Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

20/04/2014 | Joao Duarte
Fazendo valer a Força do Elenco

"O Cruzeiro fez um jogo consciente o tempo inteiro, não se abalou com o gol de pênalti em favor do Bahia e trouxe o mais importante : a vitória"

Mundo Azul,


Bahia 1 x 2 Cruzeiro...para manter em dia a maior freguesia azul : Os confrontos entre Cruzeiro e Bahia sempre foram amplamente favoráveis ao time celeste, desde sempre. Aquela derrota no final do ano passado foi completamente atípica e resultado da nossa conhecida "desmobilização" na reta final da competição de 2013 após ter conquistado o título com 4 rodadas de antecipação.
O Cruzeiro fez um jogo consciente o tempo inteiro, não se abalou com o gol de pênalti em favor do Bahia e trouxe o mais importante : a vitória.
Ambos os times que entraram em campo tinham como premissa explorar a subida dos laterais e usar a velocidade pelos flancos. Mayke e Egídio de nosso lado, Pará e Diego Macedo pelo lado do Bahia são laterais que apoiam muito.
Também vimos os treinadores colocarem pelos flacos jogadores rápidos e de habilidade (Marlone e William pelo lado cruzeirense, Max Biancuchi e Rhayner pelo Bahia). Só que enquanto o Cruzeiro tinha uma referência na área (Borges) e usava os 3 volantes em losango (Nilton pelo centro, Tinga pela direita e Souza pela esquerda), o Bahia usava 2 volantes de contenção (Rafael Miranda e Fahel) e 2 meias de ligação (Lincoln e Ânderson Talisca). E foi desta forma que vimos o Cruzeiro ganhar o meio, marcar melhor e ter as melhores chances da etapa inicial.
Na etapa final o panorama não se alterou até o gol de Nilton, numa excelente cobrança de Marlone.
O time do Bahia havia tirado Lincoln, passado Max Biancucchi para o centro e lançado Rafinha (ex-Flamengo) na esquerda, para por ainda maios velocidade no jogo.
O Cruzeiro entrou procurou se resguardar mais e esperar os espaços surgirem nos contra-ataques, para explorar a velocidade dos nossos atacantes. Com o gol fez entrar William Farias e Álisson nos lugares de Tinga e William (que já estava desgastado). E o time melhorou.
Borges perdeu uma chance clara num ótimo cruzamento de Egídio. E Souza meteu uma balaço na trave de Lomba chutando da intermediária. O Cruzeiro dominava o jogo.
O pênalti de Nilton em Rhayner realmente aconteceu porque Nilton foi afoito na jogada, sem se lembrar que gol nunca foi o negócio do Rhayner, mas, cavar as faltas sim. Ele realmente deu o rapa no 11 do Bahia. Talisca cobrou com muita categoria e empatou a partida.
Após este lance o jogo ficou lá e cá. Álisson sofreu pênalti claro de Démerson, que o Luiz Flávio não quis marcar. Depois de novo Álisson aproveitou ótimo cruzamento de Mayke em jogada de ultrapassagem com a participação relevante de Marlone e cabeceou com a bola passando raspando a trave de Marcelo Lomba.
Aos 44' da etapa final, Marcelo Moreno desceu deu uma linda finta em Fahel e chutou forte e a bola bateu em Titi e foi a escanteio.
Na cobrança do escanteio, Marcelo Moreno subiu no 3º andar e numa linda testada definiu a partida, quebrando um jejum dos nossos atacantes que já durava uns 5 jogos, mostrando a sua importância como definidor.
A partir daí, o Cruzeiro administrou o jogo e trouxe para Minas os 3 pontos e foi o único visitante a vencer na rodada inaugural do Brasileirão de 2014.

Súmula da Partida : Bahia 1 x 2 Cruzeiro - Fonte Nova - 20/04/2014
☻ Bahia : Marcelo Lomba; Diego Macedo, Démerson, Titi e Pará; Fahel, Rafael Miranda (Wilson Pittoni), Lincoln (Rafinha); Anderson Talisca; Maxi Biancucchi (Jean) e Rhayner.
Técnico: Marquinhos Santos
☺ Cruzeiro : Fábio; Mayke, Leo, Wallace e Egídio; Nílton, Tinga (Willian Farias), Souza e Marlone; Willian (Álisson) e Borges (Marcelo Moreno).
Técnico: Marcelo Oliveira
☺ Gols: Nilton (17'),Talisca (78') e Marcelo Moreno (89').
☻ Arbitragem : Luiz Flávio de Oliveira(SP) + Flávio Gomes Barroca (RN) e Lorival Cândido das Flores(RN), com boa atuação, embora com aplicação de um nº excessivo de cartões amarelos durante a partida.
☻ Cartões amarelos : Nilton, Willian e Tinga (Cruzeiro) + Fahel, Rhayner, Pará e Titi (pelo Bahia).
☻ Público Pagante : 9.348 torcedores
☻ Renda : R$ 271.678,50 (ingresso médio = R$ 29.06)
♦ Faltas Cometidas : Cruzeiro 20 (Nilton 6, Tinga 3, Egídio 3 e William Farias 3) x 15 Bahia (Fahel e Demerson com 3).
♦ Assistências : Cruzeiro 2 (Marlone 2) x 0 Bahia.
♦ Passes Errados : Cruzeiro 26 (Marlone 7, Egídio 6, Souza 4 e Tinga 3) x 14 Bahia (Diego Macedo 4).
♦ Chutes a gol : Cruzeiro 15 x 13 Bahia.
♦ Defesas Realizadas : Fábio 6 (2 difíceis) x 2 Marcelo Lomba.
♦ Roubadas de Bola : Cruzeiro 11 x 14 Bahia.
♦ Impedimentos Marcados : Cruzeiro 3 x 0 Bahia.
♦ Tempo de Bola Rolando : 59 minutos e 8 segundos (a melhor da rodada)

☺ As atuações do Cruzeiro na partida :
1 - Fábio : nota 7 - Se fez uma boa defesa num chute de Maxi Biancucchi na etapa inicial, na etapa final complicou-se numa bola fácil chutada de longe por Rafinha, deu rebote, mas, se redimiu com uma linda saída do gol fechando o ângulo do atacante do Bahia.
22 - Mayke : nota 7 - Uma boa atuação do lateral, defensivamente (só tomou uma do lateral adversário rente à linha de fundo porque não fez o basicão que era fechar o corredor, mas, foi ao ataque, deu opção de passe, atuou conscientemente e criou boa chance que Álisson perdeu. Foi bem.

3 - Léo : nota 7 - Hoje fez uma atuação muito sóbria, seguro, sem se expor, fazendo simples e marcou melhor o ataque do Bahia, até porque Linclon que caiu pelo setor dele é um jogador lento. Foi bem.

13 - Wallace : nota 7.5 - Uma ótima atuação, marcando duro e fazendo o simples. Tipo do jogador que se tiver uma sequência mostra que é clara alternativa a Dedé ou Bruno Rodrigo. Foi bem demais.

6 - Egídio : nota 7 - Errou um lance bobo no qual tentou driblar ao adversário, vendo que tinha mais 2 outros na cobertura. O vacilo quase nos custou o gol, não fosse a boa intervenção de Fábio abafando o cruzamento de Rhayner. Mas, de resto foi bem de novo, conseguiu criar chances de gol para William (no 1º tempo) e Borges (na etapa final) e jogou bem, apesar de ter pelo setor dele que enfrentar o bom lateral Diego Macedo que apoia com muita frequência.

19 - Nilton : nota 7 - Fez mais um de cabeça na frente e cometeu um pênalti lá atrás. Mas, marcou muito, se doou e teve boa atuação.

5 - Souza : nota 7 - Iniciou a partida errando passes demais, mas, aos poucos foi se assentando em campo e depois da entrada de William Farias mais liberado para o apoio o jogo dele cresceu muito. Destaque para o lindo chute que foi parar na trave direita de Marcelo Lomba. Bate bem na bola. Foi bem

7 - Tinga : nota 5 - Esteve em campo por mais de 60' e não fez nada de espetacular. Fechou o setor direito, ajudou na marcação, disputou as bolas, mas, não conseguiu criar nem um lance de destaque.

15 - William Farias : nota 6 - Entrou para fechar o meio e não deu mole para os meias e atacantes do Bahia. Chegou junto e bloqueou a faixa central, como a situação requeria. Não esperem dele um futebol vistoso. O estilão é muito mais para Ademir Roque Kaeffer do que para William Douglas.
25 - William - nota 5.5 - Lutou como sempre, voltou a perder chances e se cansou na etapa final sendo bem substituído por Marcelo Oliveira.
☺ 23 - Marlone - nota 8 - Foi a nossa melhor figura em campo. O cara que mais sofreu faltas do time do Bahia e que levou mais perigo em suas incursões. Destaque para as 2 cobranças de córneres perfeitas na cabeça de Nilton e depois na cuca de Marcelo Moreno. Hoje foi muito bem, jogou com inteligência, buscou sempre as melhores opções de jogada e não forçou o jogo. Gostei demais.

9 - Borges : nota 6 - Hoje procurou mais o jogo, participou mais, porém, ainda sentiu a falta de ritmo de jogo. Não brilhou, embora tentasse as jogadas.

29 - Álisson - nota 7.5 - Entrou na metade do 2º tempo e incendiou o jogo. Fechou o lado esquerdo e arrumou um verdadeiro salseiro nas costa de Diego Macedo. Sofreu um pênalti numa travada de Demerson. Depois criou um banzé pela esquerda que quase resultou em gol. Se antecipou à defesa e quase fez um gol de cabeça (Lomba tocou na bola e o juiz não viu e não marcou o córner). Enfim, mostrou mais uma vez porque Marcelo Oliveira sempre gostou dele.

18 - Marcelo Moreno : nota 7.5 - Entrou aos 30' da etapa final e em 18' fez muito mais que Borges em 76'. Hoje participou mais do jogo, tentou as jogadas (deu um drible maravilhoso no Fahel e quase fez o gol ali), e foi premiado com um gol de cabeça aproveitando a linda cobrança de Marlone. Foi bem.

☺ Marcelo Oliveira : nota 8.5 - Para mim o melhor do jogo. Leu bem o que o Bahia poderia armar e montou o time com correção para brecar as ações do tricolor da Boa Terra. Nosso time marcou e jogou, tendo o controle da partida o jogo praticamente inteiro. Foi o melhor do jogo. Fez uma aposta correta em dar descanso para os jogadores considerados titulares e mostrou a força do elenco que prevaleceu e conseguiu trazer a vitória. Boa estréia, sem dúvida.


◘ E as homenagens desta coluna hoje vão para : Isa@c Mirai, Cláudio Guimarães, João de Castro Coura, Lambertucci, Laudelino Fonseca, Flávio Saraiva, Marco Valério de Almeida Melo e Silva, Marlon Fonseca, Eder Lana, Emilene Silva Santos, João Ferreira de Freitas, André Luiz da Silva Fonseca, Eder Villa Nova, Mário Ferreira Valentim, Luiz Otávio Camargo, Marcinha Chiabi, Cajaíba, Dr. Gil Campos, José Maria e Alexandre Morais, todos torcedores do Cruzeiro em terras capixabas.
◘ Aqui do Cruzeiro.Org :Drª Celeste, Sicília, Beth Makennel, Nádia Schleiss, Mariana, Moema - FOX, Jairo e Marco de Curitiba, Léo Gontijo, MRR, Redmosk e Seixas.
E de Conceição do Mato Dentro-MG : Robertinho e Raimundo Freire, Geraldo "Culeta" Mattos e José Maria (Reco), Paíca e Marrequinho do Motta, Róbson, Ricardo e Nem Guimarães, Xisto e Amanda Guerra, Eduardo, Hélder e Antônio Lúcio Carvalho Ferreira.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 carlos_Almeida | Vitória | 20-04-14 20h52min
JD, o Cruzeiro tem feito gols de cabeça com facilidade e errando muitos gols com os pés, apesar de que, neste jogo teve poucas oportunidades, só as cabeçadas.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 20-04-14 20h57min
Caro João, obrigada pela homenagem. Você descreveu bem o que foi o jogo. Algumas colocações: O Wallace surpreendeu. O MO está sabendo aproveitar bem a base. Quando o garoto entra num time já formado as coisas ficam mais fáceis. O difícil é quando entram como salvadores da pátria. O Borges, apesar de ter desperdiçado algumas chances de gols, tentou fazer bem seu papel em campo.Poucos minutos antes de sair, ele estava na nossa intermediária ajudando a defesa.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 20-04-14 21h03min
Penso que o time, por vezes, joga muito pelas pontas, com poucas jogadas de meio. Escrevi isso no blog do Jorge. Hoje foi com Marlone e William e no meio da semana, com Elber e William. Gostaria de saber sua opiniao sobre isso. Ainda assim o Marlone foi muito bem hoje. No fim realmente o melhor elenco e o peso da camisa fizeram a difernça. Domingo já temos decisão. Se o Cruzeiro vencer o chato do time do São Paulo, ganha o campeonato.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 20-04-14 21h07min
Nos anos em que chegamos perto (tempos do ABap) os pontos perdidos para o São Paulo fizeram falta. Infelizmente o time paulista nunca precisa jogar muito para ganhar do Cruzeiro e quando ganhamos no Morumbi (2003 e 2013) o caneco ficou na Toca. Eu, se fosse o MO, arrumaria um lugar para o Luan no time que vaio enfrentar o Sao Paulo.
 lambertucci | Vitoria | 20-04-14 21h22min
Pois é, vem ai o São Paulo, time carrasco do cruzeiro, No ano passado tinhamos um grande time e o são paulo muito mau, e mesmo assim o são paulo ganhou do cruzeiro no mineirão por 2 x 0. Agora a situação é ao contrario, são paulo bem melhor e o cruzeiro com reservas. Vai ter que jogar mais fechado, atacando com consciencia, pois senão vai ser outra derrota, pois o time reserva não sabe criar jogadas, e vai ter que ter uma marcação forte e não pode de jeito nenhum desperdiçar as poucas chances
 helioazulceleste | São Paulo | 20-04-14 21h26min
João, muito boa sua leitura sobre o jogo, o Cruzeiro controlou as ações durante toda a partida e o mais importante, venceu. A Dra. Celeste fez uma observação importante, sobre o time jogar muito pelas pontas, mas acredito que seja pelo fato do Cruzeiro ser muito forte nas bolas aéreas, embora seja bom tentar mais pelo meio, para que haja equilíbrio e dificulte mais a marcação dos adversários. Confio muito no M.O. e tenho certeza que ele está ciente de tudo isso.
 helioazulceleste | São Paulo | 20-04-14 21h34min
Contra o São Paulo, creio que o M.O. colocará o time titular, apesar de estar próximo de um jogo importantíssimo pela Libertadores, mas por outro lado se for o time considerado reserva, tenho certeza que farão um bom jogo, pois não devem nada para o time titular, só que entendo não ser bom o time titular ficar tanto tempo sem jogar, enfim! O M.O. fará o que for melhor, tenho certeza disso.
 estrelado campeão | Ubá  | 20-04-14 22h07min
Boa noite João Duarte e demais cruzeirenses. Ótima estréia. Gostei, tal como você, do trio de volantes em losango. Talvez fosse a melhor alternativa para quando não pudermos contar com um dos meias avançados(Ricardo Goulart e Everton Ribeiro), naturalmente com Lucas Silva e Henrique e mais um (Nilton ou Souza). Discordo da nota do Fábio. Merece um pouco menos pela tentativa clara de dominar a bola no peito ao invés de fazer o mais simples.Criou chance clara de gol para o adversário.
 estrelado campeão | Ubá  | 20-04-14 22h07min
Boa noite João Duarte e demais cruzeirenses. Ótima estréia. Gostei, tal como você, do trio de volantes em losango. Talvez fosse a melhor alternativa para quando não pudermos contar com um dos meias avançados(Ricardo Goulart e Everton Ribeiro), naturalmente com Lucas Silva e Henrique e mais um (Nilton ou Souza). Discordo da nota do Fábio. Merece um pouco menos pela tentativa clara de dominar a bola no peito ao invés de fazer o mais simples.Criou chance clara de gol para o adversário.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 20-04-14 22h12min
J.D. discordo de você somente de uma coisa , para mim o melhor em campo hoje foi o Wallace, que jogador é este garoto !! Gostei muito no todo do time. Para um time reserva foi ótimo demais a atuação em geral do time!!Somente quem está devendo é o Tinga , que foi muito estabanado e o Willian que foi mal hoje !! No geral gostei de mais !!!
 estrelado campeão | Ubá  | 20-04-14 22h21min
Céu(Sorocaba-Itajubá) acho que alguns cruzeirenses se pudessem, colocariam no Estatuto do clube uma proibição de perder para o São Paulo. Será que vai ser o time alternativo de novo? Se for deve ser mais " robusto" que o de hoje.Penso que sim. Espero uma vitória. Você lembrou bem: quando ganhamos do Bambi em 2003 e 2013 fomos campeões e Luan poderia marcar mais três contra eles.
 MAIOR DE MINAS | Pouso Alegre | 20-04-14 22h40min
Alô mestre João. Ótimo início de campeonato. time B em alta sendo o destaque do comentarista Edinho. Juizão péssimo, mas que o MO gosta. Egídio ainda não aprendeu que suas falhas comprometem. Willian preocupando os torcedores pelas 2 últimas partidas. Anda meio disperso. Ele também merecia o descanso hoje. Não deveria ter viajado. No mais, 2014 promete. Grande abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-14 22h44min
Prezado Carlos Almeida, O Cruzeiro tem aclerado demais o jogo pelo meio e por esta razão a gente acaba não criando as chances como deve. Porém, o que mais tem me incomodado é o índice de consecução em relação às chances de gols criadas, que ainda está baixíssimo. Hoje, mais uma vez fizemos um gol de bola alçada na área. Novidade ? Não, não é mesmo... Contra o Cerro, foi assim.
Contra o Real Garcilaso, teve o gol do Bruno Rodrigo e o do Goulart após centro.
Contra a La U Bruno de novo.
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-14 22h47min
Enfim, o time cria as chances e desperdiça com mais facilidade ainda. Hoje Egídio domina e ao invés de rolar para o Nilton tenta o William que mal, mal chega na bola.
Egídio foi ao fundo e olhou... cruzou para Borges e a bola pegou no ombro do centroavante.
Mayke foi ao fundo e centrou e Álisson testou prá fora... Souza acertou a trave da intermediária...
Mas, foi difícil lançarem um bola para que o Borges tivesse a chance de virar e concluir a gol. Tinga não jogou bem de novo...
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-14 22h50min
Drª Celeste,
Já escrevi algumas vezes neste espaço sobre a minha admiração em relação ao futebol do Wallace. É um ótimo zagueiro, com uma capacidade de antecipação excepcional, bom no jogo aéreo e calmo para tomar as decisões nos lances de velocidade. Veja que nos lances de mano-a-mano mesmo com adversários velozes procura sempre fazer o simples. Primeiro, não dá o o bote de cara, para dar tempo à defesa de se recompor. Se o cara vacila, toca para fora sem medo de ser feliz. Bom mesmo
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-14 22h58min
Jogo contra o São Paulo em Uberlândia
Creio que todos nós temos uma síndrome deste time, ainda mais treinado pelo Muricy Ramalho. Incrível como eles dão sorte contra o Cruzeiro. Isto é realmente um fator que incomoda. Creio que o Cruzeiro vai continuar a usar o time alternativo e guardará os titulares para este jogo da 4ª feira em Assunción.
E é jogo para o Luan, sim. Creio que o Cruzeiro poderia manter o losango com Luan no lugar do Tinga, fechando o lado esquerdo.
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-14 23h02min
Uma opção de time para pegar o São Paulo :
Fábio
Mayke, Léo, Wallace e Egídio
Nilton, Souza e Luan
Marlone, Borges e Álisson.
Eu daria descanso para o William neste jogo.
O nosso lado esquerdo iria marcar forte e ter muita velocidade, com inversão de funções. A direita teria o trio Mayke, Marlone e Nilton, com Souza ficando mais voltado ao sistema defensivo. É preciso lembrar como joga o São Paulo, que estreou bem contra o Botafogo e que usa Ganso, Luiz Fabiano e Oswaldo.
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-14 23h19min
DEsculpe-me a falha. O ataque do São Paulo usa Pato e Luiz Fabiano. O meio-campo usa Souza, Maicon, Ganso e o garoto Boschillia ou senão Pabón.
Nas laterais Douglas e o uruguaio Álvaro Pereira ou senão Reinaldo.
E na zaga Rodrigo Caio e Antônio Carlos.
No gol Rogério Cenni.
Oswaldo é a opção a Pato na frente.
Uéllinton, Húdson e Denílson ou Rodrigo Caio podem atuar de volantes substituindo Souza ou Maicon.
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-14 23h35min
Amigo EStrelado Campeão,
Para os goleiros adoto como nota de partida o SETE.
Para os jogadores de linha que atuarem 45' ou mais a nota de partida é SEIS.
Para os que atuarem 30' ou mais, a nota de partida é CINCO e MEIO.
E para os que atuarem pelo menos 10', a nota de partida é CINCO. Os jogadores que entrarem a partir de 35' da etapa final eu considero como SEM NOTA.
A partir da nota de partida a gente soma ou subtrai pontos em função da participação na partida, ok ?
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-14 23h37min
Fábio fez 2 boas defesas, com grau de dificuldade até certo ponto elevado, mas, errou feio na bola chutado por Rafinha que picou no chão e bateu na barriga dele e deu rebote, quase entregando o ouro, porém, se redimiu na sequência fazendo uma boa saída do arco. Para mim, uma coisa compensou a outra e eu o mantive com a nota de partida, justificando assim o SETE dado ao goleiro, ok ?
 raposão do Brasil | Não definido | 21-04-14 00h45min
Bom dia a todos,boa coluna João,mas não vamos achar que o Bahia é a bola da vez né gente?O Egidío está me decepcionando,não marca ninguém!!!se jogar assim contra os bambis a coisa pode feder....O Alisson tem que ter mais continuidade,esse garoto é muito talentoso!!Temos que entrar com os titulares contra eles, contra o eixo do mal não se pode ter pena.Estou acompanhando o futebol paulista e os bambis não estão grande coisa não,podemos vencer...abraços a todos.
 alexaug | Belo Horizonte | 21-04-14 01h08min
JD, Só pude ver o 1º tempo e gostei do firme zagueiro Wallace. Achei que os dois laterais deram espaços pelas beiradas do campo que poderiam ser exploradas por um time de mais qualidade. É preciso recompor melhor a marcação no meio se a formação for com Marlone e Tinga, ajudando os volantes. Feliz com o resultado e com a força de reação depois do empate adversário; espero que MMoreno tenha acordado, pois foi reserva no Grêmio, Flamengo e estava na reserva do time reserva do CEC.
 alexaug | Belo Horizonte | 21-04-14 01h30min
JD, vi uma parte de mídia falando que o CEC está "defendendo o título". Conversa fiada: O TÍTULO DO ANO PASSADO É NOSSO E NÃO ESTÁ EM JOGO; É FUTEBOL E NÃO DEFESA DE TÍTULO DE BOXE OU MMA. É NOSSO E ACABOU. Não estamos defendendo; na verdade, estamos lutando por mais um título.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 21-04-14 01h42min
Sr. Duarte, boa análise do jogo. Uma coisa, entretanto deve estar errada: Lomba, 2 defesas; Fábio, 6. Venho dizendo que o nosso ataque não entra na área adversária, e isso tem dificultado os gols. Quanto mais chutes de longa distância, mais confiança terá o goleiro. É preciso adiantar mais o ataque, com um meio de campo mais efetivo, ganhando a 2a. bola. É muito mais fácil fazer gol de dentro da área, além de arriscar tomar penalty.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 21-04-14 04h29min
Boa noite. Belo resultado na casa do adversário. Começamos bem. Espero que entrem com esse time mas troquem o Tinga, Souza e Wiliam( segundo tempo) entrando com W. Farias, R. Goulart, e Alison. Se colocar os titulares vão jogar de freio de mão puxado. Em Uberlândia SPFW vai ter maior torcida vai ser um jogo complicado como sempre.
 pyxis | BHZ | 21-04-14 08h25min
João Duarte,
Duas coisinhas...
1. Sua eterna cruzada contra os irmãos está equivocada. TODOS árbitros brasileiros sãp pessimamente qualificados e muitos deles mal intencionados. Repense!!!
2. Veja que engraçado... um monte de gente colocando o Wallace como o melhor em campo e o Globo ( http://www.cruzeiro.org/noticia.php?id=46158 ) dá uma nota pífia para ele. Será que estas notas são de gente que vê a partida?
 Getúlio.gov | Não definido | 21-04-14 09h03min
Só queria entender como um jogador como Egídio, que além de muito fraco na marcação, não tem responsabilidade tática nenhuma, mais uma vez o time ganhando ele dá um bote errado e o Nilton comete o penalty, o gol foi muito mais culpa dele do que do Nilton, e me desculpa JD, nota 7 pra ele,, vc tá de brincadeira né.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 21-04-14 12h08min
João Duarte, também achei que Egídio errou no penalti que gerou o gol do Bahia. Se não se corrigir como reserva, não se corrige mais. A maior nota do Globo Esporte foi de Marlone: 7,5. Para mim o melhor em campo. Foi o primeiro jogo dele em que jogou bem e assim mostrou que tem bola para compor o grupo. Gostei da atuação do Wallace, mas concordo com Evandro. Deveria ter nota maior. Vi e ouvi comentários do jogo e todos falando que CEC jogou com time Misto, o que mostra que não viram o jogo.
 marco | Curitiba | 21-04-14 12h08min
Caro João, obrigado novamente pela homenagem. Quanto ao jogo, valeu muito pelos 3 pontos, mas não mais que isso. Acho que você foi muito complacente nas suas avaliações. Concordo com poucas, mas a do Tinga eu concordo. Ele é muito voluntariosos mas pouco produz para o time. Com relação a "troca" do Rodrigo Souza pelo Willian Farias, acho que saímos perdendo. O WF era reserva aqui no Coxa antes de ir para o Cruzeiro. Tomara que eu queime a língua e que ele arrebente, mas tenho poucas esperanças..
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 21-04-14 12h43min
Para os amigos que comentaram sobre o meu comentário, Hélio e Estrelado campeão, penso que contra o tricolor o MO deve colocar força máxima. Acho que o técnico não levou os titulares na Bahia para dar descanso e não para prevenir baixas no elenco. O futebol tem os dois lados da moeda: se o jogador jogar demais corre o risco de lesões por stress e queda de rendimento. Se jogar pouco perde o ritmo.
 Ronito | Marilia | 21-04-14 14h20min
Ótimo resultado pelo fraquissimo futebol apresentado! Entrar com o Luan contra o SP seria um tiro no escuro assim como a escalacao do Borges (totalmente sem ritmo e sem vontade)... Não me recordo de sua ultima partida como titular, portanto, iria com o Moreno e Alisson! Acho que vi outro jogo ontem! Pra mim o Marlone não fez nada, o Souza foi terrível, Borges inoperante, Maike apagado, Egidio como sempre não marca ninguém e o Bahia teve mais volume de jogo.
 Ronito | Marilia | 21-04-14 14h25min
Se ganhar do São Paulo significa título, vamos com tudo pra cima deles estão! Mas não creio nessa verdade. Particularmente sou totalmente contra poupar jogadores para a Libertadores. O MO está poupando o time titular e mesclando demais com os reservas! Nem o titular, nem o time reserva conseguiu convencer ainda. Veja o nosso aproveitamento na LA! O time ainda não engrenou e estamos à um empate de desclassificação. Tem que dar ritmo e competitividade ao time titular! Reserva é reserva e ponto.
 Ronito | Marilia | 21-04-14 14h30min
E olha q oportunidades não faltaram para os reservas mostrarem futebol! Serão importantes para compor o elenco e só. Não vi ainda alguém que possa entrar no time titular, com exceção do Willian. O meu time titular seria o time campeão brasileiro do ano passado! Tentaria talvez o JB mais recuado fazendo a função do Goulart e no ataque, Bigode e Dagol.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 14h59min
As chances de gol que vi na partida : ☺ 4' - Egídio domina e passa por Diego Macedo, tem a chance de rolar para Nilton que está livre, mas, faz a opção por William no facão. William entra e perde a passada, Lomba bate roupa e antes que William faça a conclusão, desvia a bola a córner. ☺ 19' - Marlone puxa o contra-ataque e cruza para William nas costas da defesa. Ele se precipita e chuta para fora. ☻ 38' - ***** pega bem de fora da área e obriga Fábio a uma defesa difícil.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 15h06min
☻ 59' - Agora Nilton consegue travar Biancucchi na hora que o atacante do Bahia ia concluir a gol, após falha do Cruzeiro na saída de bola e boa trama do ataque do Bahia.
☺ 60' - Souza recebe a bola na meia-esquerda, deriva para o centro e solta a perna, a bola vai na trave direita de Lomba.
☺ 62' - Marlone bate escanteio na direção de Nilton que desvia e vence a Marcelo Lomba : Cruzeiro 1 x 0 Bahia.
☻ 79' - Nilton dá um rapa em Rahyner. Pênalti que Talisca cobra com categoria.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 15h10min
☺ 54' - Egídio vai à linha de fundo e cruza para Borges que erra a cabeçada (na verdade deu de ombro na bola). Pulei este lance.
☺ 80' - Souza vira para Álisson na esquerda. Ele recebe e vai para cima de Démerson. Ao entrar na área é calçado pelo beque do Bahia e ainda tromba no joelho de Démerson. LFO em cima do lance não marca a penalidade máxima.
☻ 87' - Diego Macedo passa por Egídio, vai ao fundo e cruza forte. Fábia intercepta a bola.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 15h19min
☺ 86' Mayke vai ao fundo e centra, Álisson ganha no alto de Diego Macedo e cabeceia para defesa de Lomba que impede o gol do Cruzeiro, mas, LFO marca tiro de meta.
☻ 64' - Rafinha chutou de longe a bola picou e enganou a Fábio que deu rebote, mas, se redimiu no lance seguinte ao sair bem do gol e defender o chute de Rhayner (havia pulado este lance)
☺ 89' - Marlone bate o córner, Moreno vau no 3º andar e cumprimenta Lomba, para fazer o gol da vitória do Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 15h22min
91' - Álisson entra pela esquerda e vai comendo a todos pelo caminho com dribles sucessivos. Mas, perde o ângulo e é abafado pela boa saída de lomba. Nota : no lance aos 39' do 1º tempo, quem chuta pada defesa de Fábio é Max Biancucchi e não *****.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 15h26min
Aos que comentaram sobre controle de jogo informo que aos 23' da etapa inicial o Cruzeiro tinha 62% de posse de bola. Ao final do 1º tempo o valor caiu para 58%. E a etapa final, foi de 52% para o Cruzeiro. Ou seja, na média tivemos 55% de possa de bola.
Chances de gol : 9 x 5 segundo a estatística acima.
Mas, para mim, o Cruzeiro controlou bem o jogo, não se expôs a grandes riscos e a vitória foi muito merecida.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 15h32min
Meu prezado Evandrão,
Ontem a arbitragem dele foi boa, mas, se eu quiser reclamar o pênalti que ele não marcou em Álisson poderia. Mas, também ele poderia ter dado um vermelho a Nilton no lance do pênalti, se mal intencionado estivesse.
Por esta razão, considero que a arbitragem dele tenha sido boa, o erro dele foi grande mas, ele não tem "replay" para ver o pé do Démerson travar a Álisson, que caiu na jogada. E muitos cruzeirenses também julgam que Álisson forçou na jogada.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 15h33min
Ontem, eu quando vi que ele iria apitar, tive mau pressentimento. Ele tem mania de ir amarelando a torto e a direito e depois sempre expulsa um do Cruzeiro. Foi o 1º jogo nosso com ele no apito que terminamos com ONZE em campo.
Mas, contra as cocotas ainda prefiro outros (rs, rs, rs).
 pyxis | BHZ | 21-04-14 15h33min
JDuarte, estas estatísticas de "posse de bola" divulgadas na Globo e quetais, são a prova, INCONTESTE, de que Mark Twain tinha razão. Existem três tipos de mentiras: As MENTIRAS, As Mentiras DESLAVADAS e as ESTATÍSTICAS. O primeiro tempo foi HORRÍVEL. O time do Bahia vai ter que melhorar muito para aspirar alguma coisa no Brasileiro. O técnico deles é FRACO e time com rebotalho das frangas, não vai longe não...
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 15h35min
Gostaria de saber se alguém discorda que os melhores do Cruzeiro em campo foram Marlone, Wallace e Álisson.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 15h37min
E que os piores ontem em campo no jogo contra o Bahia tenham sido Tinga e William.
Souza começou errando passes demais, porém depois se encaixou no meio e fez um 2º tempo muito bom.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 21-04-14 16h44min
Tinga, Souza e William nessa ordem concordo que foram os piores e Marlone, Walace(sempre entra bem) e Alison achei os melhores, vale destacar que M. Moreno deu uma caneta e ganhou no rebote o escanteio que meteu seu gol, é o que esperamos do matador além de triangular bem a bola no ataque e saber dar assistência. Maike não foi mal, apenas não se destacou como de costume.
 Rodrigo Ferrari | Pindamonhangaba | 21-04-14 16h47min
J.D. concordo com os melhores sim , com uma ressalva o Alisson , jogo pouco para ser um dos melhores e o piores realmente foram o Tinga e o Willian. O Willian é muito individualista .
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 18h12min
Evandro,
O tal Rafael Miranda é grosso. Mas, o time do Bahia tem que consertar em primeiro lugar o miolo de zaga que é fraco, no meu modo de ver. Lomba é um goleiro razoável.
Os laterais apoiam bem e marcam mal.
Fahel é um bom volante, nada de excepcional. Hélder que foi sacado do time é muito mais jogador que Rafael Miranda.
Talisca é ótimo jogador, mas, nunca foi centroavante. Creio que o Henrique (ex-São Paulo) vai ajudar a melhorar o time.
Max Biancucchi teve boa fase(13)
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 18h17min
No lugar do Marquinhos Santos armaria o time no 4-3-2-1 para os jogos em Salvador, assim : Marcelo Lomba Diego Macedo, Rafael Donato, Titi e Raul; Fahel, Hélder e Rhayner Talisca e Max Biancucchi Henrique Fora de casa, trocaria o Max Biancucchi por um 3º volante, que consiga sair para o jogo e avaliaria o uso do ***** como 4º homem de meio.
 João Duarte | Vit�ria | 21-04-14 18h19min
Realmente o 1º tempo foi horrível, com poucas chances de gol. Mas, a etapa final foi bastante agradável de se assistir...\ \e o calor de Salvador pode ter influenciado neste processo.
 redmosk | Uberl�ndia | 21-04-14 20h14min
Nesse jogo objetivo foi alcançado,não da para cobrar de um time reserva futebol melhor,mas as posições que mais precisavamos de reforços no inicio da temporada era zaga é 9 erramos feio, Vilson: sem comentários o cara vai se formar como médico,sua carreira inteira ficou mais no DM do que em campo,Moreno 5 anos não joga nada erra muito gols não dá...... 100% transpiração 0% ténica tomara que zaga titular não machuque é JB consiga segurar o ataque porque se precisar do banco...
 mrr | Natal | 21-04-14 20h42min
Obrigado JD pela lembrança! Não preciso nem dizer nada pois as primeiras postagens já disseram por mim sobre sua coluna, mais um ótimo resumo de partida, uma ressalva apenas para o nome Wallace que deveria estar em destaque assim como o do Marlone.
 mrr | Natal | 21-04-14 20h48min
Bem que comentei em outra notícia antes da partida que ficaria de olho nesses dois, posso não ser bom de comentário RS... Mas uma coisa JD tem que admitir,sou tremendo bom olheiro RS... Assim foi com o RG quando desde de 2013 apostei nele...Para mim wallace pode se tornar uma alternativa ao Dedé que anda estabanado demais com os pés...
 mrr | Natal | 21-04-14 20h53min
Agora sobre Willian, notei um certo desespero neste jogador, que anda o atrapalhando, nas últimas 3 partidas percebo o um tanto afoito, diferente de outras vezes onde o elogio, dizendo que é o jogador consciente e de cadência no elenco,quando necessário. Não sei se existe relação com seu vínculo prestes a terminar...
 Ronito | Marilia | 21-04-14 21h44min
Lendo os comentários agora eu tenho certeza, eu vi outro jogo! Pelo jeito esse Marlone acabou com o jogo, o craque da partida... Queria muito ter assistido esse jogo, mas liguei no canal errado! No meu jogo, ele apenas rolou a bola, muitos toques de lado e pouca ofensividade. Cheguei até perguntar se ele era volante! Foi razoável e nada mais.. pode até ser uma grata surpresa, prefiro esperar pra ver!
 Ronito | Marilia | 21-04-14 21h50min
Ainda queria ver o Martinucio no time! Uma pena ele ter ficado tanto tempo no DM... creio q esse fator será fundamental para o Cruzeiro não exercer o direito de compra. Espero que consiga recuperar o seu futebol e que tenha oportunidades para mostrar a sua técnica e raça.
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 22-04-14 13h00min
Caro João Duarte, de fato temos um grande elenco e de muita qualidade. Dá alegria ver nosso Cruzeiro com time 100%( exceto Fábio ) time alternativo, jogando muito bem, trazendo os 3 pontos pra casa. Comemorei muito pois isto nos dá mais confiança e recuperação da auto estima dos nossos atletas.Só acho que nossos jogadores estão precisando treinar bastante chutes a gol para aprimorar, pois temos perdendo gols incríveis debaixo da trave. Temos tudo para um grande ano, se Deus quizer. Zeirôoooooooo
 lucio sangue azul | sete lagoas | 22-04-14 13h32min
Quanto aos piores, voce acertou na mosca! Ja os melhores, eu considero o Alisson o quarto melhor, pois o Marcelo Moreno foi mais efetivo do que ele. O Alisson entrou com muita movimentação, mas falta-lhe entender o espírito coletivo do futebol. Na partida contra o Bahia, achei que ele quis garantir um lugar, tentando decidir, quando poderia ter feito melhor a jogada.Às vezes uma assistencia consagra muito mais. Olha o Pato sendo ovacionado pela midia paulista!
 lucio sangue azul | sete lagoas | 22-04-14 13h36min
O Alisson entrou bem na partida e merece outras oportunidades com mais tempo. Vi que voce, JD, escalou o Borges como titular. Eu não o faria pois ele está fora de forma e deve entrar aos poucos até recuperar seu condicionamento físico e técnico.Apesar de tudo, acho que o Moreno foi mais voluntarioso, buscou mais o jogo e até acho que ele deve ser o reserva do JB contra o Cerro. Com Mayke que cruza muito bem,as jogadas aéreas requerem um centroavante bom pelo alto e Borges não é o cara.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-04-14 14h11min
Olá João e amigos.
Obrigado pela homenagem.
Um abraço ao colega Rodrigo Ferrari, que fez referência a mim em outra notícia.
Acho que foram 3 pontos de suma importância. Ainda mais com gol no finalzinho. São aqueles pontos que fazem a diferença no final.
Pro jogo contra o SP acho que o MO volta com os titulares.
É jogo chave.
Contra um candidato direto.
Mesmo se empatarmos, tiramos 2 pontos deles.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-04-14 14h15min
O colega lembrou bem do Vilson.
Já estamos quase em MAIO, e o sujeito ainda está no DM!!!
Estou na mesma escola que o Victorino.
Outro caso é o do Borges.
Joga, no máximo 6 meses por ano. Um mês de férias, outro de pré-temporada, 4 meses ele fica no DM, e joga os outros 6 meses sendo que demora uns 2 pra entrar no ritmo.
Por falar em ritmo, Nilton vai voltando a ter ritmo.
Muito bom.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 22-04-14 14h17min
Se terminarmos as 9 rodadas pre-copa com 18 pontos, já vai ser ótimo, visto que teremos de cumprir mandos fora de casa.
 João Duarte | Vit�ria | 22-04-14 14h36min
Prezado Ronito,
Marlone além da participação direta nos 2 gols construiu outras boas chances como por exemplo a que deixou William em condição de finalizar e ele errou. Arrancou de trás e fez a transição com boa qualidade sendo parado na maioria das vezes com faltas. Errou poucos passes e tocou bem a bola quando a situação assim requeria. Diferentemente do jogo contra o Cerro Porteño onde entrou cheio de pernas, desta vez foi mais objetivo. E mereceu a bonificação de 2 pontos.
 João Duarte | Vit�ria | 22-04-14 14h40min
Lúcio Sangue Azul,
Eu não tenho dúvidas em apontar o Borges como o nosso melhor centroavante, tecnicamente, mas, desde que em forma. E como dar forma a ele se não for jogando ?
Reconheço que Marcelo Moreno entrou muito bem na partida contra o Bahia e tanto assim que escrevi que ele faz mais em 18' que o Borges em 76'. Mas, ainda assim, começaria com Borges, para lhe dar ritmo de jogo e condicionamento.
Para o jogo contra o SPFC iria de Borges. Para o Cerro de Moreno no banco.
 marlucio | Não definido | 22-04-14 17h48min
Foi muito boa a vitória. Na minha opinião faltou criação. Quem estava com essa função era o Tinga e ele não estava bem e nem é a dele. A bola não chegava no Borges e no Willian. O Alisson entrou muito bem, mas eu teria entrado com ele no começo do jogo.
 chiabi | Nova Lima | 22-04-14 20h07min
João, vou provocar: em um jogo em que entramos com o time reserva (exceto Fábio), não seria correto analisar atuações individuais, mas o conjunto, afinal os jogadores são reservas exatamente por não serem os melhores, mais factíveis aos erros que os titulares. O conjunto se houve bem, defesa sólida, meio controlando o jogo e ganhamos com jogadas ensaiadas. Tinga é excelente para harmonia do grupo. Egídio foi um dos melhores de 2013, dispensá-lo agora sem ter outro reserva para LE seria insano.
 João Duarte | Vit�ria | 23-04-14 08h31min
Prezado Chiabi Jr.,
Creio que dá para avaliar o conjunto e foi o que eu fiz na descrição das nuances do jogo, mostrando e concordando contigo que o Cruzeiro teve o jogo sob controle o tempo inteiro.
Sobre o Egídio, fiz questão de salientar que ele atuou bem, mesmo tendo errado uma saída de bola perigosa (outras vezes resultaram em gols contra a gente) e jamais defendi a saída dele.
Sobre o Tinga concordo sobre a importância dele para o grupo, mas, não gostei da atuação.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 23-04-14 18h39min
Curiosa esta situação de colocar ou não o time titular contra o São Paulo, se escala os titulares e mesmo assim perde e ainda algum titular se machuca muitos dirão: "NÃO DEVIAM TER JOGADO", se escala os reservas e perde (o que pode ser normal) aí virão muitos dizer "COMO PODE ESCALAR RESERVAS CONTRA UM TIME CONCORRENTE". Não tem como agradar a todos mesmo. Minha opinião: Faz um meio termo ou seja um time misto.
 zuloobas | varginha | 23-04-14 20h00min
Abraço a todos. Não tenho nada a acrescentar. Todos pontuaram com perspicácia. Apoio os PRIMOS, sou contra a saída do Egídio também. É claro que, no momento, o titular é o Samúdio mas, Egídio já demonstrou que tem qualidades para permanecer no grupo. E a posição LE é muito carente no futebol. Capaz de se o Cruzeiro dispensar o Egídio, as frangas irem atrás dele pois, elas n têm um LE como ele. Já disse aqui que também, ocasionalmente, testaria o Egídio como armador pelo sua facilidade c a bola.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster