Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

PROMOÇÃO CRUZEIRO.ORG 25 anos - COPA DO BRASIL - FINAL NO MINEIRÃO
Comente no site, Compartilhe no Facebook ou Retuíte as notícias no Cruzeiro.Org e concorra a ingresso na final da Copa do Brasil
De Jure - Coworking



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

14/08/2010 | Joao Duarte
O Bom Sangue Argentino no Cruzeiro

"Vários times no Brasil gastaram o tubo em ETIQUETINHAS. O Cruzeiro parece ter contratado os jogadores certos. Cuca agora terá opções reais"

Mundo Azul,


Talvez eu tenha me equivocado e a cereja ter vindo para a Toca - Nos últimos tempos, o que mais tenho lido aqui pelas bandas do Cruzeiro.Org são os lamentos de alguns torcedores de que nós somos os únicos que não contratamos, que o Cruzeiro só faz apostas, que é isto e aquilo.
Para estes torcedores bons mesmos são os que aportam do outro lado da Lagoa, aliás, é impressionante como estes torcedores ditos exigentes idolatram ídolos de barro. Vários times no Brasil gastaram o tubo em ETIQUETINHAS. O Cruzeiro parece ter contratado os jogadores certos. Cuca agora terá opções reais"
Eu penso que o Cruzeiro precisava ter um jogador que chame a responsabilidade sobre si, que seja um ídolo dentro das 4 linhas ou melhor jogando na linha, porque, na meta temos a nos defender o melhor goleiro do Brasil há pelo menos 3 anos (desde que voltou daquela contusão após a final do Campeonato Mineiro de 2007) que é Fábio. Questionado por alguns poucos, que não se cansam de falar mal dele ante à primeira falha, Fábio vai fazendo história no clube e no coração dos verdadeiros cruzeirenses, como exemplo de bom jogador, de bom profissional e de homem de caráter. O fato de ser evangélico ainda reforça mais os seus princípios de ética, mas, sabendo respeitar quem pensa diferente dele.
Pois bem, no meio dos reforços chegaram o MONTILLO que como argentino pode ser chamado de MontiJo sem problema algum, pois, é desta forma a que a ele se referem os seus patrícios.
Recebi do meu colega de ArcelorMittal Tubarão Ruben Carlos Pinasco as melhores referências do esquilo. Um jogador cerebral, veloz, ambi-destro, que tenta a jogada individual e que é um às nas bolas paradas. E desde então fiquei imaginando o tanto que os nossos zagueiros irão se beneficiar do talento dele, afinal todos eles são bons jogo aéreo (Gil, Caçapa, EdCarlos, Wéllington, Léo o novo guerreiro azul, e principalmente Leonardo Silva e Luizão que ainda estão em recuperação) e que dizer dos nossos atacantes especialmente Wéllington Paulista, Robert e Farias, que são reconhecidamente feras na bola alçada com qualidade na área.
Mas, também é importante destacar que os nossos atacantes de velocidade irão se beneficiar de ter armadores no time com capacidade de enfiar as bolas e deixá-los em condições de concluir e aí Thiago Ribeiro, Wallysson, Sebá e o menino Eliandro (que poderá sair por empréstimo para voltar mais tarde, mais experiente e reinvidicar um lugar no time).
E no quesito armadores vejo que as voltas de Gilberto, Roger e o Jones (pode ser outro a surpreender aois exigentes) vão ajudar a Montillo a dividir a responsabilidade de criação. E não há lugar melhor para uma cereja do bolo, do que no meio-campo do nosso time. Estou pondo minhas fichas nestes 3 jogadores (Giba, Roger e Montillo) para que juntos sejam os verdadeiros fatores de diferenciação. A conferir.
Mas, não é só isto não. O Cruzeiro tem hoje bons jogadores a atuar pelas laterais, jogadores com fôlego e bom controle de bola como é o caso de Jonathan, Diego Renan, Rômulo e Hyago.

E ainda temos volantes que sabem chegar à frente e passar ou concluir a gol com eficiência como Fabrício, Henrique, EliCarlos, Paraná, Everton ou Fabinho.
O Cruzeiro se reforçou bem, se preparou para o caso de perder algum jogador importante na janela e o treinador tem várias boas opções para montar o seu time. As dificuldades que o clube teve nas 13 rodadas iniciais vão ser diminuídas em muito. E eu tenho que reconhecer que o clube trouxe atletas que melhoraram sim o elenco e muito. EdCarlos, por exemplo, chegou sob grande desconfiança, entrou no time e parece veterano no vestir a camisa azul, uma ótima surpresa para mim.

E deixemos o Farias estreiar e mostrar o seu faro de gol, o Montillo jogar as suas primeiras partidas, o mineiro Léo mostrar o quanto é bom na zaga e o Wallysson colocar os outros na poeira, balançando o corpo e deixando os adversários para trás. E depois no final do ano ao fazermos um balanço de como se saíram os contratados pelos times, poderemos descobrir que a verdadeira cereja do bolo tenha vindo vestir a camisa azul. Vamos esperar.
Mas, confesso a vocês que o Cruzeiro finalmente disponibilizou boas opções para o treinador Cuca. Vamos ver como se dará o encaixe das peças.
Gostei como sempre da entrevista de Fabrício ao JOGADA DE CLASSE dos grandes Orlando Augusto, Ramon Salgado e Flávio Anselmo desta semana. O jogador argentino foi colocado pelo Fabrício num patamar diferenciado, exemplo de luta, de não desistir nunca e creio que neste aspecto o Cruzeiro trouxe 2 jogadores que liam garra, técnica e tem inteligência futebolística acima da média, o que pode fazer toda a diferença.
Se o time se despir da vaidade e entender mesmo que o grupo é mais importante, se forem isoladas as investidas dos vários empresários a quererem impor seus jogadores a qualquer custo, e se o time começar a render mais do que até agora, creio que finalmente Cuca terá o gostinho de ser campeão da mais importante competição nacional. Que assim seja.

Os palpites da Loteca desta semana ?

Jogo 1 - Fluminense x Internacional. O Fluminense é franco favorito contra os reservas do Internacional que têm Abodanzieri, Fabiano Eller, Wilson Mathias, o meia Guto e Leandrão na frente. Fluminense seco.

Jogo 2 - São Paulo x Cruzeiro. O time tricolor é sempre uma pedra de tropeço para nós, mas, se tem um jogo em que vejo que o Cruzeiro tenha condições de vencer é de amanhã. Palpite triplo, mas, Cruzeiro como favorito.
Jogo 3 - Vitória x Santos. O time do Santos tomou um cacete do Avaí na quinta-feira e não vai entrar com a mesma confiança, sem Robinho e André, substituídos por Zé Eduardo e Marcel (Keirrison ainda não estará disponível).
Palpite triplo, mas, Vitória como favorito.
Jogo 4 - Coritiba x Bahia - O tricolor da boa terra estreiará o englaustorado Márcio Araújo no lugar de Renato Gaúcho no comando. O Coxa tomou uma pancada na moleira ao perder do São Caetano como mandante. Coxa e empate.
Jogo 5 - Náutico x Portuguesa. O time do Timbú é uma parada em seus domínios, mas, a Lusa não troca de roupa para provocar uma zebra. Deve dar Náutico, mas, é bom se precaver. Lusa é ZEBRA SELECIONADA.
Jogo 6 - AméricaMG x Paraná em 7 Lagoas - O time Paranista é comandado pelo Marcelo Pacote, ex-jogador e treinador dos emplumados e conhecedor do futebol mineiro. Mas, o América/MG joga completo e deve prevalecer. Se tiver um trocado a mais cerque pelo menos um empate.
Jogo 7 - São Raimundo/PA x Paysandu/PA - Tudo pode acontecer. Triplo. Mas, com o empate sendo o resultado mais provável.
Jogo 8 - Atlético/GO x Botafogo/RJ - O time goiano vai querer largar a lanterna na mão de outro e vai conseguir. Atlético/GO SECO.
Jogo 9 - Grêmio x Goiás. Na quinta-feira, estréia de Renato Gaúcho no comando do tricolor deu Goiás em pleno Olímpico. Mas, amanhã dá Grêmio fácil.
Jogo 10 - Atlético/MG x Guarani - Tudo vai depender dos minutos iniciais. Se o Gaurani souber se segurar e acertar os lançamentos, a velocidade de Mazolla poderá ser decisiva. O time atleticano ainda está frágil psicologicamente. ZEBRA SELECIONADA. Triplo com o Atlético/MG como favorito.
Jogo 11 - Grêmio Prudente x Vasco - O time da interlândia paulista é muito mais complicado jogando fora de casa. Trocou o bom Toninho Cecílio e poderá sofrer alguma instabilidade. O Vasco pode ganhar lá dentro. Creio que PC Gusmão traz pelo menos um empate de lá e mantém a sua invencibilidade no Brasileiro após 14 rodadas. Empate é resultado mais provável.
Jogo 12 - Flamengo x Ceará - O time da Gávea estreiará o novo ataque. Mas, o time do Ceará tem sido páreo duro em qualquer gramado. O Flamengo é franco favorito, mas, se você tem uns trocados a mais dê uma fechada na zebra.
Jogo 13 - Palmeiras x Atlético/PR - Finalmente Felipão terá a sua 1ª vitória.
Palmeiras SECO.
Jogo 14 - Avaí x Corinthians - O Avaí detonou o Santos pela Sul-Americana em pleno Pacaembú (3 x 1) no meio de semana e vem com muita força. No Corinthians Adílson mantém o time ainda sem Ronaldo. Cara de empate.

E a homenagem especial desta coluna hoje vai para : Emerson Duarte de Faria, Eliana Rangel Faria, Celo, Cacá, Duda e Pedrinho, família fantástica que ontem fez a festa dos 110. Um beijo no coração de todos vocês.

E aos cruzeirenses da ArcelorMittal Tubarão: Alexandre Aparecida Morais, João Coura, Geraldo Thadeu, Soró, Luiz Otávio Camargo, Hélio Silva, Cláudio Guimarães, Marco Valério, Laudelino, André Luiz Fonseca, Emilene Santos, Eder Lana, Almir Soares, Flávio Saraiva, Gladstone, Luizinho, Marlon, Antônio Carlos e Ivo Anatólio Madeira... só gente especial.
Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-08-10 14h10min
João Duarte, sua coluna está de acordo com que eu penso. Vejo o Cruzeiro favorito a partir de agora, pois nossos reforços realmente vão somar muito ao grupo. Veja que nosso meio não tinha jogador de criação nos jogos anteriores e mesmo assim conseguimos bons resultados. Jogos contra Atlético e Goiás são sempre complicados e mesmo assim trouxemos 6 pontos. Não tivemos sorte contra o Fluminense, pois foi nosso melhor jogo. Pena Gilberto ter se machucado. Seriam 3 pontos certos com ele até o final.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-08-10 14h24min
Analisando as contratações, eu sinceramente gostei. Tinha certo receio com relação ao Edcarlos, devido sua passagem pelo Fluminense, mas mostrou ser jogador para ser titular. Os outros irão brigar por uma ou duas vagas ao lado dele. Quando Léo Silva voltar estaremos mais completos na defesa. Este Léo que veio do Palmeiras é outro bom jogador. Jogou muito no Grêmio, tanto que eles o queriam de volta. Como um jogador fica largado assim num time como o Palmeiras?
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-08-10 14h31min
Nosso meio ganhará muito com o retorno de Gilberto e Roger e com as contratações de Montillo e Jones. Nada melhor que uma boa disputa por posições em um time. Quem ganha é o time, pois todos querem jogar. Se Cuca souber escalar e administrar o ego dos jogadores, terá um elenco unido e forte para o restante do campeonato. E pode ter certeza que iremos disputar o título este ano, pois Flu e Coríntians não aguentarão este ritmo até o final. Saudações Celestes.
 BrunoBarros | Brasília | 14-08-10 14h48min
Caro João, compartilho de seu otimismo. Acho que agora temos tudo pra ter um time capaz de ganhar o Brasileirão. Competição que coloco no mesmo patamar de Libertadores e Mundial. Adoro o Campeonato Brasileiro e vencê-lo é demais. Montillo é um excelente armador e também tem tudo pra ser o craque do time. Que o Roger se comporte e entenda que o momento dele é de ser uma boa opção no banco, nada além disso. Se o Cruzeiro jogar com dois armadores será com Gilberto e Montillo.
 BrunoBarros | Brasília | 14-08-10 14h54min
Aloisio, vc foi na mosca. Concordo com tudo que vc disse. Sobre o Léo, é um baita zagueiro. Formou no Gremio, com o agora rosáceo Réver, uma das melhores duplas de zaga do Brasil. À época li uma entrevista dele em que ele contava que era cruzeirense, de ir ao Mineirão. Isso conta a favor dele, mas ele não não necessariamente precisa disso pois tem bola pra ser titular. Excelente contratação. Gostei demais mesmo.
 BrunoBarros | Brasília | 14-08-10 14h59min
Edcarlos realmente até agora é uma grata surpresa. Que continue assim, nossa zaga com a chegada desses reforços, mais a melhora substancial do Gil e do Caçapa está muito melhor. Nosso meio campo com as chegadas de Montillo, Éverton, Jones, que veio pra jogar na 3a. posição, setor que faltava alguém ali. está muito melhor. No ataque, Farias e Wallyson são bons jogadores que tem bola pra cairem nas graças da torcida. Ou seja, o elenco tá muito mais forte e dá pra fazer um time-base sensacional .
 BrunoBarros | Brasília | 14-08-10 15h03min
O Fábio é um craque no gol. Fato. O melhor do Brasil há pelos menos 3 anos. Fato. Tá junto ao Dida como o melhor goleiro que vi atuar com nosso camisa amada. Seleção pra ele vai chegar, Mano vai cair na real, ele é um cara inteligente.
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 14-08-10 15h49min
Um argentino no time do Cruzeiro é sempre bem vindo. Eu acredito sempre. Espero que o Cuca saiba administrar um elenco maior e com bastante jogador em condições de vestir a camisa titular. O Ed Carlos está me fazendo lembrar do Gilmar.
 simone castro | belo horizonte | 14-08-10 18h12min
Será que nossa zaga ideal vai ser Léo(Silva) e Léo? hehehe, Gostei demais da contrataçÃo do Montillo e do Farías. Sangue argentino misturado ao sangue azul dá jogo! E quanto ao Rômulo, confio nele. Assim que tiver uma sequência, como tinha no Santo André, vai arrebentar. Ótimo lateral. E que nossa torcida pare de venerar as contratações do lado rosa, pq muito jogador que já foi alguma coisa, hj não é nem sombra. Tríplice coroa, só no CRUZEIRO!
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-08-10 22h15min
Bruno Barros, vejo nosso elenco no mesmo nível de Fluminense, Coríntians, Santos, São Paulo e Inter. Superior ao Atlético, Flamengo, Vasco e Botafogo. Portanto, iremos disputar o título em condições de igualdade com todos. Quanto ao Fábio, acho uma injustiça não ser convocado para a seleção, pois além de experiente, o que é de suma importância para um goleiro, vem sendo o melhor na posição há alguns anos. Mas, para o time e nós torcedores é melhor assim, que se dane esta seleção gaúcha. Abraços.
 Aloisio Mendess | Santa Maria/ DF | 14-08-10 22h25min
Céu, sempre gostei de argentinos no time do Cruzeiro, desde o tempo de Perfumo, que por sinal era um zagueiro clássico e raçudo como todo argentino. Depois veio o Sorín e a partir daí, passei a torcer sempre pelas contratações de argentinos. Me lembro que antes do Conca vir para o Vasco, o Cruzeiro esteve interessado nele e eu vibrei com esta possibilidade, mas infelizmente não foi concretizada a contratação. Agora, com Montillo e Farias, tenho certeza, nosso time será novamente guerreiro.Abraço
 João Duarte | Vit�ria | 14-08-10 23h48min
As minhas zebras ratearam, deu a lógica em todos os jogos de hoje com as vitórias de Coritiba, Náutico e América/MG na série B e as de Flamengo, Palmeiras e ROSAnas na série A. O único resultado improvável que acreditei que pudesse acontecer seria uma vitória do Atlético/GO sobre o Botafogo, que não aconteceu... errei feio a zebra. Entramos no bolão vivos ainda para domingo, mas tendo que cravar 6 resultados em 7...difícil prá caramba...
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 15-08-10 09h57min
Agora SIM, João, você está pronunciando certo MontiJo(rs rs rs rs). E daqui a pouco vamos gritar gollllllllllllllllllll em espanhollllllllllllllllllllll sob a batuta do TECLA FARÍAS. (Fui ao aeroporto, tinha mais de 100 torcedores, hilário). Gostei demais de sua coluna. Forte abraço; Jorgito
 João Duarte | Vit�ria | 15-08-10 18h22min
Montillo fez grande estréia. O Cruzeiro ganhava por 2 x 1 de virada aos 40' do 2° tempo e parecia que a gente iria quebrar o tabú... E entrou em campo a famosa largura do São Paulo contra o Cruzeiro. Ô time nojento... conseguiram empatar o jogo com o gol do Ricardo Oliveira. Mas, valeu o esforço do Cruzeiro, jogou bem e foi prá cima do São Paulo.. Este ponto valeu muito.
 darlijunior | Não definido | 17-08-10 17h03min
Desculpe por fugir do assunto, mas tenho um amigo que esta precisando com urgencia do endereço da empresa do Antonio Claret, já procurei em diversas midias e não consegui nenhuma informação. Se alguem souber por favor me informe. Valeu!
 darlijunior | Não definido | 17-08-10 17h03min
Desculpe por fugir do assunto, mas tenho um amigo que esta precisando com urgencia do endereço da empresa do Antonio Claret, já procurei em diversas midias e não consegui nenhuma informação. Se alguem souber por favor me informe. Valeu!
 Flavio RT | Itabira | 18-08-10 08h59min
Bom dia João, tb fiquei impressionado com o 10zão que veio. Parabens à diretoria. E concordo em nº e grau qto ao aspecto de menosprezar nosso time. Veja, tivemos uma campanha fulminante no segundo turno do ano passado no brasileirão, estivemos numa final de LA, jogando muitas partidas com 01 a menos. E tome vaia. Acrescento ao arsenal dos que malversam sobre o Glorioso, a Rede Globo, pois aquela do "ALex careca que fugiu do pau do Dunga" falar no Sportv que a concentração das frangas
 Flavio RT | Itabira | 18-08-10 09h01min
a melhor do Brasil, que qqcoisa diferente daquilo era esbanjamento, não precisava, é de matar. Além de menosprezar sempre que possível o Glorioso. Será pelo alinhamento do ZZP ao Ricardo teixeira? O que importa é que vc estava certo, o presidente pegou a bola, pôs de baixo do braço e agiu. Frutos vieram. Estou confiante. Vamos disputar o título.
 elmobarros | Brasilia | 19-08-10 11h49min
Ao Cruzeiro,eu sempre prego pelo amor comedido, um amor sem arroubos de loucura ou cequeira. O time que entrou em campo em algumas partidas, como o que empatou com o Grêmio Prudente, trouxe muitas vezes um desespero doentio, transmitiu um falta de perspectiva desalentadora. Vê o Everton com a camisa 10 azul foi de chorar. O time que enfrentou o SP já se mostrou grande. Estruturado - Defesa-Meio-Ataque. Como a 10 caiu bem no Montillo! como o time foi grande até na falha do gol de empate!
 João Duarte | Vit�ria | 19-08-10 13h11min
Elmo,
O time que foi escalado contra o Grêmio Prudente foi o melhor que Cuca poderia ter colocado em campo. E que não se diga que ele não tentou mudar os cenários. Só que estava fazendo a comida sem tempero algum. Agora a coisa clareou de vez... e sobram opções ao treinador.
 João Duarte | Vit�ria | 19-08-10 13h22min
Nossos 32 guerreiros : Goleiros : Fábio + Rafael, Flávio e Douglas.
Laterais : Jonathan e Rômulo para a direita + Diego Renan e Pablo para a esquerda.
Zagueiros : Léo e Leonardo Silva + Caçapa e Gil + Wéllington e EdCarlos
Volantes : Fabrício e Henrique + Fabinho, Paraná, EliCarlos, Everton
Meias : Montillo e Gilberto + Roger, Pedro Ken, Jones e Sebastián
Ataque : Thiago Ribeiro e WP + Farias, Robert, Wallysson e Eliandro
 Zezé | Belo Horizonte | 19-08-10 20h42min
Compadre este Leo é bom assim para ser o titular? Se for otimo!
 Jorge Schulman | Belo Horizonte | 20-08-10 13h58min
João, te aguardei outro dia até 23:30, depois desisti!!!! Você deve ter esquecido. Grande abraço, meu irmão. JFS
 Beth Makennel | Belo Horizonte | 20-08-10 15h34min
Olha João, estou bastante animada com a chegada de 3 argentinos ao Cruzeiro. Realmente é como você disse; o bom sangue argentino no Cruzeiro. Tomara seja para o Cruzeiro como os seus compatriotas, Perfumo e Sorin e sejam ídolos da nação azul. Eu gosto muito da garra de jogador argentino. Vai dá certo!
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
19/09 - 14h20 [13 coment.]
Baixo aproveitamento nos pênaltis em toda a temporada liga alerta 

19/09 - 09h13 [4 coment.]
Cruzeiro alcança terceira melhor campanha do returno do Brasileiro 

19/09 - 08h08 [3 coment.]
Mano revela por que ainda não utiliza Arrascaeta como titular 

19/09 - 07h55 [1 coment.]
Sub17 conquista a J-League Challenge Cup, em Osaka (JPN) 

19/09 - 06h48 [1 coment.]
Atletismo conquista todas as provas disputadas no fim de semana 

18/09 - 08h56 [8 coment.]
Cruzeiro vence o Bahia e consegue se manter entre os 6 melhores 

18/09 - 07h39 [4 coment.]
Eleições: Lideranças do Cruzeiro intensificam atuação na campanha 

18/09 - 07h33 [2 coment.]
Cruzeiro lutará contra o Flamengo por sua 40a conquista no Mineirão 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster