Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

19/04/2014 | Evandro Oliveira
Torcedor Cibernético - Esperando a Ressurreição

Como dizia o saudoso Olavo Leite ”Kafunga” Bastos: “No Brasil, o errado é que é o certo” ...

Defendi a realização da Copa do Mundo no Brasil. Alguns fatos que estão se concretizando corroboram a minha opção. Imaginei, antes mesmo da decisão da FIFA, que a realização da Copa do Mundo provocaria uma instabilidade tão grande na conjuntura política-econômica do país que faria acordar até o mais alienado torcedor de futebol. É certo que fiquei muito decepcionado com as manifestações ocorridas pela ocasião da realização da Copa das Confederações, o povão acordou e votou a dormir rápido demais. Ou nem acordou pois o povão não tava nem aí para causas que realmente importam, estavam preocupados com “vinte centavos” que já foram incorporados nos preços das passagens de ônibus.

Agora vemos o ápice da má-fé e lambança fazerem efeito. O imbróglio pseudo-jurídico, protagonizado por Lusa, Fluminense, Flamengo, Icasa e outros lesa-pátria que fazem encenação nos tribunais esportivos do país, parece que aconteceu nesta Sexta-feira Santa. Poderia haver data melhor?

Há muitos anos, classifico coisas abjetas como “tribunais” estaduais esportivos e o STJD como tribunais de exceção. E quem faz estes “tribunais” são advogados. Gente com carteirinha da OAB e que não tem a mínima vergonha de atuarem com a camisa do time por baixo de togas e ternos. Tudo isto em verdadeiro conluio com CBF e Federações. Não bastassem prejudicar de maneira absurda times e torcedores, ainda fazem escárnio de quem não tem poder político para se defender.

O colégio eleitoral de exceção da CBF elegeu um presidente, às vésperas da Copa do Mundo e não teve a mínima preocupação com ações judiciais que tratavam do caso da Lusa. A Federação Mineira de Futebol está sob intervenção, não tem data para eleger seu presidente, o presidente afastado ainda se apresenta como se estivesse em exercício, e as coisas são tratadas pela mídia como se estivéssemos em situação de normalidade.

Bastou um torcedor arguir, de verdade, com coragem e apropriadamente, saindo de trás dos teclados e mostrando que o Estatuto do Torcedor tem algum sentido, para que a insegurança jurídica tomasse conta do futebol brasileiro, em ano de Copa do Mundo. Mas isto se resolverá; tudo se resolve num lugar onde advogados bem pagos, atrás de leis e regulamentos mal formulados e dúbios, e com o poderio econômico de uma rede de TV que faz e acontece, ditam o que deve ser. Só se descuidaram dos torcedores que pensam e agem.

Por falar em torcedor, no caso do torcedor cruzeirense, ainda falta muito.Na condição de Sócio do Futebol, fui lesado juntamente a outros milhares, quando tivemos frustradas as nossas intenções de ver jogos com mando do Cruzeiro após o time perder o mando de campo em julgamento por estes tribunais de exceção, de maneira completamente absurda, quando nem o mando de campo tínhamos. Sem falar nas decisões com pesos e medidas diferentes para casos semelhantes (a perda de pontos por escalação de jogador irregular e até mesmo a eliminação de por erros administrativos de clubes, federações e CBF).

Prevalece, como dizia o saudoso e excepcional comentarista esportivo, Olavo Leite ”Kafunga” Bastos, o ditado: “No Brasil, o errado é que é o certo...”. Lamentável, mas uma realidade.

O torcedor brasileiro ainda tem muito o que aprender. A maldita frase da propaganda do Gérson “Canhotinha” parece ter impregnado no torcedor brasileiro e rábulas da pior espécie usam isto em “tribunais” de exceção.

Ainda tenho esperanças que a exposição proporcionada pela Copa do Mundo, provoque profissionais sérios da mídia para debater o tema. Ainda espero que a mídia mineira dê mais espaço para discutir a questão, até histórica, da Federação Mineira, no lugar de ficar discutindo um não-pênalti por semanas.

É inconcebível que na terra dos Inconfidentes e num estado de profundas convicções religiosas ainda predomine a falácia de que política, religião e futebol não se discute. A mistureba que fazem destes temas, bloqueou a mente das pessoas. AS redes sociais estão povoadas de torcedores neófitos, verdadeiros guerreiros de teclados que ficam discutindo bobagens e atacando seus próprios jogadores, enquanto o verdadeiro futebol foi para o ralo, virou questão jurídica em “tribunal” de exceção.

Será que teremos ressurreição ou pizza?

P.S. Não poderia deixar de mencionar que o palco montado para o teatro da Lusa não poderia ser melhor e é prova do escárnio e estupidez dos dirigentes de futebol brasileiro. O mesmo estádio que recebeu as lamentáveis e grotescas cenas de Vasco-RJ e Atlético-PR. Este povo não tem limites.

Atualizada em 19abr14 às 9:00

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 19-04-14 11h37min
Evandro, eu não espero mais nada de sério neste país, onde leis foram feitas para os pobres e os mais fracos, sem poder. Minas sempre foi e sempre será prejudicada em benefício de Rio e São Paulo, não tenha dúvida. Em 1974 vimos uma armação para dar ao Vasco um título, que nos foi roubado. Em 2000 roubaram do São Caetano outro título. Os times do Rio e São Paulo possuem advogados bem pagos para agirem em tribunais. Assim funciona o futebol no Brasil. Uma vergonha, bem realçado em sua coluna.
 alexaug | Belo Horizonte | 19-04-14 12h16min
Tudo é uma bagunça; qual a necessidade de fechar dois estádios em BHz por causa de Copa? Não podem treinarem no CEC-AFC-CAM-SESC-APM? E o que esperar de tribunais que consideram, na maior cara de pau e com a "bênção" da mídia, 4a0 e 0a1 resultados iguais (1984). Justiça Desportiva, Federações, Confederações, Associações e arbitragem, servem só a si e custam caro; nada fazem pelo futebol além de sugar e atrapalhar. A mídia só suga e defende interesses patrocinados. Isenção? É ruim eih...
 alexaug | Belo Horizonte | 19-04-14 12h41min
Isenção na mídia então, nem se fala. Costuma ser uma atividade onde mais se fala em isenção e imparcialidade, contudo, a prática se se restringe a clichês: "Independente"; "Indispensável". Na 1ª "arregaçada de mangas" aparece o "pit bull da redação": não é assim garoto, pega leva, vai com calma. A primeira coisa de a maioria aprende nas redações é: "sobreviva". Independência e liberdade de expressão e opinião são alegorias e adereços de faculdade. O samba-enredo é outro.
 carlos_Almeida | Vitória | 19-04-14 13h10min
Evandro, muitos não esperam mais nada de sério neste país. Você tem esperança?
 abilio | Belo Horizonte | 19-04-14 15h50min
Se essa situação fosse restrita apenas ao futebol estaria feliz. Mais essa situação está presente em toda sociedade e principalmente na Justiça. Em minha opinião, a Justiça e o poder mais corrupto, a mãe de toda corrupção. Pois se esse Poder funcionasse, os corruptos estariam na cadeia. Não faço juízo de valor, mais como podemos ter varias liminares diferentes sobre o mesmo fato? Essa bagunça do campeonato e reflexo da nossa sociedade, o futebol reflete o que vemos todos os dias nos jornais
 Nelsao | Brasilia | 19-04-14 21h38min
Na minha opinião algum grande advogado da portuguesa deveria entrar na justiça questionando a escalação de Tarta de maneira irregular no ano em q o flu flu foi campeão retirando assim seu tetra campeonato , pois é a mesma moeda a qual rebaixaram a portuguesa
 Nelsao | Brasilia | 19-04-14 21h40min
Caso este de 2010
 pyxis | BHZ | 20-04-14 15h36min
Aloisio, da mesma forma que na propaganda, mas com outros conteúdos, eu não desisto e nem perco a esperança nunca.
Ainda neste momento, entro num grupo de cruzeirenses sem noção, daqueles da Geração ZZP citada, leio as maiores sandices e vejo-os me chamando de velho e outras coisas. NÃO DESISTO. Se ninguém disser alguma coisa para estes pirralhos mal criados e mal adestrados, eles vão continuar achando que estão certos e NÓS estaremos entregando o "ouro" muito facilmente.
 pyxis | BHZ | 20-04-14 15h39min
AlexAug, como já escrevi, não desisto, nem com a imprensa. Estou sofrendo, nos últimos meses, uma perseguição implacável e C0VARDE de gente que está bem hoje (segundo as aparências), graças aos "preciso sobreviver" e passando por cima dos outros. Faz parte do "game". Infelizmente, a mídia mineira só tem aceito gente que é muito boa de serviço (RAROS) e vira "ISENTO", ou gente que se submete a editores e chefes de redação com práticas condenáveis e aéticas. C´est la vie !!!
 pyxis | BHZ | 20-04-14 15h41min
Carlos_Almeida, sim... tenho mais que esperança. Persevero. Entretanto, me preocupa que até cruzeirenses prefiram, POR EXEMPLO, uma mídia tendenciosa em prol do cruzeirismo deles do que uma mídia IMPARCIAL e que relate FATOS. Vou perseverando aqui, como diria o cacarejante mais boquirroto da mídia, neste minifúndio virtual.
 pyxis | BHZ | 20-04-14 15h43min
Abílio, Você foi preciso. Este "status" acontece em todas as editorias. E quando mistura futebol, política, religião, cotidiano, vira samba do crioulo doido. Veja a INFELIZ declaração atribuída ao Adílson Baptista após empate na estreia da Série B contra os Pomponzinhos num estádio sem público. É o retrato das PESSOAS e não dos governantes...
 pyxis | BHZ | 20-04-14 15h45min
Nelsão, discordo, completamente, da sua opinião (se é que entendi a sua opinião)... mas UM ERRO não justifica OUTRO ERRO.
Torcedor que quer seu time ganhando "roubado" ou torcedor que fica justificando erros e "roubos/favores" em prol de seu time, NÃO CONTRIBUI EM NADA para as mudanças que precisamos neste país. Se adotarmos o "olho por olho", ficaremos todos cegos. Capite?
 estrelado campeão | Ubá  | 20-04-14 23h25min
Evandro, se houver uma investigação séria no caso PortuguesaXFluxFla, e a atitude pós investigação for séria também, poderemos ter no Brasil o que aconteceu com a Juventus na Itália. Semanas antes do fim do Brasileiro o presidente da Federação Carioca disse pra todo ouvir, que não cairiam dois do Rio de jeito nenhum. Se a Portuguesa não tivesse na história, ou Fla ou Flu estariam rebaixados, pois o Fla também usou jogador irregular.
 estrelado campeão | Ubá | 20-04-14 23h25min
Evandro, se houver uma investigação séria no caso PortuguesaXFluxFla, e a atitude pós investigação for séria também, poderemos ter no Brasil o que aconteceu com a Juventus na Itália. Semanas antes do fim do Brasileiro o presidente da Federação Carioca disse pra todo ouvir, que não cairiam dois do Rio de jeito nenhum. Se a Portuguesa não tivesse na história, ou Fla ou Flu estariam rebaixados, pois o Fla também usou jogador irregular.
 estrelado campeão | Ubá  | 20-04-14 23h25min
Evandro, se houver uma investigação séria no caso PortuguesaXFluxFla, e a atitude pós investigação for séria também, poderemos ter no Brasil o que aconteceu com a Juventus na Itália. Semanas antes do fim do Brasileiro o presidente da Federação Carioca disse pra todo ouvir, que não cairiam dois do Rio de jeito nenhum. Se a Portuguesa não tivesse na história, ou Fla ou Flu estariam rebaixados, pois o Fla também usou jogador irregular. E como o STJD não respeita a Constituição? O Estatuto é lei..
 estrelado campeão | Ubá | 20-04-14 23h25min
Evandro, se houver uma investigação séria no caso PortuguesaXFluxFla, e a atitude pós investigação for séria também, poderemos ter no Brasil o que aconteceu com a Juventus na Itália. Semanas antes do fim do Brasileiro o presidente da Federação Carioca disse pra todo ouvir, que não cairiam dois do Rio de jeito nenhum. Se a Portuguesa não tivesse na história, ou Fla ou Flu estariam rebaixados, pois o Fla também usou jogador irregular. E como o STJD não respeita a Constituição? O Estatuto é lei..
 estrelado campeão | Ubá  | 20-04-14 23h30min
Continuando.. o Estatuto é Lei Federal, se sobrepondo às normas específicas do STJD. Muito fraco o Jurídico da Lusa. Levem o caso ao Ministério dos Esportes, peçam quebra de sigilo bancário e telefônico dos atores envolvidos, inclusive juízes do STJD. E a OAB ? Vai ficar assistindo passivamente?
 estrelado campeão | Ubá | 20-04-14 23h30min
Continuando.. o Estatuto é Lei Federal, se sobrepondo às normas específicas do STJD. Muito fraco o Jurídico da Lusa. Levem o caso ao Ministério dos Esportes, peçam quebra de sigilo bancário e telefônico dos atores envolvidos, inclusive juízes do STJD. E a OAB ? Vai ficar assistindo passivamente?
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 22-04-14 12h44min
É Evandro, é muito lamentável ao ponto chegamos; ou sempre estivemos, a levar o futebol, paixão nacional, a um rumo tão errado e triste para a gente que tanto gosta do futebol. Um pais penta campeão repleto de maracutaias enganosas a um povo crente e apaixonado. É muito triste e revolatnte tudo isto.
 pyxis | BHZ | 23-04-14 11h06min
Estrelado, passado o domingo de páscoa, não vi nenhuma ressurreição do futebol brasileiro. NENHUM sinal... muito pelo contrário... As coisas estão piorando... A copa do Mundo vai servir para expor MUITAS FERIDAS, a maioria delas Profunda e que precisam de CURA e tratamento radical. Ainda resta uma esperança, mesmo após o terceiro dia.
 pyxis | BHZ | 23-04-14 11h09min
Beth, o mais complicado é que as pessoas (TORCEDORES) acreditam naquilo que é mais confortável para eles. O "levar vantagem" e egoísmo são patentes. Enquanto um time é beneficiado no sorteio da tabela do Brasileiro, POR EXEMPLO, outro é prejudicado... aí, fora de campo, o time prejudicado vê-se envolvido em Podridão como o caso do helipóptero... o que vemos? Quem torce para o time do helipótero finge que não tem nada a ver com TUDO que diz respeito ao futebol... vida que segue... ESPERANDO...
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
24/09 - 20h40 [1 coment.]
Arrascaeta marca gol 900 no Campeonato Brasileiro por pontos corridos 

24/09 - 10h03 [8 coment.]
Cruzeirenses torcendo #24hnoMineirão e mostrando a sua força 

24/09 - 09h32 [0 coment.]
Alisson é liberado pelo departamento médico e confirmado na decisão 

23/09 - 23h21 [0 coment.]
Sub-14 estreia no estadual com vitória sobre o América-MG 

23/09 - 23h12 [0 coment.]
Sada Cruzeiro bate Sesc RJ e começa torneio com a mão direita 

23/09 - 23h00 [0 coment.]
Sada Cruzeiro FA confirma a 1a colocação da Conferência Sudeste 

23/09 - 22h51 [0 coment.]
Diretoria do Cruzeiro anuncia a renovação de contrato de Murilo 

22/09 - 15h29 [3 coment.]
FMF é usada para gerar renda a aliados e membros de uma família 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster