Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Blog Páginas Heróicas Digitais



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

27/08/2011 | Joao Duarte
Comentando a Venda do Dudú

De uma coisa tenho certeza, a venda de Dudú foi fechada na hora errada, como Ramires (2009) ou Fred (2005)

Mundo Azul,


O Impacto da Venda de Dudú - Ás vésperas de um clássico em 2004, não bastasse o falecimento do grande Felício Brandi naquela semana, o time ter jogado mal e empatado melancolicamente com o Uberaba por 0 x 0 no meio da semana, houve a descoberta pelos jogadores de que Luxa havia recebido a gratificação pela conquista do título e eles não. A coisa rapidamente vazou e vocês devem imaginar quem foi o "wikileak" do processo e Luxa resolveu fazer graça e pedir demissão do Cruzeiro.
Insatisfeito com os resultados do início de temporada e ainda tendo o direito de se creditar da multa contratual rescisória, os irmãos Perrelas não pestanejaram e aceitaram a demissão do treinador.
De forma equivocada, sem um diálogo verdadeiro e necessário, o Cruzeiro acabou por dispensar o Luxa. No dia seguinte, Rivaldo acompanhou o treinador. E o que vimos foi no domingo o Cruzeiro com um time muito superior virar o 1º tempo do clássico perdendo de 4 x 1, totalmente desequilibrado em campo. Na etapa final chegou a reduzir a diferença para 4 x 3, mas, depois tomou mais um gol e pela primeira vez levava 5 gols do rival no solo sagrado do Mineirão.

Tem coisas que justificam a célebre frase do Muricy Ramalho : "a bola pune".
Longe de com isto estar dizendo que perderemos o clássico de amanhã. Não, o Cruzeiro é maior do que qualquer jogador e os 11 ou 14 que entrarem em campo vestindo a camisa azul e branca, tem totais condições de impor um resultado de vitória ao final dos 90 e poucos minutos de grande emoção deste clássico.
Mas, de uma coisa tenho certeza, a venda de Dudú foi fechada na hora errada, assim como a de Ramires ou mesmo a de Fred, para ficar só nestes exemplos.
Claro que existem as atenuantes que deverão ser faladas á exaustão pelos diretores do Cruzeiro, especialmente os que lidam no futebol. São elas :

1 - O valor conseguido de 5 milhões de euros ou R$ 11.6 Milhões é relevante neste momento, vai ajudar o clube a fechar as contas do ano (afinal mais de R$ 30 milhões terão entrado no caixa do clube). O jogador que ganha R$ 30 mil / mês, já havia ficado maluco ao receber a proposta para ganhar 7 ou 8 vezes mais. Neste aspecto todos sabem o quão difícil será segurar um jogador insatisfeito...
--> Mas, e com o Gilberto, não fizeram diferente, quando ele quis ir para o Botafogo ?
2 - O Cruzeiro precisaria vender mais um jogador para que ao final do ano passasse o clube para a próxima gestão sem problemas de caixa. Era ele ou Montillo, qual deles a torcida prefere ver continuar no elenco ?
--> Seria a hora de manter os 2 e arraumar um esquema tático com os 2 em campo, coisa aliás que eu já havia projetado.
3 - Dudú começava a ter problemas fora de campo. A fama lhe subiu à cabeça. Poderia se transformar num jogador-problema. Teve aquela indisciplina em conjunto com o Bernardo que lhe rendeu passar um ano no Coritiba.
Já tem enrosco fora de campo, com ex-namorada e filho.
--> Mas, Ney Franco e o Toninho Almeida Filho nos transmitiram a maior confiança de que ele estaria muito bem, que não havia dado o menor trabalho na seleção e o resultado dentro de campo todos puderam ver. Será que o problema do Dudú estava em BH ou teria alguma lingua de trapo tentando minar o jogador ?
4 - O Cruzeiro poderia temer ver acontecer com o Dudú o mesmo que se passou com o Kérlon não obstante o problema das contusões sequenciais, também desperdiçou boas oportunidades por não levar uma vida condizente à condição de atleta, sendo notificado em baladas em BH ou nas RED LIGHTS da Holanda.
--> Vale o mesmo comentário do tópico 3. Há anos a gente vem falando da carência de um trabalho específico no Cruzeiro a ser feito com os jovens que estão saindo da base e se incorporando ao time profissional. Para este problema há contramedida clara e conhecida. O que não dá é ficar liberando os nossos talentos para ver se eles se recuperam no Coritiba, Goiás ou Vasco.

O que sei é que o momento do garoto dentro de campo era muito bom e ascendente. E mais, que ele tinha tudo para se firmar como titular do clube e ser um fator de diferenciação neste returno.
Mas, que impacto a venda de Dudú poderá ter no time do Cruzeiro ?

- Sinceramente, o impacto não será grande e nem terá a proporção que as pessoas vão procurar dar ao fato, uma vez que Dudú esteve fora do time durante vários jogos, servindo à SUB20 e o Cruzeiro conseguiu arrumar um sistema tático sem ele, mas, o que preocupa é que o clube está perdendo todos os seus jogadores de velocidade e isto é vital nos tempos atuais. Perdemos Thiago Ribeiro, Wállyson e Dudú. A esperança seria trazer o Thiaguinho de volta, porque Bobô, Keirrison, Anselmo Ramon, Reis e Ortigoza não tem a velocidade como arma. Neste sentido Wéllington Paulista tem melhor de arranque que os remanescentes.
Talvez seja por esta razão que não estranharia se Joel fizesse opção por ele no caso de adotar um esquema só com um centroavante.

E sem Dudú, que tinha Joel vai mandar a campo ? - Considerando que o time adversário adote uma formação que seria a seguinte :

Renan Ribeiro, Serginho, Réver, Leonardo Silva e Eron; Pierre, Richarlyson, Dudú Cearense e Daniel Carvalho; Guilherme e André.

Creio que o Cruzeiro poderia ser escalado mais defensivamente da seguinte forma :

Fábio, Vítor, Léo, Naldo e Diego Renan; Paraná, Charles e Fabrício; Montillo e Roger; Anselmo Ramon.
Ou senão, com um meio-campo mais aberto, sacando o Charles e fazendo a dupla de atacantes com Wéllington Paulista e Anselmo Ramon.
A escalação mais óbvia seria então : Fábio, Vítor, Léo, Naldo e Diego Renan; Paraná e Fabrício; Montillo e Roger; Wéllington Paulista e Anselmo Ramon..
As opções do Cruzeiro para a reserva seriam :

Rafael (gol), Cribari (zaga), Leandro Guerreiro (meio), Gilberto (meio e LE), Charles (meio) e Ortigoza e Reis (a surpresa poderá ser a convocação de Bruninho ou Elber para o banco).
Não creio no uso do Leandro Guerreiro de cara neste jogo, apesar de que ele seria de grande valia na marcação às torres gêmeas nas bolas paradas, que deverão ser bastante exploradas pelo Cuca na partida.
A melhor arma que o Cruzeiro poderia empregar contra o time deles seria a velocidade, mas, sem estas opções Joel terá que se virar para melhorar as nossas chances de vitória.
E para aqueles que viviam falando mal do Dudú espero que tenham a hombridade de manterem as suas posições... Porque já observei algumas folhas de palmeira a se movimentarem por aí.
Agora, se o pessoal da crônica esportiva de Beagá começar a cravar a vitória atleticana antes da bola rolar, aposto na conquista dos 3 pontos pelo Cruzeiro.
E se querem saber, o lado psicológico dos jogadores do Cruzeiro ganhou um pouco mais de força, com esta celeuma toda, FORÇA CRUZEIRÃO...

E a coluna hoje vai homenagear a alguns grandes nomes da imprensa mineira: Orlando Augusto Guerra, Flávio Carvalho, Neuber Soares, Albertinho Rodrigues, Vibrantinho, J. A. Ferrari e Ivan Drummond.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido"

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Teo_CMD | BHZ | 27-08-11 15h00min
Caríssimo João, Bela Coluna! Chega de Dudu, ele não tinha esta bola toda, e como fato isolado, passaria! Nossa bronca é por Jonathan, Henrique, Kleber, Gil, Tiago Ribeiro, Dudu, apenas para ficar só neste ano! O Cruzeiro precisa pensar em Grandes CONQUISTAS, não Disputas! G4 é nosso maior objetivo, sempre! Para um time de Primeira Grandeza, um título Nacional apenas, é muito pouco! Vamos segurar as ESTRELAS, ainda que sejam APENAS CINCO, e que não brilhem tanto! Segurem, chega de desculpas!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 27-08-11 15h10min
João, já escrevi, várias vêzes, que sou pelo aproveitamento irrestrito dos jogadores da base. Mas, nesses caso especificamente, o Cruzeiro não teria outra opção. Eu prefiro ver o jogador sair vendido do que desaparecer do mapa (Geração copinha).
 Cuné | BSB | 27-08-11 15h27min
João, acho que a choradeira pelo Dudu se deve ao fato dele ser no atual elenco, o único jogador que poderia mudar uma partida, tipo entrando no lugar de um dos centroavantes. É o tipo de jogador que poderia incendiar o time e tal. Acho que a esperança da torcida aumentou muito com o Mundial que o Dudu fez. Estava todo mundo esperando pra ver o que ele renderia no time. Tomara que o time do ano que vem já esteja sendo pensado.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 27-08-11 15h44min
E também acho fora de propósito termos de considerar o jogador da base como salvador da lavoura. É muita responsabilidade.Ele teria que entrar com o time em boa fase.A saída do Dudu não deve mexer com o time. O nosso elenco é experiente.A minha preocupação é que nosso time está sem comando. Só ficaria mais feliz se o Cruzeiro se livrasse também do Reis e Ortigoza. O custo-benefício é alto.
 Sicilia | Belo Horizonte | 27-08-11 17h46min
João, parabéns por mais uma coluna que traz "esperança" no meio da confusão.. Mas hoje eu vou ter que discordar de uma coisa: Não acho que Leandro Guerreiro seria uma boa pra marcar as torres gêmeas nas jogadas de bola parada. No início do campeonato, tomamos alguns gols de bola parada onde ele tava marcando os jogadores que fizeram os gols.. E me dava raiva porque ele marcava a bola, e esquecia dos jogadores que chegavam livres nas costas dele...
 Marcbsb | Brasília | 27-08-11 19h21min
Vocês vão me desculpar, mas a verdade é que a venda do Dudu foi um absurdo sim!
TODOS os times grandes e sérios desse país se esforçam para manter suas promessas ou ídolos. SP(Lucas, Casemiro), Santos(Neymar, Ganso), Inter (D'alessandro, Guiñazu, Damião, Andrezinho), Palmeiras(Kléber) são só alguns exemplos. Todos tiveram oportunidade de vender seus jogadores e fizeram de tudo para segurar!.
O Cruzeiro, ao contrário, faz de tudo para vender
e vocês ainda vêm aqui defender...
 Marcbsb | Brasília | 27-08-11 19h24min
... essa política ridícula e ultrapassada? Qual time grande hoje no Brasil fica vendendo jogador a qualquer preço com a desculpa de "fechar as contas"? E com é que o Cruzeiro, no ano que mais vendeu jogadores nos últimos anos (2009), teve um prejuízo operacional de mais de 20 milhões de reais??? Será que esse dinheiro está mesmo sendo usado pra "fechar as contas" ou está indo para algum outro lugar???
 Marcbsb | Brasília | 27-08-11 19h27min
Dizer que o Dudu iria forçar a saída é tapar o sol com a peneira. Bastaria dar um aumento pra ele, mostrar que na "Sibéria" ele vai se esconder justamente em seu melhor momento e que seria muito melhor pra carreira dele continuar por aqui mais uns 2 anos. Algo que TODOS os clubes (grandes, não se esqueçam que estou falando de time que querem ganhar alguma coisa na vida) fazem quando querem segurar um jogador importante para o time.
 Marcbsb | Brasília | 27-08-11 19h31min
Mas ainda tem torcedor que tem a coragem de vir aqui defender essa política absurda, adotada por um presidente que já disse que vai sair e que está arrancando os últimos centavos possíveis do clube. Vocês vão me desculpar, mas é muito triste ver torcedor aceitando que isso tudo enquanto o time vai se desfazendo e se tornando essa coisa horrorosa que temos visto em campo. Talvez se o time for rebaixado alguns aqui percebam o que realmente é importante em um time de FUTEBOL.
 Marcbsb | Brasília | 27-08-11 19h53min
Só sei que, se Neymar e Ganso fossem do Cruzeiro, já teriam sido vendidos há muito tempo por uns 7 ou 9 milhões de euros e o Perrella estaria comemorando o ótimo negócio, que era inevitável, blábláblá.
Como eles estão no Santos, que tem uma diretoria que pensa primeiro no futebol do time, eles continuaram e já deram um Campeonato Paulista e uma Libertadores para o clube. E o Santos vende na hora que quiser por 50 milhões de euros.
 Marcbsb | Brasília | 27-08-11 19h58min
Mas alguns podem dizer que o Dudu nunca valeria muito mais do que os 5 milhões de euros. Pode ser, a diferença é que, ao contrário dos outros clubes, aqui no Cruzeiro a gente nunca vai saber, pois não se segura jogador bom por mais de 1 ano. Viramos um América, Atlético-GO ou Avaí da vida. Se ganharmos alguma coisa com essa mentalidade atual da diretoria e de parte da torcida, vai ser por puro acaso, alguma fatalidade, porque planejamento para conquistas já não existe há muito tempo.
 Teo_CMD | BHZ | 27-08-11 20h05min
ANSELMO RAMON NÃO, POR FAVOR! VAMOS ENTRAR COM 10 JOGADORES, é Muito Melhor! FARIAS, ORTIGOSA, REIS? Somando os 4, não temos um bom atacante! De novo, o Farias RECEBE, para fazer nada, R$ 200 mil/mês. Concordo com nosso colega, Política errada esta de só vender nossos jogadores, e depois contratar esta "sobra de mercado". Fico sempre torcendo para ninguém destacar, senão, está VENDIDO, pela primeira OFERTA! Temos que repensar! Ou continuaremos ganhando alguns RURAIS, e disputando LIBERTADORES!
 Dr.Magno | BH | 27-08-11 20h26min
João Duarte, gosto muito dos seus comentários, sempre leio com muita atenção, mas vejo sua opinião nesse momento precipitada.
A filosofia do Zezé está ultrapassada, em balancear os cofres do clube com venda de jogadores. Internacional e Santos, já mostraram o caminho para o sucesso, tais como São Paulo.
Cruzeiro poderia ter no elenco Neymar, Ganso, Leandro Damião, Lucas e tantas revelações do futebol Brasileiro, que seguiram o mesmo caminho do Dudu, atuando pelo Cruzeiro.
 Dr.Magno | BH | 27-08-11 20h35min
[...] “Valdir Barbosa e Dimas Fonseca não tem gabarito e competência para atuar nesses cargos num clube gigante como Cruzeiro”...] Alex ex-Cruzeiro.
Cruzeira precisa de mudança na diretoria, mesmo que aconteça o pior nesse ano, com mudanças de postura e maneira de trabalhar. O próximo Presidente (espero que não seja o da chapa do Zezé) procure investir no cartão sócio torcedor e em marketing.
A venda do Dudu foi de uma estúpida burrice e incompetência do ditador Zezé Perrela.
 Dr.Magno | BH | 27-08-11 20h44min
Não venha me dizer, que o motivo de tantos insucessos nos últimos anos, seja por causa de estarmos fora do eixo RJ-SP. O Internacional foi o clube que mais conquistou títulos internacionais nos últimos cinco anos.
Nenhum jogador cria um clima de amor pelo Cruzeiro. Quando contratado, já sabe o seu fim, jogando bem, mesmo adorando em morar na cidade BH, será vendido por qualquer bagatela de dinheiro. Saudações.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 27-08-11 20h54min
João Duarte, o que me preocupa é o desmanche do time. Tenho receio que percamos jogadores importantes do time, pois estão falando que Montillo também estaria de saída. ZZP não aparece mais e com isto ficamos sem explicações pelas vendas. Mas com tudo isto ainda acredito numa vitória amanhã e com a entrada de Bobô, K9 e Charles o time tem tudo para crescer. O Rever não jogará amanhã, pois foi expulso no jogo anterior.Vamos torcer e saudações Cruzeirenses.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 27-08-11 23h14min
João como você disse, realmente a hora foi erradíssima. Estou muito apreensivo quanto ao futuro do Cruzeiro neste campeonato, estamos sem presidente, sem técnico e com o elenco muito enfraquecido. Se livrarmos do rebaixamento já estará bom.
 Rocha_Azul | Não definido | 27-08-11 23h41min
O senhor eh um fanfarrao...comedia...os ZZP esta certo neh, vendendo todo mundo neh...O que vc ganha puxando tando o saco desse bando? Comedia..., te desafio a colocar uma enquente no site para dizer quem eh a favor dessa politica porca dessa diretoria e quem nao eh...Bom, mas depois dos meus comentarios, eh bem possivel que vc me remova do site....
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h27min
Batista-DF,
O sr. anda confundindo as coisas não lê o que eu escrevo. Onde é que coloquei a culpa da venda do Dudú nas costas de um conselheiro ?
O que reclamei é que um conselheiro do Cruzeiro ou alguém lá de dentro, andava espalhando inverdades a respeito do comportamento do menino, sobre o mesmo ser usuário de drogas e que isto além de prejudicar o jogador, prejudicava também o clube. Em momento algum você me ouviu defender a diretoria nesta venda...
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h30min
Por favor, tem a minha permissão para fazer CTRL C e CTRL V onde eu escrevi com esta objetividade.
A questão é que você me coloca como PUXA SACO, bem diferente do que é a minha opinião. Uma coisa é querer ver o meu clube bem gerido e tentar me colocar no lugar de quem dirige. Outra coisa bem diferente é dizer que apoio as contratações A, B ou C.
Quantas vezes você me viu pedir a tal cereja do bolo sem ser atendido ?
Quantas vezes me ouviu dizer que era hora de apostar na base ...
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h33min
Será que você é tão bom interpretador de textos que não se lembra de eu ter montado um time só com os meninos da base ? Pedindo que ao invés de trazer ETIQUETINHAS buscassemos jogadores para chegarem e entrarem no time. Não encher a toca de jogador prá disputar posição
Seja justo e reconheça que eu sempre escrevei que a ter que apostar em promessas dos empresários, que seria melhor apostar nas promessas da nossa base que havia sido campeão da CopaSP 2007, JRS 2009 ou SUB20 2010 ?
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h34min
Mas, não. O sr. acha que eu tenho que ter saco de filó para ficar aguentando falar besteiras e insinuar que eu as disse sem reagir. Tá enganado...
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h37min
Prezado sr. Rocha Azul,
O sr. diz um monte de bobagens sempre. Quando é que pedi a sua exclusão do site ?
Não venha colocar sob a minha pessoa a responsabilidade de sua exclusão, se os organizadores deste ambiente assim o desejarem. Enquanto o sr. se limitar a escrever a sua opinião sem atacar as outras pessoas deste site com a sua verve literária de baixo calão tá tudo bem.
O fato de ser anti-Perrelas lhe dará um bom suporte, mas, e em janeiro quando eles se forem ?
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h39min
Aí lhe restará estar aqui todas as semanas sem comentar uma única vez sobre o que eu escrevo, mas, a me atacar pessoalmente, independente do tema da coluna.
Boa sorte na sua INTIFADA !!!
Estou preparado para debater com você sobre as coisas do Cruzeiro. seu patinho !!!!
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h44min
Em resposta ao POLE POSITION - Téo CMD,
Meu prezado amigo certamente vivemos um período difícil. O Cruzeiro infelizmente errou na composição do elenco.
Foi um erro colossal afastar o FARIAS antes de tentar uma negociação com os clubes argentinos que o queriam de volta. Você abriria mão de salário garantido sem ter que trabalhar ?
Errou ao inflar o elenco com atacantes que não chegariam para resolver. BRANDÃO estava mal na França, mas, disseram que era um Adriano melhorado. %$#
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h47min
Listei que o Cruzeiro terminou 1010 com 15 opções de atacantes para escolher 5 e trazer um só que pudesse decidir.
Os caras fizeram diferente e agora a culpa é minha ?
Quem eu queria ?
1 - FRED : mas, seria sonho um avez que ele acabava de ser campeão no FLU e era o líder do time.
2 - DEIVID : estava e está mal no FLA, de mal com a torcida apesar de ter 8 gols no Brasileiro. Era fácil se livrar do Kléber e trazer o gago para a Toca.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h50min
3 - BORGES : contundido e sem encaixar lá no Gr~emio. E pior fez uma ***** na Libertadores e ficou em maus lençóis. Mas, Zezé Perrela trouxe Brandão, Ortigoza, Reis e errou, pois, estes não conseguiram dar certo. E não vou falar do André Dias, Sebá e Farias porque este ano pouco entraram em campo. Agora se quer saber o Keirrison se tivesse chegado no início do ano seria uma grande aposta. Vamos ver se ele confirma o que penso dele. Saber fazer gols ele sabe e tem boa técnica.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h52min
Gostei da vinda do Vítor apesar de ter entrado no time e ter ido mal nos primeiros jogos, mas, era sim um jogador que tinha feito várias temporadas com futebol consistente especialmente no Goiás. Mas, não estava entre os entusiasmados com a saída do Wéllington Paulista pesar de sua má fase, uma vez que acredito mais no futebol dele que no de Reis, Brandão, farias ou Ortigoza, pelo estilo.
Sei que você não gosta do Anselmo Ramon, mas, vejo nele qualidades de um bom centroavante.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h56min
Acredito que o Cruzeiro não pode jogar a toalha neste momento e sempre disse que em todos os campeonatos a primeira meta tem que ser fazer os pontos para eliminar a chance de rebaixamento. Depois se traçar os objetivos de curto e médio prazo e ter o compromisso dos jogadores.
Temos boas possibilidades no meio-campo com Paraná, Fabrício, Charles, Guerreiro, Éber, Montillo, Roger, Gilberto, Élber, Bruninho e Everton. São jogadores que permitem variações táticas, caso estejam em boa forma.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 10h59min
Lamento não terem sido dadas chances aos meninos Gil Bahia e Gabriel Araújo especialmente na fase de classificação do Mineiro para que a gente pudesse vê-los em ação em jogo valendo pontos... Mas, Cuca preferiu improvisar volantes, insistir com Rômulo, com Pablo, trouxeram um tal de Geovanni que nem estreou no time principal e foi repassado para Goiás. Marcos passou aqui e a torcida pegou no pé dele, como fez com Mariano, Jonathan e todos os outros que ocupam a nossa LD...
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 11h02min
Não vejo o nosso elenco tão CARNIÇA quanto alguns querem emplacar... E o clássico é realmente divisor de águas. E é no 12º jogador do nosso meio que eu deposito as maiores esperanças no clássico desta tarde. Falo do ROGER Galera Flores que além de regular contra eles, jogar com inteligência, é um dos raros jogadores em condição de surpreender ao adversário. Mas alguns tem uma má vontade contra ele que dói. Vamos lá Téo. O jogo de hoje é dificíl em minha opinião, mas vejo chances de vencer
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 11h07min
Dr. Magno,
Este negócio de vitrine nunca me agradou e você sabe disto. Como gerar compromisso nos jogadores e lhes incutir espírito de grupo se a cada janela eles sabem que vão sair os que se derem bem ou que estiverem atuando melhor ?
O Cruzeiro perde os seus líderes técnicos e investe em líderes de PIRRO ás vezes. Jogador rodado não é sinônimo de jogador maduro, posto que, decidir é arte. É preciso se ter cuidado com os líderes reais.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 11h11min
Quer ver algo que está me incomodando ?
- Porque ainda não renovaram o contrato do Fabrício ?
- Porque ainda não foram ao FENERBAHÇE e buscaram ver com o Alex se a situação permitiria a vinda dele a partir do próximo ano ? Vão esperar o próximo presidente ser eleito ? O que é certo é atemporal, não é mesmo ?
- E o papo de que estavam negociando o Montillo... ao anunciar que estava de saída será que o Zezé Perrela iria destruir o clube, isto não é ato de cruzeirense...
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 11h14min
Meu prezado Cuné,
Veja a minha coluna da semana passada e as opções de escalação. Uma das coisas que eu citei como ponto forte era uma escalação com Dudú e Montillo em campo nas extremas botando muita velocidade para cima das torres gêmeas...
Era a adoção do 4-2-3-1 com Paraná e Fabrício na volância + Montillo (D), Roger (C) e Dudú (E) com um centroavante na referência Wéllington Paulista ou Anselmo Ramon.
Mas, esta opção se desfez com a venda na hora errada do Dudú.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 11h16min
Sicília,
É bem verdade que Leandro Guerreiro falhou na marcação a Rafael Moura no gol da virada do Fluminense, mas, ele tem boa leitura no jogo aéreo tanto assim que fez 2 gols de cabeça atuando ofensivamente...
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 11h17min
Céu,
Não vai ser fácil nos livrarmos de ambos neste momento. Talvez no fim do ano. Como hoje está tudo acontecendo ao contrário quem sabe não é hoje que ambos vão desencantar (KKKKK).
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 11h22min
Marc-BsB
Muitas pessoas falam nas palavras PLANEJAMENTO e TRANSPARÊNCIA como clichês. Eu não as enxergo assim. O problema é que quando se erra em planejamento muitas vezes o erro não aparece de imediato, mas, bem á frente.
O Cruzeiro iniciou o ano com 4 opções de velocidade para o ataque e todas muito boas :
1 - Tiaguinho - emprestado erradamente para o Goiás.
2 - Thiago Ribeiro - vendido por US$ 2 milhões para o Juan Figger. Poderiam ter renovado com ele.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 11h25min
3 - Wallyson - Se destacou muito e infelizmente se contundiu e faz muita falta.
4 - Dudú - que mostrou na sub20 como rende mais. E já tinha dado mostras de seu valor no jogo contra o Coritiba quando criou os 2 gols nossos jogando aberto pelos lados do campo. E o nosso planejamento fez a reposição com jogadores de comando... Justamente o que nos faltou no início do ano ou melhor, as opções até existiam, mas, nenhuma deu certo efetivamente... Escolhas erradas, também é mau planejamento ?
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 11h27min
Em tempo alguém aí pode ajudar ao Rocha Azul com uma ENQUENTE já vencida ?
Segue a minha proposta... qual o presidente de clube ganhou mais títulos no Brasil nos últimos 50 anos ?
 afelipe | Belo Horizonte | 28-08-11 11h59min
Tbm acho o jogo de hoje muito complicado! Pq?
1- Quando o time joga com outro inferior é um tal de "vamos ganhar quando quisermos" que parece que os caras não aprendem a lição!
2- Some isso ao fato que os galinaceos virão como kamikazes e o Joel coloca o time para marcar lá dentro da nossa área.
 afelipe | Belo Horizonte | 28-08-11 12h05min
Custava tem fechado o negócio do Dudu segunda feira??!!
Acredito no jogo nas costas do Eron com Vitor e Montillo pq o Richarlison solta a franga e toma muito cartão. Roger realmente será decisivo pela criatividade e tbm para não deixar a responsabilidade toda nas costas do argentino.
 afelipe | Belo Horizonte | 28-08-11 12h14min
Eles tem três volantes. Pierre só marca e ta sem ritmo, Soutto joga bem mas não chega muito e Richarlison vai cobrir Eron. Cola o Paraná no D.Carvalho, faz aquele leitão sumir do jogo e enerva a torcida delas.
Eu aposto no Guilherme saindo no intervalo, vaiado e sendo chamado de cruzeirense! rsrsrsrs
No mais é sangue quente e cabeça fria pq somos melhores! Se jogarmos com humildade eu acredito até em 5x0!!!!!!
 Zezé | Belo Horizonte | 28-08-11 12h22min
Compadre, infelizmente o Zezé já ligou o fodasse para o Cruzeiro, hoje ele está mais preocupado em encerrar seu mandato com o caixa alto e poder dizer no futuro que deixou x ou y, como o Cesar diz que deixou o clube com U$ 6 milhões! O que for feito será com o que tem e, minha opinião é que ficaremos na faixa que estamos de 10 a 14. Dudu fará muita falta sim, em que um elenco que o ataque não funciona, quantos jogos ganhamos este ano com a entrada dele no segundo tempo. Agora maior absurdo...
 Zezé | Belo Horizonte | 28-08-11 12h23min
...que a venda de Dudu, foi a venda do Tiago Ribeiro por U$ 2 milhões. Nossa base continua sem chances, Thiaguinho poderia ser uma ótima opção de ataque, Bernardo vai se entregue pela bagatela de EU$ 1.500 milhões, Sebá entrou em uma única partida 15 minutos e em jogo que perdíamos. Acabo de ler reportagem em que Dimas alega déficit de EU$ 3, 5 milhões por mês?(globo.com) Ai vem a pergunta, onde o Cruzeiro jogando tanto dinheiro? Pois nosso plantel não é tão superior ao do Patético e outros...
 Zezé | Belo Horizonte | 28-08-11 12h26min
...clubes que alegam ter suas contas equilibradas? Quem tem prejuízo de EU$ 3,5 milhões pode se dar ao luxo de patrocinar lutador de UFC? O balanço que o Zezé levou ao conselho no inicio do ano alegava estar com as contas equilibradas, diferente dos anos anteriores 2008 e 2009. Outra coisa que não concordo atualmente no Cruzeiro é se o jogador pedir para sair sai, não interessa se foi bom ao clube ou não, como no caso do T.Ribeiro. vem com a desculpa que não tinha como segurar???...
 Zezé | Belo Horizonte | 28-08-11 12h26min
...??? A vai catar coquinhos! Compadre até Felício Brandi que para mim foi o maior presidente do Cruzeiro passou da hora de sair, tudo tem sua hora. O Zezé passou, os números nos últimos anos mostram, ninguém precisa falar. Como cruzeirense só nós resta torcer! E analisar quem será melhor para o clube Gilvan ou Claret? Saudações celestes e que venha com vitoria hoje! Que para mim se o Gaylo cair é como ganhar um titulo!
 zuloobas | varginha | 28-08-11 13h27min
Primo, meus parabéns pelo talento para justificar o inexplicável e reclamar afagando ou afagar reclamando, não sei bem. O fato que gostaria que vc nos explicasse é pq a política de inter, santos, fla e sp é antagônica a nossa, eles obtém sucesso e a Diretoria insiste em ser mercantil acima de tudo? Até o Presidente delas veio a público admitir o erro da venda do Obina essa semana. O Cruzeiro n ganha mais título importante pq n monta mais time p ser campeão, é lógico. Nem 8 nem 80 mas repensemos.
 zuloobas | varginha | 28-08-11 13h47min
A Administração Privada não pode se eximir da Moralidade. Reconheço o Senador como um dos personagens mais importantes na história do Clube mas agora q está na política e descartou a reeleião, mais do q nunca, ele tem q se ater às regras básicas p transição de mandato, abstendo-se de fazer negociações e alterações no estatuto do clube.
 szogheib | Vila Velha | 28-08-11 19h46min
João... Alguém do clube lê os artigos e assuntos que vocês abordam e os comentários que colocamos? Quase convicção que não. O bobo aqui sou eu que ainda perco meu tempo vendo esse timinho. Estou vendo o pior clássico dos últimos 35 anos. O Time do Cruzeiro é sem dúvida um time de 2a divisão. E pegou um retranqueiro que não sabe para que clube ele presta serviço. Que técnico é esse? Esse senador deveria estar na maconha quando chamou esse dlkfjaçdlfjaç para treinar o Cruzeiro.
 Marcbsb | Brasília | 28-08-11 20h33min
Olha que incrível essa notícia sobre a diretoria do Inter torcendo para a janela de transferências fechar para acabar o assédio a seus jogadores: http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/futebol/futebol-nacional/1,168,19,98/2011/08/28/noticia_internacional,22440/inter-pode-vender-dois-jogadores-ate-quarta-feira.shtml

Quanta inveja!!!
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 28-08-11 21h29min
Nobre João Duarte e Demais Cruzeirenses, torço muito para que não aconteça com o jovem Dudú, o mesmo destino ou desatino que tiveram o Kérlon e o Guilherme, ou seja: Foram negociados para o exterior ainda um pouco imaturos e creio para times sem expressão na Europa, os mesmos não tiveram muitas chances de se despontarem por seus talentos como mereciam e logo, retornaram ao país para times também sem expressão! Assim, lamento muito por seus fracassos lá fora e reitero ainda uma boa sorte a ambos.
 chiabi | Nova Lima | 28-08-11 21h41min
Grande João! Hoje valeu pelos 3 pontos e por afundar as frangas ainda mais. A profecia ATLETICUCAIL vai se concretizando... Quanto ao jogo, estou aterrorizado com nosso time. É disparado o pior Cruzeiro dos últimos anos. Só duas jogadas do Monstrillo no jogo todo. Time retrancado, tomando sufoco do vice-lanterna. Única saída foi chutão. Nosso ataque é uma nulidade. Nosso forte que era o volume de jogo, toques rápidos, cadência com posse de bola no campo adversário acabou. Estou com medo de 2012.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 23h10min
Marc-BSB,
Se futebol é resultado, então o Inter está atrás do Cruzeiro na classificação e o Santos também.
Vender todos os times brasileiros vendem. O São Paulo vendeu uma promessa chamada Lucas Piazon por uma baba e fez certo em minha opinião.
Mas, o Cruzeiro ainda vai poder fazer estreiar o Bobô, Keirrison e o Cribari. É melhor esperar um pouco.
Estamos a 10 pontos do líder e a 9 pontos da zona do rebaixamento. Porque razão tenho que olhar para baixo ?
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 23h13min
AFelipe
Deixamos a decisão com o Montillo e ele decidiu para nós.
Se a decisão era entre Dudú e Montillo, decidiram bem.
Mas, eu ainda creio que nos daríamos bem melhor se os dois fossem mantidos no elenco.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 23h16min
Cumpadre Zezé,
Ainda bem que ganhamos o jogo das ROSAnas. Não tem nada pior que ficar aguentando chacota destas cocotas.
O Cruzeiro tinha uma grande desvantagem em relação a elas quando se falava de Brasileiros, mas, hoje conseguimos igualar a estatística. Vitória da sorte. Ano passado eles cansaram de fazer gol na gente na hora certa para eles e errada para nós. Hoje de novo tomamos gol quando não podíamos, mas, felizmente MONTILLO decidiu a parada para o nosso lado.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-11 23h18min
Quanto à saída dos Perrelas e do seu modelo de governança no fim do ano, creio que isto são favas contadas. E estava mesmo na hora. Faltou-nos inteligência para entender que não poderíamos abrir mão de todas as nossas opções de velocidade ao mesmo tempo.
 Marcbsb | Brasília | 28-08-11 23h36min
JD, você realmente quer que eu responda porque temos que nos preocupar mais com a parte de baixo da tabela? Esse futebol tenebroso que temos jogado já não é motivo suficiente? Você se apega aos resultados mas já cansou de defender o time quando perdíamos jogando bem. Eu só acho que devemos manter o critério. Resultados ilusórios têm que ser levados em consideração quando se perde, mas também quando se ganha. E a verdade é que nem técnico, nem diretoria, nem o desmanche nos permitem ser ...
 Marcbsb | Brasília | 28-08-11 23h39min
... otimistas nesse momento. Vou comemorar demais essa vitória sobre as cocotas, mas amanhã já começo a me preocupar de novo com o que tenho visto dentro e fora de campo no Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 29-08-11 00h44min
Marc-BSB,
Quantas chances de gols claras o time atleticano teve no jogo ? O que eu falei quando o Joel veio para o Cruzeiro ?
- lembrar que eu comentei que ele começa a acertar os seus times da defesa para o ataque. Neste jogo de hoje o Cruzeiro permitiu aos adversários muito menos que nos últimos jogos ou não ? Se não ocorre aquele chute na veia do menino eles teriam rondado a área sem conseguir chegar lá. O Cruzeiro não tinha tantas opções assim no jogo de hoje.
 João Duarte | Vit�ria | 29-08-11 00h46min
Joel Santana organizou bem o time na defesa em minha opinião...
Claro que o adversário teve mais posse de bola, mas, risco mesmo corremos entre os 12' do 2º tempo e os 32' do 2º tempo... Depois disto, não... E ter perdido o WP no começo do jogo foi muito ruim, porque além de ter velocidade ele vinha jogando bem...
 Marcbsb | Brasília | 29-08-11 02h17min
JD, agora você apresentou argumentos mais coerentes. Analisou a atuação do Cruzeiro e não apenas o resultado, que foi minha principal crítica ao seu comentário anterior. Avaliar só resultado não nos permite dizer se o time irá bem ou mal no futuro. Se fosse pra olhar só resultado e considerar que eles vão se repetir, o campeonato já estaria resolvido: o Corinthians seria campeão e o América seria o lanterna.
 Marcbsb | Brasília | 29-08-11 02h22min
Mas eu não vejo no Cruzeiro essa segurança toda que você viu. Eu achei que o time simplesmente ficou todo atrás e contou com a já famosa incompetência do time rosa. Se dependêssemos do esquema tático o jogo terminaria empatado, na melhor das hipóteses. O nosso diferencial foi o craque. E não canso de pensar que, nesse esquema do Joel, o Dudú também poderia ser um belo diferencial, principalmente nos contra-ataques...
 Carlos Campos | Resende | 29-08-11 02h34min
É Mestre! É muito bom arrumar ânimo para fazer contas novamente. HOJE minha aposta é o novo ATAQUE! Aposto tudo nos dois que ainda irão estreiar? SERÁ QUE EXISTIRIA ALGUMA OPÇÃO PARA CONTRATAR AINDA? UM VELOCISTA ? ALGUM?...hj ver Montillo jogar foi muito bom! AOS 47 min do 2 tempo, ele conduziu uma linda bola. E O DRIBLE NO LEONARDO SILVA ANTES DO 2 GOL? kkkkkkceres
 afelipe | Belo Horizonte | 29-08-11 09h51min
Carlos Campos, Osvaldo do Ceará! E não é uma aposta na minha opinião pq ele vem jogando bem desde o campeonato cearense. já mostrou seu valor.
Com ele, Wallyson, Keirrison, W.Paulista emais o Thiaguinho da base começariamos bem 2012. Sem falar no Léo, Pedro Paulo e Sebá.
 afelipe | Belo Horizonte | 29-08-11 09h55min
Agora eu e meu velho na especial assistindo o desespero dos atleticanos não teve preço!
No segundo gol achei que meu pai fosse desmaiar segurando o grito de gol kkkkkkkk
 Jeronimo | Rio de Janeiro | 29-08-11 11h49min
Concordo com muitas criticas aqui postadas contra o Perrela, mas especificamente no caso do Dudu não. Não boto a menor fé nesse jogador. Precisavamos de dinheiro para seguir com as contas em dia, então foi muito bem vendido, ao contrario do Montilo, que para segurá-lo devemos fazer até empréstimos bancários se for o caso.
Sobre outras vendas. Thiago Ribeiro, não gostei. Henrique, não gostei, mas entendo que estava na hora de renovar na posição, preferia a saída do Paraná, que ñ cria nada...
 Jeronimo | Rio de Janeiro | 29-08-11 11h52min
Jonathan, já estava na hora de respirar outros ares. Kléber, não acredito que seja um jogador tão decisivo como pensa que é, já foi tarde. Gil, tanto faz, temos outros zagueiros do mesmo nível.
 pyxis | BHZ | 29-08-11 13h04min
JDuarte,COncordo, parcialmente, com alguma de suas considerações. Não daria para falar sobre cada uma delas pois uma coluna tão grande e diversificada, exigiria ao menos uns dez comentários concordando e discordando.Só queria ressaltar a sua altivez, educação e generosidade ao responder certos comentários. Mais especificamente, o comentário do tal Teo_CMD. O cara falou m3rda pra ***** e ainda se acha o bam-bam-bam... Se ele for diretor ou conselheiro é POR ISSO que estamos fudidos.
 Teo_CMD | BHZ | 29-08-11 19h39min
Caro João, continuo com a mesma opinião a respeito do A. Ramom. Muito Fraco, e ainda por cima, sem atitudes. Poderia ter dado um mais, não fez absolutamente nada! Posso não concordar com uma palavra do que voce diz, me limitarei apenas a colocar minha opinião, afinal, a coluna vive de comentário. Mas em nenhum momento me sinto com o direito de atacar a voce, como responsavel pela coluna, e muito menos nossos colegas que aqui se manifestam. Precisamos aprender a conviver com opiniões diferentes.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 30-08-11 01h33min
Ola caro Joao Duarte, muito boa tua coluna, eu tambem odiei a venda do dudu por ser agora, achava que ele poderia fazer a diferenca no ataque celeste e por ser um garoto, como voce disse teremos varias esplicacoes do clube, porem nenhuma delas me convence e o cruzeiro mais uma vez errou feio, mais sou cruzeirense acima de tudo, acho que pela camisa que causa medo aos adversarios e alguns boms jogadores ainda ah possibilidades assim sendo estarei na torcida, abraco saudacoes celeste.
 del pina | Não definido | 30-08-11 03h50min
Quem foi o Wikilik de 2004?
 pyxis | BHZ | 30-08-11 10h48min
Teo_CMD,
Concordo com você em gênero número e grau. Especialmente na parte que você diz que precisa aprender a conviver com opiniões diferentes. E especialmente aceitar às críticas aos seus comentários. Vc fez uma m3rda de comentário e repetiu-o. Ao dizer que o Anselmo Ramon não fez NADA (grifo) meu, revela a sua incapacidade de ver o jogo sem paixão ou imparcialidade. Espero que você aprenda a conviver com a crítica aos que vc diz rapidamente.
 jdornelas | Não definido | 30-08-11 13h00min
Me desculpe tocar nesse assunto depois de muitas discussões. Não sou contra a venda de jogadores, o que não concordo é como o Zezé conduz as vendas. Primeira proposta já vende os atletas. Não faz como outros clubes que esperam o momento certo para vender. Veja o exemplo do Juan zagueiro do Inter. Rejeitou oferta de 5 milhões de euros, pedindo outro valor, e vai conseguir. O Dudú mesmo sendo reserva no sub-20 é mais valorizado que o zagueiro Juan (titular). O Dudú foi vendido no momento errado
 jdornelas | Não definido | 30-08-11 13h06min
Sem falar dos clubes como São Paulo, Santos e outros que esperam o momento certo para vender seus atletas. Sei que o cruzeiro vive de venda de jogadores mas precisa esperar o momento certo, valorizando sua categoria de base. Aqui vai um apelo para a Diretoria, chega de fazer besteiras como ocorreu com a venda do Ramires, vendendo-o antes de sua convocação para a seleção, pois todos nós tínhamos certeza que o Dunga o convocaria em breve, como de fato ocorreu.
 mrr | Natal | 30-08-11 13h08min
Boa tarde JD, raramente faço comentários, mas não consigo entender o seu comportamento. Se diz cruzeirense roxo, contudo as suas últimas colunas vem demonstrando a mesma apatia de nossa diretoria. Gratidão pelo que os Perrelas fizeram até aí tudo bem. Mas não posso mais fechar os olhos para o que vem acontecendo, a começar pela venda descontrolada de jogadores nessas últimas semanas, que demonstra até para um "cego" que este ano está perdido. Continua...
 mrr | Natal | 30-08-11 13h13min
Te pergunto JD, qual foi o time campeão brasileiro que se desfez de jogadores titulares no ano em que disputava tal título? Como um time pode ter chance em uma competição tão difícil como o brasileirão, sem se quer ter o mínimo de jodareos para cada posição, ou acha normal volante ficar jogando de lateral? Continua...
 mrr | Natal | 30-08-11 13h14min
ou cruzeirense desde 8 anos de idade, foi quando tive consciência do que era futebol e contrariei meu pai e irmão atléticanos apra ser cruzeirense. Atualmente tenho 33 anos, e pela minha pequena experiência de vida,a se comparar com sua por exemplo, posso afirmar que o cruzeiro com o grupo atual, somando ao pensamento da diretoria, não tem a mínima condição de terminar o brasileiro entre os 4 primeiros.
 mrr | Natal | 30-08-11 13h15min
JD és um excelente colunista, comedido nas palavras e racional, mas ultimamenet vem tomando um aposição a favor da direção um tanto exagerada ao meu ver. Grande abraço!
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h04min
Prezado mrr,
Em primeiro lugar quero dizer do prazer em responder aos seus questionamentos feitos com educação, com respeito e com propriedade.
Uma coisa é reconhecer que a gestão dos Perrelas à frente do clube foi positiva, tanto que eles conseguiram aumentar o cartel de títulos de forma significativa e com qualidade. Outra é reconhecer que houve crescimento do patrimônio e de torcida.
Mas, tem coisas das quais divergi e divirjo, como por exemplo as falhas de comunicação.
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h07min
Divirjo por exemplo do tal DEFICIT que nunca se reduz, mesmo que as arrecadações do clube tenham aumentado, que grande racionalização tenha sido feita no futebol de base, mas, o tal deficit persiste lá e tem sido coberto com o saldo de transações correntes decorrentes das compras e vendas de jogadores. Tem outras coisas que venho falado que é esta coisa de se contratar muitos jogadores por oportunidade para VER SE ESTOURAM e muitas vezes colocá-los direto nos tais parceiros.
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h10min
Este negócio de ter 200 jogadores sob contrato, muitas vezes não tem sido vantajoso e se mostrou contra-producente nos últimos tempos.
Há quanto tempo um jogador destes parceiros não vinga entre os profissionais do clube ? Se você prestou atenção, durante as minhas várias colunas já falei a respeito disto. Quer ver mais ?
No início deste ano falei que o Cruzeiro tinha totais condições de trazer apenas os jogadores diferenciados para complementar o plantel nas funções carentes... lembra ?
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h16min
Formei um time só com jogadores da base, assim :
Rafael (Gabriel e Douglas), Diego Renan (Gil Bahia), Murilo, Lucas Silva e Gabriel Araújo (Hyago); Uchoa, Éber, Bruninho e Élber; Tiaguinho (Sebá) e Anselmo Ramon (Eliandro).
Achei corretas as trocas :
. Caçapa, Gil e EdCarlos x Victorino, Naldo e Cribari - o elenco melhorou.
. Rômulo e Pablo x Vitor e subir o Gil Bahia - também foi boa medida, boa aposta.
. Fabinho, Elicarlos e Henrique x Guerreiro, Charles e subir o Eber - OK
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h21min
- No meio : dispensamos Camilo, Pedro Ken e apostamos em Elber e Bruninho para compor um setor já rico de opções com Montillo, Roger e Gilberto.
Isto talvez tenha justificado o empréstimo do Bernardo, mas, com o passe fixado muito baixo. O maior problema continua sendo o ataque :
- Aqui cometemos erros demais.
No início do ano o Cruzeiro tinha como opções de velocidade :
Thiago Ribeiro (titular), Wallyson, Dudú e Tiaguinho (vindo de bola cheia como campeão e MVP da Sub20)
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h24min
Infelizmente de cara os caras emprestaram o Tiaguinho, porque entendiam que a vez seria do Dudú.
Depois, Wallyson se machucou, Thiago Ribeiro e Dudú foram vendidos. E o Cruzeiro perdeu todas as opções naturais de velocidade. Onde foi parar o planejamento ?
E dizer o que da função de referência ?
O Cruzeiro iniciou o ano com Wéllington Paulista (titular), Farias (reserva) e trouxe Anselmo Ramon (após ceder Eliandro que voltava de uma passagem fraquíssima pelo Sport-PE ao América).
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h27min
De uma hora para outra começaram a chegar à Toca vários jogadores com característica diferente da escola do Cruzeiro. Vieram Brandão, Reis, André Dias que se recuperava ganhou um contrato, chegou Ortigoza. E a decisão foi ceder Wéllington Paulista que vinha mal ao Palmeiras e barrar o Farias, sem antes tentar negociar o jogador com os clubes argentinos que haviam demonstrado interesse. Eu ainda falei que poderiam ir ao Estudiantes e fazer uma proposta de troca por Angheleri, mas, não.
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h31min
Pode ter certeza de que eu falei por diversas vezes que seria a coisa certa investir na cereja do bolo, trazendo um centroavante que eu julgava poderia vestir a NOVE sem contestação, do tipo que o grupo iria receber como CEREJA do bolo...
Citei o FRED que julgava ser muito difícil porque ele acabava de ser campeão com o FLU, mas, dava como opções nomes como :
1 - DEIVID : Que estava mal no Flamengo, mas, que após a adaptação voltaria a jogar muito bem.
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h34min
2 - BORGES : estava se recuperando de contusão, mas, após a 1ª fase da Libertadores havia caído em desgraça no Grêmio, sendo o bode expiatório da eliminação na fase de grupos. Mas, o Cruzeiro preferiu apostar no Brandão, deu no que deu...
Gente, pedia um centroavante um pouco mais técnico e neste contexto cheguei a citar que o Fábio Jr. comporia bem o elenco com vistas à Libertadores... E não estava errado. O time estava encaixado com Thiago Ribeiro e Wallyson, sem eles dançamos...
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h39min
Mas, este tipo de erro já aconteceu outras vezes, só que os caras insistem em forçar barra com centroavantes do estilo tanque no Cruzeiro. Não vingam... Nunca serão, como diria o capitão Nascimento.
Vou te dar uma listinha :
- Guilherme ex-cocota
- Adriano Chuva
- Ferreira
- Adriano Louzada
- Brandão
- André Dias
- Reis
- Farias
- Tadeu
- Jonathas
- Reinaldo Alagoano
Qual destes vingou com a camisa do clube ?
- Uma exceção : Marcelo Moreno
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h44min
Mas, o erro imperdoável foi concordar em pagar R$ 200 mil para o Brandão, pagar R$ 200 mil para o Farias e não concordar em pagar R$ 800 mil (US$ 500 mil) para o Alex10, para que ele voltasse.
Imaginem só um meio campo com Montillo (D) e Alex10(E) na armação, com Wallyson no lado de campo e Fred ou Deivid ou Borges de centroavante de referência ?
Imaginem o quanto Dudú, Elber, Thiaguinho e os laterais da base não iriam se valorizar recebendo as bolas meladas do ídolo. Era a CEREJA !!!
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h46min
Então, mrr... falei sobre os erros deles. Vender na hora errada, comunicar só depois que receberam a cobrança, demonstrando arrogância ou falta de empatia.
Vi um fato positivo ser transformado em fato negativo, quando da chegada do Roger ao clube, por exemplo.
Erro na venda do Kléber, ficamos na verdade com um supermico nas mãos de R$ 7 milhões...prejuízo certo...
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h50min
Achei corretíssima a venda do Jonathan por R$ 9.2 milhões. Os casos de Henrique (o erro foi não ter adquirido o passe dele em 2009 e preferir ficar só com a vitrine de 20%), Gil (o Cruzeiro acabou pegando R$ 2 milhões de lucro) e especialmente do Thiago Ribeiro (o jogador forçou a barra para sair e disse que queria ir depois de 3 anos de clube), cuja reposição não foi feita com outro jogador de característica similar...
Vendas : reclamam de transparência mas todas são explicadas...
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h53min
O que procuro mostrar é que vejo como positivas as últimas campanhas do cruzeiro no Brasileirão desde 2007 para cá, que nos levaram a 4 Libertadores seguidas feito inédito para o clube.
Raspamos no Brasileiro de 2010 (perdemos o título mais nas derrotas para o São Paulo e Atlético-MG do que na mão grande daquele jogo contra o Corinthians). Perdemos a Libertadores de 2009 : e aqui aquela exposição toda de dirigentes e jogadores na midia na semana do jogo, fizeram mal demais. Erros juvenis...
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h56min
Concluo então dizendo que critiquei os Perrelas quando julguei que mereciam e os defendi naquilo que julguei correto.
Se o Ministério Público, Receita Federal e a Polícia Federal estão investigando os Perrelas como se diz, eu creio que o mais correto é aguardar a apuração dos fatos e dados e só depois pronunciar a respeito.
Entendo que ao acusador cabe o ônus da prova. Se alguém levanta suspeição que se dê a oportunidade de defesa. Enquanto não provarem que eles prejudicaram o Cruzeiro..
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-11 19h59min
E até agora nada foi provado. Porque eu teria que adotar posição diferente ?
Quais seriam as razões para eu passar a descer a lenha na gestão deles, se entendo que a mesma foi positiva ?
Apontei erros, mas, enxerguei também as virtudes e as explicitei.
E fiz diferente, apontei sugestões para contornar cada problema que eu levantei, jamais fazendo críticas levianas, disso eu tenho certeza.
Aguardo os seus comentários...
 DERSON | LEME | 30-08-11 20h00min
Dudu nao poderia ser vendido,mas ja que foi antes ele que Montillo, entao acho que foi acertada a sua venda. Dudu é um garoto promissor e com certeza nos sera oferecido novamente daqui a alguns anos. Acho que Zeze com essa venda deixe as contas em dia e deixe o Cruzeiro no AZUL. Muitos aqui reclamam o porque nao segurar Dudu mas se nao o vendesse perderiamos Montillo que pra mim esta anos luz de Dudu. Forçar Montillo a sair neste momento abalaria as estruturas do time ....
 DERSON | LEME | 30-08-11 20h07min
pois todos sabem de sua vontade de ficar no Cruzeiro nao pelo pelo ambiente bom de trabalho esta pensando em sua familia que se adaptou a cidade.E dinheiro para ele nao é tudo, da-se pra perceber. Acredito que Montillo cumprirar seu contrato com o Cruzeiro. No mais acho uma pena a venda de Dudu, mas acho que foi viavel, antes ele que Montillo. Dudu pode ser encarado como um futuro promissor, Montillo é o nosso presente. Nunca saberemos o que o futuro nos reserva. Dudu foi bom a sua venda.
 DERSON | LEME | 30-08-11 20h07min
Espero depois deste comentario que nao VENDAM Montillo.
 SorinEterno | Sta Maria | 30-08-11 20h13min
DERSON, nao diga que Dudu foi em boa hora, pois Montillo estara indo atras, quero ver vc escrever aqui novamente chorando as pitangas pela venda dele. Zeze so eta pensando em dinheiro ainda mais deixando o seu cargo nao esta nem ai para o Cruzeiro. Nao se iluda. Nos torcedores somos tratados como trouxas. Nao estou discutido so argumentando. Meu amigo os tempos sao outros aqui no Cruzeiro.
 USA..AZUL | FALL RIVER | 31-08-11 05h31min
Eh meu caro joao e dificil fazer as pessoas entenderem certas coisas, principalmente quando se esta a frente a paixao e se esquecem da razao, obviamente o zeze perrela nao e 100% assim como ninguem e, zeze perrela foi sem duvida se nao o maior mais uns dos maiores presidentes da historia do clube isso e fato, mas tambem nao discordamos dos erros do perrela, e a galera acima parece que so le as virtudes faladas e sobra pra voce como puxa saco do perrela, podem me considerar tambem, pois nao vou
 USA..AZUL | FALL RIVER | 31-08-11 05h38min
deixar de reconhecer isso jamais,Jesus Cristo nao e hunanimidade, Deus tambem nao e, imagina quem poderia ser zeze perrela, eu voce, entao nao vale a pena extressar, mesmo porque meu caro opniao e igual bunda da quem quer recebe quem ta afim. abraco saudacoes celestes.
 mrr | Natal | 31-08-11 13h25min
Boa tarde JD, como é bom ver a atenção que alguns colunistas ainda dão atenção aos seus leitores. Obrigado! Voltando para discussão, cometi uma falha em não descrever mais sobre os feitos dos Perrelas, nesta parte eu concordo, poderia ter dado ênfase nesta questão. Infelizmente deixamos a paixão superar a razão, afinal isso que nos diferencia das máquinas... Em relação a acusação sem provas, também concordo, não existe provas, então não existe culpados. Abraço e até a próxima!
 João Duarte | Vit�ria | 31-08-11 15h47min
Prezado mrr,
Eu é que tenho que lhe agradecer a presença e a sua contribuição nas discussões.
Sem nenhuma presunção um dos grandes objetivos de se ter uma coluna interativa como é esta é exatamente discutir sobre as coisas do mundo do futebol e criar massa crítica.
Eu ficava irritado em ver o domínio atleticano na imprensa mineira escrita, falada e televisada, a tentar incutir na cabeça das pessoas que o que se passava no Cruzeiro era ponto fraco e no outro lado o oposto.
 João Duarte | Vit�ria | 31-08-11 15h50min
Temos que discutir as coisas e argumentar de forma ao final das discussões se gerar um ponto de vista verdadeiro sobre cada tema.
Ninguém é o dono da verdade, mas, podemos ao final das discussões compreender melhor o contexto e o entorno de cada questão e formar a nossa opinião.
E para mim reconhecer que o pensamento do outro é mais completo ou mais próximo da realidade é GANHO.
Continue a comentar as colunas pois assim a gente vai aprender contigo também. Um grande abraço - JCD
 jlt-bh | Não definido | 31-08-11 22h09min
Prezado João Nesse momento estou vendo o Cruzeiro enfrentar o Figueirense. O placar é 4x2 para o poderoso esquadrão catarinense. E como está mal o Cruzeiro! Mas era de se esperar. O Cruzeiro sempre joga mal no Ipatingão. Quando vence é apertado. Ano passado a equipe não venceu um único jogo lá. Agora a diretoria leva mais esse jogo para aquele estádio. Difícil entender. E por falar em diretoria, quando estaremos livres dos Perrelas e sua turma?
 USA..AZUL | FALL RIVER | 01-09-11 06h22min
Caro mrr, parabens pela sua postura e retratacao, como voce disse: nao somos maquinas, e por ser humanos e muito legal as pessoas se retratarem isso e muito bacana pena que nao e muito commun deveria ser, parabens abraco saudacoes celestes, cruzeiro sempre brodher.
 SorinEterno | Sta Maria | 01-09-11 09h05min
JD, Gil Bahia mostrou que sera o dono da lateral direita do Cruzeiro. O garoto é bom de bola. So joel que nao encherga e o tira pra colocar volante? Com a partida perdida tinhamos que partir pra cima e ele recuou o time,nao da pra acreditar. Perdido por um, dois, perdido por mil. O torcedor nao vai tolerar joel no Cruzeiro por muito tempo.
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 09h23min
Meus Amigos,
Vi com atenção e carinho o jogo de ontem contra o Figueirense, com derrota de 4 x 2, mais uma vez no Ipatingão.
Concordo com quem diz que a gente não dá sorte naquele estádio. Perder para Vitória, Figueirense e empatar com Grêmio Prudente é sinal mais do que evidente que a gente tem que dar um tempo nesta sanha de jogar lá no Vale do Aço.
Até mesmo quando a gente ganhou o título do Mineiro de 2006, foi complicado lá.
Mas, vamos falar um pouco do jogo de ontem...
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 09h27min
Cruzeiro 2 x 4 Figueirense
O time celeste começou bem o jogo, marcando o adversário dentro do campo deles e na pressão teve 2 chances de gol claras, sendo que foi uma pena a bola de Léo ter ficado na trave de Wilson. Mas, numa falha clamorosa de Everton que deixou Wéllington Nem rolar a bola sem lhe dar combate efetivo e de Gil Bahia que não acompanhou a movimentação do Júlio César que saiu das costas dele para receber livre, tomamos o 1 x 0.
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 09h31min
Apesar da presença de 3 volantes em campo, ficava nítida a falta de encaixe defensivo. Em mais uma tabela o ataque do Figueirense teve a chance de concluir cara a cara com Maicon. Ótima defesa de Rafael, mas, no rebote, Elias recuperou a bola e Paraná preferiu só cercar e não combateu o jogador do Figueirense. Elias, chutou no cantinho e fez 2 x 0.
Havia espaço por todos os lados no nosso sistema defensivo, temi pelo pior. Joel orientou a Charles para dar uma ajuda no lado direito da defesa
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 09h36min
Mas, e do outro lado ? Everton como lateral não funciona. Ele nunca procura a linha de fundo. E quando não embola e perde a bola, cruza mal demais. Resultado... O Figueirense colocou o Wéllington Nem por ali e ele arrumou a maior quizumba na nossa defesa. Charles em lance de muita categoria diminuiu o placar num golaço no qual ele trocou de perna e arrematou de canhota. Fomos para os vestiários com o 1 x 2 contra no placar, mas, com alguma esperança de reversão do resultados.
 DERSON | LEME | 01-09-11 09h37min
Caro Joao o que podemos esperar de Palmeiras e Cruzeiro.
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 09h39min
Digo com alguma esperança porque Anselmo Ramon e Sebá não jogavam bem. Roger estava extremamente burocrático em campo e Fabrício mais contido no sistema defensivo, porque via a dificuldade gerada da falta de entrosamento. Ao invés de simplificarmos na saída de bola, buscando os jogadores mais tranquilos e experientes em campo, o Cruzeiro errava nos passes iniciais. Num destes lances um erro na virada de bola e Wéllington Nem ganhou de Léo pela esquerda e avançou. Vacilo de Paraná e gol deles.
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 09h42min
O 4° gol deles só não saiu na sequencia porque Elias errou o chute e a bola bateu nas costas de Léo.
Mas, logo depois, em outro lance nas costas de Everton e o Cruzeiro tomou o 4° gol com Júlio César.
Entraram no time Bobô x Sebá + Sandro manuel x Gil + Gabriel Araújo x Everton. Charles diminuiu com um chutaço de direita. O Cruzeiro criou algumas oportunidades, mas, Wilson que era poço de insegurança e mão de pau no início do jogo fez as defesas, embora fossem fáceis.
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 09h44min
E o jogo ficou com aquela coisa de bola alçada na área para ver se Anselmo Ramon ou Bobô ou ainda Cribari + Léo prevaleciam sobre a defesa do Figueirense.
Mas, ontem não era dia de prancheta e o time desfigurado não conseguiu fazer o 3° gol e o placar final de 2 x 4 fez justiça ao melhor futebol dos comandados de Jorginho.
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 09h48min
E as atuações ?
Rafael - nota 5. Pode usar o clichê de que não teve culpa direta nos gols que sofreu e coisa & mais, mas, levar 4 gols compromete a nota de qualquer goleiro.
Gil Bahia - nota 6. Fez um bom jogo enquanto teve fôlego. Ficou nítido o cansaço dele, coisa mais que natural. No começo foi e voltou várias vezes na empolgação, mas, já vi este filme. Depois a gente puxa o ar e ele não vem. Dá tonteira e o escambau. Vendo o processo Joel o tirou para preservar. TEM FUTURO.
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 09h52min
Léo - Nota 5. Falhas em 2 gols do Figueirense, embora tenha jogado com a seriedade. Mas, ontem sofreu com a velocidade do ataque adversário.
Cribari - Nota 6. Um beque calmo e com bom tempo de bola, mas, sem rítmo de jogo. Típico do jogador que vai crescer se tiver uma sequência de jogos.
Everton - Nota 1. Uma partida muito fraca. Não marcou, não desarmou e não atacou. Espero que o Joel olhe mais para o menino Gabriel Araújo que mostrou muito mais equilíbrio e bola (Nota 6).
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 13h45min
Paraná - Nota 5. Uma atuação bem abaixo do que costuma ter atuando à frente da defesa. Marcou mal, andou sem inspiração também na LD. Ontem não foi bem.
Fabrício - Nota 5. Também não esteve nos seus melhores dias.
Charles - Nota 8. Era o nosso melhor jogador em campo, quem mais corria e aparentemente era ele que Joel iria sacar para colocar o Bobô em campo. Fiquei preocupado quando ouvi isto. Significa que o nosso treinador não estava vendo o mesmo jogo que eu. Até fisicamente foi bem.
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 13h49min
Roger - Nota 5. Uma atuação burocrática. Nem mesmo nas bolas paradas teve a costumeira precisão. Decepcionou de novo quando teve que assumir sozinho a função de criar do time.
Anselmo Ramon - Nota 4. Tentar até que tentou. Lutar até que lutou. Mas, não conseguiu fazer nada de produtivo. Vem atuando mal em suas últimas participações. Não lhe falta empenho, falta é ser decisivo, como tem que ser um NOVE.
Sebá - Nota 2. Infelizmente não mostrou no time principal nem 10% do esperado. Fraco
 João Duarte | Vit�ria | 01-09-11 13h51min
Joel Santana - Nota 5. Se por um lado lhe tiro a culpa pelo resultado, por outro lado, só de ter aventado a possibilidade de retirar o nosso melhor homem em campo, tem que ser muito penalizado em sua nota. PERDEMOS UM JOGO...É BEM VERDADE... MAS, GANHAMOS UM BAITA JOGADOR EM CHARLES.
Agora Papai Joel se vira para arrumar um jeito dele jogar mais tempo.
 SorinEterno | Sta Maria | 02-09-11 10h40min
DERSON | LEME | 01-09-11 17h35min Nao empolgarei muito co Renato Gaucho pois acho que ele treinara o Vasco que esta atras de tecnico, pois Ricardo Gomes nao deve atuar mais este ano e tem a pressao da familia pra nao ser mais tecnico. Renato vai treinar o Vasco. Acho que a diretoria deveria entao da uma chance a Emerson Avila, que conhece bem o Cruzeiro e sabe do potencial de cada jogador do clube. Melhor que Joel como certeza Emerson deve ser. JD,POR ISSO QUE TIRO O CHAPEU A VCS AQUI NO SITE.
 João Duarte | Vit�ria | 03-09-11 00h36min
Prezado Batista,
Creio que você se equivoca mais uma vez em sua análise. Eu procuro separar as atuações em conceitos :
Nível A - excelente - 8.5 a 10.0
Nível B - bom - 7.0 a 8.4
Nível C - regular - 5.5 a 6.9
Nível D - ruim - 4.0 a 5.4
Nível E - muito ruim - 2.5 a 3.9
Nível F - péssimo - 0 a 2.4
A minha nota de partida para os jogadores de linha é 6 e para os goleiros e treinadores é 7.
O critério de avaliação é meu e mantenho a minha coerência. Qual o seu ?
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
23/11 - 21h14 [1 coment.]
Cruzeiro vence rival e é campeão da Supercopa Sub 20 do Brasil 

23/11 - 10h51 [1 coment.]
Blog denuncia Itair e Ângelo Pimentel por receber dinheiro de jogador 

22/11 - 20h26 [1 coment.]
Vicintin: As cobranças de conselheiros, contratações e dívida 

22/11 - 20h00 [1 coment.]
Conselheiros pedem comissão para investigar gestão de Gilvan Tavares 

21/11 - 20h54 [1 coment.]
Léo protagoniza lançamento do livro ´A Quinta Estrela` sobre CopaBr 

21/11 - 20h38 [1 coment.]
Ex-diretor diz que Gilvan sabia das negociações com Latorre 

20/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

20/11 - 18h31 [2 coment.]
Cruzeiro esbarra na trave e empata com o Vitória (BA), no Barradão,  

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster