Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Eliane Pessoa - Consultora RH



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

08/04/2012 | Joao Duarte
“O primeiro clássico de 2012”

"Se igualarmos na raça, na gana, na vontade teremos mais chances de vitória, porque temos mais qualidade"

Mundo Azul,


Este clássico tem favorito ? A insinuação de Vagner Mancini, do Fábio e até do grande blogueiro do Cruzeiro.Org Jorge Angrisano Santana de que o time emplumado cacarejante é o favorito para o jogo de hoje é uma grande balela. É uma tática antiga...
O fato de Cuca estar por lá há mais tempo, de ter um time mais entrosado, de ter uma ótima dupla de frente com Guilherme e André, mais as alternativas de Escudero, Bernard, Berola e Mancine, não se configuram em vantagem tão sobrepujante, que nos faça de antemão dar a eles toda esta vantagem.
Creio mesmo que se igualarmos na raça, na gana, na vontade teremos mais chances de vitória, porque temos mais qualidade que o lado alvinegro.

Comparando as opções temos Montillo, Roger, Elber, Wallyson, Wellington Paulista, Walter e Anselmo Ramon. Para escolher dentre estes 7 jogadores 4 para colocar em campo, sobrando ainda ótimas opções no banco, para não só mudar a característica ou sistema de jogo, dificultando o encaixe da marcação.
Eu me preocupo com os minutos iniciais da partida, até que façamos a completa leitura de como entrará o time atleticano, mas, depois de passados os 20’ iniciais, creio que o Cruzeiro se não tiver ficado em desvantagem no placar, terá boas chances de ganhar o jogo.

Claro que é jogo de uma torcida só... a deles. Claro que tem todo o processo de pressão sobre o trio de arbitragem que vem desde sempre. Claro que tem ainda o efeito dos 6 x 1 de 04/12/2011, que a crônica atleticana fez o que pode para elevar a auto-estima do time deles, mas, a torcida cacarejante foi lá no galinheiro para cobrar uma postura diferente no jogo de hoje.
Clássicos normalmente são decididos em detalhes. Na forma como cada time encara o jogo. Se eles entrarem tentando administrar a vantagem de empate, chamando o Cruzeiro para dentro deles, para poderem jogar no contra-ataque nas costas dos nossos laterais, poderão ter êxito se o nosso treinador não tiver preparado o antídoto. Creio que Montillo sofrerá marcação especial, mas, inteligente como é vai buscar uma zona morta do campo, para tirar vantagem de sua categoria e saindo da marcação, criar boas chances para os nossos homens de meio e ataque.
Mas, antes da bola rolar, não há favorito de espécie alguma. O clássico dos 6 x 1 é a maior amostra. O time deles completo, em alto astral, já livres do rebaixamento. O Cruzeiro sem 3 de seus melhores jogadores : Fábio, Montillo e Marquinhos Paraná. Mas, o que valeu foi o espírito encarnado pelos cruzeirenses. Quando as cocotas se assustaram já estava 4 x 0 no placar. Mas, também me lembro do apagão cruzeirense que nos custou o título brasileiro de 2010. O time entrou em campo achando que era o dono da carne seca, só porque liderava o Brasileiro após 30 rodadas e quando assustou Obina já tinha feito 3 gols na gente. Por sorte ainda reagimos e quase empatamos o jogo, que terminou 4 x 3 para os adversários.

Que detalhes decidem um clássico ?
a)Os craques ou jogadores em dia inspirado, fazendo do inesperado a fonte para as jogadas decisivas
b)Falhas crônicas de marcação (ou popularmente conhecidos como as minas do jogo. Traduzidas em atuações medíocres de jogadores do sistema defensivo (zagueiro, goleiro, volante ou lateral)
c)A atuação da arbitragem nos lances capitais (faltas, pênaltis, impedimentos, cartões, etc) aliada ao nervosismo natural que cerca os jogos.
d)O aspecto emocional – o tal sangue nos olhos. Empenho, raça, motivação, inteligência e principalmente ter calma nos momentos capitais. Experiência é importante, mas, não é determinante.
e)A leitura tática dos treinadores na observação dos pontos fracos do adversário. Ponto forte nosso em cima de ponto fraco do adversário é vantagem fundamental e decide jogos.
f)No caso do clássico mineiro saber o que representa o jogo, o que é perder... por esta razão, a gente diz que ter pratas-da-casa em campo acaba sendo vantagem. Eles terão Renan Ribeiro, Marcos Rocha e talvez Bernard. Nós com Diego Renan, Marcos, Anselmo Ramon e Léo. Equilíbrio também.

Por todas estas coisas, acredito que o clássico será um jogo emocionante e sem favorito até a bola rolar. Mas, espero que o Cruzeiro repita a dose da raça e possa ganhar o jogo. Ganhar deles é sempre bom. Aliás, bom não é ótimo, maravilhoso, excepcional.

O timaço de homenageados da semana tem : Naldo de Brasília para o mundo no gol (Evandrão disse que se contundiu na pelada de 5ª Feira e não vai poder atuar), Marcinho-GV, Neverminder, Torcedor_1 e Luiz Antônio (Maior de Minas); Wilson Flávio na cabeça de área (ganhou a posição de Rodrigo Andrade nos treinos da semana) e Arthur Alvarenga; Céu de Sorocaba (a nossa Marta, craque da bola e representante da bancada feminina), Rapozaço de Mariana e Gattuso La Bestia; Mauro Franca de centroavante.

E de Conceição do Mato Dentro : Hoje vou homenagear a turma de Sangue Azul do Adro : Pico, Robson, Renato, Ricardo e Reinaldinho os cruzeirenses do lar dos Guimarães, Xistinho do Lúcio Guerra, Bodão, Borel, Iko e Rodrigo Cabritão, Toninho do Niquinho, Gato de D. Naná, Paica e Marrequinho do Mota, Jadeco e Norinho Mascarenhas, Adãozinho, Marquinhos e Toninho do Adão Costa, Túlio Zander do Tolentino.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido ... tão combatido, jamais vencido...”


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 pyxis | BHZ | 08-04-12 16h49min
JDuarte, O Cruzeiro não poderia ter entrado com 3 atacantes. Mas tá valendo e o Mancini vai ter que brigar muito pelo título. As frangas entraram jogando sério. Os laterais deles tem qualidade e o Cruzeiro não consegue marcar. Vc me perguntou sobre como achava que oi time deveria entrar. Não respondi no FB vc sabe porque. Muita gente imbecil/psicopata preocupada comigo e não com a minha opinião. Duro são os comentaristas "profissionais".
 redmosk | Uberl�ndia | 08-04-12 16h50min
O Diego Renam nem falo mas nada e fraco sempre foi sempre será,se fosse so ele estaria bom,o problema e que nesse time se salva poucos a maioria e mediocre não conseguimos dar um chute a gol vergonha.o primeiro adversario melhorzinho que pegamos a verdade aparece.
 szogheib | Vila Velha | 08-04-12 16h59min
Boa tarde a todos e principalmente a você Jduarte. Tinha prometido não participar enquanto Vagner Mancini estivesse como técnico. O campeonato mineiro é muito fraco e não tem time no interior. O Garninzé pensa que tem time e o Cruzeiro pensa que pode fazer algo com Marcos, Diego Renan, Anselmo e Wagner Paulista. O mundo inteiro sabe que esses dois atacantes são fracos e que temos os dois piores laterais de todo nossa história...
 leonardohenke | Uberlandia | 08-04-12 17h00min
Não sou desses torcedores que implicam com uns e outros sem razão, más está bem claro que nossa LE está desguarnecida, falha nos dois gols. Quando o jogo é sério e de pegada o WP prioriza as cavadas de falta, toma cartões facilmente. Com o marcelo Oliveira errando passes bizonhos é claro que é impossível ficarmos com a bola. A tragédia (se vier) servirá para abrir os olhos de muita gente.
 redmosk | Uberl�ndia | 08-04-12 17h01min
Cleber Costa nem falo mais nada,perda de tempo a galera acha que gosto de criticar o time,que não sou torcedor de verdade, pensam que o verdadeiro torcedor é aquele que tudo que esta bom desde o começo estou falando que não temos laterias,nossa zaga esta ridicula esse Cai Cai Paulista sempre foi enganador so aparece contra time pequeno,Anselmo Ramon no maximo reserva nossos volantes marcam mal enfim ta complicado.
 szogheib | Vila Velha | 08-04-12 17h02min
...Só o JD consegue ver nesse Diego Renan alguma coisa. E esse Marcos. MInha nossa... inacreditável como são ruins. O time vem apresentando ao longo do campeonato uma péssima eficiência no toque de bola. Erram passes incrivéis. Hoje, que alguma coisa aconteça, mas me parece goleada deles. Esse Vagner Mancini nunca foi técnico na vida dele. É ímpossível um profissional com um mínimo de lucidez manter 3 atacantes, sendo dois péssimos, com dois laterais que não sabem o que fazem...
 redmosk | Uberl�ndia | 08-04-12 17h05min
Não tem isso de implicar com jogador,o que tem e que os caras não jogam nada. nunca vi implicarem com alguem que esta jogando bem acho assim quando merece ser aplaudido ok mas quando precisar ser vaiado ok também.
 szogheib | Vila Velha | 08-04-12 17h05min
JD, saudades da sua coluna, mas infelizmente não aguento mais esse técnico idiota que o Cruzeiro mantem... Será que eu ouvi direito na TV? O técnico tirou o Walison para colocar o Roger... Minha nossa que cara mediocre. Meu coração não aguenta tanta m... ao mesmo tempo.
 redmosk | Uberl�ndia | 08-04-12 18h02min
Graças a Deus acabou essa pelada!! espero que o Distribuidor De Camisas largue de ser teimoso e coloque para jogar os melhores.
 szogheib | Vila Velha | 08-04-12 18h04min
Mais uma vez um resultado que vai atrapalhar o Cruzeiro. Encontrou dois gols de um péssimo atacante; antes porém errou um gol inacreditável. Enfim, o Diego Renan foi para a lateral direita e levou vários cortes do Bernard/Neto Berola e até do vôvo Mancini. Esse cara não merece sequer ficar no banco. O técnico mais parece professor de educação física é fraco e não sabe montar time nem reservas. Não sei porque mantem o gilson fora, que não é uma sumidade mas com certeza melhor que o DRenan.
 szogheib | Vila Velha | 08-04-12 18h09min
Qual a leitura do jogo? O garninzé pensa que tem time...é fraco...ligeiramente melhor que o Cruzeiro. O Cruzeiro mostrou exatamente os mesmo problemas de 10 partidas... atacantes fracos e dois laterais que não servem nem para o Democrata de Valadares. Continua errando muitos passes. Não sei das estatísticas ( O JD poderia nos ajudar com os números) mas tenho quase certeza que é o time mineiro com maior número de passes errados.
 zuloobas | varginha | 08-04-12 18h12min
Parabéns jogadores do Cruzeiro pela raça demonstrada. Gostei de todo mundo. Qto ao técnico, acabei de crer: vai cavar a própria demissão, é burro d +, n sabe q é no meio de campo q está o koringa do baralho. Telê, Luxa e Muricy n sabem nada então e o Barça joga errado. No 2º clássico do ano elede novo teve q consertar a cagada q fez escalando 3 atacantes. N aprende. Acéfalo. A hora q pegar o SP c 3 atacantes e tomar de 7 ele aprende. No mais, tirando o Steve Mancini Wonder, estou satisfeito.
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 08-04-12 18h12min
Ha!Que isso,eles estão descontrolados!...kkk.Gente na boa parem de sofrer desse geito, vivam a vida e parem com essa vitrola engasgada, ficam falando o jogo inteiro a mesma coisa,postem a opinião a respeito do que aconteceu de bom, eu não vi o jogo e preciso saber o que teve de bom, impossivel um time que tava perdendo de 2x0 e consegue empatar com torcida contrária não ter feito nada de bom no jogo,"alguem me ajuda ai sô", eu tambem critico esses jogadores, mas analiso as coisas boas...
 pyxis | BHZ | 08-04-12 18h14min
JDuarte,
é isto que repito, não podemos abrir pra comentários indiscriminadamente e nem falar das coisas de maneira aberta... alguns comentários aqui lidos, que não dizem respeito a sua coluna, são verdadeiros atentados e agressões à inteligência mediana. Estes imbecis/psicóticos podiam ao menos respeitar o espaço de comentários de colunas. Deste jeito, teremos que retirar os comentários novamente.
 pyxis | BHZ | 08-04-12 18h16min
Vendo o jogo de hoje, primeiro clássico após a surra no 6a1o, e vendo alguns comentários psicóticos de alguns aqui, que são tão idiotas que até o assunto AB resuscitam, temos a impressão que somos os piores times do mundo. Este povo é patético!!!
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 08-04-12 18h20min
PESSOAL ERA NESSE JOGO QUE ELE PRECISA TESTAR O ESQUEMA PRA VER SE FUNCIONA OU NÃO...jogo que valia pouca coisa contra um adversário que, NO FUTEBOL ATUAL DO BRASIL, é um time de razoavel pra bom, assim como o Cruzeiro(que esta montando novo elenco,entendam isso), propicio pra fazer testes, não funcionou muda, pra isso que tem um técnico que não é estrela mas é melhor do que o Prfessor que goleou o todo poderoso Ipatinga...deixem o Homem trabalhar, não existem milagreiros no Futebol.
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 08-04-12 18h29min
Repito, não assisti ao jogo e gostaria que alguem fizesse uma analise do que viu, mas só de ter buscado o empate, já da alguma esperança, mesmo não confiando no Léo,Marcos,L.Guerreiro,M.Oliveiro, W.Paulista e no momento Diego R. tambem, mas vou torcer pelo Cruzeiro, não para jogadores individualmente, os nomes pouco importa desde que obtenham resultados....com o resultado de hoje o adversário começa a pensar: Será que conseguiremos ganhar deles e o que fazer pra ganhar?
 pyxis | BHZ | 08-04-12 18h31min
Raposa5Estrelas,
Vá até
http://cruzeiro.org/blog/44546/#comment-731245
e leia comentários feitos DURANTE o jogo e após o jogo. Existem vários pontos de vista diferentes e interesssantes.
 Marcbsb | Brasília | 08-04-12 18h45min
Acho que deu pra perceber que jogar com 3 atacantes não dá. Os nossos volantes já não estão muito bem e jogando em desvantagem numérica no meio só complica ainda mais.
Mas dureza mesmo foi o Mancini tirar o Wallyson e deixar o WP. Essa eu juro que não entendi.
E o Everton na LE será q pode ser a solução?
 Nelsao | Brasilia | 08-04-12 18h48min
É CHACOTA É COCOTA : BOLETIM ESCRITO ED DIVULGADO P PREMEMIER SPORT TV: O ***** tem um brasileiro mas PODERIA (PODERIA RSRSRS) TER CINCO, UHAAAAAAAAAAAAAAAAAA, PIADA ELAS MESMAS SE FERRAM.
 DERSON | LEME | 08-04-12 19h00min
Apesar de um cero dominio de jogo das cocotas(que ja era esperado pra lhe da um pouco de animo),gostei da postura do Cruzeiro que foi atras e empatou o jogo, valeu a raça e a gana do nosso Cruzeiro que vem se superando a todo jogo. Parabens a todo time e comissao tecnica que como sempre so nos da alegrias. (Guilherme hoje provou mesmo ser CRUZEIRENCE nao tenho duvidas). CHhhhhhhhhhhuuuuuuuupppppppppppppppaaaaaaaaaaaaaaaa galinhada. Joao Abraços.
 jfabio | Pouso Alegre | 08-04-12 19h01min
O melhor jogador "do Cruzeiro" foi o Guilherme. O cara teve um trabalho enorme para chutar pro lado, prá cima, prá fora, etc. E quando ele saiu, apesar do 6aylo estar com 10, o time deles melhorou. A sensação que as frangas devem ter ao ver o Guilherme contra nós deve ser semelhante a nossa quando o Kleber30 jogava contra o Palmeiras.
 Nelsao | Brasilia | 08-04-12 19h04min
UHAAAAAAAAAAAAAA
 leonardo | EXILADO | 08-04-12 19h38min
olha o Walter descendo a ripa nas frangas.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
 PHDF | Brasília | 08-04-12 19h38min
Jogo muito útil para avaliar pontos fortes e fracos do time.
1 - 3 atacantes somente em algumas situações de jogo;
2 - O time precisa de mais 1 meia para reversar com o Roger;
3 - Como no ano passado, o melhor lateral ainda continua sendo o Everton. O time precisa contratar pelo menos 2 para as duas laterais.
 MASSA AZUL | Belo Horizonte | 08-04-12 19h47min
ESTA COMPROVADO: esquema com tres atacante não funciona contra time grande. A defesa é fraca, lateral esquerda é fraca e o Wellington Paulista é um bom reserva.
 MASSA AZUL | Belo Horizonte | 08-04-12 19h51min
O Mancini deu sorte de não tomar uma goleada no primeiro tempo, com este esquema . So ele e Itatigalo quiseram manter os tres atancante, que não sabem marcar. A marcação ficou fraca. Abre o olho Mancini.
 PHDF | Brasília | 08-04-12 19h55min
Ops. Reversar, não. REVEZAR.
O terceiro atacante do Cruzeiro é o Montillo.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 08-04-12 20h10min
João, obrigada pela homenagem. O time que você escalou, entre os amigos que aqui escrevem, é invencível. E, nosso Cruzeiro, vem fazendo o mesmo contra o Zebrado.Essa sequência de resultados só os deixa mais temerosos quando nos enfrentam. Boa semana. Abs, Celeste de Itajubá, Uai...
 PHDF | Brasília | 08-04-12 20h31min
E o A. Ramon? Continua o mesmo. Perde um gol facílimo e depois faz dois. Ainda vamos sofrer muito com ele nas partidas decisivas.
Com atual elenco, colocaria o time com 3 zagueiros no brasileiro.
Fábio, Leo, Vitorino, Alex e Everton; L. Guerreiro, M. Oliveira (Roger), Charles e Montillo; A. Ramon (W. Paulista) e Wallyson (Walter)
 lanza | Vitória | 08-04-12 21h56min
Caro Joao,felicidades para voce e sua coluna.Joao foi o empate mais vencedor que aconteceu neste domingo,porque os galinaceos entraram para brigar na mao e nao na bola.Começando por aquele anao de jardim em cima do Montillo.Mas valeu o jogo estou feliz.sds Lanza
 lucio sangue azul | sete lagoas | 08-04-12 22h42min
Gostei da escalação do PHDF com tres zagueiros. Achei nosso time muito ruim. O empate foi bom. o atletico está num melhor momento e nao aproveitou. O cruzeiro precisa evoluir para as finais do mineiro.O time NÃO TEVE RAÇA. acharam que briga é o mesmo que raça. Raça é VONTADE, firmeza, disputa, correr o tempo todo, ser incansável e brigar pela bola (NA BOLA).hOUVE JOGADORES QE NÃO FORAM DECISIVOS NESTE CLÁSSICO: fÁBIO, W.pALISTA E WALYSSON.Renderam menos do que podem e têm jogado.
 lucio sangue azul | sete lagoas | 08-04-12 22h48min
Se o anselmo continuar a perder os goals feitos mas fazendo os dificeis pode continuar no time titular.Tres atacantes não é ma boa. Perdemos o meio campo, não fizemos um futebol de toques. o time tentava lançamentos e chutoes ou prendia abola porque nao aparecia um companheiro. Foi assim todo o primeiro tempo. No segundo, melhoramos. Tivemos sorte e competencia.Precisamos de um lateral direito para disputar posição.
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-12 09h25min
Cléber Costa,
Você garganteia que já jogou bola, mas, não parece.
No lance do 1° gol observe de onde Danilinho cabeceia a bola. O setor ali é do Victorino.
O Cruzeiro não faz marcação individual, mas, você parece ignorar. No sistema tático de ontem era para bater lateral com lateral. E tanto é verdade que Everton entrou e o lado esquerdo deles não fez jogada.
Depois que Diego Renan se adiantou e Leandro Guerreiro encaixou a marcação, sumiu o time cacarejante.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 09-04-12 09h27min
Lixo, fã de lixo: "Cleber Costa | Belo Horizonte | 08-04-12 17h12min Agora BERNAD vai abusar e brincar com DIEGO RENAN o BUMBUM GORDO"
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 09-04-12 09h27min
Que otário: "Cleber Costa | Belo Horizonte | 08-04-12 18h00min Diego Renan pode passar seu bixo para Montillo e Anselmo Ramon"
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-12 09h28min
Já que você não comentou as nuances do jogo e só sabe falar mal do Diego Renan, diz aí quem cruzou a bola para o gol do Anselmo Ramon ?
Diz aí o que o Bernard arrumou no 2° tempo ?
Aliás, a forma que você escreveu aqui, era de quem estava torcendo para que isto acontecesse ?
E o centroavante que perdeu um gol feito, foi lá e fez dois gols, e quase criou um 3° gol...Mas, as línguas vipirinas já estavam querendo crucificar por errar uma finalização, foi ou não foi ?
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 09-04-12 09h32min
"Eu fico de cara" (que otário ainda diz isso) com patetas que não defendem seu próprio time. "Eu fico de cara" com palhaços que atacam nossos próprios jogadores, gratuitamente. "Eu fico de cara" com imbecís que só vêem defeitos em nosso time...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 09-04-12 09h32min
Anselmo Ramonstro...
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-12 09h34min
O treinador foi coerente ao testar o sistema tático que vinha bem contra o adversário mais forte regionalmente falando.
O treinador que você chama de fraco meteu pilha nos jogadores nos vestiários e o time voltou outro na etapa final.
O treinador que você Cléber Costa diz que é ruim, substituiu certinho e o time que era dominado, voltou dos vestiários imbuído da força necessária para virar o jogo.
E buscou o empate e por pouco não consegue a vitória.
Comenta aí ???
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-12 09h38min
Eu entendo depois de ter visto o VT do jogo com calma, que o Cruzeiro entrou desconcentrado no jogo e demorou a se achar em campo. Tomou 2 gols que normalmente não levaria. O cruzamento do Richarlysson era uma bola lenta e neutralizável, mas, o Cruzeiro marcou a bola e não os adversários. Para mim, erro de posicionamento do Victorino.
E no 2° gol, discordo da saída do Fábio lá na linha de fundo, ali é lance para um dos zagueiros, ou alguém daquele lado Marcelo Oliveira ou Diego Renan.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 09-04-12 09h43min
Cléber b.osta e red.trouxa, CHUPAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-12 09h43min
Assim Cléber Costa, a NABA ficou com você, que não teve a hombridade de reconhecer o bom futebol do Cruzeiro na etapa final. pelo contrário, sumiu ao ver que Diego Renan acabou com aquele "mergulhador de aquário" e que Roger e Montillo passaram a ditra cátedra, a provocar e a desesperar os alvinegros.
E ainda aparece para dizer que o Montillo e Anselmo Ramon deveriam receber o "bixo" do Diego Renan.
Bixo com X pode... Mas, com CH seria apropriação indébita...
E pode esperar mais.
 Cícero volney | Vitória/ES | 09-04-12 10h09min
Naquele 6 x 1, o Cruzeiro entrou em campo ligado em 220V e o adversário movia-se por pilha... No jogo de ontem, na 1ª etapa, aconteceu justamente o contrário... muitos erros de passes (o Marcos estava visivelmente inseguro e talvez foi o que mais errou nesse fundamento)e o nosso meio inexistiu, o que foi um sufoco para o setor defensivo, além do que, o ataque com WP é uma calamidade (esse cara tá na profissão errada). Mas no 2º tempo as coisas mudaram, as mexidas surtiram efeitos SIM e o Roger..
 Cícero volney | Vitória/ES | 09-04-12 10h11min
... bem, o Roger se encarregou de mexer com o brio dos times: o Gaylo foi a loucura e o Cruzeiro cresceu...
 Cícero volney | Vitória/ES | 09-04-12 10h15min
Pode parecer marcação contra esses jogadores do Cruzeiro, mas não é não, há pelo menos três frutas podres como titulares nessa equipe: DR, WP e Marcos...
 zuloobas | varginha | 09-04-12 10h19min
"Apesar de reação com dois meias, Mancini sinaliza manutenção do 4-3-3" Caro João, Democracia é isso aí. Se não houvesse leituras diferentes, qual seria a graça do futebol? No meu caso, não reclamo dos jogadores pois eles, sem dúvida, estão se doando. Mas qto ao treineiro: Qdo vc diz q ele mexeu certinho, entendo q ele consertou a cagada. Vms combinar: Se esse esquema do tempo em q se amarrava cachorro c linguiça der certo venho aqui e me redimo, se n, vc vem aki e faça sua mea culpa.
 zuloobas | varginha | 09-04-12 10h25min
E essa história de ocupação de espaços, só c 3 no meio n me convence de jeito nenhum. O q eu to vendo é o goleiro adversário numa simples reposição de bola c a mão já deixar metade do nosso time p traz. 3 atacantes + o Montillo é de fato muito vulnerável. Nem c motor de polpa acoplado nas costas ele vão correr mais q a bola se ainda estão na área adversária qdo a bola já está na intermediária. N é + inteligente avançar os homens do meio do q recuar c os atacantes? Só n vê quem n quer.
 redmosk | Uberl�ndia | 09-04-12 11h25min
WM e fraquinho não gosto dele,seu pior defeito e insistir com jogadores que não estão rendendo nada,e deixar de dar oportunidades para outros por pura piraça.achei certo entrar com 3 atacantes não faria sentido mudar o time na hora do primeiro teste do ano,apesar que meu trio ofensivo seria Walter,Elber e Wallyson.espero que esse empate sirva para mostrar nossas deficiências e não para encobrir,valeu pela superação,pela raça nada melhor do que ver as frangas se borrando contra o maior de minas.
 seixas | Belo Horizonte | 09-04-12 12h28min
Realmente psicóticos...no futebol é assim mesmo o gol acontece por uma jogada bem tramada(tipo o que vem fazendo o Braça), ou por falhha defensiva(nossa zaga ontem, Renan Ribeiro também), mas tem uns caras que parecem que vivem um futebol de video game. Eu vi o Cruzeiro fora do ar no 1º tempo(sem dar um chute a gol)e vi um 2º tempo diferente, com VM mexando certo e encorpando o time que buscou o empate que era dificil contra o 6alo pilhado na arena lotada, este empate foi um bom teste...
 seixas | Belo Horizonte | 09-04-12 12h32min
...continuo achando que o time está usando bem o Camp. Mineiro para se encaixar, que nosso tecnico e diretoria estão procurando fazer o melhor para o decorrer do ano. É bom que a gente vá crescendo aos poucos, buscando consistencia e alternativas de jogo doque sermos o "Barcelona das Américas" de novo e nos decepcionarmos, acredito que poderemos surpreender com este trabalho "mediano" que não encanta tanto assim, mas que me parece buscar o caminho certo, com um time com jogadores identificados..
 seixas | Belo Horizonte | 09-04-12 12h38min
...com jogadores identificados com o clube, mesmo que contestados, mas poderemos ter um time sólido e operário e ainda termos um toque de categoria com Fabio, Montillo e Roger. Vamos com calma pessoal, tem pontos positivos a serem vistos e para o restante do ano ainda teremos mais reforços, não em quantidade mas em utilidade para o time. Eu mesmo era desconfiado no trabalho que vem sendo feito, mas já começo a ver diferente e acho que pode dar certo.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 09-04-12 13h36min
João Duarte, eu falei para a turma, que estava aqui para ver o jogo, que o placar seria 1 X 1 ou 2 X 2. Para mim valeu o teste, foi positivo. O esquema com 3 atacantes foi testado e não perdemos o jogo. Mostrou em qual posição teremos que contratar. O mercado de jogador está limitado, mas temos que encontrar jogador para o meio. Elano do Santos seria uma boa. Não? Com a volta do Charles, o meio tende a melhorar. O problema é quando. Elber deveria ser mais utilizado. Ontem poderia ter entrado.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 09-04-12 13h43min
Acredito que com o tempo Elber terá seu espaço no time. Poderá revezar com Roger, que não aguenta dois tempos. Contra times grandes, não tem como jogar com 3 atacantes, portanto nosso meio precisa se qualificar mais. Sinto saudades do trio: Henrique, Fabrício e Marquinhos Paraná. Achei que Marcos sentiu a responsabilidade do jogo e no 1º tempo o DR ficou devendo.Mas devem ter suas chances para se firmarem. Caso não se acertem até início do Brasileirão, aí sim deve-se pensar em contrataçoes.
 tiago_zeroo | Belo Horizonte | 09-04-12 14h46min
Dou um voto de confiança ao W. Macini e Anselmo Ramon, o time teve poder de reação e isso que importa. O esquema de 3 atacantes foi falho, não por culpa do treinador e sim por culpa de uns jogadores que estavam de ressaca! Agora Diego Renan marcando la atrás, está dando medo igual dava o Espinoza. ELE NÃO SABE MARCAR, SABE APOIAR, fato.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 09-04-12 14h52min
Eu sinceramente parabenlizo todos os jogadores Celestes... Pois, jogar uma partida contra um time em que toda torcida esta a seu favor, e esse time sendo precionado por ter levado uma sonora goleada de 6x1, esse quadro por si soh ja mostraria a dificuldade que os guerreiros celestes teriam de enfrentar. E o atretikim abriu uma vantagem de 2 gols no jogo, e isso em um classico eh muita coisa, fica muito complicado para o time empatar ou virar um placar desses, a tendencia eh...
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 09-04-12 14h56min
continuando...****** A tendencia eh o time que esta ganhando de 2x0 eh partir pra fazer o terceiro gol. E nossos guerreiros, nao se abateram com o resultado que esta adverso, e foram pra cima, e conseguiram o empate, e se tem mais jogo, com certeza, viraria-mos o placar. Claro que a vitoria seria o melhor resultado, mas devido as condicoes do jogo, ficou de otimo tamanho esse resultado.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 09-04-12 14h58min
CORRIGINDO.... parabenizo
 PHDF | Brasília | 09-04-12 15h07min
Um aspecto também interessante no teste de ontem foi a dificuldade que o time teve para sair jogando quando é marcado no sistema defensivo. Sob pressão, vários jogadores estavam dando chutão e erravam passes simples. Somente com as entradas do Roger e Everton isso foi facilitado.
Os gaylináceos mostraram a fragilidade ao marcarem sob pressão e deixar a defesa aberta para o contra-ataque. Nas finais isso poderá ser treinado e explorado.
Volto a repetir, nosso 3º atacante é o Montillo.
 PHDF | Brasília | 09-04-12 15h13min
Agora vem a dificuldade do Mancini: para o próximo jogo, o Montillo está suspenso e o Roger aguenta apenas 1 tempo. Acaba ficando sem alternativa e optando pelo terceiro atacante. Ainda bem que o jogo é pelo Mineiro e não pelo Brasileiro.
Em suma, o time precisa de pelo menos mais um meia e um lateral.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 09-04-12 15h32min
Aconteceu o que muitos aqui já haviam dito antes do jogo, que jogar com 3 atacantes contra times com mais qualidade iria deixar o meio sobrecarregado. O time não jogou bem no primeiro tempo, tomou 2 gols e não deu um chute à gol. No segundo tempo foi desfeito o esquema tático, retornando ao 4-4-2, o Roger entrou muito bem e o time se acendeu e com méritos chegou ao empate. Há pontos positivos e negativos, as laterais continuam sendo nosso ponto fraco, o então regular Marcos com uma atuação...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 09-04-12 15h37min
... uma atuação muito fraca, teve que ser substituído por Éverton, que entrou e deu mais equílibrio. Na esquerda, DR continua falhando, no 2º tempo melhorou, assim como o restante do time. M. Oliveira que errou muitos passes no primeiro tempo, na etapa final conseguiu envolver o meio do 6aylo com boas tabelas. Montillo e Roger desequilibraram e AR se redimiu do gol perdido e fez 2. Enfim, acho que já da pra ver onde precisaremos de reforços para o Brasileiro, no mais, valeu pela luta!!!
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-12 18h05min
Ô REDMOSK,
Você ao escalar Elber, Walter e Wallyson dizendo que são os que mais estão rendendo tirou fora do time os responsáveis por 21 gols do Cruzeiro nesta temporada...
Ou seja, tirou de campo 60% dos gols do time...
Não seria incoerência ?
kkkkkk
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-12 18h08min
Zuloobas,
Qualquer esquema é bom quando são empregadas as peças corretas.
Sou contra o 3-5-2 por princípio, mas, se eu tiver 3 jogadores para fazer as funções de fundo de campo com qualidade, não há porque não utilizar o sistema.
Mas, em qualquer esquema Anselmo Ramon hoje merece a titularidade. Vem jogando muito bem. Faz o pivô. Dá opção de passe, vem fazendo gols e dando boas assistências.
Tirá-lo do time porque ?
 João Duarte | Vit�ria | 09-04-12 18h09min
Cléber Costa,
Confessa aí... você tem mágoa do Diego Renan por algum motivo não é mesmo ?
Contaí...
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 09-04-12 18h31min
João Duarte, eu gostaria de ver o Wagner novamente no Cruzeiro. Penso que ele se encaixaria bem no esquema atual junto com Montillo. Ele está na reserva do Fluminense e tem jogador sobrando naquele time. Valeria a pena tentar negociá-lo, não?
 redmosk | Uberl�ndia | 09-04-12 19h35min
Bom João Duarte acho Walter e Elber jogadores melhores que Cai Cai Paulista E Anselmo Ramon,se tiverem chances tenho certeza que vão render mais do que a dupla que esta jogando.marcar 60% dos gols nesse campeonato mineiro e obrigação!essa mesma dupla no brasileiro do ano passado,não fez nada foi uma lástima parabéns pela vitoria mas não podemos nos iludir precisamos de reforços,ja que os que estão no banco não servem na visão do técnico.
 zuloobas | varginha | 09-04-12 20h32min
Caro João, tirar o ARamon JAMAIS. Confesso q torci o nariz qdo ele perdeu aquele gol x o Palmeiras no BR2011 mas hj ele é titular absoluto. Sou pela entrada de Élber no lugar do WPaulista, e só. Acho q devia haver chance p o menino q é talentoso tb. Nada contra o WPaulista mas como gosto do 4-4-2 p mim o ataque é Wallison e ARamon. E qdo tivermos Alex Silva e Charles são titulares p mim. Roger, WP e Wálter p mim são ótimas opções de banco p mudar a cara do jogo. Mas como já disse é só opinião.
 szogheib | Vila Velha | 09-04-12 23h25min
Prezados, vendo agora alguns comentários infelizes do rapaz "pyxis", realmente tenho que concordar com ele quando o mesmo solicita ao JD para filtrar as pessoas que aqui utilizam essa ferramenta para postar que cada um tem em mente. Temos sim JD que colocar um moderador para evitar agressões desse nível que o rapaz pyxis o fez. Gostaria de colocar que eu não conheço o senadorzinho picareta e muito menos o tecnico de time de várzea, o Diego Renan e todos que citei...
 szogheib | Vila Velha | 09-04-12 23h30min
...Eu não dirigi as palavras para eles, pois como já disse ... não acredito que eles avaliam nossos comentários. Mas sim coloquei para todos aqui o sentimento da administração passada e dos mediocres que comandam e jogam no MEU TIME DE CORAÇÃO. Acontece que não sou fanático e pelo visto vejo que muitos aqui também não o são. JD... Basta vc atribuir ao Moderador a função de excluir comentários lamentáveis como do rapaz em questão...
 szogheib | Vila Velha | 09-04-12 23h35min
Somente para finalizar esse tema... considero esse espaço um lugar democrático onde todos tem suas opiniões e as colocam aqui... e como eu disse (JD me corrija se estiver errado), esse espaço é nosso (da galera), é usado por nós e não pelos jogadores, treinadores e diretoria...Assim sendo o respeito deve ser aplicado aqui. Vou dar um exemplo..... rapaz... - Não concordo com o JD quando disse que a falha foi do Vitorino. Estamos vendo em todos gols tomados a mesma falha...
 szogheib | Vila Velha | 09-04-12 23h39min
... O DR não marca e nem apoia... e ainda leva cada drible (mas também só entra de lado meio de bundinha e e trança a perna para como se fosse conseguir tirar a bola). Para mim JD Os Garninzés não fizeram nada mais na esquerda porque o Dr foi para a direita e lá ele levou baile de 3 jogadores fracos...
 szogheib | Vila Velha | 09-04-12 23h42min
Espero que nosso "rapaz" em questão entenda o que realmente é uma opinião e a respeite... Como disse o amigo JD bem no início onde eu criticava ardentemente os perrelas e seu suposto envolvimento com eles... " OOOHHHH de Vila Velha larga do meu pé"... foram essas palavras... mas nem assim faltou com respeito. " ESSE ESPAÇO É DA GALERA "...
 szogheib | Vila Velha | 09-04-12 23h47min
Por fim....rsrsrs...] JD, vou comentar sua pergunta para o Cleber... - O treinador que chamamos de fraco não acertou nada... Qdo vc diz que ele colocou pilha no vestiário e que substituiu... ele não fez mais que "corrigir" a cagada que ele fez na escalação inicial... e olhe que não acertou na saída do Walisson mantendo os dois péssimos atacantes. E somente para implicar ainda mais... até a jogada do Montillo onde ele deixou o AR sozinho, o garninzé ainda mandava, ou seja, voltou 5 min. melhor.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 10-04-12 08h58min
JD, convenhamos que ser artilheiro do Mineiro jogando pelo Cruzeiro é bem fácil! Se o jogador tem um pouco mais de qualidade, ele consegue fazer 2 por jogo, fácil fácil! Vejo que Wallyson é o velocista e não há concorrência, tem que ser titular, sendo assim, sai WP e mantém AR que está jogando melhor... agora, as laterais, claramente foi o ponto fraco do time, tivemos que mudar jogadores e esquema para conseguir "tapar o buraco"... reforços são necessários, não adianta tapar o sol com a peneira.
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-12 09h50min
Gattuso_La_Bestia,
Não há dúvida alguma que o elenco atual carece de reforços. Aliás, esta avaliação foi prometida por mim para o término da fase de classificação do Mineiro.
Agora o Cruzeiro entrará na reta final do campeonato regional e também nas fases mais agudas da Copa do Brasil, onde teoricamente enfrentará adversários de mais qualidade. O Chapecoense é o atual campeão catarinense e pode dar trabalho para o Cruzeiro, principalmente no jogo de ida.
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-12 09h54min
E nas semifinais do Mineiro Tupi ou América também nos deverão impor dificuldades bem maiores das que enfrentamos até aqui. O time do Cruzeiro não está pronto.
Titulares sem contestação até o momento são :
1 - Fábio
4 - Victorino
5 - Leandro Guerreiro
7 - Wallyson
9 - Anselmo Ramon
10- Montillo
Portanto há uma base boa já definida, à qual deverão ser acoplados outros jogadores.
Considerando os que já chegaram :
8 - Charles
3 - Alex Silva
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-12 09h59min
Portanto, em minha opinião, faltam os jogadores para ocuparem as laterais, do tipo sem contestação.
LD : Marcos - fez um ótimo campeonato pelo Bahia. Estive recentemente em Salvador e pude atestar o carinho do torcedor do tricolor da Boa Terra pelo futebol dele. Mas, ainda não fez aquela sequência que gerasse confiança no nosso torcedor. Mas, sem dúvida, fez mais do que todos os seus antecessores na posição, desde que por lá atuou o Jonathan, que por sinal, era muito contestado no clube.
 João Duarte | Vit�ria | 10-04-12 10h02min
LE : Diego Renan melhorou em relação a 2010, onde foi muito mal. Mas, está ainda bem abaixo do que o elenco do Cruzeiro precisa e merece. O problema é que não há grandes soluções disponíveis no futebol brasileiro da atualidade. No exterior há alternativas interessantes, mas, se a gente conseguir descobrir o que há com Árias, ajudaria muito.
Montillo e Victorino são peças chave e a 3ª vaga, poderia ser preenchida por um especialista das laterais.
Gílson foi uma das revelações...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 10-04-12 11h04min
Bem João, concordo em parte com sua análise. A base do time no meu entendimento é formada por Fábio, Victorino, Montillo e Wallyson. O Guerreiro é um bom jogador, e não passa disso, diante de tantos bons e ótimos volantes que vi atuar no time, o Guerreiro não faz nem sombra, bom para o elenco, principalmente porque acredito que Árias tenha mais qualidades e não tem oportunidades. AR vem fazendo bem seu trabalho e poderá ser um dos pilares, mas por enquanto ainda é cedo, tendo em vista, que...
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 10-04-12 11h06min
...Walter pode crescer muito. Acredito também, que temos 3 jogadores em potencial que ainda não jogaram e podem fazer parte da base da equipe (Alex Silva, Arias e Charles). Não tenho maiores problemas com o Mancini, mas essa "birra" dele em não colocar jogadores que não indicou, começa a pesar no conceito.O nosso grande problema está bem nitído, as laterais. O Marcos vai ser bom para o elenco, o DR talvez também seja. Jackson e Gílson são apostas. Precisamos de 2 que cheguem para ser titulares!
 PHDF | Brasília | 11-04-12 00h37min
No time atual, com fracos laterais, adotaria o sistema 3 x 5 x 2 ou 3 x 4 x 3 (sempre pelo menos 7 para marcar).
No Brasileiro, por exemplo:
Fábio, Léo, Vitorino e Alex;
Charles (Marcos), L. Guerreio, Marcelo Oliveira e Everton;
Montillo, A. Ramon(W. Paulista) e Wallyson(Walter).
L. Guerreiro poderia também jogar na direita no lugar do Léo e o Rudnei/Amaral no lugar dele.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 15h46min
Para fechar a conta e passar a régua sobre o clássico, aqui vão algumas considerações :
1 - O time ROSAdo foi muito superior no 1° tempo e poderia sim ter definido o jogo ali. Não foi por causa do sistema tático, mas, por causa da péssima atuação de alguns jogadores do Cruzeiro no jogo. Em contrapartida, os 3 homens de ligação cacarejantes recebendo a bola e partindo com a mesma dominada para cima dos nossos defensores criavam chances em sequência.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 15h52min
Quem atuava pessimamente ?
Os piores eram Wallyson, Diego Renan e Marcos. Para não queimar a regra 3 de cara, o treinador optou por entrar com Roger e Everton e manter Diego Renan do outro lado (Marcos conseguiu ser pior e mais nervoso que ele, notadamente ao final do 1° tempo). Wallyson, estava perdido taticamente, pois, nem acompanhava Marcos Rocha e nem puxava os contra-ataques. Mas, a rigor, todo o time do Cruzeiro atuara mal, ao passo que do outro lado, todos os cacarejantes iam bem.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 15h57min
Mas, teve um pequeno fator externo que explica toda a mudança comportamental do time do Cruzeiro desde a volta dos vestiários. O tal drible "chute no vento" do Danilinho, com o time deles ganhando de 2 x 0. Foi mesmo uma tentativa de menosprezo e bem captada e transformada em combustível pelo treinador em sua palestra de vestiário.
Ele certamente mostrou o que queria e o que se viu em campo foi um time se transformar de dominado (60% de posse de bola adversária) em dominador.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 15h59min
O Cruzeiro perdeu um gol feito aos 50' de jogo, com AR chutando por cima, já sem goleiro.
Depois teve a chegada de Roger em Danilinho e uma marcação mais forte de Diego Renan em Bernard. Guerreiro colou em Guilherme e Léo passou a ganhar todas de André. Victorino na sobra cresceu e antecipou várias jogadas. Éverton colou em Danilinho e Marcelo Oliveira botou Rodrigo Soutto no bolso. Montillo inverteu de lado e prendeu Pierre e Marcos Rocha. Roger passou a ditar cátedra no meio.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h03min
E Anselmo Ramon que já vinha bem em campo, cresceu.
O time do Cruzeiro passou a jogar, enquanto no 1° tempo se fartou em rifar a bola e devolver a posse às codornizes.
O Cruzeiro empatou num golaço do Anselmo Ramon e depois, ainda perdeu outras chances por estar mais aceso no jogo. Wéllington Paulista meteu um balaço de canhota que quase atingiu a gaveta do Renan Codorna.
E a torcida deles que fazia uma festa danada até o intervalo foi murchando junto com o time e no final, vaiou.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h06min
2 - O lance do Roger
Ele pode ter errado na força, mas, não no ato de "dar uma pegada" no Danilinho. Depois do lance o jogador deles sumiu na partida. O lance era para expulsão, mas, o que tivemos que agüentar destes finistrelas do eixo do mal era como se ele tivesse quebrado a perna do Danilinho, que continuou a jogar normalmente, só que pipocando...
Aquele lance foi preponderante para mostrar que o Cruzeiro estava com espírito diferente.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h08min
3 - Anselmo Ramon tem muita personalidade
Voltemos à estréia dele num jogo contra o Palmeiras quando ele perdeu um gol mais feito que este do clássico de ontem. Lá ele também buscou forças e fez o gol de empate.
Domingo passado, ele meteu 2 gols, sendo o 2° de linda feitura. Mostrou que é centroavante. E ele tem feito gols em todos os jogos importantes do Cruzeiro. Hoje é titular por merecimento.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h12min
4 - Diego Renan
Vinha mal no 1° tempo porque ficava indeciso entre marcar Danilinho ou ao Marcos Rocha. Marcelo Oliveira não conseguia achar posicionamento e tudo isto se devia à leitura errada e posicionamento equivocado de Wallyson no setor esquerdo ofensivo do Cruzeiro. Ele deveria fechar a passagem de Marcos Rocha, mas, não fazia isto. Danilinho fechava atraia Marcelo Oliveira e depois abria nas costas do Diego Renan, que ora ia num, oua em outro, mas, sempre chegando atrasado.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h15min
A entrada do Everton colando em Danilinho, com Montillo sendo deslocado para a esquerda e prendendo Pierre e Marcos Rocha, ajustou a nossa marcação pelo lado esquerdo.
Do outro lado, Diego Renan chegou junto no Bernard nas primeiras jogadas. Tomou o amarelo, mas, botou o anão no bolso... E ainda cruzou a bola para o 1° gol de Anselmo Ramon. Saiu de campo com uma atuação desastrosa no 1° tempo (Nota 1) e terminou a 2ª etapa com bom rendimento (Nota 7). Na média fica com um 4.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h18min
5 - Marcos sentiu a estréia nos clássicos ?
De modo análogo a Diego Renan Marcos ficou em dúvida se deveria cuidar de Bernard ou senão de RicKY, que apoiava constantemente. E a razão é simples. Nem WP e nem Wallyson (quando invertia de lado) conseguia fazer o vai&vem requerido, quando se daota este sistema de jogo de Mancini (4-2-3-1). Além disto, estava tendo uma atuação muito fraca mesmo, ao nível de seu colega. Errava passes em profusão. O momento definitivo foi no pase a LG...
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h23min
As notas para o comentário de vocês :
Fábio (6) : claramente a saída dele no 2° gol se deveu a falha de marcação entre a zaga, lateral e volante do setor esquerdo. Marcos (1) : errou tudo o que podia. Visivelmente nervoso.
Léo (7) : o melhor da zaga cruzeirense. Ganhou todas do André.
Victorino (5) : Melhorou demais na etapa final. Penou no tempo inicial.
Diego Renan (4) : ver acima.
Guerreiro (6) : Marcou mal no 1° tempo e muito bem no 2°, considerei 5 + 7 = 12, x = 6.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h28min
Marcelo Oliveira (6.5) : jogou sempre com muita determinação. Regular no 1° tempo, dificultado que foi pelas fracas atuações do seus vértices de triângulo (Diego Renan e Wallyson). Mas, com as entradas de Everton e a caida de Montillo no seu setor, cresceu demais e foi soberano na etapa final...
Wéllington Paulista (4) : Foi mal no 1° tempo, não ajustando nada na marcação e contra-ataque. Melhorou um pouco no 2° tempo. Assim 3 + 5 = 4 na média.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h32min
Montillo (6) : se deixou marcar por Pierre no 1° tempo, mas, DESEQUILIBROU na etapa final. Se quer ser o cobrador de córneres e faltas tem que melhorar. O desempenho dele foi muito fraco, mais uma vez.
Roger (6.5) : Fez falta irresponsável na varinha de panhá bacaxi, que poderia ter resultado em sua exclusão do jogo. Mas, tirando isto mudou a cara do jogo, chamou para si a responsabilidade de armar e cobrar as faltas, sempre com muito mais qualidade que Montillo que não acertava uma.
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h37min
Wallyson (3) : talvez tenha sido a sua pior atuação com a camisa do Cruzero desde que chegou à Toca II. Não criou nem uma chance de gol e também não evitou a passagem de Marcos Rocha, o que sobrecarregou todo o sistema defensivo.
Anselmo Ramon (8) : ver acima.
Walter (4,5 + 1 = 5,5) : não consegui fazer gols... não mudou o jogo na fase final (últimos 15'), mas, provocou o Kalil e ganhou um ponto extra (kkkkk).
 João Duarte | Vit�ria | 11-04-12 16h40min
Vágner Mancini (8) ; Escalou coerentemente o time no mesmo sistema de jogo que vinha adotando antes (4-2-3-1), que alguns insistem chamar de 4-3-3 (não é isto porque nem WP e nem Wallyson são PONTAS.
Percebeu a necessidae de mudança, identificou onde estavam os pontos fracos, mudou o sistema de jogo e saiu de dominado a dominador em 45'. Eu considero que tenha ido muito bem.
 SorinEterno | Sta Maria | 11-04-12 19h04min
Venho gostando do modo que o time vem atuando em 2012,mas creio que é a hora de Mancini testar alguns jogadores para deteminados jogos pois no mata-mata da copa do Brasil o pau vai comer. Creio que deveria dar uma chance ao Arias junto ao LGuerreiro para reforçar a marcaçao da Zaga e da mais liberdade as laterais e ataque,pois nao acredito que nossos atacantes tera sempre folego para voltar a marcar, pois como dizem a melhr defesa é o ataque. Abraços carissimo Joao Duarte.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 11-04-12 20h39min
J.Duarte, lendo sua ultima analise do time, nota-se que nosso time no segundo tempo mudou da agua para o vinho... e isso, gracas as mexidas do Mancine, que pra mim, vem mostrando que eh bom nas substituicoes, que na maioria das vezes ele vem acertando, O que pega nele eh ser teimoso, mas, vem mostrando que sabe o que faz.
 zuloobas | varginha | 11-04-12 22h55min
Se desde a Copa de 70 abolimos o 4-3-3 quem defende esse esquema está por baixo 40 anos desatualizado no futebol. Quem defende o Mancini realmente acima de tudo não enxerga um palmo do nariz. A culpa do 1º tempo contra o Coelho e o Gaylo foi dos jogadores p as Mancinetes. Agora x a Chapecoense com certeza a culpa será do gramado. Esttá patente q o esquema n funciona e o babaca insiste de pirraça, DRenan é insubstituível, de pirraça. Técnico de 2ª divisão apoiado pela mídia gaylo e por lunáticos
 szogheib | Vila Velha | 12-04-12 00h03min
JD...Gostei do seu silêncio. Vamos dar notas aos jogadores? - Fábio. Dificuldade na saída aérea. Entretanto 9 pelas sempre defesas difíceis. - DR. Esse só você e o Mancini gostam. Excelente jogador. Corajoso e não dá passes errados. Contudo nota 2 - AR. Esse só você e o Mancini gostam. Bate todas bolas para o gol sem levantar a cabeça. Não dá passes errados e dribla com perfeição. Porém nota 1. - WP. Esse só você e o Mancini gostam. Nível muito bom. Não cai a toa. Procura sempre o jogo...
 szogheib | Vila Velha | 12-04-12 00h07min
- WP... Dribla muito. Chuta uma barbaridade. Peça imprescindível no elenco. Contudo Nota 0. - Walison. Não é a sumidade que todos acham. Está sendo prejudicado pelo esquema tático de primeiro mundo do treinador. Nota 4. - Técnico. Esse sim sabe tudo de bola. Tem insistido numa formação perfeita para iniciar os jogos. Sabe tudo como colocar 3 atacantes inoperantes e ficar sem laterais e meio de campo. Vou quebrar o galho dele... Nota 0 (zero...zero).
 redmosk | Uberl�ndia | 12-04-12 00h10min
Não sei como alguém consegue ver evolução neste time,e um amontoado em campo,uma bagunça só,como disse o Cai Cai Paulista e um enganador,so marca gol em time fraco.sorte do Distribuidor De Camisas que temos 2 jogadores muito acima da media,Fabio e Montillio se não fosse eles estariamos perdidos.
 szogheib | Vila Velha | 12-04-12 00h14min
JD... aprecie os comentários dos nossos colegas pelo lado bom e mais correto. Para de ficar dando notas e justificando as alterações no decorrer das partidas. Lembrando do ano passado, vc seguiu essa linha até perder a cerveja para mim e ver que o cara é péssimo e o time era mediocre. Ai, sabiamente vc postou nas últimas edições críticas pesadas a quem vc defendeu o ano todo. Parabéns por ter visto, mesmo que na anti-penúltima e penúltima partidas. Mas enfim vc enxergou. Que tal enxergar hoje!!
 PHDF | Brasília | 12-04-12 00h19min
O time receberá mais uma chance para ser acertado. Na próxima quarta, Cruzeiro X Chapecoense em Sete Lagoas.
O time ainda está muito longe do futebol para buscar o penta.
 redmosk | Uberl�ndia | 12-04-12 00h20min
Parabéns szogheib perfeito sua notas não sei como alguém consegue acreditar nesses jogadores:Léo péssimo dos péssimos,D Renam se colocar um cone no lugar dele joga melhor,Roger chinelinho todo jogo mesma coisa da um carrinho para mostrar raça,uns 2 passes de calcanhar um escanteio para fora,no resto do jogo fica desfilando em campo marcando com olhos,Cai Cai Paulista o enganador nunca jogou nada,o que faz de melhor e dar dinheiro para torcida organizada,Tecnico esse e ridiculo sem comentarios!!
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h19min
Szogheib
Eu que apreciei o seu silêncio.
Depois dos 6 x 1 você sumiu do mapa...
Sinceramente, vá dar ZERO para as suas negas.
Enquanto o Cruzeiro vencia os jogos, você estava sumido, na encolha.
Sobre o Diego Renan, certamente você não tem lido as análises que tenho feito. Ele não está jogando bem. Mas, gostaria que você me apontasse um lateral no Brasil, que pudesse ser contratado pelo Cruzeiro, que está matando a pau. Eu coloquei que temos carências na lateral.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h22min
Vágner Mancini não é a suprema carne seca, mas, tem pelo menos o mérito de tentar buscar outras alternativas táticas diferentes do que insistir no mesmismo dos 3 cabeças de área, quando não tem laterais em boa fase.
Você é que merece NOTA ZERO por não entender o momento que o Cruzeiro vive. Até maio, estamos com os cofres limpos, com pouca folga.
Mas, aguarde. Mudanças virão. E serão positivas. O treinador já pediu os reforços para qualificar o atual elenco. Você não enxergou nada.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h25min
Escreveu o ano passado inteiro que Cuca e o time ROSAdo eram melhores que o Cruzeiro. Tomou de SEIS e sumiu. Paguei a aposta conforme o combinado, mas, reconheça que você bebeu as ditas cujas com sorriso amarelo. É fácil você vir aqui e apostar que o outro time vai ser campeão, contando com a vantagem dos empates nas semi-finais e finais... Aí você é corajoso.
Para criticar também é de uma coragem medonha. Mas, onde estão as suas propostas de solução para os problemas ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h28min
A próxima coluna será de avaliação do elenco do Cruzeiro após o término da fase de classificação do Mineiro que a rigor vale muito pouco e das fases preliminares da Copa do Brasil.
Este Chapecoense que é o atual campeão catarinense ganhou de todos na casa deles, nos jogos de ida da Copa do Brasil, só perdeu para o Inter. Mas, fora é gatinho. É corajoso ? Quer apostar neles contra o Cruzeiro no jogo da volta ? Te dou 2 de frente prá começar a negociar.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h31min
Não sou defensor de um esquema ou sistema tático, mas, sempre escrevi que o 4-3-1-2 é o meu sistema tático preferido, porque MATEMATICAMENTE (e eu provo para quem quiser) é o esquema que melhor ocupa um campo de futebol e permite que em cada bola pelo menos 2 a 3 jogadores do time, possam estar perto da ação. Os tais triângulos móveis do Barcelona são construídos sobre o mesmo sistema. Com jogadores versáteis chega a beirar a perfeição. Permite o jogo bonito.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h34min
Para o 4-2-3-1 ou 4-3-3 dar certo é fundamental que os jogadores que atuam mais abertos pelas pontas saibam voltar na marcação dos laterais ou fechar o meio campo, como no passado. Um dos "pontas" sempre voltava.
Vou desenhar para você :
O time de 79 do Hilton Chaves :
Nélio era o volante centralizado.
Alexandre era o 2° volante pela esquerda
Mauro era o ponta de lança que encostava em Roberto César (centroavante).
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h37min
Eduardo era ponta-direita, mas, fechava e fazia o mesmo papel de Alexandre, como se fosse um armador pelo lado direito do gramado. Roberto César buscava o jogo mais pela esquerda, encostando em Joãozinho, que era ponta, mas, voltava até o meio-campo e buscava a bola. Tabelava e tinha habilidade para fazer o facão ou deixar um companheiro na cara do gol, além de fazer os dele sempre.
O esquema pode ser replicado, mas, exigiria mais do que muitos podem fazer neste atual momento.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h42min
Meu primo Zuloobas está nervoso, julgando que um sistema destes não funcionaria no futebol moderno. Não é verdade. Há muita gente jogando assim. Só que quando certas peças não rendem não adianta. Montillo não é armador clássico. É mais meia-atacante. Por esta razão, fica perdidaço neste sistema. É facilmente marcado. Também o é quando atuam 3 cabeças de área. Creio que Roger podendo atuar 2 tempos justifica o uso de um sistema 4-2-2-2 tradicional.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h46min
Élber é bem parecido com Montillo em sua forma de atuar. gosta de buscar os lados do campo, explorar o drible e a velocidade. Podem atuar juntos com certeza, mas, não é atacante de lado de campo como Wallyson, por exemplo. As características são diferentes.
Estou querendo ouvir sugestões dos que só criticam...
Quero vê-los comprometidos com nomes de jogadores. Treinadores (fácil pedir Luxa, Felipão, Parreira, Muricy, Abelão). E se não for possível ? Quem ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 09h58min
É covardia sua falar mal do Anselmo Ramon só porque o cara é da base...
Os grandes centroavantes também jogaram mal, passaram jogos em branco. Já vi o Fred ter jejum de gols e o considero um baita centroavante.
Veja se no jogo de ontem ele participou bem das ações ofensivas. Não gostar do Wéllington Paulista é direito de todos. Mas, não observar o trabalho dele em campo. Perdeu 3 gols feitos é bem verdade, mas, será que alguém observou o que foi designado a ele para fazer ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 10h02min
Cléber Costa,
Já reparou que você só fala mal ?
Vamos lá... quem jogou bem ontem ?
Fábio - salvou duas bolas difíceis. Fez mais uma vez mais do que o normal. Mas, tem uns e outros que são desafetos dele que vão lembrar uma reposição de bola errada.
Diego Renan - deu o passe para o gol do Wálter. Gostaria que alguém me lembrasse quantas vezes o Chapecoense foi ao fundo pela esquerda e criou problemas para o Fábio. Mas, você Cléber só fala mal do menino. Será porque ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 10h09min
Diego Renan não jogou um partidaço, mas, não comprometeu defensivamente. Marcou bem o setor dele. Porque recebe uma nota 3 do Szogheib e você e o REDMOSK aplaudem ? Qual a sua base de avaliação ?
Léo - Participou do lance do gol do Chapecoense, foi expulso INJUSTAMENTE (se forem analisar os critérios da arbitragem na partida) e por esta razão os comentaristas vão lhe dar ZERO. Mas, para mim, com a bola rolando falhou muito menos que o Victorino, de quem não vejo falarem mal.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 10h13min
Para mim, sem a proteção de pelo menos 2 volantes de marca efetiva, expostos ao mano-a-mano contra atacantes rápidos, tenderão a falhar. Isto vai acontecer nos jogos. A culpa é do sistema tático. Mas, se o Cruzeiro tivesse 10% de efetividade ontem teria feito pelo menos uns 3 gols, tantas foram as chegadas e conclusões a gol. Só que isto vocês não viram. Léo e Victorino sofreram tanto assim ontem ?
Vamos lá, lembrem aí os lances que exigiram as defesas do Fábio ? Everton na LE, foi bem ?
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 12-04-12 10h14min
Pateta, anota aí, mais uma assistência do Diego Renan. Esse cruzamento não teve desvio, para você justificar, sofredor...
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 10h14min
Ele criou lances de gol para o nosso ataque ? E na marcação falhou muito ? Falr que fulano é NOTA ZERO é fazer análise ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 10h14min
Ele criou lances de gol para o nosso ataque ? E na marcação falhou muito ? Falr que fulano é NOTA ZERO é fazer análise ?
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 12-04-12 10h15min
João Duarte, os sofredores que exigem que o Mancini (faziam assim com o Adilson Batista) coloque jogadores da base são os mesmos c.ov.a.r.d.e.s que perseguem esses garotos.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 12-04-12 10h17min
Lembra do Guilherme, Jonathan...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 12-04-12 10h18min
O lateral esquerdo Júlio César preteriu o CRUZEIRO ao Goiás, por causa da "torcida" exigente. Quem quer jogar bola com meia dúzia de babacas vaiando.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 12-04-12 10h19min
O problema desses caras é com mulher. Eles devem exigir da mulher que faça só o que eles querem. São patéticos...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 12-04-12 10h21min
Jogador da base não tem tempo de mostrar futebol, adaptar-se ao futebol profissional, que é muito diferente da base.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 12-04-12 10h21min
Tenho pena do Élber, quando ele jogar mal ou estiver em má fase...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 12-04-12 10h25min
João Duarte, a posição de origem do Eduardo Amorim era armador, assim como o Carlinhos Sabiá, que caíram para a ponta direita por que a concorrência no meio era pesada, apesar de serem excelentes jogadores.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 12-04-12 10h32min
Agora os 3 patetas estão reunidos: Sopa de letrinhas, b.osta e trouxa...
 zuloobas | varginha | 12-04-12 12h28min
Gde Primo! Creio q vc está fazendo confusão qto ao ARamon: Sou fã dele. E estou relativamente satisfeito c o Presidente e c o elenco. 2 ou 3 reforços e enfrentamos o BR2012 numa boa. Minha bronca é c o Mancini. P mim ele é burro e n serve p nós. Torço p dar certo msm n creio em sua competência. Ele tá queimando o Wallisson e sacrificando o Montillo p manter o WP lá na frente. Pq n equilibra melhor os setores, ao invés de sobrecarregar os 2 diferenciados? Menos obrigações defensivas p os 2!
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 12h54min
Paulo Soares,
Eduardo, Roberto Batata e Joãozinho eram meias ou pontas-de-lança de origem. Mas, acabaram jogando nas pontas para encontrarem um lugar no time.
Oficialmente Eduardo entrava como ponta-direita nas escalações, embora eu já o tenha visto jogar em todas as funções no Cruzeiro e era craque em todas elas.
A maior partida que vi dele foi Cruzeiro 5 x 0 América. Marquinhos foi expulso com 15' de jogo e Hilton Chaves botou o Edú de Quarto-Zagueiro. Impecável.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 12h58min
O Cruzeiro teve época que tinha excesso de jogadores numa função... Tinha Joãozinho e Eduardo. Apareceram o Búfalo Gil, Jésum, Zé Carlos Mérola, Eli Mendes e Carlinhos Sabiá, mas, era ruim de tirarem os dois titulares do time, mesmo com os outros na ponta dos cascos...
Eduardo trouxe do futebol de salão o "rabo de vaca". Eu nunca fui de driblar, mas, este aí aprendi e hoje, com mais de 50, todo ano, elejo um para tomar a finta...kkkkkk. O cara sofre...
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 13h00min
Torcedor_1,
Que o Marcos foi muito mal no 1° tempo do clássico é uma verdade. Mas, parece que Mancini resolveu dar oportunidade ao Everton que entrou bem no jogo. Contra o Uberaba vai de Marcos e Everton, pelo que ouvi...
Creio que foi mais para testar o Everton na lateral.
Marcelo Oliveira ele viu que é difícil ser usado como lateral. Como ala, não vejo grandes dificuldades.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 13h00min
Torcedor_1,
Que o Marcos foi muito mal no 1° tempo do clássico é uma verdade. Mas, parece que Mancini resolveu dar oportunidade ao Everton que entrou bem no jogo. Contra o Uberaba vai de Marcos e Everton, pelo que ouvi...
Creio que foi mais para testar o Everton na lateral.
Marcelo Oliveira ele viu que é difícil ser usado como lateral. Como ala, não vejo grandes dificuldades.
 szogheib | Vila Velha | 12-04-12 13h53min
Esse é o JD que eu conheço. Tomei as cerveja de cor azul e não amarelado. Eu apostei contigo quando o Cruzeiro ainda estava à frente do garninzé e faltavam 5 partidas. Me espanta vc dizer que eu sumi porque o Cruzeiro estava ganhando todas. Todas? De quem? Guarani levou 1x0 e depois eu vi um montoado de picaretas atrás da bola e com um futebol de série D. Esses times mineiros são todos fracos. E como eu havia dito, eu sumi porque enquanto esse técnio e o DR tivesse no time eu não participaria..
 szogheib | Vila Velha | 12-04-12 14h00min
Mas não aguentei e voltei... Eu sou um torcedor que vejo os problemas em campo. Não tenho informação de caixa do cruzeiro. Se tiver que o presidente seja transparente e diga..."Vamos apenas participar dos campeonatos sem muito pretensão pois não temos dinheiro". Quanto aos seus jogadores que vc defende... sempre vou lhe dizer ...vc é fanático e sempre leva seus comentários com o coração cheio de amor pelo Cruzeiro e não vê mais nada. Estarei presente para criticar sempre.
 szogheib | Vila Velha | 12-04-12 14h06min
JD Vc já percebeu que a grande maioria dos colegas que postam aqui tem um pouco das minhas críticas? Então quem está errado? Ou vc quer que usem esse espaço aqui somente quem é doente.
 zuloobas | varginha | 12-04-12 18h54min
Primo responde p mim sobre o Mancini e seu esquema: 1. Tá queimando o Wallisson? 2. Tá sacrificando o Montillo? 3. Precisou de mudar o esquema p n perder p Coelho e Gaylo? 4. É teimoso? 5. Vc acha q ele tem nível p treinar o Cruzeiro? 6. Vc acha q se formos eliminados de forma desagradável da Copa do Brasil o Gilvan o mantém? Vai aki o meu Cruzeiro pós Mancini: 1.Fábio,2.novo LD,3.Alex Silva,4.Vitorino,6.novo LE,5.Guerreiro,9.Charles,8.Montillo, 10.Alex,7.Wallisson e 11.A.Ramon. Técnico: Muricy.
 PHDF | Brasília | 12-04-12 21h58min
Ontem o Bahia de Feira de Santana estava fazendo um jogo equilibrado com o S.P até o juiz marcar mal um pênalti e ainda expulsar o goleiro no primeiro tempo. Está aí mais um time para se observar os jogadores.
Na Copa do Brasil podem ser identificados alguns novos valores.
 João Duarte | Vit�ria | 12-04-12 22h02min
Primo Zuloobas,
E onde você vai arranjar os fundos para trazer Muricy, Alex10 e os 2 laterais de nome que o elenco precisa...
Eu também quero a ambos, mas, falar assim eu diria que é viajar demais na maionese...
Vamos ver quantos vão aderir ao SÓCIO DO FUTEBOL.
Muricy é bom treinador, sim. Marrento, mas, conhece muito. E Alex10 é o jogador que eu sempre disse que conserta qualquer time. Concordo com o seu BOM GOSTO, mas, se não melhorarmos as arrecadações não iremos nem a CMD.
 PHDF | Brasília | 12-04-12 22h09min
A única forma de resolver o problema das laterais do Cruzeiro com o atual elenco é esquecer que eles marcam algo e jogar com alas, ou seja, com 3 zagueiros ou com um volante como zagueiro.
Até o Charles e Alex estarem habilitados, o time poderia ser:
Fábio, Leo, L. Guerreiro e Vitorino;
Marcos (D. Renan), Rudnei (Amaral), Marcelo Oliveira (Roger) e Everton (Gilson);
Montillo (Élber), A. Ramon (W. Paulista) e Wallyson (Walter);
Cada um sabendo de quem é reserva.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 13-04-12 08h33min
É JD, a coisa tá ficando pior do que eu esperava, estou até evitando postar comentários. Parece que o próximo jogo o Mancini vai manter DR e Éverton, e o Marcos que era o mais regular vem sendo deixado de lado, assim como Gilson e Jackson. Da última vez que postei, disse que estava começando a ficar irritado com essa "birra" do treinador, nunca tira o DR e nunca da as oportunidades devidas a diversos jogadores... ou GPT se move rápido ou a coisa pode ficar pior!
 João Duarte | Vit�ria | 13-04-12 13h49min
Gattuso,
Não foi isto que ele falou não.
Disse que precisava ver mais o Everton de LE, após a sua boa atuação no clássico.
Então, pouparia o Marcos contra a Chapecoense e o Diego Renan contra o Uberaba.
 zuloobas | varginha | 13-04-12 18h07min
Primo, desculpe a insistência mas gostaria q vc respondesse p mim sobre o Mancini e seu esquema: 1. Tá queimando o Wallisson? 2. Tá sacrificando o Montillo? 3. Precisou de mudar o esquema p n perder p Coelho e Gaylo? 4. É teimoso? 5. Tem nível p treinar o Cruzeiro? 6. Se formos eliminados de forma desagradável da Copa do Brasil vale a pena mantê-lo?
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 08h57min
Szogheib,
DEbater é uma coisa boa e saudável.
Ter opiniões contrárias é o que sempre busquei por aqui, porque aí sim nos dá chance de defender os pontos de vista.
Mas, condeno o oportunismo...
Enquanto o Cruzeiro ia mal no Brasileiro, você estava aqui todos os dias. Aí vieram os 6 x 1 e você desapareceu.
Bastaram 2 empates contra as cocotas e contra o Chapecoense, quando o time não rendeu bem, para que você voltasse com a corda toda. Reparou nisto também ou foi só eu ? kkkkkk
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h00min
Já reparou que aqueles que escrevem contra SEMPRE, tem grande dificuldade de apontar soluções ?
Mas, toda opinião tem valor.
E é muitas vezes destas que a gente encontra a LUZ para a melhor solução.
De uma coisa você pode estar certo, não sou DOENTE. Muito antes pelo contrário, sou muito mais equilibrado que a maioria dos meus críticos.
Tem gente que não me conhece e faz inferências a meu respeito, como você fez. E depois, descobre que não é isto.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h04min
Aqui neste espaço sempre publiquei os jogos que marcaram a história do Cruzeiro.
Isto não é ser doente ou insano, mas, é mostrar a grandeza do nosso clube, a força das nossas raízes. Coisa esta que você não vai encontrar nos SUPERESPORTES da vida, porque nestes espaços só dão camisa ao lado do cais sem título da Lagoa da Pampulha.
E para seu governo não comentam aqui só os críticos. Temos gente que entra aqui e coloca opiniões a favor e contra. Critica e aponta soluções. Só ler acima.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h07min
Em resposta ao primo Zuloobas,
1 - Tá queimando o Wallyson com a adoção deste esquema.
As evidências mostram que não é o caso. A melhor partida do Wallyson foi contra o Rio Branco do Acre, neste esquema. Só que naquele dia o armador foi Roger e jogou o Walter no lugar do Wéllington Paulista. Para mim o Wallyson teve 2 más atuações seguidas, coisa que pode acontecer com qualquer jogador. Mas, vai se recuperar e nos ajudar muito. É jogador de muita raça e de muito pulmão também. Gosto dele
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h14min
2 - Tá sacrificando o Montillo
Nisto concordamos. Montillo não é armador. O fato de saber enfiar uma bola e ter grande habilidade não faz dele este jogador, talhado para aquela função. Montillo é um meia-atacante. E é dos tais que gosta de buscar os lados de campo para dificultar a ação dos marcadores individuais e gerar o espaço para os colegas de time. Por esta razão pode-se usar um esquema mais tradicional, que é onde ele rende mais.
Quando se escala 3 volantes com ele, não dá.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h17min
Sempre falei aqui que neste sistema quem atua pelos lados do campo terá que ter pulmão extraordinário, capacidade para ir e vir. A esta função cabe acompanhar o lateral até o fundo do campo ou um dos volantes adversários, deixando bater lateral com lateral. E isto não é tarefa simples. Tanto Wéllington Paulista quanto Wallyson sabem executar a atividade, mas, não é simples.
Contra o Corinthians em Uberlândia, Wéllington Paulista a pedido do Cuca, marcou bem a subida do Alessandro, lembra ?
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h22min
O sistema ideal para o Cruzeiro neste momento, com os jogadores que tem no elenco ainda é o 4-4-2 tradicional, assim distribuido do meio para a frente :
MV : Leandro Guerreiro, posicionado mais pelo lado esquerdo da defesa onde Diego Renan tem mais dificuldade em marcar.
2°V : Charles. Atuando mais pelo lado direito. Tem mais facilidade em voltar e ajudar a Marcos, do que Montillo, que atuaria no meio, mais para a direita, buscando os espaços vazios para contra-atacar.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h26min
3° Homem de Meio : Roger, que faria a armação mais pelo lado esquerdo, com a missão de fazer a volta marcando um dos armadores do adversário. Inicialmente julgava que o Marcelo Oliveira seria o jogador ideal para fazer a função, dando mais liberdade a Charles do outro lado de encostar nos 3 homens que atuariam mais avançados. Mas, ele tem o defeito CARREGAR demais a bola e desta forma, anula a maior vantagem de se jogar com 3 homens mais de frente, que é pegar a defesa adversária desguarnecida.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h28min
Por esta razão, sugeri a volta do Wágner, que além de aguentar marcar mais que Roger, consegue também se soltar e encostar na frente e fazer gols. Roger com condição física seria o jogador ideal para fazer esta função tática, mas, infelizmente, não está conseguindo mais jogar os 90' com a intensidade que se requer de um jogador de meio-campo. É por isto que você julga sempre que há espaço demais no meio... e é verdade. Mas, antes isto do que aquela coisa de 3 brucutús, sem atacar ao adversário.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h32min
Aí, com esta formação, Montillo vai atuar mais solto e não com um na marca e outro na dobra. Exatamente porque tanto o 2° volante (Charles), quanto o 3° homem de meio (Roger), tem a habilidade de encostar na frente e colocar a bola em condições boas de conclusão para os nossos atacantes e para o próprio Montillo. Ele, inteligente como é vai levar o seu marcador para cima do lateral adversário de um dos lados e depois, partir em velocidade na diagonal ou buscar o fundo. É o que faz melhor.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h37min
Conclusão : Como Wéllington Paulista e Wallyson não estão totalmente adaptados à função, eu concordo que o sistema sacrifica muito a Montillo, que pega pouco na bola e é marcado individualmente, com alguém na dobra. E mostrei como disporia os homens em campo.
A escalação seria :
Guerreiro, Charles, Roger e Montillo; Wallyson e Anselmo Ramon na frente.
AS opções seriam :
Amaral, Arias (Rudnei), Wagner (Marcelo Oliveira ou Everton) e Elber; Thiaguinho e Walter (Wéllington Paulista)
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h41min
Sobre o treinador :
- É teimoso e precisou de mexer no esquema tático para não perder de cocotas e pompons.
Discordo que seja teimoso. Ele quer implementar um esquema tático diferenciado, mesmo não tendo as melhores peças. Está adaptando jogadores a função tática nova, que pode dar certo. Então, tem que insistir sim numa formação tática e deixar jogar, para ir mostrando o que ele quer ao elenco.
Ele mudou porque as peças não estavam encaixando e a marcação adversária era eficaz...
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h45min
Eu o chamaria de teimoso se ele vendo que a coisa não estava indo por um bom caminho insistisse no erro, o que não é o caso.
O fato de você não gostar de um sistema não o faz ser errado.
Veja que nos dias de hoje, várias equipes de ponta adotam sistema parecido, com sucesso. Aqui mesmo no Brasil a gente vê o Fluminense com Thiago Neves, Fred, Wéllington Nem e às vezes ainda colocam Sóbis, He-Man ou Araújo em campo.
Diego Souza, Alecsandro, Eder Luis no Vasco...
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h47min
O Corinthians com Alex, Emerson, Jorge Henrique, Liédson e William em campo.
Ou seja, não é o esquema que é ruim, mais, o rendimento pode não acontecer por atuação fraca ou posicionamento errado dos jogadores e neste caso, as mudanças são necessárias.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h51min
- Tem nível para treinar o Cruzeiro ?
- Vai rodar se formos eliminados da Copa do Brasil ?
Sobre ter nível creio que tem. É um treinador jovem, estudioso e que está evoluindo muito em meu conceito. Exatamente porque não fica preso a um sistema, quando o mesmo não produzi resultados. Diferentemente do Adilson que morreria abraçado aos seus volantes, mas, não abria mão das convicções. Aliás, mal comparando, julgo que Mancini mexe melhor que Adilson no time. Pode ser o Silvinho lá em cima.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h51min
- Tem nível para treinar o Cruzeiro ?
- Vai rodar se formos eliminados da Copa do Brasil ?
Sobre ter nível creio que tem. É um treinador jovem, estudioso e que está evoluindo muito em meu conceito. Exatamente porque não fica preso a um sistema, quando o mesmo não produzi resultados. Diferentemente do Adilson que morreria abraçado aos seus volantes, mas, não abria mão das convicções. Aliás, mal comparando, julgo que Mancini mexe melhor que Adilson no time. Pode ser o Silvinho lá em cima.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 09h55min
Ele vai rodar se cair fora da Copa do Brasil ou perder o Mineiro ? - Futebol é resultado. Sempre foi. Felipão esteve por aqui. Perdeu uma semifinal de brasileiro em casa podendo empatar até por 1 x 1. Depois ganhou a Sul-Minas. Perdeu o Mineiro para o América. E foi eliminado da Libertadores nos pênaltis. Encheu o Cruzeiro de jogadores caros e sem encaixe e foi para a Seleção Brasileira. Você tem saudades dele ? Eu não. Ele não entendeu a escola de jogar bola do Cruzeiro. Mas, tem um NOOOOME.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 10h00min
Alguém questiona a qualidade do Felipão como treinador ? Claro que não, mas, é a questão do encaixe...
Eu estou entre os que julga que Vágner Mancini poderá ter conquistas no Cruzeiro. Precisa ganhar o Mineiro e ter alguns reforços, para implementar as inovações táticas que deseja com MAIS QUALIDADE.
Eu pediria :
- Wágner ou até mesmo o Jorge Wágner de volta para a armação
- Um lateral experiente (Ferrari, Cicinho ou Kléber do Inter)
- Um lateral novo e de muita força.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-12 10h08min
Para compor o elenco traria 5 garotos da base :
Murilo, Éber, Lucas Silva, Léo Bonatinni e Thiaguinho.
E aliviaria a folha com as dispensas de Bobô, Cribari, Keirrison, Jackson (já foi).
Ainda avaliaria com mais calma Mateus, Rudnei, Arias e Gilson, que não tiveram chances suficientes.
Creio que se precisar fazer caixa o Cruzeiro vá se desfazer de Wéllington Paulista ou até mesmo do Anselmo Ramon (seria uma pena, porque o garoto vem achando um jeito muito bom de jogar).
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [1 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster