Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

24/11/2012 | Voz da Arquibancada
2012 Não acabou - O retorno

2012 não acabou, ainda, mas para o Cruzeiro sim. Agora é hora de começar juntar os cacos e tentar de se recompor

É hora de trilhar novos caminhos.

2012 foi tão ruim quanto 2011. Ou pior. Se em 2011 o time chegou a última rodada ameaçado e rebaixamento e escapou com uma sonora goleada contra o Mineiro, ao menos teve um início promissor, onde a terceira conquista da Libertadores parecia deixar de ser um sonho para ser um objetivo cada vez mais concreto.

Aí paramos no Once Caldas, no destempero de Cuca e falta de capacidade de reação do time. Ainda conquistamos o Campeonato Mineiro, mas o sabor amargo da queda do Barcelona da Américas ficou até o fim do ano.

Acabou o ano e com a eleição do GPT novos ares eram esperados. Mancini ganhou um voto de confiança e um monte de jogadores que insistiam em fazer a torcida acreditar que eram reforços.

E o novo ao parecia que seria uma reedição de 2011. Mancini não conseguiu fazer o time jogar (difícil acreditar que alguém conseguiria montar algo parecido com um time com Rudnei, Fábio Lopes, Walter o gordo, Mateus, Amaral e Cia) e por isto foi desclassificado nas semifinais do Campeonato Mineiro e caiu na Copa do Brasil. Caiu, merecidamente.

Depois de muitos nomes ventilados a diretoria anunciou Celso Roth como treinador. O mesmo técnico que foi chamado de cavalo paraguaio em suas passagens no mineiro ou no Botafogo. O mesmo que viu seu time chegar como um dos favoritos e perder para o Mazembe, fazendo com que pela primeira vez a decisão do mundial de clubes não tivesse um europeu e um sul-americano. Em quase seis meses de clube não conseguiu dar um padrão de jogo ao time. Teve problemas com contusões e suspensões, mas nada disto serve de desculpas pela desorganização tática do time, pelos erros nas escalações e substituições que foram uma constantes nesta sua passagem pelo Cruzeiro.

Roth brigou com Souza, esqueceu que Diego Arías existia e quando preciso teve de lançar o jogador que mesmo se saindo bem foi novamente esquecido. Lançou o jovem Lucas Silva para logo depois deixar na entrelinhas que o garoto era culpado pelo gol do R49 no jogo do primeiro turno. Insistiu com o péssimo Sandro Silva, esqueceu de Victorino, insistiu com Charles e Tinga. Quando podia repetir o time, optava por inventar.

Roth entrou em rota de colisão com a diretoria. Tripudiou do clube, transferiu a culpa para a diretoria e seus antecessores. Parece que não pediu reforços. Foram todos enviados goela abaixo, inclusive aqueles que eram seus jogadores “protegidos” no sul. Parece que resolveu ficar, mesmo tendo recebido aviso prévio, para provar que é capaz ou tripudiar da torcida. Difícil dizer.

Do lado da diretoria o amadorismo foi a tônica de 2012.

As contratações vão de Fábio Lopes a Martinnucio. O primeiro é um mistério o porquê da sua contratação, no caso do segundo acreditaram na recuperação do jogador e acertaram. Mas entre erros e acertos, foram muito mais erros, além de que o legado da diretoria anterior acabaram por respingar na atual administração.

Por conta dos erros do passado perdeu duas promessas: Gabriel e Leo Bonnati.

Foi buscar jogadores como Walter (gordo e fora de forma e sem a mesma capacidade de recuperação do Martinnucio), Fábio Lopes, Charles, Souza, Sandro Silva, Rafael Donato, dentre outros que não se explicaram. Mantiveram Welligton Paulista, perderam Roger (para muitos o culpado do primeiro semestre ruim, pelo jeito foi menos ruim por conta de sua presença). A diretoria adiou o quanto pode a saída de Dimas Fonseca, que já foi tarde, veio Alexandre Mattos que teve pouco tempo para trabalhar antes do inicio do Brasileiro. Fizeram contrato de três anos com um jogador de 34 anos que se revelou uma das piores contratações do ano. Perderam a oportunidade de vende ou trocar o argentino Montillo quando este tinha um grande mercado.

O presidente quando abriu a boca só falou besteira. Primeiro tripudiou do fato dos jogadores reclamarem que o salário estava atrasado, porque os mesmos não ganhavam pouco. Para um advogado, em sido decepcionante. Depois bateu boca com o técnico via imprensa. No meio do ano deixou a entende que o técnico era seu preferido. Mesmo com o desempenho ruim do time, que caia rodada a rodada, insistia que o técnico ficaria, mas só até o fim do ano. Acabou dando um aviso prévio de quase três meses para o técnico, depois de deixar vazar que o clube estava negociando com outros treinadores.

Do lado de fora a torcida mais torceu contra o mineiro que para o Cruzeiro. Levaram o clube a ser punido, e prejudicado, pela atitude no jogo contra o mineiro e para finalizar ainda pediram a volta dos ex-dirigentes, que saíram debaixo de suspeitas e mais suspeitas de uso do clube para enriquecimento.

Alguns torcedores chegaram a ameaçar não deixar torcedores entrarem no estádio para acompanhar o jogo contra o Bahia. Chegamos ao ponto de fazer um linchamento nas redes sociais de uma criança que pediu um autografo ao Neymar, quando na verdade se deveria parar para pensar que isto simplesmente reflete a falta de ídolos neste time, a falta de um jogador para simbolizar o que o time tem de melhor. Pode-se questionar a falta de cuidado dos organizadores ao deixar a criança entrar com camisa do Santos por baixo, mas jamais o direito da criança em pedir um autografo ao seu ídolo.

2013 vêm aí. Por enquanto muita especulação e um sinal de que poderá ser pior que o ano que chega ao fim: a torcida agora que determinar quem pode e quem não pode ser técnico do time. Querem definir o elenco, quem deve sair e quem não pode chegar. Menos mal que a diretoria esta fazendo o regime cadealino e se mantendo calada.

Que 2012 sirva de aprendizado, o que não aconteceu em 2011, e que diretoria, jogadores e torcida tenham tirado alguma lição caso contrário veremos mais uma vez a repetição da história vivida pelo pessoal vizinho de São José da Lapa.

Luis Cláudio, mais conhecido como LC, é roedor de pequi e torce para o Cruzeiro desde 1900 e Kafunga. Para contactá-lo, inscreva-se na lista-cruzeiro do Yahoo! e encare, se for capaz.


Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 jfabio | Pouso Alegre | 24-11-12 12h07min
Luis Cláudio, só mesmo um roedor de pequi para escrever uma coluna tão cristalina e corajosa. Meus parabéns!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 24-11-12 12h44min
Luis Claudio, só discordo no que se refere ao Montillo.Os Gambás não iriam pagar o que anunciaram e o Crzueiro iria para na segunda divisão.
 Nelsao | Brasilia | 24-11-12 15h06min
SHOWWWWWWWWWWWWW, estas ai a verdade, SOBRE AS PESSIMAS CONTRATAÇOES, SOBRE A FALTA DE MALICIA DO GILVAN GPT, DEIXAR UM TERINADOR TRES MESES DE AVISO PREVIO, FAZ ISTO AI GPT COM SUA FUNCIONARIO DOMESTICO TB E SOBRE A COMPORTAMENTO DA TORCIDA, SHOWWWWWWWWWWW, COM DIEGO SOUSA QUEM SABE COMEÇAREMOS COM O PE DIREITO.
 atenagosminasboston | Não definido | 11-12-12 21h38min
ola pessoal boa noite saudacoes azul celeste sou um cruzeirense apaixonado nao estou no brasil nao sou de minas estou em boston quase nao vejo jogos do meu time do coracao mas acompanho sempre que posso faz uns 4 anos que nao posto nada aqui eu achei que o site tinha acabado eu tentei entrar um dia mas achei tudo estranho mas agora conseguir entrar de novo queria saber de vcs como anda as negociacoes pra 2013 as pespectivas sao boas ou ruim? parece que vai ser boa ne pra comecar
 atenagosminasboston | Não definido | 11-12-12 21h42min
pra comecar eu acho que nosso presidente apesar dea nossa maior parte de nossa torcida nao gostar do novo presidente mas parece que ele nao e como o zeze ele pelo menos ta segurando o montijo nao sei ate quando ele vai aguentar nao mas acho que se fosse o zeze eu acho que o montijo ja estaria a um ano fora da toca eu to gostando do inicio dele temos que ver que ele pegou nosso time quebrado segundo fiquei sabendo acho que devemos esperar pelo menos uns 2 anos de mandato so nao gostei tb da
 atenagosminasboston | Não definido | 11-12-12 21h46min
da contratacao do marcelo de oliveira mas se ele ja veio acho que o melhor agora e apoiar e torcer pra da certo acho que tem tudo pra da ele e um cara batalhador e profissional e um cara que gosta da base e um treinador de toque de bola caracteristicas de nosso time azul 5 estrelas a vcs acham que nossos garotos que estao disputando o brasileiro sub 20 tem alguem bom nesse time? qual canal passa os jogos ? e que horas esta sendo os jogos aqui agora sao 3 horas a mais do que ai por exmplo
 atenagosminasboston | Não definido | 11-12-12 21h48min
aqui agora sao 6:46 sao 9:46 ai no brasil queria ver os jogos do cruzeiro pelo brasileirao sub 20 se alguem souber o canal que passa e os horario por favor passe pra mim ai obrigado saudacoes celeste e bom final de ano a todos e um proximo 2013 maravilhsos a todos e cheio de saude e titulos kkkkk
 Dr.Magno | BH | 31-01-13 20h51min
Cruzeiro
 Dr.Magno | BH | 31-01-13 20h54min
Cruzeiro
 Dr.Magno | BH | 31-01-13 20h56min

cruzeiro

 Dr.Magno | BH | 31-01-13 20h58min
Permite redigir uma nota
 Dr.Magno | BH | 31-01-13 20h58min

cruzeiro
 Dr.Magno | BH | 31-01-13 21h00min
Comentários contendo ofensas ou acusações devem, obrigatóriamente, ser assinados e identificados, do contrário, serão excluídos/moderados.
 Dr.Magno | BH | 31-01-13 21h03min
Comentários contendo ofensas ou acusações devem, obrigatóriamente, ser assinados e identificados, do contrário, serão excluídos/moderados.
 Dr.Magno | BH | 31-01-13 21h05min
Comentários contendo ofensas ou acusações devem, obrigatóriamente, ser assinados e identificados, do contrário, serão excluídos/moderados.
 Dr.Magno | BH | 31-01-13 21h06min
Comentários contendo ofensas ou acusações devem, obrigatóriamente, ser assinados e identificados, do contrário, serão excluídos/moderados.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
21/09 - 11h24 [5 coment.]
Mano esboça time misto do Cruzeiro para atuar em Goiânia no Br´17 

21/09 - 10h06 [3 coment.]
Jogadores refutam interpretações equivocadas em fala de Romero 

21/09 - 09h57 [6 coment.]
Cruzeiro contrata goleador e mais dois jogadores para a base  

21/09 - 08h47 [3 coment.]
Eleição à presidência da FMF sinaliza o continuísmo criminoso 

20/09 - 08h13 [1 coment.]
Cruzeiro firma parceria para aperfeiçoar desempenho dos jogadores 

20/09 - 07h09 [2 coment.]
Copa do Brasil: Sócio do Futebol deve ficar atento para decisão 

20/09 - 06h59 [1 coment.]
Cruzeiro lança Sócio Cruzeiro Digital de conteúdo exclusivo 

19/09 - 14h20 [15 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster