Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Blog Páginas Heróicas Digitais



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

19/12/2005 | Evandro Oliveira
O Aparecimento do Torcedor Virtual

O torcedor que não pode ir ao estádio é tão ou mais torcedor do que aquele freqüentador das arquibancadas

Depois de falar sobre o "título virtual" de 2005, escreveremos sobre o Torcedor Virtual e seu aparecimento em 2005. Aparecimento em termos, pois a maioria já se manifesta há mais de uma década, só que não era muito ouvido e ainda não tem o respeito que merece.

Iniciamos o ano, aqui neste espaço, reproduzindo, criticando, ponderando e analisando este tipo de torcedor que começava a se manifestar com maior liberdade e firmeza usando as ferramentas e tecnologias que estão sendo colocada a disposição destes torcedores pela Internet mundo afora.

Muitas das opiniões que aqui apresentamos não foram assimiladas por vários torcedores. Chegaram a nos acusar de não gostar dos “torcedores virtuais” e, por analogia, não gostar de torcedores que não vão ao estádio. Nada mais equivocado.

Somos defensores justamente do contrário. O torcedor que não pode ir ao estádio é tão ou mais torcedor do que aquele freqüentador das arquibancadas. Essa conversa de que torcedor é quem vai ao estádio é coisa de quem tem torcida pequena. O sofrimento do torcedor virtual e a forma de extravasar sua opinião são diferenciadas. O que sempre defendemos é que a opinião daquele torcedor que leva o radinho para o estádio e precisa ouvir o relato de alguém pelo rádio para formar a opinião daquilo que ela acabou de ver. Uma opinião com esses fundamentos é difícil de aceitar e concordar. Via de regra, estes torcedores são facilmente manipuláveis pela opinião, pretensamente mais balizada, de alguém que assume o microfone ou a caneta de um órgão da mídia sabe-se lá como.

Pois foi esse torcedor virtual do Cruzeiro, que tem freqüentado as salas de bate-papo, que participa de listas de discussão, que polemiza nos fóruns do time e sobre futebol que têm proporcionado uma mudança na história do Cruzeiro. Este ano foi marcante para estes destaques. Notícias em primeira mão, idéias realmente inovadoras e aproveitáveis, críticas responsáveis (outras nem tanto!), exigências onde até então não se obtinha nenhuma resposta. Somente o fato dos candidatos a presidente do Cruzeiro se colocarem pela Internet, à disposição da torcida que, na maioria dos casos, nem são eleitores do Cruzeiro é um avanço considerável.

Ainda estamos muito longe de uma situação de participação efetiva onde os torcedores tivessem um Fórum que fosse lido, compreendido e respondido por diretores, jogadores, mídia e outros. Muita dúvida e incerteza ainda existe no uso destas tecnologias ditas interativas. Vamos avançando. Trabalhando para que o torcedor do Cruzeiro passe a ser mais conseqüente, mais racional e mais responsável sem perder um milímetro sequer da sua passionalidade e exigência.

Da parte do site Cruzeiro.Org, estamos ampliando a participação dos torcedores mas em troca queremos que este torcedor deixe de ser anônimo como acontece na maioria dos espaços virtuais em uso pelos cruzeirenses. Acreditamos que a nossa torcida compreende isso de maneira mais fácil e inteligente do que outras.

Dias atrás um órgão da mídia publicou matéria especial onde analisava o comportamento da torcida do Cruzeiro nos espaços virtuais e constatou que a opinião ali manifestada é muito parecida em termos proporcionais, à torcida que vai aos estádios e aqueles que são entrevistados nas ruas.

Isso somente reforça a posição da Equipe Cruzeiro.Org que defende a organização destes torcedores de maneira que, independente se estão ou não associados em Torcidas Organizadas, possam usar toda a tecnologia que dispomos para mostrar a sua opinião, fazer valer a Voz do Torcedor num time de futebol com a grandiosa torcida que tem.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster