Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

27/08/2014 | Joao Duarte
O Cruzeiro voltará a ser Copeiro

"Não tenho dúvida em afirmar que é da repetição que se extraem os melhores resultados, se amadurece e se aprende a vencer."

Mundo Azul,


O Cruzeiro estréia na Copa do Brasil diante do Santa Rita-AL - O Cruzeiro sempre foi muito respeitado no continente por saber jogar bem as competições do tipo Copa. Não tenho dúvida em afirmar que é da repetição que se extraem os melhores resultados, se amadurece e se aprende a vencer.
E digo isto porque o Cruzeiro ganhou as Copas do Brasil e sempre fez boas campanhas nas Libertadores, quando passou a disputar a Supercopa a partir de 1988.
E a nossa receita sempre foi saber fazer o resultado dentro de casa.
O nosso retrospecto jogando no Mineirão é extremamente favorável quando se fala em Libertadores, nas Copas do Brasil, na Supercopa, Mercosul, Copa Ouro, Copa Masters, Sul-Minas, Centro-Oeste, Copa Sul-Americana, ou seja, em todas as competições de estilo Copa ou popularmente chamadas de mata-mata.
E foi assim, que o Cruzeiro sempre caminhou bem neste tipo de competição.
Mas, não podemos negar que nos últimos tempos o fator casa não tem sido nossa força como costumava ser no passado, tanto assim que fomos eliminados pelo Boca Jrs.(2008), perdemos a final para o Estudiantes em 2009, perdemos para o São Paulo em 2010, passamos pelo vexame de sermos eliminados pelo Once Caldas em Sete Lagoas em 2011 (depois de termos ganho lá fora por 2 x 1) e finalmente, perdemos a chance na Libertadores deste ano no empate contra o San Lorenzo de volta ao Mineirão.
Não podemos colocar a culpa de todas estas eliminações apenas nas costas dos treinadores Adilson Batista (2008 a 2010), Cuca (2011) e Marcelo Oliveira (2014).
Uma sequência negativa de resultados em casa, onde sempre fomos fortes tem que ter mais outras causas básicas associadas. Cito 7 razões para nossa discussão :
O nosso time passou a ficar nervoso, a partir da necessidade de reversão de resultados algumas destas vezes, principalmente por sair perdendo em casa, como nas eliminações de 2008, 2010 e de 2014.
♦ Outras vezes O Cruzeiro atuou mal e desconcentrado. Não se pode conceber que 11 de 14 atletas que atuaram numa final tenham tido desempenho abaixo do sofrível, como foi o caso de 2009.
♦ Também o nosso trabalho fora de campo deixou a desejar em outras ocasiões. O erro mais crasso foi achar que há jogo ganho antes da bola rolar, exposição demasiada do time em 2009, discussão equivocada sobre premiação às vésperas da final de 2009 e falta de pulso nas discussões entre jogadores chave do time como ocorreu na campanha de 2011.
♦ Não há dúvida de que houve vezes nas quais o time foi mal escalado, com mudança de postura, jogadores e de sistema tático em cima do laço.
Não saber identificar e anular os pontos fortes dos adversários e trabalhar com humildade para lhes dificultar a forma de jogar dos jogadores-chave do adversário (como aconteceu com Riquelme em 2008 ou Verón em 2009 por exemplo).
♦ Também há que se considerar o caso onde nosso time atuou mal e o adversário atuou muito bem, fato que foi comprovado em praticamente todas estas situações nas quais o Cruzeiro perdeu a partida atuando em nossos domínios.
♦ E finalmente tem o aspecto emocional do conjunto torcida x atletas, com o zum-zum-zum nervoso das arquibancadas tirando o equilíbrio de nosso jogadores e ao invés de ajudar, acabamos vendo piorado o acerto de passes. Neste contexto a gente coloca as expulsões de jogadores chave e experientes como Kléber (2010) e Roger (2011) que atrapalharam muito o time nas decisões que resultaram as nossas eliminações. Tivemos falhas de nossos jogadores em lances capitais que determinaram a incidência dos maus resultados do Cruzeiro... Aquilo não foi falta de sorte, foi desequilíbrio, perda de concentração e controle emocional.
Ou seja, não foi um só fator o responsável pela nossa perda de desempenho, mas, um conjunto de fatores que somados levam à causa do problema.

Hoje iniciamos uma competição deste estilo e tenho a certeza de que todos estes pontos serão avaliados pelo nosso comando do futebol e desta vez temos tudo para sermos melhor sucedidos, com o Cruzeiro voltando a ser chamado de COPEIRO.
O Cruzeiro, se fizer o resultado hoje, poderá optar por poupar vários jogadores na partida de volta, que se dará na próxima semana no estádio onde atua o ASA em Arapiraca, guardando nossos melhores jogadores para a partida importante contra o Fluminense no Maracanã na rodada de encerramento do turno no dia 07/09.
Muito difícil não se projetar um resultado elástico, mas, sem ser derrotismo e nem negativo, o time deles virá fechadinho com pelo menos 9 jogadores atrás da linha da bola e vai jogar no erro do Cruzeiro.
Vão tentar segurar a pressão nos minutos iniciais, contar com o fato de que a nossa torcida certamente irá se enervar se o gol demorar a sair e depois, aos pouquinhos, tentar a surpresa de achar uma bola vadia para fazer o gol.
Num cenário assim de gigante x pequeno é inexorável que o time de menor porte tenha pelo menos uma chance de gol. E é neste ponto que reside a beleza do futebol como esporte, pois, há a possibilidade de um time fazer 40 ataques e não marcar nem um gol. E o outro chegar lá com uma única chance. Já vi este filme.
Não se pode ganhar a partida antes da bola rolar, usar salto Anabela e achar que já ganhou (isto é coisa de atleticano). O Cruzeiro terá que fazer o jogo ficar fácil e creio que mesmo saindo com vantagem, não veremos o adversário nos atacar de peito aberto para tentar chegar ao empate.
O meu time para hoje seria :
- Fábio
- Ceará, Manoel (Dedé parece ter sentido algum problema), Léo e Samúdio
- Lucas Silva e Henrique
- Éverton Ribeiro, Ricardo Goulart e Dagoberto
- Marcelo Moreno
Lembrando que Tinga (quebrou a perna), Egídio (quebrou a mão), Marquinhos (já atuou pelo Vitória na Copa do Brasil), Borges e Bruno Rodrigo (em fase final de preparação voltando de contusões) estão indisponíveis.

♦ Método para avaliação de desempenho dos times no Campeonato Brasileiro:
Antes da bola rolar, fiz a seguinte divisão para monitorar o desempenho do Cruzeiro.
☻ Times que iriam disputar o G6 : São Paulo, Corinthians, Grêmio, Inter, Fluminense e Atlético-PR
☻ Times que iriam ficar no meio da tabela (N6): Santos, Flamengo, Palmeiras, Sport, Botafogo e Goiás
☻ Times que iriam lutar pelo rebaixamento (Z6) : Vitória, Bahia, Criciúma, Chapecoense, Coritiba e Figueirense
☻ Time Rival : Atlético-MG
As metas para se chegar aos 73 pontos e ao título eram as seguintes :
G6 (casa) : 12 pontos + G6 (fora) : 08 pontos --> Total contra G6 : 20 pontos
N6 (casa) : 14 pontos + N6 (fora) : 10 pontos --> Total contra N6 : 24 pontos
Z6 (casa) : 16 pontos + Z6 (fora) : 11 pontos --> Total contra Z6 : 27 pontos
RV (casa) : 01 pontos + RV (fora) : 01 pontos --> Total contra RV : 02 pontos
Total em casa : 43 pontos (75.4%) e fora de casa : 30 pontos (52.6%).

Fazendo um balando dos 17 jogos até aqui disputados a nossa situação é a seguinte :
G6 (casa) - São Paulo (1), Grêmio (3) --> Meta : 4 / Real : 4
G6 (fora) - Inter (3), Corinthians (0) e AtléticoPR (3) --> Meta : 4 / Real : 6
N6 (casa) - Sport (3), Flamengo (3), Santos (3) --> Meta : 7 / Real : 9
N6 (fora) - Palmeiras (3), Botafogo (1), Goiás (3) --> Meta : 5 / Real : 7
Z6 (casa) - Vitória (3), Coritiba (3), Figueira (3) --> Meta : 8 / Real : 9
Z6 (fora) - Bahia (3), Criciúma (1) --> Meta : 3.7 --> Real : 4
RV (fora) - Atlético-MG (0) ---> Meta : 1 +++ Real : 0

☻ CONCLUSÃO : Por esta configuração a nossa sobra de pontos é de 6 pontos, perfeita a projeção porque com 33 pontos à esta altura da competição seríamos líderes. Ou seja, com o rendimento atual do Cruzeiro seja qual for o sistema adotado as projeções são favoráveis.

☻ E o time de homenageados desta semana tem : Carlos Almeida (o POLE da semana anterior), EDG (Belém), Marcos Mineiro (Rio de Janeiro), MRR (Natal), PHDF e Nelsão (Brasília), Seixas (Belo Horizonte), Marco (Curitiba), Bráulio (Salvador), Geraldo Thadeu Barbosa (Recife) e Lambertucci (Vitória). Numa homenagem aos nossos representantes nas capitais brasileiras. E muito especialmente à Sicília, Céu, Nádia2007, Beth Makennel, Moema Tomassoni em nomes das representantes femininas que sempre comentaram aqui neste espaço.

☻ E de Conceição do Mato Dentro-MG : Renatinho, Rosinha, Grilo e Deco Lima de Carvalho, Evandro Vidigal, Luiz Cláudio "Coracete" de Souza Câmara, Jáder Domingos Costa, Sebastião Ronaldo Mascarenhas, Claudino Honório Mascarenhas (o presidente do BB), Tarcísio e Tânia Lazarinni... um timaço da terra.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 27-08-14 11h33min
J.D. , fugindo totalmente do assunto de sua coluna , o suspeito site Surperesporte, noticiou que a torcida do Gaylo passou a nossa torcida em uma pesquisa feito pelo IBOPE , gostaria de saber quais foram os critérios que foram usados nesta pesquisa ??
 estrelado campeão | Ubá  | 27-08-14 11h37min
Bom dia João Duarte. Sinto o cheiro de nova estação, como diz a letra do Belchior e sinto que teremos uma segunda tríplice coroa. Plenamente confiante nas conquistas da Copa do Brasil e do Tetra do Brasileirão. Principalmente se não perdermos talentos nesse fechamento de janela.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 27-08-14 11h58min
Agora J.D. , falando do assunto de sua coluna e do jogo de hoje, temos que jogar com os pés no chão , respeitando o adversário e principalmente ter muita paciência pois o time deles virá totalmente retrancado !! Temos total condições de ganhar a Copa do Brasil e manter também toda a atenção no Brasileiro , pois este ano deixamos de ganhar a Libertadores mais fácil da história !! Teríamos condição de ganhar todos os campeonatos deste ano (Mineiro,Libertadores ,C.B.e Brasileiro ) , já pensou !!!
 estrelado campeão | Ubá  | 27-08-14 13h59min
João Duarte, analisando as projeções previstas por você e os números reais até então que já conseguimos, mostra que estamos no caminho certo mesmo, e que só um desastre( uma combinação de varias contusões, perdas de jogadores na janela até 31 de agosto, suspensões de jogadores, perdas de mando de campo, etc) nos tiraria o tetra. Porém, um colega alertou-me sobre as probalidades de sites especializados já apontam sobre chances de campeonar. Aí entrei no INFOBOLA(Tristão Garcia) e CHANCE DE GOL.
 estrelado campeão | Ubá  | 27-08-14 14h10min
As probabilidades de campeonar dos principais concorrentes ao título apresentadas pelos respectivos sites são as seguintes INFOBOLA : Cruzeiro 77% ; São Paulo 8% ; Inter 6% ; Corinthians 5% ; Fluminense 3% e AtléticoMG 1%. CHANCE DE GOL : Cruzeiro 96,1% ; Inter 1,5% ; Corinthians 0,9% ; São Paulo 0,8% ; Fluminense 0,4% e AtléticoMG 0,2%. A metodologia das pesquisas(eleitorais, de torcidas, censo populacional) são mais visíveis e paupáveis. Porém, não entendo a metodologia desses institutos.
 marco | Curitiba | 27-08-14 14h12min
Caro JD, obrigado novamente pela homenagem. Concordo com sua escalação para hoje e espero que a "bruxa suma" lá da Toca. Com relação à pesquisa IBOPE citada pelo colega acima, a conclusão é que ela está errada. Tão errada com o as várias que eles já divulgaram sobre intenção de votos. Não é novidade. Impossível a torcida deles aumentar tanto, ainda mais depois do ano de 2013 que tivemos e 2014 que estamos tento. O SF comprova o nosso crescimento.
 estrelado campeão | Ubá  | 27-08-14 14h20min
Sei que o jogo é jogado e o lambari é pescado, ou seja, se perdermos vários jogos seguidos, nossas chances cairão drasticamente, mas se julgarmos pelos números apresentados por institutos(sites), logicamente a gente mantendo a perfomance, seremos campeões com várias rodadas de antecedência. Você entende e/ou confia na metodolgia desses institutos de matemática e estatística.
 estrelado campeão | Ubá  | 27-08-14 14h21min
O que penso mesmo, é em mantermos ou aumentarmos a vantagem, até que matematicamente não seja possível sermos alcançados pelos concorrentes. Gostaria de sua opinião sobre o caso.
 carlos_Almeida | Vitória | 27-08-14 15h32min
JD, na eliminação contra o San Lourenzo faltou tranquilidade, principalmente do setor defensivo, o mesmo que está começando a titubear agora e obrigando Fábio a fazer milagres, MO tem que fazer uns ajustes. Precaução contra o Santa Rita porque ele não é este cachorro morto que está se apresentando. Vai dar trabalho, se não ficar velhaco poderá ter uma má surpresa.
 veron | BHZ- Fortaleza | 27-08-14 22h27min
O time hoje jogou bem e não deu sopa pra azar. É com esta seriedade e planejamento que temos que continuar em todas as competições. Assim voltaremos a ser copeiros e acabaremos de vez com a maldição do mata-mata que se instalou por aqui nos últimos tempos. Se bem que se fosse obrigado a escolher, eu prefiriria time que ganha pontos corridos que mata-mata.
 seixas | Belo Horizonte | 28-08-14 12h07min
Salve, salve Mestre amigo JD!!! O time voltará a ser copeiro,por ser um time consciente dentro de campo, que sabe oque quer e como fazer, amadurecendo a olhos vistos. Só acho pesadas as críticas a Júlio Baptista, em que pese o salario, mas é um jogador com capacidade para aparecer na partida e fazer um gol como aquele que fez contra ao Santos, é respeitado pelo adversario. Tomara que isso não se transforme em perseguição ao jogador, Egídio é outro que sofre com isso injustamente.A turma do amend
 seixas | Belo Horizonte | 28-08-14 12h30min
A turma do amendoim, chata pra caramba...hehehehe Obrigado pela homenagem da semana. Valeu.
 cajaiba | Serra | 28-08-14 13h48min
JD sua análise é sóbria e ao mesmo tempo positiva, e se o MO estiver lendo esta coluna, com toda a certeza terá argumentos para pensar seu planejamento. Sabemos que o jogo de ontem foi um treino, não dá pra avaliar ninguém pelos acertos, mas pelos erros sim. O jogo foi bom, mas o que valeu mesmo foi ver o Neilton jogando, um toque de classe nesse time, é claro que devemos colocar na contar a falta de ritmo e a estreia, mas agradei do que vi, se largar o cai-cai esse garoto irá render.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 29-08-14 12h53min
João parabéns pela coluna e obrigada pela homenagem.A boa vitória na quarta confirmou a sua e nossa expectativa. O time vem nos trilhos e arrisco a dizer que esse ano iremos gritar campeão ao menos mais uma vez.
 redmosk | Uberl�ndia | 29-08-14 18h03min
Os times pegam umas famas que muitas vezes não condizem com momento atual deles,na minha visão time copeiro é aquele que joga fechadinho esperando para definir jogo no contra-ataque,maior virtude deste tipo de time é saber jogar com regulamento é ter psicológico forte para não se abatem com qualquer revés. Não temos esse time copeiro mas podemos ganhar qualquer campeonato mata - mata porém precisamos fazer alguns ajustes nosso jogo.
 João Duarte | Vit�ria | 29-08-14 18h55min
Redmosk,
Discordo de sua visão do que seja time "copeiro". Para mim, "copeiro" é o time que sabe alcançar o resultado suficiente para eliminar o seu adversário direto da disputa.
Na Supercopa de 1991 ganhamos do Nacional de Montevidéu de 4 x 0 no Mineirão. No jogo da volta no Uruguai perdemos de 3 x 0 mas voltamos de lá classificados. Nosso treinador era Ênio Andrade.
 João Duarte | Vit�ria | 29-08-14 18h58min
Times Copeiros se impõem jogando como locais e os adversários suam sangue para sair dom resultado de derrota magra, mas, quando os resultados negativos ocorrem, conseguem forçar para reverter a situação no jogo da volta.
Perdemos do Olímpia de 2 x 0 em Assunción e fizemos 3 x 0 em casa.
Perdemos do River de 2 x 0 em Buenos Aires e ganhamos de 3 x 0 no Mineirão.
 João Duarte | Vit�ria | 29-08-14 19h01min
Na semifinal da LA97 ganhamos do ColoColo aqui por diferença mínima de gols. Ficamos com 10 jogadores, perdíamos de 3 x 1 lá, mas, um gol de Cleisson nos colocou de novo no jogo. Fomos para os pênaltis, Dida catou 2 cobranças e voltamos de Santiago classificados.
Na final da CB96, empatamos no Mineirão com o Palmeiras por 1 x 1. Na volta com gols de R. Gaúcho e Marcelo Ramos ganhamos do time que foi considerado o melhor time do Plameiras da história, dentro da casa deles...
 João Duarte | Vit�ria | 29-08-14 19h05min
O Cruzeiro até 2003 era um time que mostrava muita competência no sistema de competições de estilo mata-mata. Era temido como la bestia negra porque no Mineirão era praticamente imbatível. E sabia chegar às finais, até mesmo com elencos de qualificação mediana. Agora, é tempo de chegar aos postos de honra com um dos elencos mais qualificados da nossa história.
 PHDF | Brasília | 29-08-14 21h39min
- Valeu João pela homenagem.
- Quanto ao mata-mata, o estilo do Marcelo, assim como o do Cuca, não favorece muito em competições deste tipo. Ambos pouco variam esquema tático durante o jogo e quase sempre deixam a defesa vulnerável. O Cruzeiro não sabe por exemplo prender a bola, jogar no contra-ataque. É sempre ofensivo.
- Outra coisa, considerando que o Cruzeiro tem vários cobradores de falta, por que não está marcando neste tipo de jogada? Isso é importantíssimo em mata-mata.
 PHDF | Brasília | 31-08-14 19h50min
- João, talvez um tema para ser abordado seja quais as revelações do brasileirao. Quais jogadores tem futuro e estão surgindo ou se firmando nesta temporada.
- Assisti a um jogo do Figueirense e gostei de um garoto que entrou durante a partida e alterou o ritmo da partida. Acho que se chama Cleiton e tem 18 anos.
- Fora os do Cruzeiro, há outros despontando ? Quais? Alguma esperança de surgir um craque?
 Sicilia | Belo Horizonte | 01-09-14 10h32min
Obrigada pela homenagem, João. Gostaria de saber qual seria sua escalação para o jogo contra o Fluminense, já que não teremos os 4 convocados e provavelmente Dagoberto também não.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 01-09-14 16h33min
Sr. Duarte. Obrigado pela homenagem. Viver no Rio, pensando em Minas é danado! Quando podemos, corremos para um banho de mineiridade e para beber um copo de água do Velho São Francisco (É que nasci em Iguatama, lá prás bandas da Canastra). Mas, time copeiro, core feito louco no ataque, em casa e, fora, defende o resultado com unhas, dentes, cusparadas e o que mais puder ser. Fora de casa, joga-se por um gol. O resto é lucro….
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 01-09-14 16h38min
Estava me esquecendo: rejeitar 30 milhões pelo Everton Ribeiro e 40 pelo Ricardo goulart…. É muita coragem, sô. Não sei se é verdade, mas são as notícias….
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 02-09-14 13h33min
João, parece que nosso time esta mais ligado este ano na Copa do Brasil do que estava em 2013. Temo uma competição atrapalhar a outra. Mas, com sabedoria o MO vai saber dosar as coisas e seguir em frente em busca do bi da triplice coroa. Gratias pela homenagem a mim. Olha, tem 1 colega, Auditor Fiscal aqui da Receita, de outra área, grande Cruzeirense e que sempre vai ao Mineirão também, que é de Conceição do Mato Dentro e te conhece muito; NATA( Natanael ). Mandou um abração para você.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster