Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Blog Páginas Heróicas Digitais



Torcedor Cibernetico
A Dialetica Virtual x Real

24/07/2005 | Evandro Oliveira
Torcedor-Cibernético VIII

Esta coluna poderia perfeitamente ter o título de Fraticídio Cibernético Azul, mas como ainda mantêm a saga de entender o torcedor-cibernético...

Esse negócio de falar sobre o que o torcedor do Cruzeiro pensa e ainda ser obrigado a opinar como se pudéssemos ter uma opinião geral que sintetizasse este torcedor é uma coisa que está ficando muito difícil. A explicação é fácil: é que este torcedor-cibernético é o mesmo torcedor das arquibancadas e ultimamente as arquibancadas (e por que não dizer as gerais) estão ficando muito divididas e se posicionando de maneira confusa.


Como é que pode um torcedor-cibernético ou daqueles que freqüenta a arquibancada jogar a responsabilidade por alguns maus resultados recentes sobre o goleiro Fábio?


É simples, todos os torcedores (cibernéticos, da arquibancada, da geral, do radinho e do jornal) são influenciados por outras pessoas que muitas das vezes nem acompanham os treinamentos do Cruzeiro, muitas pessoas que escrevem e falam nos órgãos da mídia sobre jogadores e sobre o Cruzeiro sem pisarem nem uma vez por semana na Toca II. Fazem seus comentários a partir de outros comentários. Isso é muito perverso pois corre-se o risco de perdermos um goleiro de muita qualidade por conta dessas opiniões “abalizadas” que habitam a nossa mídia. E é nessa balada que tentarei comentar aqui uma linha de ação que tem acontecido nas arquibancadas e no mundo virtual. O embate entre irmãos que não tem sido muito fraternal.


Alguns, como um certo leitor que fez uma crítica recente à esta coluna, dirão que não entenderam nada e que eu escrevo, escrevo, escrevo e não chego a lugar nenhum. Mas quem disse que temos que chegar a algum lugar? Será que somente o fato do torcedor cruzeirense já parar e pensar em algumas coisas ditas de maneira diferente já não é um grande avanço? Diz um provérbio chinês que quem não está confuso é porque está muito mal informado. Deve ser verdade e aplicável ao torcedor de futebol.


Nosso destaque é tomado como base neste próprio site. Acompanhamos todos os comentários das colunas e das notícias que são publicados aqui. Muitas das vezes optamos por moderá-los ou até mesmo excluí-los. É impressionante como alguns torcedores cruzeirenses não entendem o propósito democrático do espaço e usam de maneira totalmente irracional e passam a ofender irmãos cruzeirenses de maneira pouco fraternal, somente porque não concordam com opiniões e argumentos (os adversários não compreenderem e não respeitarem é o esperado, por isso mantemos controles para eliminar aquilo que vêm de quem não deveria nem visitar nosso site).


O capacidade de escrever e ler é adquirida com muita dificuldade pela maioria das pessoas. Existem métodos e técnicas de se chamar a atenção e o que vemos é que algumas pessoas nem lêem atentamente o texto e já se põem a responder, rebater, retaliar. O poder da palavra escrita é grande e quando palavras inadequadas são colocadas as feridas permanecem. Estilos literários existem muitos mas ofensas existem poucas. Particularmente sou daqueles que, neste espaço futebolístico, considera uma ofensa gravíssima e sem perdão me chamar de torcedor do time adversário. Considero ofensa gravíssima alguém, sabedor do time que torço, me classificar como torcedor adversário. Tem gente que não se importa, eu, particularmente não sou assim, e conheço muita gente que não é. E isso causa muito transtorno. Já pararam para imaginar, ao transpor esta situação para as arquibancadas, se você me vê e me chama de !?*$#%@%&#$#@ e os torcedores em minha volta acreditam?


O que temos visto em fóruns e espaços de debate virtual como Lista de Discussão, Orkut e os comentários postados aqui neste site é a baixa qualificação na argumentação e a réplica de pior qualidade quando o comentário é sobre quem escreveu uma argumentação A ou B e a desqualificação sobre a pessoa e não sobre o conteúdo.


Sei que é difícil entender este confronto e posicionamento para muitas pessoas, mas isso, certamente, não constrói nada, destrói, provoca feridas que não se cicatrizam, leva a rancores indesejáveis. Já vi torcedor que se conheceu na Internet quando conhece pessoalmente determinada pessoa nas arquibancadas não tem nenhum prazer em torcer para o mesmo time.


Coisa mais desagradável!


O site Cruzeiro.Org e todos os seus parceiros tem algumas premissas que são levadas a sério e, às vezes, relegadas ao desconhecimento pelos nossos torcedores-cibernéticos, somos independentes em relação à oficialidade do Cruzeiro, com todos os bônus e ônus que isso certamente traz, procuramos nem citar as coisas dos nossos adversários (sejam eles rurais, nacionais ou internacionais) que não sejam as atinentes aos confrontos diretos, não censuramos, quanto ao ideário, nenhum colunista ou colaborador e a opinião de cada um é a opinião de cada um e não aceitamos invasões e ofensas de torcedores adversários, mas não sabemos como tratar com as ofensas daqueles que sabemos serem cruzeirenses se não for pedir aos mesmos um
pouco mais de compreensão com as opiniões alheias... ler e pensar um pouco antes de escrever pode ser a melhor maneira de contribuir para que a torcida do Cruzeiro fique unida naquilo que seja o melhor para esta torcida e para o Cruzeiro.


A quem interessa a divisão da torcida nas arquibancadas (inclusive com cenas lamentáveis como as que ocorreram recentemente) e a divisão e até mesmo cisão da torcida-cibernética que aqui se reúne?


Pode interessar a muita gente, mas os únicos que sairão prejudicados são os próprios torcedores que não tem organização suficiente e possibilidade de intervenção suficiente para decidir ou participar das decisões do time. A voz das arquibancadas (inclusive do torcedor-cibernético) fica rouca com as brigas nada fraternais.


Continuaremos por aqui, cada vez mais bancando o Torcedor-Cibernético e buscando antecipar tudo relacionado ao Cruzeiro com exclusividade para a nossa torcida.


Em tempo: Um tema bastante debatido na Internet esta semana foi o lançamento de uma candidatura de oposição à Presidência do Cruzeiro. Muita especulação e pouca informação sobre o candidato oposicionista. O Site Cruzeiro.Org vai procurar os dois candidatos (de situação e oposição) e fazer perguntas que possam mostrar ao torcedor – e não somente ao associado do clube – o que pensa e o que pretende cada um deles. Talvez esta seja uma amostra de como o torcedor deve ir unido, querendo o melhor para o clube/time e não corroborar o fraticídio que temos visto em outros times quando eleições e oposição se colocam frente à frente. O torcedor-Cibernético, na sua maioria, não pode influenciar os resultados para A ou B, mas pode ser melhor informado para não propagar e espalhar superficialidades e bobagens relacionadas ao Cruzeiro, e não ficar chamando quem não pensa como ele de torcedor dos adversários.



Evandro Oliveira e cruzeirense desde a decada de 1960 e costuma ficar zangado quando ve tolices na boca de cruzeirense, mas talha o sangue quando ve a midia manipulando cruzeirenses alienados e desavisados.
pyxis@cruzeiro.org

Leia também as colunas anteriores Torcedor Cibernetico

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

Não há comentários para esta Coluna.

 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/11 - 12h33 [1 coment.]
Sada Cruzeiro FA vira nos minutos finais e garante-se no Brasil Bowl 

19/11 - 11h46 [1 coment.]
Cruzeiro prossegue no Brasileiro em busca de melhor posicionamento 

18/11 - 17h37 [1 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [1 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [1 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [1 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [1 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [1 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster