Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

06/10/2014 | Evandro Oliveira
Observatório da Mídia - O Futebol Brasileiro Agradece

É interessante ver como alguns comentaristas profissionais não tem a mínima vergonha em ficar repetindo chavões e mais chavões...

É interessante ver como alguns comentaristas profissionais não tem a mínima vergonha em ficar repetindo chavões e mais chavões como se tivessem capacidade analítica para falar, minimamente, de futebol e das coisas que cercam este esporte fora das quatro linhas.

O pior é que a maioria dos torcedores, dentre eles muitos blogueiros amadores, e torcedores dos times de futebol, reproduzem chavões como se estivessem produzindo alguma opinião nova. É triste ver que a capacidade de muita gente, inclusive profissionais da mídia com exposição nacional, não teriam condição nem de escrever coluna no jornalzinho do ginásio (com todo respeito aos jornais colegiais).

A hegemonia demonstrada pelo Cruzeiro, que conquistou de maneira inquestionável o título de 2013, e caminha a passos largos para conquistas maiores, tem mostrado uma nova faceta de alguns comentaristas e profissionais da mídia esportiva. Pode parecer impossível, mas alguns começam a esboçar opiniões sobre o peso de se financiar times como Flamengo e Corínthians, em detrimento de outras equipes, até mesmo do eixo RJ-SP.

A atual posição na tabela de classificação do Brasileiro, nesta semana, indica que os dois times de Minas Gerais mais os dois gaúchos, que recebem muito menos que os quatro do Rio ou os quatro de SP, estão numa posição, do ponto de vista técnico, que prova a superioridade de quem planeja e executa com critério. E se a distribuição dos patrocínios e verbas fosse igualitária?

Parece que parcela da mídia, bem pequena é verdade, após a derrocada da Seleníquel diante da Alemanha, começou a citar aquele país como modelo. Só que não... Quando foram ver o funcionamento dos clubes e da Seleção Alemã, conseguiram perceber que o modelo não poderia ser transposto simplesmente. A estrutura era outra... A cultura era outra... as cabeças são outras …

Nas últimas semanas, após a Copa, no retorno do Brasileiro, as esperanças se renovaram a cada rodada de confrontos do Cruzeiro. A derrota para o São Paulo, quase que foi um clímax para os adversários da Raposa. QUASE !!! Veio a derrota para o adversário rural e todos achando que “agora vai … agora o Cruzeiro começa a tropeçar. QUASE !!!

A “decisão” definitiva ficou para a partida contra o Inter. QUASE !!!

A partir da vitória sobre o Inter, alguns jornalistas esportivos começaram a vaticinar que o Cruzeiro já podia se declarar campeão. De jeito nenhum. Mas pudemos ver que alguns destes, poucos é claro, que tem capacidade de pensar, começam a enaltecer o Cruzeiro e a mostrar que não tem nada de chato o campeonato por pontos corridos. Premia a competência, o planejamento, a capacidade e correção de atitudes. Afinal, é isto que todos querem. Ou preferem competições em que, um erro ou um árbitro, mal intencionado, decide tudo?

A minha certeza de que as coisas podem mudar veio com a manifestação do técnico do Corínthians, por coincidência o time da “próxima final” do Brasileiro 2014, a ser realizado no Mineirão daqui a dois dias. Diz o técnico que, “... prefiro os pontos corrido, mesmo com este distanciamento do Cruzeiro... é mais justo e privilegia que trabalha corretamente ...”

Já não era sem tempo. Se até técnicos adversários e parcela pequena da mídia reconhece o planejamento e critérios do Cruzeiro, é porque estão vendo que remendar o futebol brasileiro não apagará o vexame diante dos alemães.

Os amantes do verdadeiro futebol brasileiro agradecem aos gols e ao técnico do Cruzeiro que, mesmo vencendo por um ou dois gols, não abdica da qualidade de atacar (embora alguns torcedores e comentarista pensem que se entra um volante no lugar de um atacante é porque o time está se retrancando).

O futebol brasileiro agradecerá muito mais se a mídia, inclusive a do próprio estado de Minas Gerais, parar de pensar dentro da caixinha de sapatos e pensar que o que estão fazendo desde 30 anos atrás é anacrônico, já deu cacho. Não matem a galinha dos ovos de ouro que serve para que tão poucos se locupletem em detrimentos de centenas de jogadores, dos torcedores, dos anunciantes e muito mais.

O Cruzeiro está no ritmo do cântico da torcida: SEREMOS CAMPEÕES... E não se esqueçam...

O Futebol Brasileiro agradecerá eternamente.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 alexaug | Belo Horizonte | 06-10-14 19h46min
Evandro, parece que o "mata-mata" dá ocasião às armações que favorecem a alguns clubes; em face das verbas publicitárias (a mídia vive disso) não faltará quem detone o atual método de disputa. Os clubes deveriam formar ligas, discutir o regulamento das competições, estabelecer critérios de avaliação de arbitragem, acompanhar a aprovação de arenas e instituir órgão que se encarreguem da justiça desportiva (hoje nas mãos de alguns "sabe-tudo"). A CBF cuide da Seleção e não interfira mais...
 alexaug | Belo Horizonte | 06-10-14 19h46min
Evandro, parece que o "mata-mata" dá ocasião às armações que favorecem a alguns clubes; em face das verbas publicitárias (a mídia vive disso) não faltará quem detone o atual método de disputa. Os clubes deveriam formar ligas, discutir o regulamento das competições, estabelecer critérios de avaliação de arbitragem, acompanhar a aprovação de arenas e instituir órgão que se encarreguem da justiça desportiva (hoje nas mãos de alguns "sabe-tudo"). A CBF cuide da Seleção e não interfira mais...
 Gabriel M Santos | Ribeirão Preto | 06-10-14 19h47min
Assino embaixo! Sobre esse posicionamento recente de alguns personagens ligados ao futebol, posso dizer que já vi, por exemplo, o Calçade da ESPN dizendo que o campeonato é bom sim, e tecendo elogios à forma ofensiva de jogo praticada pelo Cruzeiro. Me parece que uma parte mais esperta dessa turma começa a enxergar ou ao menos admitir as coisas como realmente devem ser. Já outros, como o Bob, não mudam nunca...
 alexaug | Belo Horizonte | 06-10-14 20h07min
... no caso da mídia há veículos que, descaradamente, parecem usar as cores de alguns clubes. Costumam "dar pitaco" em tudo: promovem boatos e especulações; criam clima adverso para diretorias, treinadores e jogadores; exigem punições e pensam estar acima do "bem e do mal". Os clubes deveriam fechar um pouco o seu ambiente: o acesso a tudo é tão fácil que alguns são sabem o que fazer com a informação, preferindo o que é "polêmico, viral"...
 alexaug | Belo Horizonte | 06-10-14 20h16min
... certo assuntos deveriam ser tratados com mais reserva: reforma de contrato, dispensa, contratação, contusão, desgaste físico, esquemas de jogo, salários, substitutos eventuais, patrocínio, propostas de compra e venda. A comunicação deveria difundir o que é de interesse geral e adotar cautelas naquilo em que a divulgação, muitas vezes, só interessa aos adversários.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 06-10-14 21h39min
Evandro, parabéns pela coluna, pontual como sempre. O sistema de pontos corridos premia a organização. Essa é a solução para o futebol brasileiro voltar ao topo. No mata mata corremos o risco de ver um bagunçado Flamengo campeão. A imprensa esportiva é desprezível e pouco acompanho o trabalho dela.
 jfabio | Pouso Alegre | 06-10-14 22h39min
Boa coluna, Sr. Observador! Pelo que a mídia tem dito, o Mano já carta fora do baralho, oops, do Corinthians. Penso que ele se ressente de não ter tido o tempo e as condições ideais para desenvolver um trabalho adequado, por isto elogiou o Cruzeiro, como que dizendo à diretoria corintiana: Estão vendo seus trouxas, é assim que se faz ... Justo ele que preteriu o Cruzeiro pelo Corinthians, fazendo com quê o Zezé contratasse a segunda opção, o ABap na época...
 carlos_Almeida | Vitória | 06-10-14 23h18min
Evandro, concordo que a qualidade do futebol melhora com campeonato de pontos corridos e que se os outros times tivessem preparados melhor, teria mais gente com a emoção de ser campeão além dos cruzeirenses e talvez os de Inter e São Paulo. No mata-mata, o compromisso de se preparar para ser campeão é menor do que o compromisso para ir na Libertadores, basta ficar em 8º lugar para ter grandes chances.
 carlos_Almeida | Vitória | 06-10-14 23h28min
Evandro, alguns de seus textos eu mostro pro meus filhos, o do voto no PHD foi um deles. Serviu também pra mim porque estava determinado a anular "de cima em baixo", depois de ler o seu texto resolvi escolher. Votei nos mais combativos, nenhum se elegeu mas pelo menos dei uma força a eles a continuarem a luta que ataca os desvios do sistema.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 07-10-14 08h58min
Evandro, após a Copa a imprensa começou a levantar a questão da queda do nosso futebol. Como dito por você, tentaram colocar a Alemanha como exemplo, mas é outro mundo. Tudo diferente. Mas o exemplo está dentro do Brasil e não querem ver ou não querem dar o braço a torcer. A Globo mostrou, no Esporte Espetacular de domingo, o que está fazendo a diferença no futebol brasileiro. Mostrou a organização, estrutura e planejamento dos times de Minas e do Rio Grande do Sul.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 07-10-14 09h13min
Se querem recuperar o futebol brasileiro amplamente, deve-se investir na base dos clubes e isto é chover no molhado, pois tanto já se falou nisto. Clubes devem ter boa estrutura, pois é importante para o bom desempenho do time. Organização e administração com competência e honestidade, coisa que anda longe dos clubes do Rio e SP. Vejam o que está ocorrendo com o Botafogo. Vai acabar como o América do Rio. Vasco está indo para o mesmo caminho.Flamengo e Flu estão sendo mantidos por patrocinadores
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 07-10-14 09h22min
O ciume do desempenho do Cruzeiro, por parte da mídia e dirigentes de Rio e SP está visível. Ainda digo mais, esta hegemonia do Cruzeiro vai perdurar por mais tempo, pois GPT tem visão diferente dos Perrelas. Soma-se a isto as poucas vendas de nossos craques. Veja que de 2013 para hoje não perdemos titulares, mas sim reservas.Acredito que em 2015 saia, no máximo Dedé e Everton Ribeiro.Teremos elenco forte e competitivo e se souberem trazer reforços pontuais, Libertadores será uma conquista real.
 pyxis | BHZ | 08-10-14 02h52min
Alex, advogo teses (mesmo sem ser advogado) mais ou menos na linha que você indica. Mas não vejo nenhuma reforma estrutural a curto prazo... e o Cruzeiro, conforme descrevi, vai ajudando os caras a continuarem na mesmice... eles pensam assim: "... se não fizemos nada, não mudamos nada, e o Cruzeiro tá dando esta cara "nova", vamos continuar com a palhaçada ..."
 pyxis | BHZ | 08-10-14 02h54min
Gabriel, o que mais impressiona é: O baixo numero de jornalistas que conseguem enxergar o óbvio, mesmo que eles representem a mídia do eixo e, por outro lado, o altíssimo número de torcedores que vê as falácias mas não consegue fugir delas.
 pyxis | BHZ | 08-10-14 02h57min
Dra. Celeste, Obrigado... mas eu não me atreveria a dizer que os pontos corridos privilegia o planejamento e a organização. Diria que a desordem e caos, introduzem fatores que podem prejudicar quem planeja e é organizado. Neste momento, a maioria tem planejamento, só que dirigentes que enganam, demitem treinadores, trocam jogadores no meio da competição, atrasam pagamentos... Eu diria que planejamento no Brasil, no futebol, assim como na politica, é peça de FICÇÃO.
 pyxis | BHZ | 08-10-14 03h00min
Carlos Almeida, obrigado pela manifestação e declaração (no estilo Bob Faria)... é um dos motivos que faz não desistir. Só crescemos ao ler e pensar sobre o contraditório...
Quanto ao compromisso e melhoria, eu até acredito que uma parte do Brasileiro, podia ser melhorada... penso que, determinados os 4 primeiros, que se fizesse um quadrangular com jogos de ida e volta. Teria que termais 6 datas, para determinar o CAMPEÃO. Daria uma motivação a mais... mas com este povo aí... SEM CHANCES !!!
 pyxis | BHZ | 08-10-14 03h03min
Aloisio, já ouvi, nos intramuros do Barro Preto, que "teremos que vender para recuperar as despesas acima das receitas. Efetivamente, futebol de qualidade ainda dá prejuízo. Mas o Cruzeiro tá no caminho certo. E isto provoca a INVEJA maligna... É o preço que pagaremos... daqui a pouco todos se virarão contra a gente e contra o modelo que deixa o Cruzeiro ganhar.
 estrelado campeão | Ubá  | 09-10-14 08h39min
Muita boa a análise, Evandro. Quem gosta muito de defender mata-mata é o Galvão Bueno e quase todos da Globo, pregando que o Brasileiro gosta de finais. Já temos a Copa do Brasil, Libertadores, Sulamericana e estaduais que já são desse estilo. Pontos corridos não permitem improvisação de última hora. Requer trabalho a pelo menos médio prazo. Lembro-me de 83 quando o Santos(entrou a convite da CBF no Brasileiro) montou um time de última hora e foi vice-campeão. Doutora Celeste lembrou o Fla.
 estrelado campeão | Ubá | 09-10-14 08h39min
Muita boa a análise, Evandro. Quem gosta muito de defender mata-mata é o Galvão Bueno e quase todos da Globo, pregando que o Brasileiro gosta de finais. Já temos a Copa do Brasil, Libertadores, Sulamericana e estaduais que já são desse estilo. Pontos corridos não permitem improvisação de última hora. Requer trabalho a pelo menos médio prazo. Lembro-me de 83 quando o Santos(entrou a convite da CBF no Brasileiro) montou um time de última hora e foi vice-campeão. Doutora Celeste lembrou o Fla.
 estrelado campeão | Ubá  | 09-10-14 08h48min
Agora gostaria de comentar sobre a questão da possibilidade de usar três volantes, como você citou. Defendi essa escalação contra o São Paulo no Morumbi, e realmente alguns cruzeirenses "pensam" até que é proibido jogarmos assim, que se assim procedermos a mídia vai deixar de elogiar. É plenamente possível jogarmos com 3 volantes(em determinadas ocasiões, não todas) e mantermos a ofensividade, ainda mais sendo um deles o Lucas Silva. O MO enxergou isso contra o Inter e foi fundamental p/ o jogo.
 estrelado campeão | Ubá | 09-10-14 08h48min
Agora gostaria de comentar sobre a questão da possibilidade de usar três volantes, como você citou. Defendi essa escalação contra o São Paulo no Morumbi, e realmente alguns cruzeirenses "pensam" até que é proibido jogarmos assim, que se assim procedermos a mídia vai deixar de elogiar. É plenamente possível jogarmos com 3 volantes(em determinadas ocasiões, não todas) e mantermos a ofensividade, ainda mais sendo um deles o Lucas Silva. O MO enxergou isso contra o Inter e foi fundamental p/ o jogo.
 estrelado campeão | Ubá  | 09-10-14 08h52min
Muitos (do Cruzeiro.Org e Blog PHD) acham que é vergonhoso ou proibido o uso de meio campo mais pegador em determinadas situações. As vezes com 3 volantes, permite que você ganhe a guerra no meio, ficando com mais posse de bola e espaço territorial, que por consequência podem permitir, também manter a ofensividade. Foi bom você ter tocado no assunto e foi ótimo ver o Marcelo proceder dessa forma no segundo tempo contra o Inter.
 estrelado campeão | Ubá | 09-10-14 08h52min
Muitos (do Cruzeiro.Org e Blog PHD) acham que é vergonhoso ou proibido o uso de meio campo mais pegador em determinadas situações. As vezes com 3 volantes, permite que você ganhe a guerra no meio, ficando com mais posse de bola e espaço territorial, que por consequência podem permitir, também manter a ofensividade. Foi bom você ter tocado no assunto e foi ótimo ver o Marcelo proceder dessa forma no segundo tempo contra o Inter.
 estrelado campeão | Ubá  | 09-10-14 08h58min
Agora, mudando de pau para cavaco, nada relacionado à coluna, mas não tem como deixar de falar : vários cruzeirenses de Ubá e região estão procurando a camisa com o patch de campeão brasileiro 2013 nas lojas da cidade e região e não encontram. Portanto, a OLK não está normalizando a distribuição de material. Alguém tem falar pra eles que Minas tem mais de 800 municípios. Os lojistas dizem que a procura é muita alta, mas a OLK não envia o material. Nem mesmo a versão anterior está disponível.
 estrelado campeão | Ubá | 09-10-14 08h58min
Agora, mudando de pau para cavaco, nada relacionado à coluna, mas não tem como deixar de falar : vários cruzeirenses de Ubá e região estão procurando a camisa com o patch de campeão brasileiro 2013 nas lojas da cidade e região e não encontram. Portanto, a OLK não está normalizando a distribuição de material. Alguém tem falar pra eles que Minas tem mais de 800 municípios. Os lojistas dizem que a procura é muita alta, mas a OLK não envia o material. Nem mesmo a versão anterior está disponível.
 pyxis | BHZ | 04-11-14 23h03min
Estrelado,
1. Uma das poucas coisas que EU não gosto no M.Oliveira é quando ele coloca três volantes... Nilton e W.Farias NÃO SERVEM para jogar de três volantes. Os resultados foram PAVOROSOS.
2. A Penalty parece que vai emplacar firme... Vamos aguardar. Se a OLK se atrever, a torcida do Cruzeiro tem que se manifestar fortemente e estaremos aqui para mostrar que podemos muito.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 20h40 [1 coment.]
Arrascaeta marca gol 900 no Campeonato Brasileiro por pontos corridos 

24/09 - 10h03 [8 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

24/09 - 09h32 [0 coment.]
Alisson é liberado pelo departamento médico e confirmado na decisão 

23/09 - 23h21 [0 coment.]
Sub-14 estreia no estadual com vitória sobre o América-MG 

23/09 - 23h12 [0 coment.]
Sada Cruzeiro bate Sesc RJ e começa torneio com a mão direita 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a 1a colocação da Conferência Sudeste 

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster