Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
WMTI -Tecnologia da Informação



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

11/12/2011 | Joao Duarte
Qual será o Tamanho dos Nossos Sonhos ?

"O Cruzeiro tem como prioridade fechar o caixa. Correto. Mais e formar times campeões também não é possível ?"

Mundo Azul,

A fase das especulações começou de forma preocupante - Vejo como absolutamente natural o interesse dos outros times pelos nossos melhores jogadores. A torcida fica agitada, receosa, porque o Cruzeiro sempre vendeu primeiro, fez o caixa e depois, foi às compras, mais vezes no final de feira, buscando jogadores sem investimento e muitas vezes errou redondamente, principalmente quando trouxe jogadores repatriados do futebol europeu.

De pronto a gente pode lembrar de : Farias, Adriano Louzada, Ferreira, Fábio Pinto, Argel, Giovanni Élber, Gil, La Sombra Espinosa, Gabriel, André Luiz Chefão, o próprio Giovane Deiberson ( o garoto de Acaiaca). Bobô, Cribari, Guerrón, Fábio Santos e do chileno Tápia.
Quase todos chegaram ao Cruzeiro fora de forma e mesmo nos casos que chegaram ao clube no início da temporada, demoraram demais a se recondicionarem fisicamente, ou seja, o retorno projetado nunca veio.
Entretanto trazer jogadores que estavam insatisfeitos no Japão, na América do Sul, no mundo árabe ou na gélida Rússia, Ucrânia ou em países com menor expressão futebolística se mostrou mais produtivo.
Falando dos últimos anos poderia citar Kelly, Araújo, Fabrício, Henrique e Paraná (voltaram do Japão), Wágner (voltou outro jogador depois da curta passagem no mundo árabe) e os casos de sucesso mais recentes com Montillo ou Victorino.

O que a gente sempre houve falar é que o rombo anual se nada for feito chegaria à ordem de R$ 36 milhões ou seja, ± R$ 3 milhões por mês. Ocorre, que as transações correntes com jogadores do futebol profissional, não geram este tal déficit, com relação a vendas x compras. Então, é preciso se determinar as causas raízes para que se possa eliminar o problema. Só que a análise pura e simples dos balanços não nos permitiria a proposição de nenhuma contramedida, pois, não se consegue evidenciar a partir dali a razão do déficit.

Então, adotarei para minhas considerações as seguintes premissas : o dinheiro arrecadado pela bilheteria e cotas do Campeonato Mineiro, Licenciamentos, Outras Ações de Marketing, Convênios com Entidades do Exterior / Intercâmbios, além do valor das mensalidades pagas pelos associados deveria ser suficiente para gerir a administração dos clubes sociais, categorias de base, esportes amadores e as sedes sociais do clube. Será preciso se fazer uma grande análise no clube para se evitar que haja distorção na árvore de carreira e que se gaste valor maior do que a arrecadação. Se um clube social não é auto sustentável, é preciso se analisar o seu modelo organizacional, de forma a viabilizar a sua existência.

O futebol profissional seria gerido com o dinheiro do Sócio do Futebol ( 20 mil associados em 2012 x R$ 50,00 / mês = R$ 12 milhões / ano), Patrocínio MASTER das camisas (R$ 12 milhões / ano), Patrocínios Adicionais das Mangas, Número, Abaixo do número, Ombro (R$ 3.2 milhões / ano), Patrocínio do fabricante de uniformes (R$ 4.8 Milhões / ano) e pela arrecadação das TV’s no Campeonato Nacional (R$ 50 Milhões / ano).
Ou seja, com um orçamento primário da ordem de R$ 82 milhões / ano.

Este dinheiro tem que ser suficiente para cobrir as despesas com a Toca da Raposa II (afinal lá é um verdadeiro hotel e tem que ser gerido como tal), pagamento do Departamento Médico, Fisiologia, Nutricionistas, Centro de Recuperação dos Atletas, Fisioterapeutas, Preparadores Físicos, Comissão Técnica (Treinador, Auxiliares Técnicos, Preparador de Goleiros), Roupeiros, Massagistas, além das gerências de apoio ao futebol tais como : Assessoria de Comunicação, Filmagem, Supervisor do Futebol, Gerente de Futebol Remunerado e Gerente de Comunicação.
Como se sabe todo funcionário no Brasil além do 13° salário, ainda recebe um adicional de férias (2/3 de um salário-base) e ainda os clubes tem que pagar encargos sociais (± 50% do salário para clubes sociais seria uma boa estimativa). As pessoas quando comentam que entra muito dinheiro no clube não mentem, mas, na hora de calcular o que sai, o que tem que ser pago, aí são simplistas em sua grande maioria.

Claro que o tal déficit existe e pode ser melhorado, mas, para atrair os melhores jogadores para o clube há que se pagar bem e em dia, coisa que até aqui o Cruzeiro sempre fez. Outra coisa é se verificar em que estágio se encontram as tais parcerias do futebol do Cruzeiro com outros clubes não só em Minas, mas, também nos outros estados e até no exterior. A taxa de recuperação de jogadores tem sido baixa nos últimos anos, daí ser razão dos questionamentos.
É preciso se analisar a evolução dos meninos que saem da base e chegam ao profissional, emprestando os que não seriam aproveitados de imediato, avaliando o seu desempenho em outros clubes por no máximo 3 temporadas, para que a partir daí se avaliar a continuidade do contrato ou o encerramento.
Discordo radicalmente de contratar jogador que não possa ser imediatamente incorporado ao nosso futebol profissional ou no máximo até a próxima janela, com mais de 20 anos de idade (foi assim com Radar, Heraldo, Márcio Guerreiro, Emerson, Davi, Mateus, André Luís, Marinho, etc). Estes jogadores são colocados nos parceiros e raramente tem dado retorno econômico com suas negociações.

E a configuração do elenco como fica ? - Já considerando as novas incorporações e prevendo a saída de algumas, vejam as projeções :

Goleiros : Fábio (que para mim só sairá se depositarem o valor da multa rescisória ou até um pouco menos, porque a diretoria poderá e deverá reconhecer a doação do atleta e não dificultar muito a chance dele fazer a sua independência financeira se tiver a chance) + Rafael Monteiro, Douglas Pires e o garoto Gabriel (que segundo consta já fez um pré-contrato com o BMG e vai acabar do outro lado da Lagoa, o que será uma lástima para a carreira dele). Se confirmadas as saídas de Fábio e Gabriel, haverá necessidade de reposição.

Zagueiros : - Creio que o Cruzeiro estará bem servido em 2012 com Léo E Victorino + Naldo, Cribari, Thiago Carvalho e Mateus. O investimento será da ordem de R$ 1.5 milhão para adquirir 50% dos direitos econômicos do Naldo. As minhas indicações seriam Manoel (Atlético-PR), Édson Silva (o armário do Figueirense) e Emerson (Coritiba).

Laterais : O time começará a temporada com Diego Renan e Gílson + Marcos e Gabriel Araújo na composição. Deverá ainda contratar um lateral. E as minhas indicações seriam Pablo Ferrari ou Kleber (experientes) ou Eduardo do Joinville, Galhardo (Flamengo) ou Alan (Vasco) no caso das apostas.

Volantes : Com as saídas de Charles e Fabrício, o Cruzeiro deverá iniciar o ano apostando em Leandro Guerreiro e Marquinhos Paraná na contenção + Everton, o novo contratado (volante de seleção sul-americana) e os meninos da base Sandro Manoel, Éber e Lucas Silva na composição. As especulações dão conta que Amaral (ex-Vasco e América) poderá pintar. As minhas indicações seriam : Michel (Ceará), Nilton (Vasco), Marcelo Mattos (Botafogo), Maicon (Figueirense), Jean (São Paulo) e Guiñazú (cujo contrato com o Inter está no fim).

Meias : Tudo indica que a tendência é que se comece o ano com Montillo e Roger na função de armação + Élber e Bruninho na composição de elenco. Infelizmente o Vasco vai pagar R$ 8.4 milhões e ficará com 50% do Bernardo que estaria pronto para assumir a camisa DEZ do clube. Caso Montillo saia, as minhas indicações seriam : faria tudo para tentar a volta do Alex10, mas, não sendo possível, Morais (Corinthians) caso a negociação seja feita com o time paulista (viria como contrapeso), Leandro Gracián (Boca Jrs.), Macnelly Torres (San Luis – MEX), Wellington Nem (Fluminense), Renatinho (Ponte Preta) e Marco Antônio (Portuguesa). Jogadores novos ou experientes.

Atacantes : Tudo indica que Wallyson e Anselmo Ramon iniciarão o ano como a dupla titular + Thiaguinho e Wéllington Paulista como reservas imediatos. Não creio na continuidade de nenhum dos outros : Farias, Keirrison (ficará no clube até se recuperar da contusão), Bobô e Ortigoza. E creio que os que voltam de empréstimos também não devam ficar : Kieza (em que pese a ótima série B no Náutico), Anderson Lessa e Eliandro deverão ser usados como moeda de troca ou para fazer caixa. As minhas sugestões seriam Deivid (mal no Flamengo), Fernandinho (não foi bem no São Paulo), William (numa eventual composição com o Corinthians) e o garoto Osvaldo (Ceará).

Conclusão : O Cruzeiro tem agora que saber qual é o tamanho do sonho que seja possível realizar com base no orçamento que tem. Fica difícil sem dados concretos determinar qual a melhor solução para o nosso Cruzeiro. Coloquei as hipóteses acima para que as pessoas possam ter mais calma ao falar da gestão do futebol. Mas, espero que Deus ilumine ao Dr. Gilvan do Pinho Tavares e o nosso comando do futebol, para que um elenco forte, com líderes e força para conquistar títulos, seja formado para defender as nossas cores. Não sou açodado para fazer críticas, mas, admito que não estava nos meus planos a saída do Fabrício. Fábio E Montillo são grandes jogadores e se os clubes pagarem as multas rescisórias nada se poderá fazer.

E as homenagens de hoje vão para : Marcos Mineiro, Jerônimo – RJ, Chiabi Jr. e Zuluobas (meus primos de sangue azul), Bruno Barros, BatistaDF, Eden Dutra, Rubens Hurtado, Gener, Rogério Barbosa, Sandro (Capitólio), Seixas, Fernando Campos ou o ex-Fusil Cruzeirense, os neo-capixabas Lanza, Marlon Fonseca, Carlos Alberto da Costa, além do grande cruzeirense Jairo de Curitiba.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 marco | Curitiba | 11-12-11 15h17min
Caro João, as últimas temporadas mostraram que esta política de se capitalizar primeiro e ir às compras depois não funciona. Fica-se com poucas opções de escolha. Seria necessário um pouco mais de ousadia à nova diretoria. Teriam, que arriscar um pouco mais, com gastos maiores, para tentar colher frutos melhores. Afinal, já está mais do que na hora de ganharmos um título diferente do estadual (mas que será muito bem vindo se vier acompanhado de outro).
 alfsilva | Aracaju | 11-12-11 15h21min
Fiquei preocupado com esta notícia do Gabriel. Para mim seria a primeira opção para a vaga do Fábio. Qual a chance disto realmente acontecer (saída do Gabriel)?
 redmosk | Uberl�ndia | 11-12-11 15h30min
Esta se confirmando tudo que pensava desse presidente vamos viver anos negros com ele!desde primeira entrevista dele qndo era candidato me assutei muito, na epoca falou uma caminhão de asneiras mostrando um despreparo uma falta de conhecimento de futebol assustador não tem a minima condição de ser presidente.para piorar tem diretor de futebol que entende menos que ele ainda ou seja um cego guiando outro.no fim do mineiro vamos dispensar todos contratados esse tecnico e teremos começar do zero.
 redmosk | Uberl�ndia | 11-12-11 15h39min
Contrataria :ZAGA Andre Dias do lazio ou Rafael Toloi,LATERAL DIREITA:Douglas do Goias ou Boiadeiro do Ceara LATERAL ESQUERDA:Jorge Wagner Japão ou Avine do bahia ou Kleber do inter VOLANTES:Souza Fluminense,Maicon Figueirense ou Bolati Inter e Willians Flamengo MEIAS: Andrezinho inter,Caicedo Lokomotive,Martinez Velez,Damian Manso ex LDU ATACANTE:Ricardo Oliveira Arabia,Osvaldo Ceara,Taison Ucrania,Maicon Bolt Locomotive,Grafite Arabia Ja o ingrato do fernandinho nem de graça preferiu os bambis
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 11-12-11 16h03min
João, ainda tem gente demais nesse elenco. É preciso priorizar a qualidade e não a quantidade. A nossa base é um caso a parte. Tem algo lá que precisa ser explicado. Nosso time deveria ter entre os 11, pelo menos uns 3 da base.
 Teo_CMD | BHZ | 11-12-11 17h22min
Caro João, NOSSO SONHO DEVERÁ SER DO TAMANHO DO NOSSO CLUBE, DA NOSSA TORCIDA, E DA NOSSA TRADIÇÃO! Não da reduzida cabeça de nossos dirigentes! Esta diretoria é CONTINUISMO! Mentalidade antiga onde a META é fazer dinheiro com vendas para "FECHAR O CAIXA", enquanto deveria fazer um GRANDE time, PARA GANHAR TÍTULOS, CONSTRUIR ESTÁDIO, INVESTIR EM CATEGORIAS DE BASE, MELHORAR A SEDE, ETC. FECHAR O CAIXA É COISA DE BUTIQUIM! Estamos no caminho percorrido por nosso Arqui Rival. FUGIR DA SEGUNDONA!
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 11-12-11 17h25min
Sr. João Duarte, Obrigado pela homenagem: assim, meu presente de natal já está garantido. Mas, se é normal virem tirar nossa tranquilidade, caindo de pau sobre nossos jogadores, por que não fazer o mesmo com os outros? Por que não fazer propostas para Dagoberto, Dalessandro, Guilherme, etc. Há que ser mais agressivo no mercado, até para conseguir melhores patrocínios. De todo modo, esperemos pra ver. Para o Sr. e sua Familia, um natal cheio de alegria, e um ano repleto de realizações. E um tri
 teo3 | Não definido | 11-12-11 17h28min
O Corinthians está disposto a pagar 8 milhôes de euros por Montillho enquanto o Cruzeiro mal tem dinheiro pra pagar salários. Está é a situação que o Grande Negociador deixa o clube. Embora disputem praticamente as mesmas competiçõe, clubes como Corinthians, Santos, Inter, do ponto de vista administrativo estão muito a frente do Cruzeiro. Nesste aspecto o clube não evoluiu nada. Limitou-se a vender e vender. O futuro é realmente sombrio.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 11-12-11 18h11min
Grande amigo João Duarte. Eu acredito em um Cruzeiro com sonhos grandes. É necessário dar tempo à diretoria eleita para trabalhar. A torcida, igualmente a mim, está ainda com os resquícios dos erros cometidos e não poupam críticas, receosos de que os erros continuem. Vamos aguardar... Puxa como seria muito bom trazer o Alex10 de volta e termos motivos para buscar alguém no aeroporto. Infelizmente Montillo e Fabrício não ficarão e se o Alex voltar, o time melhorará muito. Abraço fraterno.
 Fernando.Campos | Belo Horizonte | 11-12-11 18h21min
Obrigado pela citação.
Só prá constar: Alguém me disse que o ALEX 10 VOLTA. Quem vc acha que está contratado para o meio. Felipe Seymour?

Abraço fraterno.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 11-12-11 18h38min
Pois é João, deve ser mesmo muito dificil administrar um grande clube em todos os aspcetos citados.
mas o que vejo e o que me desanima, é que enquanto:
Inter anuncia Dagoberto
Gremio anuncia Kleber
São Paulo anuncia Fabrício
Flu anuncia Wagner


O Cruzeiro anuncia Gilson e Mateus e Tiago:
Quem?????
Jogadores da série B.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 11-12-11 18h41min
Quanto ao elenco: Fabricio já saiu.
Se o Fabio sair, não creio que seja essa catástrofe toda.
Não pode é sair os 3.
Suas indicações são boas.
Mas temos pelo que os amigos disseram sobre nosso presidente e nosso diretor de futebol.
Sei não, parece que esse ano foi um prenuncio que o tempo de vacas ainda mais magras estão por vir.
 DERSON | LEME | 11-12-11 18h57min
Joao o que me deixa indgnado é que na minha opiniao o nossos dirigentes esta agindo como se o Cruzeiro tivesse ido a 2ª divisao, nao da pra ver perderemos nosso principais jogadores(exeto Fabio)para o futebol nacional incluo ainda o Wallison. Me idgna mais ainda ver WPaulista,Parana e ate mesmo o Roger nao serem negociados ou utilizados como moeda de troca por algum jogador pois pra mim eles deveriam estar longe do Cruzeiro nao por serem jogadores ruins, mas por terem se acomodado .
 DERSON | LEME | 11-12-11 19h03min
Quanto ao Gabriel acho uma pena o que faz com o Cruzeiro, pra mim cospe no prato que come, mas fazer o que os clubes viraram refens dos empresarios e bmg. No mais espero que o Cruzeiro contrate bem e que os contratados correpondem o que nos torcedores esperamos dele garra,entrega,vontade e principalmente vitorias. A PERGUNTA QUE NAO QUER CALAR QUEM SERA O TAL VOLANTE DE "SELEÇAO"?
 Teo_CMD | BHZ | 11-12-11 19h29min
Gostaria que alguém me mostrasse QUANDO a equação TIME GRANDE = GRANDES JOGADORES não funcionou! Reitero, respondendo ao João o TAMANHO DO MEU SONHO para o Cruzeiro, é de TIME GRANDE, NADA MAIS QUE ISTO! Basta olhar o que fazem os GRANDES DO FUTEBOL. TIME se forma antes e durante a pré temporada, dar tempo a atual DIRETORIA, SEM COBRANÇA, é preparar para repetir o CHORO deste final de ano! TIME JÁ! Alex foi grande em 2003, já se foram 8 anos! É SONHAR PEQUENO! MANTER O ELENCO E CONTRATAR NOVOS!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 11-12-11 19h54min
João Duarte, sua coluna mostra claramente como estão distribuídos as contas do Clube.Mostra também como arrecadar sem vender jogador, então qual motivo desta política não ser implantada? Estou torcendo pela não saída de Fábio e Montillo. Que se faça caixa com vendas de Bernardo, Kieza e outros. Também estou ansioso para saber quem é este volante de seleção que está jogando na Europa e já está contratado? Espero que seja argentino ou uruguaio, pois de outros países não vinga aqui no Brasil.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 11-12-11 20h03min
Estão falando no uruguaio Cristian Rodriguez do Porto. Será? Não conheço tal jogador e parece que não está sendo utilizado pelo treinador deles.
 Eduardo Faria | Passos | 11-12-11 20h41min
Pelo que me consta você poderia fazer parte de um conselho administrativo, caso o clube queira profissionalizar a gestão, resta saber até onde seria interessante para você também, né? Mas de qq forma profissionalizar, buscando no mercado executivos experientes que possam suprir deficiências anteriores, não permitindo que a "nova" diretoria conduza amadoristicamente os destinos do nosso querido Cruzeiro, lógico q seria após um choque de gestão.
 Eduardo Faria | Passos | 11-12-11 20h41min
S.M.J. o adicional de férias é de 1/3 e não 2/3 cf.vc informou. Quanto às sugestões de composição de elenco cada torcedor com suas preferências, mas quem acompanha a base do Clube não pode cometer tantos equívocos, diante de tantas evidências, nossa base é frágil, aliás é do m/m nível do seu ex diretor Dimas Fonseca. Sem exagero, não salva um, pelo que apresentaram ontem diante do Inter. Ah, a presença do Cribari em sua lista é por força contratual?
 Eduardo Faria | Passos | 11-12-11 21h38min
Acreditar, sonhar, ter fé! Predicados indispensáveis aos vencedores, entretanto temos que exercitar o nosso conhecimento diante tb de evidências,isto poderá conter impulsos destrutivos, sofrimentos antecipados,coisas da espécie. Imaginar que vamos enfraquecer diante das saídas iminentes do Montillo, Fábio e Fabrício e até m/m Walisson, nos faz sofrer! Mas lembrar o futebol jogado pelo Cruzeiro no último brasileiro, m/m com estes jogadores,nos leva imaginar um time talvez com melhor desempenho...
 Eduardo Faria | Passos | 11-12-11 21h39min
...se fizéssemos um time com os melhores jogadores dos quatro rebaixados, pois isoladamente todos praticavam melhor futebol que o Cruzeiro. Sem contar que Atlético goiano(48), Coritiba(57) e principalmente Figueirense(58) com 15 pontos a mais que o nosso time. Portanto vamos torcer para que tenhamos mais sorte nas escolhas de jogadores para repor e/ou compor o elenco que necessitamos para os próximos campeonatos dentro das nossas capacidades de endividamento.
 zuloobas | varginha | 11-12-11 23h45min
"Prioridade fechar o caixa e formar times campeões" esse passou a ser o dilema da história recente do Cruzeiro, a partir de 2005. A fatídica eliminação da Copa do Brasil p o Paulista de Jundiaí em casa foi péssima p o clube em especial pq decretou a atual política, sob o argumento de q o time c a receita + baixa podia vencer. Vimos, c os anos, q isso pouco acontece. P voltarmos a ser campeões, temos q tentar manter os melhores saber repor e nos reforçar.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 00h33min
Em resposta ao POLE = Marco de Curitiba,
Meu prezado amigo de sangue azul,
É exatamente isto que penso. Há que se ter a ousadia de ir ao mercado e buscar as peças que nos faltam no elenco primeiro. E, claro, se preparar para as possíveis contingências.
Vamos ver se os atletas selecionados para suprir a falta de Charles e Fabrício, serão bons nomes, como é a esperança do Dr. Gilvan para a função de armação.
Saindo mesmo ambos, creio que uma vaga pode ser do Eber (8).
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 00h38min
A outra vaga será deste volante de seleção sul-americana já contratado e que será anunciado no dia 22/12.
Se o Wallyson sair (e a cláusula contratual dele permite a saída se o clube depositar o valor da multa rescisória, que não é muito elevada), mesmo trazendo o Thiaguinho creio que o Cruzeiro deverá trazer além do Osvaldo um outro jogador de frente que saiba jogar pelos flancos, mas, que se apresente para fazer gols. Que tal Deivid ou Marcos Aurélio ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 00h41min
AlfSilva,
A informação que tenho é que o Cruzeiro já sabendo que o Gabriel assinou um pré-contrato com o BMG, exerceu o seu direito de prolongar o contrato dele pelo prazo que ele ficou contundido e servindo à seleção brasileira.
Isto o impediria de servir às ROSAnas até o fim do 1° semestre de 2012. Mas, se isto for mesmo verdade, as chances dele pintar no time de lá, que está a pé de goleiro será enorme...
Acho difícil o Cruzeiro reverter a situação com ele.
A conferir.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 00h43min
Redmosk,
os nomes citados por você são bons com força. Mas, é preciso ver a questão de quando os contratos deles vencerão. O Cruzeiro dificilmente arcará com compra de direitos de jogadores acima de 27 anos de idade, caso de alguns destes.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 00h55min
Prezada Céu,
Uso de atletas da base :
1)Corinthians = Júlio César e William
2)Vasco = Dedé e Juninho ou Felipe
3)Fluminense = Marquinhos
4)Flamengo = Welington, Airton e Willians
5)Inter = Muriel, R. Moledo
6)Coritiba = Vanderlei, Jonas, Jeci, William
7)Figueirense = Juninho, Fernandes
8)São Paulo = R. Ceni, Jean, Casemiro
9)Botafogo = ninguém
10)Palmeiras = Deola
11)Santos = Rafael, Ganso, Neymar, Elano
12)Grêmio = Adílson
 PHDF | Brasília | 12-12-11 00h57min
O Gabriel é da base e assina com um patrocinador celeste para ir para o adversário?
Aí já é demais. O BMG está declaradamente investindo em jogadores e colocando-os do outro lado da Lagoa. Em que pese a grana investida por este patrocinador, é preferível procurar outro grupo para se ter como parceiro.
Nos últimos anos ficou parecendo que o lado de lá está cheio da grana e o Cruzeiro encontra-se falido.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 01h02min
13) Atlético-GO : Rafael Cruz, Marcão
14) Bahia : Paulo Miranda
15) Atlético-MG : Renan, Serginho, Felipe Soutto e Bernard
16) Cruzeiro : Diego Renan, Charles e Anselmo Ramon
17) Atlético-PR : Neto, Manoel, o volante (5)
18) Ceará : Boiadeiro
19) Avaí : Fernandinho (LE), Diogo Orlando
20) América-MG : Dudú e Leandro Ferreira
Num levantamento rápido, este não foi um fator de diferenciação para a colocação no campeonato, não é mesmo ?
Todos os times tinham 1~4.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 01h07min
Meu prezado Téo_CMD
Não creio em terra arrasada e nem em mudanças radicais em um elenco. Como o nosso resultado foi muito ruim em 2011, é natural que se busquem mais trocas, chegada de outras caras novas. Mas, é preciso se fazer isto de modo escalonado.
Legião estrangeira não dá certo nem aqui e nem no Real Madri. Como um time que tem Cristiano Ronaldo, Kaká, Ozil, Benzemá, Higuain, etc não consegue ser rolo compressor mesmo nas mãos do Mourinho ?
É preciso ter o encaixe.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 01h10min
É preciso sim se ter bons jogadores, mas, se contratar 3 para uma função e deixar a outra a descoberto, terá sido um erro.
O maior erro de 2011 foi ter perdido todas as opções de velocidade ao mesmo tempo. Lembre-se que no início do retirno não tinhamos mais Wallyson, Thiago Ribeiro, nem Dudú, Vitor e Diego Renan se contundiram e fomos obrigados a escalar volantes nas laterais e 2 centroavantes na frente. Isto é erro + falta de sorte, também. Esta combinação nos custou 11 jogos sem vitória.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 01h13min
Fechar o caixa não é coisa de botequim Téo.
Não endividar o clube a esmo e ficar sem condições de arcar com os compromissos é muito pior.
Isto ainda nos transforma em opção prioritária quando nós somos comparados a times que pagam salários milionários, mas, vivem atrasando e tem milhares de processo na justiça.
Se a gente quiser ser irresponsável, é só fazer igual ao co-irmão cuja dívida é > R$ 600 Milhões e continua a crescer. Contratam 4 a 5 etiquetas por janela e ZERO de títulos.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 01h18min
Veja o que fez Kalil de 2010 para cá :
1) Diego Souza
2) Daniel Carvalho
3) Guilherme
4) André
5) RicKY
6) Rever
7) Leonardo Silva
8) Magno Alves
9) Ricardinho
10) Zé Luís
11) Toró
12) Cáceres
13) Jairo Campos
14) Ricardo Bueno
15) Leandro Chinelo
16) Fernandinho
17) Edison Mendez
18) Renteria
19) Neto Berola
20) Patrick
21) Pierre
22) Aranha
23) Marcelo
E investiram muito dindim... ganharam o quê ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 01h23min
Téo_CMD,
Ao relatar que o nosso arquirival contratou vários jogadores de nome e não conseguiu nem formar times e muito menos ganhar títulos, nem mesmo tendo no comando treinadores ditos como os melhores do Brasil (Luxa e Dorival Jr., entre estes), mostra a diferença de política adotada pelas 2 diretorias. Enquanto o Cruzeiro está com a divida estabilizada na casa dos R$ 100 milhões, o time arquirival saltou de R$ 300 milhões para quase R$ 600 milhões nos últimos 3 anos da gestão Kalil
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 01h26min
Nossos resultados podem até não serem os ideais nos últimos 3 anos, mas, sem sombra de dúvidas foram muito melhores do que os do adversário.
Contratar sem critério é tomar ferro.
O Cruzeiro foi tímido e sem ousadia, mas, nunca teve a irresponsabilidade de botar cria fora.
Só que em 2011, erramos além da conta e passamos SUFOCO, sim... Você pode não concordar com o todo, mas, sabe que tenho razão ao dizer que não é quantidade, nem ETIQUETA. É buscar a peça certa. Requer talento
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 01h29min
Teo3,
Sua premissa até poderia ser verdadeira se os jogadores que negociamos fossem em sua grande maioria formados na base do Cruzeiro. Mas, o fato não é verdadeiro.
Veja que de todos os jogadores chorados apenas Jonathan e Dudú eram da base. Todos os outros foram contratados.
Se isto não é verdade, mostre onde embasou sua teoria ?
negar que o Zezé Perrela fez bons negócios em favor do Cruzeiro é burrice. Mas, o timing pode ser questionado, com certeza...
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 01h30min
Amanhã continuo a responder aos demais... Um bom dia a todos.
 Naldo | Brasília | 12-12-11 09h57min
O Cruzeiro é time grande. E time grande precisa ganhar títulos. Foram os títulos que levaram o nosso time a 6ª maior do Brasil. Portanto, precisa encontrar o equilíbrio. Do contrário, pode investir na base, formar jogador, vender e fazer caixa.Ficar no azul e não ganhar nada, mas perder torcida e espaço na mídia.
 heliosangueazul | São Paulo | 12-12-11 11h11min
Caro João Duarte! Parabens pela coluna, muito bem exclarecidas algumas dúvidas que eu tinha quanto à administração de uma entidade do porte do CEC. Vejo muitos aqui já descendo a lenha no Dr. Gilvan, na minha opinião ele ainda não deu motivos para ser criticado nem elogiado, até porque ainda não assumiu, embora entendo que o ZZP já deu a ele autonomia para agir, mas continua doido para liquidar o time. Exemplo disso é o caso Montillo.
 heliosangueazul | São Paulo | 12-12-11 11h20min
No mais, vejo esse modelo de adiministração do Cruzeiro ultrapassado, se é que algum dia isso foi eficiente, não vejo empreendedorismo. Veja o caso do Corinthians, Santos, Inter e etc, primeiro projetam,fabricam e divulgam seus "produtos", depois vão atraz do lucro, já no Cruzeiro vejo o inverso disso. Sei lá! Sou um administrador, mas em um ramo totalmente diferente, posso estar errado. Abraço.
 sanny miranda | Não definido | 12-12-11 12h05min
Cara se sairem estes jogadores ai montillo ou fabio kkk O meu Deus o cruzeiro cai é pra terceira divisão!!! poxa q caramba o cruzeiro não pensa nos torcedores so pensa no time(LUCRO)... poxa tem muitos times lascados ai q so compram jogadores de nome e o cruzeiro nada... poxa o cruzeiro e o são paulo são os times mais ricos do brasil... o cruzeiro é um dos q mais vendem e fatura mais... compra jogaro de 1 reas e vende de 100.... Galera pra substituir so tem um q é o ALEX!!!
 sanny miranda | Não definido | 12-12-11 12h05min
Cara se sairem estes jogadores ai montillo ou fabio kkk O meu Deus o cruzeiro cai é pra terceira divisão!!! poxa q caramba o cruzeiro não pensa nos torcedores so pensa no time(LUCRO)... poxa tem muitos times lascados ai q so compram jogadores de nome e o cruzeiro nada... poxa o cruzeiro e o são paulo são os times mais ricos do brasil... o cruzeiro é um dos q mais vendem e fatura mais... compra jogaro de 1 reas e vende de 100.... Galera pra substituir so tem um q é o ALEX!!!
 sanny miranda | Não definido | 12-12-11 12h11min
E tem mais galera se o cruzeiro vender o fabio msm ..olha bem o idolo do time...kk jogandoo...kk ..pra substituir o fabio so se trazer é o julio cesar da internacionale(coisa impossivel ne)... po kd o alex!!! esse vai ser idolo sempre... o santos tem Neymar o flamengo tem o ronaldinho..o fluminese tem o FRED q poderia ser nosso)) e o cruzeiro tem quem?? poxa a diretotia so pensa em lucro nada pro torcedor..kd os titulo? ja to cansado de campeonato mineiro ,, eu quero é o brasileiro!!!!!!!
 szogheib | Vila Velha | 12-12-11 12h51min
Caro João Duarte... quero agradecer a homenagem na postagem anterior...rsrsr não havia visto. Estaremos lá amanhã, meus dois filhos quase fanáticos e eu. Acho que sei onde é... de um lado fica o bar azul e do outro lado fica a penumbra. Estaremos sim comemorando/agradecendo a saúde, as realizações e as frustrações que acabam sempre nos fortalecendo...nem que seja no conhecimento. Gostaria de deixar claro aqui que todos os cruzeirenses de onde for estão convidados...
 szogheib | Vila Velha | 12-12-11 12h54min
Somente para não ficar no ar.... O João Duarte contribuirá com 24 garrafas de cervejas e o Libanês aqui com 6 garrafas de cervejas. Os gastos demais ficaram para divisão. Espero contar com o número máximo de amigos e colegas. Até lá então.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 13h25min
Prezado Marcos Mineiro,
A minha sugestão é a seguinte. Monitorar os jogadores que estarão ficando sem contrato com os clubes a cada janela. Como se sabe, 6 meses antes do vencimento contratual o clube poderá assinar um pré-contrato com o jogador/procurador. Buscar ter o melhor jogador em disponibilidade para a posição "carente" no elenco.
Por exemplo : a lateral esquerda do Cruzeiro é uma posição na qual tivemos dificuldades. Contratou-se o Gilson. Mas e se Kleber pudesse vir ?
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 13h30min
A questão da agressividade e de se conseguir melhores patrocínios. Vejo no meio da torcida do Cruzeiro um ódio violento contra o banco BMG, pelo fato de que a entidade é de um atleticano (Ricardo Guimarães).
Acontece que as entidades dirigidas por cruzeirenses quando instadas a nos patrocinar não apresentam propostas competitivas. Quando é para clubes de Minas a FIAT (privilegia a colônia italiana) paga muito menos do que paga ao Palmeiras de São Paulo. Há a questão do mercado de SP também
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 13h31min
E finalmente há a questão da crise mundial que vem reduzindo os investimentos em marketing esportivo mundo afora. Tanto é verdade que o conflito na NBA durou 2 meses e houve redução drástica nas cotas.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 13h34min
Fernando Campos, ou o ex-FUSIL CRUZEIRENSE
Ainda vou tratá-lo pela alcunha antiga nas próximas colunas para que os que sempre acompanharam as suas opiniões aqui no espaço possam saber que se trata da mesma pessoa.
Creio que o Corinthians não vá chegar nos valores pretendidos pelo Cruzeiro. Mas se chegarem a um acordo e o Montillo se for creio que o Cruzeiro tenha realmente que trazer de volta o seu grande ídolo.
Para isto uma engenharia financeira seria necessária.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 13h37min
Alex poderia ter um tratamento próximo do que o Ronaldinho recebe no Flamengo. Ou seja, o Cruzeiro bancaria um salário de R$ 250 mil / mês e as empresas parceiras complementariam com os outros R$ 750 mil, sendo recompensadas com o excedente nas cotas de negociação dos patrocínios (50/50) e com as outras ações de marketing do clube.
Será que com Alex o patrocínio do Cruzeiro subiria de R$ 15 milhões / ano, para algo em torno dos R$ 25 milhões / ano ?
Vejo que seria possível...
 mrr | Natal | 12-12-11 13h52min
JD boa tarde! Pelo que percebi, nosso orçamento deverá ser modesto, então não há como a campanha de 2012 ser diferente. vejo um novo ciclo iniciando, peço que tenhamos paciência, um novo time será motando, as peças demorarão para se ajustar. Com o possível time citado pelo João, possibilidades de título somente para o estadual e Copa do Brasil, no mais não vejo chance ao se comparar com outros times que estão contratando como SP, Vasco, Internacional, Corinthians etc...
 mrr | Natal | 12-12-11 13h54min
Complementando.... Vejo o Cruzeiro reiniciando os passos da década de 90, focado mais para as copas, por serem torneios curtos e que possuem um bom retorno financeiro. Ao passar dos anos irá se fortalecer novamente financeiramente, para poder voltar a almejar Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial... Portanto sejamos paciente...
 mrr | Natal | 12-12-11 13h59min
Complementando ainda. Quanto ao Montillo, na minha opinião está vendido. Quem acompanha futebol sabe que quando um jogador quer, já era, o clube pode espernear mas não tem jeito, a venda é feita mesmo que seja na marra... Nos coloquemos no lugar do Montillo, o cara já não é um garoto, tem um filho que requer cuidados especiais(caros), e ver o time sendo desmanchado, o que você faria no lugar dele? Ele é um profissional e como tal, deve sempre buscar o que é melhor para si... Abraço!
 mrr | Natal | 12-12-11 14h03min
Deixemos nosso fanatismo de lado, neste momento INSTÁVEL do Cruzeiro, onde a dívida do time está um tanto controversa, ou seja, não se sabe realmente o rombo que administração deixou, para o Montillo ficar seria uma to de enorme irresponsabilidade par coma família dele. De novo repito, quem tem filho sabe o que estou falando, fazemos qualquer coisa por eles, ainda mais na situação de SANTINO... Se o Cruzeiro está quebrado, não pode oferecer uma proposta melhor, não vejo alternativa senão saída
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 14h19min
Dérson - Leme,
Há algum problema em sua colocação. Jogadores como Paraná ou Roger não geram nenhuma possibilidade do Cruzeiro fazer $$$ com a cessão deles. São contratados como geradores de custo-benefício ou seja, o clube vai ganhar com o rendimento deles em campo e com a evolução do futebol dos que gravitam em torno deles. Este é o cenário dos jogadores que já passaram dos 31 anos. A Europa não os contrata diretamente para os grandes clubes, o mercado deles é Ásia e Oriente Médio.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 14h22min
Farias e Leandro Guerreiro estão enquadrados na mesma categoria. Até mesmo Fábio se insere um pouco por aí, muito embora a posição de goleiro permita uma maior extensão da carreira, haja um pouco mais de tolerância.
Wélington Paulista perdeu valor de mercado em 2011, com a péssiam temporada, quando não fez mais do que 5 gols. Não é hora de negociá-lo. Creio que ao final de 2012, com médias de gols mais elevadas, ele poderá deixar um bom lucro no cofres do Cruzeiro, que tem 25% do passe dele
 AFernando | Varginha | 12-12-11 16h54min
Diante de suas colocações, aquilo que a entidade Cruzeiro mais precisa e uma Auditoria externa, no sentido de equacionar as contas do clube e descobrir o que provoca o deficit anual. Parece me que na administração do Clube falta tudo: Contabilidade, Fluxo de caixa, Planejamento estrategico, departamentalização interna e autonomia a estes. A meu ver as coisas no Cruzeiro vai a toque de caixa. Imagina voce, entrando uma nova diretoria com os mesmos vicios. E numa encruzilhada, onde não se sabe...
 seixas | Belo Horizonte | 12-12-11 16h59min
Prezado JD, obrigado pela lembrança. O Cruzeiro tinha que varrer esse BMG das bandas do Barro Preto, ainda mais se confirmardo esse papo do pré contrato do Gabriel. Sempre nessa época de especulaçoes me lembro do nome do meia Moraes( que não é e nem será titular do Corinthians), esse eu queria ver aqui, habilidoso, objetivo, faz gols...enfim, dia 22 teremos algo de fato, o jeito é esperar. Abraço fraterno desse irmão da familia Cruzeiro.
 AFernando | Varginha | 12-12-11 17h04min
...onde vai, qualquer caminho serve. O tamanho de nossos sonhos passa obrigatóriamente por um Gestão competente e comprometida com as coisas do Clube. E se isto não acontecer nossos sonhos torna-se-ão em pesadelos. Olha que que não será dificil de imaginar; pense em 2011 os sonhos que depositavamos em nosso time no inicio e veja o pesadelo que vivemos no final.Por que os demais times vão bem, boa administração e muita competencia nas descisões.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 17h15min
Seixas,
Você pode ficar algum tempo sem se escrever, mas, não pode deixar de bater um papo conosco neste espaço. É sempre um prazer trocar idéias com um cruzeirense da melhor qualidade. Quero falar sobre o Morais, que não é tão velho como muitos imaginam, mas, que andou se desvalorizando e fazendo péssimas escolhas desde que saiu do Vasco, passando pelo Atlético-PR, Bahia e de volta ao Corinthians.
É o tipo do contra-peso que pode repetir CRIS no caso do João Carlos.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 17h18min
Léo Gontijo,
Não achei apropriada a fala do nosso presidente ao dizer que o Cruzeiro precisa de dinheiro para fechar o caixa, mas, não vai vender o Montillo por valor inferior ao da multa.
Este é o tipo de informação que não pode ir parar no mercado, mesmo que seja verdadeira. Se tiver que vender um jogador que o vendam, e só depois venham a público e expliquem porque a decisão foi tomada. DIZER ANTES É DAR O COMANDO E CONTROLE DA NEGOCIAÇÃO PARA O OUTRO LADO DA MESA.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 17h20min
Infelizmente, o Zezé Perrela não sabe jogar POKER. Errou no blefe do caso KLÉBER ao vender 50% para o Palmeiras por 3 milhões de Euros e ficou com um papel micadíssimo na mão, que não vale nada = os tais outros 50% dos direitos do Kléber. Só terão algum valor no caso de uma venda para o exterior... Viram só, o Palmeiras vendeu a parte dele e o Cruzeiro não ganhou rosca... Simples assim.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 12-12-11 17h26min
Ô João, esse Morais, sinceramente, bananeira que já deu cacho.
Não estourou até hj..., pra mim é no nível de Lulinha, Renan Oliveira, e outros pseudos-camisa-dez, que nunca vingaram.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 12-12-11 17h29min
Já o nosso presidente, me parece muito amador no futebol.

Tudo bem, é um senhor de 80 anos, advogado, esclarecido, já feito na vida e tudo o mais. Isso é muito favorável, uma vez que pelo menos não vamos desconfiar muito de enriquecimento ilícito e outros fantasmas que nos assombram.

Mas anda falando demais e mal. No final do Brasileirão falava em reformulação antes mesmo de nos salvarmos.
Agora vem com essa do volante de seleção.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 12-12-11 17h32min
Ou esse cara é um nome inquestionável ou será um grande tiro no pé.
Imagina se vem um peruano, equatoriano ou outros de menos destaque.

Pra quê criar uma falsa expectativa? E, se o cara tá fechado, então anuncia logo.
Criar expectiva e depois frustrar é muito pior.


Conhece aquele ditado: Quem come calado, come dobrado.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 17h48min
Léo Gontijo,
É questão de estilo de jogo meu amigo. Morais não deu certo no Corinthians, mas, foi bem demais no Vasco.
Não é tão velho assim, pois está com 27 anos.
Este papo de bananeira que já deu cacho a gente já ouviu outras vezes, não é mesmo ?
Eu acredito no momento do futebol, na condição física do jogador e de ter conhecido o que o jogador pode render em campo. O que me preocupa no Morais é que desde 2008, não vem tendo temporadas regulares e nem se firmando.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 17h51min
Agora surgiu uma informação que o ANZHI iria oferecer ao Cruzeiro 10 milhões de Euros + o passe do Diego Tardelli pelo Montillo. Se isto for confirmado, creio que o Cruzeiro pode vender fácil o tardelli para as ROSAnas por 5 milhões de Euros e assim apurar os 15 milhões de Euros.
Eu pediria os 5 milhões de Euros + Renan Oliveira (como uma aposta de risco).
Este negócio eu faria tranquilo. Colocaria R$ 36 milhões no caixa do Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 17h56min
Segundo o Zezé Perrela, junto ao investidor que comprou os tais 20% do Montillo, havia uma cláusula de recompra pelo valor recebido corrigido pelo INPC.
Supondo que o sujeito tenha pago US$ 1.6 milhões pelos 20%, em valores da época isto daria =1.6 x 1.7 = R$ 2,72 Mi. Corrigindo pelo INPC de 7 meses = 4%, daria R$ 2.83 Mi. Hoje os 20% do Montillo já valem R$ 7.2 Mi.
Ou seja, o clube não deve deixar de exercer o direito de recompra nem se aceitar a proposta ridícula do Corinthians
 João Duarte | Vit�ria | 12-12-11 17h59min
Na verdade, o Cruzeiro se vender por R$ 36 milhões tem a possibilidade de colocar pelo menos uns R$ 26 milhões no caixa, exercendo o direito de recompra dos tais 20% decidos a empresários não revelados (?).
 lanza | Vitória | 12-12-11 19h55min
João como sempre bons comentários, parabéns !!!Tomara que o bom ilumine a cabeça do Dr Gilvan. Agora montar um time sem dinheiro ta difícil.Aposto muito na vinda do Osvaldo,o pouco que o vi jogar gostei muito,muito oportunista e rápido.Me parece que as rosanas vão negociar o Andre,boa pedida ou não.
 zuloobas | varginha | 12-12-11 21h11min
Como sempre pontual caro João. É sabido q no Cruzeiro nunca existiu jogador inegociável. Entendo q se for necessário à política atual vender alguém mais valorizado q seja o Montillo e NÃO o Wallison por favor. Wallison é raro no futebol, explico: é velocista e goleador. No geral os jogadores são ou velocistas ou goleadores. P se ter uma idéia, o badalado Osvaldo fez 5 gols em 56 partidas no ano. Motillo é fera mas c o dinheiro dá p repor mas se Wallison sair n temos din p repor sua falta.
 zuloobas | varginha | 12-12-11 21h21min
Vide o estrago q foi qdo ele se machucou e n pôde jogar: Cruzeiro 0 x 2 Once Caldas, c Montillo em campo e o 2º turno, c Montillo atuando. O campeonato mineiro, o consolo dos miseráveis, saiu dos pés dele. E aidna tem o fato q o Wallison é um menino e tem muito a mostrar e evoluir ainda. Dito isso, deixo clara minha opinião, mais uma vez: Se for vender qualidade vende Montillo e Fábio, NÃO o Wallison, ainda mais p mercado interno, aí é regredir de ponte (nossa dura realidade) p clube formador.
 zuloobas | varginha | 12-12-11 21h27min
Qdo digo regredir de ponte p clube formador digo metaforicamente ou seja deixar de ser Cruzeiro q há anos só vende suas estrelas p o mercado externo p virar um Tombense da vida. Cruzeirenses no Mundo Agnaldo Salgado Moro no Rio desde 86 mas o Cruzeiro continua no meu coração. Quando me perguntam qual é o meu time respondo com muito orgulho.... EU SOU CRUZEIRO!!!! Ai eles insistem,qual o seu segundo time??? E eu respondo...... CRUZEIRO!!! Sem essa de seg
 zuloobas | varginha | 12-12-11 21h29min
(perdão colei errado acima, postei no outro tópico kkk e ainda colei aqui o post do colega, peço ignorarem/deletarem o post acima) Continuado: Qdo digo regredir de ponte p clube formador digo metaforicamente ou seja deixar de ser Cruzeiro q há anos só vende suas estrelas p o mercado externo p virar um Tombense da vida.
 Edinho | Belo Horizonte | 12-12-11 23h11min
Grande João! Obrigado pela homenagem!
Se eu fosse o Gilvan, quando algum clube Brasileiro viesse atrás de nossos jogadores mais importantes, eu sempre responderia na "mesma moeda". Ex: Corinthias quer Montillo? Perfeitamente sr Sanchez, e o Cruzeiro quer Paulinho + Ralf + Alex + Sheik!!! E por aí vai...
Sinceramente, já estou torcendo pro Montillo ser vendido pro exterior... Vender para um concorrente brasileiro é muito triste, dá uma sensação de fraqueza, impotência... Não dá!!!
 Edinho | Belo Horizonte | 12-12-11 23h20min
Sobre as contratações:
Kleber(Lat) Inter: Contrato encerrando?;
Dagoberto (Carrasco!): Porque nao tentar atravessar o Inter, que esta negociando com o jogador?;
Jorge Vagner (Kashiwa): Ainda renderia no futebol brasileiro? Joga de armador e tb lateral... Cobrava faltas/escanteios bem...
E nosso zagueirão Cris, será que em 2012 ele não quer voltar?
E a cereja do bolo??? Há anos vejo vc pedindo, cadê a OUSADIA (BOLDNESS) para trazer um TOP? (Alex10)
 Edinho | Belo Horizonte | 12-12-11 23h26min
Gostaria muito de voltar a ver um Cruzeiro forte, levantando canecos Nacionais e Internacionais! Teremos um estádio novinho (que será um caldeirão, tipo La Bombonera), já em Fevereiro... Chance de ouro pro Sócio de Futebol voltar e vingar! Mas a torcida precisa de IDOLOS, de craques... Espero que o Gilvan leia sua coluna e aproveite muitas de suas idéias aqui expostas.
Um grande abraço,
Eden Dutra
 afelipe | Belo Horizonte | 12-12-11 23h58min
Sabe o que seria sensacional? Aceitar a proposta do Ahnzi e emprestar o Tardelli para as frangolinas!
Impedir por contrato que ele jogue contra a gente e vende-lo depois lucrando em cima. rsrsrsrs
 afelipe | Belo Horizonte | 13-12-11 00h04min
Agora falando sério, eu ficaria feliz de ver o Cruzeiro estudando o caso do Ederson do Lyon. Ele esta em baixa na França, quer voltar pela Copa do Mundo e joga bem demais! Seria um substituto a altura do Montillo.
Essa do goleiro Gabriel foi duro mesmo viu! Esse BMG não faz questão nenhuma de disfarçar seu lado rosa da força. O valor a mais que eles oferecem pelo patrocínio não compensa nunca as pilantragens que fazem com agente!!
 afelipe | Belo Horizonte | 13-12-11 00h17min
Apostaria no Moraes também se fosse a unica opção para substituir o Montillo. Se for apenas pra compor elenco sou mais os pratas Eber e Elber.
O que mais me preocupa ainda são as laterais.
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 09h20min
Meu prezado Eduardo Faria,
Se a gente analisar a coisa com carinho creio que temos muitas pessoas entre os cruzeirenses com conhecimento e moral para comporem a administração profissional do clube.
Eu já coloquei para muitos colegas que ainda tenho muita lenha para queimar no campo da SIDERURGIA onde atuo desde que me formei há 29 anos atrás. Prá minha sorte estou no 29° ano de carreira numa mesma organização, onde ocupei várias diferentes funções durante todo este tempo.
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 09h24min
O Cruzeiro é uma das minhas grandes paixões e ainda quero ajudar ao clube, seja de que forma for. Hoje, pago o SÓCIO DO FUTEBOL (anuidade) e este ano inteiro fui a UM jogo do clube apenas. Infelizmente, os compromissos profissionais tem me absorvido demais, não tive como me ausentar. O time andou jogado às traças e o mundo do futebol errou demais em 2011, eu diria que a partir da metade de 2010, quando o nosso presidente virou as suas prioridades para o mundo da política. Não funcionou bem.
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 09h27min
Já comentamos bastante a respeito disto nesta e em outras colunas anteriores. Vida que segue.
Sobre o Cribari : o jogador tem contrato com o clube até o meio do ano. Cumpriu tudo que lhe foi determinado. Foi bem na última partida que jogou no Ceará. Eu o deixaria no elenco e só o dispensaria ao final do mesmo, se fosse o caso. Aposto numa grande evolução dele, após a pré-temporada e sua adaptação ao nosso futebol. Pode parecer que não, mas, TODO jogador sente a mudança.
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 09h31min
Prezado Zuluobas,
Em 2011 estava com o compadre Zezé vendo os treinos na Toca da Raposa e a gente observava o Wallyson. Foi a melhor contratação do Cruzeiro dos últimos tempos. Jogador realmente raro no futebol. O que vimos este rapaz fazer no início de 2011 é coisa muito séria. Tinha pulmão para ajudar ao Pablo na marcação, puxar contra-ataques e ainda decidir os jogos. Reputo a saída dele como a maior causa da queda vertiginosa de produção do nosso ataque.
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 09h34min
A questão é a seguinte : qual é o valor que se algum clube brasileiro pagar leva o Wallyson ?
Muitos vão ficar com raiva do que vou falar aqui e agora, como diria o Gil Gomes, mas, se for possível vender o Montillo e comprar os 70% do Wallyson, eu topo na hora. E gostei muito da idéia de vender o Montillo para o ANZHI, emprestar o Tardelli para as ROSAnas, com multa para uso nos jogos contra o Cruzeiro igual a R$ 1 milhão. Além de não reforçar o Corinthians ou São Paulo, dinheiro em caixa.
 Eduardo Faria | Passos | 13-12-11 11h01min
Olá JDuarte, obrigado pela atenção aos meus comentários. Gostaria de conhecer a sua opinião sobre a composição da nova diretoria, assim como a importância de uma mudança geral e contar com elementos gabaritados profissionalmente. Não seria de uma importância tão quanto a de jogadores? Não mostrou serviço esperado muda-se, simples assim! Aliás porque somente jogadores são substituídos?
 Eduardo Faria | Passos | 13-12-11 11h01min
Olá JDuarte, obrigado pela atenção aos meus comentários. Gostaria de conhecer a sua opinião sobre a composição da nova diretoria, assim como a importância de uma mudança geral e contar com elementos gabaritados profissionalmente. Não seria de uma importância tão quanto a de jogadores? Não mostrou serviço esperado muda-se, simples assim! Aliás porque somente jogadores são substituídos?
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 12h39min
Prezado Eduardo Faria,
Em minha opinião a distribuição de atividades deveria ser a seguinte.
Vice-Presidente de Futebol : cargo de confiança do presidente. De preferência uma pessoa capaz de lidar com a parte estratégica, gerir e negociar os contratos de marketing do futebol (patrocínios, licenciamentos, conhecimento das agências temáticas, planejamento de médio e longo prazos, etc). Desejável que também conhecesse dos meandros do futebol para atuar como VOTO DE MINERVA.
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 12h44min
O cargo de vice-presidente do futebol também deveria ser remunerado. Afinal, teria que responder pelo cumprimento dos orçamentos, teria responsabilidade fiscal, teria que fixar as premissas básicas para o funcionamento do Departamento de Futebol Profissional e das Categorias de Base do Clube, além de de validar os papéis no Organograma de cada setor, tendo ainda que responder não só ao Presidente como ao Conselho Deliberativo do Clube, trimestralmente de forma oficial ou quando solicitado.
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 12h48min
2 - Gerente de Futebol : Homem do mundo do futebol, responsável por negociar os contratos, eliminar passivos trabalhistas, tratamento do dia-a-dia com os "stakeholders" do mundo do futebol atual, tais como : patrocinadores, empresários de atletas, dirigentes de federações e de outros clubes, imprensa, comunidades circunvizinhas aos clubes, profissionais especializados (assistentes sociais, psicólogos, comissões técnicas, fisioterapeutas, DM, etc). Gestor do futebol do clube. REMUNERADO.
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 12h50min
3 - Supervisor do Futebol : - Homem que faz o contato entre o treinador e os canais competentes, responsável pela LOGÍSTICA, atendimento às demandas dos treinadores, jogadores, comissões técnicas e também pela avaliação do desempenho dos setores de suporte ligados ao futebol (seleção de equipes médicas fora do clube junto com os médicos do clube, tempos de recuperação de atletas, índice de eficiência e avaliação de rendimento dos atletas, scout profissional dos atletas).
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 12h56min
Trabalharia o Supervisor de Futebol ou Superintendente do Futebol muito ligado ao Diretor da Área, sendo a pessoa na qual os jogadores do elenco e em especial os líderes do elenco deveriam centralizar as suas demandas.
4 - Gerente de Comunicação : que faz toda a análise de MIDIA (menções positivas e negativas), dá suporte ao Vice-Presidente do Futebol nas negociações de Patrocínio, estabelece as regras do relacionamento das comissões técnicas e dos atletas com a imprensa. ESTRATÉGICO
 João Duarte | Vit�ria | 13-12-11 12h59min
Cada um destes profissionais teria metas acordadas e com possível mensuração objetiva e seriam avaliadas pelo seu superior imediato anualmente. Se não atender aos pré-requisitos mínimos, como ocorre nas organizações, após um processo de orientação prévio, seria feita a troca.
Em minha opinião isto seria dar visão profissional e transparência nas relações, com metas acordadas e possibilidade de revisão das mesmas, a cada semestre.
E aí, o que acha disto ?
 Eduardo Faria | Passos | 13-12-11 16h04min
Uma verdadeira aula, ou uma pequena amostra da complexidade do que se esperava principalmente dos Senhores: Gustavo Perrela, Benecy Queirós, Valdir Barbosa e Guilherme Mendes. Na minha opinião, explica tudo o que aconteceu em 2011 sob a batuta do ZZP. Agora nesta transição, teremos oportunidade ímpar para as substituições, afinal o time ainda não saiu do vestiário, nem m/m foi escalado...!
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 13-12-11 16h11min
Sr. João Duarte, Aqui mesmo há uma nota interessante: o Cruzeiro pretende construir um ginásio multiuso na Pampulha. A Assoação do Barro Preto propõe parceria para a construção de um Shopping. Nosso Presidente descarta a idéia. Em princípio, em sem estudos mais aprofundados de viabilidade técnica e econômica, como descartar de plano a idéia? É isso que chamo de coragem empreendedora.
 Eduardo Faria | Passos | 13-12-11 16h23min
Ops, não sei se pela sua insignificância profissional, o certo é que acabei me esquecendo daquele que em momento algum demonstrou perfil para o cargo que ocupou a pedido do ZZP e tb solicitado pelo Gilvan Pinho Tavares. Dimas Fonseca é o cara! Aquele que possui + de 90% de rejeição junto aos torcedores. A voz do povo...
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 13-12-11 18h16min
João, então nos esclareça uma coisa:
O Sr. Valdir Barbosa é o diretor para assuntos intenacionais.
O que ele vai fazer em 2012, visto que não vamos disputar nenhuma competição fora do Brasil????????????????????????
 zuloobas | varginha | 13-12-11 20h14min
Bem colocado. Em 2011 n é só dizer q o Perrela é isso ou aquilo pois sabemos q uma administração n se faz sozinho. O Chefe coordena a equipe, nesse ponto o Perrela falhou, esteve omisso mas, sua equipe (Diretoria) tb falhou. Assim como os jogadores, bem pagos, num clube de referência mundial, de picuinha e lutando p n cair... n eram tão ruins, ficou provado. Vms ver se em 2012 o Cruzeiro USA A CABEÇA. Tem q planejar direitinho pq ficou patente q no meio do ano é arriscado enfraquecer o time.
 João Duarte | Vit�ria | 14-12-11 09h12min
Prezado Eduardo,
Várias vezes já quis escrever sobre o tema :"Organizando o Departamento de Futebol de um Grande Clube". O tema é extenso e complexo para ser resumido em poucas linhas, mas, julgava que seria interessante mostrar a quem lê, como o clube deveria se organizar para atingir os objetivos, na área do futebol, o que no caso da maioria absoluta das entidades é o carro chefe. Mas, sempre piso no freio, porque, se você levar a proposta que precisa ser implantada, vão rechaçar.
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 14-12-11 10h27min
Ô João, como é que não existe essa de bananeira que já deu cacho???
Claro que existe.
Lendo as notícias de hj temos o exemplo clássico: Valdívia.
Foi oferecido ao cam.
É ruim de grupo (se isola na concentração).
Machuca muito.
Salário astronômico.
Expulso com frequência.
Há muito não mostra nada em campo.
O Felipão já não quer.

Já era. Só lhe resta o mundo árabe.
 HenriqueU | Não definido | 14-12-11 16h03min
Sei da importancia que tem o FÁBIO para o Cruzeiro. Se não fosse ele com certeza tinhamos caido este ano. Mas também acredito que já está na hora dele procurar novos ares. No entanto, a posição de goleiro é muito exigente e não acho que os goleiros reservas vão dar conta do recado. Por isso só concordo com a saida do Fábio se vier um goleiro como o idolo GOMES, que está procurando clube na Inglaterra. Além disso ele é PÉ QUENTE. Isso daria um novo ânimo para o Cruzeiro. O que vocês acham?
 João Duarte | Vit�ria | 14-12-11 18h52min
Segundo Dr. Gilvan do Pinho Tavares,
1 - Proposta do Corinthians : chegaram a R$ 24 Milhões e o Cruzeiro não aceitou.
2 - Proposta do São Paulo : R$ 19 Milhões + Jean (Volante / LD), Carlinhos Paraíba (volante, armador ou LE) e Henrique (centroavante)
O Cruzeiro não aceitou.
3 - Flamengo oferecer R$ 15 milhões na parte do Cruzeiro (60% do passe). Cruzeiro não aceitou.
Eu ficaria com a proposta do São Paulo, incluindo Fernandinho ou Cícero no lugar do Paraíba.
 Fonseca.monlevade | Vitória | 14-12-11 20h38min
Joao, o site UOL relata que a contrataçao tão comentada e ja efetivada pelo Cruzeiro de nível internacional é o Diego Arias, colombiano do Paok da Grécia, eu particularmente nunca ouvi falar, mas não vou fazer pre-julgamento, voce ja ouviu falar? O que acha desse jogador? Realmente é um grande reforço?
 Rodrigo Mendes | Belo Horizonte | 15-12-11 10h43min
kkk...Que fechar caixa João, que espécie de torcedor você é? Torcedor contador? Torcedor que comemora vendas? Quero que o caixa do Cruzeiro fique vermelho, aliás, vermelho e preto igual ao do Flamengo, mas mantendo Léo Moura lá por tantos anos, Ronaldinho, Thiago Neves, Luxemburgo.... Quem me dera se o caixa do Cruzeiro fosse vermelho igual ao do Flamengo. Sou torcedor do time do Cruzeiro, quem torce pra caixa são as rosanas...kkk
 João Duarte | Vit�ria | 15-12-11 11h11min
Prezado Rodrigo Mendes,
Pois discordo de você. Que Flamengo o quê, bicho. O time da Gávea foi campeão em 2009 num aborto da natureza.
Agora mesmo, salários atrasados e mesmo sendo o time que mais fatura no Brasil anda sempre de pires na mão. Revela jogadores e os vende a preço de banana e depois os recontrata sempre mais caro. Não honra contratos e se houvesse uma lei fiscal como na Itália ou Alemanha seria rebaixado para a 4ª divisão. Arrebenta com os clubes sérios.
 João Duarte | Vit�ria | 15-12-11 11h14min
Paga salários fora da realidade deles e do futebol brasileiro. Namorou com o rebaixamento várias vezes nos últimos tempos. Não, eu sou torcedor mas quero ver o meu clube bem gerido. Você apóia então a gestão do Kalil, né ?
Ele está fanfarronando porque o BMG está segurando as pontas dele e aumentando a cada dia a fatia no DIAMOND MALL.
Quem deve R$ 500 milhões, deve R$ 600 milhões... pois, se esta é a sua política estou fora. Não concordo. É irresponsável.
 João Duarte | Vit�ria | 15-12-11 11h17min
Sempre disse que o Cruzeiro poderia ousar um pouco mais. Isto não quer dizer ser um "aloprado mental" e sair gastando o que não se tem.
Hoje no Brasil Corinthians, Flamengo e São Paulo tem orçamento superior a R$ 200 milhões / ano. O do Cruzeiro em 2012, incluindo todas as receitas deverá atingir a uns R$ 120 milhões. Se o Cruzeiro gastar igual ao Corinthians, o seu endividamento subirá dos atuais R$ 100 ~ 120 Milhões para o dobro. E o serviço da dívida irá carcomer a arrecadação.
 João Duarte | Vit�ria | 15-12-11 11h20min
Agora eu te faço a pergunta :
Você seria sócio do futebol pagando R$ 1500,00 anuais ?
E se somos 8 milhões, será que não temos 1% de torcedores que se disporiam a doar para o clube R$ 1500 / mês ?
Poucos fariam isto... Mas, esta seria a forma para gerar R$ 120 milhões / ano e nos permitir fazer frente aos que mais arrecadam. Você quer ver o Cruzeiro grande ?
- Se associe ao clube.
Aposto que a sua resposta voltará cheia de condicionantes. Isto é ser torcedor ?
 Rodrigo Mendes | Belo Horizonte | 15-12-11 15h03min
Grande João, sou sócio desde o Cartão 5 estrelas que aliás era o melhor programa e despendo atualmente muito mais do que R$ 1.500 anuais para o Cruzeiro, mas como pedir isso para a torcida se ninguém no Brasil acredita nessa diretoria, como incentivar o cara a pagar isso se amanhã o Montillo pode estar no timão, o Fabrício no São Paulo, o Paraná no Figueirense, nossa diretoria não tem respeito com a torcida e isto está se voltando contra o clube....cont
 Rodrigo Mendes | Belo Horizonte | 15-12-11 15h09min
todos os times do eixo falam em tirar jogador do Cruzeiro como se fossem tirar jogadores do Bangu, nosso presidente jogou nosso nome no lixo. Prefiro sim ver o Cruzeiro quebrado e com time do que estar quebrado e vendendo todo mundo, porque nossa situação não é nada boa pra ficar falando do Flamengo, estamos devendo, pegando empréstimos para fazer a folha, vendendo parcela de jogadores para o Ricardo Guimarães, olha isso João, nossos "parceiros" são Ricardo Guimarães, Maluf, e Issa. Quero não!
 Rodrigo Mendes | Belo Horizonte | 15-12-11 15h15min
Não tenho vergonha nenhuma de dizer que estamos vivendo nossos piores dias como cruzeirenses, temos a única diretoria do Brasil que reclama de dinheiro, porque os presidentes de Grêmio, Inter, Patético não reclamam?? Eles são maiores?? Mais ricos?? Ou simplesmente estão focados em fazer futebol, trazer bons jogadores e não tem essa folha inchada que temos. Chega de Guilherme Mendes, Valdir Barbosa, Marcone...esses caras não vão ganhar título não João mas esses caras tem salários de craque.
 zuloobas | varginha | 15-12-11 15h37min
Caro João: dá uma olhada nesse link: "http://globoesporte.globo.com/futebol/noticia/2011/12/inter-nao-abre-mao-sao-paulo-bate-o-pe-e-dagol-pode-ter-exilio-em-2012.html". SP n quer q Dagol vá p o Inter. Simples: Dagoberto, Marlos e Jean e mais 6 milhões de euros por Montillo. Resolve o problema de todo mundo. N tem como falar com a Diretoria p ver se o negócio nesses termos é viavel? P mim seria bom p o Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 15-12-11 17h31min
Rodrigo Mendes,
Se você paga o seu SOCIO DO FUTEBOL de forma inquestionável parabéns. O Cruzeiro não é o único time que reclama de $$$ não, de forma alguma.
Se o Cruzeiro compra parte de jogadores e rateia os riscos com o banco BMG, não vejo problema algum.
O problema é quando o clube tem que vender parte de seus jogadores para fechar o balanço do mês e alguém tem a preferência para a compra. Aí sim, seria favorecimento ilícito. Mas, o BMG não atua só em MG não viu ?
 João Duarte | Vit�ria | 15-12-11 17h34min
A gente reclama do BMG pelo fato do dono ser um atleticano. Mas, onde é que estão os empresários cruzeirenses para PATROCINAR O CLUBE ?
Aonde estão as pessoas que querem ser parceiras do Cruzeiro na aquisição de jogadores para minimizar os riscos ?
A gente vê reclamações de todos os lados, mas, me lembro bem quando o Antônio Claret Nametala negociava os contratos de marketing do Cruzeiro e a dificuldade que tinha para vender as cotas de patrocínio. O banco BONSUCESSO é de cruzeirenses.
 João Duarte | Vit�ria | 15-12-11 17h37min
Eles patrocinaram o Cruzeiro por 7 meses. Surfaram a onda de ver a sua marca exposta na final da Libertadores... e depois não conseguiram apresentar uma proposta que fosse maior que R$ 1 milhão / mês.
- E a FIAT que tem ligações com a colônia Italiana, que paga ao Palmeiras mais que o dobro que se propunha a nos pagar e tem sede em Minas ? - E a AETHRA que é de um cruzeirense famoso ?
É preciso rever as posições e ao invés de reclamar conclamar que nós cruzeirenses compremos o clube.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 15-12-11 17h47min
Posso dar pitaco? Parece que o Cruzeiro não aceita negociar o Montillo porque, até agora, aparece pouco dinheiro e um monte de jogadores medíocres. O Clube precisa de dinheiro. O Banco, que é sócio, não aceita participar em sociedade com jogadores medíocres, que podem não ser bom investimento. Além disso, o comportamento dos empresários desses jogadores está fora de órbita. Estão achando que jogador ruim vale receber fortunas.E há os irresponsáveis como o Presidente do Corintia. Boquirrotos.
 afelipe | Belo Horizonte | 16-12-11 00h51min
Rodrigo Caetano se desligou do Vasco. Começou a carreira entre os grandes reestruturando o Grêmio entre 2005 e 2008 e em seguida o Vasco entre 2009 e 2011.
Acho que seria um excelente nome para o momento do Cruzeiro como diretor de futebol.
Eu gostaria de ver no Cruzeiro também Anderson Barros, gerente de futebol do Botafogo.
 João Duarte | Vit�ria | 16-12-11 09h27min
AFElipe,
Concordo em gênero, número e grau com a contratação do Rodrigo Caetano. Ânderson Barros também faz bom trabalho de garimpagem é bem verdade, o Botafogo é que parece ter se esquecido como é campeonar, depois da era JAIRZINHO...
 AFernando | Varginha | 16-12-11 17h04min
Caros comentaristas, torcedores, amigos enfim todos que constituem a nação celeste; UM FELIZ NATAL E UM PROSPERO ANO NOVO Não percamos de vistas nossos sonhos e nossos ideais, acreditar que com amor a vida é sempre mais... Antonio Fernando Varginha-MG
 zuloobas | varginha | 17-12-11 11h14min
Caro João. Estão noticiando q o Cruzeiro contratou o Marcelo Oliveira (volante do ATL-PR) é verdade? Se for verdade vou comemorar pq ele é melhor q todos os volantes do Cruzeiro incluindo Charles e Fabrício. O cara mata-a-pau. Jogava num meio campo c Marcinho e Paulo Bayer, ou seja, marcava sozinho. E ainda aparecia na frente com contundência. Tipo Toninho Cerezo e Ramires. O time tá começando a ficar engraçado. Vai ser um tal de ctrl + v daqui a pouco. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk já to até vendo.
 Carlos Campos | Resende | 17-12-11 13h59min
HORA DE MUDANÇAS...NOVOS ARES...ASSUMIU GILVAN PINHO TAVARES..Mestre ! Estou muito otimista ! Estamos formando um grande meio campo: Diego Arias, Marcelo Oliveira e Montillo. E ainda sobrarão opçoes para Wagner Mancini:Leandro Guerreiro, Rudnei e Amaral. Tem dedo do nosso técnico. Ele desenhou um novo perfil. Nosso presidente ontem falou isso: UM TIME ALTO,COMBATIVO,LEVE E VELOZ! A cereja do bolo seria quem Mestre?
 N-Azul | Santos | 18-12-11 11h23min
Caro João Duarte, sua pergunta é muito interessante, ainda mais vendo o jogo do Barcelona que acabou de ser campeão mundial, mais uma vez. Sonho que nosso time tenha sustentabilidade financeira igual aos rivais de SP e Rio. Sonho que nosso time seja muito competitivo e esteja sempre brigando por títulos: brasileiros, sul-americanos e mundiais; Sonho que nosso time possa ser referência nacional em futebol, organização e competitividade. Como realizar estes sonhos? Eis a questão.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [10 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster