Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
Banda Help



Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul
Joao Duarte, engenheiro escreve periodicamente no Cruzeiro.Org

15/03/2010 | Joao Duarte
"Calma no FRONT"

"Ficar em 1° do grupo configura vantagem teórica nos cruzamentos das oitavas da Libertadores, mas, isto não é decisivo"

Mundo Azul,


As projeções para o Cruzeiro na Libertadores - Depois da péssima apresentação nos gramados venezuelanos onde apenas o Kléber mostrou o futebol costumeiro de garra, luta, gols e também tendo acabado expulso, desta vez, INJUSTAMENTE, uma vez que o 1° cartão amarelo foi um absurdo total. Mas, o tal 3-5-2 se mostrou mais uma vez um esquema que não funciona bem no Cruzeiro, principalmente quando inteligentemente o time adversário faz posicionar os seus atacantes incisivos e de velocidade nos flancos nas costas dos nossos laterais e do meio-campo(no caso Blanco pela direita e o garoto bom de bola Diaz pela esquerda). E se vocês retroagirem a umas 3 ou 4 colunas atrás, verão que falei que o time do Deportivo Itália era o mais fraco do grupo, que os pontos perdidos para eles seriam considerados irrecuperáveis, mas, que também tinha alguns jogadores interessantes, que não seria nenhuma galinha morta (e a prova disto é que mesmo tendo perdido os seus jogos iniciais por 1 x 0, vendeu caro cada uma destas derrotas.
O Cruzeiro além de jogar sem inspiração, não teve a concentração necessária, principalmente quando virou o placar. O nosso meio-campo teve atuações pífias de todos os seus jogadores (considero que Henrique tenha sido o jogador que melhor atuou). Adílson tirou Diego Renan para colocar o Gil, fazendo Paraná vir para a esquerda, onde mais uma vez saiu o gol de empate deles (e que a torcida não me venha colocar a culpa no garoto que nem em campo estava mais). Eliandro desta vez não conseguiu fazer o gol de talismã, Bernardo entrou tarde em campo e, em minha forma de ver, era Fabinho que deveria ter entrado no posto do Pedro Ken (que fez a sua pior atuação com a camisa do Cruzeiro) quando o Cruzeiro tinha a vantagem, mantendo Diego Renan em campo (a entrada do Gil foi péssima, porque o jogador de velocidade Cásseres caiu pelo setor dele e criou dificuldades).
Em suma, o time em campo não esteve bem e as mexidas do treinador não funcionaram e o resultado de empate é considerado ruim porque o Velez foi lá e ganhou.

Construindo o cenário mais otimista possível... porque não ? - O Cruzeiro tem 4 pontos ganhos e nesta semana ColoColo x Velez completam a 3ª rodada. Um empate entre eles levará o Velez a 7 pontos, ficando Cruzeiro em 2° lugar com 4 pontos empatado com o ColoColo. É o melhor resultado para o Cruzeiro quando a gente fala em lutar pelo 1° lugar do grupo, uma vez que na próxima rodada o Cruzeiro vai ganhar do Deportivo Itália no Mineirão, de preferência de goleada. Aí se o Velez derrotar o ColoColo irá a 10 pontos ganhos e a classificação terá : Velez com 10, Cruzeiro com 7, ColoColo com 4 e Deportivo Itália com 1.

A decisão nos obrigará a ganhar do Velez e vamos ver se o Deportivo elimina o ColoColo na Venezuela, mas, mesmo que isto não aconteça a situação mostraria :
Cruzeiro e Velez com 10 PG (mas, o Cruzeiro com a vantagem do saldo de gols) e o ColoColo com 7 (na pior das hipóteses).
E na última rodada iremos ao Chile podendo administrar esta tal confortável vantagem no saldo de gols, ou jogarmos já classificados (isto porque com base nas estatísticas das fases de grupos da Libertadores dos últimos tempos, pelo menos em 2 grupos o vice-campeão não ultrapassará os 9 pontos).
Mas, que fique em claro que é imprescindível para o Cruzeiro ganhar as 2 partidas que fará em Belo Horizonte.


O Cruzeiro no Campeonato Mineiro - O time reserva do Cruzeiro, reforçado por Fábio (que foi prejudicado pelas péssimas condições do gramado no 1° gol do América de Leandro Ferreira, e na virada sensacional de Fábio Jr. onde nada poderia fazer) e Diego Renan, ganhou bem do América com um golaço de Wéllington Paulista (que perdeu um pênalti, sofrido por Bernardo), uma boa finalização de Kieza e um gol de muita categoria do Fabinho que parece que vai reagir e voltar a mostrar o grande futebol que tem e que sempre me fez acreditar nele. Bateu de chapa e mais uma vez fez o gol da vitória (já havia sido assim contra o Ituiutaba na Fazendinha).
O Cruzeiro chega a 21 pontos, seguido por Ipatinga e Democrata-GV com 19, Tupi com 18 e pelo time do Atlético-MG com 15 pontos (faltando disputar os 25' finais contra o América-TO - jogo empatado em 2 x 2 e com o time interiorano com 1 jogador a nais). Com 24 pontos ou seja, mais uma vitória contra o América-TO no sábado que vem em casa, o Cruzeiro se garante no G4 e com 25 pontos fica com o 1° lugar. Jogaremos as finais com vantagem, não sem antes termos que eliminar os adversários nas Quartas-de-Finais e Semi-Finais. Tudo caminha para um encontra entre Cruzeiro e Atlético já nas Semi-Finais.

O que eu vi de interessante nestes últimos dias... :

☻ Flamengo e Vasco - Bruno mostrou porque é um dos goleiros brasileiros que vive um grande momento dentro de campo. Defendeu 2 pênaltis cobrados por Dodô, no mesmo canto, com a mesma displiscência. É um dos maiores catadores de pênaltis e já foi responsável por permitir ao Flamengo chegar à disputa de títulos e vencer. Mas, não é só isto. Bruno sai muito bem do gol e é um goleiro que tem boa regularidade. Ele e Fábio são os melhores do Brasil neste momento, muito acima dos demais...

♦ Santos e Palmeiras - O Santos abriu 2 x 0 e achou que o jogo já estava ganho. Só não contava com a atuação impecável de Robert (de massacrado nos tempos de Muricy Ramalho a herói agora com Antônio Carlos Zago, que escala o jogador como ele rende mais) que fez 3 gols e fez chover (rs, rs, rs...). É o time do Dorival Jr. em casa tomando viradas, com vários gols pelo meio...

☻ Fórmula 1 - Felipe Massa há 9 meses sem guiar um carro, cometeu uma vacilo na larga e isto lhe custou a vitória. No resto do tempo foi bem, agressivo, rápido e não teve muito o que fazer, porque a Ferrari manda trazer o carro para garantir a dobradinha (um vexame o eng° do Felipe Massa pedindo a ele para reduzir os giros do motor para poupar o mesmo).

♥ Indy 300 no circuito de rua de São Paulo - Ao contrário da maioria creio que foi um barato a corrida de rua, com rodadas, interrupções de prova, grande n° de ultrapassagens e um resultado prá lá de inesperado com a vitória do australiano Will Power. Isto é que a graça do esporte. A reta da marginal ficou sensacional... já pensaram, cruzar todo aquele percurso em 9 segundos ?. E a Bia Figueiredo acabou em 13° lugar, a 1ª mulher brasileira a guiar nas categorias principais do automobilismo.

☻ O futebol do elenco mais caro do Brasil, continua sem convencer - O São Paulo ganhou a partida por 2 x 1 do Rio Branco de Americana, mas, de novo não atuou bem. O gol da vitória foi do chefão André Luís aos 46' da etapa final.
♣ O gol mais bonito deste final de semana foi de ? :

♦ Paulinho do Bragantinho após dominar, dar um chapéu no beque e bater forte de direita no canto esquerdo de Eduardo Martini. Ponte 4 x 3 Bragantino.
♦ Lindo passe de Ganso para Neimar que entra no facão e encobre Marcos, para fazer o 2° gol do Santos. Santos 3 x 4 Palmeiras.
♦ Paulada de Wéllington Paulista da intermediária, a bola bate no travessão e morre dentro do gol de Gléguer. América 2 x 3 Cruzeiro.
♦ Lionel Messi fez 3 gols na vitória do Barça, mas, o 1° gol foi muito bonito. Driblou a 3 e meteu no contra-pé do goleiro.
♦ O gol do Baiano do Paulista de Jundiaí no sábado (a pedido do Kratos). Vi mais tarde e foi mesmo um golaço...

◘ A vitória de Fabiana Murer no salto com vara com 4.80 m em Doha e também de Keila Costa no salto em distância para fechar bem a semana internacional das mulheres. Bons resultados.
☻ Não poderia deixar de citar a vexatória conduta do TJD-MG que acatou a liminar do time atleticano apenas 5 horas antes do início da partida contra o América-TO, prevista para a última 4ª feira para permitir que o time cacarejante não tivesse que jogar com 9 jogadores em função das contusões de Correa e Tardelli. E fazer uso desta prerrogativa se dizendo não ter sido consultado sob a marcação do jogo ? Motivo hilário. Creio que Kalil e Luxa fizeram o que lhes cabia, que era tentar barrigar o jogo. O tiro vai sair pela culatra ? Só o tempo dirá... Mas, que foi vexame foi.

E as homenagens desta coluna vão para : - O vovô Jorge Schulmann (afinal nasceu Helena), para o meu compadre Eliezer Mattos que completou mais um ano de vida no dia internacional das mulheres, para Lígia Lolli que criou o encontro das torcedoras cruzeirenses na última 2ª feira no Devassa, um show de mulheres bonitas e inteligentes.

Para os grandes do meio do esporte : Kléber Machado, Joana de Assis, Vanessa Riche, Lédio Carmona, Mário Marra, Marcos Guiotti, Joana de Assis (incrível como eles são atenciosos com quem troca 2 dedos de prosa com eles no twitter) e muito especialmente para Orlando Augusto e Ramon Salgado que nos brindam com bom humor e inteligência no Jogada de Classe (todos os dias de 12:30 ~ 13:30 na TV Horizonte, com reprise às 23:00 ~ 00:00 h).
E de Conceição do Mato Dentro : Claudino Honório Mascarenhas, Tarcísio Lazarinni, JB Lazarinni (a exposição METAMORFOSE deste grande artista de sangue azul é um show e merece uma conferida... a mostra é maravilhosa), Clemenceau Chiabi Saliba (pai e filho) e ao grande Lolê (faz o melhor requeijão de toda a nossa terra). Todos cruzeirenses de marca maior.

Cruzeiro, Cruzeiro Querido... Tão Combatido, Jamais Vencido

Joao Duarte
joaochiabi@globo.com

Leia também as colunas anteriores Joao Duarte, uma Voz da Velha Guarda Azul

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 JP | South River , New Jersey | 15-03-10 03h45min
Deus te ouça com essas previsões sobre a nossa classificação na LA. Porém nao precisaremos somente de uma combinação de resultados e sim de muita vontade dos jogadores. De que adiantaria ter resultados bons, mesmo sem praticar um futebol convincente e morrer nas oitavas ou nas quartas de final? Precisamos de uma postura de time guerreiro. Para ai sim nossos jogadores possam ser chamados com toda a justiça de OS GUERREIROS DOS GRAMADOS
 kratos | Campinas | 15-03-10 04h37min
Olá JD, sobre a matemática eu havia feito os mesmo cáuculo, sobre futebol, a partida na venezuela foi um desastre, falta de técnica e empenho, nenhum um, nem outro, mais já foi e não se recupera mais estes dois pontos, mais o que deve se recuperar, e já, é o espírito da libertadores, que sempre foi e sempre será uma guerra, e cada partida uma batalha, podemos dizer que na batalha na Venezuela, saimos feridos, mais ainda existem três batalhas nesta fase de grupos, e não podemos pensar (cont.)
 kratos | Campinas | 15-03-10 04h38min
(cont.) nas oitavas agora. Acredito que dependendo da combinação de resultados, podemos chegar no Chile cotra um Colo Colo desesperado, e desta forma acredito em nossa vitória, com isto, dependendo do saldo de gols, podemos terminar em primeiro, caso empatarmos em pontos com o Veles, aí sim, as oitavas é outra história, outras batalhas, até ganharmos essa guerra da Libertadores. Quanto ao jogo contra o América-MG, gostei do time, mesmo com gramado ruim, e o adversário batendo, (cont.)
 kratos | Campinas | 15-03-10 04h40min
(cont.) o time see portou bem; Fabinho (categoria e disposição), Uchoa (grande jogo, grande futuro), WP (podem falar o que quiserem, mais sempre faz gols), em nossa carência defensiva, pelo menos mais uma opção,Léo Fortunato, Kieza (mostrou oportunismo), Bernardo (parece estar renascendo)Leandro Lima (ainda acredito)Marcos (jogou pouco), resumindo,somente dois titulares veio a vitória mesmo com gramado ruim. E sobre os SECA PIMENTEIRAS, que ao invés de apoiar, só tetonam vale lembrar que (cont.)
 kratos | Campinas | 15-03-10 04h42min
(cont.) São Paulo, Inter, Curintia, Flamengo, não tem feito nenhuma diferênça, nem na liberta, nem no regional. Por isso eu vou sempre apoiar o meu Cruzeiro. Oh João Duarte, vc esquecer de mencionar o golaço do Baiano, no jogo Paulista e Ponte Preta no sábado. Um grande Abraço!!!
 w2cruzeiro | Contagem | 15-03-10 07h13min
JOÃO DUARTE, apenas fazendo uma comparação do meio campo com 2003: Elicarlos que tem muita eficiência na marcação (Augusto Recife), Fabrício(Maldonado), Henrique(Wendell), Roger(Alex).O Henrique mais qualificado que o M. Paraná tanto ofensivamente quanto defensivamente. Claro que existe uma diferença muito grande entre a qualidade de Alex e Roger. Mas acredito que pode dar certo. O que achou desta formação?
 Getúlio.gov | Não definido | 15-03-10 07h41min
JD, ponderado como sempre,não sou desses Cruzeirenses passionais, qdo ganha tudo é maravilha, qdo perde tá tudo errado, mas falhas do time e da diretoria estão gritantes,defesa vem falhando há tempos, um exemplo claro esse deportivo não tinha feito gol ainda e conseguimos tomar 2 deles e o Léo Silva nao tem jogado bem, e no ataque apesar de lutador acho o Tiago R. pouco objetivo, não tenta um drible, faz raríssimas jogadas de linha de fundo, sempre toca de lado, não incomoda os zagueiros.
 Getúlio.gov | Não definido | 15-03-10 07h44min
e a Diretoria assim como na Libertadores de 2008 fica esprando a Banda passar, em 2008 ficamos com Guilherme e moreno, esperando um jogador de velocidade e nada...agora sabemos que temos deficiência na defesa e não teve contratação e o Perrela disse que traria 2 ou 3 jogadores pra chegar, jogar e fazer diferença e.... então apesar de torcer acreditar temos claras essas deficiências... um abraço
 surfista celeste | Vitória | 15-03-10 09h06min
Diga lá grande João como vão as coisas? Pois é joaão concordo c vc q ainda podemos fechar a fase d gurpos em 1º colocado mas aquele vacilo na Venezuela pod nos complicar o grupo é dificil ñ podiamos ter perdido pts pro mais fraco do grupo. Agora joão como faz falta o Fabricio hein cara pelo amor d Deus a marcação do nosso meio campo tá muito froxa Mp ñ vem jogando bem, P Ken tá jogando muito mal inseguro tá claro q a camisa tá pesando e muito ñ marca erra passaes excessivamente tem comprometido
 surfista celeste | Vitória | 15-03-10 09h10min
nosso meio campo q é nosso forte tá deixando a desajar pq o unico tá joagndo alguma coisa é henriq mas sozinho ñ pode resolvber o problema sinceramente na falta do Fabrício e do Eli prefiro o bernardo ou o fabinho q ontem fez uma boa partida acho q darão mais proteção a zaga q ñ é confiável alias João vejo o maluf dizendo q ainda vão trazer um meia atacante devem tá d brincadera né será q ñ percebem q preciasmos desesperadamente d um parceiro pro LS q tb ñ tá vivendo seus melhores momentos
 surfista celeste | Vitória | 15-03-10 11h08min
Sei q o farte d Bernardo ñ é a marcação mas certamente marcará melhor q PK q ñ vem marcando niguém e c a bola nos pés bernardo é infinitamente superior a PK além da possibilidade do Bernardo decidir na bola parada seja cruizando ou concluindo em gol.Tb tenho acho muito cruel ao DRenan creditar os gols sofridos mas João o garoto esse ano ñ vem bem ñ tem apoiado c a qualidade q mostrou ano passado e seu lado continua uma avenida pros adversários conscidencia ou a grande maioria...continua
 surfista celeste | Vitória | 15-03-10 11h12min
dos gols sofridos tem saído daquele lado nas costas dele o empate do D ITA saiu por ali sei q ele já ñ estava em campo mas já tinha ficado claro p eles q a mina tava ali, acho q o cruzeiro podia ter contratado esse Ramon, q inclusive é daq d VIX, q tava danu sopa aímmas agora parece q se acertou c o Vasco, pq já q o Gilberto quer cntinuar no meio DR ñ vem bem e Fernandinho pé d vidro já provou q ñ podemos contar c ele jamais acho q a contratação do Ramos seria uma boa o mlq jogou o fino em 09.
 BrunoBarros | Brasília | 15-03-10 15h12min
Olá João, tudo bem? É isso aí, de acordo com as últimas edições da Libertadores, os piores segundo colocados não alcançam mais do que 9 pontos. Se formos nos fiar nisso creio que o melhor pra acontecer nos confrontos entre Vélez e Colo-Colo, seria a vitória do time argentino nas duas partidas. Com isso, e um provável empate dos chilenos na Venezuela, e contando com 2 vitórias nossas em casa, nesse quadro pegando o Vélez já praticamente garantido no 1o. lugar, pode facilitar, pegaria os chilenos
 BrunoBarros | Brasília | 15-03-10 15h15min
desanimados, desclassificados, e com uma grande chance da gente vencer els lá, provavelmente com o estádio também vazio. É um caso pra se pensar. E dependendo do slado feito no Mineirão, podemos até beliscar o primeiro lugar do grupo. Por que não? Acho que é um quadro possível de acontecer, terminando o Cruzeiro e o Vélez empatados com 13 pontos e a decisão nesse famigerado saldo.
 BrunoBarros | Brasília | 15-03-10 15h21min
Mas tudo isso perde valor, como vc bem disse, se ganharmos as 2 partidas no Mineirão, e não adianta ganhar só do Deportivo Itália, resultado mais do que provável, mas principalmente ganhar do Vélez, e sonho com um resultado acachapante sobre eles, dando o troco na injustiça que foi o jogo de lá, fomos aplicados pelo juiz, e também deixando uma ótima possibilidade de sermos primeiro do grupo. Acho que é importante pegarmos esse último jogo com o Colo-Colo com eles já desclassificados.
 BrunoBarros | Brasília | 15-03-10 15h23min
O negócio é classificar, melhor em primeiro é lógico, por todas as vantagens que teríamos ao longo do mata-mata, mas isso não é fundamental. Fundamental mesmo é classificar e entrar com tudo, inclusive com pelo menos uns 3 reforços, na fase de decisão.
 BrunoBarros | Brasília | 15-03-10 15h26min
Sobre os reforços, falo de jogadores pra chegarem e serem titulares. Um zagueiro, um meia e um atacante. O zagueiro dos sonhos pra mim seria o Cris, mas não dá, então que tentem o Rodolfo, que tá na Rússia, é é um ótimo zagueiro, e também bom batedor de faltas. No meio, já que o Alex é um delírio que jamais deveremos deixar de ter, que tal o J. Pernambucano? O cara pora ditar o ritmo do time quando precisar, é um craque também, acho que dá. No ataque penso em 3 nomes, e qualquer um desses seria
 BrunoBarros | Brasília | 15-03-10 15h29min
excelente, Rafael Sóbis, Ricardo Oliveira, e por que não? o Deivid. 3 atacantes de primeira linha do nosso futebol, todos em mercados paralelos do futebol mundial, e que podem vir sim, claro com muito trabalho da diretoria, e é só isso que pedimos para eles, suor e imaginação.
 heliosangueazul | São Paulo | 15-03-10 20h51min
Grande João Duarte, parabens por mais essa ótima coluna. João, gostei de seu otimismo quanto ao nosso futuro na LA, tudo bem, com certeza iremos nos classificar, mas confesso que até agora não me conformei com o empate contra os venezuelanos, eram dois pontos que nos daria muita tranquilidade na tabela, achei o time apático, mas futebol é assim mesmo, tem dia que dá tudo errado. Achei que o Adilson não foi feliz nas substituições. Mas vamos em frente, ainda dá.
 BioRock *susp* | Belo Horizonte | 15-03-10 21h18min
Mais uma brilhante coluna. 3 breves comentários: 1º) até que enfim encontro alguém prá concordar que o Kléber fui expulso injustamente contra o Deportivo; 2º) também sempre confiei no Fabinho, principalmente levando em conta as declarações de seu amigo Fabrício; mas 3º) não é que eu discordo, João, mas é em relação ao título da sua coluna - se esse time do "Ituiutaba da Venezuela" não roubar mais nem 1 pontinho dos demais, a coisa começa a ficar preta, já que algumas peças do time principal ...
 BioRock *susp* | Belo Horizonte | 15-03-10 21h23min
... começam a mostras suas deficiências individuais, principalmente daqueles em que mais se confiava (casos do Leonardo Silva, Jonathan e Marquinhos Paraná, por exemplo), fora os medianos Henrique, Diego e Gil, além dos fracos Thiago Heleno e Pedro Ken. Se cada um deles não voltar a subir um degrau (fracos passarem a medianos e estes a bons), a classificação começa a complicar. Espero estar errado, mas nosso Cruzeiro só deve jogar para tentar o máximo e melhor, ser o 1º da chave. ZEIRO, sempre !
 Celeste | Sorocaba-Itajub� | 15-03-10 21h50min
João a vitória de ontem foi um alento. Continuo descrente com o sistema defensivo do time principal. Mas acredito na classificação para a próxima fase da LA. Na F1 os brasileiros continuarão coadjuvantes. Depois que o Senna partiu esse esporte perdeu a graça.
 Zezé | Belo Horizonte | 15-03-10 22h13min
Compadre, obrigado pela homenagem! Também acredito na classificação e até mesmo no primeiro lugar, mas para isto será necessário mais vontade da nossa equipe. Tanto no jogo contra o Ituiutaba, Tupi e Desp. Itália jogamos apáticos como se estivesse certo que faría o gol na hora que quisésse, e, com exceção do Ituiutaba ele não saiu. Ontem contra o America já vi outro jogo, um time lutador, talvez devido a falta de titulares e sim reservas querendo mostrar que tem futebol para ser titular.
 Zezé | Belo Horizonte | 15-03-10 22h15min
Grata surpresa do garoto Uchoa, mas temos de ter cautela em lançá-lo. Saudações Celestes!
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 15-03-10 22h41min
Parabéns João, mais uma ótima coluna, devemos mesmo ser otimistas, vamos ganhar as 3 partidas e ficar em 1º lugar no grupo. Uma coisa tenho certeza nessas 3 partidas que faltam o Cruzeiro não jogará tão mal como contra o Deportivo Itália, até por que isso é impossível, aquele jogo foi horrível, para esquecermos pra sempre.
 FREBEU | Montes Claros | 16-03-10 22h13min
Alguém sabe como ficam so cruzamentos das oitavas-de-final? Já que os mexicanos entram sem jogarem a fase de grupos...
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h15min
Ao pole position JP de South River,
As coisas melhoraram muito para o Cruzeiro, com este empate no último minuto conseguido pelo Velez em Santiago.
No turno :
1) Velez........7 PG - 2V - 4GP - 1GC - SG = + 3
2) Cruzeiro.....4 PG - 1V - 6GP - 5GC - SG = + 1
3) ColoColo.....4 PG - 1V - 3GP - 5GC - SG = - 2
4) Dep. Itália..1 PG - 0V - 2GP - 4GC - SG = - 2
Qual a tendência para o returno ?
Premissa básica - O Cruzeiro vence as 2 partidas em casa.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h19min
Premissa 2 - O Cruzeiro tem que golear o Dep. Itália no Mineirão com pelo menos 4 gols de diferença.
Assim, a tendência é que :
1) O Velez chegue ao máximo de 13 pontos se ganhar as 2 em casa. 2) Assim, o ColoColo chegará no máximo a 10 pontos. Imaginemos que perca para o Velez em Buenos Aires por 2 gols e ganhe do Dep. Itália fora de casa pelo mesmo placar. 3) O Cruzeiro ganha do Velez por 1 gol de frente e do Dep. Itália com 4 gols de vantagem. Resultados possíveis.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h24min
Neste cenário acima o Cruzeiro chegaria ao Chile com 10 pontos e com 6 gols de saldo positivo. Por sua vez o ColoColo chegaria à esta partida decisiva com 7 pontos e (-2) gols de saldo. Ou seja, o Cruzeiro somente perderia a 2ª posição com uma derrota de 5 gols de desvantagem para o ColoColo.
E para buscar a liderança ?
Ora, o Cruzeiro chegaria à decisão com 10 pontos (SG = +6). Já o Velez teria (SG = +4). Ou seja, o Cruzeiro vencendo só seria 2° se o Velez ganhasse com ↑↑↑ margem de gols
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h28min
Sobre mostrar um bom futebol, o Cruzeiro nesta temporada ainda está naquela de mudar muito o time e de fato ainda não encontrou a sua melhor formação.
Mas, já vem mostrando alguns cenários diferentes :
1 - A defesa vai ficando mais repetitiva com Fábio, Jonathan, Thiago Heleno, Leonardo Silva e Diego Renan;
No meio Paraná, Henrique e Fabinho ou Fabrício (Pedro Ken, EliCarlos e Gilberto só seriam escalados em emergências)
Na ponta de lança : Roger ou Gilberto ou Bernardo.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h31min
Na frente : Kléber e Wéllington Paulista ou Thiago Ribeiro.
Guerrón se machucou e terá que trilhar o recomeço. E o jovem Eliandro fica para as emergências.
Não gosto da idéia de voltar com o Gilberto para a lateral, mesmo se ele tiver chances de ir à Copa do Mundo. Ele ainda se mostra leno para a função. Creio que Diego Renan vai crescer muito quando Henrique for fixado mais pelo setor esquerdo, com Fabrício armando pelo corredor direito. Mas, quem precisa voltar a jogar bem é Paraná.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h35min
THiago Ribeiro tem se movimentado mais e aparecido como atacante pelo centro, fazendo gols e com o pé mais calibrado. Muitas críticas se remetem aos tempos passados. Mas, se voltar a vacilar o Wéllington Paulista está muito ligado e quer a titularidade. Briga boa no ataque.
São 5 posições de dúvida :
a) o companheiro do Leonardo Silva
b) o 3° membro da trinca ao lado de Paraná e Henrique
c) o colega de Kléber no ataque
d) Roger ou Gilberto
e) o futebol do Diego Renan...
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h43min
Kratos,
Tive que ir ver o gol do Baiano e foi realmente digno de fazer parte da lista... tá na coluna revisada... (rs, rs, rs).
Sobre os cálculos... tem muito matemático caindo do cavalo.
Quando eu falei que 10 pontos, não foram atingidos pelos times classificados em 2° posto nas últimas edições da Libertadores, cheguei a ser questionado. Mas, eu já tinha visto a estatística antes de escrever. os outros só foram olhar depois.
É claro que é uma estimativa, mas, com lógica.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h47min
Prezado W2 Cruzeiro,
Creio que seja uma boa formação com EliCarlos centralizado, Fabrício saindo no corredor direito e Henrique mais fixo pela esquerda exatamente para dar mais liberdade de apoio ao Diego Renan. O problema é que mesmo com Marquinhos Paraná mal ele vai jogar e Henrique vem jogando um futebol consistente, de aplicação. Por esta razão julgo que Fabinho, Fabrício, EliCarlos, Pedro Ken, Gilberto, Bernardo e até mesmo o Fernandinho, vão brigar por esta 3ª vaga. Ótimo p/ nós
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h50min
Getúlio - GOV,
Sou terminantemente contra esta coisa dos Perrelas anunciarem contratações a cada mau resultado... Que sejam verdadeiros é a melhor coisa.
Não espero mais ousadia dos Perrelas... estão com muito medo de arriscar... e não eram assim. Principalmente o Zezé Perrela. Mas, não vou sofrer e nem criticar por antecipação. Ou será que vão esperar o time chegar à final para anunciar as contratações ?
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h56min
Surfista Celeste,
Diego Renan tem que se decidir... ou volta a ser incisivo no ataque ou se dedica á mesmice de querer fazer o que não domina que é marcar jogadores de velocidade que caem no seu setor.
Para mim o que falha não é Diego Renan, mas, é o sistema de cobertura do Cruzeiro, a marcação no meio-campo. Exatamente porque Paraná tem saído de mais de trás para tentar resolver na frente e como não está nos seus melhores dias, tem errado mais passes que o natural dele.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 00h58min
Além disto, observe-se que também Leonardo Silva que joga no lado esquerdo da defesa não vive bom momento físico. Tá fraco de arranque e assim, a cobertura não chega a tempo. E não vou faar do esquema com 3 zagueiros, porque acredito que o mesmo não nos serve neste momento (se já está difícil jogar bem tendo 2 beques em campo, imagine com uma trinca... Depende de quem joga contra. Mas, o certo é que a nossa trinca não vem bem... isto arrebenta tudo na defesa. É assim que vejo o problema.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 01h00min
Bruno Barros,
A análise das projeções mostra o que você pediu para termos uma boa tréplica de sua parte... Mãos à obra, ok ?
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 01h01min
Hélio Sangue Azul,
Há males que vêm para bem. Creio que este empate cortou o salto do nosso time de uma vez por todas... Se a gente quiser alguma coisa tem que suar e muito...
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 01h07min
BioRock around the clock... não suspenso
O título da coluna está perfeito. Bastou o empate entre Velez e ColoColo e tudo voltou ao devido lugar. Veja as novas projeções e comente... valeu, mano ...
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 11h27min
Ceu,
Sei que a partida do Senna fez muito mal a todos nós brasileiros, porque não pudemos ver nascer e maturar um novo talento. A pressão nos ombros do Rubinho foi descomunal... o MENINO chega para guiar um F1 com 21 anos de idade e herda a missão de substituir no coração de nós, brasileiros apaixonados, ao maior mito da história do esporte... o iluminado e INIGUALÁVEL Ayrton Senna da Silva (um dos meus maiores ídolos no esporte). Felipe Massa vai resgatando a dignidade de torcer.
 João Duarte | Vit�ria | 17-03-10 11h29min
Zezé,
Gostei do Uchoa desde que o vi atuar no sub-18 da CopaSP. Uchoa, THIAGUINHO, Éber, Sebá, Hyago, Douglas Borges, Éder... o Cruzeiro fabrica na base mais uma grande geração de bons jogadores, alguns com potencial de craques.
 surfista celeste | Vitória | 17-03-10 11h48min
João agradeço pela réplica e concordo plenamente c vc, a cobertura nas costas d DR ñ vem sendo bem feita LS d fato ñ vem bem, no classico por exemplo foi salvo pelo gol q marcou q deu moral e o fez crescer no jogo mas tava muito mal na partida, mas levo fé nele e creio q voltará a ser constante! Mas isso tudo deixa mais claro a falta do nosso volante Fabrício q marca muito repõe rápido puxa bons contrataques enfia boas bolas e ainsa arremata uams bolas d longe obtendo exito em algumas!
 surfista celeste | Vitória | 17-03-10 11h54min
Em relação a formação c 3 zagueiros tb tenho pavor, alias acho q é tradição assim como sempre fomos um time tecnico classico d toque d bola a formação c 3 zaguiros ñ funciona por aq, insisto q precisamos investir em um zagueiro p arruma a cozinha ali atras e aasim como vc meu predileto seria o CRIS quem sabe caso o Lyon ele venha a ser eliminado na prox fase da champions ñ conseguimos repatrialo? Aí sim seria uma grana bem investida barato sei q ñ seria...
 surfista celeste | Vitória | 17-03-10 11h59min
TH mostra sinais d melhora e parece mais comprometido mais sinceramente ñ inspiraa menor confiança pode vir a fazer boas partidas mas mais cedo ou mais tarde entrega o ouro em um jogo decisivo e nos voltamos a ladainha d q ele já deveria estar longe a muito tempo e eu antes d uma eventual falha afirmo isso ñ confio nem p ser reserva quanto mais titular se ele vem merecendo isso nos treinamentos é sinal q o nivel da nossa zaga é baixissimo ali sim precisamos d reforços!
 w2cruzeiro | Contagem | 18-03-10 09h59min
JOÃO DUARTE: "O problema é que mesmo com Marquinhos Paraná mal ele vai jogar". Este pensamento do Adilson pode acabar com os planos do Cruzeiro este ano, é uma deficiência grande do Adilson. O problema que nem sempre o time consegue superar estas deficiências e se perde. Torço para que supere, mas fica difícil.
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 13h08min
Caro João, suas projeções estão dentro do plenamente possível de ocorrer, extremamente coerentes com a realidade, mas o time tem que jogar bola. Com vc bem disse, o nosso melhor zagueiro passa a impressão que no momento está com algum déficit físico, não sei bem o que é, fato é que não está no mesmo nível do ano passado, com isso nossa zaga se torna ainda mais frágil, por isso considero de fundamental importância um reforço de qualidade pra ser titular no setor. Ah, se o Alex Silva tivesse vindo
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 13h11min
Pois não veio, paciência, existem outros como o exemplo que vc já citou certa vez, e que eu voltei a lembrar em cima do Rodolfo, ex-Flu, que é um ótimo zagueiro. Acompanho vc em quase todas análises sobre os nossos jogadores, apenas na questão do Gilberto penso que ele pode sim ser colocado na posição de lateral. O D. Renan não faz uma boa temporada tecnicamente mesmo, errando muitos passes e sem a mesma eficiência na chegada ao ataque, por isso, e contando com a volta do Fabrício, que
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 13h15min
naturalmente fortalece o meio campo na marcação, jogando pela direita e liberando o Henrique pra cobrir a esquerda, ou até mesmo o Paraná, acredito que o Gilberto pode simjogar uma bola redonda e ser uma grande arma pela lateral, assim como o D. Renan o foi ano passado, mas com características diferentes, pois é um jogador de mais toque de bola, de mais habilidade que o menino, que é um bom jogador. Um teste pra ver no que vai dar,e contar também com uma evolução na bola apresentada pelo Roger.
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 13h18min
No ataque entendo que a melhor dupla, os jogadores que melhor casam estilos e que funcionam muito bem, são o T. Ribeiro e o Paulista, como vimos na recuperação no Brasileiro do ano pasado, mas não podmos nem pensar em deixar nosso melhor jogador de fora, o Kléber. E o estilo do Gladiador funciona melhor com o T. Ribeiro, que esse ano vem fazendo uma ótima temporada, com excelentes atuações, justiça seja feita, aliás desde a reta final da temporada passada, merecendo no momento a titularidade.
 DERSON | LEME | 18-03-10 15h59min
Caro Joao,parabens por mais uma expressiva coluna, e na minha opiniao esta primeira fase da libertadores terminara assim: CRUZEIRO 13 PONTOS VELEZ 11 PONTOS COLO-COLO 06 PONTOS DEPORTIVO 02 PONTOS Acredito neste time e nos supreendera de novo. Estamos a caminho do tri da Libertadores.Acredite nisso.Abracos
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-10 17h14min
Prezado Bruno Barros,
Voc~e é conhecedor da matéria, com certeza. As suas citações sobre o Diego Renan e o Thiago Ribeiro são mesmo muito boas, pois reproduzem a realidade. O Jorge Santana passou a negritar o Thiago Ribeiro quase como motivo de pilhéria comigo. Eu não consigo ver boa atuação em um atacante que marca, compõe, corre atrás, dribla para trás, até dá assistências, mas, não faz gols. Era assim que o Thiago Ribeiro vinha atuando até Agosto/2009. Eu não gostava...
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-10 17h17min
Mas, foi a partir de um jogo contra o Botafogo no Rio que comecei a notar umas mudanças nele. O Thiago Ribeiro passou a jogar mais dentro da área e a fazer gols. Fez mais gols nos últimos 6 meses que no 1° ano dele com a camisa do Cruzeiro. Hoje, Thiago Ribeiro merece a titularidade e vem mostrando futebol para ser titular. Entretanto Wéllington Paulista também vem muito bem e vem fazendo seus golzinhos. O problema agora é do Adílson. E ainda temos Guerrón (aposto muito nele), Kieza e Eliandro.
 João Duarte | Vit�ria | 18-03-10 17h22min
Sobre o Diego Renan creio que ele está com algum problema. Agora não mais produz ofensivamente e não é jogador de marcação forte e eficaz. O que se precisa fazer é montar um sistema de cobertura. Seja para ele, Gilberto ou Magalhães ou Uchoa ou Fernandinho... Entre os nossos homens de marcação no meio-campo creio que o Henrique seja a melhor opção para cobrir o setor esquerdo da defesa. Gilberto é um baita jogador, só não sei até onde vai a gravata vermelha...
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 17h46min
Com certeza caro João, é fundamental que um atacante também marque gols, coisa que o Ribeiro vem fazendo há pelo menos 6 meses, e também por tudo aquilo que vc falou, merece sim a titularidade. O Weligol é definitivamente um bom jogador, faz gols, e incomoda a defesa adversária quando se preocupa mais com a bola e menos com o juiz, é fato. Mas vejo que são 3 atacantes com condições de jogarem e cumpriem bem a função hoje no elenco, mas acho pouco prum elenco que pensa em ganhar todas as
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 17h50min
competições do ano. Precisamos de pelo menos mais um pra brigar com eles pela titularidade, pois hoje vejo os outros atacantes do elenco muito aquém dessa trinca, Kléber, Ribeiro e Welligol. Quanto ao Guerron, também ainda resta uma esperança. mas tá difícil pois se contunde com frequência e jamais teve uma sequência de boas partidas com o nosso Manto Azul. Então mais um cara ali pra incomodar esse "titulares", e de repente até beliscar uma vaguinha ao lado do Gladiador. Os nomes eu citei logo
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 17h52min
acima, seria uma contratação pontual e que qualificaria demais nosso elenco. Rafel Sóbis, Ricardo Oliveira ou Deivid, todos ótimos jogadores e que com certeza pra uma segunda fase da Libertadores e pro restante da temporada se tornariam fundamentais na caminhada. Não acho impossível uma aquisição dessa ser feita não, pelo contrário.
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 17h56min
Quanto ao Diego Renan, sou fá do menino, mas fato é que esse ano não vem bem, e por isso testaria o Gilberto, que é um grandíssimo jogador de futebol, na sua posição de origem, deixando o garoto esfriar um pouco a cabeça, seria um teste interessante a ser feito e que pode dar muito certo. o Gilberto ficou marcado nesse começo de ano pelas 2 expulsões pela Libertadores, mas considero a segunda totalmente injusta, então não podemos crucificá-lo por ela. Vida que segue.
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 17h59min
Sobre os reforços, mais um zagueiro também é fundamental, mesmo com a nítida melhora do Thiago Heleno, pois se não bastasse nossa deficiência no setor desde o ano passado, nosso capitão L. Silva não vem em uma temporada tão regular. Vamos aguardar. Além disso esperaria mais umpouco pra ver o rendimento do Roger, melhorando sua condição física vamso ver se ele vai conseguir ser o nosso maestro ali no meio, se não, deixaria engatilhada a contratação de mais um meia ofensivo.
 BrunoBarros | Brasília | 18-03-10 18h03min
E enquanto o Alex, Talento Azul, não vem, minha pedida seria a do Juninho Pernambucano, que cairia como uma luva no time do Cruzeiro, pois além de chegar com muita qualidade, é experiente, centrado, excelente cobrador de faltas, bola parada em geral, e também um jogador bastante participativo na marcação.
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
18/11 - 17h37 [0 coment.]
Líder da Superliga, Sada Cruzeiro vence clássico citadino por 3 a 0 

17/11 - 19h32 [0 coment.]
Cruzeiro assegura três dos seus cinco patrocinadores para 2018 

17/11 - 08h26 [0 coment.]
Jogadores do Cruzeiro começam a se manifestar sobre salários 

17/11 - 07h19 [0 coment.]
Sub23 faz campanha pífia e é eliminado do Brasileiro de Aspirantes 

16/11 - 19h02 [0 coment.]
FMF demonstra toda a sua parcialidade na tabela do Mineiro´18 

16/11 - 18h51 [0 coment.]
Zagueiro Manoel passará por tratamento o restante da temporada 

16/11 - 17h30 [0 coment.]
Zagueiro Léo lançara livro ´A Quinta Estrela` sobre a CopaBr´17 

15/11 - 22h22 [6 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster