Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
Agência Minas Esportes



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

22/02/2012 | Evandro Oliveira
Observatório – Marcando Passo

Quando o assunto é marketing esportivo (não confundam com marketing feito para torcedores de futebol), a mídia futebolística é uma nulidade

Diz a lenda que, estratégias de marketing não devem ser expostas e declaradas para não atrapalhar as negociações. A mídia que atua no futebol (não confundir com a mídia esportiva) em todos os estados do Brasil, é expert em publicar informações não oficiais sobre contratações de jogadores e mudanças nos times (chegam a viver só disso) mas não conseguem ser proficientes no setor de marketing dos times de futebol.

Quando o assunto é marketing esportivo (também não confundam com marketing feito para torcedores de futebol), a mídia futebolística é uma nulidade, não entendem do assunto e são mais tacanhos do que qualquer coisa.

Enquanto o clube do São Paulo anuncia muitas de suas ações estratégicas (ver exemplo em UOL Esporte), cuidado de esconder seus planos, o Cruzeiro só consegue exposição em ações localizadas e de pouco ou nenhum efeito do ponto de vista da mídia ou dos macro objetivos que deve ter um Projeto de marketing de um clube social com time de futebol como principal “vitrine”.

O Cruzeiro está numa situação parecida com a do São Paulo, em termos de indefinições de patrocinadores e renovação de contratos. Acontece que a mais recente notícia relacionada ao marketing do Cruzeiro (ver exemplo em Superesportes), foi um poço de indefinições e sem o menor apelo “mercadológico”. A notícia foi tão fraca que nem conseguiu repercussão nas maiores redes sociais e nas páginas, blogs e listas de discussão utilizadas pelos torcedores cruzeirenses.

O Cruzeiro precisa pensar em seus patrocínios e investidores de uma forma global. Ficar esperando contratos se encerrarem para se mexer não é uma boa estratégia. Ficar esperando o time ser campeão, pode ser pior ainda. Ficar dependendo de favores de dirigentes abonados e abnegados é o pior dos mundos.

Alguém acha que se uma notícia não interessa ao torcedor do Cruzeiro, o resultado ou fato associado à notícia vai interessar a patrocinadores e investidores?

Mas a responsabilidade desta discrepância é de quem?
Dos torcedores? Dos anunciantes e patrocinadores? Da mídia? Da diretoria do Cruzeiro? Outro?

Somente o fato do Cruzeiro estar numa cidade/estado fora do eixo RJ-SP, as suas condições de negociação e contratação já são vilipendiadas. Se o trabalho a ser feito pela diretoria do Cruzeiro, mídia rural e até pelos torcedores não for superior, o resultado nunca será melhor.

Pelo visto o pessoal prefere discutir clausulas contratuais inválidas juridicamente do que entender e se apropriar das questões que ele pode influenciar, como o relacionamento do torcedor com o marketing, que não deve ser de um simples consumidor de produtos descartáveis ou bens de consumo.

Será que a mídia tem consciência de seu papel? Será que a diretoria do Cruzeiro sabe disso?

O estado de Minas Gerais foi governado por um déspota que cunho a expressão de que “Minas trabalha em silêncio”. Muita gente gostou e utiliza isto para justificar as merdas que são feitas e ficam escondidas. Ô karma!!!!

Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 22-02-12 17h16min
Evandro, a notícia é tão vaga que nem definiram ainda qual será o modelo de camisa a se adotar. Vejo como culpado de tudo isto a Diretoria e incluo aí os Diretores de Marketing. Eles devem ser criativos e buscar opções de investidores e patrocinadores que tragam vantagens para o Cruzeiro. Abraços.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 22-02-12 21h49min
Perfeito Evandro. A marca Cruzeiro ainda é forte, mas mal explorada.
 ptfontoura | BHTE | 23-02-12 08h32min
evandro, (offtopic), o cruzeiro.org está sem a cobertura de cippling da mídia esportiva do cruzeiro a alguns dias, isso me faz falta, há uma posição e pevisão para voltar ao normal?
 Danilo Mineiro | Não definido | 24-02-12 12h38min
Tomará que o site retorne! Maas sobre futebol , o Cruzeiro devia contratar mais 2 meio campos e 1 velocista , pq é uma vergonha um time grande como o Cruzeiro depender do Roger , e se o Montillo machucar como fica? Presisamos urgentemente de 1 meia que poça fazer um camisa 8 ou um camisa 10
 pyxis | BHZ | 26-02-12 11h44min
Aloisio, as notícias não são tão vagas assim, se colocadas lado a lado. A audiência e interesse dos torcedor (baseado nas leituras e comentários) é que tornam este assunto desinteressante. Torcedor, via de regra, é teleguiado e quer saber de manchetes panfletárias. Se anunciarem que o próximo diretor de MKT não é torcedor do Cruzeiro, mesmo que não seja verdade, a repercussão correrá o mundo. Pobre torcedor!
 pyxis | BHZ | 26-02-12 11h45min
Dra. Celeste, tenho avaliações bem interessantes sobre uso da marca e divergências com as ações feitas pelo Cruzeiro e seu MKT. às vêzes tento ajudar me reportando diretamente ao MKT, outras tento ajudar como nesta coluna, um alerta. Mas o senso comum do torcedor não permite abertura nem de discussão sobre o assunto. Muito difícil avançar!
 pyxis | BHZ | 26-02-12 11h47min
Fontoura, estamos num processo de reformulação complicado. Tínhamos previsão de um novo layout e funcionalidades no final do ano passado e não pudemos cumprir pela absoluta falta de colaboradores que assumissem responsabilidades por serviços e mudanças. No momento, não era nem para manter este espaço de comentários pois não temos ninguém para frazer moderação etc e tal. Não temos previsão de retorno à normalidade.
 pyxis | BHZ | 26-02-12 11h49min
Danilo, SObre o site e seus serviços, valem as considerações acima e a indicação de que o site, blog e lista estão funcionais. Para comentar e debater sobre o futebol, o Blog PHD e a lista de discussão estão plenamente funcionais.
 ptfontoura | BHTE | 27-02-12 17h41min
entendo, pyxis, aguardamos e torcemos pela regularização do sítio. abraço
 nevesbrito | divinópolis | 28-02-12 19h18min
Entendo que a estrategia comercial do cruzeiro deveria ser dedicada ao torcedor em primeiro plano: ex.vender camisas, como? 1º relançar a camisa azul com as estrelas soltas a preferida, 2º e plano de vendas maciço.(dizem que somos 8 milhões)cadastrar o maior nº possível. encaminhar corresp. via email e ou carta oferecendo o produto com o apelo ao torcedor ex. "patrocine seu time do coração". Ex. valor da camisa 120 reais 12x10,00, quem quitar as 12 parc. receberia a camisa.Simples assim
 nevesbrito | divinópolis | 28-02-12 19h23min
cont. comentário a camisa é só um item, basta organizar um dep. de vendas interno e agilizar o processo, pois tem muita empresa fazendo isso e faturando, outro modelo seria o da avon jequiti e etc.é algo barato e comprovadamente uma boa estratégia comercial,e as atuais continuariam seu curso normalmente
 nevesbrito | divinópolis | 28-02-12 19h26min
Quanto ao armador tem um tal de Lorenzeti na LAU QUE JOGA MUITO
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster