Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Agência Minas Esportes



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

18/03/2012 | Joao Duarte
A Melhor Defesa pode ser o Ataque

daqui a pouco vão falar que o Cruzeiro está atuando no esquema dos anos 60... uma espécie de 4-2-4.

Mundo Azul,


A Melhor Defesa é o Ataque ? - Uns vão dizer que Vágner Mancini só está adotando este sistema porque o Campeonato Mineiro é fraco, que os adversários não representam risco algum e coisas do gênero.

Os que reclamavam que Joel Santana era muito retranqueiro não vão poder reclamar do atual treinador do Cruzeiro que vai mandar a campo um time com Montillo, Wallyson, Anselmo Ramon e Wéllington Paulista.

A julgar pelo apetite e vocação para marcar vão dizer que o Cruzeiro tem uma linha de 4 na defesa : Marcos, Thiago Carvalho (em que deposito grande confiança e espero que crie o famoso "bom" problema para o treinador, caso repita as boas atuações de seus tempos de BOA Esporte), Victorino e Diego Renan.

À frente destes dois homens de meio, sendo um volante característico (Leandro Guerreiro), um armador (Marcelo Oliveira) e um ponta de lança (Montillo). E à frente destes o trio de atacantes, com Wallyson e Wéllington Paulista se revezando pelos lados de campo e ajudando na marcação e Anselmo Ramon, fazendo o pivô.

Mas, a julgar pela falta de aptidão para marcar, daqui a pouco vão falar que o Cruzeiro está atuando no esquema dos anos 60... uma espécie de 4-2-4.
A esquadra celeste que ficou conhecida como a ACADEMIA alinhava assim :

4-2-4 : Raul + Pedro Paulo, William, Procópio e Neco + Piazza e Dirceu Lopes + Natal, Evaldo, Tostão e Hilton Oliveira.

Com seria o esboço do time atual neste sistema tático ?

4-2-4 : Fábio + Marcos, Thiago Carvalho, Victorino e Diego Renan + Leandro Guerreiro e Marcelo Oliveira + Wallyson, Montillo, Anselmo Ramon e Wéllington Paulista.

Ora, vão dizer que o meio campo vai ficar aberto, com apenas 2 homens para a marcação. Mas, tudo é resumido em como os jogadores vão ocupar os espaços em campo. Para atuar assim, claro que Wéllington Paulista e Wallyson terão obrigações defensivas, e já demonstraram saber fazer esta dupla função e ter pulmão para executar taticamente. E até mesmo a Montillo caberá fazer uma "sombra" no volante adversário. Os laterais só deverão subir numa boa.

Se tudo for bem conduzido, o Cruzeiro terá a seu favor muita velocidade na transição com 3 homens rápidos entre o meio e ataque (Wallyson, Montillo e Wéllington Paulista), deslocamentos frequentes e poderá surpreender à mesmice tática que anda dominando o atual futebol brasileiro.

E ainda poderá migrar, alternar os sistemas do mais ofensivo ao mais fechado fazendo entrar um volante no lugar de um dos 3 atacantes, optando pelo 3-5-2 ou senão pelo 4-4-2 clássico ou ainda a trinca no meio, com apenas uma substituição. Isto é uma vantagem muito interessante, caso seja desenvolvida, em função das características de versatilidade presente na maioria dos jogadores do atual elenco do Cruzeiro.

Claro que o time e elenco poderão e deverão ser reforçados para a disputa das fases agudas da Copa do Brasil e também para o Brasileiro, afinal, nosso elenco tem suas carências que estarão sob análise até o final da fase de classificação do Campeonato Mineiro.
A julgar pela classificação vigente, os 2 clubes de Beagá irão se classificar ao lado do time de Vespasiano. A última vaga ficará entre Villa Nova, Tupi, Boa Esporte e quem sabe o Nacional de Nova Serrana.

Charles é reforço - Caso seja confirmada a contratação do nosso volante guerreiro e bom de bola, creio que Vágner Mancini irá preenchendo as lacunas e eliminando as dúvidas relativas ao seu time titular, com todos os jogadores estando disponíveis. Charles em forma é titular indiscutível, sendo um 2° volante que marca e tem qualidade para sair para o jogo. Ás vezes é um pouco afoito e chuta sem direção, quando a melhor opção seria trabalhar a bola. Mas, é jogador confiante e que caiu nas graças do torcedor do Cruzeiro em função de sua luta, da transpiração e do seu bom futebol. Mas, tendo ficado parado este tempo todo, com certeza vai demorar um pouco a atingir o estágio dos outros.

A renovação de Montillo - Espero que agora a torcida faça a sua parte e compre bastante camisa com o n° 10 do Montillo, para ajudar ao clube a honrar os compromissos com o nosso atleta e para que se possa dar uma resposta diferente a todos os que tentaram diminuir o Cruzeiro e ao nosso presidente.
Ele honrou a sua palavra e isto foi muito importante perante não apenas ao nosso torcedor, bem como ante os jogadores do elenco.
A mudança de atitude é visível e o cruzeirense sente que não virou "capacho" da dominação financeira dos times grandes de Rio e São Paulo.
O mérito é todo do Dr. Gilvan e de sua diretoria que com grandeza enfrentaram a tudo e a todos, mantendo o jogador entre os atletas e fazendo as palavras do LANCE !, do Elia Júnior e do Luiz Ceará virarem pó no âmbito nacional... E aqui em Minas quem afirmou que o jogador já tinha sido vendido, caiu do cavalo. O nosso jogador diferenciado vai continuar por aqui até o fim de 2015, a não ser que surja uma proposta vantajosa para o clube e também para ele.
Bom dar um cala-boca na imprensa que tentou nos diminuir, não é mesmo ?

E a homenageada especial desta coluna : é a minha caçulinha Jordana que nasceu em 19/03/2003 e veio ser o melhor presente do ano perfeito do Cruzeiro em termos futebolísticos.

E do Cruzeiro.Org : Fernando Campos (que ficou de me ligar ontem de manhã e se esqueceu), Oséias - MOC, Raposa5Estrelas, Rapoza Matreira (aliás, dia 24/03 terá um evento de MMA no América - bairro Ouro Preto, com a presença do Titi Lazarinni... apareça e estude o cara que te detonou no "OCTAGON" da Praça Ubaldina Ferreira em Conceição do Mato Dentro), Chiabi Jr., Eduardo Faria, Luiz Antônio (Maior de Minas) e Cícero Volney que colabararam e muito nos debates das colunas anteriores.

De Conceição do Mato Dentro - MG : Cláudio Alberto Carvalho Carneiro (Bodão), Titi Lazarinni, Cláudio Cirino, José Antônio de Carvalho Souza (Tripa), Dácio da Benfica, Sávio Luiz Ferreira de Oliveira (Pezão), Romeu "do Pneu" Madureira, Ânderson Silva e Silva (Maninho do Nurico) e Raimundo "Santíssimo" Freire. Só cruzeirenses de grande estirpe.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 18-03-12 19h04min
João Duarte, acredito que este esquema possa dar certo, mas a qualidade de saída de bola terá que melhorar.O time está marcando bem e os jogadores de frente como WP e Wallison. Estão recompondo a marcação de forma correta. Falta um jogador para substituir o Marcelo Oliveira e que tenha mais qualidade, tanto na marcação quanto ofensivamente. Para mim, ele é fraco. Charles poderá ser este jogador. Torço para que acerto o contrato conosco. Evitaria também que outros times rivais o levasse.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 18-03-12 19h13min
Tomara que Thiago Carvalho se acerte na zaga com o Vitorino. Acha o Léo fraco. Estou vendo o jogo e após o gol de penalti de WP o Cruzeiro passou a dominar. Agora um jogador da Caldense foi expulso. Vai ficar mais fácil ainda. O time só será testado, realmente, contra América e contra as Frangas. Fico perguntando: o que está acontecendo com Arias? Porque não joga? Foi contratado com craque e nada de jogar. Você tem uma explicação para isto? Saudações celestes.
 DERSON | LEME | 18-03-12 20h03min
Quem diria que o Cruzeiro do final de 2011 daria tao certo em 2012. Criticamos WPaulista,Drenan,ARamom,a ida de Montillo onde muitos(ate eu) o chamavam de ingrato, se superaram e ate o momento so alegria. Vagner Mancini quem diria supreendeu a todos com uma equipe solida,compacta e goleadora, acho que aquela derrota para o Guarani de Divinopolis foi benefica para a virada de jogo ao nosso favor. Paciencia temos que ter, Joao como sempre vc tem a Razao, pois seu otimismo nos incentiva . Abraços.
 PHDF | Brasília | 18-03-12 20h54min
Primeiro João, obrigado pela homenagem na outra coluna.
Quanto ao esquema de 3 atacantes, acho que o Mancini está correto em testar no Mineiro. Na fase mais importante da Copa do Brasil ou no Brasileiro, quando o time estiver em desvantagem, essa poderá ser uma alternativa bem interessante.
No início de jogos importantes, não sei se é o melhor esquema. De qualquer forma, em um time em que os laterais têm dificuldades para ir à linha de fundo, voltar ao passado poderá ser uma boa solução.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 18-03-12 20h58min
João, a melhor defesa é o ataque, perfeito. Isso já dizia o mestre Telê Santana.E como deixar de concordar. Na pior das hipóteses, esse esquema do VM está servindo para treinar nossos atacantes. Quem sabe esse técnico ainda me faça comer churrasco de língua. Parabéns à sua pequena pelo aniversário. Dia 19 é dia de São José e também aniversário de minha querida Itajubá. Hoje minha caçula, Alana, fez 16 anos. Nasceu em 96, no ano em que o Cruzeiro calou o Parque Antártica.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 18-03-12 21h01min
Nossos filhos são nossa missão aqui na terra. São uma benção divina. Eu vou comprar a camisa do Montillo e dar de presente. O GPT ganhou a torcida quando segurou o rapaz aqui. Então terá o meu retorno.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 18-03-12 22h04min
Meu grande amigo João Duarte. Fiquei preso em um engarrafamento monstro na entrada da cidade de Betim, onde uma carreta tombou, na manhã de sábado. Infelizmente a bateria do celular acabou e o carregador, prá variar não estava comigo. Não justifica, mas explica. Desculpe-me, te ligarei na segunda feira.

O Cruzeiro deu show hoje, mostrou uma variação tática eficiente e nosso MONTIJO, mostrou seu valor. Obrigado Dr. GPT. Melhoramos muito. Abraço fraterno.
 redmosk | Uberl�ndia | 18-03-12 22h19min
Bom não vi o jogo não tenho como opinar sobre jogar 3 atacantes acho bom melhor do que jogar com Roger Chinelinho no meio desfilando e não fazendo nada,so que esse esquema e bom com 2 atacantes rapidos nas pontas temos so walysson,por mais que Cai Cai paulista e Anselmo Ramon estejam jogando regular não me convencem atribuo esta fase muito mas as ruindade dos adversarios os 2 são no maximo esforçado não passa disso.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 18-03-12 22h48min
Gosto muito deste esquema ofensivo, torço muito para que continue dando certo, prefiro muito mais que errem por excesso do que por omissão, ou seja prefiro que perda com um esquema ofensivo doque aquele esquema ***** que privilegia a defesa tipo: Joel e Adilson Batista. Apoio integralmente a iniciativa do Vagner Mancini. Mesmo que mais adiante venha a perder algum jogo.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 18-03-12 23h12min
Não acreditar nas pessoas quando elas demonstram evolução, esforço e dedicação, para mim, não é justo. Principalmente se, não viu e insiste em comentar. Poxa, menos, precisamos apoiar para darmos o direito de cada atleta nosso mostrar suas habilidades em função do que temos. Se não der certo, aí sim cobrar. Alguém aqui, em sã consciência, acreditava no Cruzeiro de 2003? Não vale dizer que João Duarte acreditava. Criticar somente por criticar, é no mínimo covardia. Respeito o direito de todos...
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 18-03-12 23h16min
... dizerem o que quiserem, mas permitam-me discordar de tudo, o que dizem, às vezes. Nossa grama é verde também. Mas, se não nos comprometermos em esperar pelo resultado positivo, melhor não comentar. Se não pode ajudar, por favor, não destrua o que se está construindo, dentro de um contexto difícil, de renovação, de fortalecimento da instituição e porque não dizer, do time também. Temos que apoiar sim. Ainda que o que se espera não é o que se apresenta até então.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 18-03-12 23h19min
Inconsequente é não admitir que melhoramos e que podemos melhorar muito. Se nós que temos interesse no clube não apoiamos, engrossamos a torcida adversária. Esta sim é quem está afim de que sejamos os derrotados. Mas, como a belíssima campanha da Olympikus diz: SOMOS OITO MILHÕES DE ÍDOLOS. Abraço fraterno.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 18-03-12 23h36min
João.

4-2-4 EFICIENTE.

Força Wagner Mancini e seus comandados.

Seremos campeões!!!!
 jhess25 | Não definido | 18-03-12 23h44min
NAO VI O JOGO DE HOJE MAS QQR VITORIA NEM QUE SEJA EM ESTADUAL EH PARTE DO CRESCIMENTO DO TIME...VALE MTO...PARABENS AO TIME..5 A 0 EH VITORIA MAIUSCULA INDEPENDENTE DO ADVERSARIO..VO COMPRAR UMA CAMISA DO MONTILLO POIS GANHOU MINHA SIMPATIA O GPT COM A PERMANENCIA DO NOSSO 10...VO ABRIR EXCECAO PRO LARANJAO...ACHO HORRIVEL MAS PELO MONTILLO FAREI UM ESFORCO..DIZEM QUE A CAMISA FICOU SHOW DE BOLA...
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 19-03-12 05h35min
Joguim bom pra colocar Diego Arias, mas nao rolou. Achei que o Mancine demorou em colocar o Elber, jogo ja estava pra la de ganho, o time rival dando voadora a rodo, era hora de tirar Montillo, Wallison. Mas, valeu o show, pois, felismente nao tivemos nenhuma baixa no jogo. Que o Mancine arriscou ao manter alguns jogadores em campo, isso nao tenho nenhuma duvida.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 19-03-12 05h41min
J.Duarte, no post anterior andei palpitando sobre nosso marketing, e gostaria que voce desse uns pitacos tambem. Estou vendo evolucao nesse setor tao criticado nao soh por mim, mas, por muitos torcedores. Gostaria de saber sua opiniao sobre o momento atual do mkt cruzeirense. Achei legal a ideia de fazer o lanc das camisas no mineiro. O filme com Roger A visita da garota bbb que foi noticia por todos os lados A nova parceira Olympikus...
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 19-03-12 05h43min
Continuando... a nova parceira Olympikus, que confesso que estava meio ressabiado com ela, mas, que provou que sabe fazer otimas camisas, e ainda tem a seu favor 14mil pontos de vendas. Entao, todas essas acoes, sao meritos do nosso marketing. Ta parecendo que eles acordaram de um sono profundo.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 19-03-12 09h03min
Jogar no 4-2-4 é o que nos resta, mas pra isso os laterais tem que marcar bem e o D. Renan é uma avenida e Marcos vem tentando manter a regularidade. Os volantes tem que ser muito bons de passe, coisa que não acontece, o Guerreiro só toca de lado, não consegue dar um lançamento, não pensa na jogada e o M. Oliveira tem técnica mas é um pouco afoito e também tem errado muitos passes... aguardo a vinda do Charles e talvez até essa do Cicinho seria uma boa, está querendo voltar ao Brasil!
 João Duarte | Vit�ria | 19-03-12 09h47min
A resposta ao POLE = Cléber Costa,
Num esquema com tanta gente voltada para o ataque do meio para a frente os laterais terão que tomar prioritariamente conta do sistema defensivo. Apoio tem que ser alternado. Volantes de contenção deverão agir sempre da mesma forma, nunca subindo ao mesmo tempo, desta forma, é possível equilibrar o time. Atuar mais compactado é imprescindível, se possível marcando à frente.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 19-03-12 14h02min
Evolução? Onde? Só cego, encrenqueiro e metido com invasão às coisas dos outros para não ver. Fanático sim, iludido não. Basta considerar o time que tínhamos ano passado e verás que o de hoje é inferior, tanto que perdeu a primeira partida do rural e de lá prá cá, não perdeu mais. O que queria? Que continuássemos perdendo? Aqui tem gente que gosta mesmo é de uma encrenca. Me erra e me respeita, pois não lhe daria a resposta que lê, se não me desrespeitasse primeiro.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 19-03-12 16h02min
COncordo com o Torcedor 1... Esse ano nosso time esta mais unido. E esta cheio de jogadores doidim pra serem titulares, os caras estao com tesao de jogar. E sem falar na presenca constante do Dr Gilvan la na toca. Entao, sao varios motivos que leva esse time de 2012 ter vantagens sobre o time 2011. E apartir do dia em que o Independencia for liberado, acredito que o time com apoio da torcida, vai atropelar os adversarios.
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 19-03-12 16h11min
Muitos reclamam que o Cruzeiro ainda nao jogou contra adversarios de peso pra mostrar realmente se o time esta bom ou nao, e isso eh ate compreensivel, mas, o Cruzeiro nao tem culpa de ter um campoeonato com times fracos. Nos disputamos o camp mineiro, e esse campeonato que temos que ser campeao. Fazer os dever de casa, coisa que o time vem fazendo com muita competencia. Nao eh o Cruzeiro que faz a tabela do campeonato, ou escolhe o time pra ser seu adversario...
 Mauricio Lizardo USA | Phoenix | 19-03-12 16h16min
pra isso existe a FMF, nosso time faz somente o que tem que ser feito, jogar e vencer, mesmo que os adversarios nao estejam a altura do nosso time. O Pior seria se nem isso nosso time nao consequisse fazer, vencer os adverasrios fracos. O time esta numa crescente, vem fazendo muitos gols, e tem varios jogadores se destacando. E acredito que esse time ainda vai evoluir muito mais!
 redmosk | Uberl�ndia | 19-03-12 20h32min
O fato de criticar o time não quer dizer que estamos torcendo contra e sim alertando os erros que o time vem mostrando,somos grandes e com varios titulos porque a torcida e exigente se entrarmos na onda tudo ta bom vamos virar o patetico mineiro que não ganha nada justamente por ter uma torcida que se ilude com qualquer coisa.Ser profeta do acontecido e muito facil vamos esperar terminar o mineiro para dar opinião,esperar terminar o brasileiro para dar opinião assim e facil nunca erra.
 Cícero volney | Vitória/ES | 19-03-12 21h05min
Cléber Costa, também quero queimar minha língua com esses três: WP, WM e DR... Wellington pelo menos esse ano, tem tido algo que não teve ano passado (tem feito gols, apesar de toda a ruindade: ontem ele foi a linha de fundo e sem nenhum marcador, bisonhamente cruzou a bola lá nas cucuias... o mesmo fez o Anselmo, apesar que num lance dos dois, o WP lançou na medida e ele acertou o angulo num chute perfeito, de primeira)... W.Mancini tem sido ousado esse ano, como no título da matéria do João...
 Cícero volney | Vitória/ES | 19-03-12 21h09min
... tem colocado o time pra frente, e realmente: a melhor defesa é de fato o ataque... Agora, Diego Renan tá difícil heim! é chover no molhado, ou, furar buraco n'água... é fraquérrimo demais... Nossas laterais, estão de dá dó, pois o Marcos também tá muito longe de ser dígno dessa titularidade com a nossa camisa linda e maravilhosa das cinco estrelas soltas... Obrigado João, pela menção em sua homenagem... estive em BH esse fim de semana (matei saudades da terrinha!!!)
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 20-03-12 08h41min
O Cruzeiro ainda não enfrentou um adversário considerável, e por isso também, temos que esperar e ver o que acontece em um jogo mais difícil. Claro que precisamos de reforços, o elenco está muito limitado, principalmente para o Brasileiro... a Copa BR começa a apertar somente depois das oitavas, e o Mineiro nunca aperta, por isso, agora é hora de experimentar e colocar os jogadores em forma. Nosso time é pra Copa BR no máximo, pois no Brasileiro o conjunto é fraco.
 chiabi | Nova Lima | 20-03-12 11h07min
Grande Joãozinho, sua coluna me fez relembrar quando era mais novo e me perguntava porque temos que jogar com 3 volantes? Porque não jogar no 4-2-4, como meu time de botões? Como o Grande Cruzeiro dos anos 60-70? Como a seleção canarinho da copa de 70? Tá certo, o futebol ficou mais corrido, mais marcador e não podemos dar espaços aos adversários... nesse tópico, estou com o Gattuso logo acima. Ainda não fomos realmente testados. Necessitamos um adversário mais forte para uma melhor avaliação.
 chiabi | Nova Lima | 20-03-12 11h09min
Apesar disso, nosso ataque é o mesmo que enfiou 6 nas frangas, e pode botar muito medo nos adversários. Nosso sistema defensivo me preocupa um pouco. Times sem expressão, como aquele do Acre chegaram com muita facilidade. Tomamos ainda um aperto na saída de bola no início jogo contra a Veterana. Mas, como diria o grande AB: "Vamos aguradarrrr"
 Sicilia | Belo Horizonte | 20-03-12 11h58min
Caros colegas, apenas abrindo um parênteses na coluna, vejam essas declarações do volante Charles:
"eu não tenho vontade nenhuma de voltar a jogar no exterior, muito menos em outro clube do Brasil. Deixei claro que quero voltar ao Cruzeiro, não me vejo em outro clube a não ser o Cruzeiro, que é a minha casa”
"Clube para eu jogar é só o Cruzeiro, que é onde me sinto bem, isso para mim é o que mais conta”
 Sicilia | Belo Horizonte | 20-03-12 12h01min
O Cruzeiro precisa de um cara assim no meio de campo! Um cara que ame o clube e dê o sangue por ele, mas que seja humilde e não seja falastrão!
To achando nosso meio defensivo muito frouxo, sem vibração. Se o Charles vier mesmo, esse nosso problema estará resolvido.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 20-03-12 15h14min
Concordo com os dois comentários acima. O Charles realmente será importante, tendo em vista, que nossos volantes são de qualidade duvidosa(Amaral, Guerreiro, M. Oliveira, Éverton e Rudnei) e o principal reforço nem joga (Arias). Mas também é verdade que o Charles não foi para o Flamengo devido a um descarte do Joel, enfim, gostaria de vê-lo de volta ao clube, mas ainda é pouco, precisamos de mais reforços... cito os nomes de Cicinho e F. Aurélio, jogadores experientes, podem ser úteis.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 20-03-12 15h18min
Muitos deverão discordar desses dois nomes, "estão velhos", "são medalhões", "custam caro"... acredito que hoje, nenhum dos dois devem estar muito valorizados e acredito que se encaixariam na folha salarial, quanto a "velhice", olhem só o Vasco, cheio de jogadores experientes e que fizeram o time reerguer... seriam dois jogadores em duas posições que estamos carentes e são jogadores que tem qualidade, com certeza seriam muito importantes principalmente no Brasileiro... VAMOS CRUZEIRO!!!
 João Duarte | Vit�ria | 20-03-12 18h19min
Prezado Aloísio Mendes,
Com relação à posição de 2° volante, só falta ver o ARIAS atuando. Os outros estão evoluindo, embora nenhum deles tenha nos enchido as medidas.
Marcelo Oliveira fez um bom jogo depois que se assentou em campo contra a Caldense. Mas, até aqui não jogou nem a metade daquele jogador que foi muito bem na partida contra o AtléticoPR na Arena do Jacaré no Brasileiro do ano passado.
Mas, que se registre ter feito sua melhor atuação no domingo.
 João Duarte | Vit�ria | 20-03-12 18h24min
Amaral foi tachado de violento, por uma chegada junto num jogador do Mamoré, mas, não é assim. Também não re-editou as boas atuações do América, mas, que se diga que entrou muito bem contra a Caldense, jogou com consciência e deve ser destacada a assistência que ele deu para o gol do Anselmo Ramon. Ainda não pode ser considerado confiável na avaliação de muitos cruzeirenses, mas, insisto que há jogadores que requerem um tempo de adaptação e Amaral é um jogador que tem atitude. Aguardem.
 João Duarte | Vit�ria | 20-03-12 18h27min
Rudnei chegou sob a insígnia de ser um reserva do Ceará... Mas, aos poucos vai mostrando o seu valor. Entre todos os jogadores testados na 2ª volância (neologismo) foi quem mais me agradou quanto à capacidade de chegar á frente e fazer a melhor escolha de jogada. Com a melhoria de sua condição física pode se transformar num bom problema para Vágner Mancini.
Éverton vem entrando bem todos os jogos desde o fim de 2011, sendo um jogador de grupo. É candidato à vaga, com certeza.
 João Duarte | Vit�ria | 20-03-12 18h30min
Mas, mesmo sem conhecer o Árias com a nossa camisa, temo que o jogador possa realmente se transformar num novo PREDIGUER, se não estrear logo.
Já assuntei aqui e ali e a uma única informação plausível que obtive é que ele se ressente de uma melhor condição física. Mas, depois de quase 50 dias na Toca II, isto é inaceitável. Tem que haver outra causa, só que eu não sei o que é...
 João Duarte | Vit�ria | 20-03-12 18h33min
Finalmente, quero falar do Charles que para mim, é melhor que todas as opções anteriormente descritas, além de ser um cara identificado com o clube e jogar muito na função, sabendo chegar junto quando necessário e chegar à frente com qualidade fazendo gols importantes.
O problema ?
O problema é que ele deu uma carta a um procurador fixando algumas condições para fechar contrato, cuja validade expira no dia 28/03. Somente após expirar este prazo ele estará livre p/ assinar.
 João Duarte | Vit�ria | 20-03-12 18h36min
E ao contrário do que alguns afirmam, ele não procurou o Flamengo, mas, sim o empresário dele, que aliás andou pedindo alto. Ele já declarou que quer ficar no Brasil e que quer jogar no Cruzeiro ao nosso Benecy Queiroz. Ele não se ofereceu ao Flamengo, o empresário dele é que fez isto, mas, com Kléberson tendo matado a pau no Fla-Flu, a contratação dele deixou de ser prioridade. Esta é a minha leitura das questões relacionadas à posição de 2° volante no Cruzeiro.
Olho em Éber e Uchoa.
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 20-03-12 20h50min
Grande Mestre João Duarte! Descupe o atraso no agradecimento pela citação. Concordo com as suas ponderações , infelismente não pude ver o ultimo jogo ,mas mesmo tendo apenas ouvido e lido a respeito, sinto que a imprensa em geral perdeu uma oportunidade de analisar a escalação Azul...iniciar o jogo com 1 volante(mesmo de qualidade duvidosa)-1 armador e 4-atacantes e terminá-lo com 1volante (pouco melhor)-e 5 atacantes, é uma postura diferente do que estamos cansados de ver.Seria o futebol total?
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 20-03-12 20h50min
Grande Mestre João Duarte! Descupe o atraso no agradecimento pela citação. Concordo com as suas ponderações , infelismente não pude ver o ultimo jogo ,mas mesmo tendo apenas ouvido e lido a respeito, sinto que a imprensa em geral perdeu uma oportunidade de analisar a escalação Azul...iniciar o jogo com 1 volante(mesmo de qualidade duvidosa)-1 armador e 4-atacantes e terminá-lo com 1volante (pouco melhor)-e 5 atacantes, é uma postura diferente do que estamos cansados de ver.Seria o futebol total?
 zuloobas | varginha | 20-03-12 20h53min
Querido Primo. Peço vênia discordar de sua opinião. Creio q o Cruzeiro c 3 atacantes é insustentável. N deveríamos nem testar essa formação. Esse técnico p mim é fraco. O ideal era jogar como na época do Luxa 3 volantes + o craque no meio e buscar dois laterais de nível. (recife, wendel, maldonado e alex) o q hj seria (guerreiro, m. oliveira, charles e montillo). No máximo roger p auxiliar montillo na criação, mas aí deveria estar entrando c o élber né, n c essa formação digna de camp. mineiro.
 zuloobas | varginha | 20-03-12 21h00min
futebol total pratica o barça c zero atacantes de ofício. nós estamos praticando o futebol rural. n me iludo. temos grandes jogadores mas faltam 2 laterais de nível. n é colocando mais atacantes q vms resolver o problema de criação, marcação e jogadas de linha de fundo. to botando fé nos nossos jogadores e no gilvan mas esse mancini ainda n me convenceu. o ideal c o q temos hj seria: fábio, marcos, vitorino, tiago, m. oliveira, l. guerreiro, charles, roger e montillo, a.ramon e wallisson.
 chiabi | Nova Lima | 20-03-12 23h04min
Caro zuloobas, não sei se você também é meu primo, mas vamos lá: penso que com o time muito ofensivo, com Montillo, Walysson, A Ramon e WP, poderemos sim ter problemas de encaixe no meio, deixando muitos espaços para outro time. Por outro lado, é um quarteto de respeito, que tem feito muitos gols e vem assustando adversários. Um adversário com medo de nosso ataque, se planta na defesa, segurando seus 3 volantes, senão toma gol mesmo. Logo, contra um time mais recuado, não precisamos de 3volantes
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h01min
Zuloobas e Chiabi Jr.,
Para mim, o esquema adotado é o 4-2-3-1, segurando 2 volantes 1 de cada lado + Wallyson e Wéllington Paulista ajudando na marcação e voltando até a linha de meio, com Montillo fazendo a sombra no volante adversário e Anselmo Ramon fazendo o pivô e se revezando com 1 dos 3 algumas vezes voltando na marcação.
Futebol é ocupação de espaços e pulmão. E neste caso, observo a exuberante condição aeróbica de Wéllington Paulista e do Wallyson. É o tal "encaixe"...
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h04min
Observem e verão o Wallyson secretariando o lateral direito ou esquerdo, e o mesmo acontecendo com Wéllington Paulista do outro lado.
Se os nossos laterais marcarem melhor, tiverem uma subida de produção, souberem fazer a leitura tática do jogo, subindo "na boa" este sistema pode funcionar sim. E dá abertura para outras variações.
Por exemplo, saindo Anselmo Ramon ou Wéllington Paulista e entrando Roger em campo. Roger faz o papel do armador à frente dos volantes e Montillo adianta.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h07min
O sistema muda para um 4-3-1-2 mais para 4-3-3 uma vez que Montillo vai buscar os lados de campo para fugir da marcação (e isto também já foi treinado pelo Wágner Mancini em situação de jogo. Só que Roger não tem tanta velocidade de recomposição e a volta de Montillo na marcação pelos lados do campo é deficiente, são problemas que pude detectar. O time ficava mais lento na transição defesa-ataque com Roger e Marcelo Oliveira em campo ao mesmo tempo, melhorando com Rudnei, que acelera mais o jogo
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h11min
A outra opção é a entrada do Walter no lugar do Anselmo Ramon ou do Wéllington Paulista. Neste caso, Wallyson volta e faz uma linha de 2 meias ao lado do Montillo. O time ganha em inteligência na transição, em velocidade e a classe do Walter. Foi usada com sucesso no jogo da Copa do Brasil.
Todas estas opções táticas poderão ser usadas nos jogos contra equipes que entrem para jogar no 3-5-2, na defesa, jogando no nosso erro, pois, adotam a marcação no campo do adversário e eliminam a sobra.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h16min
O Cruzeiro tem ainda a opção do 4-3-1-2 clássico e neste caso a incorporação do Charles é excelente pois ele tem total condição de fazer o 3° homem de meio, que marca e chega ao ataque com qualidade de definição.
Mas, e o armador do outro lado ? quem seria ?
Neste sistema :
5 - Leandro Guerreiro
8 - Charles
10 - Montillo
11 - Wallyson
9 - Anselmo Ramon ou Walter ou Wéllington Paulista.
Falta definir o camisa 7:
Opções : Roger, Everton, M. Oliveira ou Rudnei ?
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h23min
O que quero destacar neste momento é que o mesmo grupo do Cruzeiro que no início de março era atacado e considerado muito fraco, com a evolução da preparação física dos atletas e os treinamentos táticos, mais os testes nos jogos feitos com bom planejamento pois introduziam a mudança em uma ou duas peças por vez.
Claro que o elenco pode ser reforçado, mas, não é para fazer como alguns defendiam nos diversos espaços...tipo terra arrasada.
É preciso se ter calma neste momento...
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h28min
O problema é que quando a gente começa a olhar demais para o outro lado, bate a síndrome defensiva.
Ai, volta todo mundo para trás do meio-campo e não tem como achar espaço para contra-atacar tendo que percorrer 40 ou 50 m de posse de bola até chegar à região de chute, falta oxigênio, não tem como. Este sempre foi o problema do Adílson quando enfrentava os times do eixo que atuavam no 3-5-2 e no nosso erro. O Cruzeiro para se compactar marcava atrás. Vejo a formação do Mancini + equilibrada.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h31min
E o sistema 4-3-1-2 com o uso das peças corretas é o mais equilibrado, porque permite que cada bola seja disputada sempre por 2 a 3 jogadores nossos em cada canto do gramado.
Mas, os dois armadores ou jogadores da trinca que atuam à frente do volante centralizado, deverão ter a capacidade de marcar, ir à frente, participar das triangulações aparecendo eventualmente na área em condição de concluir e principalmente ter pulmão para fazer a rápida recomposição.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h35min
Enxergo que Charles bem condicionado fisicamente tenha total condição de fazer o corredor de um dos lados. Mas, todos os outros jogadores do elenco ainda apresentam algum senão :
- Roger : ótima técnica, capacidade de marcar razoável, leitura de jogo excelente, qualidade na chegada à frente, mas, é lento na recomposição.
- Rudnei : técnica apenas razoável pois ainda erra muitos passes na transição, marcação melhor que Roger, boa recomposição, chega bem à frente, mas, não marca bem
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h38min
- Everton : marca apenas razoavelmente, é muito voluntarioso, porém às vezes carrega demais a bola. Aparece até bem para triangular, sabe sair pelos lados do campo, mas, não tem boa condição de definição das jogadas.
- Marcelo Oliveira : o jogador que atuava no AtléticoPR era mais rápido na recomposição e mais incisivo nas ações ofensivas. Fecha bem o setor, mas, ainda não mostrou eficiência ofensiva e vinha carregando demais a bola, coisa que corrigiu no último jogo quando atuou bem.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h42min
É por isto que eu digo, que o time encaixou atuando com Wallyson e Wéllington paulista atuando pelos lados e participando das ações defensivas acompanhando os laterais até o meio-campo.
Pode parecer um DEJAVU (volta ao passado), mas, bem treinado e fazendo a marcação corretamente, com os laterais fechando a diagonal na marcação defensiva pode dar certo.
Todo sistema tático pode funcionar, quando as peças são selecionadas corretamente.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h45min
O erro de alguns treinadores é chegar num time e impor o sistema tático que eles estão acostumados a atuar, a um grupo que não tem os jogadores ideais para fazer as funções requeridas. Hoje o Cruzeiro tem em minha visão peças para atuar em vários sistemas táticos diferentes, bastando serem treinados. E já vi o Vágner Mancini executando várias formações táticas, escolhendo corretamente os jogadores. Na hora que julgar conveniente os atletas saberão o que fazer. Variar taticamente é DIFERENCIAL.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h48min
É por estas e outras que venho defendendo o trabalho do Vágner Mancini... As pitadas e contribuições dele vem aparecendo nos jogos. E isto é muito importante.
Vamos aguardar com ansiedade os testes que virão agora nos clássicos contra América e Cocotas, para sentir se o time encorpou ou se se valeu mais da fraqueza dos adversários.
Nem tanto ao mar e nem tanto á terra.
Para julgar não se pode ser açodado e "achar" que está tudo um mar de rosas e nem tampouco ver caveira em tudo, né ?
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h53min
raposa5Estrelas,
É preciso se ter muita atenção. A situação do jogo permitiu o técnico ousar e buscar mais gols, já estava ganhando de 3 x 0 e o adversário com 10 homens em campo.
Mas, de uma coisa a gente fica seguro... é mais fácil ensinar um jogador criativo e com ofensividade como características básicas a marcar, do que ensinar um volante a chegar à frente a tabelar e concluir a gol.
A versatilidade do atual elenco do Cruzeiro é fator de diferenciação. Mas futebol total !
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h56min
Vamos lembrar do time de Rinus Mitchels de 1974, a famosa laranja mecânica.
Rudi Krol - era um beque que sabia fazer o líbero e aparecer na frente, tabelar e concluir... jogava originalmente na 4ª zaga
Johan Cruijff : um craque completo, que sabia marcar, armar. criar situações de jogo, fazer assistências e concluir. Completo.
Johnny Rep : Um ponta arisco, que fazia lembrar Natal. Fechava setor, fazia o facão e ainda puxava contra-ataques e fazia gols.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 00h59min
Resembrink : craque refinado. Ponta-esquerda que recuava e fechava o setor. Acompanhava lateral. Mas, era sensacional na criação de jogadas, driblava em velocidade e cruzava com precisão cirúrgica.
Neeskens : Um camisa DEZ de grande mobilidade, marcava, armava, tabelava, fazia rápida transição e concluia. Era o cara que pisava na bola e variava o ritmo.
Willy Van der Kerkhoff : era o gêmeo que atuava mais ofensivamente. Originalmente armador, mas, marcava o lado esquerdo. Pensava o jogo.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 01h03min
Van Hannegen : Volante ou armador experiente. Trocava de posição com Krol quando este subia ao ataque. Junto com Arie Haan fazia o trabalho de marcação, ou melhor mais voltado à marcação. Eram os carregadores de piano do time holandês.
Win Suurbier : originalmente era lateral direito, mas, surpreendia pela boa tecnica quando passava do meio-campo. Invertia com Rep, com Neeskens ofensivamente e cobria os beques com a mesma eficiência.
Ou seja, o elenco tinha muita qualidade.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 01h06min
Não vejo nenhum time no mundo com condição de replicar a Holanda 74, que foi um dos times que mais me deu prazer de ver jogar em todos os tempos, desde que comecei a acompanhar futebol, mas, que não era imbatível, como este Barcelona também não é...
O futebol da Holanda era muito produtivo e a jogada da linha do impedimento foi uma inovação deles.
Eles a executavam com perfeição e encurtavam o campo do adversário, com isto diminuíam os espaços e criavam buracos na defesa dos outros.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 01h09min
O Cruzeiro pode até estar lançando ou adotando um esquema tático tido e havido como OLD FASHION, mas, que bem treinado pode funcionar porque tem as peças com condição de executar taticamente os movimentos tanto ofensivos quanto defensivos.
Mas, por favor, está a anos-luz do tal futebol total...
A minha descrição mostra o quão diferenciado era o grupo de jogadores e o quão brilhante era taticamente o mento do sistema, JAMAIS REPLICADO, nem mesmo por seu mais brilhante líder : CRUIJFF.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 21-03-12 10h48min
João, bela descrição, mas infelizmente não temos as peças necessárias para cumprir taticamente tal variação. Nossos laterais, ou não sabem marcar ou são muito timídos em suas subidas. Nossos volantes não tem tal qualidade técnica, erram muitos passes e constantemente se encontram perdidos. Nossa zaga está dando "medo", o time avança bem, os volantes não fazem a contenção corretamente e a zaga é extremamente vulnerável! Tomara que eu queime minha língua e o Mancini faça do time a "laranja mecanic
 redmosk | Uberl�ndia | 21-03-12 13h56min
Ser vier o Charles da primeira passagem será uma excelente contratação agora se mostrar o mesmo futebol do ano passado não compensa sem contar o salario que era muito alto,não conseguiu de nenhuma maneira entrar em forma estava muito lento parece que ja entrava cansado nos jogos.na minha opinião Charles rende bem mais com Primeiro volante sendo homen surpresa qndo time ataca com seu bom passe e seus chutes não gosto dele qndo ele atua de segundo volante.
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 13h57min
Gattuso,
Sincera e honestamente, vindo Charles creio que com Leandro Guerreiro (e na ausência dele podendo-se Amaral ou Árias... que a gente ainda precisa ver) + Charles o Cruzeiro terá condições de formar uma boa dupla de volantes, caso a opção seja atuar com 2 homens de contenção.
Quanto aos nossos laterais, o que não vejo são tantas opções boas assim no mercado.
Cicinho não atua na ROMA há tempos e também deixou de ser aquele lateral do passado, hoje é mais armador ou ala...
 João Duarte | Vit�ria | 21-03-12 14h01min
Se fosse o Cicinho que atuou no São Paulo, eu não hesitaria em contratar, mas, creio que já devemos ter aprendido com os vários exemplos, que demanda tempo para um jogador assim ser introduzido no grupo e passe a ser opção. O mesmo raciocínio vale para o outro nome citado que é Fábio Aurélio. Jogador inteligentíssimo, mas, que teve várias contusões seguidas.
Não acho Ávine do Bahia ou Marcelo Cordeiro (Lusa) melhores que Diego Renan. Juan --> Santos. Ver Eduardo do Joinville
 w2cruzeiro | Contagem | 21-03-12 14h47min
O Charles tem uma marcação mais forte, podendo jogar ao lado de Leandro Guerreiro e facilitar a entrada de Roger ao lado de Montillo sem perder muito a força defensiva. Para a melhor defesa ser o ataque o mais importante é o time pressionar a defesa adversária desde o ataque fazendo o adverversário ter muita dificuldade de sair para o ataque e acabar entregando a maioria das bolas no próprio campo de defesa.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 21-03-12 15h50min
João, torço e torço muito pra que o Arias entre e seja realmente o jogador que nosso presidente GPT disse no começo do ano, tomara que ela tenha suas oportunidades e encarne o espírito sulamericano, com muita raça e disposição, com ele estando bem, pode jogar ao lado de Charles e aí sim acreditaria mais no Cruzeiro, com Arias e Charles na contenção e M. Oliveira ou Élber + Montillo na ligação. Guerreiro não me inspira confiança, jogador mediano, bom pra foguim não para o Cruzeiro! FORÇA CRUZEIRO
 DERSON | LEME | 21-03-12 18h55min
A volta de Charles sera a dispensa de Diego Arias? Pois nao teve nenhuma change sem a sombra de Charles e agora com sua chegada com certeza nao tera chance alguma mesmo?
 PHDF | Brasília | 21-03-12 22h44min
Considerando que o Cruzeiro não tem bons laterais e a possibilidade de jogar com 3 atacantes combinado com a existência de vários volantes no time, não será estranho que volantes joguem nas laterais, por exemplo, Rudnei na direita.Pelo menos melhora a marcação.
Eu apostava no Gabriel Araújo pela esquerda, mas parece que nem no Nacional ele é titular.
 João Duarte | Vit�ria | 22-03-12 09h43min
W2Cruzeiro,
Você tocou no ponto crucial...marcar mais à frente.
Este para mim sempre foi um erro recorrente do Adilson Batista notadamente nos jogos mais importantes, mandava o time marcar do meio-campo para trás, para manter a compactação e proteger as costas da defesa quanto às jogadas de velocidade do adversário. Ou seja, deixava o nosso adversário sair jogando facilmente e por outro lado, quando o nosso goleiro tinha a posse de bola tinha que dar o chutão...
 João Duarte | Vit�ria | 22-03-12 09h46min
Atribuo a esta falha o fato do Cruzeiro jogar sempre com menos tempo de posse de bola que os adversários e acelerar demais o jogo, fazendo muita ligação direta e trabalhando pouco as jogadas. E além disto, recuperando a bola atrás do meio-campo, o time teria que percorrer longo caminho até a zona de tiro, facilitando com que as nossas jogadas de contra-ataque fossem paradas com faltinhas e que os juízes fizessem a média com os times do eixo.
 João Duarte | Vit�ria | 22-03-12 09h49min
Sempre defendi a marcação no campo do adversário, pressionando principalmente os zagueiros que têm mais dificuldade na saída de bola ou eventualmente os volantes, forçando o adversário a procurar justamente estes jogadores que tem mais tendência de "rifar" as bolas. Estudando cada time a gente descobre quais são os pontos fracos e direciona o jogo. Por esta razão estou gostando mais ainda de ver o Mancini usar os atacantes na primeira marcação.
 João Duarte | Vit�ria | 22-03-12 09h52min
Mesmo com menos gente pretensamente no meio-campo, veja como o nosso tempo de posse de bola subiu com este esquema de 3 atacantes, como Montillo tem encontrado os espaços, como o time tem se movimentado e como tem sido criadas mais oportunidades. Com os esquemas mais voltados para a defesa, não ganhamos nada. Em 2003, o time tinha Alex, Wendell e Felipe Melo (Maldonado) que apareciam mais à frente. Soltava os laterais porque Maldonado e Recife cobriam e marcava muito a saída de bola...
 João Duarte | Vit�ria | 22-03-12 09h58min
Tendo um ou 2 homens com a qualidade de um Ramires, Charles, Casemiro e Cícero (São Paulo), Paulinho e Alex (Corinthians), Renato (Flamengo), Deco (Fluminense), Juninho ou Felipe (Vasco), Wagner (Fluminense), Henrique e Ibson (Santos) as variações táticas acerca do 4-3-1-2 são possíveis.
Citei estes exemplos de jogadores que sabem marcar e que tem condição de sairem para jogar...
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 22-03-12 22h29min
Caro João Duarte, minha pergunta sobre a escalação com apenas 1 marcador no meio campo e a ilação com o futebol total era justamente para que surgisem comentário(tanto de torcedores quanto da imprensa) demonstrando que tanto no Cruzeiro quanto em qualquer time do mundo (incluindo Barcelona)não existe tal pratica.Voce foi além do que eu esperava e expôs muito bem o exemplo da Holanda.Minha ideia da escalação do Cruzeiro x Caldense é simplismente divulgar a postura de um técnico no Brasil...
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 22-03-12 22h43min
...que resolveu sair do lugar comun , da pobreza de ousadia em que mergulha os atuais técnicos brasileiros, Mancini teve uma ousadia consciente e resolveu em vez de controlar o jogo aproveitar para uma demonstração de força do ELENCO, não temos Lucas ou Neymar , nem mesmo o sincronismo burocrático do Tite, mas novamente temos um time com vontade de conquistas, não é com certeza um Corrossel Holandês, mas se precisar exercer uma função diferente não haverá questionameto....
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 22-03-12 22h51min
...um time para ser vencedor precisa primeiramente ter um elenco que acredite no Técnico e seja capaz de obedecer sem questionamentos e lógico alguns ótimos jogadores junto de outros bons jogadores. Para o nivel de futebol praticado na América , os bons jogadores já temos e temos 4 ótimos jogadores, precisamos encontrar no elenco ou fora dele(levando em consideração que 1 é goleiro) pelo menos mais 3 ótimos jogadores e com o vencimento dos contratos do Keirrisson, Bobo e Cribari sobraria espaço
 zuloobas | varginha | 23-03-12 08h19min
Grande Jr. Dona Dorica manda abraço. Qto ao time c 3 atacantes sou taxativo: Pode funcionar contra Rio Branco AC, Caldense SP e Atlético MG. Mas contra Corínthians, Flu, Santos, SP (o time q n deixa o adversário nem chutar a gol) dá até calafrio só de imaginar. Qdo o Roger chinelar tem q por o menino Élber p jogar, por o Charles p ganhar ritmo e só. Respeito o carinho q o nosso primo tem pelo DR q é de Vitória-ES mas p Brasileirão 2 laterais, por favor. E querem nomes:Leo Moura, Gallardo (FLA),
 zuloobas | varginha | 23-03-12 08h29min
Fágner, Mariano, Maicon, Ilsinho, Cicinho p LD. E p LE Kléber, Júnior César, Maxuel, Leo (Santos). O Gilson vi fazer boas partidas no Coelho mas até agora está muito inibido. Se fosse p apostar eu traria o garoto Bryan do América MG.
 João Duarte | Vit�ria | 23-03-12 10h16min
Primo Zuloobas,
Corrija o seu banco de dados... Diego Renan não é capixaba e muito menos espírito-santense... o bixim é do PERNAMBUCO.
Você me citar o Léo, com 438 anos de idade e que nunca foi bom marcador como reforço me surpreende...
O Santos levou o Juan prá lá, porque ?
Jr. César ganha no Flamengo salário de ídolo no Cruzeiro.
Kléber acaba de renovar com o Inter e está estabilizado no sul.
É preciso se ver opção viável...
 redmosk | Uberl�ndia | 23-03-12 13h49min
Nomes viaveis para lateral para brasileiro LD: Douglas Jovem promessa Goias muito bom jogador quase acertou com inter so não foi por problema no pubis muito habilidoso apoia muito,marcação razoavel. LE: Avine bahia habilidoso marcação razoavel vejo muito potêncial nele,DoDo Corinthians qndo Avine machucou no bahia se destacou muito tambem acho uma boa,resumindo acho que são pelo menos apostas em jogadores jovens com potêncial ja que não dão oportunidade para nossa base que tragam de outros times
 João Duarte | Vit�ria | 23-03-12 13h56min
Redmosk,
Se você pegar os nomes de jovens jogadores para as laterais, verá que citei todos os 3 : Douglas, Dodô e Ávine.
Citei também o Galhardo (Flamengo), que é eterno reserva do Léo Moura e o Eduardo (Joinville) que é ambi-destro, joga dos 2 lados e ainda tem bom chute de média distância.
Gostava demais do Raul (Atlético-PR) que não sei que fim levou. Os outros que citei : Lucas e Bruno (Figueirense) para a direita e Juninho (Fig.) já foram contratados por Bota, FLU e Palmeiras
 Eduardo Faria | Passos | 24-03-12 18h42min
Agradecendo mais uma vez a lembrança...Quanto ao título da coluna concordo também que pode ser o ataque, principalmente qdo temos atacantes que conseguem fazer o vai e vem, assim como o Walisson e o WPaulista. Entretanto indispensáveis também jogadores de ofício para as respectivas posições defensivas, o que de algum tempo não acontece principalmente na lateral esquerda. Estarei no aguardo da próxima, TFA ´.´
 redmosk | Uberl�ndia | 25-03-12 18h22min
Parabéns pela Vitoria!! achei que este jogo seria finalmente um teste com time melhor mas sinceramente este time do america e mediocre fraquinho demais,como sempre se não e Fabio estariamos perdidos nossos laterais como sempre com um futebol burocratico sem muita produtividade,no ataque jogaria com Elber,Walter e Walysson. Anselmo Ramon e Cai Cai Paulista no maximo bons reservas nossa defesa da calafrios e so apertar que entrega Vitorino e Léo não da precisamos contratar ou dar oportunidades.
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 25-03-12 19h18min
Assisti apenas parte do jogo e vi coisas boas e ruins nesse esquemo com 5 atacantes(isso mesmo).Parte boa:saida rapida de contra-ataque dempre tem opções para fazer a jogada e finalizar. Partes ruins:Defesa exposta varias vezes no mano a mano(motivos:falta de compactação entre os setores, 1 volante lento e com pouca mobilidade, 1 meia armador que mais parece um atacante fominha que rouba a bola e sai correndo feito um louco até chegar perto dos atacantes que ja estão marcados e ainda erra o pas
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 25-03-12 19h18min
Assisti apenas parte do jogo e vi coisas boas e ruins nesse esquemo com 5 atacantes(isso mesmo).Parte boa:saida rapida de contra-ataque dempre tem opções para fazer a jogada e finalizar. Partes ruins:Defesa exposta varias vezes no mano a mano(motivos:falta de compactação entre os setores, 1 volante lento e com pouca mobilidade, 1 meia armador que mais parece um atacante fominha que rouba a bola e sai correndo feito um louco até chegar perto dos atacantes que ja estão marcados e ainda erra o pas
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 25-03-12 19h28min
...erra o passe deixando um buraco no meio e expondo a defesa aos contra ataques), os atacantes são pouco inteligentes(tomando decisões erradas) e erram bastante passes o que não dá seguimento as jogadas e propicia contra ataques ao adversário, Montillo fica sem espaço para suas arrancadas e quando tenta um tabela dificilmente recebe o pase de volta e quando o Marcelo oliveira pega a bola deveria tocar rapido para que o Montillo tivesse espaço para jogar...
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 25-03-12 19h40min
o Montillo fica irritado quando não é o articulador do time, ele pricisa participar para se sentir útil.Para esse esquema funcionar melhor contra os grandes (America não é grande)com as opções de elenco fica bastante complicado,necessitaria de uma mudança na visão do tecnico( me preocupa quando ele fala que o time foi bem , quando na verdade foi razoavel),o time está correndo demais com a bola.Time deveria ser:Fabio,Marcos, Tiago,Vitorino,Diego,Leandro,Marcelo,Montillo,walisson,Anselmo, Valter
 chiabi | Nova Lima | 25-03-12 19h50min
Caros amigos, eu vi um jogo um pouco diferente. Vi um Cruzeiro partindo para cima e um Coelho com medo, pelo menos até 35 do 2º tempo. Vi nossa defesa melhorando, hoje firme e anulando bem os atacantes pom-poms. Não achei que o DR mal. O ataque realmente errou passes finais, mas, por outro lado criamos muito mais. Um time, como o Cruzeiro de 2012, que joga para cima, realmente está mais apto a tomar contra-ataques. Faz parte do risco. Por outro lado, perdemos muitos gols. Não somos Barcelona!
 zuloobas | varginha | 25-03-12 20h24min
To feliz. Vencemos apesar do técnico. Se ele fosse bom realmente entrava c o Élber de cara e n precisava consertar o time p vencer no sufoco. Creio q se ele n vencer a Copa do Brasil ele cai e aí o Gilvan traz alguém mais lúcido. Roger chinelou põe o Élber, Mancini!!! Deixa de ser tosco. Tinha hora q o WP e o AR tavam trombando em campo. WP é banco. 3 atacantes n tem nada haver c ofensividade. Steve Mancini Wonder. E o Biba Faria gaylo q é elogiando o cara por só enxergar o óbvio aos 25 do 2º t.
 raposa5estrelas | PIRASSUNUNGA | 25-03-12 20h35min
Apenas uma correção, eu disse que o Mancini tinha elogiado o time, mas depois eu li que ele tambem disse que houve bastante erro, espero que ele tenho visto todos os erros e consiga fazer os jogadorem exergarem tambem e mais do que isso, que os jogadores consigam mudar em suas caracteristicas aquilo que é prejudicial á equipe....parece tambem que eu vi quase que só a parte do jogo onde a equipe errou mais, que pena pra mim.
 rapoza matreira | belo horizonte | 25-03-12 20h58min
O Elber e o Valter tem me impressionado. Deveriam entrar como titulares. Boas opções.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 26-03-12 08h43min
"A melhor defesa são 2 bons laterais, 2 bons zagueiros e 2 bons volantes". Nós não temos nada disso, o placar foi ilusório, se o jogadores do mequinha tivessem um pouco mais de qualidade teriam vencido o jogo. Manici ou troca rapidamente esses jogadores medíocres e solicita reforços ou não vamos continuar na mesma. A esperança é no retorno do Charles, da estreia do que nunca jogou Arias e de Élber e Walter... com a entrada desses, talvez melhore um pouco... estamos fracos... isso é a realidade!
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 26-03-12 08h52min
Cléber B.osta, você não deve ser cruzeirense. O Diego Renan segurou o atacante do América para não tomar o gol. Ele ficaria na cara do Fábio. Você deve ser de açúcar. No próximo jogo, vá tomar chuva com os torcedores de verdade que você verá melhor e não cairá na onda de lélio otário e bobo faria, seu teleguiado sofredor.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 26-03-12 08h53min
Redmosk, então, não passa de um pateta. Quando o CRUZEIRO ganha é porque o adversário não presta, não é mesmo, seu imbecil ??????
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 26-03-12 08h54min
Goleiro é para defender, mesmo. E temos o melhor goleiro do Brasil. Os corneteiros não querem que, em 90 minutos, o adversário tenha chances de gol. Que trouxas...
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 26-03-12 08h55min
Valeu, meu CRUZEIRO, grande partida, na raça e na técnica.
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 26-03-12 09h42min
Blá, blá, blá.....
 redmosk | Uberl�ndia | 26-03-12 14h37min
Que Saudades De Vc PAULETE SUAVE vc não passa de um Pateticano enrustido não tem capacidade de discutir opiniões divergentes,se vc não tem opinião para dar não fique criticando quem tem,para de vomitar asneiras aqui prefiro criticar o que acho que esta errado e se der certo reconhecer que errei do que ficar igual a vc um cego que acha que tudo e bom o time e perfeito somos melhores que o barcelona e por isso que seu time o patetico mineiro não ganha nada porque acha que tudo esta bom!!!
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 26-03-12 15h48min
Quando começou 2012 e vieram as contratações, eu já havia dito que era coisa demais pra dar certo, muitos jogadores de qualidade duvidosa para encaixar no time e a verdade é que falta qualidade. O time peca muito na saída de bola e os volantes e laterais não dão segurança a zaga, que tem o Léo atuando mal e o Victorino rendendo abaixo de suas qualidades. Tem que ocorrer mudanças já! Aproveitar esses jogos fracos e dar entrosamento aos jogadores de mais qualidades!
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 26-03-12 15h53min
Precisamos de reforços, mas caso isso não aconteça, já temos que começar a ver possibilidades dentro do próprio elenco. Testar o M. Oliveira na esquerda, trocar o Léo pelo T. Carvalho ou Mateus, entrar com Charles e Arias na contenção, dar ritmo de titular ao Élber e começar jogando com Walter. Minha escalação: Fábio, Marcos, T. Carvalho e Victorino, M. Oliveira, Arias, Charles, Élber e Montillo, Wallyson e AR (Walter). Ou jogando com 3 atacantes, saindo Élber do meio... VAMOS CRUZEIRO!!!
 Paulo Soares | Belo Horizonte | 26-03-12 16h58min
Quem encontrar a vírgula por aí, favor enviar ao pateta de uberlândia. PS.: Não discuto com analfabeto...
 redmosk | Uberl�ndia | 26-03-12 17h19min
Lógico que você PAULETE SUAVE não discuti pois e acéfalo,seu conhecimento e restrito Ctrt + C / Ctrt + V. Não tem nem cérebro quer falar de regras gramaticais Pateticano Enrustido!!!
 nevesbrito | divinópolis | 26-03-12 22h59min
Estou vendo muito mais otimismo do que futebol no time do Cruzeiro, vamo aguarda como diria aquele velho reinador.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 11h46 [0 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançará livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster