Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

14/04/2012 | Joao Duarte
As dúvidas do primo Zuloobas

"Tudo começou numa réplica. Mas, gostei tanto que transformei nesta coluna. Agora metam o malho..."

Mundo Azul,


As questões do primo Zuloobas :

A) Quanto ao Sistema Tático :
1. Tá queimando o Wallisson?
2. Tá sacrificando o Montillo?

B) Quanto ao treinador em si :
3. Precisou de mudar o esquema para não perder para o América-MG e Cocotas ?
4. É teimoso?
5. Você acha que ele tem nível para treinar o Cruzeiro?
6. Vc acha q se formos eliminados de forma desagradável da Copa do Brasil o Gilvan o mantém?

C) E apostando num Cruzeiro forte e qualificado após a saída do Vágner Mancini (de quem decididamente não gosta), deixou a sua sugestão de time base :
1. Fábio +++ 2. REFORÇO para a LD +++ 3. Alex Silva +++ 4. Victorino +++ 6. REFORÇO para a LE +++ 5. Leandro Guerreiro +++ 7. Charles +++ 8. Montillo +++ 10. Alex +++ 11. Wallyson e 9. Anselmo Ramon +++ Técnico: Muricy Ramalho.

Vamos então tentar responder ao primo Zuloobas, trazendo as questões à tona.
A) Quanto ao Sistema Tático adotado por Vágner Mancini :
1 - Tá queimando o Wallyson ?
As evidências mostram que não é o caso. A melhor partida do Wallyson foi contra o Rio Branco do Acre, neste esquema. Só que naquele dia o armador foi Roger e jogou o Walter no lugar do Wéllington Paulista. Para mim o Wallyson teve 2 más atuações seguidas, coisa que pode acontecer com qualquer jogador. Mas, vai se recuperar e nos ajudar muito. É jogador de muita raça e de muito pulmão também. Gosto dele e sei que tem condição de atuar neste sistema se for o desejo do treinador.
Mas, deixei sempre bem claro que esta função no 4-3-3 ou no 4-2-3-1 é determinante. Escrevi aqui algumas vezes que nestes sistemas quem atua pelos lados do campo terá que ter pulmão extraordinário, capacidade para ir e vir. A esta função cabe acompanhar o lateral até o fundo do campo ou um dos volantes adversários, deixando bater lateral com lateral. Tanto Wéllington Paulista quanto Wallyson tem a aptidão necessária para executar a atividade, mas, não é simples. Contra o Corinthians em Uberlândia (Cruzeiro 1 x 0 com gol de Montillo logo no começo do jogo), Wéllington Paulista a pedido do Cuca, marcou bem a subida do Alessandro, fez várias vezes a volta como lateral, lembra ?
Quantas vezes você já viu o Wallyson desarmando adversários na ajuda ao lateral no fundo do campo ?
Só que quem atuar pela ponta não fizer o papel necessário, abre o meio e complica tudo lá atrás. E isto não é de hoje...

2 - Tá sacrificando o Montillo ?
Nisto concordamos. Montillo não é armador. O fato de saber enfiar uma bola e ter grande habilidade não faz dele este jogador, talhado para aquela função. Montillo é um meia-atacante. E é dos tais que gosta de buscar os lados de campo para dificultar a ação dos marcadores individuais e gerar o espaço para os colegas de time. Por esta razão pode-se usar um esquema mais tradicional, que é onde ele rende mais.
Quando se escala 3 volantes com ele, não dá. E a razão é simples. Com laterais que não passam, o time com Montillo bem marcado emperra. Vimos isto nos tempos de Joel Santana no ano passado. A tendência passa a ser marcar muito atrás e sem força de contra-ataque. fazer gol, só chutando de longe, como fez Wallyson no Pacaembu...mas, é um sofrimento bravo.

Para que Montillo possa render o máximo, o sistema ideal para o Cruzeiro neste momento, com os jogadores que tem no elenco ainda é o 4-4-2 tradicional, assim distribuido do meio para a frente :
MV : Leandro Guerreiro, posicionado mais pelo lado esquerdo da defesa onde Diego Renan tem mais dificuldade em marcar.
2°V : Charles. Atuando mais pelo lado direito. Tem mais facilidade em voltar e ajudar a Marcos, do que Montillo, que atuaria no meio, mais para a direita, buscando os espaços vazios para contra-atacar.
3° Homem de Meio : Roger, que faria a armação mais pelo lado esquerdo, com a missão de fazer a volta marcando um dos armadores do adversário. Inicialmente julgava que o Marcelo Oliveira seria o jogador ideal para fazer a função, dando mais liberdade a Charles do outro lado de encostar nos 3 homens que atuariam mais avançados. Mas, ele tem o defeito CARREGAR demais a bola e desta forma, anula a maior vantagem de se jogar com 3 homens mais de frente, que é pegar a defesa adversária desguarnecida.

Por esta razão, sugeri a volta do Wágner, que além de aguentar marcar mais que Roger, consegue também se soltar, encostar na frente e fazer gols. Roger com condição física seria o jogador ideal para fazer esta função tática, mas, infelizmente, não está conseguindo mais jogar os 90' com a intensidade que se requer de um jogador de meio-campo. É por isto que você julga sempre que há espaço demais no meio... e é verdade. Mas, antes isto do que aquela coisa de 3 volantes que marcam muito, mas, entregam no pé do adversário ou sempre tocam do lado ou para trás. Fica difícil atacar ao adversário, não é mesmo ?

Com esta formação, Montillo vai atuar mais solto e não com um na marca e outro na dobra. Exatamente porque tanto o 2° volante (Charles), quanto o 3° homem de meio (Roger ou Wágner ou ainda pensando que Mancini poderia adaptar o Élber para fazer esta função), tem a habilidade de encostar na frente e colocar a bola em condições boas de conclusão para os nossos atacantes e para o próprio Montillo. Ele, inteligente como é vai levar o seu marcador para cima do lateral adversário de um dos lados e depois, partir em velocidade na diagonal ou buscar o fundo. É o que Montillo faz de melhor. Ele tem um drible em velocidade que é difícil de ser anulado. Sempre leva vantagem e muda de direção como poucos...

Conclusão : Como Wéllington Paulista e Wallyson não estão totalmente adaptados à função, eu concordo que o sistema sacrifica muito a Montillo, que pega pouco na bola e é marcado individualmente, com alguém na dobra. E mostrei como disporia os homens em campo. A melhor escalação hoje teria :
Guerreiro, Charles, Roger (Élber) e Montillo; Wallyson e Anselmo Ramon na frente.

B) Sobre o treinador :
3 e 4 - É teimoso e precisou de mexer no esquema tático para não perder de cocotas e pompons.
Discordo que seja teimoso. Ele quer implementar um esquema tático diferenciado, mesmo não tendo as melhores peças. Por esta razão está adaptando jogadores a função tática nova, que pode dar certo ou não.
Então, tem que insistir sim numa formação tática e deixar jogar, para ir mostrando o que ele quer ao elenco.
Ele mudou porque as peças não estavam encaixando e a marcação adversária era eficaz. Eu o chamaria de teimoso se ele vendo que a coisa não estava indo por um bom caminho insistisse no erro, o que não é o caso.
O fato de não se gostar de um sistema tático, não o faz ser errado.
Veja que nos dias de hoje, várias equipes de ponta adotam sistema parecido, com sucesso. Aqui mesmo no Brasil a gente vê o Fluminense com Thiago Neves, Fred, Wéllington Nem e às vezes ainda colocam Sóbis, He-Man ou Araújo em campo.
Diego Souza, Alecsandro, Eder Luis no Vasco...
O Corinthians com Alex, Emerson, Jorge Henrique, Liédson e William em campo.
O santos que tinha Ganso + Neymar, Robinho e André (Zé Love).
O São Paulo que vai de Cícero, Lucas, Luiz Fabiano e Fernandinho (Osvaldo).
O Flamengo que tenta com Botinelli (Thiago Neves), Ronaldinho Gaúcho, Deivid e Vágner Love
Ou seja, não é o esquema que é ruim, mais, o rendimento pode não acontecer por atuação fraca ou posicionamento errado dos jogadores e neste caso, as mudanças são necessárias. E foi o que Vágner Mancini fez e melhorou o time, né ?

5 - Tem nível para treinar o Cruzeiro ?
- Sobre ter nível creio que tem. É um treinador jovem, estudioso e que está evoluindo muito em meu conceito. Exatamente porque não fica preso a um sistema, quando o mesmo não produz resultados.
Diferentemente do Adilson que morreria abraçado aos seus volantes, mas, não abria mão das convicções. Aliás, mal comparando, julgo que Mancini mexe melhor que Adilson no time. A diferença pode ser a presença do Silvinho nas cabines.

6 - Vai rodar se cair fora da Copa do Brasil ou perder o Mineiro ?
- Futebol é resultado. Sempre foi. Felipão esteve por aqui. Perdeu uma semifinal de brasileiro em casa podendo empatar até por 1 x 1. Depois ganhou a Sul-Minas. Perdeu o Mineiro para o América. E foi eliminado da Libertadores nos pênaltis. Encheu o Cruzeiro de jogadores caros e sem encaixe e foi para a Seleção Brasileira. Você tem saudades dele ? Eu não. Ele não entendeu a escola de jogar bola do Cruzeiro. Alguém questiona a qualidade do Felipão como treinador ? Claro que não, mas, é a questão do encaixe...
Eu estou entre os que julga que Vágner Mancini poderá ter conquistas no Cruzeiro. Precisa ganhar o Mineiro e ter alguns reforços, para implementar as inovações táticas que deseja com MAIS QUALIDADE e tempo de maturação.
Eu pediria :
- Como desejo maior o Alex10, mas, neste momento me contentaria com Wágner ou até mesmo o Jorge Wágner, para melhorar a nossa armação
- Um lateral experiente (Ferrari, Cicinho ou Kléber do Inter)
- Um lateral novo e de muita força. Gosto do Galhardo (FLA), ouvi falar muito bem do Iago Pikachu (Paysandu), tem o Eduardo (Joinville) e os nossos garotos da base(Gabriel Araújo, Hyago e Antônio Carlos nos quais ainda deposito esperança).

Finalmente, sobre o seu time e novo treinador. Claro que assino embaixo, mas, para ter isto no Cruzeiro seria preciso ter os 100 mil Sócios do Futebol. E como sou um eterno entusiasmado creio que ainda chegaremos lá.

E a homenagem da coluna hoje vai para :

Szogheib (que espero ter voltado para ficar), Cícero Wolney e Zé Maria daqui do Espírito Santo + Torcedor_1, Pyxis, Cléber Costa, Gattuso LaBestia, Tiago_Zeiro e Seixas de Belo Horizonte + Ânderson Olivieri, Batista, Nelsão, Toninho de Ceilândia, Naldo, PHDF e Aloísio Mendes da grande Brasília + Oséias e minha querida amiga de sangue azul Rita de Cássia Silveira de Montes Claros + Redmosk e Maurício Sangue Azul de Uberlândia, Maurício Lizardo, Leonardo Exilado, Ivan Crazy Blue, USA-Azul, Nando e Marcinha Chiabi direto da terra do tio Sam e Carlos Magno Lages Oliveira (aniversariante de ontem), Romeu Madureira, Reginaldo, Ronaldo, Rejane e Renilde Santa Bárbara só gente boa de Conceição do Mato Dentro.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-04-12 13h45min
João Duarte, primeiro, obrigado pela homenagem. Penso que o GPT poderia tentar a contratação do Wagner. Está na reserva do Fluminense e pouco utilizado. Dentre as opções disponíveis, é o que mais me agrada. Vários times grandes investiram em jogadores revelados no Avaí e no Figueirense. Mas o Cruzeiro perdeu boas oportunidades. Achei que o lateral Eduardo do Joinvile havia sido contratado pelo Fluminense. É uma boa opção. Nosso meio tem que se qualificar mais para termos um time mais competitivo
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 14-04-12 13h56min
Olá João, o cidadão é seu primo de verdade? Acho que da turma que aqui escreve, você é quem tem a família mais azul.O time tem que ser montado em função do craque.Assim concordo com seu posicionamento em relação ao Montillo. Achei a dica do Jorge Wagner ótima. Não esqueçamos que ele, entre outras habilidades, bate bem faltas e lança bolas na área com precisão. Com o Walter e o Alex Silva para cabecear estaríamos bem arranjados. Vamos divulgar essa idéia.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 14-04-12 14h03min
Sobre o técnico eu concordo com o seu primo. Torço pelo VM todas as vêzes que ele entra em campo com o Cruzeiro, mas não confio no trabalho dele. O Murici é, na minha opinião, o melhor técnico brasileiro da atualidade. Meu esposo é torcedor do Santos. Então torço para o Santos faturar a LA e o Mundial e o técnico ir para a seleção brasileira depois disso. Gostaria de ver o Murici no nosso banco, mas não tenho pressa. Por hora me contentaria com o ABap.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 14-04-12 14h07min
Por quê torcer pelo Santos de vez em quando: Meu marido é peixe. O Dondinho, pai do Pelé, jogou no Yuracan de Itajubá; Lá marcou 5 gols de cabeça num único jogo. Esse fato é destacado no filme Pelé Eterno. A mãe a filha do Pelé se chamam Celeste. A maior conquista do Cruzeiro foi em 66, sobre o Santos de Pelé. E, como esquecer daquele gol do Careca sobre o Santos em 87, nos minutos finais do jogo que nos levou às semifinais do campeonato. Teve também as semifinais da CB 2000.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 14-04-12 14h09min
Eliminamos o Santos na semi. E, por fim, a saudável disputa do Brasileirão 2003.Então, que o peixe tenha um ótimo centenário.
 jfabio | Pouso Alegre | 14-04-12 15h59min
Caro João Duarte, tudo bem? Vendo a sua explicação me dá vontade de iniciar uma campanha prá tê-lo como técnico. Mas aí me lembro do Apolinho, Falcão, etc. De qualquer forma, tentarei dar algumas pinceladas no teu raciocínio. A 1ª delas é quanto ao esquema tático. Se temos apenas barro, não adianta querer construir uma casa de madeira. Podemos até trançar umas varas e fazer uma casinha de sapê. E aí, eu acho o ABap mais inteligente que o Mancini. A segunda coisa (continua...)
 jfabio | Pouso Alegre | 14-04-12 15h59min
... continuação: a segunda coisa é sobre o tal encaixe. O Joel pode não ser o melhor técnico do Brasil, mas ele é experiente e não é bobo. Foi ele quem percebeu que a nossa cozinha era uma lástima, daí jogar de forma tão precavida. O Zezé deixou o "Barcelona das Américas" subir na cabeça e o mandou embora. Mas daí eu te pergunto, quem devemos privilegiar, o esquema ou os jogadores? Creio que ao perguntarmos isso ao Mancini (em off) ele dirá que prefere a manutenção do seu emprego. (continua...)
 jfabio | Pouso Alegre | 14-04-12 15h59min
... continuação: e é justamente isso que as pessoas não enxergam. Se ele privilegia o esquema, poderá se dar mal no encaixe das peças. Se ele privilegia os jogadores, todos cairão em cima por ele não ter um esquema tático definido com n tempo serviço. E o tempo passa e algumas escolhas vão sendo feitas, seja por convicção, pressão da torcida, imprensa ou diretoria. (..) Sobre as contratações, melhor deixar para o jornal Lance, Itatiaia, Superesportes, Placar... estes sabem tudo sobre nada.
 PHDF | Brasília | 14-04-12 18h51min
Valeu pela homenagem.
Quanto às indicações do Jorge Wágner ou do Wágner concordo plenamente. Qualquer um dos 2 revezaria bem com o Róger. Mas em relação a Galhardo, discordo. Não é melhor que os nossos laterais e marca muito mal.
O elenco celeste está começando a ficar com uma quantidade razoável de jogadores com boa estatura. Logo, treinar exaustivamente a jogada aérea também poderá ser uma solução
 PHDF | Brasília | 14-04-12 18h56min
Pode parecer estranho, mas com apenas 2 ex-Cruzeiro o time poderia ficar pronto para ganhar títulos. Por exemplo: Jonathan e Wágner ou Maicon e Alex
 lucio sangue azul | sete lagoas | 14-04-12 20h15min
Excelente coluna. análise muito bem feita do que o cruzeiro tem e o que precisa. Só uma pequena discordancia:o ataque de walysson e anselmo Rtamom. acho qe os dois ainda são para entrara no segndo tempo, embora escolher este ataqe titutlar tambem não esteja fpácil, pois todos estao oscilando muito.O que vejo de errrado no nosso treinador não é ideia da forma de jogar, é insistir no esquema sem ter a peça ideal.Eu ainda jogaria com dois meias.Sem o wagner poria o welber para ajudar o Montillo.
 Eduardo Faria | Passos | 15-04-12 06h27min
Raio X perfeito João, até mesmo quando o Jorge Vagner é lembrado como solução para a bola parada e armação pela a esquerda revezando com Roger. Quanto ao Vagner, hoje reserva do Flu, seria o encaixe, não obstante seu alto custo. Agora, lamentações pela saída do papai Joel é "druris", principalmente depois desta última derrocada do Flamengo na libertadores. Espero nunca mais vê-lo vestindo nossas cores! Ainda me preocupa o futebol jogado pelo Vitorino, nunca me convenceu.
 marco | Curitiba | 15-04-12 11h57min
Caro João, não sei se o Montillo está sobrecarregado ou não, só sei que contra a Chapecoense ele praticamente não apareceu no jogo! Às vezes ficávamos mais de 5 a 10 minutos sem o narrador falar o nome dele! Isto não é normal paera alguém que deveria ser o "cérebro" do time. Para mim ele está devendo e muito ainda (e não é deste ano). Ainda não justificou todo o esforço feito pelo nosso presidente para mantê-lo no time.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 15-04-12 13h45min
Joao, penso um pouco diferente do marcos sobre o Montillo. Acho que no jogo com a chapecoense o Montillo nÕ TEVE condiçoes de jogar. O campo estava péssimo! Para um jogador leve como ele e de dribles em velocidade e arrancada, NAQUELE PASTO, isto era impossivel. Portanto, não podemos creditar ao Montillo um mal futebol por ineficiência técnica. além disso, para que ele seja AQUELE montillo, faz-se necessário um outro jogador para dividir a atenção dos adversários. Só ele, fica facil neutralizar!
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 18h43min
Em resposta ao POLE = Aloísio Mendes,
O meu primeiro pedido seria o Alex10, mas, até mesmo com ele teria espaço para usar o Wágner, jogador que é identificado com o Cruzeiro e considero um desperdício ser reserva no FLUMINENSE. Wágner é um cara que melhorou na marcação e agora marca e arma com mais consciência.
Para mim, estará chegando agora em 2012 / 2013 em sua fase mais produtiva (26 --> 27 anos). O FLU contratou Bruno do Figueirense, Eduardo ainda no Joinville.
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 18h48min
Drª Celeste,
Sobre o Jorge Wagner creio que é o tipo do jogador que tem muita consciência tática e que pode ocupar várias funções em campo. E tem uma bola parada de respeito. Decide jogos, com certeza.
Torcer pelo Santos não é inconsistente afinal você mora em São Paulo, mas, quando há o confronto direto o Cruzeiro tem prioridade total no seu coração, tenho certeza absoluta.
Esqueça o Adilson Batista em 2012, creio que este sabático dele no Atlético-GO será bom para a carreira dele.
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 18h51min
Sobre o Vágner Mancini tenho uma certeza : ele mexe bem no time. E não é sempre porque escala mal ou porque escolheu o sistema de jogo errado.
Hoje vimos um meio com Amaral, Marcelo Oliveira, Élber e Roger: com Bobô e Wéllington Paulista na frente.
E de novo não funcionou bem.
O sistema tático era o mesmo de sempre com Elber aberto pela direita, Bobô centralizado e WP mais na esquerda. Aí, sem substituir ele centralizou WP e trouxe Elber mais para trás, sempre pela direita. Não deu.
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 18h54min
Aí ele começou a trocar as peças e prensou o time do Uberaba até que veio a virada. E não se diga que o Cruzeiro tivesse atuado bem, mas, teve valentia e força para virar o jogo.
Wéllington Paulista centralizado fez 2 gols e criou o lance do gol de peito do Victorino.
Ele tem os seus desafetos, mas, negar que ele luta muito, defende as nossas cores sempre com entusiasmo, isto nunca poderão negar. E tem feito gols este ano com regularidade.
No Mineiro já fez 10 gols em igual n° de jogos
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 18h58min
WP fez 14 gols nesta temporada, contra ridículos 5 gols em todo o ano de 2011. Anselmo Ramon também vem muito bem em 2012, fazendo gols, dando assistências e muito trabalho para as defesas adversárias, perdendo outros gols fáceis, mas, jogando com mais inteligência... Vai ganhando seu espaço como titular.
Mancini vem usando todos os jogadores que pode. E hoje, usou até o Alex Lopes que por sinal não fez nada.
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 19h01min
MARCELO OLIVEIRA
Hoje ele re-editou as suas melhores atuações, dos tempos do Atlético-PR. Se jogar assim mais vezes pode ser o armador pelo lado esquerdo que o Cruzeiro precisa para fazer o esquema que tanto deu certo sob a égide do Adílson Batista.
O que mais gostei foi vê-lo, num jogo difícil como o de hoje, contra uma defesa fechada tentar a jogada individual e ter sucesso. Não abaixou a cabeça, muito antes pelo contrário. Fez a finta e DEU o gol da virada para W.P.
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 19h03min
Tenho visto evolução no futebol dele... Ele está melhor condicionado fisicamente. ganhando boas divididas no meio, por cima e por baixo... e reduziu o n° de passes errados, o que é determinante para quem atua na armação.
Vamos continuar a acompanhar, mas, hoje ele e Wéllington Paulista foram os melhores do time do Cruzeiro.
 zuloobas | varginha | 15-04-12 19h37min
Gde Primo. Obrigado pela forma carinhosa de dar todas as respostas q pedi. To aqui em Unaí-MG (98% azul) assistindo o q posso dos jogos no Bar do Vadin. Como estamos c um bebê de 6 meses n to vendo tudo mas fujo p lá sempre no 2º tempo qdo a coisa tá ruim p nós. Minha esposa é gaylo e sofre muito comigo. "Virei os jogos x o Nacional N Serrana, Coelho, Uberaba e "empatei" x gaylo. Eu digo p minha esposa: Vou lá fazer o Cruzeiro ganhar e ela fica possessa, kkkkkkk. O povo do bar está suplicando p
 Nelsao | Brasilia | 15-04-12 19h40min
obrigado pela homenagem e lembrança.
 zuloobas | varginha | 15-04-12 19h42min
eu chegar no 1º tempo. Enfim torço muito pelo Cruzeiro e quero ser campeão c o Mancini msm n gostando muito dele. O mundo da bola dá voltas e eu sei disso. Ele pode ainda conquistar minha confiança. Hj o Dirceu q assiste os jgs c agente lá disse uma coisa q me fez refletir: técnico n faz milagre. então creio q devem ser dadas + peças de relevância p ele provar do q é capaz. As laterais realmente estão muti fracas. No + vms esperar p ver no q dá.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 15-04-12 19h53min
João, no meu coração só cabe o Cruzeiro. Digamos que eu não torço contra o Santos (Exceto em 2003). É hábito de todo torcedor, torcer contra os outros clubes rivais. E, todo time grande como o nosso, é rival. Me esposo estava trabalhando na final da LA 2011 e eu não assisti o jogo.Se ele estivesse em casa eu faria companhia.
 szogheib | Vila Velha | 15-04-12 21h57min
JD... Agradeço a lembrança e aproveito para dizer que voltei para ficar. Como não ficar? Suas palavras, comentários, histórias e análises, qdo "não fanáticas"...rsrsrs nos enriquecem muito. Continuamos com problemas sérios nas duas laterais e no ataque. Tenho um apreço pelo Gilson e acho que deveria ser o LE. O Mancini deve ter algum problema de relacionamento pois não escala quem está melhor e sim quem faz parte da panela. Isso é péssimo para o Cruzeiro...
 szogheib | Vila Velha | 15-04-12 22h03min
...Mesmo com sua avaliação em cima de fundamentos, considero o Mancini abaixo do mínimo para o Cruzeiro. O Mineiro está terminando, mesmo que algo de bom aconteça e o Cruzeiro ganhe esse campeonato, não vi evolução no time desde o ano passado. Ele já está um bom tempo no time e não mostrou competência para montar um time. O ano passado tivemos muitos problemas de contusões e desfalques que prejudicaram o treinadores e o time. Mas esse ano não tenho visto contusões como problema...
 szogheib | Vila Velha | 15-04-12 22h07min
...Vejo sim que ele não mantem um base. Muda frequentemente o time e insiste em peças que não deram certo no esquema tático. Eu considero o Mancini perdido táticamente...insiste num esquema tático que não encaixa no Cruzeiro com as peças atuais. Estava me esquecendo... eu não tive tempo de responder à sua aposta... mas acho que você vai me pagar muitas cervejas esse ano... Onde você estava com a cabeça quando me deu 2 gols de frente contra o Uberaba? Que tal uma fezinha no título do mineiro?...
 szogheib | Vila Velha | 15-04-12 22h09min
Adoraria pagar umas para você se o Cruzeiro fosse campeão... mas não o vejo em condições...pensa ai. Podemos aproveitar e reunir a galera novamente para jogos da semi-final e quem sabe de uma final...
 pyxis | BHZ | 15-04-12 23h06min
JDuarte, quando discordamos, não significa que estamos malhando, significa que estamos discordando, o que, diga-se de passagem, é muito fácil Pois as suas "viagens" são muito doidas...
1) Não. 2) Não. 3) Sim. 4) Teimoso não. Fraco. 5) Não. Mas podem ganhar títulos. 6) Com certeza não.
Wagner de volta seria trágico. Alex10 de volta seria trágico. Vai gostar de passado assim lá longe!!!!
 pyxis | BHZ | 15-04-12 23h08min
Jduarte, EU sei porque você gosta destas "apostas" impossíveis de se realizarem. Contratações absurdas e esquemas malucos e imponderáveis. É que se não acontecem como vc planeja/DESEJA, Nunca poderemos afirmar que você tem ou não razão... Se coloca no lugar do Mancini... Depender de MOliveira, de laterais que não existe, de WPaulista, Roger, e outras coisas, é muito difícil... Para de viajar!
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 23h21min
Pô Evandrão pega leve...
Discordar pode, mas, desmerecer de forma constante as minhas opiniões me deixa triste e preocupado.
Este papo de que minhas viagens são doidas..
Você tem bola de cristal ?
Porque a volta do Alex aos 34 anos seria trágica ?
Porque Wágner não daria certo aqui ?
Eu tenho ideia de como inserir um deles ou mesmo ambos num sistema de jogo que poderia dar resultado.
Contusões sérias, não tiveram nos últimos tempos.
Conhecem de bola.
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 23h24min
Porque então insiste que é viagem minha considerar que eles aportariam qualidade ao elenco do Cruzeiro ?
Sei que existe uma teoria de que jogadores que fizeram sucesso não devem voltar ao time, porque isto pode lhes queimar o filme. E neste contexto, manter o grande status de Alex junto á torcida será sempre interessante.
Mas, eu tenho direito de crer que Alex de um lado e Montillo do outro encostando num centroavante do estilo do Anselmo que consegue receber e escorar pode dar jogo, né?
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 23h28min
As pessoas criticam Vágner Mancini e só se lembram do Adílson Batista como opção melhor.
Não é por aí...
Veja a nossa condição financeira e os caras que querem a saída dele sonham com MURICY, FELIPÃO, ABELÃO e coisas do gênero. Estão fora do nosso patamar ou não ?
NEY FRANCO está na CBF e por lá vai ficar até o final das Olimpíadas (Agosto/2012), ou seja, não seria opção para agora. ADÍLSON acaba de fechar com o Atlético-GO e creio que precisará fazer um bom trabalho lá. Fora p/2012.
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 23h31min
LUXA que é outro sonho de consumo acaba de fechar com o GRÊMIO e de lá só sairá se for mal no Gauchão e Copa do Brasil, além de permanecer sendo caro...
- DORIVAL JR ?
- LEVIR ?
- CAIO JR. ?
- E aí dar nova chance ao OSWALDO DE OLIVEIRA ?
Claro que se o MANCINI sair o Cruzeiro terá um novo treinador, mas, aposta por aposta deixem o cara trabalhar.
Por enquanto é a minha opinião.
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 23h36min
Que esquema maluco e imponderável eu propus em mais de 6 anos que eu escrevo aqui ?
- Falo das possibilidades e do que os treinadores testaram.
Disse como aplicaria as peças do elenco para a adoção de um sistema tático.
 João Duarte | Vit�ria | 15-04-12 23h38min
A vantagem das finais é das cocotas, SZOGHEIB... Mas, podemos ganhar deles... Aguarde...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-04-12 08h36min
Não vejo evolução do time nos últimos 3 jogos. Falar que o time teve reação... reação contra Uberaba?!?! 6aylo!?!? Chapecoense?!?! O time está feito um Frankstein e todo mundo está vendo... lateral improvisado, DR mal continua atuando, volantes que não tem qualidades suficiente e por isso nunca jogamos com 3 deles, ataque do ano passado, falta de oportunidades a alguns jogadores (T. Carvalho, Jackson, Gílson, Arias, F. Lopes...). TÁ DIFÍCIL!!!
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-04-12 08h45min
JD, estou tão preocupado com esse time que até me esqueci de agradecer pela homenagem, obrigado! Só um pitaco quanto a um time base de acordo com o que temos hoje no elenco (com possíveis reforços)... Fábio, Marcos (Cicinho), Alex Silva e Victorino, Gílson (Ávine, F. Aurélio, M. Azevedo). Arias, Charles, M. Oliveira e Montillo. Wallyson e AR (Walter). E ainda gostaria da reintegração de Thiaguinho, Uchoa, G. Araújo e Éber. VAMOS CRUZEIRO... ACELERA!!!
 tiago_zeroo | Belo Horizonte | 16-04-12 09h42min
João, mais uma bela coluna. Bom, agora está provado por A + B que esse time NÃO TEM LATERAL (nem esquerdo e nem direito), assim ralmente não há defesa que aguente. Voce disse certo, 4-4-2 com Montillo avançado pelas pontas, W.P. náo é ponta direita nem esquerda(fala isso pro Mancine).
 tiago_zeroo | Belo Horizonte | 16-04-12 09h45min
A formação mencionada ai, seria um sonho, ainda mais com Muricy Ramalho como técnico, esse ai SONHA ALTO MESMO. Mas pelo menos os laterais temos que contratar, com Marcos (LD) e D.Renan (LE) só iremos passar raiva. Saudações.
 Getúlio.gov | Não definido | 16-04-12 10h24min
O time não tem laterais desde o ano passado, só o JD pra acreditar que Marcos ia dar certo, nunca jogou nada em lugar nenhum, Diego Renan sem comentários, esse M.Oliveira é todo atabalhoado, enfim vamos entrar no Brasileiro sem um time formado, vou falar mais uma vez, torcer é uma coisa, não enxergar a fragilidade, os defeitos do time é outra.
 João Duarte | Vit�ria | 16-04-12 11h10min
Getúlio-GOV,
Parece que você não leu acima. Eu não estou conformado com a situação do nosso elenco e apontei que, neste momento, para formar um time competitivo o Cruzeiro precisará investir em 2 laterais e mais um jogador para fazer o papel de 3° homem de meio-campo, comprovado de que Roger não agüenta jogar nem mais um tempo inteiro, ajudando na marcação.
Eu, continuo a achar que Roger faz bem ao grupo do Cruzeiro e que poderia, correndo mais, ajudar muito na criação no meio.
 João Duarte | Vit�ria | 16-04-12 11h13min
No futebol atual não dá para ter apenas 2 homens marcando no meio. É fato. Abrir espaço na zona de criação e de inteligência é pecado mortal. Se vocês retroagirem a 2007 se lembrarão da escalação de Autuori que abriu o meio e colocou nas meias jogadores pouco afeitos à marcação. Com a posse de bola, sim, é bom ter jogadores como opção para receber o passe nas zonas mortas, livres. Mas, quando se perde a bola numa progressão, normalmente os contra-ataques causam polvorosa à defesa. Até vs Uberaba
 João Duarte | Vit�ria | 16-04-12 11h16min
A fase de classificação do Mineiro e as fases preliminares da Copa do Brasil (rounds 64 e 32), em minha concepção servem para testar jogadores, sistemas táticos e para se montar uma base.
E sobre esta base trazer REFORÇOS para as posições carentes.
Chamo de REFORÇOS jogadores que chegarão e assumirão a camisa de titulares sem contestação.
Se for para trazer apostas é melhor apostar nos jogadores da nossa base ou que estão emprestados às tais parcerias, continuo a pensar do mesmo modo
 João Duarte | Vit�ria | 16-04-12 11h20min
Para mim, está claro que o Cruzeiro vai contratar para o Brasileiro e fases agudas da Copa do Brasil.
Já foram ventilados os nomes de Jonas, lateral-direito do Coritiba e de Lorenzetti o meia-armador da La U - Chile, que tem sido celeiro do Cruzeiro, afinal de lá vieram Montillo e Victorino.
A meu juízo, aportariam qualidade ao time e seriam REFORÇOS. A questão do Wágner parece ser o alto salário dele no FLU, que investiu mais de R$ 6 Mi na compra dos direitos dele.
 João Duarte | Vit�ria | 16-04-12 11h24min
Gattuso,
Esqueça o Jackson ele já rescindiu contrato.
Creio que o Cruzeiro errou no início do ano ao trazer "baciada" para fazer teste no clube, foram as contratações do Dimas Fonseca, que errou na dose, trazendo jogador por análise de DvD e por indicação de pessoas do mundo da bola, mas, sem terem sido vistos por alguém que conheça de futebol e possa avaliar o futebol de momento, juntando ao perfil psicológico e médico e depois disto fazendo uma avaliação de custo-benefício...
 João Duarte | Vit�ria | 16-04-12 11h28min
Não é verdade que Marcos não jogou bola em lugar nenhum. Pois eu cito como boas as passagens dele pelo Avaí em 2010 e pelo Bahia em 2011...
Mas, é inegável que foi mal nos últimos 4 jogos com a camisa do Cruzeiro, parece até praga de algum dos seus desafetos (rs, rs, rs... que com certeza estão delirando com as pífias atuações). Para mim, não aprovou outra vez em sua passagem pelo clube, o que é uma pena.
Anote aí, jogadores do exterior só poderão atuar a partir de Agosto (janela)
 João Duarte | Vit�ria | 16-04-12 11h34min
Sobre montar o time para o Brasileiro creio que seja possível contratar Cicinho, Fábio Aurélio, Márcio Azevedo...
Sobre Árias é incrível como ele é escalado sem dúvida alguma, no lugar do Leandro Guerreiro que a meu ver tem sido de uma regularidade impressionante. Para jogar de CINCO, creio que o Cruzeiro esteja até bem servido com Leandro Guerreiro e Amaral e traria de volta o Lucas Silva, que é um baita jogador, líder nato aos 18 anos de idade, que não estava na sua lista...
 DERSON | LEME | 16-04-12 11h49min
Marcos estava no lugar e momento errado no gol,ainda sim apostaria nele na lateral direita, mas vejo que sera sacado da equipe pelas reportagens que li sobre comentarios do Mancini. Espero que faça algo coerente e nao improvise,chega de Everton de lateral, coloque DRenan na direita e Gilson na esquerda,pra ver no que da. Se Lorenzetti (seria uma otima contrataçao) vier mesmo creio que Arias nao jogara com a camisa celeste. No mais espero pra ver o que o Mancini fara com este time do Cruzeiro.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-04-12 17h36min
JD, na verdade não falei que Marcos não atuou em lugar algum, estava até defendendo ele nos últimos jogos, mas está provando que é mais para compor elenco do que para ser titular. Realmente me esqueci do Jackson e não mencionei o nome de Jonas, bom lateral, seria uma boa mesmo. O Lucas também. Defendo o Arias porque já o vi jogar algumas vezes e sinceramente acho de mais qualidade dos que estão jogando, mas parece que será mais um a passar pelo Cruzeiro e reforçar outros times para o Brasileiro.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-04-12 17h38min
Sobre o Guerreiro, nunca foi um titular absoluto em time algum, na minha opinião é bom jogador para compôr elenco, espero muito que queime a minha língua. O M. Oliveira acredito eu, tenha qualidades para desempenhar a função de 3º homem de meio, tem mais habilidade e consegue fazer boas tabelas. Se realmente o Cruzeiro trouxer os nomes que estão sendo ventilados (Jonas e Lorenzetti), perderíamos o Arias, o que pra mim é uma pena...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-04-12 17h39min
Caso esses jogadores cheguem, acho que o ideal seria: Fábio, Jonas, Alex Silva e Victorino, Gílson (espero que também chegue reforços). Guerreiro (à contra-gosto), Charles, Lorenzetti e Montillo. Wallyson e AR (Walter). Com esse time, reforçando a LE dá para acreditar mais... VAMOS GPT!!! VAMOS CRUZEIRO!!!
 Getúlio.gov | Não definido | 17-04-12 09h51min
JD, li bem sua coluna, assim como li as do início do ano tb, e se vc for lá atrás e ler, vai constatar que falei que não adianta tentar com esses laterais, vc tinha esperança de poder contar com eles, mas só agora em abril vc tá vendo a necessidade de contratação, tem um aqui no site que adora usar control V, qualquer dúvida faça o mesmo. Um abraço.
 João Duarte | Vit�ria | 17-04-12 12h28min
Prezado Getúlio-GOV,
Uma coisa é falar não dá... E outra bem diferente é falar não deu. Se você se lembrar, desde o início falei que a fase preliminar do campeonato mineiro (11), amistosos da pré temporada (2) e os jogos das fases preliminares da Copa do Brasil (3), seriam destinados aos testes do elenco, identificando quem tem e quem não tem condições de permanecer no elenco, quais as posições em que definitivamente há carências e o planejamento para as competições do 1° semestre.
 João Duarte | Vit�ria | 17-04-12 12h32min
O maior objetivo destes 15 a 17 jogos seria a definição de um time base, ao qual seriam acoplados os REFORÇOS.
E obviamente a classficação que nos mantivesse vivos em ambas as competições.
Creio que até aqui as coisas estão indo relativamente bem.
Temos um time base para as fases agudas do Mineiro e da Copa do Brasil, claro que contando com a vinda dos tais reforços.
 João Duarte | Vit�ria | 17-04-12 12h37min
Hoje o time base teria :
1 - Fábio, 2 - REFORÇO, 3 - Alex Silva, 4 - Victorino e 6 - REFORÇO; 5 - Leandro Guerreiro, Charles, 8 - Marcelo Oliveira, e 10 - Montillo; 9 - Anselmo Ramon e 11 - Wallyson.
Até que Charles e Alex Silva es tejam em condições e que os novos laterais cheguem, as atuações sugerem :
2 - Marcos, Diego Renan ou Amaral
3 - Léo ou Thiago Carvalho
6 - Diego Renan, Gilson ou Everton
7 - Amaral, Roger ou Élber, WP (mudando o sistema)
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 17-04-12 12h44min
JD, deixe-me discordar plenamente de você, a contradição foi grande. O maior ojetivo desses jogos realmente é a definição do time base, que ainda não existe. Os reforços... chamo de reforços mesmo, somente o Alex Silva, Walter e Charles, jogadores de qualidade, os demais vieram para tentar a sorte ou cumprir seu papel no elenco. Não há um time base, pois, muitos não tem oportunidades e outros tantos estão jogando mal há um bom tempo.E as coisas não estão indo relativamente bem, começamos a...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 17-04-12 12h46min
...temporada muito mal, equilibramos durante alguns jogos e agora voltamos a atuar de forma lamentável. Acredito no time, principalmente com as entradas de Alex Silva, Charles e Walter, mas ainda é pouco, precisamos de mais! De base mesmo, no meu entendimento é somente Fábio, Victorino, Montillo e Wallyson, e esperamos que Charles e Alex Silva entre nessa lista e que os reforços, principalmente para as laterais cheguem!
 João Duarte | Vit�ria | 17-04-12 13h52min
Batista-DF,
Chegaram no início do ano :
1 - Axel (goleiro)
2 - Marcos - LD
3 - Jackson - LD
4 - Thiago Carvalho - Zagueiro
5 - Mateus - Zagueiro
6 - Gilson - LE
7 - Arias - MV
8 - Amaral - VL
9 - Rudnei - armador
10 - Marcelo Oliveira - armador
11 - Walter - atacante
Entre estes de nome só o Walter e o Árias (que não sei porque não joga ou não jogou até agora).
Existem nomes que podem ser considerados boas apostas... e só.
 Sicilia | Belo Horizonte | 17-04-12 14h18min
João, acho que eu não sou a única que não enxerga as substituições do Vagner Mancini como "inteligentes", e sim como "vou consertar minha m.er.da". Eu entendo que o time foi todo reformulado, e que precisa de tempo para testes e entrosamento. Mas pra mim esse tempo já deu, e o que vemos é um time que desde o ano passado não tem gana e nem inteligência.
Quanto aos jogadores, eu não entendo as vindas de Amaral, Rudnei, Marcelo Oliveira, Fábio Lopes e etc como apostas, e sim como tapa buraco.
 Sicilia | Belo Horizonte | 17-04-12 14h23min
Se a justificativa para a vinda desses jogadores HORROROSOS era a falta de dinheiro, que se apostasse na base até equilibrar as finanças.
Não adianta insistir com jogadores de série B, achando que eles vão aprender a jogar bola aqui, ou que o técnico mágico vai dar o "poder da bola" pra eles. Não adianta.
Paraná, Henrique e Ramires quando vieram, chegaram sob desconfiança, mas assim que eles começaram a jogar, (pelo menos quem entende) viu que dali podia sair alguma coisa.
 Sicilia | Belo Horizonte | 17-04-12 14h27min
Esses jogadores que estão ai hoje, dão calos nas vistas. Pelo amor de Deus. Os caras não correm, não marcam em cima, não acertam passes de 2 metros. Só chutão.
No jogo contra as Rosanas, em um lance, Leandro Guerreiro fica tempos com a bola, sem saber pra quem tocar, sem ninguém encostar, até que ele desespera, toca pro Victorino e o Victorino dá um chutão. Isso não é postura de time grande. Isso é postura de times que esses jogadores estão acostumados. Times de série B...
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 17-04-12 17h53min
Valeu J, Duarte... Brigaduuu, pela homenagem!!!!! Nao entendo muito de esquema tatico, mas, esse atual esquema sacrifica nosso melhor jogador, o Montillo. E se nosso melhor jogador esta sendo sacrificado, eh porque algo esta errado, e isso pode curtar muito caro mais adiante. Gosto do esquema 4-3-3, mas, acho que no esquema 4-4-2 ou 3-5-2, o Montillo seria mais util ao time. Alias, acho que o esquema com 3 zagueiros, teria-mos uma defesa muito forte. Thiago Carvalho, Alex Silva e Vitorino.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 17-04-12 17h59min
Alguem ai em cima, pediu a volta do Joel santana... meu Deus! Soh de ouvir ou ler isso, ja me da arrepios!!!! O Papai Joel na verdade eh o "pai das retrancas" Vou ate bater na madeira tres vezes!!!!
 PHDF | Brasília | 17-04-12 21h09min
O Gaylináceo, embora não pareça, se tornou um time fácil de ser batido. Jogam marcando no campo adversário e deixam um grande espaço para os lançamentos. O que precisa é que os meias e atacantes estejam preparados para dominar o lançamento e esse seja bem feito nas jogadas de contra ataque.
O time celeste para o título do Mineiro: Fábio, Léo, L. Guerreiro, Vitorino;
Amaral (D. Renan), Rudnei, Marcelo e Everton;
Montillo, W. Paulista (A. Ramon) e Wallyson.
3x4x3.
 zuloobas | varginha | 17-04-12 21h55min
To gostando do Alexandre >>>>>>>>>>>>>>>> Dimas. Já trouxe Charles, Alex Silva e agora disse q vai trazer um LD de ponta. Podia ser um bom realmente. Maicon, Mariano, Cicinho, Leo Moura p mim são de ponta. Desses prefiro o Leo Moura. Se n for tão de ponta assim p mim serve o Jonathan e o Gallardo do FLA.
 PHDF | Brasília | 17-04-12 22h27min
Zuloobas, discordo apenas em relação ao Mariano e Galhardo. Acho que ambos não resolveriam o problema da lateral, pois estão mais para alas do que para laterais no que diz respeito à marcação.
Se for para jogar com alas, podem manter os que atualmente estão no elenco ou improvisar um do meio que também pode dar certo.
Para mim, Maicon ainda é o melhor brasileiro da posição.
 redmosk | Uberl�ndia | 18-04-12 07h43min
João concordo com maioria das sua opiniões,o que e raro Rsrsrs,exceto WM e fraco indicou mal,não consegue dar padrão de jogo,e pior faz piraça insistindo com jogadores que não estão rendendo nada,no lugar dele gostaria do Levir ou Dorival Junior.Reforços o Wagner e bom jogador,mas e caro e muito inconstante,não e atoa que esta na reserva acho perda de tempo,se for para trazer jogador inconstante prefiro o souza do flu que pode jogar como lateral direito e no meio em varias funções.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 18-04-12 10h13min
João, obrigado pela homenagem, continuo sendo leitor assíduo de suas colunas, e concordando com praticamente tudo. Não estou escrevendo muito por falta de inspiração. Outra coisa, fico triste ao ver críticas pesadas igual as do Evandro (pyxis), por isso prefiro só ler e não polemizar. Um abraço.
 szogheib | Vila Velha | 18-04-12 22h36min
Gente gente!!!! Não tem lógica isso que estou vendo. É o mesmo esquema tático do ano passado. O time do Cruzeiro é time de série D. Não tem como acreditar no que estou vendo. Estamos falando de um período longo onde esse técnico de m.... não consegue fazer nada no time. Mesmo com um elenco tão ruim como o atual, poderiam nos privar de ver essa m... de futebol que o time pratica. Passe errados e marca do Cruzeiro nos últimos tempos. Time sem esquema de jogo é nossa marca registrada...
 zuloobas | varginha | 18-04-12 22h36min
Primo, n gosto de discordar de vc q tem muita experiência nas coisas do Cruzeiro mas este técnico já deu né? TO escrevendo cagora q tá 1 x 0 p Chapecó e creio q vms nos classificar mas realmente... constrangedor o treinador. Burro d +, o time n tem armação. OLuxa deve tá rolando de rir da burrice dele. Ele faz tudo ao contrário. Tá certo q o cabra escolhe ser jogador pq fugiu da escola. Mas esse ex boleiro supera em questão de ser asno: ele faz tudo ao contrário. A cara de burro fugido n engana.
 szogheib | Vila Velha | 18-04-12 22h44min
Será que só o JD e nossos poucos lunáticos amigos vêem o que a maioria não vê. Fora: - WP (14 gols em 13 jogos... e que jogos) - AR, Marcos, DR, Mancini, Everton, M. Oliveira, Thiago Carvalho (acabou fazendo o gol a pouco), Presidente. Acabou de empatar numa bola despretenciosa...O WP cai cai caiu mais uma vez e não conseguiu pegar um rebote. Ai ai ai ... timinho mala. E eu tenho que torcer para esse futebol mediocre. Mas segundo nosso ilustrissimo JD... está tudo bem.. vamos acreditar!!!
 zuloobas | varginha | 18-04-12 22h49min
Cara, calma. N tem sentido vc vir aqui e desrespeitar o João. Ele n entra em campo, deixa de ser trouxa. culpa é do Wágner Anencéfalo Mancini aliada à inocência da Diretoria q acredita nele. O esquema dele é tão bom q o 3 atacantes n tocam na bola pq n tem jogador pra armar a jogada. Precisa dos zagueiros irem p frente p fazer o gol no bumba meu boi. Estamos c o mesmíssimo padrão de jg da Chapecoense. Triste.
 zuloobas | varginha | 18-04-12 22h52min
E se vc n sabe ler o João escreveu q o esquema ideal p o Cruzeiro é o 4-4-2, ou seja, n quer tumultuar mas sabe q estamos longe do ideal.
 szogheib | Vila Velha | 18-04-12 22h58min
Não desrespeito o JD de forma alguma. Ele é uma enciclopédia ambulante do nosso Cruzerio. Contudo, só sou sarcático quando ele escreve para todos nós algo que não precisa de conhecimento de futebol. Esclarecendo...Segundo meu amigo ilustre JD, o Mancini é bom e mexe bem e corrige bem e blá blá blá bem. JD... Tem um treinador que sempre gostei...Hélio dos Anjos... Acredito que seria o melhor para o Cruzeiro na atualidade. Estou ouvindo agora que o Cruzerio voltou sem substituir. Ai ai ai
 szogheib | Vila Velha | 18-04-12 23h39min
Todos felizes?? Somente os lunáticos e fanáticos. Leitura de hoje... - Jogamos com um time do mesmo nível do campeonato mineiro e levamos um sufoco. Foram precisos de gols achados aos 46 min do 1o. tempo e um gol sem pretensão do WP (cai cai). Depois disso o timinho do Chapecoense que nos deu sufoso se perdeu e tivemos que ver um péssimo AR fazendo um gol de rebarba de um passe mal feito e mais ainda um chute fraco que sua marca. - Teremos q/ aguentar esse mediocre treinador por mais algum tempo
 szogheib | Vila Velha | 18-04-12 23h42min
... e para terminar... Ainda teremos que ouvir que o treinador mexe bem. Sds. Ps. Torceremos para o América mineiro mostrar um futebol mais mediocre que esse nosso, caso contrário cairemos no mineiro. No mais vamos ver o comportamento do nosso timinho diante do Atlético do PR.
 DERSON | LEME | 18-04-12 23h43min
Joao pra mim o jogo de hoje deixou claro que 4-3-3 nao da certo para o Cruzeiro,alem de queimar Marcos e Montillo. WPaulista e ARamom tao criticados por todos nos esta queimando nossas linguas.
 PHDF | Brasília | 19-04-12 00h18min
Fora a repetição do erro do esquema nos primeiros tempos, vamos ressaltar: que golaços o W. Paulista fez!
OBS: tanto ele quanto o Roger estão fora do jogo contra o América.
 Zero Sempre | Belo Horizonte | 19-04-12 07h20min
Espero o enterro definitivo desta formação grotesca com 3 atacantes( 4 com Montillo se o tecnico percebeu). Time escancarado, sem armação e com uma avenida no meio. Não precisa ser o Roger(nada contra), temos opções como Elber e Rudnei até Amaral. Chega de i.diotice daqui a pouco chegam as decisões e nós ainda estamos brincando de usar o impossível.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-04-12 08h30min
E mais uma vez vimos um futebol medíocre, assim como nas últimas partidas. Não estamos evoluíndo, estamos regredindo. Extremamente lamentável a postura do time em campo, laterais perdidos, volantes tentando cobrir os buracos e zagueiros sobrecarregados. E os atacantes? Onde estavam? Não pegaram na bola no primeiro tempo. Realmente não dá certo e só o treinador de viseira que não enxerga. A mesma história de sempre, tira um atacante e coloca um meia para equilibrar o time! Pq não faz isso desde..
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-04-12 08h31min
... o começo Sir Mancini?!?!? Temos que promover as mudanças rápido! O time não se encaixou e nem vai se continuarmos mantendo alguns jogadores e esse esquema que não dá certo! JD, o que acha do M. Azevedo? O Botafogo teve interesse no D. Renan no começo do ano, pq não tentar uma troca até o final do ano, D. Renan por M. Azevedo?
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 19-04-12 08h45min
"Timinho" é a p.u.t.a que te p.a.r.i.u, sopa de letrinhas sem cérebro. Corneteiro sofredor, que pensa entender de futebol. O jogo tem 90 minutos e esses imbecís não esperam nem acabar, para perseguir o treinador e os jogadores.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 19-04-12 08h46min
Os perseguidores do Wellingol e Diego Renan nem aparecem, agora. São 2 otários, também...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 19-04-12 08h47min
Para o corneteiro sofredor, o CRUZEIRO NÃO pode tomar gols, que o mundo acabou.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 19-04-12 08h47min
O panaca da sopa de letrinhas nem viu o jogo. Estava apenas ouvindo. É um teleguiado pateta, apenas...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 19-04-12 08h49min
Daqui a pouco aparece o otário de Uberlândia (Essa cidade não merece esse lixo) dizendo que o Wellingol só faz gol em time pequeno. Ele se esquece dos gols que ele fez nas quartas e semifinais da libertadores de 2009, contra são paulo e gremio, carregando o batedor de penaltis nas costas...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 19-04-12 08h51min
szogheib | Vila Velha | 18-04-12 22h58min "Estou ouvindo agora que o Cruzerio voltou sem substituir. Ai ai ai"
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 19-04-12 08h52min
O panaca nem assistiu o jogo e nem sabe escrever CRUZEIRO. que otário.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 19-04-12 08h53min
Lélio e jr brasil fazem a cabeça dos acéfalos, mesmo...
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h48min
Ontem ao terminar a partida escrevi comentários que vou postar aqui, para a análise e discussão junto com os amigos de Sangue Azul...
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h49min
Bem moçada… a fase de testar acabou hoje.
A gente pode tirar algumas conclusões, não é mesmo?
O esquema 4-2-3-1 ou 4-3-3 (porque usa 3 atacantes) para alguns, não vem funcionando no Cruzeiro, exatamente porque os jogadores escolhidos para fazerem a volta pelos lados do campo, acabaram por não se adaptar completamente ao sistema.
Tanto Wallyson como Wéllington Paulista tem condição física de fazer a função tática, mas, fato é que não estão conseguindo render o máximo por ali.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h51min
Além disto, a outra falha é o distanciamento entre meio, defesa e ataque.
Sem compactação estamos cedendo posse de bola na zona nobre a todos os adversários e isto tem sido problema, até mesmo contra times fracos como o Uberaba e a Chapecoense.
Creio que as análises mostrarão que Mancini vai ter que :
1) Achar um jeito de Roger jogar os 90′
2) Entrar com Charles e re-editar a trinca com Guerreiro centralizado, Charles (direita) e Marcelo Oliveira (esquerda).
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h51min
Além disto, a outra falha é o distanciamento entre meio, defesa e ataque.
Sem compactação estamos cedendo posse de bola na zona nobre a todos os adversários e isto tem sido problema, até mesmo contra times fracos como o Uberaba e a Chapecoense.
Creio que as análises mostrarão que Mancini vai ter que :
1) Achar um jeito de Roger jogar os 90′
2) Entrar com Charles e re-editar a trinca com Guerreiro centralizado, Charles (direita) e Marcelo Oliveira (esquerda).
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h52min
3) Buscar solução urgente para a lateral direita.
Marcos está marcado pela torcida e o problema maior é que repatriar jogador tem se mostrado desastroso para o Cruzeiro nos últimos tempos.
Isto falando de grandes nomes como Cicinho e Rafinha (que estão comendo banco na Roma e no Bayern) ou de Ceará (PSG), há muito tempo longe do nosso futebol.
4) Ainda acredito numa recuperação de Diego Renan. Everton subiu de produção e pode EMERGENCIALMENTE fazer a função na LE.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h52min
3) Buscar solução urgente para a lateral direita.
Marcos está marcado pela torcida e o problema maior é que repatriar jogador tem se mostrado desastroso para o Cruzeiro nos últimos tempos.
Isto falando de grandes nomes como Cicinho e Rafinha (que estão comendo banco na Roma e no Bayern) ou de Ceará (PSG), há muito tempo longe do nosso futebol.
4) Ainda acredito numa recuperação de Diego Renan. Everton subiu de produção e pode EMERGENCIALMENTE fazer a função na LE.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h54min
Temos ainda o Gílson, sobre quem todos após o bom futebol mostrado no América-MG depositavam esperanças e a possibilidade da volta do Gabriel Araújo, que também não deslanchou no Nacional de Nova Serrana. Assim, embora preocupante, creio que o investimento na LD seja mais prioritário. O nome do 5) Marcelo Oliveira rendeu bem mais nos últimos jogos. É preciso avaliar mais o rapaz.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h54min
Temos ainda o Gílson, sobre quem todos após o bom futebol mostrado no América-MG depositavam esperanças e a possibilidade da volta do Gabriel Araújo, que também não deslanchou no Nacional de Nova Serrana. Assim, embora preocupante, creio que o investimento na LD seja mais prioritário. O nome do 5) Marcelo Oliveira rendeu bem mais nos últimos jogos. É preciso avaliar mais o rapaz.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h56min
Vamos ver se ele (Marcelo Oliveira) vai manter o nível de rendimento físico, movimentação constante, disposição, menos erros de passe e mais entrega na marcação inclusive vibrando nos desarmes mais relevantes, como dos últimos jogos. Este sim, me parece um jogador mais próximo daquele que nos enfrentou jogando pelo Atlético-PR e que havia nos impressionado muito. Hoje, de novo foi muito bem. Organizou o jogo, trançou bem as bolas, apareceu como opção de desafogo, criou chances de gol. Gostei d+.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 09h58min
6) Atacantes – O Cruzeiro hoje só tem o Wallyson como atacante de lado de campo, opção de velocidade.
Pode usar na função tanto Élber quanto Montillo.
Mas, a meu ver precisaria trazer um jogador para compor o grupo fazendo esta função, para ser uma sombra a mais para o Wallyson.
A opção de mais baixo custo seria a volta do Thiaguinho, que infelizmente, não conseguiu se destacar nem no Goiás e nem no Villa Nova, mas, é o tipo do jogador que eu gostaria de ver no elenco.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h00min
Quanto às referências creio que temos 3 boas opções : - Anselmo Ramon, vem rendendo bem e vai ganhando confiança, fazendo seus gols e atuando com inteligência.
- Wéllington Paulista, tem uma grande lista de desafetos, mas, é inegável que vem jogando bem e regulando nesta temporada. Os que dele não gostam vão falar que só faz gols nos Bambalas e Arimatéias da vida, mas, este foram os nossos adversários até aqui. Vamos ver se ele manterá agora na RETA FINAL do 1° SEMESTRE.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h00min
Quanto às referências creio que temos 3 boas opções : - Anselmo Ramon, vem rendendo bem e vai ganhando confiança, fazendo seus gols e atuando com inteligência.
- Wéllington Paulista, tem uma grande lista de desafetos, mas, é inegável que vem jogando bem e regulando nesta temporada. Os que dele não gostam vão falar que só faz gols nos Bambalas e Arimatéias da vida, mas, este foram os nossos adversários até aqui. Vamos ver se ele manterá agora na RETA FINAL do 1° SEMESTRE.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h01min
- Wálter, outro jogador que vinha mostrando bom futebol, inteligência tática e capacidade de decidir. Péssima esta parada. Este ano não devemos ter problema com a camisa NOVE.
7) Bequeira.
Creio que a vinda do Alex Silva encorpa o setor. Léo (dizem que está sendo negociado), Thiago Carvalho (li bem hoje, não só pelo gol que fez), Victorino (que anda oscilando mais este ano) + Mateus (precisamos de ver mais) e ainda Cribari completam bem o setor que ainda tem o Murilo (base).
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h01min
- Wálter, outro jogador que vinha mostrando bom futebol, inteligência tática e capacidade de decidir. Péssima esta parada. Este ano não devemos ter problema com a camisa NOVE.
7) Bequeira.
Creio que a vinda do Alex Silva encorpa o setor. Léo (dizem que está sendo negociado), Thiago Carvalho (li bem hoje, não só pelo gol que fez), Victorino (que anda oscilando mais este ano) + Mateus (precisamos de ver mais) e ainda Cribari completam bem o setor que ainda tem o Murilo (base).
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h04min
8)Wágner Mancini Creio que são precipitadas as críticas ao treinador.
Ele tentou implementar um sistema tático mais ousado no Cruzeiro e após a fase de testes tem outras alternativas que ele já testou nestes 16 jogos desta temporada.
Sempre falamos aqui que a fase de classificação do Mineiro e as fases preliminares da Copa do Brasil, servem para testar jogadores, formação tática e se definir uma base. Ele fez exatamente isto.
E tirou as conclusões, vamos ver no FDS...
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h11min
Vamos agora discutir, que tática será adotada e o time que o Mancini vai escalar para pegar o América.
1 – Fábio
2 – Marcos (Diego Renan não deve ter condição)
3 – Thiago Carvalho
4 – Victorino
6 – Everton
5 – Leandro Guerreiro
8 – Marcelo Oliveira
7 – Roger
10- Montillo
9 – Wallyson (WP tomou o 3° cartão vs Uberaba)
11- Anselmo Ramon
As pessoas reclamam que o time não tem uma base...
Discordo.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h14min
Sobre o jogo de ontem, postei :
Finalmente, não foi uma grande exibição do Cruzeiro apesar do placar mostrar um 4 x 1.
Méritos para o empenho, notadamente na etapa final.
Se o treinador muda e o time ganha, ele muda o adjetivo de BESTA para Bestial em questão de minutos… Nunca a frase famosa de Oto Glória foi tão bem encaixada como para Vágner Mancini, nos últimos jogos…
Gosto quando o Cruzeiro consegue virar jogos…
Engraçado é ver o torcedor criticar as mudanças.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h14min
Sobre o jogo de ontem, postei :
Finalmente, não foi uma grande exibição do Cruzeiro apesar do placar mostrar um 4 x 1.
Méritos para o empenho, notadamente na etapa final.
Se o treinador muda e o time ganha, ele muda o adjetivo de BESTA para Bestial em questão de minutos… Nunca a frase famosa de Oto Glória foi tão bem encaixada como para Vágner Mancini, nos últimos jogos…
Gosto quando o Cruzeiro consegue virar jogos…
Engraçado é ver o torcedor criticar as mudanças.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h17min
Vejam bem :
Se o Cruzeiro tivesse conseguido encaixar bem este sistema tático, obrigaria aos adversários a mudarem ao nos enfrentar. Todos iriam ter que manter no mínimo 5 a 6 jogadores atrás, para marcar o nosso time. Além de enfraquecer o sistema ofensivo do adversário.
Só que o Cruzeiro não conseguiu eliminar as fraquezas deste sistema tático. E o mesmo está no posicionamento errado dos nossos laterais e "pontas ou jogadores que atuam pelo lado do campo". Por isto, temos problemas.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h19min
Se os caras não entenderem o que o treinador quer acaba virando sim o 4-2-4. E não há time que resista jogar sem meio-campo. É preciso que os laterais e “pontas” entendam que eles precisam executar uma função tática de marcar e de recompor, senão, jamais se terá resultado. O sistema não é ruim, campeonou aqui no Brasil e lá fora, mas, se quem foi escolhido não entende o que se requer dele, aí meu amigo… babau. Se não compactar o time é FERRO na *****. E não tem perdão.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h19min
Se os caras não entenderem o que o treinador quer acaba virando sim o 4-2-4. E não há time que resista jogar sem meio-campo. É preciso que os laterais e “pontas” entendam que eles precisam executar uma função tática de marcar e de recompor, senão, jamais se terá resultado. O sistema não é ruim, campeonou aqui no Brasil e lá fora, mas, se quem foi escolhido não entende o que se requer dele, aí meu amigo… babau. Se não compactar o time é FERRO na *****. E não tem perdão.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 10h22min
Montillo ontem na saída para o intervalo, perguntado sobre o que teria que ser feito para melhorar o time, cantou a pedra. Estamos recuperando a posse de bola muito atrás e isto dá tempo para o adversário se recompor defensivamente.
Era esta falta de compactação que matava o time do Cruzeiro nos últimos jogos. Observem que quando o time foi para o "abafa" o rendimento melhorou consideravelmente e os adversários entraram em pânico. Existirão situações de jogo que o 4-3-3 nos será útil
 redmosk | Uberl�ndia | 19-04-12 10h26min
O Paulete Suave me esquece,você é profeta do acontecido assim e facil so fala depois que o jogo acaba "nunca erra".Dou minhas opiniões antes e depois se errar,tenho humildade de reconhecer que estava enganado,você e puro torcedor pateticano tudo esta maravilhoso se ficarmos mais 10 anos sem ganhar nada você vai vibrar pela historica virada contra o super Uberaba.
 redmosk | Uberl�ndia | 19-04-12 10h34min
O Paulete Suave Sobre o Cai Cai Paulista "INGRATO" que esculhambou o cruzeiro e sua torcida quando foi para palmeiras,sempre falei que ele e esforçado,corre muito..etc,Porém acho ele mediocre como centroavante so marca gol em time pequeno mesmo,não estou inventando nada,so olhar a historia dele no futebol nunca foi fundamental para time algum tanto que você foi lembrar de 2009 e depois disso o que ele fez? vamos acreditar que cai Cai e A Ramon são solução para brasileiro? muita inocência!!!!
 SorinEterno | Sta Maria | 19-04-12 11h49min
http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/cruzeiro/2012/04/19/noticia_cruzeiro,214872/mancini-reconhece-inicio-ruim-e-admite-que-time-rendeu-mais-com-dois-atacantes.shtml. Ate que fim !!!!!!
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 13h01min
Sorin Eterno,
É o que venho dizendo.
Vágner Mancini testou um sistema tático, do qual ainda poderemos precisar para fazer uma abafa no adversário, para mudar um jogo no qual a marcação do adversário esteja bem encaixada no nosso sistema de ataque ou coisa do gênero.
Ele testou, adaptou, mexeu e virou...
Será que as pessoas não conseguem ver mérito nisto ?
Porque não deu o resultado esperado, será que não valeu o teste. Será que não foi positivo para alguns atletas ?
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 13h04min
Engraçado, né ?
Quando o técnico ousa, sai do convencional, faz uma substituição inesperada (tendo ou não sido testada), existem uns e outros que adora chamar os caras de PARDAL...
Quando o cara muda e o time não melhora, falam que o cara não vê o jogo e sempre propõem coisa inexequível...
Quando o cara mexe e muda o jogo, o time reverte placares, os caras voltam e dizem que o cara errou a escalação inicial.
É difícil demais agradar, não é mesmo ?
kkkkkk
 Cícero volney | Vitória/ES | 19-04-12 13h06min
Tá na hora da nossa torcida levar faixas pra o estádio com dizeres tipo assim "MANCINI, DEIXA DE BIRRA: DÊ CHANCES AO ARIAS!!!" - Não é possível que ninguém se importe com isso, o camarada chega com o status de melhor contratação do Cruzeiro e por causa do capricho desse tecnicuzinho, não tem uma chance sequer em cinco meses em que está no plantel... oras!!!
 Sicilia | Belo Horizonte | 19-04-12 15h30min
João, pode até ser que os testes foram bons para alguns jogadores recuperarem moral. Mas ai o Mancini decide enxergar que o esquema não dá certo às vesperas das partidas decisivas do Mineiro e do verdadeiro início da Copa do Brasil.
E ai vai jogar um time lá com um esquema que não vem treinando e nem jogando muito?? E se ele for sair do 4-3-3, vai jogar no 4-2-2-2 ou no 4-3-1-2?
No 4-2-2-2 estaremos sem o Roger. No 4-3-1-2 o time ainda nao jogou e nem treinou.
 Sicilia | Belo Horizonte | 19-04-12 15h33min
Vai entrar com quem de 3º volante? O time tá despreparado pra jogar nesse esquema.
No início do ano eu disse que esperar pra ver o que os jogadores, técnico ou esquema rendiam era perda de tempo, porque perdia tempo valioso de entrosamento e preparação.
E eu continuo achando isso. Perdemos muito tempo nesse 4-3-3, podíamos testar os nossos meias em diferentes posições e funções. Mas não... fomos num esquema falido até ver que não ia dar certo.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 15h35min
Se eu falar que o Barcelona joga num esquema 4-3-3 muitos poderão até questionar, mas, é verdade.
Já vimos ou não esta formação em campo ?
Valvez
Daniel Alves, Puyol, Piqué e Abidal
Busquets, Xavi e Iniesta
Messi, Villa e Sanchez
Mas, o fato é que após a volta de Cesc Fábregas e a contusão de Villa, o Barcelona mudou um pouco a forma de jogar.
Agora faz 2 volantes no meio : Busquets e Xavi
Linha de 3 : Messi, Fábregas e Iniesta
Sanchez na frente.
 João Duarte | Vit�ria | 19-04-12 15h38min
Então não se pode condenar nenhum dos 2 sistemas, que são vencedores por causa da qualidade dos jogadores e a questão da troca infindável de passes usando os tais vértices do triângulo. O Corinthians campeão da Copa do Brasil tinha do meio para a frente :
Ralf e Juciley de volante
Dentinho, Douglas e Jorge Henrique na linha de 3
Ronaldo na frente.
E jogava um futebol bom de se ver.
A questão é usar corretamente as peças. Aquele Corinthians levava poucos gols...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-04-12 15h40min
O problema de dar méritos pela mudança do técnico, é que todos tinham 90% de certeza que o sistema não iria funcionar e realmente não funcionou. Foi muito tempo com essa formação. Se era para testar, então ele poderia inverter o teste. Inicia no 4-4-2 e depois faz a alteração para o 4-3-3. Já que estamos testando, vamos fazer direito, pois, o esquema 4-3-3 já iniciou outras vezes. Concordo com o Cícero volney sobre o Arias e volto a defender esse jogador, das partidas em que vi atuar esteve bem
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-04-12 15h43min
Se a questão desse começo de ano são testes, vamos avaliar as novidades: Jackson, Mateus e Arias (não jogaram, inexplicavelmente nem chances). Alex Silva e Charles (ainda à estrear). Gilson, Amaral, Rudnei e F. Lopes (poucas oportunidades e não demonstraram nada especial para serem titulares). T. Carvalho, M. Oliveira e Walter (os que conseguiram mais destaques, e mesmo que não sejam titulares, serão muito úteis). Ou seja, de 12 que vieram são 3 que realmente desmonstraram utilidade (aprox 30%).
 zuloobas | varginha | 19-04-12 18h54min
É Joãozinho pra mim não tem jeito: O técnico é burro e teimoso, está queimando o Wallisson, sacrificando o Montillo e abdica do meio-campo. Haja paciência.
 jhess25 | Não definido | 20-04-12 00h04min
JD E CHINA AZUL... FICA O REGISTRO QUE O SANTOS MUDOU A COR DO LARANJAO EM SEU JOGO DA LIBERTA ..SE ELES PODEM PORQUE NOS NAO PODEMOS...EU ABOMINO AQUELE LARANJAO QUE ACABA COM A BELEZA DA CAMISA DO CRUZEIRO... SDS AZUIS E QUE A DIRETORIA REVEJA ESSA COR DO BMG NO NOSSO UNIFORME...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 20-04-12 09h31min
"Torcedorzinho" que está exigindo o Árias no time está vendo ele treinar !?!?!?!?!!? Ele está bem, fisicamente !?!?!?!!?!?! Deixem nosso treinador trabalhar.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 20-04-12 09h32min
Lixo de Uberlândia, a diferença entre torcedor e simpatizante é essa: Eu sempre acredito na camisa do CRUZEIRO. SEMPRE...
 szogheib | Vila Velha | 20-04-12 10h37min
Respondendo ao Lunático do Paulo Soares... Lunático sim pois fanático é o nosso amigo João Duarte. *** Cruzeiro se escreve assim ...CRUZEIRO. Se você não percebeu que foi um erro de digitação é porque falta algo no seu miolo. *** Se não me falhe a memória eu estava assistindo o jogo no canal ESPN. E afirmo que o time voltou sem alterações... Foi o que o comentarista disse e eu estava escrevendo aqui para protestar contra esse mediocre treinador e um monte de bananas. *** Otário... vou deixar...
 szogheib | Vila Velha | 20-04-12 10h41min
*** Otário...Vou deixar meu silêncio te responder, em respeito ao João Duarte e todos os amigos fanáticos, moderados e conservadores que usam esse espaço para protestar sem agredir. Agora meu caro lunático... eu realmente não me envolvo com pessoas do seu nível. Tolero os fanáticos porque ser fanático até então não extrapola os limites dos que estão do lado... mas lunático é claro que falta algo no miolo ou no pior caso teve uma educação abaixo do esperado.
 szogheib | Vila Velha | 20-04-12 10h43min
JD, tenho seu telefone e email. Marcaremos um encontro fraternal da galera aqui da baixada, ex mineiros e até de descendentes capixabas. Me retiro pois não estou vendo sanidade em algumas pessoas que estão usando seu espaço com respeito.
 redmosk | Uberl�ndia | 20-04-12 10h59min
Paulete Suave você esta longe de ser torcedor,na verdade quem coloca essa viseira que você usa achando que tudo e lindo e maravilhoso e sim um "DISTORCEDOR" so prejudica o time essa característica e latente em Pateticano por isso não ganham nada!!
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-12 12h07min
PRIMO ZULOOBAS,
Vamos combinar uma coisa.
A fase de testes acabou no jogo de volta contra a Chapecoense. Durante este tempo, além do 4-3-3 ou 4-2-3-1 o treinador usou várias vezes o 4-4-2 clássico, usou também o 4-3-1-2 e chegou a usar durante os jogos o 3-5-2, recuando Leandro Guerreiro para jogar como um 3° zagueiro.
Entre os esquemas táticos mais usados só mesmo o 3-4-3 não foi empregado. E vimos vários colegas considerando esta hipótese.
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-12 12h07min
PRIMO ZULOOBAS,
Vamos combinar uma coisa.
A fase de testes acabou no jogo de volta contra a Chapecoense. Durante este tempo, além do 4-3-3 ou 4-2-3-1 o treinador usou várias vezes o 4-4-2 clássico, usou também o 4-3-1-2 e chegou a usar durante os jogos o 3-5-2, recuando Leandro Guerreiro para jogar como um 3° zagueiro.
Entre os esquemas táticos mais usados só mesmo o 3-4-3 não foi empregado. E vimos vários colegas considerando esta hipótese.
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-12 12h10min
Você diz que o 4-3-3 matou o Wallyson, mas, a melhor partida dele foi contra o Rio Branco do Acre e atuando neste sistema, ao lado de Walter e Anselmo Ramon, com Roger fazendo a armação. Então, definitivamente, não é culpa apenas do tal sistema. Tem algum outro fator atrapalhando.
O sistema sacrifica Montillo porque ao contrário do que muitos pensam ele não é armador, não sabe fazer esta função, tem dificuldade em marcar.
Por esta razão, com Montillo vira mesmo um 4-2-4 suicida.
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-12 12h13min
Testes podem dar certo ou errado.
O mais importante são as conclusões que podem ser tiradas deste processo.
O trabalho do treinador não é apenas distribuir camisas. Houve valorização de vários atletas do elenco do Cruzeiro, que a julgamento de muitos deveriam estar chamuscados a esta altura do campeonato. Vamos esperar os próximos jogos e veremos que esquema tático será adotado e quais os resultados práticos serão obtidos. TEIMOSO o treinador não é... senão não mudava o sistema.
 João Duarte | Vit�ria | 20-04-12 12h15min
E vejo que muitos que aqui escrevem são contra a INOVAÇÃO como conceito. Só querem o conservadorismo. Só que para mudar o "STATUS QUO" de qualquer coisa é preciso às vezes insitir, acreditar que é possível acontecerem fatos e também saber determinar o momento de parar. Vamos ver o que Mancini vai preparar para os jogos decisivos do Mineiro e fases agudas da Copa do Brasil. Um abraço - JCDuarte
 Cícero volney | Vitória/ES | 20-04-12 12h25min
João, o treinador realmente não é teimoso, ele na verdade é lento de pensamento... é uma tartaruga de mente...
 Cícero volney | Vitória/ES | 20-04-12 12h26min
tartaruga de mente, ou demente???
 tiago_zeroo | Belo Horizonte | 20-04-12 13h46min
Até o Montillo foi na mídia "reclamar" desse esquema. Ele é nosso melhor jogador e não vem rendendo no 4-3-3. Acho que passou da hora do Mancini rever seus conceitos. Já são 3 ou 4 jogos consecutivos que não dá certo e tem que mudar no intervalo. Saudações.
 zuloobas | varginha | 20-04-12 14h33min
Grande João! N dá p basear conclusões na partida X o Rio Branco AC. Esse time, até Gaylo mata c 4-3-3. O fato é q o Wallisson é jóia rara e saiu balançando cabeça de insatisfação, c razão, X a Chapecó. Está sendo queimado pelo técnico. Já q n dá p ser Muricy ou Luxa, então vamos lá: Dorival, Levir, Renato Gaúcho, AB, etc, etc, etc. Até no Joel boto mais fé. Cuca tb. O nosso é o pior técnico da série A. Se dizem q o elenco é fraco(discordo), W. Mancine é + fraco ainda. Vc ainda vai me dar razão.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 20-04-12 17h34min
João Duarte é um dos colunistas que mais respeito. Suas opiniões são consistentes e convincentes. Acho que um time não deve ter uma formação só, deve adaptar-se ao adversário, às vezes é preciso retrancar e outras subir mais, e a subida pode ser pelo meio ou laterais, os volantes podem ficar atrás ou acompanhar a subida. Tudo depende. Sobre AB e Mancini concordo que o Mancini seja mais cabeça aberta, o que é ótimo, porém o AB era melhor treinador, os pernas de pau tbm jogavam bola.
 lilianalcantara | Foz do Iguaçu | 20-04-12 17h36min
E com um time cheio de apostas e jogadores novos eu traria o AB fácil. Pra colocar ordem na casa. O problema é que se ele vier, WP faz beicinho e leva uma rodada pra brincar de raxa com ele. WP é um jogador médio que se acha estrela, isso me irrita naquele cara.
 paulinho | Piracicaba | 21-04-12 12h27min
JD, peço licença na sua coluna para perabenizar a equipe de volei do Cruzeiro, que brilhantemente venceu a Super Liga e colocou o nome do Cruzeiro onde merece, que é o primeiro lugar, espero que essa conquista incentive o nosso time de futebol para que eles tambem façam o mesmo. Cruzeiro, Cruzeiro querido, tão combatido, jamais vencido!
 redmosk | Uberl�ndia | 21-04-12 13h37min
Parabéns ao nosso time de volêi!!! Campeão!!! e Parabéns a nossa diretoria,que contratatou o meia souza do fluminense eu particularmente ja havia falado sobre ele varias vezes aqui,acho um baita jogador não esta na sua melhor fase mas joga muito,sem contar sua versatilidade pode jogar na lateral direita de volante até de meia.Todos devem lembrar o trabalho que ele deu para cruzeiro na libertadors 2009 contra grêmio.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster