Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

25/06/2014 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético – Técnico de Seleção Pra Que?

Fico assustado só de saber que ainda existem cruzeirenses que tem o desejo de ver o Scolari treinando o Cruzeiro novamente ...

O cruzeirense Alex Souza, que não é o jogador, escreveu sobre o que pode ser aprendido e assimilado pelo Cruzeiro, a partir do Scolari e demais integrantes da comissão técnica da Seleção Brasileira.

Fico assustado só de saber que ainda existem cruzeirenses que tem o desejo de ver o Scolari treinando o Cruzeiro novamente. Mais do que assustado, dá calafrios e febre. Assim como outros treinadores que ganharam até títulos importantes (Autuori, Levir Culpi, Marco Aurélio etc.), não quero que o Scolari, e seu escudeiro Murtosa, não passe NUNCA mais na portada Toca II.

Este técnico mostrou todas as suas idiossincrasias e manias quando treinou o Cruzeiro. É impressionante como treinadores como ele atingem o status que tem, pela conquista de títulos e sem que os torcedores percebam que ele aplica teorias maquiavélicas a todo momento. É O rei do “os fins justificam os meios”. E o torcedor brasileiros (os cruzeirenses não fogem à regra) adoram este tipo de treinador.

Vou falar o que vejo quando este técnico, e seu fiel escudeiro, fazem e que eu não quero ver reproduzido no meu Cruzeiro NUNCA mais.

A começar pela montagem do elenco (e é o que bastaria para consolidar minha birra para com ele).

Ele monta os elencos, e a Seleção não é exceção, com jogadores de sua confiança, para as posições de titular, ele chama um grupo maios de jogadores medianos, que serão carregadores de piano e serão como cabritos bonzinhos, não berram. Chama ainda dois ou três jogadores craques e “símbolos” em que ele confia que não o deixarão na mão. Assim está formado o time titular.

Para a reserva, ele chama para a Seleção (no caso de times ele pede que a diretoria contrate), jogadores medíocres, mas que serão mais cabritos do que todos os outros. Ele cria oportunidades para que estes jogadores medianos não tenham oposição da mídia e, por consequência, dos torcedores teleguiados.

Aqui, um parênteses, o Scolari sabe quem ele deve tratar bem e quem ele deve ignorar na mídia. Na média, ele ganha a simpatia dos críticos que passam a questionar detalhes de suas convocações e, no caso dos clubes, nem isto fazem, pois ele manda calar os críticos.

Voltando à montagem do time, ele acredita que defensores “caninos” inibem os adversários e atacantes brilhantes garantem a vitória com gol de bico, canela e afins. Relembrem as seleções e times onde ele foi exitoso, e pensem no assunto.

Os reservas só ganham a posição de titular se os “protegidos” estiverem muito ruins. E não se permitem rebeliões dentro da famiglia.

Em todos os clubes a surpresa e reconhecimento passam a ser “naturais”. Comentários do tipo; “... este Scolari é bom demais, olhem como se ganha um título com estes jogadores ruins...” e aí, tenho que reconhecer, fica muito difícil a crítica. (Este é um dos motivos que faço neste momento a crítica). Não quero ser profeta do acontecido e muito menos seca-pimenteira.

Só desejo que NADA do que o Scolari tem utilizado na Seleção Brasileira, seja aplicado no Cruzeiro. O que ele faz é LIXO... serve para ganhar títulos quando os adversários estão despreparados, como aconteceu em 2002 pela Seleção e em outros títulos que ele ganhou pelos clubes que treinou.

Assim sendo, não vejo nada de proveitoso que possa ajudar meu Cruzeiro neste segundo semestre de 2014. E espero, de todo coração, que o Marcelo Oliveira tenha discernimento suficiente para ignorar tudo que foi feito pelo Scolari e o péssimo Murtosa (este cara merece até um capítulo especial de tão ruim que ele é).

Meu Cruzeiro não merece este tipo de técnico NUNCA MAIS. Se existir uma Seleção que inspire o técnico do Cruzeiro, que seja a Holanda, que sabe jogar, que tem craques e que tem coadjuvantes que sabem perfeitamente a função de cada um para o conjunto. Aliás seria muito curioso ver Brasil e Holanda numa final, no Maracanã, e a Holanda campeã.

P.S. Como sempre digo, desde 1982 não torço por Seleções mais. Adoro futebol e ver jogos da Copa do Mundo sem nenhum compromisso de torcer. Quero que o melhor, TECNICAMENTE, vença. No momento vejo que a Holanda é a seleção que melhor se preparou para a Copa do Mundo no Brasil. Depois de tantos vice-campeonatos, talvez tenha chegado a hora dela.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 25-06-14 22h53min
Evandro, eu , conforme escrevi outras vezes, estou torcendo pela seleçao, ou melhor, pelas minha filhas e sobrinhos que querem ve r Brasil campeao. De resto concordo com tudo que voce escreveu. Nao gosto do Scolari e também já escrevi aqui, em outras oportundides, que nossa torcida foi muito tolerante com ele. Eu, confesso, sinto falta do Cruzeiro quando vejo nossa seleção jogar. O Felipão é quem deveria se inspirar no MO.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 25-06-14 22h59min
Se no Cruzeiro os lances de bola parada são quase penalti, na seleção eles nem assustam o adversário.No nosso time a bola gira no meio de campo e na seleção ela é rifada da defesa para o ataque. O futebol canarinho é horroroso de se ver. Só vale pelos bons momentos do Neymar e é por isso que acredito que o time tem chances de campeonar. Npso trocedores estamos cansado de ouvir a frase: futebol é momento e o cidadão convoca jogadores baseado no desempneho de um ano atrás.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 25-06-14 23h03min
Finalizando, como entender que o Vampeta foi campeão mundial e o Alex 10 não? E, considerando o que você escreveu, deduzo que o talento não foi para a Copa porque não tem o perfil de quem fala amém para tudo que o professor fala.
 Cruzeiro do Leste | Não definido | 25-06-14 23h30min
Evandro, concordo com vc, e digo mais, o futebol brasileiro vive uma crise muita mais tática do que técnica e pra mim isso se deve a maldição do treinador gaúcho, essa turma Tite, Felipão e Mano estão matando o futebol brasileiro e acho que vai piorar com o Tite. Hoje ouvi as estatísticas de treinador, e veja que os brasileiros estão em baixa e os treinadores argentinos cada vez mais em voga.
 alexaug | Belo Horizonte | 26-06-14 00h58min
Alô Evandro, eu também não quero o Felipão ou sua comissão técnica no CEC (Deus nos livre). No meu post destaquei sobretudo o que não funcionou no Brasil e noutras seleções que não foram bem. Quem conseguiu apresentar algo de bom não cometeu as falhas que vi: laterais que não funcionam, lentidão, sobrecarga sobre a zaga e a contenção no meio campo, falta de opção para os armadores, bola rifada, ataque estático.
 alexaug | Belo Horizonte | 26-06-14 01h10min
...Vi no time de Felipão falhas parecidas com as que o CEC cometeu quando as coisas não funcionaram em jogos que tivemos dificuldade nesse ano: sobrecarga sobre a zaga, excesso de toques laterais ou para trás, falhas dos laterais na marcação e apoio, lentidão de atacantes e falta de alternativas para o jogo dos armadores. E isso que espero que MO esteja de olho para armar o CEC...
 alexaug | Belo Horizonte | 26-06-14 01h35min
...propus um aprendizado com coisas boas e principalmente as ruins. Dizem que o inteligente "aprende com os próprios erros e acertos; o sábio com os erros e acertos dos outros". A marca dos bons times é, para mim, muito parecida: há marcação consistente, os laterais vão bem ao ataque, os meias e os atacantes se movimentam para variar as jogadas e criar situações de gol. Não quero no CEC o que vi no Brasil: "bola para Oscar e Neymar se virarem e arrumarem algo".
 alexaug | Belo Horizonte | 26-06-14 01h55min
...Acho que há muito do que se viu na Copa que pode ajudar ao CEC: MO pode usar as falhas do Brasil e de outras Seleções para mostrar o que não funciona. Penso que vale, em parte, o que ensina Sun Tzu: "um hábil empregador de homens usará o prudente, o bravo, o cobiçoso e o burro. Pois, o prudente terá prazer em aplicar seu mérito, o bravo sua coragem em ação, o cobiçoso é rápido em tirar vantagens e o burro não teme a morte".
 alexaug | Belo Horizonte | 26-06-14 02h24min
Nessa coisa de técnico para o CEC prefiro deixar por conta da diretoria; é algo dificílimo. Lembro-me de alegrias e tristezas com Ilton Chaves, João Francisco, Yustrich, Carlos Alberto Silva, Jair Pereira, PC Gusmão, Roth, Felipão, Dorival, Autuori, Levir Culpi, Nelsinho Batista, Joel Santana, Mancini, Ênio Andrade, Luxemburgo, Adilson Batista. Acho que estamos bem com Marcelo Oliveira e torço para que ele teve este grupo a mais títulos.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 26-06-14 12h25min
Evandro, eu não gostei da passagem do Felipão pelo Cruzeiro. Tenho na memória o jogo da semifinal entre Cruzeiro e Vasco, em 2001. Nosso time era melhor, com Fábio Júnior, Clebão, Sorin e outros. Eu fui ao Mineirão e vi nosso CEC perder de 3 X 1 para o Vasco de Juninho Pernambucano e Romário. Marcelo Oliveira não tem nada para copiar da atual seleção brasileira. Mas da Holanda, com certeza sim e tenho certeza que não irá copiar nada do Felipão. A escola do MO é outra, a do Telê Santana.
 carlos_Almeida | Vitória | 26-06-14 14h53min
Evandro, também não gostei da passagem do Felipão como técnico do Cruzeiro e nem quero sua volta, MO é melhor. Você pegou pesado em dizer que ele não é um bom técnico. É difícil achar mais de 3 craques para um time e chamar os "carregadores de piano" de medíocres... é complicado. Tolerar um cabrito que berra que nem o Romário (só se não tiver substituto) e um que joga água na cara do técnico, tem que ter um auto controle muito grande, MO também não dá muita moleza pra jogador.
 carlos_Almeida | Vitória | 26-06-14 14h59min
O time do Brasil tem 2 laterais habilidosos que avançam, 1 volante de contenção, 1 volante que aparece no ataque, 1 meia, 2 meias atacantes e 1 centroavante, é o que ele formou em pouco tempo e um esquema que não é tão diferente dos outros, dentro do que ele tem na mão. Portanto ele não é tão tosco.
 João Duarte | Vit�ria | 27-06-14 11h35min
Evandro, Concordo com você em gênero, nº e grau e apesar de achar que Scolari é bom motivador, talvez um dos que melhor sabem fazer os caras se contagiarem, quando se fala em sistema tático, nunca me agradou.
Pode até ser campeão, mas, o que a gente vê em campo não tem consistência. Qualquer time pode fazer jogo duro contra o Brasil. A nossa camisa pesa uma barbaridade, mas, quando a gente vê as cismas do treinador fica claro que a nossa seleção é mais dependente do jogo individual que tudo.
 João Duarte | Vit�ria | 27-06-14 11h37min
Acho que Fred é um baita centroavante, mas, que não recebe bolas e sem as receber como pode concluir a gol ?
Neymar é um cara diferenciado mesmo. É craque e vem fazendo a diferença. Mas, o nosso meio-campo do jeito que joga é um convite para um time que tenha bons jogadores de meio a trançar a bola, a não ser que o Brasil os marque no seu campo, porque este tem que ser o mote da seleção, marcar adiantado, roubar a bola no campo do adversário e fazer o jogo de abafa.
 João Duarte | Vit�ria | 27-06-14 11h40min
Acho que o nosso meio é aberto demais. Neymar tem voltado e feito sombra nos volantes adversários, Hulk também volta na marcação ao lateral e tem se desdobrado, mas, Paulinho vem atuando mal, sem ser efetivo no combate. Luiz Gustavo tem sido um leão à frente da zaga, mas, quando faz o 3º zagueiro pode observar que fica um espaço nobre de manobra à frente da nossa área. Este espçao deveria ser coberto por Paulinho (Fernandinho) e Oscar, além de 1 dos laterais que fecharia (lado contrário da bola)
 João Duarte | Vit�ria | 27-06-14 11h43min
Mas, não é isto que temos visto.
O México chutou várias vezes da entrada da área, sem êxito. Vidal, Valdívia, Sanchez, Vargas e Arangüiz poderão nos complicar com os chutes de fora da área, se não se mudar o sistema de jogo. Amigos têm dito que eu sou refém do 4-3-1-2, mas, não é bem assim. Para mim, o 4-2-3-1 tem sido empregado com êxito pelo Marcelo Oliveira no Cruzeiro, mas, o trabalho que o Ricardo Goulart e Éverton Ribeiro fazem de recomposição é totalmente diferente do da seleção.
 João Duarte | Vit�ria | 27-06-14 11h47min
Então, vamos enfrentar o Chile que joga numa formação tática que muda muito e tem jogadores versáteis e capazes de mudar a organização ao comando do treinador. Vai ser parada torta. Só que tem um pequeno detalhe... A defesa do Chile não tem altura e neste aspecto, o Felipão é um dos melhores que conheço para armar a bola aérea, especialmente com Neymar nas cobranças. Espero que o Brasil ganhe do Chile e avance até as semifinais após bater Colômbia ou Uruguai. As semifinais a gente vê depois...
 João Duarte | Vit�ria | 27-06-14 11h51min
Evandro, Sobre a Holanda creio que o futebol deles mereça ser campeão. Só que irão cruzar com a Alemanha e aí tem bloqueio holandês. O time alemão é um dos melhores tecnicamente. Alia velocidade e força. Tem um toque de bola que é capitaneado por Gotze, Schweinsteiger, Lahm, Muller. Eu tendo a acreditar que se o Brasil chegar às semifinais cruzará com a Alemanha. Mas, vamos ver no que vai dar...
 pyxis | BHZ | 27-06-14 12h27min
Dra. Celeste, futebol é mágico por isso... NEM SEMPRE o melhor vence, nem sempre que é mais capaz se sobressai e por ai vai. Sobre Seleção Brasileira, raras vezes foi A MELHOR em Copas. NUNCA tivemos o melhor futebol do mundo FORA das quatro linhas e dentro das quatro linhas, tivemos O MELHOR em 1970 e 1982, ganhamos Uma e perdemos a outra... Meu distanciamento da Seleção é fora das quatro linhas e sou crítico feroz dentro das quatro linhas.
 pyxis | BHZ | 27-06-14 12h29min
Cruzeiro do Leste, concordo que o futebol brasileiro vive uma crise tática... mas não é por causa dos técnicos "gaúchos"... alguns deles compreendem de tática e até tentam alguma coisa nova. A crise vem desde o tempo que perdemos a capacidade de usar os talentos INDIVIDUAIS num 4-2-4.
 pyxis | BHZ | 27-06-14 12h31min
AlexAug, você escreveu mais nestes comentários do que na sua coluna.
Na boa?
Você repetiu tudo como se eu não tivesse entendido... EU entendi sua opinião e visão. Está errada e tomei a liberdade de expor a minha opinião que é totalmente contrária às suas conclusões... NENHUM TIME brasileiro vai aprender NADA com a Seleção enquanto Scolari for técnico. Não é simples? Agora, se você concorda comigo, bem vindo !!!
 pyxis | BHZ | 27-06-14 12h34min
Aloysio, qual é a "escola" de técnicos que o Scolari professa e aplica? A dos "motivadores" que se apoiam em psicólogos e etc.??? Estes nem teriam levado Garrincha a uma Copa do Mundo. Joãozinho Passou longe... Depois de 1990 (quanto Lazaronni substituiu Telê), a coisa degringolou... não existe "escola" nenhuma na Seleção... Dunga, Zagallo??? TALVEZ o Parreira tenha tentado... mas os capos da CBF não deixam NUNCA.
 pyxis | BHZ | 27-06-14 12h37min
Carlos ALmeida, Scolari é tôsco, Murtosa é um OGRO para o futebol e ele passar a imagem de que está fazendo aquilo que todo mundo (a mídia na realidade) acha normal, é compreensível. E ai daquele que ousar discordar.
Sobre a passagem dele pelo Cruzeiro e as suas idiotices...
... a imagem que nçao me sai da cabeça é um Alex Mineiro entrando no final de uma partida como se fosse a SALVAÇÃO do Cruzeiro para conquistar alguma coisa.... Mais TÔSCO IMPOSSÍVEL.
Scolari na Toca II, NUNCA MAIS!
 pyxis | BHZ | 27-06-14 12h40min
JDuarte, fico feliz que você concorde, parcialmente, comigo, no que diz respeito à Seleção Brasileira. Acredito que as vulnerabilidades e ameaças são MUITO MAIORES do que as que você descreve... entretanto, o Scolari é expert nisto... ele é TOSCO mas tem um Parreira que está dosando as burrices dele. A saída do Paulinho do time (é ótimo jogador de CLUBE) é o primeiro sinal... cont
 pyxis | BHZ | 27-06-14 12h43min
... uma grande vulnerabilidade é este goleiro... como na África do Sul, uma hora ele entrega a rapadura... muitos goleiros melhores do que ele estão fazendo das suas nesta Copa.
E sobre as outras seleções, sigo acreditando que a Holanda é a seleção que MELHOR se preparou para este mundial. E olha que estou avaliando até a escolhas de sede feitas pelas seleções... Basta tomar os exemplos de Espanha e Holanda e TUDO que cercou o antes e durante da participação delas...
 jfabio | Pouso Alegre | 27-06-14 17h29min
Evandro, achei interessante os seus argumentos. Eu nunca tinha pensado na possibilidade de algum treinador institucionalizar a mediocridade, faz todo sentido! (..) Sobre a atual seleção, fico aqui pensando, como é possível um cenário como o da Granja Comary? Condomínios em volta, imprensa e convidados misturados com a seleção, treinos a vista (nas raras vezes que acontecem), clima ameno diferente do quê a seleção encontrará em BH, Fortaleza e até RJ. Tudo isso é é muito estranho ...
 redmosk | Uberl�ndia | 28-06-14 11h31min
Scolari já era!!!! pode até dar certo torneios como copa mas para trabalhar campeonatos longos não da,o efeito da motivação que ele passa para os jogadores dura pouco depois disso fica nítido falta de estratégia e tática dos seus times.
 João Duarte | Vit�ria | 28-06-14 16h32min
Evandro,
Júlio César pode até ter caído tarde no lance no gol do Chile, mas, depois deste lance fez tudo muito bem.
Pegou 2 pênaltis e ainda fez 2 defesas muito difíceis e ainda teve sorte no lance do Pinilla aos 15' do 2º tempo da prorrogação, com a bola pegando na trave.
Agora o Felipão deixou a desejar... Botar cocota em campo é chamar mau agouro...
 pyxis | BHZ | 28-06-14 23h26min
JFabio, duas coisas:
1. Vc consegue imaginar o Daniel ou Marcelo jogando mal e errando e o Scolari acionando Maicon e Maxwell? NINGUÉM da mídia pede a substituição dos dois pois o Scolari SABE quem convoca e ninguém vai pedir.
2. Faltando CINCO MINUTOS para acabar o jogo e a imagem do PARREIRA mostrando COMO POSTAR os atacantes para tentar a vitória. QUer coisa mais TOSCA? E ainda tem torcedor esperando "esquema tático do Scolari"... NEM JESUS SALVA !!!!
 pyxis | BHZ | 28-06-14 23h28min
RedMosk, NA MOSCA... No máximo dez jogos... passou disso ele e o Murtosa não aguentam... olha o vexame que ele fez os suínos passarem... Levou-os ao fundo do poço e ainda abandonou o barco... É um motivador de cabeças que pensam pouco. NADA MAIS DO QUE ISTO... o PArreira tem que mostrar para ele até como o adversário está armado taticamente...
 pyxis | BHZ | 28-06-14 23h31min
JDuarte, você deve saber que em grandes projetos (A Copa do Mundo É um grande projeto), temos (pelos menos quem tem responsabilidade com a coisa !!!) que fazer um MAPA DE RISCO. A atuação do Júlio César, HOJE, foi perfeita... escrevi a coluna ANTES... queimei minha língua??? NÃO... em competições como esta, melhor esperar o FINAL para saber que o goleiro é isto tudo ou se a parcela de responsabilidade dele no MAPA DE RISCO é perseguição minha... continuo achando que ele é dos maiores ... cont
 pyxis | BHZ | 28-06-14 23h34min
...
riscos da Seleção. Embora o Scolari tenha problemas como o OSCAR que é o mais apagado e provoca sobrecarga dos volantes além de não municiar os atacantes, prejudicando O Fred, Hulk e Neymar...
A imagem do Neymar pedindo PARA O RAMORES... "uma bola... só uma bola ..." é o retrato de quanto o Oscar é (pelo menos nas três últimas partidas) foi ineficiente... o Chile cresceu DEPOIS que viu que o Neymar tava sozinho. E contra a Colômbia vem chumbo grosso.
 zuloobas | varginha | 07-07-14 11h11min
Falou minha língua, Evandro. Vou além: Scolari é burro demais. Ganhou em 2002 porque o Brasil tinha uma geração de super craques. Mesmo o energúmeno deixando Alex e Romário de fora, tinha os 2 R's que resolviam tudo e mais um pouco. Agora, sem Neymar, não quero secar também, mas, vai ter que contar com toda a sorte do mundo. Um cara que acredita em Jô e tem o Hulk como titular absoluto? Hulk seria reserva no Cruzeiro, com toda certeza. JCD propôs discutir a tática da selecinha.
 zuloobas | varginha | 07-07-14 11h14min
Posso falar sobre o seu trabalho recente no Palmeiras. Esse trabalho ilustra, EXATAMENTE, a competência desse treinador. Não adianta quererem Scolari aqui. Ele voou para longe, junto com o pênalti que o "grande" Jackson isolou. Prefiro até Procópio Cardoso ao Scolari. E se M. O. cair, a casa cai, porque, M.O. é mil vezes melhor que o gaúcho de sorte.
 zuloobas | varginha | 07-07-14 11h22min
Alguém aqui trocaria o Éverton Ribeiro pelo Oscar? E o Ricardo Goulart pelo Hulk? Mesmo o Maike por Daniel Alves ou Maicon? Eu, que sou Cruzeirense mais radical, nem Marcelo por Egídio trocaria (e o Egídio, ontem, mais uma assistência pra gol, totalmente recuperado, parabéns M. O.). Brincadeira esse conglomerado de amarelo.
 zuloobas | varginha | 07-07-14 11h24min
Falar sobre a seleção, 3 jogadores me agradam: Neymar, Júlio Cesar e Davi Luiz, e só.
 zuloobas | varginha | 07-07-14 11h27min
Dos reservas gosto de Ramires e Hernanes. E Paulinho, para mim, é a grande decepção. No Fred eu confio mas agent nunca sabe quais são as suas reais condições físicas. Enfim, é isso
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 20h40 [1 coment.]
Arrascaeta marca gol 900 no Campeonato Brasileiro por pontos corridos 

24/09 - 10h03 [8 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

24/09 - 09h32 [0 coment.]
Alisson é liberado pelo departamento médico e confirmado na decisão 

23/09 - 23h21 [0 coment.]
Sub-14 estreia no estadual com vitória sobre o América-MG 

23/09 - 23h12 [0 coment.]
Sada Cruzeiro bate Sesc RJ e começa torneio com a mão direita 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a 1a colocação da Conferência Sudeste 

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster