Ola visitante, Clique aqui para conectar ao site

 Home   |   Blog PHD   |   Charges   |   Colunistas   |   Notícias   

ATENÇÃO COM SUA SENHA
Caso você tenha dificuldade com sua senha, peça uma NOVA. Se não receber uma nova, nos avise.
WMTI -Tecnologia da Informação



Voz da Arquibancada
Voz da Arquibancada é o espaço de manifestação permanente do torcedor cruzeirense.

06/01/2010 | Voz da Arquibancada
Respeitem nosso manto, o Cruzeiro é azul e branco!

Por Walter Seixas

Ao invés de fazer o que costumo fazer pela “blogosfera”: analisar times, jogadores, esquemas táticos, tenho que levantar uma bandeira de insatisfação e indignação.

Há algum tempo já sabemos que o Cruzeiro iria ter o Banco BMG e a Ricardo Eletro, como patrocinadores, mesmo antes de assinarem o contrato, pessoas mais informadas já tinham isso como certo e logo nesse momento, eu mais um grupo de dois ou três amigos resolvemos enviar e-mails para o MKT celeste pedindo coerência e alegando que o bom senso deve prevalecer para honrarmos com a nossa marca, não expondo logomarcas multicoloridas em nosso uniforme (se lembram daquele símbolo redondo da cera Gran Prix nas mangas? Terrível!).

Alguns de nós recebemos a resposta do MKT alviceleste informando que não havia se definido nada e o “bom senso” seria levado em conta.

Mas infelizmente o bom senso não foi levado em conta. Deparei-me, ou melhor, todos nós cruzeirenses nos deparamos com a aplicação de uma logo alaranjada de mais ou menos 20 cm entre o peito e a barriga dos jogadores do time de juniores que vestem uma das camisas mais bonitas da história do futebol. Não bastasse tal aplicação, em nossas mangas tínhamos uma logo com 4 cores (amarelo, verde, vermelha e branca) em nossa manga fazendo com que a tarja de capitão fosse imperceptível.

Dois dias depois o plantel de profissionais do Cruzeiro se reapresentou e aí a inquietude tomou conta de mim e de diversos cruzeirenses, o alaranjado tinha sido aplicado na camisa de treino e a outra logo, quadricolor, também. Assim todas nossas camisas ficaram com no mínimo 6 cores (azul, branco, alaranjado, vermelho, verde, amarelo).

Não me segurei e contei com uma “suposta alteridade do Cruzeiro”, pensei que se colocariam no lugar de um torcedor, seja ele sócio do clube e sócio do futebol (como sou), ou seja ele um torcedor que mal tem condições de ver o jogo no estádio, porém torce fervorosamente para que tudo no Cruzeiro seja certo e tem o sonho de ter aquela camisa emoldurada em sua sala, pois seria uma afronta utilizá-la e desgastá-la.

Porém essa alteridade disfarçada foi simplesmente exposta pelo MKT alviceleste com uma resposta padrão disparada para os diversos e-mails enviados:

“Nome da pessoa,
Precisamos respeitar as identidades das marcas de nossos patrocinadores.
Abraço,
Departamento de Marketing
Cruzeiro Esporte Clube
Melhor Clube Brasileiro do Século XX”

Com essa resposta, eu mais um grupo (agora muito maior) de amigos resolvemos nos movimentar, eu prometi divulgar a idéia nos blogs que tenho mais acesso do Cruzeiro, eles criaram um blog inserido em um site onde manifestamos a nossa indignação pela incoerência e talvez até prepotência ao responder um torcedor desta forma.

Digo prepotência, pois muitos de nós que enviamos a reclamação conhecemos de MKT, sabemos o que é um “Manual de Aplicação de Marca”, coisa que eles parecem desconhecer já que dizem que para “respeitar a identidade das marcas” deve-se aplicá-las como são, em qualquer fundo, sem nenhum estudo de aplicabilidade e principalmente sem agredir a nenhuma das marcas, tanto a dos parceiros como principalmente a do Cruzeiro.

Podemos citar muitos exemplos de empresas que tiveram que estudar uma aplicação diferente de suas marcas em uniformes de times de futebol, como exemplo se segue:
- Medial Saúde: Corinthians
- Banrisul: Internacional e Grêmio
- Pirelli: Internazzionale de Milão
- Samsung e Fast: Palmeira

Porém há um caso mais interessante, torcedores pressionaram tanto o clube e a empresa que tiveram que mudar a aplicação da Suvinil no uniforme do Palmeiras: http://www.palmeirastododia.com/internas/enquete_suvinil.htm

Há também como se comprovar que o próprio Banco BMG tem diferentes tipos de aplicação de marca (se chama “aplicação em negativo”, nesse caso com a logo toda branca e fundo escuro) é só verificar uniformes 3 do Coritiba e 1 do Atlético Goianiense.

Porém, o que aumenta ainda mais a chateação com esta “alteridade disfarçada” que eu citei acima, é vermos que no site do Cruzeiro (www.cruzeiro.com.br), tiveram o cuidado de colocar a logo tanto da Ricardo Eletro, como do Banco BMG em uma aplicação de branco, com fundo azul escuro, fazendo com que mais uma vez se comprove que há um Manual de Aplicação destas determinadas empresas (não tem como não haver, são empresas grandes que devem ter grandes estudos de marcas).

Enfim, a resposta inconclusiva do MKT do Cruzeiro nos deixa a pensar que mais uma vez estas campanhas (por sinal, boas) de unir clube e torcida e promover a tão citada por mim “alteridade” não são verdadeiras e não passam de um marketing simples e objetivo que quer atrais mais sócios para o Cruzeiro, porém sem que estes tenham qualquer voz ativa para se manifestar.

Fica aqui minha indignação, acredito que muitos partilham comigo e caso partilhem entrem em contato com o MKT do Cruzeiro neste endereço: http://www.cruzeiro.com.br/index2.php?section=faq#marketing
Demonstrem a insatisfação e digam que: Cruzeiro é azul e branco e que queremos respeito a nossa tradição Respeito ao nosso manto, Cruzeiro é azul e branco!.

Saudações alvicelestes e sinceros agradecimentos ao Evandro e ao Jorge Santana pelo espaço cedido.

Walter Seixas – TFC – Torcida Fanáticruz, nós estamos engajados nesta campanha!
walter.sn@hotmail.com
“Nas veias tenho o sangue azul do meu clube amado e no peito tenho cinco estrelas que carrego com amor.”


Voz da Arquibancada é o espaço dedicado ao torcedor da arquibancada, geral e de toda imensa torcida espalhada pelo mundo. O Cruzeirense que se sentir motivado, inspirado e/ou indignado, escreva seu texto e envie para arquibancada@cruzeiro.org. A equipe Cruzeiro.Org terá o prazer de selecionar os textos recebidos e publicar os melhores e mais apropriados.

Leia também as colunas anteriores Voz da Arquibancada

As opiniões e declarações aqui expressas são de inteira responsabilidade do autor. O Site Cruzeiro.Org não responde por nenhuma opinião assinada.

Comentários:  Clique aqui e faça seu comentário sobre a coluna

 ACRossi | Belo Horizonte | 06-01-10 13h24min
Beleza Walter, realmente fizeram de nossa maravilhosa camisa, um abada de primeira. Coitados dos meninos da copinha, além do pasto que estão jogando carregar aquela multicor. Já entrei na campanha, mandando o meu protesto. Saudações celestes
 rapozaço | Belo Horizonte | 06-01-10 14h38min
Já consignei meu veemente PROTESTO!!!!!!!!
FORA LARANJÃO BEMEGÊ!!!!!
 rapozaço | Belo Horizonte | 06-01-10 14h40min
Quem gosta de laranja é flanelinha.
O Cruzeiro não é flanelinha, flanelinha é o time do presidente do banco, ex-presidente do timeco de Vespasiano e tristicano sofredor...
 killer fox | resplendor | 06-01-10 14h41min
AQUELA COR LARANJA É UMA VERGONHA E FALTA DE RESPEITO!MAIS UMA BOLA FORA DESTA DIRETORIA MERCANTILISTA!
 rdish | Fabriciano / Belo Horizonte | 06-01-10 15h53min
Na Argentina, o patrocinador master do Racing decidiu que NÃO COLOCARÁ sua logomarca na camisa, e está fazendo uma senhora campanha de marketing dizendo que manterá 'imaculada' a camisa desse clube. Ah, sonho...
 humbertoj | Não definido | 06-01-10 16h03min
Excelente coluna Walter, já vou enviar meu E' mail. Todo ano compro camisas oficiais, mas, caso nosso manto seja transformado em um abadá, neste ano não vou comprar.
 crubarra | Rio de Janeiro | 06-01-10 16h04min
É um crime o que fazem com o manto sagrado !!!!!!!!!!!!! As nossas cores são o AZUL E BRANCO,os patrocinadores que se adequem as nossas cores ou será que é o poste que mija no cachorro ????
 JOAO COSTA | BRASILIA | 06-01-10 16h47min
Parabéns pela coluna.Concordo ipsis literis, já mandei o meu protesto. Saudações Celestes!!
 joaosgt | Itajubá | 06-01-10 17h12min
Assino embaixo tbem. Capaz que eu vou pagar 160,00 reais neste abadá!!! Por falar nisso, alguem sabe aonde eu encontro a primeira camisa q saiu o ano passada aquela sem patrocinador???? estou doido pra comprar mas nao acho!!!!
 simone castro | belo horizonte | 06-01-10 17h44min
Walter, excelente coluna. Expressa tudo o que o cruzeirense está sentindo nesse momento, em relação à camisa mais linda e elegante do mundo! O marketing do Cruzeiro está simplesmente jogando no lixo toda a nossa tradição.Não tenho dúvidas de que essa é a camisa do nosso clube amado, mais feia que já existiu! E para piorar, o tratamento padronizado e frio,dado aos torcedores que questionaram isso, foi de doer! Merecemos ser ouvidos, merecemos coisa muito melhor! Decepção total!
 simone castro | belo horizonte | 06-01-10 17h50min
E para ser sincera, já não gostei dos patrocinadores, menos ainda do tal BMG, banco sem credibilidade...E ainda mais nessas cores bregas, que combinam é com o lado escuro da lagoa!
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 06-01-10 18h48min
WALTER- concordo totalmente, e vc foi muito feliz em sua explanação. De minha parte digo o seguinte: A COCA COLA ficou em AZUL e BRANCO: pergunto: Quem é MBG? Quem é Ricardo Eletro? Algum deles é uma MARCA MUNDIAL? Se uma marca mundial ficou azul e branco, eles que se virem e tratem de colcoar as cores no padrão da nossa camisa. FIM. Só não concorda com isso: 1)Quem não é cruzeirense (o nosso dir. de MKT não é), 2)Quem se lixa pro time/clube (os aspones de sempre).
 eu_sô_cruzeiro_meu | BH | 06-01-10 18h51min
Fazem isso de propósito, como é de propósito a coampanha contra das atletilaias, e similares. Os zebrados nunca se escondem e estãos emrpe aprontando, de todo jeito. Agora o Dom Zezepe dizer qeu não viu, não sabe, não tomou providencias, etc; só mostra a frase do AUTUORI: "!EU tenho vergonha na cara". Simples, com esse uniforme, não compro camisa pra ninguém, e se bobear, devolvo meu payperview. Se o CLUBE não me respeita como torcedor, também não precisa do meu apoio, nem do meu $$$. ABS/ART
 simone castro | belo horizonte | 06-01-10 19h28min
Li no blog do PC, da Globo, que já tem gente recebendo respostas diferentes daquelas padronizadas...Será que já está dando resultado? Espero que o marketing negocie com o bmg, mostrando os e-mails que foram enviados para lá. É bom eles saberem que não estamos gostando nada,nada...
 vidotti | Belo Horizonte | 06-01-10 19h40min
É, esse dep. de mkt tá muito fraco. Tava olhando o que o mkt do curintians ta aprontando, vai fechar um patrocinio de 41 milhoes. Isso sem contar as vendas de camisas do R9 e RC6.
O que sinto é que cada vez mais o Cruzeiro quer afastar seus torcedores, não fazem esforço algum para agradar a torcida. Acho que a venda dessa camisa vai ser a pior da história.
 jfabio | Pouso Alegre | 06-01-10 20h41min
Conversando com um amigo meu, ele tirou um belo sarro da minha cara pq eu disse que a camisa do Corinthias parecia mais a camisa do falcão. Daí vocês tiram o quanto o pessoal de mkt não entende nada do riscado.
 jfabio | Pouso Alegre | 06-01-10 20h44min
Uma outra saída é venderem a camisa sem os patrocínios do BMG e da Ricardo Eletro... Passem essa idéia adiante! Se dissermos que não vamos comprar nenhum produto oficial com esses logos ridículos, eles vão pensar 2 vezes.
 Waltin - TFC | Não definido | 06-01-10 21h50min
@joaosgt: a camisa você encontra na Centaura e nos sites www.produtosoficiais.com.br e www.cruzeiromania.com.br. @simone castro: o PC tem razão e somente repassou algo que realmente está acontecendo, o MKT celeste se preocupou e está se movimentando. @ vidotti: se não me engano os 41mi de reais que o SCCP pode fechar não pertencem somente a ele, 80% (acho) é do Ronaldo, ou seja, não entra nada no bolso do gambás.
 Waltin - TFC | Não definido | 06-01-10 21h53min
Obrigado por aderirem a campanha, peço que conclamem mais pessoas e que possamos fazer mais barulho. "Juntos somos mais fortes", não é? Por último: O Racing Club da Argentina fechou um patrocínio que alega que não vai expor sua marca na camisa, não quer "macular o manto sagrado"...Enfim, estratégia de MKT diferente não? Quem dera termos uma empresa interessada nisto...rsrs @simone castro: qual a nova resposta dada pelo MKT?
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 06-01-10 23h37min
Tá assinado embaixo. Jamais comprarei uma camisa com essas cores ridículas. Se for preciso mando fabricar uma,sem patrocínio, mas essa, nem se for campeão mundial eu compro.
 ToninhoCaixeta-DF | Ceil�ndia | 06-01-10 23h45min
PS: Já mandei meu veemente protesto ao markting do Cruzeiro.
 simone castro | belo horizonte | 07-01-10 10h37min
Walter, eis a resposta dada a um torcedor: Tiago, desculpe não termos nos estendido na resposta anterior. A questão é que estamos recebendo um volume enorme de mensagens sobre o mesmo tema. O fato é que sempre pautamos nosso trabalho buscando o melhor para o Cruzeiro, com vitórias constantes, dentro e fora de campo. Desde o início das conversações com nossos novos patrocinadores, através do nosso diretor de marketing e de nosso presidente, tentamos mostrar aos mesmos...
 simone castro | belo horizonte | 07-01-10 10h42min
( cont) a importância de termos suas marcas em branco nas camisas azuis. Não conseguimos êxito até então, mas estamos juntando fatos, dados, informações, para buscarmos, como sempre, o equilíbrio. A negociação com os pstrocinadores continua de forma intensa. Tentaremos obter êxito. Desde já, pedimos desculpas aos nossos torcedores pelos fatos. Jamais faltou ou faltará respeito às nossas tradições, da mesma forma em relação aos torcedores, parceiros e patrocinadores.
 simone castro | belo horizonte | 07-01-10 10h43min
(cont) Saudações Celestes Departamento de Marketing Cruzeiro Esporte Clube Melhor clube brasileuiro do século XX Essa foi a resposta , Walter!
 simone castro | belo horizonte | 07-01-10 10h48min
O que acho engraçado é que só agora estão negociando as cores? Depois de fechar o patrocínio? E se for verdade que os patrocinadores não querem abrir mão daquelas cores horrorosas na nossa camisa, sugiro boicotá-los! Ninguém compra na Ricardo Eletro, e ninguém faz negócio nenhum com o BMG, que aliás, já não é aconselhável mesmo!
 henrique | Belo Horizonte | 07-01-10 11h56min
Parabens pela coluna. Nossa camisa não é um abadá.
Escrevi para o BMG ontem, falando sobre a camisa, pois penso que a imposição das cores vieram do proprio patrocinador.

Escrevi aqui: http://www.bancobmg.com.br/BancoBMG/site/default.aspx?pagina=63

Acho que uma pressão no patrocinador também ajuda.
 Waltin - TFC | Não definido | 07-01-10 12h01min
Possíveis resultados à vista: Resposta do oficial do MKT: o Cruzeiro está atento ao movimento da torcida principalmente na internet. #juntossomosmaisfortes. Obrigado pela adesão pessoal.
 Ramon Nevense | Ribeirão das Neves | 07-01-10 16h04min
A principio pensei que fosse tempestade no copo dágua,mas vi que realmente não é legal colocar essa cor amarela na camisa sagrada azul Celeste,varios times tem patrocinadores nas cores de suas camisas. O Cruzeiro deveria fazer o mesmo,obviamente a camisa ficou linda,porem não tem nada a ver com o Cruzeiro. Azul e Branco Dalhe Zêro.
 Fox-man | PLANETA AZUL | 07-01-10 20h13min
Caro Walter Seixas, é muito oportuna esta sua coluna com o titulo "Respeitem nosso manto, o Cruzeiro é azul e branco!".já há um bom tempo venho constatando o amadorismo do nosso Depto de MKT Celeste, Já me pronunciei variadas vezes contra este Mercantilismo Desenfreado que SEMPRE Impera entre nossos Diretores e a Torcida do Maior de Minas.Vale ressaltar que até o mais leigo neste assunto, já sabe que aquela máxima popular deve ser seguida à risca : "o Cliente SEMPRE tem Razão". -----Cont.
 Fox-man | PLANETA AZUL | 07-01-10 20h31min
mas, INFELIZMENTE os nossos Marketeiros dão de ombros pra essa questão Básica.Uma campanha publicitária só obtém o êxito esperado quando atinge o consumidor final, que neste caso somos nós "Torcedores", se ao contrário, esta mesma propaganda for contrastante com o nosso agrado, neste caso é o mesmo que Jogar Dinheiro Fora !!!(Ridículo).0bservem comigo, um detalhe Muito Importante pelo qual venho notando há um bom tempo com relação ao nosso Manto Sagrado e sempre se passa desapercebido ----Cont.
 Fox-man | PLANETA AZUL | 07-01-10 20h44min
dos torcedores celestes.Quando o Cruzeiro disputou a Finalíssima da Libertadores de 1976 contra o River Plate em Santiago do Chile, se observarem com Atenção o Uniforme Celeste era: Camisa Azul, Calção Branco e Meiões "AZUIS" e nós fomos os Campeões daquele ano de 76.Quando o Cruzeiro disputou a outra Final da Libertadores de 1997 contra o Sporting Cristal em BH, o Uniforme era: Camisa Azul, Calção Branco e Também Meiões "AZUIS" e fomos Novamente os Campeões de 97. -----Cont.
 Fox-man | PLANETA AZUL | 07-01-10 20h55min
Mas em 2009, os nossos Marketeiros resolveram "Inovar"??? com algo que já havia dado certo por duas vezes !!! Resolveram TROCAR o nosso Manto Sagrado no último Jogo !!! uma Verdadeira "BLASFÊMIA", trocaram nossos Tradicionalíssimos MEIÕES "AZUIS" por aqueles Horriveis meiões brancos !!!! RESULTADO: perdemos a Libertadores em pleno Mineirão para o diminuto Estudiantes, que havíamos vencido na mesma competição por 3x0.Alguns incaltos dirão: ah, isto é Superstição !!! eh... mas, -----Cont.
 Fox-man | PLANETA AZUL | 07-01-10 21h20min
como se diz o ditado popular: Pode-se Não acreditar em Bruxas, mas, que elas existem ??? Sim, ELAS EXISTEM !!!!! NUNCA Devemos nos esquecer de nossas Origens, e do nosso passado de Glórias com o quase imbatível Palestra Itália, de lendários nomes como Ninão, Niginho, Carrazzo, Bengala, Geraldo II, Caieira e outros tantos que lutaram para coloscar o nosso amado Cruzeiro entre um dos mais respeitados e temidos clubes do Futebol Mundial. 0 uniforme "TRADICIONAL" do CRUZEIRO com -----Cont.
 Fox-man | PLANETA AZUL | 07-01-10 21h36min
Calções Brancos, Meiões "AZUIS" e a Camisa Azul-Marinho com as 5 ESTRELAS (Cruzeiro do Sul) Brancas em Cima do Coração Azul" me fazem lembrar aquele trecho Famoso do Nosso Hino Nacional Brasileiro - "A IMAGEM DO CRUZEIRO RESPLANDECE" !!! Este é o Nosso "MAIOR PATRIMÔNIO", "NOSSO SIMBOLO MAIOR" !!! e nestas Coisas SAGRADAS "NÃO SE TOCA", "NÂO SE ALTERA", e "TODOS" os "VERDADEIROS" Cruzeirenses devem Lutar para Manter, SEMPRE !!! - SAUDAÇÕES CELESTES 5 ESTRELAS ( A TERRA É AZUL ) - \o/
 Pablo Cruzeirense | Timóteo | 07-01-10 23h21min
Boa Walter! Não gostei nada dessa camisa nova tb. Vou aderiar a campanha "Cruzeiro é azul e branco - Respeite nossa tradição", tanto é que esta frase já está em meu MSN,e pretendo também mandar e-mail(s) para o MKT do Cruzeiro, cobrando respostas para essa "obra de arte" que fizeram com a camisa 5 estrelas, que em nada agradaram grande parte, se não, toda a torcida do Cruzeiro, acostumada a ver grandes craques, como Dirceu Lopes, Tostão, Piazza, Nonato, Sorín,Alex e demais,vestindo azul e branco
 niltonfix | Belo Horizonte | 08-01-10 10h55min
Certíssimo Walter! As cores do Cruzeiro devem ser preservadas e a melhor maneira deve ser utilizando espaços que façam esses malucos acordarem desse pesadelo e consertarem esse erro grotesco. Já deixei meu protesto no site do Cruzeiro de maneira educada. Decidi não comprar essa camisa, principalmente quando vi a camisa do Atletico Goianense, aí eu quase pirei!
 Pai Véi | Uberlandia | 09-01-10 13h34min
Walter, parabéns e obrigado pela campanha e por ter levantado o tema com propriedade aqui no site. Acho que devemos ter como foco não apenas o MKT do Cruzeiro, mas principalmente os 1mbecís do marketing do BMG. Já que a grana fala mais alto mesmo, e o nosso DP de MKT já está na mão deles[como confessaram], pra mim fica claro que só vão devolver a nossa camisa quando perceberem que estão fazendo marketing negativo e perdendo dinheiro.
 Pai Véi | Uberlandia | 09-01-10 13h34min
Vamos enviar as mensagens para o SAC do BMG através do link sugerido pelo Henrique: http://www.bancobmg.com.br/BancoBMG/site/default.aspx?pagina=63
 Pai Véi | Uberlandia | 09-01-10 13h41min
Quando tivermos um contato direto do MKT do BMG vamos compartilhar aqui.
 LAMBERTUCCI | Vitoria | 11-01-10 23h02min
A CAMISA DO CRUZEIRO ESTA PARECENDO COM ABADA DE CARNAVAL FORA DE EPOCA
 waldemesgsoares | Brasilia de Minas | 16-01-10 19h57min
Ta parecendo camisa do camarote VIP da micareta do Axé Minas aqui da minha cidade confira no sites www.aconteceonline.net E www.osestrelos.com.br que voces verão
 waldemesgsoares | Brasilia de Minas | 16-01-10 20h11min
ta parecendo o abada azul não do camarote vip da micareta do Axe Minas da minha cidade confira no site www.aconteceonline.net/axe-minas-2010-S-1.html
 Lista/Chat Cruzeiro 

Assinar Lista-Cruzeiro

 Publicidade 

 Notícias   
15/11 - 22h22 [5 coment.]
Retorno de Judivan é único motivo de comemoração contra o Avaí 

15/11 - 12h51 [2 coment.]
Cruzeiro pode decretar o rebaixamento do Avaí na 36a rodada do Br´17 

15/11 - 07h46 [13 coment.]
Diogo Barbosa pode atuar pelo Palestra Paulista em 2018 

14/11 - 07h39 [4 coment.]
Ronaldo Granata, vice de Wagner Pires, registra chapa de conselheiros 

13/11 - 07h16 [1 coment.]
Cruzeiro vence Fluminense (RJ), de virada, e fica em quinto lugar 

12/11 - 12h16 [4 coment.]
De olho em 2018, Cruzeiro enfrenta Fluminense, no Mineirão 

12/11 - 10h03 [1 coment.]
Alex10 apoia projeto que vai contar a história do ´Seu Lúcio` 

11/11 - 23h03 [2 coment.]
Cruzeiro perde e vê classificação ameaçada no Br´17 de Aspirantes 

>> Mais noticias

Cruzeiro.Org© 1999-2017 - Site Oficial da Torcida - Contatos para Webmaster