Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Eliane Pessoa - Consultora RH



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

11/04/2014 | Evandro Oliveira
Observatório da Imprensa – Imbecilidade Oficial

As coisas não estão fáceis pra ninguém. Menos para colunistas e blogueiros especializados em apontar os problemas dos outros ...

As coisas não estão fáceis pra ninguém. Menos para colunistas e blogueiros especializados em apontar os problemas dos outros. Não interessa a editoria. Esportes, futebol, política, cotidiano, educação, saúde, segurança... TUDO tem defeito que pode ser apontado e até vira bandeira de luta e manifestação.

Caberia à mídia ter gente qualificada e bem (in)formada para dar sequência às denúncias, para apontar e relatar fatos dos problemas, e até mesmo para ajudar no debate que apresente soluções. Tá ficando muito chato vermos na mídia (TODAS as editorias) as notícias com apenas uma versão dos fatos, ouvirmos dos apresentadores a opinião deles (diga-se de passagem, opinião que interessa a pouca gente) e termos o que chamamos na Internet de virulência, de tal maneira que a situação se afasta da realidade e das versões dos envolvidos.

A coisa atingiu um ponto em que verdadeiros bandidos, torcedores sem educação, achacadores de plantão e malfeitores, ditam as regras até em eventos que, outrora, eram considerados lazer.

Que me desculpe os oficiais do Comando de Policiamento da Capital e os oficiais responsáveis pelo Batalhão de Eventos. As ordens que vocês estão seguindo, de civis despreparados e imberbes, é uma desonra para os serviços da Polícia Militar de Minas Gerais. Há Limites !!!

Ao encaminharem jogo de torcida única, no Estádio Independência, com desculpas absurdas que jogam sobre a PM mineira uma incapacidade de fazer a gestão de segurança, e a mídia se comportar com indiretas de que “... somos a favor de torcida adversária ...”, ocasionando até entre torcedores cruzeirenses a indisposição diante da diretoria do Cruzeiro que “recusou” só 10% de ingressos a que a torcida visitante tem direito, provoca situações em que as desculpas são inadmissíveis Longo em seguida.

Tivemos na quarta passada jogo de torcida única no Mineirão, os problemas foram enormes. Dentro do estádio, está mais ou menos sob controle. Fora do estádio, é terra de ninguém.

Dentro do estádio, são eventos de pequena monta mas que demonstram a falta de civilidade do próprio torcedor. Quebra de cadeiras, estacionamento de carros em desrespeito aos carros já estacionados e vagas exclusivas de idosos, mobilidade reduzida etc, fumantes mal educados, gente vendo o jogo nos corredores e vidros, desrespeito a lugares marcados, desrespeito a lugares reservados para deficientes etc. Imaginem se fossem “grandes”.

Do lado de fora é terra sem lei. Flanelinhas agressivos e retaliando quem não dá dinheiro antecipado, torcedores ocupando vagas fora do previsto pela BHTrans (e olha que a BHTrans tá atuando sob medida que quem manda neles), Pesos e medidas diferenciadas com reclamação das associações de moradores da região, numa clara demonstração de que não estamos preparados para grandes eventos no Mineirão (na Copa do Mundo tudo vai funcionar, garanto).

No próximo domingo, teremos Sada-Cruzeiro x Sesi, pela manhã, no Mineirinho, à tarde, o clássico que decide título mineiro.

O que fez a Polícia e demais autoridades (???) para evitar que a torcida adversária seja privilegiada com relação a estacionamento, entrada, saída e afins. NADA.

A mídia se cala pois se os articulistas e jornalistas de opinião forem dar sua opinião, desagradarão gente poderosa que manda e desmanda, até na polícia.

O silêncio da mídia com o absurdo de permitir torcidas adversárias num mesmo espaço físico e no tempo concorrente é uma falha gravíssima. O Comando do Policiamento deveria ouvir pessoas que efetivamente enfrentam problemas. Tenho a certeza de que haverá, MAIS UMA VEZ, problemas entre torcidas, tenho certeza que, MAIS UMA VEZ, a Minas Arena e os donos da PPP privilegiarão os 10% dos torcedores adversários como sempre fizeram. Torcedores cruzeirenses serão cerceados no seu acesso somente para que os adversários fiquem “protegidos”.

Nesta semana, torcedores de Cruzeiro e do rival citadino, foram condenados a pagar penas “educativas”. Na primeira partida da pena, alguns já não cumpriram a determinação da Justiça. Outros não aceitaram as penas e continuam sendo processados, certos de que, não terão que cumprir pena nenhuma. É terra de ninguém.

A mídia deveria se posicionar sobre o assunto de maneira menos hipócrita. Se a mídia defende ingressos mais baratos, torcida dividida, eventos com grande público, cuide então de ajudar o Poder Público com as soluções. É muito fácil ir para a frente de uma câmera de TV ou ficar escondido atrás de um microfone falando que “... não entendo o motivo de torcida única ...”, para agradar parte das torcidas, e não mostrar caminhos ou propostas de solução. É papel da imprensa, responsável e competente, fazer isto.

AS coisas estão ficando incontroláveis, no jogo de quarta passada no Mineirão os eventos e problemas foram todos conhecidos. Torcedor não tem que ficar ouvindo frases motivacionais no sistema de alto-falante ou exibidas no placar eletrônico (lugar marcado, fumante, depredação etc) e não ter nos “seguranças particulares” nenhum respaldo em nenhum momento do jogo (em alguns casos eles até “protegem” infratores).

Tem aumentado, consideravelmente, o número de torcedores que estão assustados e insatisfeitos com a situação. Sócios do Futebol do Cruzeiro começam a repensar sobre lugar marcado, sobre pagar para ver o jogo nas cadeiras. Como ver jogo pagando por um lugar caro, e ter que ficar em pé o jogo inteiro? A diretoria do Cruzeiro pode ir começando a pensar nestas coisas. Enquanto o time estiver bem vale o sacrifício até quando?

Há muitos anos participo de movimentos de torcidas organizadas e outros. Torcidas organizadas estão suspensas e as coisas estão piorando. A mídia e as autoridades vão colocar a culpa em quem?
Vamos esperar as dificuldades de domingo para ver quem se responsabiliza.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 11-04-14 16h33min
Senhor Colunista: muito boa e muito oportuna sua coluna. Grandes eventos estão sendo programados para todos os grandes estádios do País e, a meu ver, somente o Rio de Janeiro tem uma estrutura física conveniente. Saindo do metrô, entramos na rampa, indo diretamente ao estádio. Usar estacionamento, só quem quer. De todo modo, a questão aqui é de educação: do povo, dos jornalistas, das autoridades, da polícia. Que já esteve em algum estádio na Europa, pode constatar isso. Demais, em relação às
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 11-04-14 16h37min
em relação às autoridades, o grande problema é de gestão. Quando são indicadas politicamente, essas pessoas não têm, em geral, qualquer formação técnica para o cargo a ser exercido. Assim, não conhecem as regras mais comezinhas da gestão pública. Enquanto isso daí não for equacionado, V. Sa. irá gritar sozinho, num deserto. Nós faremos eco mas, também, não seremos ouvidos e levados a sério.
 GeraldoFaria/Div | Divinópolis | 11-04-14 17h10min
Evandro excelente texto, no jogo passado eu que não sou fumante fumei o jogo inteiro. Tivemos que pedir a vários torcedores para descerem das cadeiras e o pior teve uma turma que começou a imitar macaco, mas pelos isso a maioria esmagadora da torcida consegui impedir, ainda bem pois racismo nunca. Domingo se Deus quiser estarei lá mais uma vez. Setor 114 fila z cadeira 10.
 GeraldoFaria/Div | Divinópolis | 11-04-14 17h10min
Inferior amarelo.
 pyxis | BHZ | 11-04-14 20h27min
Marcos e Geraldo, obrigado pelas considerações.
Sabe que é mais curioso?
Alertado por um amigo, de que no programa das 18h da Rádio Itatiaia, o assunto (Mineirão etc) estaria na pauta, sintonizei e fiquei ouvindo... FIQUEI ASSUSTADO.
Enquanto o dono da rádio tentava "bater pesado" na Minas Arena, claro que ele não falou da Polícia, mas deu alfinetada na politicanalha, um repórter fazendo papel de "advogado do diabo" e dando explicações pela Minas Arena. ... cont
 pyxis | BHZ | 11-04-14 20h32min
... tem que fazer muita ginástica para defender Minas Arena.
Mas que, efetivamente, a educação do torcedor está em níveis abaixo do tolerável, não tenho dúvida alguma. E a IMBECILIDADE humana está se mostrando a verdadeira invencível, e atinge autoridades, polícia, torcedores e entidads envolvidas.
Uma coisa o "mané" disse e é certa: SE A DIRETORIA DO CRUZEIRO não tratar do assunto URGENTEMENTE, o torcedor-cidadão vai começar a abandonar o barco. ABRE O OLHO CRUZEIRO !!!
 lucio sangue azul | sete lagoas | 12-04-14 11h20min
Nunca havia lido suas colunas, mesmo porque, ao que me falaram, evandro= Pyxis e este sempre é o dono da verdade e trata com muita falta de educação qualquer pessoa que tem opinião diferente. MAS ESSA COLUNA É BRILHANTE! Reportou com precisão o que estamos todos vivendo.FEz criticas acertadas da policia e, principalmente da imprensa. Não ouço mais a Atletiaia, mas tambem, por acaso, ouvi a conversa do sr.emanuel batendo e assoprando, mas apenas para fazer media com a torcida.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 12-04-14 11h26min
Na verdade, o sr emanuel não aceita que o mineirao seja usado só pelo cruzeiro e como ele teme o presidente do atletico não tem a coragem de comentar o acerto do cruzeiro e a burrice atleticana. Os emplumados perdem muito dinheiro a cada jogo com públicos de no máximo 22.000 e renda de 400, enquanto a do cruzeiro são muito superiores.Então aquele senhor tenta mostrar que o governo do psdb "entregou" o estádio para a minas arena, etc,etc.Quantoa imprensa, aquele que nao fala aquilo que a editoria
 lucio sangue azul | sete lagoas | 12-04-14 11h32min
(leia-se dono da atletiaia) quer lá não trabalha. Não era fã do Lelio Gustavo, mas ele saiu porque exagerou na critica (não na itatiaia) a um jogador do atletico. Provavelmente o Kanil não gostou e exigiu providencias.Também não gosto do Bob Faria (acho o pior comentarista que ja vi na minha vida, mas o desrespeito do fraco Neto Berola mereceu alguma crítica deles? Duvido!Por último, parece que uma única pessoa produz o texto de todas emissoras.O ângulo das noticias é o mesmo!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 12-04-14 13h14min
Fui com minhas filhas assistir o musical Rei Leão. Antes de começar o espetáculo pediram para que o público não fizesse fotos do evento. Quem fosse pego fazendo isso teria que entregar o chip do celular ou da máquina fotográfica e seria convidado a sair do teatro. No futebol deveriam fazer a mesma coisa. Quem for pego em cima das cadeiras, jogando comida no chão e etc...,deveria ser retirado do local. Isso inibiria os vândalos.
 pyxis | BHZ | 12-04-14 15h33min
Lucio, muito curioso... quer dizer que, no caso da minha coluna, você nunca tinha lido mas não tinha gostado por que EU sou isso e aquilo??? Importa as minhas atitudes e não o CONTEÚDO que tento passar? Tá explicado !!! Obrigado pelo sacrifício da sua leitura :-P
 pyxis | BHZ | 12-04-14 15h36min
Dra. Celeste, tenho visto, por exemplo, defensores da PM e desta gestão da PPP questionarem as pessoas por "soluções". Elas existem. Estão todas aí... é POSSÍVEL que a PM não as tome por ordens "superiores", como do larmerdinha, galináceo descarado, irresponsável, imbecil e mal adestrado.
Se não houver apoio e mobilização da TORCIDA do Cruzeiro, apoiando a diretoria DO CRUZEIRO, políticos, dirigentes, merdinhas, polícia e mídia, continuarão fazendo o que sempre fizerampara beneficiar o 6a1o.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 12-04-14 18h15min
Quase isso! Entenda uma coisa:se voce é antipático no tratamento às pessoas, dificilmente elas vao procurar ler o que voce pensa. Isto não lhe tira a qualidade em escrever.Procuro ler mais o JD porque ele respeita o eleitor e, quando discorda, o faz com elegância. Voce, na maioria das vezes,trata com ironia quem não coaduna com seu modo de pensar.Acho-o pouco democrático. Apenas isso.Não fiz sacrificio nenhum, pois não me sacrifico pelo futebol. Torço muito, mas não morro por isso.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 12-04-14 18h18min
acho que todos devemos ter paixão, mas devemos ser racionais tambem. Se a maioria da torcida amasse o seu clube, sem essa passionalidade exagerada, haveria menos violência no futebol.Acho também que é que isso que voce pensa.Se cada respeitasse o espaço do outro, seria melhor para todo mundo.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 12-04-14 18h22min
Pyxis, só mais uma coisa: voce tem dificuldade em me entender. Não disse que não tinha gostado da coluna porque não tinha lido.Não sou desprovido de cérebro. Disse que nunca havia lido sua coluna por causa do seu jeito de tratar as pessoas. MAS QUE HOJE LI E GOSTEI.O que escreveu está absolutamente correto. SÓ ISSO!Nada contra voce ou quem quer que seja.Não precisa da ironia...
 pyxis | BHZ | 12-04-14 20h51min
Lucio, só conheço gente pacífica em Sabará... aliás, meus bisavós eram de Sabará quando vieram a BH para ajudar na construção da capital. Minha avó (mãe da minha mãe), nasceu em BH quando a cidade ainda não tinha 4 anos de inaugurada... sou de uma RARÍSSIMA geração de belorizontinos desde 1900...
Ia até deixar prá lá e não fazer tréplica... não vale a pena... você não lê,escreve com o fígado e ainda vem fazer análise comportamental minha sem me conhecer... Não o quero como ELEITOR (sic)...
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 13-04-14 14h37min
Evandro, ver jogo em estádio está ficando cada vez mais complicado. Eu pago o sócio torcedor, mas vou pouco ao Mineirão. Primeiro pela distância de Brasília e segundo pela total falta de organização e falta de comprometimento dos responsáveis. Não vejo reclamação nos jogos dos países da Europa, então eu aconselho, aos responsáveis, ir lá e aprender a organizar jogos de futebol. Mas será que existe interesse nisto? Será que é importante para eles? Eles assistem jogos de futebol? Se sim, onde?
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster