Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

09/04/2011 | Joao Duarte
Balanço dos primeiros 100 dias de 2011

"E não é Cuca mineiramente consegue atingir o status de técnico com melhor aproveitamento da história do Cruzeiro (*) ?

Mundo Azul,


O Balanço dos Primeiros 100 dias de 2011 - O Cruzeiro está em 1* lugar no grupo VII da Taça Libertadores da América, com 4 vitórias e 1 empate (aproveitamento de 85%), com 16 gols de saldo (o ataque fez 17 gols e a defesa só levou 1) e só mesma uma hecatombe nos tiraria a liderança e, para que isto aconteça, teremos que levar a maior goleada da história do clube, perdendo por 8 gols de diferença.
Convenhamos que nem mesmo a ausência de Montillo, um dos nossos jogadores fundamentais, pode representar fator que nos diferencie a este ponto.
O Cruzeiro mantém a sua fama de "La Bestia Sudamericana, pois em casa aplicou 3 goleadas nos seus adversários (5 x 0 no Estudiantes de Verón, que está mordido para o jogo da volta...), 4 x 0 no Guarani do Paraguai e 6 x 1 no Tolima (time que tirou o Corinthians da competição e antecipou o fim da carreira do Ronaldo Fenômeno), atuando como mandante. É o time que detém o melho retrospecto atuando como "local" nos mais de 50 anos de história da competição.
As derrotas foram tão poucas que dá para citá-las nos dedos : uma para o Atlético Nacional da Colômbia em 75, uma para o Grêmio em 97, aquela derrota para o Boca Jrs. em 2008, além da fatídica derrota na final da Libertadores de 2009, para o Estudiantes no Mineirão.
Não bastasse isto nas outras competições intercontinentais que os Cruzeiro tomou parte (Supercopa, Copa Mercosul e Copa Sul-Americana), só me lembro de uma derrota para o Velez sarsfield com um gol do Turco assad em 1994. É por estas e outras que o time celeste das Minas Gerais é temido e reconhecido no mundo inteiro.
E no Campeonato Mineiro a campanha é bem parecida em termos de aproveitamento com 83% resultantes de 8 vitórias, 1 empate e aquela derrota imerecida diante do ex-rival citadino. O nosso time fez 28 gols e a defesa levou 8 gols.
E o time é eclético tanto assim que 14 jogadores do elenco já contribuíram com a artilharia em 2011 : Gil, Léo, Diego Renan, Gilberto, Henrique, Roger, Dudú, Montillo, Wallyson, Wéllington Paulista, André Dias, Ortigoza, Farias e Thiago Ribeiro o nosso maior artilheiro, que já balançou as redes 11 vezes.
O que mais me espanta é que mesmo com estes números temos colegas que enxergam avenidas por aqui e por ali. Falhas existem e precisam ser corrigidas, óbvio, mas, negar que o time tem estrutura tática definida, esquema básico de jogo simples e que funciona, inversão de posições treinada e alternativas táticas sem precisar de recorrer a substituições é algo fácil de demonstrar e ilustra o bom trabalho do Cuca. Aliás, se a gente acoplar o resultado das 29 partidas do Brasileiro de 2010 nas quais ele dirigiu o time e mais o amistoso em Uberlândia (pré-temporada), verá que Cuca tem um aproveitamento de 74%, ou seja, é o treinador com o melhor aproveitamento da história do Cruzeiro... e vez por outra ainda é questionado.
(*) Antes que os outros corrijam, é preciso se dizer que respeitando um número de jogos considerável, posto que, Eduardo Amorim dirigiu o time em 4 partidas e o Cruzeiro ganhou todas entre 1992 e 1993. O famoso 109 conseguiu por exemplo 5 vitórias e 1 empate em 6 partidas. Hilton Chaves que nos dirigiu em 362 jogos teve 67% de aproveitamento e Airton Moreira com 200 partidas teve 68%.
Entre os mais laureados está Vanderlei Luxemburgo que dirigiu o Cruzeiro em 107 partidas com 70.4% de aproveitamento. Não poderia deixar de fazer referência a Zezé Moreira que dirigiu 131 partidas com 67% de rendimento, Orlando Fantoni com 172 jogos e aproveitamento de 65% e Ênio Andrade que comandou o Cruzeiro em 187 jogos com 62%.
É preciso que se faça justiça ao ótimo trabalho do Cuca desde que assumiu o Cruzeiro. Os jogadores que ele indicou e que vieram para o clube vem dando resultado e os investimentos foram totalmente dentro da nossa realidade financeira, sem arroubos e prepotência, com muita competência e tranquilidade, como vem sendo feita a gestão do Dimas Fonseca, no futebol, com o apoio de perto do presidente Zezé Perrela que é para mim um dos maiores conhecedores dos meandros do mundo do futebol dos dias de hoje.
Se o Cruzeiro hoje tem condições de enfrentar a qualquer adversário, podendo triunfar, então é também preciso dar crédito aos que montaram o elenco.

Como está o elenco para as próximas e decisivas fases ?

Goleiros : Fábio + Rafael, Gabriel e Douglas Pires (como o Cruzeiro tem revelado bons goleiros nos últimos anos, não é mesmo ?)

Laterais : Pablo, Vitor, Diego Renan e Gilberto. Nas eventualidades ainda se pode usar Marquinhos Paraná e Everton

Zagueiros : Victorino, Gil, Léo, EdCarlos, Naldo e Fabrício Carioca.

Meio-Campo - Contenção : Paraná, Henrique, Fabrício, Leandro Guerreiro e Everton. Pablo, Gilberto e Diego Renan podem ser usados nas emergências.

Meio-Campo - Criação : Roger, Montillo, Dudú, Pedro Ken, podendo ainda usar o Gilberto na função.

Ataque : Thiago Ribeiro, Wallyson, André Dias, Reis, Ortigoza, Farias e o recém chegado Brandão.
Pois bem, são 30 jogadores e Cuca por causa da versatilidade tem boas opções. Mas, há algo importante a se ressaltar... muito poucas contusões musculares, o que é sinal de que o perfil dos atletas foi bem observado e que o trabalho dos nossos preparadores físicos, médicos, fisiologistas, fisioterapeutas e massagistas tem sido muito bem feito. E tudo sem muito alarde como tem que ser.

Os indícios são promissores e o que a gente mais espera é que os bons ventos do Alto continuem a iluminar a todos no Cruzeiro, com uma sintonia muito forte do presidente ao mais simples funcionário, passando pelos atletas e torcedores.
Todos os requisitos necessários foram reunidos e queremos sonhar com uma colheita farta, porque não ?

Enquanto isto, do outro lado, as coisas andam estranhas. O time ser eliminado na Copa do Brasil por um time de 2a ou 3a divisão não é novidade (Brasiliense, Criciúma, Ceará, Santo André, Sport, Juventude agora recebem a companhia do Grêmio Prudente, o lanterna do campeonato paulista e já rebaixado para a 2a divisão na terra da garoa...). Mas, se o Cruzeiro é tido com La Bestia Sudamericana, o troféu de maior vexame de um time brasileiro em competições Sul-Americanas fica com o Atlético-MG que depois de ganhar de 4 x 0 a partida de ida das finais da Conmebol 1995, perdeu o jogo de volta também por 4 x 0 e ainda tendo Taffarel no gol, perdeu nos pênaltis. Meus amigos de Rosario (Argentina) falam que o Mineiro se borrou... E o próprio presidente atual deles já falou o mesmo sobre o time dele após levar um 2 x 6 do Corinthians em pleno Mineirão.
Eles são é a vergonha de Minas no cenário esportivo mundial...kkkk.

Peraí, vocês acharam que eu ia deixar o fato passar em branco ? Claro que não.
E a homenagem da coluna hoje vai para : Evandro Oliveira, Jorge Santana, Wilson Flávio, Mauro França, Dudú Santana, Sobrinho, Elias Guimarães, Dylan (mostrou que sabe tudo de rock), Walterson (colocou Smoke on the Water, mas, não colocou Another Brick in the Wall entre as suas TOP 5), Moema-FOX, Dra. Celeste, que brilharam esta semana com textos fantásticos na série TOP 5 do Jorge Santana, que merece uma conferida...
E de Conceição do Mato Dentro : Faço uma homenagem à família Rajão que há anos vem contribuindo para a nossa sociedade. O patriarca Carlos Rajão fez história e deixou o seu legado na terra, ajudando a formar vários outros comerciantes, não apenas os seus descendentes. E hoje é com alegria que a gente vê das suas raízes brotar talento em vários segmentos da sociedade. Se eu começasse a citar os nomes ocuparia mais espaço do que a própria coluna. Temos por lá atleticanos, americanos e cruzeirenses, reunidos sob um só traço, todos são gente da melhor qualidade.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido, Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 10-04-11 14h54min
João Duarte, o Cuca me surpreendeu. Eu tinha uma imagem dele como sem personalidade e fraco. Mas vi que não é nada disso. O problema são os times do Rio de Janeiro. Veja que ele foi muito bem no Goiás e no São Paulo. Mas a surpresa foi grata para mim e torcerei sempre por ele, enquanto for técnico do nosso Cruzeiro. Ele tornou o time mais forte com as contratações de Montillo e Vitorino. Deu a titularidade ao Pablo, que está sendo uma grata surpresa. Veja que ele fez grandes mudanças no elenco.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 10-04-11 15h07min
Tirou a titularidade de Edcarlos que estava acomodado e deu força ao Gil, mesmo após a desastrada entrada em Ronaldo, que gerou no penalti.Fixou Gilberto na lateral ao perceber que Diego Renan estava fraco na marcação e com isto resolveu a questão do meio com Roger. Devolveu a titularidade a Thiago Ribeiro após fracas atuações de WP. Deu oportunidades, no Mineiro a jogadores reservas como Ortigoza, Digo Renan, Edcarlos, Farias, Leandro Guerreiro e outros.Realmente está sabendo trabalhar o elenco
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 10-04-11 15h13min
Espero e torço para que ele consiga conciliar a volta de Fabrício e a entrada de Brandão no time titular. Veja a importância de um elenco forte em todos os setores. O fluminense está sofrendo derrotas por falta de um elenco forte. Mudando um pouco de assunto, mas não deixa de ser parte do contexto. Estava vendo o jogo do Vasco contra a Cabofriense e os comentaristas só falavam que Bernardo era uma grande revelação e o Vasco tinha uma jóia. Em momento algum citou que pertencia ao Cruzeiro.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 10-04-11 15h13min
Espero e torço para que ele consiga conciliar a volta de Fabrício e a entrada de Brandão no time titular. Veja a importância de um elenco forte em todos os setores. O fluminense está sofrendo derrotas por falta de um elenco forte. Mudando um pouco de assunto, mas não deixa de ser parte do contexto. Estava vendo o jogo do Vasco contra a Cabofriense e os comentaristas só falavam que Bernardo era uma grande revelação e o Vasco tinha uma jóia. Em momento algum citou que pertencia ao Cruzeiro.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 10-04-11 15h17min
Diziam que tinha tudo para ser um grande jogador no futuro do Vasco, caso não o vendessem. Fiquei pensando e pergunto: Será puro desconhecimento deles ou pouco caso da situação do atleta? Gostaria de saber quais os termos do contrato e em quanto foi fixado o preço da multa rescisória? Abraços.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 10-04-11 15h52min
O aproveitamento de Cuca realmente está muito bom, principalmente levando em conta os jogos do Brasileiro 2010 e Libertadores 2011, pois o Mineiro é muito fraco não pode servir de parâmetro, digamos que o Mineiro serve como pré temporada para treinar e entrosar o time para as fases decisivas da Libertadores e para o Brasileirão que vem por aí.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 10-04-11 15h57min
João, obrigada pela homenagem. A minha participação no Top 5 ainda não saiu, mas já está com o Jorge. Não tive muitas dificuldades para escrever porque o Cruzeiro, felizmente nos proporcionou vários momentos maravilhosos. Acredito que você também deve ter deixado muito clássico emocionante para trás.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 10-04-11 16h02min
Sobre o Cruzeiro 2011, o balanço é realmente muito positivo. O Cuca parece que é trabalha muito e é bom de grupo. Mas ainda acho que o sistema defensivo precisa de alguns acertos. Mas, sem dúvidas, a moçada entra em campo sabendo o que vai fazer. Estou bastante confiante no que está por vir. A essência do futebol é o gol e felizmente eles estão sobrando nos jogos do Cruzeiro.
 Marcbsb | Brasília | 10-04-11 21h49min
Só um detalhe, JD: você disse que o Cruzeiro é o time de melhor retrospecto atuando como "local" da história da Libertadores. Na verdade, o Cruzeiro é o time com melhor aproveitamento TOTAL de pontos da história da Libertadores (contando jogos em casa e fora também).
 jfabio | Pouso Alegre | 11-04-11 00h10min
Acho muito cedo para contar vitórias. O Cuca ainda precisa provar a que veio, devido a um retrospecto que pode ser comparado ao do Barrichello. Ele é um bom treinador, trabalha em boas equipes e até aqui (inclusive no ano passado) sempre ficou no quase. (...) Quanto ao apelido do Cruzeiro de "La Bestia negra", eu diria aos senhores que na qualidade de Cristão, não me orgulho nem um pouco de um troço deste. Prefiro ignorar esta parte da coluna. Do mais, desejo ao nosso time toda sorte do mundo.
 Pai Véi | Uberlandia | 11-04-11 00h31min
Bem lembrado, Marcbsb, não interessa o que a mídia nacional queira fazer parecer, o Cruzeiro é o MAIS TEMIDO DA AMÉRICA, fato. Aliás, antes da LA2011 já tinhamos o melhor aproveitamento geral. Outro fato é que somos o unico brasileiro com retrospecto favorável contra o Boca. Agora é buscar o tri.
 Pai Véi | Uberlandia | 11-04-11 00h35min
Que bobagem, o que o apelido do Cruzeiro tema a ver com a sua religião?? Aff, se vc tem medo de capeta, só lamento. O Cuzeiro é a Bestia Negra, o mais temido da América.
 jfabio | Pouso Alegre | 11-04-11 10h53min
Pai Véi, não dá prá discutir contigo enquanto mantiver este apelido. Lembre-se que a nossa tradição é a de celebrarmos uma missa todos os anos por conta do aniversário do Cruzeiro. Observe que o nome "CRUZEIRO" vem de Cruz, um símbolo Cristão. (...) Não tenho o objetivo de misturar religião com futebol. É que tem coisas que saltam aos nossos olhos. Além do mais, com essa moda do 'politicamente correto' (vide nosso time de voley), daqui a pouco não poderemos mais tocar neste assunto. Um abraço.
 Pai Véi | Uberlandia | 11-04-11 17h57min
Olha, jfabio, vou partir do pressuposto de que você reconhece o fato de que a constelação simbolo do nosso clube existe a um pouquinho mais de tempo do que a doutrina religiosa da sua preferência. Infelizmente a prática de associar religião à todo tipo de instituição ainda é comum nesses tempos de semi-civilização. Aqui embaixo somos um mero espelho do "Deus abençoe a América". Religião deveria ser tratada como algo pessoal. Só assim teremos liberdade religiosa de verdade.
 Pai Véi | Uberlandia | 11-04-11 18h04min
Em tempo, eu louvo o seu direito de rezar uma missa para o Cruzeiro. Só não concordo em chama-la de "missa oficial". Assim como se resolverem fazer uma "macumba-oficial" pro Cruzeiro voce não vai gostar nada. Porque isso é uma forma de exclusão.
 Pai Véi | Uberlandia | 11-04-11 18h05min
João, desculpa fugir do tema da coluna...
 jfabio | Pouso Alegre | 11-04-11 22h19min
João Duarte, eu também me sinto desconfortável em sair do tema da coluna. Espero que você seja compreensível. Pai Véi, eu gostaria de lembrá-lo que nunca existiu uma civilização sem religião. E mais, só é possível existir uma religião, quando 2 ou mais pessoas professam a mesma fé. Não inventaram ainda a auto-religião, apesar do relativismo religioso que nos assola. Sobre a exclusão, quero lembrá-lo que democracia é o regime onde vencem as maiorias, sem a preocupação de injustiçar a minorias.
 jfabio | Pouso Alegre | 11-04-11 22h32min
Pai Véi, sobre a "Missa Oficial", eu estava me referindo à diretoria do Cruzeiro, que sempre comemora assim os aniversários do Cruzeiro. E quando eu falei da tradição em celebrá-la, isso remonta das nossas raízes italianas, cujos colonos eram Católicos. Agora, nos dias atuais, é claro que somos uma torcida heterogenia, composta por ateus, macumbeiros, pai de santo, evangélicos, judeus, etc. Do mais, continuo achando que é uma BESTEIRA chamar o nosso clube de "os bestas de preto". Um abraço.
 Prof. Cruzeiro Rock | Belo Horizonte | 11-04-11 23h45min
O Cuca fez apenas o feijão com arroz, mas gostaria de ressaltar: 1 - Inventa infinitamente MENOS do que o anterior; 2 - MAIS atacantes e MENOS volantes; 3 - TEMOS zaga de responsabilidade; 4 - Dialoga com o torcedor e a imprensa, NÃO É arrogante; 5 - SABE substituir com maestria, mantendo o esquema; 6 - QUER SER um vencedor e campeão (e caminha para tal); 7 - GOSTA de ver o time atacando sempre, sem ser ***** e buscando APENAS 1 x 0 (como o outro); 8 - Se tiver 3 anos de contrato, veremos ...
 estrelado campeão | Ubá  | 12-04-11 21h40min
Olá João Duarte.Gostei do resgate da história sobre os vários treinadores que passaram pelo Cruzeiro, tais como Zezé Moreira, Fantoni, Ênio Andrade e outros citados. E sobre o ataque ? Qual será o futuro do Farias? Parece que é o menos prestigiado entre os atacantes. Talvez no jogo de amanhã tenha alguma chance para mostrar o seu verdadeiro futebol. Não é possível que o quinto maior artilheiro da história do Estudiantes tenha esquecido tudo. Espero que tenha as oportunidades dadas ao WP.
 estrelado campeão | Ubá  | 12-04-11 21h45min
E sobre o contrato do Cuca? Vai até quando? Com essa bela campanha à frente do Cruzeiro será um dos treinadores mais valorizados do Brasil. Seria bom uma antecipação da renovação.
 Edazul | Curitiba | 12-04-11 22h03min
Calma "estrelado campeão", calma.
 Marcos Mineiro | rio de janeiro | 13-04-11 12h23min
Sr. João Duarte, parabéns pela coluna. É a melhor História que se vai escrevendo do Cruzeiro. Daí para o livro, falta pouco! Mas o Cruzeiro de hoje vem resgatando sua história, sua forma de jogar dos anos 60/70. Assim como o Barcelona, quem chega, vem sabendo como joga o time. Pequenas mudanças não alteram o jeito de jogar da saudosa Academia do Barro Preto. Embora modernizando, mantem-se o fundamento e a tradição. Compare e veja as goleadas começam a se repetir.
 João Duarte | Vit�ria | 13-04-11 15h02min
Foucault,
Você deve se lembrar que eu escrevi assim :
Se o Jr. Brasil acha que não serve para o Cruzeiro, eu aposto que vai dar certo aqui...
Você está certinho Foucault e com corrente positiva, né ? Volte mais vezes aqui na coluna. Um abraço - JDuarte
 João Duarte | Vit�ria | 13-04-11 23h56min
Que partida inteligente fez o Cruzeiro hoje no campo prejudicado pelo show do U2 em La Plata.
Deu orgulho ver o nosso time jogar.
Jogou como time grande que é, explorando os contra-ataques e a inteligência e bom futebol dos nossos homens de meio e ataque. Mas, como não falar de Victorino, Gil e Fábio que junto com Guerreiro cuidaram da nossa retaguarda ?
Esquema tático correto, discurso mais correto ainda, sem esta de marcar a justificativa para uma possível derrota. Parabéns a todos
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-11 00h00min
E como vi o nosso time ?
Cuca - Posicionou o time corretamente, com Paraná fechando o setor esquerdo e ajudando a Gilberto na marcação, com uma 2a cobertura de Leandro Guerreiro.
Pablo se segurava mais para ajudar a Gil e Victorino a fechar na marcação a Gaston Fernandes e ao grandalhão Pereyra (aliás um bom jogador, jogador de força, mas, que sabe proteger a bola). E Roger, voltado a explorar a velocidade de Thiago Ribeiro e de Wallyson. E os nossos atacantes brilharam.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-11 00h04min
Cuca acertou o time em campo, que se mostrou bem distribuído e que teve cabeça para suportar a pressão inicial, controlar o jogo e matar a partida ainda no 1* tempo, com uma eficiência incomum, pois, chegou lá 2 ou 3 vezes e fez 2 gols. MAS, HÁ QUE SE ELOGIAR O ESPÍRITO DE CADA JOGADOR, A DEDICAÇÃO, A SOLIDARIEDADE, A COLABORAÇÃO E A FELICIDADE DE CELEBRAR CADA GOL. Isto é mérito do treinador. Cuca , hoje mais uma vez você foi nota DEZ... Dez, nota Dez, como diz o carioca.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-11 00h11min
Fábio - Dez nota 10. Pegou tudo e mais um pouco. Foi importantíssimo especialmente no começo da partida. Brilhou. É o goleiro em melhor fase no futebol brasileiro, sem dúvida. Só o Mano Menezes não vê. Deixem o Fábio no Cruzeiro, é melhor.
Pablo - Boa partida. Raça, inteligência. Se segurou mais, porque a situação assim o exigia...Nota 7.5
Gil - Tem tido atuações seguras em sequência. Um gigante em campo. Marcou muito bem o principal atacante do Estudiantes. Nota 8
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-11 00h16min
Victorino - Um monstro. Foi muito bem na maioria dos lances, tomar uma ou outra finta é normal. Nota 9
Gilberto - Fez a sua melhor partida no Cruzeiro este ano. Marcou atrás, compôs o meio, não teve medo de dar bico na bola, e chegar junto. Tocou a bola e passou quando devia. Foi coroado com um golaço espetacular, quando após a saída do Roger se posicionou no meio. Nota 9.5
Everton Entrou no lugar do Roger e fez o lançamento espetacular para o gol do Gilberto. Nota 7
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-11 00h20min
Leandro Guerreiro - Fez sua melhor partida com a camisa do Cruzeiro. se posicionou com inteligência, mostrou categoria e calma. Desarmou muito, ajudou no jogo aéreo e ainda teve gás para ir à frente. Que chapéu deu no Fernandez. Nota 9
Paraná - Outra boa atuação. A calma de sempre, a tranquilidade na transição. Nota 8.5
Henrique - Fantástico, espetacular. Marcou demais e teve muita categoria e experiência. Não deixou que os argentinos gostassem do jogo. Nota 9.
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-11 00h23min
Roger - Hoje teve uma atuação tática perfeita. Se posicionou numa linha imaginária entre o meio e ataque. recuava e esperava a bola para acionar os meias que passavam ou os atacantes. Tocou bem a bola e quando Cuca sentiu que ele havia dado uma cansada botou o garoto Everton em campo. Foi mais uma vez muito bem. Jogador de fibra, raça e inteligência incomum. Usou a favor do grupo. Nota 9
Thiago Ribeiro - Fez o que se espera dele um gol, posicionamento correto e lucidez. Nota 8
 João Duarte | Vit�ria | 14-04-11 00h27min
Farias - O "EMO" entrou em campo e não fez nada dígno de nota. Nota 6
Ortigoza - entrou prá ganhar o bicho inegral faltando 5' para o final. Nota 6
Wallyson - Fez um gol, deu o passe para outro e se fez presente em todos os lugares do gramado. Um destaque absoluto com 6 gols em 6 jogos da Libertadores. Vai escrevendo a sua história no clube, se firmando entre os titulares e joga com inteligência. Foi visível que ele olhou e deu a bola na pinta no 1* gol. Nota 9.5
 Marcbsb | Brasília | 14-04-11 15h51min
JD, eu ainda percebi algo interessante no posicionamento dos zagueiros: por várias vezes o Victorino atuou pelo lado esquerdo. Eu achei isso excelente, pois o Victorino tem um senso de posicionamento e cobertura bem melhores que o Gil (que tem mais força). Com isso os nossos problemas de cobertura na esquerda foram melhor resolvidos.
 Marcbsb | Brasília | 14-04-11 15h54min
Também achei interessante esse esquema com "quase" 03 zagueiros, pois deu a oportunidade pro Gilberto jogar mais como ala. Ou seja, o Gilberto não chegou a ser um meia (só no final do jogo), mas também não precisou se fixar tanto na defesa. É uma ótima opção quando não pudermos contar com Roger ou Montillo. E, quando o Fabrício voltar, o Henrique ou Paraná poderiam jogar como jogou o Leandro Guerreiro.
 Marcbsb | Brasília | 14-04-11 15h58min
Aliás, se o Brandão for o centroavante q todos estamos esperando (bom de cabeça, sabendo fazer o pivô e com faro de gol), o Cuca vai ter muita dor de cabeça pra escalar o time. Eu confesso q não sei como escalar o time quando tivermos Brandão, Vitor e a volta do Fabrício.
Aliás, nem me lembro qual foi a última vez em q eu tive dificuldades pra pensar numa escalação ideal pro nosso time. O elenco está MUITO qualificado. E ainda tem Everton, L.Guerreiro, Diego Renan, Ortigoza, Léo...
 Marcbsb | Brasília | 17-04-11 13h43min
Kin, eu tenho muito pouco receio do controle emocional do time atual, principalmente comparado a 2009. Minha confiança está na experiência dos jogadores atuais. Victorino, Gilberto e Roger são bastante experientes, Montillo e Brandão também já disputaram torneios internacionais. E todos os nossos jogadores que estiveram em 2009 vão sentir muito menos agora, pois já carregaram mais bagagem de decisões: Fábio, Fabrício, Paraná, Henrique, Thiago Ribeiro.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster