Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

23/11/2013 | Joao Duarte
Vem aí o Cruzeiro de 2014

"O elenco que provou ser competente na conquista do Brasileiro de 2013, pode e precisa ser melhorado. Tempo de sugestões"

Mundo Azul,


Uma análise do elenco que termina o ano e as sugestões de melhoria- Conforme o prometido vamos hoje proceder uma análise do nosso elenco posição por posição e fazer as sugestões de reforço, com vistas às disputas das competições do ano que vem :


Goleiros : Temos Fábio que é o melhor do Brasil e que vai continuar a ser injustiçado por Felipão, pelo que ele já comentou. Na suplência temos 3 garotos da base que são excelentes : Rafael, Ygor e Élisson. E se precisar ainda tem Charles e Georgemy. Não há necessidade de contratar na função.

Lateral-Direito :o experiente Ceará vem sendo o titular, sempre se segura mais porque o outro lateral é mais voltado ao apoio. Mayke é muito bom marcando e melhor ainda apoiando. O Cruzeiro está muito bem servido.

Zagueiros : A dupla formada pro Dedé e Bruno Rodrigo vai permanecer no elenco. Esta é uma função na qual o clube vai precisar de 6 zagueiros ao longo do ano. Eu manteria Wallace a quem ainda não foram dadas chances pelo Marcelo Oliveira e subiria o garoto Murilo da base.
Léo Simões é jogador de grupo, mas, se por ele aparecer proposta deve ser liberado. Ele não é mau jogador, mas, tem a tendência de marcar demais a bola, o que não me agrada num beque.
Victorino é bom jogador, só que o fato de não ter disputado praticamente nenhuma partida nos últimos 16 meses pesa contra demais. É outro que poderia ser envolvido em negociações... mas, não é fácil pelos altos salários.
Paulão Caveirão caso não se tenha que investir $$$ na contratação dele até poderia ficar, mas, se for confirmado que ele começa a murmurar por estar no banco, melhor que não renovem com ele. E depois do jogo contra o Vasco, melhor que ele se vá.
☻ Sugestões para contratação : Manoel (Atlético-PR) seria o jogador ideal, principalmente para o caso de se planejar negociar Dedé no meio do ano, após a Libertadores e Henrique (Palmeiras) para atuar na 4ª zaga ou fazer o 3º zagueiro. Ambos são grandes jogadores e tem espírito de liderança. São outros nomes a serem observados : Matheus Ferraz (Criciúma) e Ernando (Goiás).

Lateral-Esquerdo : O Cruzeiro deverá manter Egídio que mesmo tendo algumas falhas de marcação, mostrou qualidade no apoio e sempre foi válvula de escape nas saídas de bola, além de ter feito um nº de desarmes que impressiona. Francisco Éverton deverá ser negociado.
☻ Sugestões de reforço : Fabrício (Internacional) é bom na marcação e muito melhor no apoio. Está mal no coração dos colorados e isto poderia facilitar a saída dele. Samúdio (Libertad - Paraguai), um lateral que marca bem e apoia melhor, com uma canhota muito forte, Abner (Coritiba) jovem da seleção sub20, contemporâneo de Wallace e Vinícius Araújo na seleção campeão de Toulon em 2013, muita força na marcação e uma grande habilidade. Um outro nome que sempre gostei é Uendel (Ponte Preta) que tem bom poder de marcação e sabe chegar à frente, inclusive fazendo gols.
É preciso ainda se olhar o que aconteceu com o Antônio Carlos que na base sempre se mostrou um jogador de muito futuro.

Volantes de contenção e armadores : A dupla titular do Cruzeiro é excelente Nilton e Lucas Silva. Mas, esta é uma função que requer muitos dos jogadores e na qual as suspensões são muito mais frequentes que nas demais. O elenco do Cruzeiro hoje tem Souza, Leandro Guerreiro, Tinga, Henrique no grupo. Dos que estão emprestados (Uchoa, Sandro Silva, Pedro Ken, Amaral, Charles, Marcelo Oliveira) dificilmente algum deles será reaproveitado. Eu manteria Henrique e Tinga, porque são experientes, jogadores de grupo e que trazem uma qualidade diferente dos demais jogadores da posição (Mas, se fosse necessária a redução de custo da folha seriam opções de corte), subiria Bruno Ramires ou Eurico da base e buscaria um volante para o elenco.
☻ Sugestões para contratação : Jucilei, aquele mesmo que passou pelo Corinthians e hoje atua no futebol russo. Volante alto, forte e que sabe sair para o jogo. Cristian aquele mesmo que passou pelo Paulista de Jundiai, Corinthians e que agora está no futebol turco.
São outros nomes a serem observados : Deivid (Atlético-PR) que marca demais, tem um pulmão impressionante e é mais devotado ao sistema defensivo. Jogador importante para fechar o time e segurar resultado. Júnior Urso (Coritiba) que marca e também sabe sair para jogar e Baraka (Ponte Preta) que é caçador implacável. Jogador que sabe fazer marcação individual.

Meias de Ligação, Meias-Atacantes ou Atacantes de lado de campo - O Cruzeiro hoje tem Everton Ribeiro, Ricardo Goulart, Dagoberto, William, Júlio Baptista, Élber, Alisson, Luan, Martinuccio e Lucca. Esta é uma posição na qual estamos muito bem servidos, mas, ao mesmo tempo vários destes jogadores deverão receber propostas para a saída do Cruzeiro.
Da nossa base não vejo ninguém pronto para subir entre os jogadores que disputaram as últimas competições, nem mesmo Pedro Paulo que sofreu contusão grave neste final de temporada.
Falam que o garoto Marlone do Vasco está de malas prontas para jogar no Cruzeiro, mais eu não me empolgo com a vinda deste jogador.
Dos jogadores do elenco :

Luan tem contrato com o Cruzeiro até o fim do ano, é um jogador forte, versátil que pode fazer várias funções táticas, mas, dificilmente o Palmeiras o liberaria novamente de graça. Creio que o Cruzeiro não vá investir nele.
Lucca o Cruzeiro já tem 30% dos direitos dele e tem tempo até abril para avaliar se ele vai permanecer. Se não jogar bem até lá, deverá ser negociado.
Martinuccio é outro jogador estrangeiro, que tem alto salário e que infelizmente passou tempo demais no Departamento Médico. Nas vezes que atuou sempre mostrou qualidade, mas, será que vale o esforço de mantê-lo no elenco e quase nunca poder utilizar ? É outro cujo contrato vence em junho e que se não jogar mais, dificilmente terá contrato renovado.
☻ Sugestões de contratação : Alex10 seria sonho de consumo para disputar a Libertadores, mas, terá problemas em sair se o Coxa cair para a Segundona. Giuliano aquele ótimo organizador de jogo que passou pelo Inter e agora está no Dnipro (mundo russo), seria um jogador cerebral para ocupar a faixa central. Quanto a velocidade pelos lados do campo : sou fã do Marcelo Cirino (Atlético-PR) que tem uma velocidade fantástica e marca gols, dá assistências e é fera. Taison (ex-Inter) que seria um jogador de velocidade, bem ao gosto do sistema tático que o Marcelo Oliveira costuma adotar, é um que poderia vir, caso saia algum dos titulares. Muitos aqui vão pedir o garoto Dudú que saiu do Cruzeiro para se esconder no futebol russo e arrumar confusões fora de campo... Saber jogar sabe, mas, não sei se seria hora dele voltar não.

Centroavante : O titular é Borges que embora tenha problemas de contusão, sempre compareceu nas horas mais críticas. Na reserva dele tem o garoto Vinícius Araújo que é muito bom de bola, mas, precisa ter uma sequência na titularidade. É o tipo do jogador que se o Cruzeiro receber uma boa proposta de venda, acabará sendo negociado.
Creio que Anselmo Ramon embora seja um jogador diferente dos demais em suas características básicas deverá ser negociado, se o Cruzeiro receber uma boa proposta. Wellington Paulista que faz um grande campeonato com o Criciúma será ótima moeda de troca.
Na base temos o garoto Emerson Carioca, pronto para subir.
Dos jogadores emprestados, creio que só Léo Bonatinni possa ser interessante voltar ao nosso grupo. E será que vai aparecer alguma alma boa para levar Farias ? Porque se for para deixar um cara de R$ 360 mil mensais encostado, melhor colocá-lo para fazer jogos no expressinho do Cruzeiro, não é mesmo ?
☻ Sugestões para contratação : Nilmar e Ricardo Oliveira jogadores com características que se adaptariam perfeitamente à nossa escola de jogar bola, mas, que sofrem também com problemas de contusão em excesso. Fred poderá vir se houver problemas na eleição do FLU (Abril/2014), mas, somente para as fases finais da Libertadores. Também é outro jogador que sofre demais com as contusões e que tranquilamente iria se poupar para disputar a Copa do Mundo. Por esta razão não creio que viria agora para o Cruzeiro. Mas, seria uma ótima contratação para o pós-Copa, ainda mais se o Cruzeiro estiver na Libertadores.
São outros nomes a serem observados : Gilberto (Lusa).

E as homenagens da coluna hoje vão para : Paulo Soares (Linc0ln), Marco (Curitiba), Del Pina, Aloisio Mendes, Léo Gontijo, Carlos Almeida, Hélio Azul Celeste, Dr. Magno, Rodrigo Ninja e Dra Celeste.
E de Conceição do Mato Dentro : Butão (Oficina), Chiquinho da Mundinha do Venâncio ou Procópio, Nilson "Tubara" do Zé Moreno, Dácio da Benfica e Zé Renato de Resende (ou Gasão)...
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 24-11-13 01h45min
Tomei um baita susto. estava com a coluna anterior aberta e esperando o tempo "esquentar"... e quando clico leio "nenhum comentário..."... Era uma coluna nova... RSRS
 pyxis | BHZ | 24-11-13 01h47min
JDuarte, vê se depois responde minhas mensagens em PVT... ou só tá respondendo quem te elogia e concorda com você?
Nesta coluna, vou fazer comentários em função da situação.
Lateral Direita... Temos dois e não temos NENHUM. Ceará é bom... está velho. Mayke renovou mas NÃO ACERTOU os salários... já viu né? Então... vi três jogos recentemente do Joinville... Apostaria no Eduardo.
 pyxis | BHZ | 24-11-13 01h50min
O Antônio da base teve uma contusão e está de volta para o Brasileiro Sub20. É UM DOS que estão prontos para subirem e passarem a frequentar a Toca II em 2014.
 pyxis | BHZ | 24-11-13 01h52min
Carioca ainda tem algum tempo na base e está MUITO LONGE de "pronto para subir". O cara é ÓTIMO, mas pensa que é Adriano Imperador e que subindo vai levar a mesma vida que tem levado nos juniores.
 pyxis | BHZ | 24-11-13 01h55min
Paulão e Victorino tem que sair. São duas situações diferentes e o gringo está usurpando dinheiro do Cruzeiro. Paulão é MUITO FRACO... melhor que Nirley, o que não significa NADA. Wallace está pronto para começar a atuar (Achei estranhíssimo a ausência dele no Rio hoje) e Alex está subindo. Não tenho tanta confiança em somente dois zagueiros para quatro competições de peso que disputaremos em 2014.
 pyxis | BHZ | 24-11-13 01h57min
Como tenho que comentar antes dos outros, para não gerar beicinhos e carapuças, digo que é um alívio ver o João Duarte fazer um cenário da próxima temporada sem pedir que o Cruzeiro contrate Dodô, França e outras tranqueiras... até o João Duarte tá melhorando após a saída do ZZP. Alvíssaras !!!!
 estrelado campeao | N�o definido | 24-11-13 07h52min
Bom dia João Duarte. A respeito das sugestões para 2014, não concordo com Alex e Fred. São dois jogadores que em caso de contusão tem o tempo de recuperação mais lento, até pela idade. Levando-se em conta a questão do ritmo de jogo, a coisa complica mais ainda. Veja o caso do Alex, não tem jogado bem pelo Coritiba há um bom tempo. Fred dificultaria o aproveitamento do V Araújo e seu comportamento extra campo não é exmeplo, embroa seja torcedor do clube poderia ser um fator de desagregação.
 estrelado campeao | Ubá | 24-11-13 07h52min
Bom dia João Duarte. A respeito das sugestões para 2014, não concordo com Alex e Fred. São dois jogadores que em caso de contusão tem o tempo de recuperação mais lento, até pela idade. Levando-se em conta a questão do ritmo de jogo, a coisa complica mais ainda. Veja o caso do Alex, não tem jogado bem pelo Coritiba há um bom tempo. Fred dificultaria o aproveitamento do V Araújo e seu comportamento extra campo não é exmeplo, embroa seja torcedor do clube poderia ser um fator de desagregação.
 estrelado campeao | N�o definido | 24-11-13 08h02min
Ficaria com Giuliano e Nilmar como alternativas a Alex e Fred respectivamente. Ressalto que percebi que ambos seriam sua primeira alternativa. Seriam excelentes contratações para a Libertadores. Precisamos de reforçar também as laterais. Ceará não dá mais e Egídio seria um bom reserva para a Libertadores. Nosso grande desafio para 2014 é o mesmo de 2004 e espero que desta vez tenhamos mais competência e possamos conquistar mais títulos( TRI da Libertas e TETRA Brasileiro).
 estrelado campeao | Ubá | 24-11-13 08h02min
Ficaria com Giuliano e Nilmar como alternativas a Alex e Fred respectivamente. Ressalto que percebi que ambos seriam sua primeira alternativa. Seriam excelentes contratações para a Libertadores. Precisamos de reforçar também as laterais. Ceará não dá mais e Egídio seria um bom reserva para a Libertadores. Nosso grande desafio para 2014 é o mesmo de 2004 e espero que desta vez tenhamos mais competência e possamos conquistar mais títulos( TRI da Libertas e TETRA Brasileiro).
 estrelado campeao | N�o definido | 24-11-13 08h05min
Corrigindo, Nilmar e Ricardo Oliveira foram suas primeiras opções em relação ao Fred.
 estrelado campeao | Ubá | 24-11-13 08h05min
Corrigindo, Nilmar e Ricardo Oliveira foram suas primeiras opções em relação ao Fred.
 estrelado campeao | N�o definido | 24-11-13 08h11min
Depois do jogo de ontem, fica claro a vantagem de se aproveitar e valorizar a base. O Dedé pediu para não jogar porque seria cortante para seu coração ver seu time tendo o rebaixamento selado com ele em campo. Imaginem se vira moda? O Everton Ribeiro e Willian pediriam para não jogar contra o Gambá. Dagoberto pediria pra não enfrentar o Furacão. Júlio Baptista para não enfrentar o Bambi. E aí vai. Como dizia minha vó : quem gosta da gente é a gente mesmo.
 estrelado campeao | Ubá | 24-11-13 08h11min
Depois do jogo de ontem, fica claro a vantagem de se aproveitar e valorizar a base. O Dedé pediu para não jogar porque seria cortante para seu coração ver seu time tendo o rebaixamento selado com ele em campo. Imaginem se vira moda? O Everton Ribeiro e Willian pediriam para não jogar contra o Gambá. Dagoberto pediria pra não enfrentar o Furacão. Júlio Baptista para não enfrentar o Bambi. E aí vai. Como dizia minha vó : quem gosta da gente é a gente mesmo.
 mrr | Natal | 24-11-13 08h34min
Das sugestōes discordo inicialmente dos nomes Alex10 e Fred jogadores velhos com problemas de lesão, com 4 campeonatos isso complicaria, sem falar do alto salário do Fred. Em se falando nisso, a gestão vai ter que achar um negócio da china para se livra doFarias e Vitorino, algo como foi o Diego Souza....
 helioazulceleste | São Paulo | 24-11-13 10h46min
João Duarte! Mais uma ótima coluna. Obrigado pela homenagem. João, muito boas suas sugestões para reforçar o time ano que vem, em alguns casos eu gostaria de fazer observações. No caso do Manuel, acho difícil, pois o Atl. PR. deve se classificar para a L.A. e assim dificilmente o liberaria, Fred não sei se o custo benefício compensaria, o mesmo digo de Ricardo Oliveira, idade avançada, vida feita, será que valeria a pena? No mais, a minha opinião não foge do que você sugeriu.
 helioazulceleste | São Paulo | 24-11-13 10h52min
De qualquer forma já temos dois grandes reforços para o ano que vem, a continuação de Marcelo Oliveira e a quase certa permanencia de Alexandre Mattos. Esse último tenho certeza que saberá conduzir muito bem as contratações para reforçar o time e claro, também as dispensas.
 carlos_Almeida | Vitória | 24-11-13 12h04min
JD, também não vi esta bola toda do Marlone, se foi indicado pelo Marcelo Oliveira vale apena observar porque as indicações dele foram de boa para ótima, lembrando que algumas como Leandrinho, em entrevista ele deixou transparecer que não conhecia o jogador, que foi uma aposta da diretoria sem o seu aval. Na lateral esquerda, Fabrício é uma ótima contratação para assumir a posição ou forçar o Egídio a melhorar. Centroavante, o Cruzeiro precisa de um para Libertadores, VA será destaque CB 2014
 redmosk | Uberl�ndia | 24-11-13 12h10min
Precisamos:[b]L.E[/b](Abner..> Coritiba/Mansur..>Vitoria /Vargas...>Genova/Pedro Botelho..>Atl Paranaense)[b]L.D[/b](Léo..> Atl Paranaense/Nei ..>Vasco/Peruzzi..>Velez) [b]Zagueiro[/b](Ernando..>Goias/Doria..>Botafogo/Manoel..>Atl Paranaense/Henrique..>Palmeiras/Anderson Martins..>Al-Jaish.[b]Volante[/b]( Jucilei...>Anzhi/Sandro...>Tottenham / Gabriel..> Botafogo.[b]Atacante[/b]( Vagner Love / Jonas / Lucas Barrios / Scocco)[b]Revelações[/b] Rildo/ Marlone/Marcelo/Rafael Ratão/William Picapau.
 redmosk | Uberl�ndia | 24-11-13 12h11min
kkkkk Deu errado meu negrito,mas com esforço da para ler minhas indicações.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 24-11-13 12h19min
João Duarte, valeu pela homenagem. É sempre bom ver o nome nesta relação. A questão de dispensas de jogadores do elenco complica, pois temos jogadores caros, como Farias e Vitorino. O que fazer? Alexandre Mattos com certeza já está pensando nisto e achará um clube do exterior para eles. Assim espero. Evandro disse que na lateral direita temos dois e não tem nenhum. Será que Mayke está sendo negociado? É jogador de futuro e com certeza se valorizará muito.Torço para que fique.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 24-11-13 12h26min
Eu já fui a favor da contratação de Fred e de Alex, mas hoje não gostaria mais de vê-los no Cruzeiro. Estão com idades avançadas e com salários altos. O Cruzeiro deve contratar jogadores de pouco nome e bons como foi a contratação do Willian. É a característica do Alexandre Mattos, contratar jovens e bons jogadores. Júlio Batista não se enquadra nesta situação pois foi negócio de momento. Jogador experiente e bom de grupo. Vai ajudar muito na Libertadores.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 24-11-13 15h39min
João, obrigada pela homenagem. Penso mais ou menos como você. Devemos manter a base do time, vender alguns, contratar reforços e promover alguns garotos. O Fabrício do Inter também me agrada. Ele começou bem o campeonato, mas o péssimo desempenho do time apagou um pouco suas atuaçãoes.
 jfabio | Pouso Alegre | 24-11-13 15h49min
Caro JD, boa tarde. Quero parabenizá-lo pelo texto, que deve ter dado um bom trabalho para ser formatado. Aproveito para chamar a atenção dos meus colegas leitores, que repercutem o teu post, para o fato dos nossos comentários serem muitas vezes anônimos, sem compromisso e demasiadamente veementes, como se o João Duarte fosse o próprio Cruzeiro ou presidente do mesmo. Em tempo, aproveito para dizer-lhe que independente das nossas opiniões, o trabalho de vocês (no plural) é formidável!
 jfabio | Pouso Alegre | 24-11-13 15h59min
Penso que o Léo Simões deva ficar. As suas deficiências são totalmente corrigíveis. Já não digo o mesmo para Victorino e Paulão. Como já temos a zaga titular, os demais zagueiros não precisam (e ouso dizer que não deveriam) ser jogadores de primeira grandeza, para não termos problemas de vaidades. Sobre o Henrique, ele ajudou a rebaixar o Palmeiras, e jogadores assim devem ser evitados (vide Souza e Luan).
 jfabio | Pouso Alegre | 24-11-13 16h07min
Sobre os nossos volantes reservas, penso que Henrique, Charles e Marcelo Oliveira, são o suficiente. O Pedro Ken também tem o seu valor, pois, do contrário, não teria feito o Dinamite ligar para o GPT para liberá-lo para jogo contra o Cruzeiro. E para este setor, ainda poderíamos ter o Júlio Baptista e o Francisco Everton.
 jfabio | Pouso Alegre | 24-11-13 16h16min
Sobre os Meias de Ligação, Meias-Atacantes ou Atacantes de lado de campo; gostei de todas as indicações. Do elenco atual, poderíamos dispensar: Luan e Lucca; fazer caixa com: Júlio Baptista e Martinuccio; e emprestar: Élber e Alisson.
 jfabio | Pouso Alegre | 24-11-13 16h30min
O Borges jamais aceitaria a reserva. Se o Fred vier, ele terá que ser vendido. Vejo o Anselmo Ramon da mesma forma que o Léo: Jogador de equipe (não reclama) é bom jogador e dificilmente encontraríamos outro com as suas virtudes (e mesmo custo-benefício) para substituí-lo. O Léo Bonatinni é uma boa pedida e o WP uma boa moeda de troca. O Willian deverá ser devolvido, por ser caro; e o grande injustiçado do post é sem dúvidas o Farias, que tem a cara da libertadores e merece uma chance em 2014.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 25-11-13 00h09min
@redmosk

Abner esteve muito perto da Roma antes da lesão. http://www.soccernews.com/roma-agree-deal-for-abner/130258/

Vargas é mais um meia que um lateral.

Nei é fraco. Teria sido um bom nome há 2 anos, talvez.

Peruzzi já está no Catania desde Agosto.

Ernando está fechado com o Internacional. Não se transferiu esse ano porque já tinha estourado o limite de jogos.

Os outros são até bons nomes mas acho que todos seriam muito caros também...
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 25-11-13 00h14min
Para a zaga, realmente esse Matheus Ferraz se destacou. Outro que esteve em evidência antes e não se transferiu foi esse Cleberson do CAP. Esteve quase certo no Corinthians mas se machucou e só voltou agora. Vale à pena sondar ambos. Só confio no Léo como suplente e os garotos ainda estão "verdes", provavelmente não vão ficar todos no elenco, então vamos precisar de pelo menos uma contratação já que imagino 5 zagueiros como o ideal pro plantel principal.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 25-11-13 00h27min
Na lateral esquerda, realmente me faltam bons nomes. Só uma coisa, o Uendel já é rodado e é tipo o Egídio mesmo, bom no apoio mas péssimo na marcação. http://alessandrotrv.blogspot.com.br/2009/10/lateral-esquerda.html

Pra volante, Junior Urso realmente apareceu muito bem. Outro que não falou mas que já tinha chamado a atenção desde o ano passado é esse Amaral do Goiás. Outro, ainda, o Souza está em baixa no Grêmio mas já mostrou bom futebol. Seria uma boa aposta.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 25-11-13 00h32min
Para a meiúca, me chamou a atenção o Luis Cáceres, paraguaio do Vitória. É um jogador parecido com o Ricardo Goulart, corre bastante tanto pra ajudar a defesa quanto pra cima do adversário. Outro que faria esse papel de "motorzinho" mas aí demandaria um bom investimento seria o Arouca, sonho antigo.

Acho que estamos bem servidos daí pra frente.
 redmosk | Uberl�ndia | 25-11-13 07h44min
_Douglas_ o Nei esta fase ruim junto com vasco e tem se lesionado muito,mas não é fraco já mostrou seu potêncial no inter poderia ser uma aposta,apesar que prefiro Léo do Atl Paranaense,sobre Vargas joga muito não sei porque saiu da fiorentina esta jogando no meio porque tem qualidade.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 25-11-13 14h59min
oseias moc, sinceramente vc n deve conhecer absolutamente nada da história de Romarinho (V. Araújo) no futebol, pois, do contrário n falaria uma asneira dessas aqui. Ao contrário de vc, penso q é um cracasso de bola e digo isso pq acompanho ele desde as categorias de base período em que ele foi campeão de tudo q disputou e sendo artilheiro em quase todas as competições disputadas, ganhou o campeonato brasileiro de base sendo artilheiro e no mesmo ano ainda que o cruzeiro tenha sido eliminado
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 25-11-13 15h05min
(cont) precocemente da copa do brasil de base ele ainda assim foi um dos artilheiros da competição. Tem muiiiiito futuro esse menino e muito embora esteja passando por essa fase de transição do jr. p o profissional, período difícil p qq atleta está fazendo muitos gols, basta ver as pouquíssimas oportunidades que teve esse ano no campeonato brasileiro e o tanto de gols que fez 6 gols a mesma quantidade de gols marcados por Luis Fabiano, Tardele e Jô (atacante da seleção brasileira).
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 25-11-13 15h29min
João Duarte, vc é o melhor! assino em baixo... Precisamos de contratações pontuais somente, Marcelo do atletico paranaense, Dória do Botafogo, Amaral do flamengo e fabricio do inter e só. Devemos tb limpar os cobaias do banco de reservas bem como, Luan, Leandro Guerreiro, Everton francisco, Leo, Caveirão e Vitorino. E outra, desses jogadores emprestados eu n traria ninguém de volta deixaria o Leo Bonatine mais uma temporada no goiás, pois, está tendo oportunidades por lá.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 25-11-13 15h37min
Agora minha ultima ponderação é sobre o Marcelo Oliveira, grande título ele nos deu e tem muitas virtudes, porém, é preciso q ele se esqueça do seu espírito homossexual gayliano e comece a se concentrar no conteúdo que interessa, como por ex., já que caveirão, luan, leandro guerreiro, everton francisco e vitorino são jogadores descartados p a próxima temporada, pq dar oportunidades a eles em detrimento dos que ficarão por aqui e precisam de oportunidade???
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 25-11-13 15h52min
Wallace é um zagueiraço, titular da seleção sub 20, porém, por v.i.adagem do marcelo n fica nem no banco de reservas pq leandro guerreiro tem vaga cativa, um cara que aos 35 e cinco anos tem 1 titulo importante na carreira e mesmo assim nem jogou e os jogos que jogou mais atrapalhou do que ajudou.. e outra, coloquem o J. Batista contra o Bahia como titular e ele será o melhor em campo pode apostar, meu ataque seria J. Batista, dagol, Wilian, e everton ribeiro.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 25-11-13 15h54min
Em relação a ultima gayzagem do Marcelo, se o Ceará está mal coloque o Mayke como titular porra, tá melhor então é ele ou vai esperar o ceará se queimar com a torcida primeiro?? Pq eu gosto do futebol do Ceará, porém, o momento é do Mayke.
 raposão do Brasil | Não definido | 25-11-13 18h48min
Boa noite João e todos amigos da coluna,sinceramente João quando o Borges esboçou que saíria do santos ninguém dos grandes daqui de sp se manifestou.Ele hoje seria um bom reserva do Nilmar que peço aqui nessa coluna a 2 anos,se for para contratar um volante que seje o Arouca pois os outros não são melhores dos que já temos.Na zaga tínhamos que investir pesado no Manoel do furacão(concordo contigo),Fabricio do inter eu tbm já havia postado aqui que tbm é um muito promissor e estamos perdendo.....
 raposão do Brasil | Não definido | 25-11-13 19h00min
....tempo.Caso o ER saia mesmo o Alex 10 é o sonho mas é quase impossivél,escutei de um gremista que se fala no RG do sul é que Dalessandro pode vir pra gente,tomara.Acho que temos que nos preocupar mesmo é com as dispensas,é muita gente onerando a folha sem produzir nada,Vitorino,Tinga,AR,Lucca,Martinúccio,LG,Léo(que é horrivél),Henrique(que nunca gostei)e fora os nomes que estão voltando que tbm não me lembro bem mas acho que não tem serventia alguma,senão não teria ido.Abraços a todos.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 25-11-13 21h18min
Hoje vi a notícia de que o Internacional planeja uma limpa no elenco pro ano que vem, incluindo o Kléber, lateral esquerdo.
http://esportes.terra.com.br/futebol/brasileiro-serie-a/inter-prepara-mudancas-na-direcao-de-futebol-e-no-elenco-para-2014,818c816163092410VgnVCM4000009bcceb0aRCRD.html

Isso significa que o Fabrício se torna inegociável. Menos um nome pra uma lista já escassa. =/
 jroberto | Não definido | 25-11-13 23h03min
Caro amigo João Duarte, parabéns pela coluna e pelas excelentes análises. Para contribuir, gostaria de incluir nas sugestões de novos jogadores para 2014, o zagueiro Dória do Botafogo. É um jovem talento e, por pouco, acabou por não compor o elenco de 2013. Para o ataque tenho boa impressão do Rafael Marques, também do Botafogo. Um grande abraço. João Roberto L. Ávila
 seixas | Belo Horizonte | 26-11-13 12h27min
Salve, salve! Mestre JD, discordo de alguns nomes indicados, como Matheus Ferraz(CRI), para a zaga só vejo Manoel(ATLPR),Dória(BOT), Gil(COR)e Edu Dracena(SAN) atuando no Brasil como candidatos a jogador do Cruzeiro, no mais prefiro Wallace e Alex(base), não sou fã do Murilo. Meu lat.esq. preferido é E.Papa do Velez, Alex Telles(GRE), os garotos Abner e Denis(COXA)são bons.Volantes Marcelo Mattos (BOT),Jean (FLU)e Guilherme (COR).Meias Alex10(COXA), D'Alessandro e Otavio(INT),Cicero(SAN)
 seixas | Belo Horizonte | 26-11-13 12h38min
ainda com os meias, Arthur maia (VIT) que jogou demais nos juniores(aposta) e no ataque o ótimo Marcelo(ATLPR), Lins(CRI), Barcos(GRE) e Osvaldo(SPL). Também achei o lateral esquerdo Uendell(PON) interessante. Acho que Julio Baptista estará melhor em 2014 e que nossa base pode nos suprir em caso de necessidade podendo até revelar mais titulares, é uma questão de organização do trabalho e tempo, e vai acontecer naturalmente. Saudaçoes Tri-azuis.
 Rodrigo - Ninja | Não definido | 26-11-13 16h59min
_douglas_ legal a lista que vc apresentou, agora já que o Fabrício não irá sair do Inter então que venha o kleber mesmo, ótima opção de banco. Seixas, bem lembrado o nome do Barcos, porém, o que inviabiliza a sua vinda são os altos salários salvo engano 500 mil.. completamente inviável para o cruzeiro nesse momento.
 ferraz | Vila Velha | 27-11-13 11h50min
Simplesmente sugestões, umas possíveis e outras não, já que as recentes contratações tirando ai a do Dede, foram de baixo custo e que trouxeram bastante dividendo pro clube, e continuarão trazendo em 2014 se mantida a base, creio que não serão investidos altos valores em contratações, mas muitos se destacaram em seus times e poderiam ser observados caso do Rildo da Ponte, Júnior Urso do Goiás, Matheus Ferraz do Criciúma e o excelente Cáceres do Vitória, que poderiam vir, quem sabe até mesmo por
 ferraz | Vila Velha | 27-11-13 11h57min
trocas pelo excedente de atletas que temos, precisamos também de um bom lateral esquerdo e um atacante, contratações pontuais e nada mais que isso. Com toda certeza virão mais títulos em 2014.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 27-11-13 22h17min
@Rodrigo - Ninja

O Kléber já foi um bom jogador mas hoje em dia só é caro. Se não me engano, ganha o dobro do Ceará, por exemplo. Aliás, todo jogador vindo do Internacional tem salário inflacionado, vide Dagoberto (que ao menos deu algo em troca) e Tinga.


@seixas

Papa é velho (31 anos). Não acho que seria uma boa aposta. Alex Telles e Abner devem ir pra Europa em Janeiro ou Julho.


Muitos vão discordar, mas gostaria de uma última chance ao Diego Renan.
 arturcsl | Não definido | 28-11-13 11h29min
João, acho que para o ataque, as melhores opções seriam Barcos, Vagner Love e Ricardo Oliveira. Para primeiro volante, eu iria de Deivid. Para a lateral esquerda, Kleber o Fabricio. Para a zaga, Manoel.
 webber | Belo Horizonte | 28-11-13 17h56min
A recomendação que faço é que não haja nenhuma contratação bombástica. Nada de figurões, medalhões, que não se importam com o grupo. O segredo do Cruzeiro 2013 foi o fato de ter sido o Cruzeiro do torcedor. Tudo dentro de seu momento, das circunstâncias, houve Cruzeiro do Alex e Luxemburgo; Cruzeiro do Dirceu Lopes, Tostão, Piazza, Raul e cia, etc. Mas este foi da torcida; mordida pelo Atl-MG vice-campeão Br12, campeã mineira e campeã da Libertas. O torcedor se lembrou que era torcedor e...
 webber | Belo Horizonte | 28-11-13 18h00min
..entendeu que tinha de carregar o time nos braços, de alguma maneira, mas acreditando, acreditando muito. Cantando, indo ao Mineirão, sendo sócio-torcedor, sendo tolerante... Foi o que o Seedorf quis dizer quando elogiou a China Azul. Não somos só torcedores, somos mais. Somos uma nação! O Cruzeiro 2014 precisa, sim, de alguns jogadores. De qualidade, melhor ainda. Mas qualidades interpessoais, em primeiro. Mas precisa mais é de manter esta empatia com o seu torcedor, com a sua nação.
 PHDF | Brasília | 29-11-13 10h17min
- Se conseguirem manter Fábio, Dedé, Nilton, Everton Ribeiro, R. Goulart, Willian e Dagoberto para a temporada de 2014 já estará bom demais.
- Quanto ao jogador para disputar a lateral esquerda com Egídio, realmente é difícil encontrar um nome. Até a seleção brasileira sofre para achar um bom jogador nesta posição.
- O mais incrível é que na base celeste sempre desponta um bom lateral esquerdo que depois desaparece. O último foi o Vinicius que acabou indo para exterior no início do ano.
 _Douglas_ | Belo Horizonte | 01-12-13 15h21min
@Oseías Moc

O Mayke não poderia (e não foi) nem ser relacionado pra esse jogo porque o contrato dele se encerrou no dia 30/11/2013. Hoje ele é um jogador livre.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster