novos jogadores, testando esquemas táticos e poupando jogadores ao menor indício de desgaste. O importante era classificar entre os 4 e depois buscar a 1ª colocação, coisa que conseguiu, mesmo com alguns vacilos como por exemplo nos empates com Mamoré e Caldense em casa.
Aparentemente Marcelo já definiu o seu ONZE.
 João Duarte | Vit�ria | 01-04-15 06h44min
Hoje, segundo meu juízo, os titulares de Marcelo são : Fábio, Mayke, Léo, Paulo André e Mena; Willians e Henrique; Marquinhos, De Arrascaeta e Álisson; Leandro Damião.
E como diziam os treinadores mais antigos a arrumação da casa começa pela cozinha e o sistema defensivo do Cruzeiro tomou até aqui 5 gols em 13 partidas, ou seja, média de 0.4 gols / partida. Bastante razoável, mesmo se considerando os adversários. Comparando com 2014, por exemplo, levamos muito menos gols a esta altura.
 João Duarte | Vit�ria | 01-04-15 06h51min
E o mais importante é ver que o sistema defensivo está bem ajustado, porque como volantes 7 duplas diferentes foram utilizadas. Na lateral direita usamos os 3 jogadores. Na esquerda também testamos Mena, Gílson e Pará. E na zaga tivemos Fabiano, Léo, Manoel, Bruno Rodrigo e Paulo André. Méritos também do Fábio que fez boas defesas.
Tomamos gols de Democrata-GV (1ª rodada), Caldense (2ª), Guarani (3ª), Atlético-MG (6ª) e Mamoré (9ª). E na Libertadores o time ainda não sofreu gols.
 João Duarte | Vit�ria | 01-04-15 06h55min
Entretanto, ofensivamente temos deixado a desejar com 24 gols marcados em 13 jogos. E a razão disto é um fraco desempenho nas finalizações, porque as chances efetivamente tem sido criadas, mas, pecamos nas conclusões a gol.
Mas, se Marcelo conseguir fixar o quarteto ofensivo com Marquinhos, De Arrascaeta, Álisson e Damião nos próximos jogos pode-se projetar uma melhoria ofensiva.
Mas, ainda se espera uma passagem mais efetiva dos nossos laterais e que reapareçam os gols de bola parada.
 João Duarte | Vit�ria | 01-04-15 06h57min
Assim como você Evandro espero que o Marcelo possa ganhar o Mineiro e que se classifique às SEMIFINAIS da Libertadores, para tapar a boca de certos torcedores que entram em todos os espaços de cruzeirenses usando nicknames diferentes, fazendo escada para si mesmos, para criticar ao Marcelo Oliveira, que vem fazendo o trabalho de forma correta.
A única coisa que não concordo com ele é na insistência de usar 3 jogadores velozes na composição do trio de meias atacantes. Testou e não funcionou.
 João Duarte | Vit�ria | 01-04-15 07h01min
Outra coisa é formar 2 blocos : um ofensivo e outro defensivo, com a defesa rifando as bolas, num esquema à la Cuca... A escola do Cruzeiro não tem casamento com este tipo de futebol força. Um dos problemas que vi no time foi o excesso de ligação direta. E os nossos beques atuais não tem esta qualidade de lançar as bolas no ataque...não mesmo. Melhor é quando a bola passa pelo meio-campo e ocorrem as inversões de posição. Leandro Damião tem sido um exemplo de luta e dedicação.
 pyxis | BHZ | 01-04-15 09h12min
JD, passaram-se três meses (e não é 1. de abril)... Se tomarmos os valores do BMG (por baixo)... a queda da receita é de R$3mi. Dinheiro suficiente para pagar muita coisa, inclusive salários... Os times brasileiros estão numa situação perigosa, e o BCAMPEÃO brasileiro tomando um prejuízo mensal MÍNIMO de 1 milhão. E tudo na calmaria...
 Dr.Magno | BH | 01-04-15 14h26min
João Duarte, você sabia?
Alexandre Mattos tem um equipe com 7 funcionários que trabalham numa sala assistindo jogos e lances dos jogos, onde tem programadores de software que tem planilhas dos números de passes, assistências, gols, roubadas de bola, contrato e rescisões de cada atleta que os interessam.
Onde essa equipe é bancada pelo clube onde ele trabalha, tudo no contrato assinado.
SETOR DE INTELIGENCIA DE FUTEBOL
Levou essa equipe de Minas para São Paulo.
 Dr.Magno | BH | 01-04-15 14h31min
Alexandre Mattos realiza somente o mais fácil nas contratações, ligando para o atleta no final das negociações, pois tem uma equipe que trabalha pesado para ele.
O mais engraçado vem agora.
Essa equipe trabalhou numa sala de um condomínio em BH e hoje está instalada na capital Paulista, onde o clube celeste e o Palmeiras não teve e nem tem acesso ao endereço e os funcionários do Alexandre, mesmo sendo bancado tudo pelo clube.
Toda contratação de Mattos é toda planejada e estudada
 Dr.Magno | BH | 01-04-15 14h34min
Os conselheiros do Clube apresentou o projeto similar ao do Alexandre Mattos
A CRIAÇÃO DE UM SETOR DE INTELIGENCIA DE FUTEBOL NO CLUBE, onde foi recusada pelo Valdir Barbosa e GILVAN TAVARES.
 adovalle | Boston | 01-04-15 14h56min
belissima coluna JD, parabens. Vejo hoje o cruzeiro como todos, muito fraco no meio de ligacao, pelas vendas do goulart e ribeiro, caiu muito o futebol do henrique este ano, apostaria numa contratacao pra segundo volante e indicaria o petros do corinthians(reserva) e o armador centralizado apostaria no marcus vinicius e Gabriel xavier,caso nao aprovassem procuraria com calma um no mercado. Fiquei triste com a ida do Alexandre mattos para o palmeiras, pois hoje em dia, estamos entregues ao cont.
 adovalle | Boston | 01-04-15 14h59min
ao amadorismo do benecy e valdir como diretores, todos estes desencontros passa uma imagem muito ruim do clube. Muita paciencia com o time e confianca no marcelo oliveira, talvez com muita sorte levaremos algum titulo este ano.
 mrr | Natal | 01-04-15 19h58min
Dr Magno não fico surpreso pela informação passada sobre essa equipe. Lembro-me de ter assistido um filme sobre times de basebol, baseados em fatos reais onde um diretor de um clube de menor expressão obteve exito contratando um analista/estatístico, com orçamento modesto montou supertime...
 mrr | Natal | 01-04-15 20h00min
A forma de contratar deste diretor revolucionou ma época a forma de fazer negócio no esporte, derrubando aquela profissão nojenta de olheiro....
 mrr | Natal | 01-04-15 20h01min
A forma de contratar deste diretor revolucionou ma época a forma de fazer negócio no esporte, derrubando aquela profissão nojenta de olheiro....
 mrr | Natal | 01-04-15 20h03min
No mundo onde o amadorismo impera, onde o fluxo de dinheiro e inversamente proporcional a competência e etica do profissionais, uma mera analise estatística de lesões, rendimento de atletas no mercado faz a enorme diferença...
 Miguel Tolentino | Florianópolis | 01-04-15 20h36min
João, vejo muitas pessoas falando do tal armador, meia organizador, que cadencie o jogo e qualifique o passe no meio campo. De fato essa posição precisa urgentemente de um reforço, mas ainda vejo um grave problema na transição ofensiva, nosso time não tem um volante com boa saída de bola que organize na velocidade ou nas inversões nosso contragolpe, como era o LS. Falta também este atleta, Henrique tem sido burocrático demais e lento na função.
 João Duarte | Vit�ria | 02-04-15 01h29min
Miguel Tolentino,
O 2º volante dinâmico que marca, se apresenta e chega à frente, inclusive com boa altura e contundência nas jogadas de bola parada já está no elenco do Cruzeiro. Ele se chama Bruno Edgar também conhecido por Bruno Ramires pela dinâmica de seu futebol. É só perder o medo de lançar o menino e lhe dar continuidade que ele vai mostrar o ótimo futebol que tem. Claro que não vira as bolas como o Lucas Silva, isto não vejo em nenhum dos volantes que há por aí.
 João Duarte | Vit�ria | 02-04-15 01h33min
Charles em 2008 também conseguia fazer isto... hoje 7 anos depois e vindo de 1 ano e cacetada de inatividade não vai conseguir ter a mesma acuidade.
Henrique tem uma característica importante de composição em campo. Ele se posiciona bem e dificulta as ações do adversário, coisa poucas vezes percebida por quem acompanha a bola (caso das transmissões de TV).
Mas, ele e o time todo não vem atuando bem em 2015, também é fato. Aguardemos as cenas dos próximos capítulos.
 Torcedor | N�o definido | 02-04-15 07h59min
Prezado Diretor JDuarte
Enquanto não vem a cereja do bolo . . . se vier mais um meia amardor. . . Entendo que temos uma formacão alternaiva com Alisson mais centralizado, trocando constatemente de posição e muita movimentação no ataque, ao lado de Wiliam e Arascaeta, com as opções de banco Maquinhos, Judivan, Joel, Marcos Vinicius ou Gabriel Xavier.

Grande Abraço.
 RoniPeterson | Não definido | 04-04-15 11h40min
JD, De acordo! Tbm sobre o Bruno Edgar! O Henrique jogando como 2o volante nao ta conseguindo render tao bem. Se nao usar o Bruno Edgar ali, poderia ser o Charles ou improvisar um meia que recompoe, casos de Marquinhos ou William. Gostaria de ver este time em campo: Fabio, Mayke, PA, Leo, Mena, Williams, Bruno Edgar, Gabriel Xavier/MV, Arrascaeta, Alisson, LD
 RoniPeterson | Não definido | 04-04-15 11h45min
Um dos problemas do Cruzeiro e' ter varios jogadores bons com o perfil parecido: Alisson, Marquinhos, Arrascaeta. A tentacao de usar todos e' grande, por causa do momento. So que demora dar encaixuqe pq nao e' "natural". Nao que nao goste do Marquinhos. Ele 'e jogador de velocidade, dedicado e vive um bom momento. Acho que poderia ser usado do lado esquerdo como velocista ou adaptado pra fazer 2o volante. Mas uma ataque com ele, Alisson e o Giordan... Pra mim e' mais do mesmo.
 lambertucci | Vitoria | 05-04-15 22h31min
Com esse time nos vamos pra segunda divisão do brasileirao
 lambertucci | Vitoria | 05-04-15 22h35min
Gilvan ta dando uma de perrela só vende o dinheiro some e trás um monte de jogador meia boca
 cajaiba | Serra | 06-04-15 10h27min
JD, em 2013 eu aguardava um time que deveria dar liga pra ganhar o campeonato em 2014, pra nossa alegria e espanto em 2013 fomos campeões e em 2014 o time tinha dado liga e fomos campeões novamente. Esse ano estou sentindo que é o 2013 atrasado, o time tem boas peças, foi renovado e está tentando criar um novo espírito de grupo. Penso que devemos apoiar irrestritamente qualquer ação do MO e aguardar dar liga, CARAM BA somos bicampeões e queremos mais e torcer contra é bu urrice.
 cajaiba | Serra | 06-04-15 10h28min
Sou inclusive a favor de renovar o contrato de MO por mais três anos e dar a ele o status dos longevos técnicos europeus, o nosso técnico é inteligente, moderno e sensato, quando vejo os cornetas esbravejando contra ele consequentemente acho que o indivíduo não entende do esporte e nem do time pra que torce.
 cajaiba | Serra | 06-04-15 10h29min
Acho que a meta desse ano é dar liga a esse time e classificar pra libertadores de 2016, lembrem-se que não temos os patrocínios da Rede globo nem de outras grandes máfias como o Curintia e o Framengo, logo temos de amineirar nossas metas e ir ganhando pelas beiradas e assim novamente seremos campeões de tudo que disputarmos, do nosso jeito como em 2013.
 Carlos Campos | Resende | 06-04-15 11h22min
Mestre, que o espírito de Adilson Batista baixe em Marcelo Oliveira nessa semi final. Precisamos colocar Raul para falar com o grupo. Dirceu, Tostão, Piazza. O nosso presidente precisa CONVIDAR O SORIN PARA VISITAR A TOCA DA RAPOSA e mostrar aquele gol dele tirando a camisa contra as frangas em 2000. É hora de conselheiros, diretores e o presidente MOBILIZAR O GRUPO para o jogo contra as frangas. MARCELO OLIVEIRA demonstrou tudo de bom como técnico , mas jogo contra o seu time do coração nao!
 Carlos Campos | Resende | 06-04-15 11h25min
Se vencermos o Mineiros na quarta, DANE-SE O JOGO EM BUENOS AIRES na terça, pois teremos o Sucre na ultima partida dia 21 e com mais 6 pontos nos classificaremos. Clássico marca uma geração! O verdadeiro espírito cruzeirense sabe disso! ESSE GRUPO PRECISA VENCER AS FRANGAS! Vamos jogar desgastados em Buenos Aires e podemos jogar com o regulamento debaixo do braço. MAS O PRIMEIRO JOGO NO PUXADINHO DO HORTO será fundamental. O técnico já demonstrou que não consegue PILHAR O TIME PARA O CLASSICO.
 Carlos Campos | Resende | 06-04-15 11h28min
E a imprensa mineira sabe pilhar o grupo deles! Hoje cedo o presidente rosa já twitou criando polêmica e dizendo que não joga no sabado. PRONTO! Resta ao Cruzeiro IMPOR a FMF que o segundo jogo aconteça no sabado dia 18 no Mineirão. Mas,precisamos fazer o resultado no primeiro jogo. O time rosa nao pode meter medo no time de Marcelo . Mestre, como você sempre disse: TEMOS QUE NOS SUPERAR NA RAÇA, pois na tecnica sempre fomos melhores. Vamos Cruzeiro! É HORA DE GILVAN NA TOCA !
 PHDF | Brasília | 07-04-15 00h36min
Gostei, Carlos. A hora de motivar o grupo é agora, antes do jogo contra o Minero.
 cajaiba | Serra | 07-04-15 08h58min
eu sei que Montillo pressionou a diretoria e fez aquele barulho todo, mas nesse momento o pior dos sentimentos seria o orgulho, o cara não precisa provar que joga fino, tá doido pra voltar pro Brasil e nós nem vou comentar. Sei que muitos me criticarão, mesmo em silêncio, mas faça o primeiro comentário quem acha que o cara é perna de pau e vai ser apenas mais um no elenco. JD Quanto custa a vinda de Montillo?
 pyxis | BHZ | 10-04-15 20h12min
JDuarte, tô quase escrevendo uma coluna dedicada a VOCÊ...
Mas primeiro vou comentar aqui para ver o efeito
O comentário é para VOCÊ...
Como você sabe, GPT tem as "manias" dele... VOCÊ e outras pessoas que fazem a cabecinha de muito teleguiado deveriam PARAR, DE UMA VEZ POR TODAS, de ficar pedindo "um dez", "um meia" e estas coisas indefinidas...
PAREM DE PEDIR ETIQUETINHAS... deixem QUEM JÁ ESTÁ AQUI mostrar trabalho.
... cont
 pyxis | BHZ | 10-04-15 20h13min
...
Depois aparece um Valdívia chinelinho e um Montillo, um Diego Souza e vamos ter que ficar segurando cornetas e tolos.
PARA COM ISSO !!!
 pyxis | BHZ | 10-04-15 20h15min
... esqueci da provocação básica...
Esqueci de incluir na relação dos "um dez" o GANSO... Já pensou... GANSO no meio da temporada e o M.Oliveira tendo que arranjar lugar para DUZENTOS jogadores e o GANSO de "titular" e dizendo que não sai do time como ele fez no Santos????
PAREM COM ESTA BOBAGEM de pedir "um dez"...
Já temos no elenco MAIS DE "UM DEZ" ... Deixem o pessoal jogar...
 raposão do BRASIL | Não definido | 11-04-15 15h05min
Com todo o respeito João,ainda vou mais do que o rabugento kkkk,o MO gosta de meias que marquem e que acompanhem volantes e laterais,coisa que o Arrascaeta ainda está se adaptando.Portanto esse meio tem ser G.Xavier e o M.Vinicius,e o Alison jogando na frente com o Damião,Willian e Marquinhos na reserva..pois são polivalentes e podem suprir uma carência momentânea.
 rodrigo - ninja | Não definido | 11-04-15 20h18min
Para ganhar o campeonato mineiro eu pouparia os titulares de viajarem a Argentina e colocaria o time reserva para ir nesse jogo lá,,.. Treinaria o titular a semana toda e pegaria o time do Gaylo cansado como eles fizeram conosco na Copa do Brasil. O nome disso é estratégia coisa que o Marcelo Oliveira não tem notado nos jogos em que se exigem isso. Rafael, Fabiano, Manoel, B. Rodrigo, Fabricio, Charles, Eurico, Marcos Vinicius, Gabriel, Judivan e H. Dourado. Muito forte!
 pyxis | BHZ | 11-04-15 23h53min
Rodrigo-Ninja, eu diria que a sua teoria é "fácil", SQN !!!!
Na prática o buraco é mais embaixo.
Senão vejamos: 1. B.Rodrigo sem condições ideais; 2.Fabrício não pode jogar a Lib´15; 3. M.Vinícius não foi inscrito e está machucado; 4. Judivan com Seleção Sub20,
Como se vê... na teoria, concordo...
Mas se o Marcelo faz uma destas e perde, a cornetaiada come ele vivo... em óleo fervendo...
 rodrigo - ninja | Não definido | 12-04-15 00h43min
Evandro, boas observações então vamos as correções. 1- Bruno Rodrigo Jogou a semi-final da copa do brasil voltando de contusão e jogou bem (bom que ajuda ele a pegar ritmo, confio d+ nele)2 - Eu havia me esquecido que o Fabrício não poderia jogar Libertadores, então, vamos aproveitar que o Fabiano é defensivo e coloquemos o Pará e/ou Gilson do outro lado e teríamos a mesma dinâmica só que ao contrário. 3 - No lugar de M. Vinicius coloquemos o Willian e/ou Gilson pelo meio como jogava no América.
 rodrigo - ninja | Não definido | 12-04-15 00h47min
4 - No lugar de Judvan coloquemos o Joel. Assim ficaria; . . Fabio, Fabiano, Manoel e Bruno Rodrigo, Pará, Charles e Eurico, Gabriel Xavier e Willian, Joel e Henrique Dourado.
 rodrigo - ninja | Não definido | 12-04-15 00h53min
Evandro, Na minha humilde opinião essa zaga é melhor que a atual Titular. Esse time joga junto todo treino, logo, estão entrosados e não fariam feio. Agora, caso o cruzeiro perdesse lá na Argentina não iria mudar muita coisa não porque o fator campo na libertadores é muito decisivo agora o cruzeiro jogar em casa no sábado com o time descansado e o Gaylo todo cansado e inflamado do jogo da libertadores seria como tomar doce de criança uma vitória que nos daria confiança ao quebrar o mito..
 rodrigo - ninja | Não definido | 12-04-15 00h54min
Deveríamos poupar os titulares inclusive de irem a viagem e o descanso seria pleno. Concorda amigo??
 pyxis | BHZ | 12-04-15 23h23min
Rodrigo-Ninja, DISCORDO... vc muda, arruma desculpas e continuar com grandes problemas... Quer porque quer o Bruno Rodrigo e ele não tem condições nem de ir para o jogo. O Gilson, com a chegada do Fabrício tá de saída. Como eu te disse... sou a favor de um time mesclado para que esteja preparado para o jogo de DOMINGO contra as frangas... quero que o Cruzeiro retorne da Argentina CLASSIFICADO. Discordo suas justificativas e explicações... Se o M.Oliveira perder na Argentina e para as frangas....
 Torcedor | N�o definido | 13-04-15 08h01min
Primeiro: O Bruno Rodrigues é nosso melhor zagueiro . . . Não tem a liderença do Paulo André . . . mas é mais zagueiro que o demais defensires que podemos contar nesse momento . . .

O caso JOEL é uma aberração digna da Argentina, país portenho atraso e ineficientemente administrado. . . Do outro lado mais uma atrapalhada 2015 da nossa Diretoria. Viajar sem verificar os documento de todos os atletas, tambêm beira o amadorismo. . .Concordo com Evandro o Gilvan está mau assessorado!
 pyxis | BHZ | 13-04-15 09h50min
Vou repetir o que digo para amigos que veem os jogos comigo. Melhor zagueiro é quem JOGA. Esta coisa de escolher "o melhor da temporada" de zagueiro que não joga, tá contundido, não tem condições de jogo, volta de contusão mal explicada e mal curada, pra mim NÃO CONTA e é coisa de gente de televisão que avalia "de ouvir falar"... Manoel, Leo e Paulo André estão JOGANDO... isto deveria indicar alguma coisa para os torcedores que ficam pedindo jogador que nem para o banco tá servindo.
 pyxis | BHZ | 13-04-15 09h52min
Perco o amigo mas...
Torcedor, você não concorda comigo pois eu digo que o Gilvan é maL asessorado. RSRSRS
 rodrigo - ninja | Não definido | 13-04-15 10h16min
Evandro, o que se passa no dia a dia da toca de fato não sei, porém, a informação que tenho é que o Bruno Rodrigo está treinando normalmente. Não to cornetando pedindo ele no time titular.. gostaria apenas que o Marcelo poupasse os titulares dessa viagem e jogo desgastante p Argentina para fazer um jogo que de nada vale. De contra partida venceríamos o clássico do fim de semana facilmente, pois, estaríamos inteiros fisicamente.
 rodrigo - ninja | Não definido | 13-04-15 10h31min
Já dizia um sábio chinês Sun Tzu, Se você se conhece e conhece seu inimigo não precisa temer o resultado 100 batalhas. Tivemos nessa semana uma clara oportunidade de se utilizar estratégia e vencê-los facilmente, fato este, desconsiderado pelos infantis estrategistas do cruzeiro. Marcelo é um excelente treinador, mas, um fraco estrategista. Isto em jogos de mata mata é determinante, pois, não pode haver falhas.
 rodrigo - ninja | Não definido | 13-04-15 10h33min
Esses jogos já deveriam terem sido previstos desde que saíram as tabelas dos jogos e treinado um time alternativo para esse jogo, marcando vários jogos com adversários parecidos com esse que enfrentaremos nessa semana, assim, ele não teria sido pego de surpresa. Não precisamos ser mais fortes que o inimigo e sim mais inteligente.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 11h46 [0 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster