Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

28/08/2010 | Joao Duarte
Cuca x PC Gusmão : Para quebrar mais tabús...

"PC Gusmão vem invicto. Cuca tem feito a festa sobre os ex-técnicos do Cruzeiro. Que tal ganhar do Vasco em São Januário ?

Mundo Azul,

A Rodada Divisora de Águas do Brasileirão de 2010... - O dezessete sempre foi considerado por mim como um n° da sorte, não por outra razão escrevo sobre este processo pelo qual passaremos este final de semana no Campeonato Brasileiro.
É uma rodada importante porque se o Cruzeiro ganha vai se distanciar do bloco do meio e verá a distância para os ponteiros reduzir.
Por outro lado, vários jogos importantes poderão marcar o agravamento da crise em grandes clubes brasileiros como Grêmio, Flamengo, Palmeiras, São Paulo e também o time das ROSAnas... Uma derrota acachapante, poderá gerar crise incontrolável. E neste caso, não tem multa rescisória que mude a coisa...
A rodada terá os seguintes jogos e os meus prognósticos são os seguintes :

☻ Internacional x Botafogo – O Inter está de volta ao Brasileiro e vai ganhar do Botafogo. Crava.
☻ Ceará x Grêmio Prudente – A lógica indica que o Vozão deve ganhar a partida, mas, se há um time tinhoso que pode surpreender nos contra-ataques é o Prudente. Zebra selecionada.
☻ Cruzeiro x Vasco – O time do PC Gusmão vai entrar em campo com os baixinhos Felipe, Carlos Alberto, Zé Roberto e Éder Luís. O Cruzeiro re-edita o time que jogou contra o Corinthians em sua concepção tática, mas, reforça o meio-campo e o ataque, com Fabrício e Thiago Ribeiro. Vamos ganhar o jogo na bola alçada na área do Vasco.
☻ Santos x Goiás – Para a maioria a maior barbada deste concurso da Esportiva, mas, não se esqueçam da tradição do Goiás de sempre jogar bem na Vila Belmiro, que remonta a 1974, no famoso jogo dos 4 x 4, quando Luvanor e Matinha acabaram com o Santos, evitando a goleada pois o Santos conseguiu abrir 4 x 1 no início do 2° tempo. Zebra à vista.

☻Fluminense x São Paulo – Pesa contra o tricolor carioca a tradição do São Paulo ? Nem sempre foi assim. Mas hoje, Muricy deverá provar do seu próprio veneno. Jogar contra um time viciado a jogar no erro do adversário... ano após ano. Conhecimento mútuo existe, embora haja algumas alterações importantes nos jogadores do time paulista. Creio em um empate.
☻ Corinthians x Vitória – Ronaldo volta após longo e tenebroso inverno. E para azar do Vitória, o fará em grande estilo. Crava fácil no Corinthians.
☻Atlético-MG x Palmeiras – Os super-técnicos se defrontarão em condição inesperada, O Palmeiras de Felipão tem 20 pontos e o time das ROSAnas comandados pelo grande e assediado Luxa só 14 (Flamengo e São Paulo continuam atrás dele, segundo os jornais), com incríveis 10 derrotas em 16 partidas. O jogo em Ipatinga mostra a velha estratégia da Vovó Mafalda ao fixar o ingresso a R$ 5,00 para ver se enche o estádio e angaria algum apoio. Torço por um empate que fará que cada um deles perca 2 pontos e nada mude no processo de crise.

☻Atlético-PR x Grêmio – O Furacão em ascensão na tabela e o Grêmio com um plantel fabuloso parado nos 15 pontos. O Grêmio vai começar a escapar da zona do rebaixamento com um bom resultado na Arena da Baixada. Borges, Jonas, Souza, Hugo, Rochenbach e Adílson formam um time muito forte do meio para a frente, ao qual tem faltado a confiança e a tranqüilidade. Ou reagem agora ou senão vão arder na briga contra o rebaixamento até o fim da competição. Mas, tudo pode acontecer. Triplo.
☻Atlético-GO x Avaí – O rubro-negro goiano foi sem dúvida a maior surpresa da 16ª rodada ao ganhar do Palmeiras em pleno Pacaembú por 3 x 0 . O Avaí nitidamente sentindo a falta de Roberto, Caio e Robinho no ataque perdeu posições e força. Vai dar a coluna 1.
☻Guarani x Flamengo – Creio que a crise no rubro-negro não vá aumentar. Pesa a tradição de jogar bem em Campinas contra o Bugre. O Flamengo não perde este jogo.

E na série B, complementando os jogos da LOTECA, teremos :
♥ Portuguesa x Bahia – O time da Lusa tem se mostrado intranqüilo no Canindé, onde perdeu na última rodada para a Ponte Preta. Jogo de difícil prognóstico. Triplo, com Lusa favorita.
♥ Santo André x Sport – O time do ABC perdeu grandes valores desde a grande campanha no paulista e só agora está se re-equilibrando. O Sport estréia Eliandro. Vá de coluna do meio.
♥ Vila Nova x Bragantino – O time goiano no desespero. Rony salva a lavoura. Dá Vila.
♥ Figueirense x Coritiba – O Figueira assumiu a liderança e o Coxa a quer retomar. Jogão em Santa Catarina. E o time do Ney Franco vai pontuar.
O teste da LOTECA nesta semana está bem armado e não creio que teremos muitos granhadores com 14 pontos.

As nuances de Vasco da Gama x Cruzeiro no Rio de Janeiro - Será que este jogo vai marcar a primeira derrota de PC Gusmão no campeonato ? É o que esperamos todos nós cruzeirenses. Algo me diz que nesta partida a bola alta será decisiva a favor do Cruzeiro. Em campo o time do Vasco confiando na habilidade e no bom futebol de Carlos Alberto, Eder Luís, Zé Roberto e Felipe Carimbador. E nós cruzeirenses apostando na marcação eficiente de Fabrício, Henrique e Éverton (Paraná ou Pablo) no meio, com a saída inteligente e rápida para o ataque de Jonathan, Montillo, Thiago Ribeiro e Wéllington Paulista. As pessoas falam que nós termos que marcar os vascaínos, mas, se esquecem que do outro lado eles também terão que arrumar soluções para marcar os nossos jogadores.
Se o Cruzeiro repetir o futebol solidário da partida contra o Corinthians no Parque do Sabiá, com certeza o resultado de São Januário nos fará subir na tabela. Creio que Cuca vá repetir a formação tática da última rodada, com Fábio + Gil, Caçapa e Edcarlos + Jonathan (Rômulo ou Diego Renan), Fabrício, Henrique, Montillo e Paraná (Éverton ou ainda Pablo) + Thiago Ribeiro e Wéllington Paulista na frente. Neste sistema, Fágner será marcado por quem estiver na ala esquerda, Jonathan baterá com o lateral esquerdo do Vasco, Gil cuidará de Eder Luís, EdCarlos cuidará de Zé Roberto e Caçapa sobra. Felipe será acompanhado pelo Fabrício e caberá a Henrique a marcação de Carlos Alberto. Montillo fará a sombra nos volantes e deste jeito Nilton e os 2 beques do Vasco baterão de frente com os nossos atacantes.
Creio então que uma grande valência do Cruzeiro estará no jogo aéreo, nas faltas e escanteios cobrados pelo Montillo. O time ganhou novas alternativas e será muito difícil marcar os nossos atacantes, pois, a defesa do Vasco não é a campeã da velocidade. E o Vasco nos dará o contra-ataque, pois, em casa tenderá a tomar o curso das ações. Importante : segurar os 15’ iniciais de cada tempo e depois soltar o time com velocidade, pois, se abrir a vantagem a torcida vascaína apela e faz o serviço.
Estou gostando de ver a raça com a qual o time do Cruzeiro tem jogado e de ver os caras se cobrando em campo, mas, sem arroubos de arrogância. Se o Cruzeiro emplacar uma série de vitórias poderá realmente aspirar a coisa melhor. Por enquanto é continuar mantendo a humildade em campo, com todos se ajudando e uma boa meta é marcar pontos em todas as rodadas. Agora todos os jogos para nós são partidas fora de casa, então não tem esta. É encarar os adversários de frente e buscar ganhar os jogos. Uma hora a vitória virá em conseqüência do poderio do ataque. Em outras teremos que nos valer de uma defesa bem postada. E temos jogadores para que Cuca monte o sistema que quiser. Continuo acreditando muito em uma campanha de destaque também em 2010.

Janela de Transferências : Alguma coisa ainda poderá acontecer nestes últimos dias, pois, a tal janela se fechará oficialmente no dia 31/08. O Atlético-MG vendeu os 60% que tinha de uma de suas promessas (o volante João Pedro) para o futebol italiano. Não se sabe por quanto e nem para que clube foi. Se fosse o Zezé Perrela o clube já teria ido ao inferno, teria insinuação de trambique e o escambau... mas, como é coisa do Kalil, ninguém aperta. Entre os jogadores do Cruzeiro tudo indica que Jonathan, Fabrício, Henrique, Wéllington Paulista, Thiago Ribeiro e Diego Renan ainda possam ser alvo de um ataque ninja. Mas, desta vez, creio que o clube fez boas contratações que nos permitirão manter bom rendimento, Curioso pelas entradas no time de Farias e Sebástian Prediger. O atacante é jogador de referência, artilheiro e tem boa velocidade e muita força. O volante é o “5” caçador. Tipo Ademir Roque Kaeffer. Um destes que impõe respeito. Creio que vão trazer muitas alegrias ao torcedor do Cruzeiro, porque a raça argentina se confunde com a nossa camisa. A conferir.

Projeções ao final da 17ª rodada - Ponteiros : Fluminense (37), Corinthians (34), Botafogo (27), Internacional (27), Cruzeiro (27), Ceará (27) e Santos (27) nas posições de frente.
E na briga de foice no escuro : Goiás (14), Atlético-MG (15), Grêmio Prudente (15), Grêmio (16), Atlético-GO (16) e São Paulo (19).

E as homenagens da coluna de hoje vão para : Chiabi Jr., Bruno Barros, Ronaldinho Nazaré, Lincoln Salvador, Batista-DF, Éden Dutra, Rogério Barbosa, Seixas, Fusil Cruzeirense, Ademar Barbosa, Surfista Celeste, José Maria, Maria José Freitas, Coletano Abreu, (Vitória-ES), e EDG de Belém do Pará.
E de Conceição do Mato Dentro : Carlos Esperidião Tomazzi que fez aniversário no último 25 de Agosto e Sebastião Costa Filho que fará aniversário no próximo dia 04 de setembro. Conceicionenses da melhor estirpe que
Cruzeiro, Cruzeiro Querido...Tão Combatido, Jamais Vencido


Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 edinho | Belo Horizonte | 28-08-10 15h34min
Grande João!
Obrigado pela homenagem! Tomara que o time entre em campo bastante inspirado e traga esses 3 pontos preciosos.
Enquanto isso, o Tricolor de Vespaziano agoniza mais uma vez, mesmo com elenco caro e treinador consagrado... Aliás, o Luxa já fala em treinar o time na série B do ano que vem!!! Deve ter abelinha se mordendo de raiva!!!
Grande abraço,
Eden Dutra
 Léo Gontijo | Patos de Minas - MG | 28-08-10 16h12min
Como vai João? Tudo bem?
Essa semana foi terrível pros gaylos:
Luxa declarando amor ao Fla.
Luxa admitindo a queda.
Ingresso já passsou pra 5 reais.
Ô vida dura....
Confio em um bom resultado hj: 2x0. Um abç.
 pyxis | BHZ | 28-08-10 16h29min
Só porque você não me homenageou, vou discordar de tudo (hehehe)... mas queria registrar meus palpites na Loteca.
1-INTER,2-Triplo,3-Triplo,4-Triplo,5-LUSA,6-MEIO,7-VILA,8-ATLGO/MEIO,9-CEARA,10-ATLPR,11-GUAR/MEIO,12-SANTOS,13-CORI/MEIO,14-FLU.
Jogo para fazer entre 10 e 11 pontos.
 Zezé | Belo Horizonte | 28-08-10 17h03min
Compadre, parabéns mais uma vez pela coluna! Só discordo quando você diz que torce pelo empate das rosinhas, eu quero é que elas percam de muito, quanto de mais melhor! Tenho certeza da nossa vitória hoje! Este Vascú é igual as galinhas, time de passado. Saudações Celestes!
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 28-08-10 17h50min
João eu também acredito no Cruzeiro. Nosso time é melhor que o Vasco e amanhã a casa cai em São Januário.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 28-08-10 17h50min
João eu também acredito no Cruzeiro. Nosso time é melhor que o Vasco e amanhã a casa cai em São Januário.
 pyxis | BHZ | 28-08-10 20h28min
Perdi o Ceará (sêco) e acertei Santos (sêco) e Cruzeiro (Triplo) e Inter (sêco).
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-10 20h54min
Acabou Vasco 1 x 1 Cruzeiro. Nunca foi fácil para o Cruzeiro jogar em São Januário. E é preciso ver que o Vasco tem um bom time com nomes com Felipe, Carlos Alberto, Eder Luís e Zé Roberto. E na escora deles 2 bons volantes que são Nilton e Rafael Carioca. Na zaga Dedé voltou a jogar muito bem.
O Vasco era dominado pelo Cruzeiro quando Zé Roberto acertou um pombo sem asas indefensável e saiu na frente. Thiago Ribeiro chutou e Fernando fez contra e fomos para o vestiário com o empate.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-10 20h57min
Na etapa final o Cruzeiro teve pelo menos umas 5 chances cristalinas de fazer o gol :
1 - Henrique rola a Thiago Ribeiro que pára em Fernando Prass.
2 - Roger rola a Wallysson que domina, cobre a Fernando Prass e a bola bate na trave e sai.
3 - Rômulo cruza e a bola desviada por Thiago Ribeiro vai para fora.
4 - Rômulo recebe de Montillo e cruza para o desvio de Wéllington Paulista para fora.
5 - WP corta Fernando entra na área e rola no canto, FP põe a córner.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-10 21h00min
O Cruzeiro permitiu muito pouco ao Vasco. Caçapa foi um monstro e cortou todas na zaga do Cruzeiro. O melhor do Cruzeiro em campo. Boa atuação também de Henrique, de Rômulo e do Fábio que pegou tudo o que podia.
Do lado do Vasco os destaque foram Fernando Prass, Dedé e o Rafael Carioca. Roger entrou muito bem em campo. Podem ter má vontade com ele, mas, o Roger Galera conhece muito.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 28-08-10 21h21min
É isso aí JD, Roger voltou com muita vontade e substituiu o bom hermano Montillo, em grande estillo! Agora o WP e o TR, estão em débito com a Galera Azul, Concorda?
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-10 21h43min
Thiago Ribeiro recebeu 3 bolas de frente, com a marcação chegando atrasada.
Numa, fechou os oçlhos e chutou em cima do Fernando Prass, que saiu muito bem do gol.
Na outra driblou para o fundo ao invés de bater cruzado. E de lá cruzou no 4° pau (errou longe).
E na 3ª era testar firme e fazer o gol. Raspou prá fora.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-10 21h46min
Wéllington Paulista apareceu na cara de Fernando Prass e ao invés de cruzar tentou bater no canto do goleiro e quase fez o gol.
Depois chutou na rede pelo lado de fora, de canhota.
Uma 3ª vez foi o lance da cabeçada num ótimo cruzamento do Rômulo.
Depois ao invés de chutar a gol tentou achar ao Thiago Ribeiro no meio da área, a zaga cortou. Tomou o amarelo de tanto brigar e ajudar na marcação. Alguns colegas estão batendo demais nele, como se ele tivesse boicotado o Adilson.
 João Duarte | Vit�ria | 28-08-10 21h49min
Wallysson teve 2 chances :
a primeira num bolão rolado pelo Roger que ele entrou e cobriu a Fernando Prass e a bola pegou na trave.
A outra em outro lance do Roger agora pela esquerda que a bola sobrou para ele na canhota, na marca do pênalti, livre e ele chutou mal. A bola desviou no beque e Fernando Prass se esticou todo e pôs a córner. Nosso ataque teve chances de fazer e perdeu. Fabrício também teve 2 pegasa de fora que poderiam ter entrado.
 Rogerio DF | Brasília e Entorno | 28-08-10 22h11min
Se bem que o jogo foi muito aberto sem as chatas retrancas, com oportunidades mil para ambos os lados e só faltou mesmo, os homens gols acertarem a pontaria! Principalmente, os homens gols do Cruzeiro.
 seixas | Belo Horizonte | 29-08-10 09h22min
Obrigado pela lembrança mestre João. Estou ansioso para ver a disposição do Cuca para formar um time com Fabio, Jonathan, Léo, Leonardo Silva, Caçapa, Diego Renan, Pablo, Prediger, M.Paraná, Henrique, Fabricio, Gilberto, Montillo, T. Ribeiro, Farias, WP, Walysson, vai ser mto bom para o Cuca ter uma dorzinha de cabeça para escolher os 11.
 BrunoBarros | Brasília | 29-08-10 11h02min
Valeu pela lembrança mestre João. Concordo com vc em relação ao jogo de ontem, faltou um pouco mais de capricho nas finalizações. É fato que o goleiro Fernando Prass sai muito bem do gol em combates diretos com os atacantes, ele é muito rápido nisso. É o Fábio fazendo escola. Mesmo assim em alguns lances o erro de finalização chegou a ser grosseiro. A cabeçada do Ribeiro, aquela casquinha, era uma bola fácil pra fazer, e ele perdeu. Paulista também perdeu esse gol incrível de cabeça.
 BrunoBarros | Brasília | 29-08-10 11h07min
O 1o. lance do Wallyson se entra ia ser um golaço. O passe do Roger foi muito bom, vindo de uma joga de trocas de passes linda, e a matada no peito do garoto, de cinema, e a finalização de categoria, era o que dava pra fazer porque o Prass saiu muito rápido e abafando. Faltou sorte nessa. Sorte também existe, principalmente num campo de futebol, onde a justiça passa ao largo. No segundo lance que ele perdeu, vacilou. Poderia ter matado a bola, estava livre, e depois chutado, mas precipitou-se.
 BrunoBarros | Brasília | 29-08-10 11h11min
Ontem pelo contexto da tabela, e de como foi a partida, o empate foi um mal resultado. Dava e a gente precisava ganhar. Mas o Vasco vai ganhar muitos pontos de muita gente boa nesse campeonato, só por isso podemos considerar o empate de bom grado. A atuação é o que também podemos tirar de positivo. Jogou muito melhor que o Vasco, e diferentemente do Corinthians quarta-feira, criou inúmeras chances claras de gol. Pecou na hora de tirar o 10. Agora é ganhar do Flamengo, resultado imprescindível.
 marco | Curitiba | 29-08-10 12h27min
Caro João, O Cruzeiro não tem que receber algum $$ desta venda do Ramires para o Chelsea? Na época da venda dele falaram que teríamos direito a um valor numa futura venda. Então agora cadê o $$? Se não recebermos nada, entrão na época mentiram e agora devem prestar contas!
 João Duarte | Vit�ria | 29-08-10 22h34min
Marco de Curitiba,
Como um dos clubes formadores de Ramires o Cruzeiro fará jus a uma parte do valor de 5% destinado aos clubes formadores. Ramires se transferiu aos 21 anos. Do tempo após os 15 anos até o limite da data de transferência assim é calculado, tirando-se fora o último clube (no caso o Benfica).
Então Criciúma (3,67 anos) e Cruzeiro (2,33 anos) dividirão os 5% cabendo 3% ao time de SC e 2% ao Cruzeiro. Ou seja, o Cruzeiro pega R$ 1 milhão e Criciúma fica com R$ 1.5 milhão.
 João Duarte | Vit�ria | 29-08-10 22h35min
Bruno Barros,
Creio que mesmo que saia alguém nesta janela o Cruzeiro terá sempre boas opções para montar o 11 a cada jogo...
 Carlos Campos | Resende | 29-08-10 23h36min
Só não posso concordar com a sua torcida para empate das franguinhas...kkkkkkkkkkkkceres. DERROTA SEMPRE ! valeu Gladiador !
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-10 10h07min
Carlão,
Talvez eu tenha me expressado mal. Torço para a derrota das frangas sempre. Ocorre, que na atual conjuntura, empate ou derrota tá dando quase no mesmo para elas e prolongar a crise nos porquinhos seria importante. Creio que eles vão nos dar muito trabalho. Mas, fiquei feliz demais ao vê-los derrotados e ainda por cima com gol do Kleber... Você viu o desespero da galinha mãe... Quase que não fez a resenha ontem (rs, rs, rs)
 chiabi | Nova Lima | 30-08-10 21h15min
Boa coluna João. Apesar da distância física, ao ler sua coluna tenho a sensação de estarmos conversando pessoalmente sobre o nosso grande Cruzeiro!!! Acredito que, mais uma vez, faturaremos os Urubus. Tem times que são muito fregueses, como o Fla e o Grêmio. Abraço grande!
 João Duarte | Vit�ria | 30-08-10 22h08min
Prezados Amigos, Vejam que eu não estava muito errado nos meus prognósticos. Thiago Ribeiro e Wéllington Paulista tiveram 2 chances na boal aérea e não conseguiram converter, mas, foram chances cristalinas de gol. Agora vamos pegar o Flamengo e o jogo pelo chão é mais recomendável, especialmente entre Léo Moura e Jean. Mas, também entre Angelin e Juan dá samba. É se posicionar bem e acertar os chutes. O goleiro vai estar sob pressão. Se falhar no começo, o caldo entorna.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster