Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

15/06/2011 | Evandro Oliveira
Contra e a Favor

Caso o Santos vença o Penarol, torcerei, fortemente, para que o Santos seja campeão mundial, contra o Barça “todo poderoso”

Começou a decisão da Libertadores'11.

O sentimento é de inveja, de certos torcedores que vivem o clima de decisão e a expectativa de uma grande consquista. Libertadores é Libertadores. E como disse o poeta: “na copa, la copa, se mira e no se toca”. Miramos e não a tocamos.

Mas não é o sentimento de inveja que me faz torcer contra o Santos na decisão da Libertadores. É da natureza do cruzeirense, de verdade, torcer contra todos os times brasileiros que podem ultrapassar nossas conquistas. Assim, torço para que o Santos se estrepe junto ao Penarol. Sou Penarol desde niño.

Esta vontade de que o Penarol vença não é muito forte. Não faz a mínima diferença, é uma “leve” preferência pois torneio que meu time foi desclassificado, não me traz o mínimo interesse. Sou CRUZEIRENSE e gosto muito de futebol, ao contrário de certos torcedores que torcem para a própria torcida e para o time ou que colocam os adversários de rivais acima do próprio Cruzeiro. Estes não sabem o que é Football Association.

Mas uma coisa é curiosa.

Caso o Santos vença o Penarol, torcerei, fortemente, para que o Santos seja campeão mundial, contra o Barça “todo poderoso”.

A explicação é simples: Acredito, firmemente, que o Santos vencendo o Mundial teremos o início de uma nova era no futebol mundial, poderemos ter um jogador eleito “melhor do mundo” jogando por time da América do Sul, os clubes mais bem preparados no Brasil terão outra visibilidade na Europa, Ásia e Oriente Médio e, como complemento, o Cruzeiro estará retomando a sua saga em campos europeus e com elevado respeito na América do Sul.

Entendo que a conquista do Mundial pelo Santos (caso vença a Libertadores que torço para que ele não vença) vai ser benéfica para o futebol brasileiro. Forçará a mudança de mentalidade vendedora de jogadores, que os times brasileiros tem vivido. Mudará até a regra de jogadores mediocres que acham melhor sair de times brasileiros de ponta para jogar por times de segunda ou terceira linha em campeonatos ridículos na Europa e Ásia.

E, finalizando, uma vitória do Santos no Mundial, às vésperas da uma Copa do Mundo no Brasil, dará muita responsabilidade para quem for o técnico da Seleção e pode representar uma moralização nas instituições do futebol brasileiro, tão vilipendiadas, ultimamente, em função de acusações cada vez mais firmes e consistentes contra estes dirigentes brasileiros.

Pois então é isto. Sou contra agora, mas se rolar uma conquista do Peixe, vou abrir uma exceção, momentânea, para um time do eixo RJ-SP.


Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Danilo_VIX | Não definido | 16-06-11 06h52min
Entendo que essa preferência pela conquista do Peñarol (pelo menos para a maioria) é uma certa frustração pelo Cruzeiro ter sido eliminado precocemente, normal! Mas não tenho certeza sobre essa "nova era" no futebol. Quando os outros times brasileiros ganharam o mundial não houve tanta badalação assim, mas é fato que os europeus não dão muita bola para esse mundial (ou não davam). Concordo sobre a questão da Copa do Mundo, acho que por isso não me importo em ver o Santos vencedor.
 Cruzeiro do Leste | Não definido | 16-06-11 09h14min
Evandro, suas análise sobre a torcida são perfeitas, penso o mesmo acho que tem muita gente que vai ao estádio gritar o nome de torcida e outros também aqueles que se preocupam com outros times, agora quanto ao Santos também tô na torcida contra, agora acho dificil no mundial se eles chegarem alguem suplantar o futebol extra-série de Messi, não há nos esportes coletivos, ao meu ver, ninguem que faça tanta diferença quanto ele, é algo espantoso ve-lo conduzindo a bola junto ao pé em velocida.
 Naldo | Brasília | 16-06-11 09h43min
Evandro, compreendi muito bem o seu ponto de vista, mas, torcer para o Santos, de forma alguma. Mesmo com todos os detalhes que você muito bem observou.
 Cruzeiro...bh | Belo Horizonte | 16-06-11 17h32min
Pois eu não abro exceção nenhuma, se o Santos chegar ao mundial vou torcer para ele ser elimiando é para um Mazembe da vida.
 jadson | Contagem | 16-06-11 19h45min
QUERO QUE A BALEIA SANTISTA SE FERRE NO MUNDIAL, NA LIBERTADORES, NO BRASILEIRO, NA COPA DO BRASIL, NOS JUNIORES, NOS JUVENIS, NOS INFANTIS, NA SINUCA, NO PEBOLIM, NA NATAÇÃO. E QUE OS MASCARADINHOS SE FERREM ANTES DE DAREM VEXAME NA EUROPA.
 pyxis | BHZ | 19-06-11 14h16min
Danilo_VIX,
No meu caso, NÃO é "frustração" nenhuma. E tenho a convicção (posso estar errado), que o Santos, mais do que SPFW e Inter, podem dar uma nova cara ao futebol mundial. Até então, os times sulamericanos ganham mundiais para vender jogadores. O Santos tem trabalhado na contra-mão.
 pyxis | BHZ | 19-06-11 14h19min
Cruzeiro do Leste,
Sobre análise de torcidas e torcedores, tenho certo grau de confiança naquilo que avalio. Mas não é todo mundo que consegue compreender. Obrigado.
Quando ao conjunto do Santos, é, realmente, pior do que do Barça. POr isso acredito numa mudança em conceitos, especialmente na América do Sul (quebrada em termos de futebol). E, no Brasil, que terá novos ares na economia nos próximos anos (no futebol tb).
 pyxis | BHZ | 19-06-11 14h21min
Naldo,
Acho que você não entendeu algumas coisas. NÃO estou torcendo para o Santos. Disse que sou CONTRA... mas caso eles ganhem a Libertadores, prevejo que se ganharem o Mundial (e aí torço para isso), as coisas vão mudar até para o Cruzeiro. Lembre-se que o maior time brasileiro do Século XX é o Cruzeiro. O Santos irá resgatar esta história se vencer. Melhor se fosse o Cruzeiro, mas não é.
 pyxis | BHZ | 19-06-11 14h23min
Cruzeiro...bh
Isto é que é dor de corno. Ser eliminado pelo Mazembe, como aconteceu com o Inter, só diminui a Libertadores e só diminui os times que disputaram a Libertadores e perderam para o Inter-RS.
O Cruzeiro fica diminuído.
Sei que é difícil alguma recionalidade neste sentido. Mas eu consigo pensar desta forma. Quero ver o futebol brasileiro respeitado. É muito ruim não ver nosso time não conseguir excursão nem na América Central.
 pyxis | BHZ | 19-06-11 14h27min
Jadson,
Em competições onde o Cruzeiro tem chances como o Santos, eu também quero que eles se ferrem. Entretanto, com a gente fora da competição, guardados alguns limites, eu defendo o futebol brasileiro CASO o Cruzeiro possa se beneficiar como time brasileiro. Torço SOMENTE para o Cruzeiro. Não sou como as frangas coloridas que torcem para um time a cada final de semana. Mas o Cruzeiro é dependente do futebol brasileiro e sulamericano.
 crej | Goiânia | 22-06-11 07h02min
Melhora substancial de estilo linguístico, que ajuda muito a valorizar suas consistentes opiniões, Evandro. Gostei bastante, mas prefiro ver o Santos campeão da Libertadores, essa copeta tão roubada por los hermanos. Perdemos esta pela mais absurda negligência. De todos.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster