Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

29/08/2014 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Sinergia Azul

Se fôssemos o Capitão Nascimento (do filme Tropa de Elite), deveríamos iniciar uma aula para torcedores teleguiados, alienados ou patetas assim...

Se fôssemos o Capitão Nascimento (do filme Tropa de Elite), deveríamos iniciar uma aula para torcedores teleguiados, alienados ou patetas assim...

Sinergia ou sinergismo (do grego συνεργία, συν- (syn-) "união" ou "junção" e -εργία (-ergía), "unidade de trabalho"), é definida como o efeito ativo e retroativo do trabalho ou esforço coordenado de vários subsistemas na realização de uma tarefa ou função complexa.

Quando se tem a associação concomitante de vários dispositivos executores de determinadas funções que contribuem para uma ação coordenada, ou seja o somatório de esforços em prol do mesmo fim, tem-se sinergia. O efeito resultante da ação de vários agentes que atuam de forma coordenada para um objetivo comum pode ter um valor superior ao valor do conjunto desses agentes, se atuassem individualmente sem esse objetivo comum previamente estabelecido. O mesmo que dizer que "o todo supera a soma das partes".


Fonte: Wikipedia.

Mas podemos tomar emprestado a definição acima e avaliar uma coisa altamente positiva e que, na minha opinião, tem contribuído muito para os resultados e o futebol que o Cruzeiro tem apresentado.

Em tempos recentes, não me lembro de elenco tão unido como o atual. Até mesmo a dispensa de alguns jogadores é sentida pelos jogadores que permanecem no elenco mas sem corporativismos e manifestações histriônicas. Os jogadores que saem não ficam atirando (exceção do Martinuccio) nas coisas que viveu no Cruzeiro. Cuspir no prato que comeu nunca é uma boa política para esconder os próprios defeitos.

Esta atitude do grupo de jogadores, certamente, é influenciada pela capacidade que o técnico Marcelo Oliveira vem demonstrando. Qualquer ação que seja feita por um grupo, visando conquistas e resultados positivos, para realizar tarefas ou funções que são complexas, exige a mão firme (e não a mão autoritária) de um gestor. O chefe da comissão técnica tem esta qualidade. Mesmo com o início de seu trabalho sendo questionado e realizado em meio a adversidades e conspirações, podemos dizer que Marcelo Oliveira é um vitorioso. A própria mídia do eixo, ao publicar matéria de capa em caderno de esportes (O GLOBO) reconhece a capacidade do técnico que encontrou no Cruzeiro as condições apropriadas para desenvolver suas tarefas e funções.

Junta-se a esta condicionante importante, o fato de que vários jogadores que não figuravam em nenhuma lista de “estrelas” do futebol nacional (talvez a exceção tenha sido o zagueiro Dedé que já chegou com a alcunha de “Mito”, cunhada pela mídia carioca), encontraram no Cruzeiro a possibilidade de se apresentarem para o Brasil e para o mundo ou de se “recuperarem” mostrando que ainda são capazes de ser destaque e ter muita utilidade numa equipe de ponta do futebol brasileiro.

Utilidade é a palavra-chave.

Quando cada um tem ciência da sua utilidade para o grupo e para os objetivos do grupo, a coisa fica mais fácil, até mesmo para os objetivos pessoais, onde cada jogador tem o direito de almejá-los. Assim, uma convocação para uma Seleção ou uma negociação com o futebol de primeira linha no mundo (ATENÇÃO: Oriente Médio, Leste Europeu, Ásia, Estados Unidos e uma meia dúzia de países da Europa Central, NÃO SÃO futebol de primeira linha !!!) fica mais facilitada... (e os enganos podem ser descobertos.

Por que enganos?

Enganos são quando os times que contratam miram num jogador e, na realidade, deveriam contratar outro jogador ou na contratação de dois ou três jogadores. NUNCA a performance de um time, como é o caso do Cruzeiro, deve ser medida por UM ou até DOIS jogadores... NUNCA !!!

O maior engano que já vi na história foi da dupla Geraldão-Sócrates... o Corínthians contratou o Geraldão (artilheiro !!!) e um ano depois teve que contratar quem realmente deveria ter contratado. Existem exemplos aos borbotões... Quem comete estes erros (e nem falo de torcedor que não consegue enxergar nada disso), não conhece absolutamente nada do conceito de sinergia.

A sinergia azul está avançando. Espero que este clima e o trabalho rendam frutos rapidamente para que não seja quebrada uma das coisas mais positivas do futebol brasileiro dos últimos tempos e a mais positiva do Cruzeiro desde o início da década de 90.

Um dia a maioria da torcida vai entender que não é vaiando jogador no banco ou na primeira bola que ele pega e erra que se faz um time grande. Um dia a torcida vai entender que sinergia não é ficar praguejando contra jogadores que não se gosta individualmente. Fosse assim, o Cruzeiro estaria ferrado pois hoje não tem NENHUM jogador do Cruzeiro que não receba esta ou aquela crítica via redes sociais e nos alambrados.

Não tenho nenhuma esperança de evolução do pensamento de torcedores. Aliás, estou cada vez mais desiludido e cansado.

No jogo contra o Santa Rita, antes de começar a partida, ouvi um comentário de um destes torcedores desta “nova geração” que manda nas redes sociais e arquibancadas, que me deixou deprimido. Dizia ele “... não gosto de ver o jogo daqui (Setor Amarelo “C” Superior bem atrás do gol), prefiro ver bem rente ao gramado e perto do escanteio... de lá é mais parecido com uma tela grande de TV no videogame ...”

Ora... Ora... Ora... diria aquele não tão saudoso narrador cacarejante...

Se um torcedor prefere a visão da arquibancada como se estivesse em sua sala de TV, do que a visão global e abrangente de uma arquibancada, será que um dia vai ter uma noção do que é SINERGIA? Acho que não.

Mas vamos tocando, sem querer ofender ninguém e sem querer mudar o pensamento de ninguém. Cada um que assuma suas incompetências e ignorâncias, mas que sustente-as e as defenda. Estaremos aqui para refutá-las, uma a uma...

#ForçaCRUZEIRO !!!

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 29-08-14 13h10min
Evandro parabéns pela coluna.Li atentamente e gostei. Sinergia, equilíbrio, confiança, competência e por aí vai.
 carlos_Almeida | Vitória | 29-08-14 13h52min
Evandro, você escreveu que a sinergia existe entre os jogadores e atribuiu em grande parcela ao caráter e comando do MO e que na torcida cada um faz o que quer. Como funcionaria essa sinergia na torcida? É função das organizadas direcionar o apoio? Sobre a venda de jogador para fora, acho que o Cruzeiro tem que vender diretamente para Real, Barcelona e times de ponta ao invés de vender para "uma ponte". Vale a pena segurar o ER, joga demais.
 carlos_Almeida | Vitória | 29-08-14 14h15min
Evandro, se o pessoal entender o que é sinergia, não precisa de comando... a ficha caiu um pouquinho tarde.
 redmosk | Uberl�ndia | 29-08-14 17h48min
Tem vários fatores para explicar essa sinergia talvez a principal seria vitória,bons resultados sem isso é impossível manter bom ambiente,depois vem acreditar no técnico saber que vai jogar quem estiver melhor não importando nome,quando esse critério de justiça é aplicado com os resultados positivos acontecendo,não tem como reclamar,por fim contratar jogadores focados querendo aparecer ou com experiência mas que sempre tenham mostrado bom comportamento dentro e fora de campo.
 denicruz | Brasilia | 30-08-14 09h48min
OFF TOPIC - chegaram minhas camisas que comprei na aliexpress sem o patrocínio da BMG... Modelo libertadores, já comprei tb a do brasileiro, que ainda não chegou. Quem quiser ver as fotos ta no Twitter @denicruz
 pyxis | BHZ | 31-08-14 18h06min
Dra. Celeste, muito obrigado. Pelo que tenho acompanhado, o ambiente é muito bom. O M.Oliveira está fazendo tudo de maneira altamente profissional e amando trabalhar no Cruzeiro. Outro dia, citei que o vi na Toca I no jogo do Cruzeiro Jr pela Taça BH. Ele levaria DOIS jogadores para o jogo contra o Santa Rita (Bruno Ramires e Judivan), vai levar só o Judivan pois o Bruno machucou-se. FAZ MUITA DIFERENÇA este clima e esta interação.
 pyxis | BHZ | 31-08-14 18h09min
Carlos_Almeida, precisa de comando sim... SEMPRE !!! E do alto comando é que emanam o EXEMPLO e ATITUDE. Sempre reclamei por este tipo de comportamento... Vejo na atual direção do clube e comissão técnica, ATITUDE... Isto conta muito para os comandados... e para a torcida Também... muita gente que rosnava forte contra o M. Oliveira já fica calado, o que é um avanço... mas a torcida ainda tá devendo MUITO... a cada dia as arquibancadas estão piores...
 pyxis | BHZ | 31-08-14 18h10min
Torcedor1, depois você podia relatar a sua experiência e das pessoas que estavam com você... Podemos publicar no VOZ DA ARQUIBANCADA... Será um depoimento muito interessante de ser compartilhado. Correu tudo bem?
 pyxis | BHZ | 31-08-14 18h13min
Redmosk, mas é isto... SINERGIA não tem muita explicação... SINERGIA percebe-se e tomamos a decisão se seremos contemplativos ou se fazemos a nossa parte... Não que TUDO esteja às mil maravilhas, o que é diferente... Existem erros que poderiam melhorar e acelerar muito o processo todo... mas, é até possível que a existências de desafios e tropeços contribuam para fazer as correções necesárias... ACREDITO que o Cruzeiro está no caminho CERTO... E NÃO SE ESQUEÇAM !!!!
 pyxis | BHZ | 31-08-14 18h15min
Denílson, Pergunta lá para o pessoal que fez a camisa (vi a foto), se eles não querem uma campanha no site Cruzeiro.Org. .... EU apoio iniciativas que inibam esta cor laranja e todo simbolismo deste patrocinador.
 denicruz | Brasilia | 01-09-14 08h49min
Evandro, o interessante é que quando vi o anuncio com a imagem da camisa sem o BMG eu ainda fiz uma pergunta pro vendedor pra saber se era isso mesmo. Me confirmou: "como na imagem". Logo após quando se coloca na busca a palavra "Cruzeiro" já aparece varios anuncios com a possibilidade com e sem patrocinio, alguns já vem escrito "Without BMG". Ainda se tem a opção de colocar nome e numero (o que ainda na fiz), sem falar no preço U$ 22,00 em média. Agora tem que ter paciencia pra chegar.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 02-09-14 08h47min
Evandro, fui a quatro jogos do Cruzeiro fora do Mineirão: Ponte Preta em Uberlândia, San Lourenzo em Buenos Aires, Atlético Paranaense em Brasília e Goiás em Goiânia. Em todos esses jogos vi uma torcida vibrante e participante durante todo o jogo. Lógico que fiquei fixo em um ponto do estádio, mas não observei focos de descontentamento, mesmo na derrota na Argentina. Alguns torcedores comentavam erros de alguns jogadores, mas não vaiaram.Penso que esta atitude está presente mais no Mineirão.Não?
 estrelado campeão | Ubá  | 02-09-14 16h59min
Olá Evandro. Boa tarde. Essa questão de saber torcer é complicado. Ano passado fui ver Cruzeiro e Tapetense e estava próximo a um pai de mais ou menos 35 anos e seu filho de 13 anos. Toda a bola que chegava no Borges e espirrava os dois protestavam e vaiavam. Dize pra eles terem paciência e que a vaia poderia incentivar outras vaias e atrapalhar o jogador. Que esperassem até o final do jogo e aí sim depois do desempenho do jogador viria a vaia. Daí a 10 minutos, Borges fez o gol. Continua.
 estrelado campeão | Ubá  | 02-09-14 17h07min
Normalmente são pessoas mal educadas e grosseiras, que partem fácil para agressão física. O jeito foi distanciar desse povo. Penso, que se dipsutássemos várias Libertadores seguidamente iríamos "aprender" com os argentinos.Lembro-me do Cruzeiro e Racing na Supercopa 92, e os caras vibrando o tempo todo apesar da dificuldade de reverter o placar( e não reverteram). Falta esse espírito na nossa torcida.
 estrelado campeão | Ubá  | 02-09-14 17h14min
Também espero que tenhamos, um dia, essa Sinergia Azul. Se fosse garantido que desse certo, poderia ser através de decreto, através de um adendo no Estatuto do clube, proibindo o torcedor ( não adianta argumentar que quem paga tem o direito de vaiar ou xingar A, B ou C) de vaiar durante a partida. E não é dificil identificar esse grupo, pelo contrário, muito mais fácil que identificar quem pratica ato de racismo ou de vandalismo. Isso é apenas especulação intelectual da minha parte, um sonho.
 pyxis | BHZ | 02-09-14 20h36min
Torcedor1,ficaremos aguardando seu texto.
 pyxis | BHZ | 02-09-14 20h36min
Denilson, se tiver oportunidade, peça a eles para entrarem em contato comigo.
 pyxis | BHZ | 02-09-14 20h38min
Aloisio, infelizmente o comportamento da torcida no Mineirão é muito dividido... e o comportamento dos torcedores no interior e fora do estado é complicado... ficam mais preocupados em tirar fotos, pegar autógrafos do que torcer... acompanham o jogo com outro olhar ...
 pyxis | BHZ | 02-09-14 20h41min
Estrelado, DUAS COISAS:
1. Não quero ensinar ninguém e muito menos avaliar se sabem ou não torcer. Mas me dou o direito de zuar, detonar, trollar certos torcedores de mentira (SEMPRE!!!).
2. No livro do Dirceu Lopes tem uma passagem que eu não sabia. Logo após o GOLPE de 1964, a polícia infiltrava agentes entre torcedores para prender que falasse palavrões ou contra o governo. Teve um Cruzeiro e 6a1o que ninguém foi preso... eu ri demais... Dirceu Lopes jura que é verdade.
 estrelado campeão | Ubá  | 04-09-14 07h54min
Evandro, se eu pudesse, se tivesse poder, modestamente e muito humildemente "ensinaria o torcedor a torcer". Ao contrário de você, tenho plena convicção que torcedores que se comportam como os citados na coluna e no meu comentário, não sabem torcer.Quem chega ao estádio com desejo premeditado de vaiar indiscriminadamente , não sabe torcer. Podem até ser cruzeirenses, aos seus respectivos modos, mas não sabem torcer,mesmo considerando às várias formas de amar e torcer por um clube.
 pyxis | BHZ | 08-09-14 01h00min
Estrelado, TENHO CERTEZA de que não sabem torcer... mas tenho CERTEZA de que não quero ensinar NADA para gente maleducada e malformada... se os pais deste tipo de torcedor ensinaram a eles a ir a campo para vaiar e chamar de "desgraçado", POR EXEMPLO, jogadores do Cruzeiro lutando em campo, NÃO SOU EU que vou ensinar nada a este tipo de ANIMAL. Aliás, quero distância deles.
Que eles fiquem marcados, como animais que são, pela estupidez nas arquibancadas e nas mídias virtuais...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
20/11 - 07h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster