Olá visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

Cruzeiro.Org - o único espaço virtual onde o debate é privilegiado. Opinião "formada" fica para depois - Manifeste-se !!!
Site Oficial da Torcida do Cruzeiro



Papo com Wilson Flávio
Wilson Flávio escreve às terças-feiras

13/03/2012 | Wilson Flávio
Ousadia ou Falta de Opção?

“(no meio-campo) Foram embora três potenciais titulares e não chegou nenhum.”

Com seus três atacantes, Mancini ganhou o título de ousado. A postura ofensiva é uma opção ou reflexo da falta de opção?

Nos jogos do Mineiro, o Cruzeiro tem perdido o meio-campo em várias oportunidades. Foi assim contra o Villa. Desde que acompanho o futebol, poucas vezes vi um técnico que não se preocupasse com o domínio do meio-campo. O time da moda, o Barcelona, é um caso exemplar dessa preocupação.

O meio-campo é o setor do Cruzeiro que sofreu mudança mais profunda na transição de temporada. Foram embora Paraná, Fabrício e Charles e chegaram Amaral, Arias, Rudnei e Marcelo. Foram embora três potenciais titulares e não chegou nenhum.

Escalar uma trinca de volantes, a exemplo do que mais vimos no time cruzeirense nas últimas temporadas, parece ser a primeira opção de Mancini. No entanto, o técnico não encontrou qualidade. Essa formação não é o único caminho, mas uma das mais equilibradas e mais simples de implantar.

As saídas encontradas por Mancini, até o momento, foram duas.

A primeira; escalar Roger na linha de volantes, a exemplo do que, de certa forma, acontece desde Cuca. A opção é interessante, mas tem alto custo, pois o jogador não tem fôlego para atuar no setor.

A segunda saída, que vai no título da coluna, é a opção de escalar três atacantes. Nesse setor, qualidade não deve ser problema. Walisson parece recuperado, Walter é bom jogador, Anselmo - na minha opinião - é um atacante de muito futuro, e o Wellington está em estado de graça. Além do Bobô, que eu considero um bom centroavante, e que deve ser muito útil na temporada.

O problema é usar três atacantes sem expor a defesa. O cobertor é curto.

Nesse dilema, acredito que Mancini oscilará entre diferentes formações, dependendo de suas possibilidades. O Cruzeiro ainda precisa melhorar muito. A volta de Charles seria um importante passo nesse rumo.

Wilson Flávio
wilsonflavio@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Papo com Wilson Flávio

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 DERSON | LEME | 12-03-12 22h11min
Boa colocaçao nesta coluna, mas, ainda acredito que deveriamos ter Arias e Guerreiro na cobertura da zaga, pois ainda estamos so jogandocom times que jogam na retranca, pois quando somos atacados sofremos, acho que Mancini esta em certo ponto certo usar 3 atacantes,mas temos que pensar em homens pra nos dar proteçao a nao levar gol. Estou curioso pra o Thiago Carvalho jogar creio que ele tem potencial pra ser titular. Mesmo assim da gosto de ver o Cruzeiro jogar neste inicio de ano.Abraços
 torcedor1 | não definido | 13-03-12 12h03min
Concordo Wilson, precisamos resolver a meiuca defensiva. Se não fica sobrecarregado o time, precisamos de dois volantes (um titular e um suplente) pegadores, daqueles que mordem ali no meio campo, desarmam e conseguem dar passes mesmo que curtos, só Leandro Guerreiro é pouco. Há de se observar Arias e Amaral (os outros não tem essa característica: Marcelo Oliveira e Rundnei).
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 13-03-12 12h56min
Os volantes não convencem, e o principal nome contratado para o setor: Arias, não joga nunca. Amaral e Rudnei são jogadores fracos. Guerreiro é irregular, fraco. Éverton não passa disso que jogou contra o Villa. O M. Oliveira tem um pouco mais de qualidade, mas tem errado muitos passes, caso Charles retorne, apostaria em uma dupla com Arias e Charles (ou M. Oliveira). A volta do Bernardo seria uma boa, em qualidade, mas o extra-campo dele é difícil!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 13-03-12 22h05min
Wilson Flávio, o setor de meio é o mais necessitado. Estamos numa sinuca de bico. Onde encontrar jogador para este setor? Na base não existe para suprir de imediato. No Brasil, não vejo jogador disponível e com capacidade para ser titular. Então, fazer o quê? Encontrar saída dentre os disponíveis no elenco. Arias terá que dizer a que veio. E acredito que sim, poderá dar certo.Falta ainda se adaptar ao futebol brasileiro. Acredito no Elber. Poderá ser uma boa alternativa. Saudações celestes.
 Gattuso_LaBestia | Papagaio | 16-03-12 08h57min
Aloisio Mendess, opções que vejo com bons olhos para volante: Marcelo Mattos, Charles e Cristian. O SP tem bons meias, e claro que todos não irão jogar juntos, ou seja, tentar trazer um de lá seria uma boa (Casemiro, Cañete, Maicon, Cícero e Denílson). Outros jogadores que acho interessantes: Manoel (Atlético-PR), M. Azevedo (Botafogo), Rafinha e Jonas (Coritiba), Ariel (LDU)... é so procurar que há bons jogadores que podem encaixar na folha salarial do clube.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
22/07 - 10h19 [1 coment.]
Rendimento como visitante é diferencial na campanha do líder Cruzeiro 

22/07 - 10h07 [1 coment.]
Diretor da base fará visita, para reciclagem, ao Barcelona e Porto 

22/07 - 09h55 [1 coment.]
Manoel se posiciona a respeito de acusações do adversário contundido 

22/07 - 09h44 [1 coment.]
Ricardo Goulart faz parte do grupo de artilheiros do time no século 

22/07 - 09h36 [1 coment.]
CBF se inspira na Copa e planeja escala de uniformes para a rodada 

22/07 - 09h20 [2 coment.]
Cruzeiro tem dois jogadores da base convocados para a Seleção sub-17 

21/07 - 09h11 [1 coment.]
Atuações: Marquinhos é destaque em sua segunda partida oficial 

21/07 - 09h02 [1 coment.]
Cruzeiro derrota o Palmeiras no Pacaembu e abre cinco pontos na lidera 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org® 1999-2014 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster